AUTORES E TEMAS


"O que a gente tem que aprender é, a cada instante, afinar-se como uma linhazinha, para saber passar no furo de agulha, que cada momento exige."
(Rio, 25.1.1962)
João Guimarães Rosa, no livro "24 cartas de João Guimarães Rosa a Antônio Azeredo da Silveira". Editionsfads. s/data.



"Eu gosto de catar o mínimo e o escondido. Onde ninguém mete o nariz, aí entra o meu, com a curiosidade estreita e aguda que descobre o encoberto."
- Machado de Assis, em ‘A semana’ - na Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 11 de novembro 1900/ Obra Completa de Machado de Assis”. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, Vol. III, 1994. (Crônicas). 


O Templo Cultural Delfos é um Repositório Digital de conteúdos culturais, educacionais, artísticos e científicos. Já é considerado por muitos uma das maiores referências biobibliográficas de autores literários de língua portuguesa.

Sobre os autores você encontrará uma breve biografia, bibliografia, obras, cronologia, fortuna crítica (estudos sobre a obra e vida), adaptações, excertos, citações, poemas, imagens, áudios, vídeos, acervos e fontes de pesquisa. 

Deixe seu comentário e boa travessia!


Caros(as), consta aqui todas as páginas publicadas em nossos sites*. Para facilitar sua pesquisa sugerimos o atalho "Ctrl+F" do teclado. *Indicação RPVA, são publicações da Revista Prosa Verso e Arte. 

           ·

            A



            B



            C



            D



            E



            F



            G



            H



            I



            J



            K



            L



            M



            N



            O



            P

            Q



            R



            S



            T



            U



            V



            W


            Y




            Z

        POEMAS - SELETAS E TEMÁTICOS

       MÚSICA, CULTURA POPULAR E PATRIMÔNIO  

        BIBLIOTECAS E ACERVOS DIGITAIS

        CENTENÁRIOS E DATAS COMEMORATIVAS


"Lembremo-nos que a literatura, porque se dirige ao coração, à inteligência, à imaginação e até aos sentidos, toma o homem por todos os lados; toca por isso em todos os interesses, todas as ideias, todos os sentimentos; influi no indivíduo como na sociedade, na família como na praça pública; dispõe os espíritos; determina certas correntes de opinião; combate ou abre caminho a certas tendências; e não é muito dizer que é ela quem prepara o berço aonde se há-de receber esse misterioso filho do tempo - o futuro."
- Antero de Quental, em "Prosas da época de Coimbra".

** Conheça os bordados do grupo Matizes Dumont 

© Direitos reservados aos autores, ou aos seus herdeiros ou a obra está em domínio público.
____
Página atualizada em 24.2.2021.

Direitos Reservados © 2021 Templo Cultural Delfos

2 comentários:

  1. muita informação, acho um ótimo site e indico para quem ainda não conhece e tem curiosidade de conhecer grandes poetas e escritores brasileiros desbravando em palavras a cultura do nosso pais.

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita. Deixe seu comentário!