COMPARTILHE NAS SUAS REDES

Clementina de Jesus - 'rainha negra da voz'

Clementina de Jesus - foto ©Hipólito Pereira / Agência O Globo (30.11.1984)


Pesquisa, seleção, edição e organização©Elfi Kürten Fenske 


Rainha Quelé
"Rainha Quelé...
Quem te fez assim foi a natureza...
Rainha Quelé...
Com a sua fé, espalha beleza...
O mundo africano...
Cheio de tristezas e desenganos...
Que faz cantar...
E também sonhar...

Vejo a lua prateada, no terreiro de jongueiro...
Escutando a sua voz, pragueijando o cativeiro...
Encantando o nosso povo, que deseja te saudar...
Renovando esperanças, glórias de quem sabe amar...
Sabe amar, sabe amar ô ô, sabe amar... rainha!...

'refrão'
Negritude vive solta, cada vez é mais presente...
Quando o mundo é ritmado, quando vive o samba quente...
Representa nossa gente, vem rainha, vem cantar...
O teu canto comovente, glórias de quem sabe amar...
Sabe amar, sabe amar ô ô, sabe amar...
- Canção de Dona Ivone Lara e Délcio.

Clementina de Jesus - foto ©Walter Firmo

Esboço biobibliográfico de Clementina de Jesus

Clementina de Jesus da Silva (Valença - Rio de Janeiro, 7 de fevereiro de 1901(I) – Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, 19 de julho de 1987) - cantora, compositora e percussionista. A mãe era lavadeira, parteira e rezadeira e o pai era pedreiro, carpinteiro, capoeirista e violeiro.

Sambista fluminense, dona de uma voz inconfundível, potente e ancestral, Clementina de Jesus foi a síntese do Brasil, expressão de um país de forte herança africana e de singular formação religiosa. Conhecida como Tina, Quelé ou Rainha Ginga (Nzinga), carregava consigo os banzos de seus ancestrais, transformados em cantos, encantos e segredos. Cresceu em um ambiente ligado a religiões e a música, em casa tinha seu pai tocando violão, dançando capoeira e a mãe cantarolando cantigas de escravos, ladainhas, benditos, partidos-alto, cantigas de trabalho, jongo, curimás, pontos de caxambu e candomblé. 

"Ela estava lavando roupa, eu ali por perto. Lavando e cantando, e de vez em quando ela dizia: “Tina, vá acender esse cachimbo”. E eu respondia: “Sim, senhora”. Botava fumo, acendia e trazia pra ela, e ela estava cantando. Assim que eu aprendi uma coisinhas gostosas que ela cantava. A roupa batia na prancha, marcando o passo do canto, espirrando água e sabão na minha cara. E eu acocorada, cantando baixinho, para aprender com a mãe." - Clementina em depoimento ao MIS Rio (1967).

Aos sete anos veio com a família para a cidade do Rio de Janeiro, bairro de Oswaldo Cruz, onde mais tarde surgiria a tradicional Escola de Samba Portela. Aos 8 anos, continuou acompanhando o pai nas cantorias de viola e participa do coral do Orfanato Santo Antônio, onde estuda em regime de semi-internato. Testemunhou o nascimento da Escola de Samba da Portela, fez-se amiga de Pixinguinha (1897-1973), Donga (1889-1974), João da Baiana (1887-1974), Paulo da Portela (1901-1949), Cartola (1908-1980), foi ensaiadora do grupo de pastoras de Heitor dos Prazeres (1898-1966) durante vários anos. Conheceu Tia Ciata (1854-1924), participando das famosas rodas de samba em sua casa na Praça Onze. Foi amiga de Zica, mais tarde mulher de Carlos Cachaça (1902-1999), desfilou em corso com Noel Rosa (1910-1937), em 1930. Foi diretora da escola de samba Unidos do Riachuelo, amiga de Aniceto (1912-1982), que fundou o Império Serrano. Administra também a agremiação carnavalesca Índios do Acaú, que dura apenas de 1949 a 1955. 

Em 1940, depois de se casar com Albino Corrêa Bastos da Silva (1917/8?-1977), conhecido como Albino Pé Grande, foi morar no morro da Mangueira. Na época, ela já tinha uma filha, Laís, cujo pai não assumiu o relacionamento. Ficou ao lado de Albino até 1977, quando ele faleceu. Com ele, teve uma filha, Olga, nascida em 1943.

Como se vê, Clementina sempre atuou na cultura popular, onde cantou seus banzos e cantos, enquanto trabalhava como cozinheira, empregada doméstica, banqueteira e quituteira.

Somente aos 63 anos de idade subiu aos palcos para se apresentar profissionalmente, depois de conhecer Hermínio Bello de Carvalho (1935). O produtor musical ao ouvi-la cantando no bairro da Glória, no Rio, e, depois, no Zicartola – restaurante comandado por Cartola e Dona Zica –, se encantou e articulou o que seria a estreia da cantora nos palcos. Em 1964, em show do projeto 'O Menestrel', Clementina se apresentou com o violinista Turíbio Santos no Teatro Jovem, em Botafogo.

No ano seguinte, subiu no mesmo palco, ao lado de Aracy Cortes (1904-1985) e o conjunto Época de Ouro, formado por Elton Medeiros (1930-2019), Paulinho da Viola (1942), Nelson Sargento (1924), Jair do Cavaquinho (1922-2006) e Anescarzinho do Salgueiro (1929-2000), no musical 'Rosa de Ouro', um espetáculo de Hermínio Bello de Carvalho, dirigido por Kleber Santos, no Teatro Jovem - Rio de Janeiro, onde fica em cartaz por um ano, seguindo em turnê pela Bahia e em teatros de São Paulo. O sucesso do musical gera dois álbuns homônimos, lançados em 1965 e 1967 (ver discografia).
 
Em 1966, Clementina ao lado de Elizeth Cardoso, Paulinho da Viola, Elton Medeiros e outros artistas, representou o Brasil no Festival de Arte Negra em Dakar, Senegal. Segundo Elton "a Clementina nunca foi tão aplaudida, no Brasil, como foi em Dakar. Ela teve que voltar ao palco cinco vezes. Os africanos entenderam melhor a Clementina do que os brasileiros". Em maio (1966), sob direção de Mario Cabral, Clementina de Jesus integra o grupo de músicos composto por Elizeth Cardoso, Zimbo Trio, Elton Medeiros, Paulinho da Viola, Turíbio Santos, Irmãs Marinho e o passista Joni para representar a música brasileira no Festival de cinema de Cannes, em Paris, França. O espetáculo integrou a programação de representação oficial do Brasil em Cannes, onde o filme "A hora e a vez de Augusto Matragra" (1965), baseado no conto homônimo da obra Sagarana, de João Guimarães Rosa, direção de Roberto Santos, estava concorrendo. Ainda nesse ano, em 1966, Clementina de Jesus (solista) ao lado do percussionista Helcio Milito e coral, apresenta o concerto 'Missa de São Benedito', para tamba e vozes, de José Maria das Neves; com texto de Frei Lucas Neves; lido por Osvaldo Neiva, realizado na Aldeia de Arcozelo (Paty do Alferes) e na Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro).

 E a convite do musicólogo Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, Hermínio Bello de Carvalho organizou a conferência intitulada "Clementina, uma análise", na Escola de Música do Rio de Janeiro, com participação de Elton Medeiros, Paulinho da Viola e João da Gente. O evento marcou a reabertura das sessões de estudo do Centro de Pesquisas Folclóricas da escola. 

É também de 1966 seu primeiro disco solo, intitulado 'Clementina de Jesus'lançado pelo selo Odeon, com repertório de jongos, curimãs, sambas e partido-alto, destaque para as faixas “Cangoma me chamou” e “Barracão é seu”, essa em dueto com João da Gente (1882-1937), um dos baluartes da escola de samba Portela.   

No ano seguinte, em 1967, prestou seu histórico depoimento para o MIS Rio - Museu da Imagem e do Som, dentro da 'Série Depoimentos para a Posteridade', no qual foi entrevistada por Hermínio Bello de Carvalho e Ricardo Cravo Albin. Ainda em 1967 saiu o LP "Rosa de Ouro vol. 2", ao lado de Araci Cortes e o Conjunto Rosa de Ouro.

Em 1968, lançou três discos em parceria: 'Gente da antiga', ao lado de Pixinguinha  e João da Baiana;  Já ao lado de Ciro Monteiro (1913-1973), Nora Ney (1922-2003) e o conjunto Rosa de Ouro, lançou o LP "Mudando de conversa", gravação do show homônimo, realizado no Teatro Santa Rosa, no Rio de Janeiro, com roteiro e direção de Hermínio Bello de Carvalho;  e 'Fala Mangueira', ao lado de Cartola (1908-1980), Carlos Cachaça (1902-1999), todos pela gravadora Odeon. 

Em 1970, grava o segundo álbum 'Clementina, Cadê Você?'lançado pelo MIS (Museu da Imagem e do Som) do Rio de Janeiro. Neste disco interpretou, entre outras, “Vai saudade”, composta por Candeia (1935-1978) e David do Pandeiro (1959), Sei lá, Mangueira, composta por Paulinho da Vila e Hermínio Bello de Carvalho e as adaptações de sua autoria para temas do cancioneiro popular (folclore), como as curimás “Ogum Megê”, “Bendito louvado” e “Lá no mato tem Ganga”.  

Em 1973, lança o terceiro disco solo 'Clementina de Jesus - Marinheiro só'pelo selo Odeon, onde interpreta “Marinheiro só”, um samba de roda do Recôncavo Baiano recolhido e adaptado por Caetano Veloso (1942), a faixa conta com participação especial do percussionista Naná Vasconcelos; o disco trás outras canções antológicas. Nesse mesmo ano (1973), Milton Nascimento (1942) grava o disco 'Milagre dos peixes', pelo selo Odeon, no qual convida Clementina para gravar a faixa "Escravo de Jó" composição de Milton Nascimento e Fernando Brant (1946-2015).

No ano de 1975, Clementina de Jesus ganha o prêmio de "Melhor Interprete", do 'Abertura - Festival da Nova Música', para a interpretação da canção 'A morte de Chico Preto', de Geraldo Filme | realização TV Globo, transmitido do Teatro Municipal de São Paulo, com direção de Augusto César Vanucci. 

Em 1976, grava seu quarto álbum solo 'Clementina de Jesus convida Carlos Cachaça'. No ano seguinte, em 1977, em dueto com Clara Nunes (1943-1983), registra a música “P.C.J - Partido da Clementina de Jesus”, autoria de Candeia, gravado no LP 'As forças da natureza' (Clara Nunes). Homenageada outra vez por Milton Nascimento e Fernando Brandt na música "Raça", primeira faixa do disco 'Milton - raça' de Milton Nascimento lançado nos Estados Unidos, pelo selo A&M Records/Polygram (1977)

Em 1977-1978, participa ao lado de João Bosco do Projeto Pixinguinha, viajando pelo norte e nordeste do Brasil.

Em 1979, lança 'Clementina e convidados', pelo selo EMI music, o disco traz os sambas “Sonho meu” autoria de Dona Ivone Lara (1922) e Delcio Carvalho (1939-2013), “Boca de sapo”, composta por João Bosco (1946) e Aldir Blanc (1946- 2020), e “Cocorocó”, autoria de Paulo da Portela (1901-1949). Neste mesmo disco, figurou também como compositora ao lado de Catoni na faixa "Laçador" e ainda fez diversas adaptações de jongos, corimás, batucadas e partidos-altos para as faixas "Lapa", "Carreiro bebe", "Pica-pau", "Atraca, atraca" e "Fui pedir às almas santas", entre outras. Os convidados são: Cristina Buarque (1950), João Bosco (1946), Roberto Ribeiro (1940-1996), Martinho da Vila (1938), Dona Ivone Lara (1922-2018), Clara Nunes (1942-1983), Adoniran Barbosa (1910-1982) e Carlinhos Vergueiro (1952).

Em 1982, gravou o LP 'Canto dos Escravos'ao lado de Tia Doca da Portela (1932-2009) e Geraldo Filme (1927-1995), lançado pela gravadora Eldorado. No disco interpretam 14 cânticos dos escravos de Minas Gerais, recolhidos pelo pesquisador, professor, filólogo e folclorista Aires da Mata Machado Filho (1909-1985). No mesmo ano, é homenageada pela escola Lins Imperial com o enredo “Clementina, uma Rainha Negra” do carnavalesco José Félix Garcez Netto. 

Em 1983, o samba da escola Beija-Flor de Nilópolis, “A Grande Constelação das Estrelas Negras”, dedicado à cantora, conquista o troféu Estandarte de Ouro. No mesmo ano, é homenageada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em show com participação Paulinho da Viola  (1942), Elizeth Cardoso (1920-1990), João Nogueira (1941-2000), Gilberto Gil (1942), Beth Carvalho (1946-2019), Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal e da bateria da Mangueira.

Em 1985, recebeu do governo francês, através do Ministro da Cultura Jack Lang, a Comenda da Ordem das Artes e Letras, com a presença de Jorge Amado, Caetano Veloso e Milton Nascimento. 

Além de gravar vários LPs, apresentou-se com Nelson Cavaquinho em vários shows, em turnê no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Incansável, Clementina atuou em shows até maio de 1987, quando fez sua última apresentação no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro.

Saiu de cena aos 86 anos, em 19 de julho de 1987.

***

Em 2012, aconteceu a exposição "Clementina de Jesus - uma breve trajetória fotobiográfica" - Galeria Olido, São Paulo, entre 16 de agosto e 2 de setembro. A exposição integrou a programação do evento 'Desde que o Samba é Sampa'.

Em 2016, Clementina de Jesus (em memória) é agraciada com a Ordem do Mérito Cultural, grau máximo de 'grã-cruz', pelo governo federal. A condecoração, a maior honraria pública oferecida no setor cultural, é concedida anualmente e desde 1995. 



"... cada ancião que morre é uma biblioteca que se queima"
- Amadou Hampâté Bâ (etnólogo, filósofo e historiador africano), 
falando sobre os mestres da transmissão oral.

***

(I) Sobre as controvérsias da data do nascimento de Clementina de Jesus*

No depoimento que prestou ao MIS - Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, em 1967, dentro da 'Série Depoimentos para Posteridade', Clementina disse que havia nascido no dia 7 de fevereiro de 1902. Mas Clementina não era boa com as datas e sua certidão de nascimento nunca foi encontrada. Em outras ocasiões, ela afirmou que nascera em 1900. Já na certidão de casamento com Albino Correa da Silva ou Albino Pé Grande, a data de nascimento é 7 de fevereiro de 1907.  

As dúvidas sobre a data e ano de nascimento de Clementina só foram esclarecidas em janeiro de 1987, alguns meses antes do seu falecimento, quando a pesquisadora e jornalista Lena Frias (1944-2004) encontra na Igreja Nossa Senhora da Glória, em Valença (RJ), a certidão de batismo de Clementina. A certidão de batismo é datada de 25 de agosto de 1901, onde consta como data de nascimento 7 de fevereiro de 1901

No mesmo registro também é possível verificar o nome dos pais de Clementina de Jesus, Paulo Batista de Araújo Leite e Amélia Laura de Jesus.
--------
* fonte: O estadão (acessado em 22.1.2021).


"Essa figura cantando curimãs, cantando pontos, cantando sambas de partido-alto, acho que nunca tinha acontecido na nossa música. O impacto que isso provocou fez com que muita gente tivesse uma ideia, a partir de então, da importância dos artistas e do povo negro na formação da nossa cultura."
- Paulinho da Viola.

***

Nos subtítulos abaixo você conhecerá um pouco mais sobre trajetória artística de Clementina de Jesus:

  • Clementina de Jesus - compositora
  • Discografia de Clementina de Jesus
    • LP's - solo
    • compactos - singles
    • parcerias - álbuns coletivos e grupos
    • coletâneas - individuais - coletivos e grupos
  • Clementina de Jesus - participação especial em álbuns de diversos artistas ou coletâneas da MPB
  • Tributo - Músicas em homenagem à Clementina de Jesus
  • Clementina de Jesus - biografias e outros livros sobre
  • Filmografia de Clementina de Jesus
    • documentários sobre Clementina
    • documentários - participação
    • cinema - ficção - participação
  • Clementina de Jesus - programas e entrevistas
  • Teatro - homenagens à Clementina de Jesus
  • Clementina de Jesus - espetáculos/homenagens
  • Clementina de Jesus - Patrono de Escolas Públicas de Ensino
  • Clementina de Jesus - carnaval
  • Clementina de Jesus - fortuna crítica
  • Clementina de Jesus em imagens com amigos/música e família
  • Clementina de Jesus - Painel / Muros
  • Leia também
-------
* Imagens no texto: (1) Clementina de Jesus - foto ©Mario Luiz Thompson; (2) Clementina de Jesus - foto ©acervo O Globo; (3) Clementina de Jesus em 1979 - foto ©Walter Firmo 



Clementina de Jesus - foto: Walter Firmo

Clementina de Jesus - compositora

  1. Coleção de passarinhos (Clementina de Jesus, Paulo da Portela e Hermínio Bello de Carvalho)
  2. Laçador (Clementina de Jesus e Catoni)
  3. Orgulho hipocrisia (Clementina de Jesus, Paulo da Portela e Hermínio Bello de Carvalho
- Adaptações do cancioneiro popular / canções de domínio público -
  1. Alegria do carreiro (tradicional / adapt. Clementina de Jesus)
  2. Atividade no Abano (tradicional / adapt. Clementina de Jesus)
  3. Atraca atraca (tradicional / adapt. Clementina de Jesus)
  4. Carreiro bebe (tradicional / adapt. Clementina de Jesus)
  5. Fui pedir para as almas (tradicional / adapt. Clementina de Jesus)
  6. Incelença (tradicional / adapt. Clementina de Jesus)
  7. Laçador (tradicional / adapt. Clementina de Jesus)
  8. Lapa (tradicional / adapt. Clementina de Jesus)
  9. Moça bonita (tradicional / adapt. Clementina de Jesus)
  10. Peixeira Catita (tradicional / adapt. Clementina de Jesus)
  11. Picapau (tradicional / adapt. Clementina de Jesus)
  12. Tarata (tradicional / adapt. Clementina de Jesus)

"Clementina de Jesus não é somente um documento vivo de nosso folclore: em suas raízes primitivistas, Quelé tornou-se a repositória de um tipo de música que estava se extinguindo, porque não documentada em disco: as batucadas e partidos cantados nas rodas de samba e candomblés, nas casas das famosas ‘tias’ baianas do início do século; as modas de vida que ela ouviu de sua mãe, que por sua vez as recebeu de herança de seus antepassados escravos; e todo um acervo que é, em parte, registrado nesta gravação."
- Hermínio Bello de Carvalho, na contracapa  do LP "Clementina, cadê você?". Clementina de Jesus (Odeon, 1970)

Clementina de Jesus - foto acervo O Globo

Discografia de Clementina de Jesus

- LP's - solo
1979 - Clementina e convidados  Clementina de Jesus • LP • Selo EMI 
1976 - Clementina de Jesus  Clementina de Jesus • LP • Selo Odeon 
1973 - Marinheiro só  Clementina de Jesus • LP •  Selo Odeon-EMI 
1970 - Clementina, cadê você?  Clementina de Jesus • LP • Selo Museu da Imagem e do Som / MIS RJ
1966 - Clementina de Jesus  Clementina de Jesus • LP • Selo Odeon 
- compactos - singles -
1975 - Clementina de Jesus • CPS • Selo Odeon
1968 - Clementina de Jesus • CPS • Selo Odeon
- parcerias - álbuns coletivos e grupos -
1982 - O canto dos escravos  Clementina de Jesus, Doca e Geraldo Filme • LP • Selo Estúdio Eldorado
1968 - Gente da antiga • Pixinguinha, Clementina de Jesus e João da Baiana • LP • Selo Odeon
1968 - Fala Mangueira • Cartola, Carlos Cachaça, Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho e Odete Amaral • LP • Selo Odeon 
1968 - Mudando de conversa • Cyro Monteiro, Nora Ney, Clementina de Jesus e Conjunto Rosa de Ouro{Nelson Sargento, Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho, Anescarzinho do Salgueiro e Mauro Duarte} • LP • Selo Imperial/Odeon 
1967 - Rosa de ouro nº 2 • Araci Côrtes, Clementina de Jesus e Conjunto Rosa de Ouro {Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Nelson Sargento, Jair do Cavaquinho e Anescarzinho do Salgueiro} • LP • Selo Odeon 
1965 - Rosa de ouro • Araci Côrtes, Clementina de Jesus e Conjunto Rosa de Ouro {Paulinho da Viola, Élton Medeiros, Nelson Sargento, Jair do Cavaquinho e Anescarzinho do Salgueiro} • LP • Selo Odeon 
- coletâneas - individuais - coletivos e grupos - 
2011 - Rainha Quelé • Clementina de Jesus • CD • Selo EMI
2005Clementina de Jesus - BIS • Clementina de Jesus • CD duplo • Selo EMI
2004 - Eu sou o samba • Clementina de Jesus • CD • Selo EMI 
2001 - Para sempre • Clementina de Jesus • CD • Selo EMI 
1999 - Raízes do samba • Clementina de Jesus • CD • Selo EMI Music  
1993 - Dois LP´s em um CD - Rosa de Ouro • Série 2 em um • CD • Selo EMI 
1992 - Dois LP´s em um CD - Clementina de Jesus  Pixinguinha e João da Baiana • Série 2 em um • CD duplo • Selo EMI 
- projeto especial -
2001 - Clementina de Jesus - 100 Anos • Caixa: 8 CD's e 1 libreto • EMI Projetos Especiais • Petrobras SA (BR Distribuidora) 
- participação especial -
Ver no subtítulo abaixo em: "Clementina de Jesus - participação especial em álbuns de diversos artistas ou coletâneas da MPB". 


Clementina de Jesus - a rainha Quelé

Álbuns musicais de Clementina de Jesus


LP's - solo


Capa "Clementina e convidados" • Clementina de Jesus • Selo Odeon-EMI • LP/1979

Álbum "Clementina e convidados" • Clementina de Jesus • Selo Odeon-EMI (064 422846) • LP/1979


Convidados: Cristina Buarque, Clara Nunes, Roberto Ribeiro, João Bosco, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro

- Canções - 
1. Tantas você fez (Candeia) | Participação: Cristina Buarque
2. Embala eu (Albaléria) | Participação: Clara Nunes
3. Cocorocó (Paulo da Portela) | Participação: Roberto Ribeiro
4. Olhos de Azeviche (Jaguarão)
5. Boca de sapo (João Bosco e Aldir Blanc) | Participação: João Bosco
6. Laçador (Catoni e Clementina de Jesus)
7. Assim não Zambi (Martinho da Vila) | Participação: Martinho da Vila
8. Na hora da sede (Luiz Américo e Braguinha)
9. Sonho meu (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho) | Participação: Dona Ivone Lara
10. Torresmo à milanesa (Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro) | Participação: Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro
11. Caxinguele das crianças (José Ventura)
12. Papel reclame (Nelson Sargento)
- ficha técnica - Músicos: Dino 7 Cordas (violão 7 cordas), Cesar Faria (violão), Carlinhos (cavaquinho), Osmar (cavaquinho), Wilson das Neves (bateria), Jorginho do pandeiro (ritmo), Luna (ritmo), Eliseu Geraldo Bongô (ritmo); Chiquinho do Acordeon (acordeon), Neco (viola); Coro: Dinorá, Euridice, Genilda, Cristina, Copacabana, Tuffic | Orquestração e regência: maestro Nelsinho; Direção de produção: Mariozinho Rocha; Produção: Fernando Faro; Técnicos de gravação: Mairton Bahia, Dacy e Roberto Castro; Mixagem: Nivaldo Duarte; Corte: Osmar Furtado; Capa: Elifas Andreato e Iolanda Kusak; Fotos do encarte: Wilton Montenegro.

***

Capa "Clementina de Jesus" • Clementina de Jesus • Selo Odeon • LP/1976

Álbum "Clementina de Jesus - convidado especial Carlos Cachaça" • Clementina de Jesus • Selo Odeon (SMOFB 3899) • LP/1976

Convidado especial: Carlos Cachaça

- Canções - 
1. Pergunte ao João (Helena Silvia e Milton Costa)
2. Incompatibilidade de gênios (João Bosco e Aldir Blanc)
3. Olhar assim (Paulo da Portela)
4. Ingenuidade (Serafim Adriano)
5. Defesa (Mirabeau, Jorge Gonçalves e Vital de Oliveira)
6. Ajoelha (Batelão e Silvio)
7. Não quero mais amar a ninguém (Carlos Cachaça, Zé da Zilda e Cartola) | Interprete: Carlos Cachaça
8. Itinerário (Carlos Cachaça) | Interprete: Carlos Cachaça
9. Lacrimário (Carlos Cachaça) | Interprete: Carlos Cachaça
10. 'Dois jongos'
- Picapau (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
- Carreiro bebe (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
11. 'Cinco cantos de trabalho' 
- Os escravos de Jó (Milton Nascimento e Fernando Brant)
- Alegria do Carreiro (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
- Ensaboa (Cartola)
- Peixeira Catita (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
- Atividade no Abano (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
12. Lapa (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
- ficha técnica - Músicos: (...?) | Direção artística: Milton Miranda; Direção de produção: Mariozinho Rocha; Produção executiva: Hermínio Bello de Carvalho; Técnico de gravação: Roberto Castro; Técnico de remixagem: Nivaldo Duarte; Corte: Osmar Furtado; Arte (capa): Mello Menezes; Texto (contracapa): Milton Nascimento.

***

Capa "Marinheiro só" • Clementina de Jesus • Selo Odeon-EMI • LP/1973

Álbum "Clementina de JesusMarinheiro só" • Clementina de Jesus • Selo Odeon-EMI (cat. SMOFB 3787) • LP/1973

Outras edições:  EMI (cat. 344953-2 - CD/2004)

Disco dedicado ao meu Albino "Pé Grande" [Albino Correa da Silva - marido de Clementina] e ao amigo Caetano Veloso

- Canções - 
1. Marinheiro só (Tradicional / adpt. Caetano Veloso)
2. Na linha do mar (Paulinho da Viola)
3. Madrugada (Antônio Motta e B. Miranda)
4. Sai de baixo (Eduardo Marques)
5. Taratá (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
6. Essa nega pede mais (Paulinho da Viola)
7. Moro na roça (Tradicional / adpt. Xangô da Mangueira e Jorge Zagaia)
8. 'Cinco cantos religiosos'
- Oração de Mãe Menininha (Dorival Caymmi)
- Fui pedir às almas santas (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
- Atraca atraca (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
- Incelença (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
- Abaluaiê (Waldemar Henrique)
9. 'Pot-pourri'
- Marinheiro só (Tradicional / adpt. Caetano Veloso)
- Me dá o meu boné (Padeirinho)
- ficha técnica - Músicos:   (...?), Clementina de Jesus (voz), Naná Vasconcelos (percussão, em 'Taratá')  | Direção musical: maestro Gaya; Orquestração, arranjos e regente: maestro Nelsinho; Produção: Milton Miranda; Assistente de produção: Hermínio Bello de Carvalho; Diretor técnico: Z. J. Merky; Técnico de gravação: Toninho e Dacy; Técnico de laboratório: Nivaldo Duarte; Layout: Joel Cocchiararo; Fotos: Walter Firmo.

***



Capa "Clementina, cadê você?" • (Clementina de Jesus) • Museu da Imagem e do Som / MIS RJ • 2ª ed. LP/1988

Álbum "Clementina, cadê você?" • (Clementina de Jesus) • Museu da Imagem e do Som / MIS RJ (cat. MIS 013) • LP/1970  / 2ª ed. LP/1988

Relançamento (edição especial): em 1988 (cat. MIS 013), numa tiragem de apenas 1000 exemplares, homenageando a cantora e os 100 anos da abolição da escravatura no Brasil (1888-1988) | Arte: Elifas Andreato


- Canções - 
1. Vai saudade (Davi do Pandeiro e Candeia)
2. Deus vos salve a casa santa (Tradicional)
3. 'Três corimas'
- Ogum Megê (Tradicional)
- Bendito louvado ó ganga (Tradicional)
- Lá no mato tem ganga (Tradicional)
4. A Maria começa a beber (Tradicional)
5. Tomé (Tradicional)
6. Sei lá Mangueira (Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho)
7. Beira mar (Tradicional)
8. 'Duas modas'
- Trancelin (Tradicional)
- A velha do acarajé (Tradicional)
9. Sereia (Tradicional)
10. Cercar paca (Tradicional)
11. A coruja comeu meu curió (Tradicional)
12. A Mangueira é lá no céu (Maurício Tapajós e Hermínio Bello de Carvalho)
- ficha técnica - músicos: Clementina de Jesus (voz), Índio (cavaquinho, viola caipira), Nelsinho (trombone), Nilton (violão), Marçal (ritmo), Luna (ritmo), Jair (ritmo), Elias (ritmo), Juquinha (ritmo); Coro: Copacabana, Cida, Lila, Margarida, Pedrinho e Zezinho | Direção musical: maestro Nelsinho; Produção e notas (contracapa): Hermínio Bello de Carvalho; Engenheiro de som: Paulo Lavrador; Layout: Ney Távora; Fotos: J. Fernando Azevedo | edição (1988) - ficha técnica - Arte: Elifas Andreato; layout - arte final e letreiros: Zé Cruz; Coordenação de relançamento: Marcelo Falcão.
(**) Gravado no dias 29 e 30 de janeiro e 2 de fevereiro de 1970, nos estúdios do Museu da Imagem e do Som - Rio de Janeiro (RJ).

***

Capa "Clementina de Jesus" • Clementina de Jesus • Selo Odeon • LP/1966

Álbum "Clementina de Jesus" • Clementina de Jesus • Selo Odeon (cat. MOFB 3463) • LP/1966

Outras edições: Odeon (cat. MOFB 3463 - LP/1988) | Odeon – SLOX 340.729 - França - LP/?)

- Canções
1. Piedade (Tradicional)
2. Cangoma me chamou (Tradicional)
3. Barracão é seu (Tradicional) | Participação: João da Gente
4. Tava dormindo (Tradicional)
5. Orgulho, hipocrisia {Quem espera sempre alcança}. (Paulo da Portela e Hermínio Bello de Carvalho)
6. Coleção de passarinhos (Paulo da Portela)
7. Garças pardas (Zé da Zilda e Cartola)
8. Esta melodia (Bubú da Portela e José Bispo 'Jamelão')
9. Tute de madame (Tradicional)
10. Vinde vinde companheiros (Tradicional)
- ficha técnica - Músicos: Clementina de Jesus (voz), Canhoto (cavaquinho), Dino 7 Cordas (violão 7 cordas), Meira (violão) e Luiz Marinho (baixo), Nelsinho  (trombone), Elton Medeiros (pandeiro, palmas), Jorge Arena (atabaques, caixa e bombo), Marçal (cuíca e pandeiro) e Ary Dalton (tamborim); Coro: Paulinho da Viola, Zezinho, Erasmo Silva e Copacabana  | Direção musical: maestro Nelsinho; Produção e notas (contracapa): Hermínio Bello de Carvalho; Engenheiro de som: Z. J. Merky; Técnico de gravação: Jorge Teixeira da Rocha; Técnico de laboratório: Reny R. Lippi.
(**) MÚSICA. Clementina de Jesus. 1966. discografia. in: Enciclopédia Itaú Cultural, 30.6.2017. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).

****

Clementina de Jesus - Quelé

Clementina de Jesus - compactos - singles   


Clementina de Jesus • CPS • Selo Odeon (cat. S7B-820)  • 1975
1. A morte de Chico Preto (Geraldo Filme)
2. Ajoelha (Batelão e Silvio)

Clementina de Jesus • CPS • Selo Odeon (cat. BRCO 40.611) • 1968
1. Quando a polícia chegar (João da Bahiana)
2. Sabiá (Joaquim Cardoso e Maurício Tapajós)

****

Clementina de Jesus - parcerias: álbuns coletivos e grupos


Álbum "O canto dos escravos" • (Clementina de Jesus, Tia Doca da Portela 
e Geraldo Filme) • Selo Eldorado • LP/1982

Álbum "O canto dos escravos" • Clementina de Jesus, Tia Doca da Portela e Geraldo Filme • Estúdio Eldorado (64.82.0347) • LP/1982

O canto dos escravos, é a primeira gravação de 14 cantos de trabalho (ou vissungos) recolhidos na década de 1930, pelo professor, filólogo, pesquisador e folclorista mineiro Aires da Mata Machado Filho na região de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha - Minas Gerais, presentes no livro do autor "O Negro e o Garimpo em Minas Gerais". Civilização Brasileira, 1943.

Outras edições: Selo Eldorado (CD, cat. 278159 - série 'Memória Eldorado'/ 2003). O CD traz duas faixas extras: 15. Quilombo de Dumbá (autor anônimo) e 16. Chico Reina (Espírito Santo e Samuka) 

- Canções -
1. Canto I (Tradicional) | Interpretes:  Clementina de Jesus, Doca e Geraldo Filme
2. Canto II (Tradicional) | Interprete: Clementina de Jesus
3. Canto III (Tradicional) | Interprete: Geraldo Filme
4. Canto IV (Tradicional) | Interprete: Doca
5. Canto V (Tradicional) | Interprete: Clementina de Jesus
6. Canto VI (Tradicional) | Interprete: Geraldo Filme
7. Canto VII (Tradicional) | Interprete: Doca
8. Canto VIII (Tradicional) | Interprete: Clementina de Jesus
9. Canto IX (Tradicional) | Interprete: Geraldo Filme
10. Canto X (Tradicional) | Interprete: Doca
11. Canto XI (Tradicional) | Interprete: Geraldo Filme
12. Canto XII (Tradicional) | Interprete: Clementina de Jesus
13. Canto XIII (Tradicional) | Interprete: Doca
14. Canto XIV (Tradicional) | Interprete: Geraldo Filme
ficha técnica - Músicos:  Clementina de Jesus (voz e coro), Doca (voz e coro), Geraldo Filme (voz e coro), Djalma Correia (tronco, atabaques, xequerê, enxada e cabaça); Papete (atabaques, xequerê, agogô e ganzá); Don Bira (atabaques, caxixi, xequerê e afoxê) | Projeto e coordenação artística: Aluízio Falcão; Direção musical, produção e direção de estúdio: Marcus Vinícius; Técnico de gravação e mixagem: Flávio Barreira; Direção de arte e capa: Ariel Severino.
** Ouça o álbum completo AQUI!. (acessado em 24.1.2021)

***

Capa "Gente da antiga" • Pixinguinha, Clementina de Jesus e João da Baiana • Odeon • LP/1968

Álbum "Gente da antiga" • Pixinguinha, Clementina de Jesus e João da Baiana • Selo Odeon (cat. MOFB 3527) • LP/1968

Destacando:  Manuelzinho da Flauta 

Outras edições
Imperial (cat. IMP-30186 - LP/1970)
Odeon (cat. SBRXLD-11.630 - Odeon – cat. SC-10.053 - Série Coronado / edição documento nº 2 LP/ 1975)

- Canções - 
1. Os Oito Batutas (Pixinguinha)
2. Yaô (Pixinguinha e Gastão Viana)
3. Roxá (Tradicional)
4. A tua sina (Tradicional)
5. Elizete no chorinho (Pixinguinha)
6. Quê quê rê quê quê (João da Bahiana)
7. Mironga de moça branca (Tradicional)
8. Cabide de molambo (João da Bahiana)
9. Batuque na cozinha (João da Bahiana)
10. Aí seu pinguça (Pixinguinha)
11. Fala baixinho (Pixinguinha e Hermínio Bello de Carvalho)
12. Estácio, Mangueira (Tradicional)
- ficha técnica - Músicos: Clementina de Jesus (voz), João da Bahiana (voz, pandeiro), Pixinguinha (saxofone), Canhoto (cavaquinho), Dino (violão 7 cordas), Meira (violão), Nelsinho do Trombone (trombone), Manuelzinho da Flauta (flauta), Marçal (percussão) Gilberto Luna (percussão), Jorge Arena (percussão); Palmas: Hermínio Bello de Carvalho, Zézinho e Pé Grande; Coro: Zezinho, Nelson Sargento, Anescarzinho do Salgueiro, Pedrinho Rodrigues, Jairzinho da Portela, Jair Avellar e Copacabana | Direção musical: Lyrio Panicali; Orquestração: maestro Nelsinho; Produção: Milton Miranda; Assistente de produção e texto contracapa: Hermínio Bello de Carvalho;  Diretor técnico: Z. J. Merky; Técnico de gravação: Jorge Teixeira da Rocha; Layout/ arte: Glauco Rodrigues; Fotos: Pedrinho de Moraes.
** Ouça o álbum completo AQUI! (acessado em 24.1.2021)

***

Álbum "Fala Mangueira" • Cartola, Carlos Cachaça, Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho
 e Odete Amaral • Odeon (cat. MOFB 3568) • LP/1968

Álbum "Fala Mangueira" • Cartola, Carlos Cachaça, Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho e Odete Amaral • Odeon (cat. MOFB 3568) • LP/1968

Participação especial: Zezinho

Outras edições: "Fala Mangueira" 
Funarte e EMI (cat. 052 422067 . reedição comemorativa 'Cartola 70 Anos' . Brasil . LP/1978)
Odeon (cat. 054 791087 1 . Brasil . LP/1988)  / EMI (cat. 052 791087 1 . Brasil . LP/1988)
Odeon (cat. TOCP-50282 . Japan . CD/1997)
EMI (cat. 542466 2 - Série 'Odeon 100 Anos' . Brasil . CD/2002)

- Canções - 
1. 'Pot-pourri'
- Enquanto houver Mangueira (Roberto Roberti e Arlindo Marques Júnior) | Interprete: Odete Amaral
- Lá em Mangueira (Herivelto Martins e Heitor dos Prazeres) | Interprete: Clementina de Jesus
- Mundo de zinco (Wilson Batista e Antônio Nássara) | Interprete: Zezinho 
2. 'Pot-pourri'
- Tempos idos (Cartola e Carlos Cachaça) | Interprete: Odete Amaral
- Ao amanhecer (Cartola) | Interprete: Cartola
- Alvorada (Cartola, Carlos Cachaça e Hermínio Bello de Carvalho) | Interprete: Odete Amaral
- Quem me vê sorrindo (Cartola e Carlos Cachaça) | Interprete: Odete Amaral
- Alegria (Cartola) | Interpretes: Clementina de Jesus e Zezinho 
3. Lacrimário (Carlos Cachaça) | Interprete: Carlos Cachaça
4. Saudosa Mangueira (Herivelto Martins) | Interprete: Clementina de Jesus
5. Sei lá Mangueira (Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho) | Interprete: Odete Amaral
6. 'Pot-pourri'
- Rei vagabundo (Nelson Cavaquinho, José Ribeiro e Noel Silva) | Interprete: Nelson Cavaquinho
- A Mangueira me chama (Nelson Cavaquinho, Bernardo de Almeida Soares e José Ribeiro) | Interprete: Nelson Cavaquinho
- Sempre Mangueira (Nelson Cavaquinho e Geraldo Queiroz) | Interprete: Nelson Cavaquinho
- Folhas caídas (Nelson Cavaquinho e César Brasil) | Interprete: Odete Amaral
- Eu e as flores (Nelson Cavaquinho e Jair do Cavaquinho) | Interpretes: Nelson Cavaquinho
7. 'Pot-pourri'
- Sabiá de Mangueira (Benedito Lacerda e Eratóstenes Frazão) | Interprete: Clementina de Jesus
- Exaltação à Mangueira (Enéas Brites da Silva/Aloísio Augusto da Costa) | Interprete: Zezinho 
- Despedida de Mangueira (Benedito Lacerda/Aldo Cabral) | Interprete: Odete Amaral
- ficha técnica - Músicos: Marçal (ritmo), Luna (ritmo), Gilberto Jair (ritmo), Juquinha (ritmo), Canhoto (cavaquinho), Dino 7 Cordas (vilão 7 cordas), Meira (violão), Nelsinho (trombone); Coro: Laura, Odaléia, Lila, Jorge e Claudir | Diretor de produção: Milton Miranda; Direção musical: Lyrio Panicali; Assistente de produção: Hermínio Bello de Carvalho; Assistente de coordenação: Luiz Sergio Nogueira; Assistente musical: Nelsinho; Diretor técnico: Z. J. Merky; Técnicos de gravação: Jorge Teixeira da Rocha e Nivaldo Duarte Lima; Técnico de laboratório: Reny E. Lippi; Arte: Aloysio Maggessi; Fotos: Estudio Azmann.

***

Capa do LP "Mudando de conversa" • (Cyro Monteiro, Nora Ney, Clementina de Jesus e
 Conjunto Rosa de Ouro) • Selo Odeon,1968

Álbum "Mudando de conversa"  com Cyro Monteiro, Nora Ney, Clementina de Jesus e Conjunto Rosa de Ouro {Nelson Sargento, Élton Medeiros, Jair do Cavaquinho, Anescarzinho do Salgueiro e Mauro Duarte}  Selo Odeon (cat. MOFB 3534) • LP/1968  


Um espetáculo de Hermínio Bello de Carvalho (roteiro e direção) - Teatro Santa Rosa - Rio de Janeiro, 1968.  Gravado ao vivo.

Outras edições: Selo Imperial (cat. IMP 30.214) LP/1972 • Selo EMI (cat. 646640 2) CD/2010 

- Canções - 
1. Lamentos (Pixinguinha) | Interpretes: Regional (instrumental)
2. 'pot-pourri' | Interprete: Cyro Monteiro
Formosa (Baden Powell e Vinicius de Moraes)
Sacode carola (Hélio Nascimento e Alfredo Marques)
Madame fulano de tal (Cyro Monteiro e Dias da Cruz)
- Divina dama (Cartola)
Sofrer é da vida (Ismael Silva, Francisco Alves e Nilton Bastos)
Risoleta (Raul Marques e Moacir Bernardino)
3. Mudando de conversa (Maurício Tapajós e Hermínio Bello de Carvalho) | Interpretes: Conjunto Rosa de Ouro / Solista: Élton Medeiros
4. 'pot-pourri' - Interpretes: Nora Ney e  Part. especial: Jards Macalé (violão)
De cigarro em cigarro (Luiz Bonfá)
Neste mesmo lugar (Klécius Caldas e Armando Cavalcanti)
Bar da noite (Bidú Reis e Haroldo Barbosa)
Eu e a brisa (Johnny Alf)
5. Se o carnaval acabar (Élton Medeiros, Hermínio Bello de Carvalho e Mauro Duarte) | Interpretes: Élton Medeiros, Mauro Duarte e Cyro Monteiro
6. 'pot-pourri' | Interprete: Clementina de Jesus
Sabiá (Maurício Tapajós e Joaquim Cardoso)
Mulato bamba (Noel Rosa)
7. 'pot-pourri' | Interprete: Cyro Monteiro
- Escurinho (Geraldo Pereira)
Falsa baiana (Geraldo Pereira)
Que samba bom (Geraldo Pereira e Arnaldo Passos)
8. 'pot-pourri' | Interprete: Nora Ney e Cyro Monteiro
Meus vinte anos (Wilson Batista e Sílvio Caldas)
Aves daninhas (Lupicínio Rodrigues)
Não te dói a consciência (Nelson Cavaquinho, Ari Monteiro e Augusto Garcez)
Castigo (Dolores Duran)
Não quero mais amar a ninguém (Carlos Cachaça, Zé da Zilda e Cartola)
Se a saudade me apertar (Ataulfo Alves e Jorge de Castro)
Saudade dela (Ataulfo Alves)
9. Leva meu samba (Ataulfo Alves)
ficha técnica - Músicos: Cyro Monteiro, Nora Ney, Clementina de Jesus e Conjunto Rosa de Ouro {Nelson Sargento, Élton Medeiros, Jair do Cavaquinho, Anescarzinho do Salgueiro e Mauro Duarte} + trio de cordas: Dino 7 Cordas - violão 7 cordas; Arlindo - violão; Índio - cavaquinho | Participação especial: Jards Macalé - violão  |  Direção musical: Lyrio Panicali; Orquestração e regência: maestro Nelsinho; Diretor produção: Milton Miranda; Fotos: Mafra; Caricaturas: Lan: Engenheiro técnico: Z. J. Merky; técnico gravação: Jorge Teixeira da Rocha.
** Ouça o álbum completo AQUI!

***

Capa do LP "Rosa de Ouro". Vol. 2 •  Aracy Côrtes, Clementina de Jesus e 
Conjunto Rosa de Ouro • Selo Odeon • 1967


Álbum "Rosa de Ouro". Vol. 2 •  Aracy Côrtes, Clementina de Jesus e Conjunto Rosa de Ouro  Selo Odeon • LP/1967


Outras edições: Rosa de Ouro - 10 Anos Depois - Vol. 2 / Odeon - Série Coronado (cat. SC 10060), LP/1977 | Rosa de Ouro - 15 Anos depois - Vol. 2 / Odeon  (cat. 31C 052 422040), LP/1982

Além de coletâneas.

- Canções -
1. 'Pot-pourri' 
E a Rosa voltou (Jair do Cavaquinho)
Rosa de Ouro (Élton Medeiros, Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho)
Quatro crioulos (Élton Medeiros e Joacyr Santana)
Cântico à natureza {Primavera}. (Nelson Sargento, Alfredo Português e José Bispo 'Jamelão')
2. Isso é que é viver (Pixinguinha e Hermínio Bello de Carvalho)
3. Flor do lodo (Ari Mesquita)
4. A harmonia das flores (Pixinguinha e Hermínio Bello de Carvalho)
5. Francesa no morro (Assis Valente)
6. 'Pot-pourri' 
Palmares (Noel Rosa de Oliveira, Anescarzinho do Salgueiro e Walter Moreira)
- Psiquiatra (Élton Medeiros e Zé Keti) 
7. 'Pot-pourri' 
Degraus da vida (Nelson Cavaquinho, César Brasil e Antônio Braga)  
Mulher fingida (Alcebíades Barcelos "Bide" e Cartola)  
O que será de mim (Ismael Silva, Nilton Bastos e Francisco Alves) 
Que samba bom (Geraldo Pereira e Arnaldo Passos)  
Só pra chatear (Príncipe Pretinho) 
8. 'Pot-pourri'
Dona Maria devagar (Tradicional/domínio público)
- Clementina, cadê você? (Élton Medeiros)
Santa Bárbara (Tradicional/domínio público)
9. Mulato calado (Wilson Batista, Marina Batista e Benjamin Batista)  
10. Minha vontade (Chatim)
11. 'Pot-pourri'
Quem sabe um dia (Paulinho da Viola)  
Rosa de Ouro (Élton Medeiros, Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho)
ficha técnica - Músicos: Clementina de Jesus (voz), *Conjunto Rosa de Ouro* Paulinho da Viola (voz, coro, ritmo), Élton Medeiros (voz, coro, ritmo), Nelson Sargento (voz, coro, ritmo), Jair do Cavaquinho (voz, coro, cavaquinho), Anescarzinho do Salgueiro (voz, coro, ritmo) | Participação especial: Dino 7 Cordas (violão 7 cordas), Meira (violão), Canhoto (cavaquinho), Jorge Arena (atabaques), Marçal (cuíca), Juca (percussão), Luna (percussão), Coro: Copacabana e Jair | Idealização e produção: Hermínio Bello de Carvalho; Direção artística: Kléber Santos |  Trilha Sonora do espetáculo musical no Teatro Jovem - Rio de Janeiro (RJ) | Gravação realizada no dia 20 de março de 1967.
** Ouça o álbum completo AQUI!

***

Capa do LP "Rosa de Ouro"• Araci Côrtes, Clementina de Jesus e 
Conjunto Rosa de Ouro • Selo Odeon/EMI • LP/1965


Álbum "Rosa de Ouro" • Araci Côrtes, Clementina de Jesus e Conjunto Rosa de Ouro •  Selo Odeon/EMI • LP/1965 - CD/1993 



- Canções -
1. 'pot-pourri'
Rosa de Ouro (Élton Medeiros, Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho)
Quatro Crioulos (Élton Medeiros e Joacyr Santana)
Dona Carola (Nelson Cavaquinho, Nourival Bahia e Walto Feitosa)
- Pam, pam, pam (Paulo da Portela)
2. Senhora Rainha (Villa-Lobos e Hermínio Bello de Carvalho)
3. Linda flor {Ai Ioiô}. (Henrique Vogeler, Luis Peixoto e Marques Porto)
4. Os rouxinóis (Lamartine Babo)
5. Jura (J. B. da Silva "Sinhô")
6. 'pot-pourri'
Escurinho (Geraldo Pereira)
Se eu pudesse (Germano Augusto e Zé da Zilda)
Nem é bom falar (Ismael Silva, Nilton Bastos e Francisco Alves)
7. 'pot-pourri'
Sobrado dourado (Nelson Cavaquinho, César Brasil e Antônio Braga)
Clementina, cadê você? (Élton Medeiros)
Benguelê (Pixinguinha e Gastão Viana)
Boi não berra (Tradicional/domínio público)
Siá Maria Rebôlo (Tradicional/domínio público)
- Maparaêma (Tradicional/domínio público)
8. Nasceste de uma semente (José Ramos)
9. Bate canela (Tradicional)
10. Semente do samba (Hélio Cabral)
11. Rosa de Ouro (Élton Medeiros, Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho)
ficha técnica - Músicos: Aracy Côrtes (voz), Clementina de Jesus (voz), Paulinho da Viola (voz, coro, ritmo), Élton Medeiros (voz, coro, ritmo), Nelson Sargento (voz, coro, ritmo),  Jair do Cavaquinho  (voz, coro, cavaquinho), Anescarzinho do Salgueiro  (voz solo, coro, ritmo) | Participação especial: Dino Sete Cordas (violão), Meira  (violão), Tião Marinho (contrabaixo), Marçal (cuíca), Canhoto (cavaquinho), Carlos Poyares (flauta), Tião (ritmo), Mário (ritmo) | Direção e produção: Hermínio Bello de Carvalho; Direção artística: Kléber Santos | Trilha Sonora do Espetáculo Musical do Teatro Jovem - Rio de Janeiro (RJ) | - Sobre o espetáculo -: O espetáculo estreia em 18 de março de 1965 e permanece sete semanas em cartaz no Rio de Janeiro. Segue para São Paulo e Salvador, onde também é recebido com entusiasmo por crítica e público. O dinamismo do roteiro dá ao espetáculo um caráter de documentário. As músicas são intercaladas por depoimentos pré-gravados de personagens da vida musical carioca: Almirante, Cartola, Carlos Cachaça, Donga, Ismael Silva, Pixinguinha, Sérgio Porto, Mário Cabral, Sérgio Cabral, Lúcio Rangel e Jota Efegê. A plateia ouvia as vozes dessas pessoas ao mesmo tempo em que fotos eram projetadas no palco | - Sobre o disco -: O disco é gravado em junho de 1965, nos estúdios da EMI/ Odeon, no Rio de Janeiro (RJ). A versão fonográfica do espetáculo conta com as participações acima referidos. O disco Rosa de Ouro não traz os  depoimentos do espetáculo | Texto/informações: Contracapa do LP/ e Enciclopédia Itaú Cultural.
** Ouça o álbum completo AQUI!


"Ritualmente, a partideira admirável, Clementina de Jesus. Nesta, o sangue africano pulsa, na voz, no canto, com solenes mistérios. Clementina de Jesus, que vem, no seu belo vestido, na sua indiscutível fidalguia racial, transparente na máscara, no porte, nos gestos hieráticos, fazer vibrar os seus cantos soturnos, densos de lirismo sombrio: é alma negra do samba."
- Eurico Nogueira França (pianista e crítico musical). 'Rosa de Ouro'. Correio da Manhã/Diário Carioca, 26.3.1965.


****

Clementina de Jesus - Coletâneas individuais e coletivos (parcerias) - CD'S


Capa "Clementina de Jesus ‎– Rainha Quelé" • (Clementina de Jesus) • Selo EMI • CD/2011

Álbum "Clementina de Jesus ‎– Rainha Quelé" • (Clementina de Jesus) • Selo EMI (cat. 083455 2) • CD/2011

Coletânea

- Canções - 
1. Incompatibilidade de gênios (João Bosco e Aldir Blanc)
2. PCJ {Partido Clementina De Jesus}. (Candeia) | Participação: Clara Nunes
3. Na hora da sede (Luiz Américo e Braguinha)
4. Moro na roça (Tradicional / adpt. Xangô da Mangueira e Jorge Zagaia)
5. Circo marimbondo (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos) | Participação: Milton Nascimento
6. Marinheiro só (Tradicional / adpt. Caetano Veloso)
7. Na linha do mar (Paulinho da Viola)  
8. Boca de sapo (João Bosco e Aldir Blanc) | Participação: João Bosco
9. Esta melodia (Bubú da Portela e José Bispo 'Jamelão')
10. Cocorocó (Paulo da Portela) | Participação: Roberto Ribeiro
11. Essa nega pede mais (Paulinho da Viola)
12. Torresmo à milanesa (Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro) | Participação: Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro
13. Garças pardas (Zé da Zilda e Cartola)
14. Saudosa Mangueira (Herivelto Martins)

Capa "Clementina de Jesus ‎– BIS" • (Clementina de Jesus) • CD Duplo • Selo EMI • CD/2005

Álbum "Clementina de Jesus ‎– BIS" • (Clementina de Jesus) • CD Duplo • Selo EMI (cat. 337035-2) • CD/2005


Coletânea


Disco I
- Canções - 
1.1. Pergunte ao João (Helena Silvia e Milton Costa)
1.2. Incompatibilidade de gênios (João Bosco e Aldir Blanc)
1.3. Olhar assim (Paulo da Portela)
1.4. Ingenuidade (Serafim Adriano)
1.5. Defesa (Mirabeau, Jorge Gonçalves e Vital de Oliveira)
1.6. Ajoelha (Batelão e Silvio)
1.7. Itinerário (Carlos Cachaça) | Interprete: Carlos Cachaça
1.8. 'Dois jongos'
- Picapau (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
- Carreiro bebe (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
1.9. 'Cinco cantos de trabalho' 
- Os escravos de Jó (Milton Nascimento e Fernando Brant)
- Alegria do Carreiro (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
- Ensaboa (Cartola)
- Peixeira Catita (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
- Atividade no Abano (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
1.10. Lapa (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
1.11. Marinheiro só (Tradicional / adpt. Caetano Veloso)
1.12. Na linha do mar (Paulinho da Viola)
1.13. Madrugada (Antônio Motta e B. Miranda)
1.14. Sai de baixo (Eduardo Marques)
Disco II
- Canções - 
2.1. Taratá (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
2.2. Essa nega pede mais (Paulinho da Viola)
2.3. Moro na roça (Tradicional / adpt. Xangô da Mangueira e Jorge Zagaia)
2.4. 'Cinco cantos religiosos'
- Oração de Mãe Menininha (Dorival Caymmi)
- Fui pedir às almas santas (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
- Atraca atraca (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
- Incelença (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
- Abaluaiê (Waldemar Henrique)
2.5. Piedade (Tradicional)
2.6. Cangoma me chamou (Tradicional)
2.7. Barracão é seu (Tradicional) | Participação: João da Gente
2.8. Tava dormindo (Tradicional)
2.9. Orgulho, hipocrisia {Quem espera sempre alcança}. (Paulo da Portela e Hermínio Bello de Carvalho)
2.10. Coleção de passarinhos (Paulo da Portela)
2.11. Garças pardas (Zé da Zilda e Cartola)
2.12. Esta melodia (Bubú da Portela e José Bispo 'Jamelão')
2.13. Tute de madame (Tradicional)
2.14. Vinde, vinde, companheiros (Tradicional)
(*) Músicas dos álbuns: "Clementina de Jesus, convidado especial: Carlos Cachaça" (1975); "Clementina de Jesus - Marinheiro só" (1973) e "Clementina de Jesus" (1966)

***

Capa "Clementina de Jesus ‎– Eu sou o samba" • (Clementina de Jesus) • Selo EMI • CD/2004

Álbum "Clementina de Jesus ‎– Eu sou o samba" • (Clementina de Jesus) • Selo EMI (cat. 8638692) • CD/2004

Coletânea

- Canções -
1. Pergunte ao João  (Helena Silvia e Milton Costa)
2. Incompatibilidade de gênios (João Bosco e Aldir Blanc)
3. Roxá (Tradicional)
4. Marinheiro só (Tradicional / adpt. Caetano Veloso)
5. Na linha do mar (Paulinho da Viola)
6. Sai de baixo (Eduardo Marques)
7. Olhar assim (Paulo da Portela)
8. Ingenuidade (Serafim Adriano)
9. Defesa (Mirabeau, Jorge Gonçalves e Vital de Oliveira)
10. Ajoelha (Batelão e Silvio)
11. Lapa (tradicional / adapt. Clementina de Jesus)
12. Madrugada (Antônio Motta e B. Miranda)
13. Essa nega pede mais (Paulinho da Viola)
14. Moro na roça (Tradicional / adpt. Xangô da Mangueira e Jorge Zagaia)

***

Capa "Clementina de Jesus - para sempre" • Clementina de Jesus • Selo EMI • CD/2001

Álbum "Clementina de Jesus - para sempre" • Clementina de Jesus • Selo EMI (cat. 534095 2) • CD/2001

Coletânea

- Canções - 
1. Quando a polícia chegar (João da Bahiana)
2. Sabiá (Maurício Tapajós e Joaquim Cardoso)
3. Cercar paca (Tradicional)
4. Marinheiro só (Tradicional / adpt. Caetano Veloso)
5. Piedade (Tradicional)
6. Barracão é seu (Tradicional)
7. Moro na roça (Tradicional / adpt. Xangô da Mangueira e Jorge Zagaia)
8. Orgulho, hipocrisia Orgulho, hipocrisia {Quem espera sempre alcança}. (Paulo da Portela e Hermínio Bello de Carvalho)
9. Embala eu (Albaléria)
10. Sonho meu (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho) 
11. Madrugada (Antônio Motta e B. Miranda)
12. Na hora da sede  (Luiz Américo e Braguinha)
13. Na linha do mar  (Paulinho da Viola)
14. Incompatibilidade de gênios (João Bosco e Aldir Blanc)

***

Capa "Clementina de Jesus ‎– Raízes do samba" • (Clementina de Jesus) • Selo EMI Music • CD/1999

Álbum "Clementina de Jesus ‎– Raízes do samba" • (Clementina de Jesus) • Selo EMI Music (cat. 522659 2) • CD/1999

Coletânea

- Canções - 
1. Na hora da sede (Luiz Américo e Braguinha)
2. Embala eu (Albaléria) | Participação: Clara Nunes
3. Marinheiro só (Tradicional / adpt. Caetano Veloso)
4. Tantas você fez (Candeia) | Participação: Cristina Buarque
5. Incompatibilidade de gênios (João Bosco e Aldir Blanc)
6. Cocorocó (Paulo da Portela) | Participação: Roberto Ribeiro
7. Madrugada (Antônio Motta e B. Miranda)
8. Sonho meu (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho) | Participação: Dona Ivone Lara
9. Moro na roça (Tradicional / adpt. Xangô da Mangueira e Jorge Zagaia)
10. Torresmo à milanesa (Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro) | Participação: Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro
11. Na linha do mar (Paulinho da Viola)
12. Pergunte ao João (Helena Silvia e Milton Costa)
13. Olhos de azeviche (Jaguarão)
14. Tava dormindo (Tradicional)
15. Papel reclame (Nelson Sargento)
16. Essa nega pede mais (Paulinho da Viola)
17. Piedade (Tradicional)
18. Lapa (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
19. Olhar assim (Paulo da Portela)
20. Tute de madame (Tradicional)

***

Capa "Dois LP´s em um CD - Rosa de Ouro" • Série 2 em um • CD duplo • Selo EMI • CD/1993

Álbum "Dois LP´s em um CD - Rosa de Ouro" • Série 2 em um • CD duplo • Selo EMI (cat. 827301 2) - EMI ‎– (cat. 364 827301 2) • CD/1993

Coletânea - remasterizada

Disco I - Rosa de Ouro - vol. 1 (1965)
- Canções -
1.1. 'pot-pourri'
Rosa de Ouro (Élton Medeiros, Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho)
Quatro Crioulos (Élton Medeiros e Joacyr Santana)
Dona Carola (Nelson Cavaquinho, Nourival Bahia e Walto Feitosa)
- Pam, pam, pam (Paulo da Portela)
1.2. Senhora Rainha (Villa-Lobos e Hermínio Bello de Carvalho)
1.3. Linda flor {Ai Ioiô}. (Henrique Vogeler, Luis Peixoto e Marques Porto)
1.4. Os rouxinóis (Lamartine Babo)
1.5. Jura (J. B. da Silva "Sinhô")
1.6. 'pot-pourri'
Escurinho (Geraldo Pereira)
Se eu pudesse (Germano Augusto e Zé da Zilda)
Nem é bom falar (Ismael Silva, Nilton Bastos e Francisco Alves)
1.7. 'pot-pourri'
Sobrado dourado (Nelson Cavaquinho, César Brasil e Antônio Braga)
Clementina, cadê você? (Élton Medeiros)
Benguelê (Pixinguinha e Gastão Viana)
Boi não berra (Tradicional/domínio público)
Siá Maria Rebôlo (Tradicional/domínio público)
- Maparaêma (Tradicional/domínio público)
1.8. Nasceste de uma semente (José Ramos)
1.9. Bate canela (Tradicional)
1.10. Semente do samba (Hélio Cabral)
1.11. Rosa de Ouro (Élton Medeiros, Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho)

Disco II - Rosa de Ouro - vol. 2 (1967)
- Canções -
2.1. 'Pot-pourri' 
E a Rosa voltou (Jair do Cavaquinho)
Rosa de Ouro (Élton Medeiros, Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho)
Quatro crioulos (Élton Medeiros e Joacyr Santana)
Cântico à natureza {Primavera}. (Nelson Sargento, Alfredo Português e José Bispo 'Jamelão')
2.2. Isso é que é viver (Pixinguinha e Hermínio Bello de Carvalho)
2.3. Flor do lodo (Ari Mesquita)
2.4. A harmonia das flores (Pixinguinha e Hermínio Bello de Carvalho)
2.5. Francesa no morro (Assis Valente)
2.6. 'Pot-pourri' 
Palmares (Noel Rosa de Oliveira, Anescarzinho do Salgueiro e Walter Moreira)
- Psiquiatra (Élton Medeiros e Zé Keti) 
2.7. 'Pot-pourri' 
Degraus da vida (Nelson Cavaquinho, César Brasil e Antônio Braga)  
Mulher fingida (Alcebíades Barcelos "Bide" e Cartola)  
O que será de mim (Ismael Silva, Nilton Bastos e Francisco Alves) 
Que samba bom (Geraldo Pereira e Arnaldo Passos)  
Só pra chatear (Príncipe Pretinho) 
2.8. 'Pot-pourri'
Dona Maria devagar (Tradicional/domínio público)
- Clementina, cadê você? (Élton Medeiros)
Santa Bárbara (Tradicional/domínio público)
2.9. Mulato calado (Wilson Batista, Marina Batista e Benjamin Batista)  
2.10. Minha vontade (Chatim)
2.11. 'Pot-pourri'
Quem sabe um dia (Paulinho da Viola)  
Rosa de Ouro (Élton Medeiros, Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho)
ficha técnica - Reedição - Coordenação e seleção: Geraldo Seligman; Projeto gráfico: Egeu Laus; Remasterização: Sérgio Murilo.

***

Capa "Dois LP´s em um CD - Clementina - Pixinguinha e João da Bahiana" 
- Série 2 em um • Selo EMI • CD/1992

Álbum "Dois LP´s em um CD - Clementina - Pixinguinha e João da  Bahiana" • Série 2 em um • CD duplo • Selo EMI (cat. 780915-2) • 1992

Outras edições:  EMI (cat. 583463 2 - CD/2003)

Disco I - Gente da Antiga (1968) Clementina, Pixinguinha & João da Bahiana
- Canções - 
1. Os Oito Batutas (Pixinguinha)
2. Yaô (Pixinguinha e Gastão Viana)
3. Roxá (Tradicional)
4. A tua sina (Tradicional)
5. Elizete no chorinho (Pixinguinha)
6. Quê quê rê quê quê (João da Bahiana)
7. Mironga de moça branca (Tradicional)
8. Cabide de molambo (João da Bahiana)
9. Batuque na cozinha (João da Bahiana)
10. Aí seu pinguça (Pixinguinha)
11. Fala baixinho (Pixinguinha e Hermínio Bello de Carvalho)
12. Estácio, Mangueira (Tradicional)

Disco II - Clementina de Jesus - Marinheiro Só (1973) Clementina de Jesus
- Canções - 
1. Marinheiro só (Tradicional / adpt. Caetano Veloso)
2. Na linha do mar (Paulinho da Viola)
3. Madrugada (Antônio Motta e B. Miranda)
4. Sai de baixo (Eduardo Marques)
5. Taratá (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
6. Essa nega pede mais (Paulinho da Viola)
7. Moro na roça (Tradicional / adpt. Xangô da Mangueira e Jorge Zagaia)
8. 'Cinco cantos religiosos'
Oração de Mãe Menininha (Dorival Caymmi)
Fui pedir às almas santas (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
Atraca atraca (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
Incelença (Tradicional / adpt. Clementina de Jesus)
Abaluaiê (Waldemar Henrique)
9. 'Pot-pourri'
Marinheiro só (Tradicional / adpt. Caetano Veloso)
Me dá o meu boné (Padeirinho)
ficha técnica - Reedição - Coordenação e seleção: Geraldo Seligman; Projeto gráfico: Egeu Laus; Remasterização: Sérgio Murilo.

****

Clementina de Jesus - projeto especial


Caixa "Clementina De Jesus - 100 Anos" • 8 CD's • EMI Projetos Especiais • Petrobras Distribuidora SA • 2001

Caixa "Clementina De Jesus - 100 Anos" • 8 CD's e 1 libreto • EMI Projetos Especiais • Petrobras Distribuidora SA (BR Distribuidora) • 2001

Edição limitadaDistribuído como brinde da BR para seus clientes.

- 8 discos e um Libreto, com texto do jornalista Lena Frias -
Disco 1 - Rosa de Ouro • Araci Côrtes, Clementina de Jesus e Conjunto Rosa de Ouro - vol. 1 (1965) vol. 2 (1967)  - cat.872301 2
Disco 2 - Clementina de Jesus (1966) - cat. 791086 2
Disco 3 - Gente da antiga • Pixinguinha, Clementina de Jesus e João da Baiana (1968) - cat. 529295 2
Disco 4 - Mudando de conversa • com Cyro Monteiro, Nora Ney, Clementina de Jesus e Conjunto Rosa de Ouro (1968) - cat. 529298 2
Disco 5 - Fala Mangueira" • Cartola, Carlos Cachaça, Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho e Odete Amaral (1968) - cat. 791087 2
Disco 6 - Clementina de Jesus - Marinheiro só (1973) - cat. 529297 2
Disco 7 - Clementina de Jesus - convidado especial: Carlos Cachaça (1976) - cat. 529296 2
Disco 8 - Clementina e convidados (1979) - cat. 823570 2
- ficha técnica - Produção: Hermínio Bello de Carvalho e João Carlos Carino
:: ESTADÃOPacote celebra 100 anos de Clementina de Jesus. in: O Estado de S. Paulo, 29 de janeiro de 2001. Disponível no link. (acessado em 17.1.2021).
:: SANCHES, Pedro Alexandre. Clementina sai em CD para poucos. in: Ilustrada - Folha de S. Paulo, 7 de fevereiro de 2001. Disponível no link. (acessado em 14.1.2021).

****

Clementina de Jesus - conhecida como Tina ou Quelé e ainda chamada de Rainha Ginga

Clementina de Jesus - participação especial em álbuns de diversos artistas ou coletâneas da MPB

- Participação especial
:: Álbum "Roberto Ribeiro - Duetos". (Roberto Ribeiro). CD. Selo EMI Music, 2006 | Participação especial: Clementina de Jesus | Canção: 'Cocorocó' (Paulo da Portela).
:: Álbum "Mangueira - Sambas de terreiro e outros sambas - projeto Arquivo Musical". (Diversos artistas). CD 1 e 2 . Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, Cartola. Selo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 1999 | Interprete: Clementina de Jesus* | Canção: 'Eu hei de te ver chorar' (Nelson Batinha). *Disco 1.
:: Álbum "No Tom da Mangueira".* (Diversos artistas). LP/CD. Selo Saci, 1993 | Interpretes: Clementina de Jesus, Ney Matogrosso e Raphael Rabello | Canções: 'Nasceste de uma semente' (José Ramos); e - 'Semente do samba' (Hélio Cabral)*Homenagem a Tom Jobim
:: Álbum "Chico Rei - trilha sonora do filme". (Diversos artistas). LP. Som Livre, 1986 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Quilombo do dumbá' (Tradicional / adpt. Grupo Vissungo) || Interpretes: Clementina de Jesus, "introdução" Espírito Santo e coro | Canção: 'Chico reina' (Espírito Santo e Samuka). {*Filme "Chico Rei", direção: Walter Lima Jr (1985) / Trilha sonora de Wagner Tiso, com participações de Milton Nascimento, Clementina de Jesus, grupo Vissungo e outros}.
:: Álbum "Wilson Batista (1985)". (Joyce e Roberto Silva). LP/CD. Selo Funarte - Série Projeto Almirante, LP/ 1985 - CD/1998 |  Participação especial: Clementina de Jesus e Wilson Batista | Canção: 'Mulato calado' (Wilson Batista, Marina Batista e Benjamin Batista). Informações: Funarte.
:: Álbum "Tiro ao Álvaro". (Adoniran Barbosa). LP. Selo Odeon -EMI - Série Coronado, 1985 | Interpretes: Clementina de Jesus e Carlinhos Vergueiro | Canção: 'Torresmo à milanesa' (Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro).
:: Álbum "Partido Alto nota 10". (Aniceto do Império). LP/CD . Selo CID, LP/1984 - CD/2002 | Participação especial: Clementina de Jesus | Canção: 'Dona Maria Luiza' (Aniceto do Império).
:: Álbum "Anjo avesso". (Alceu Valença). LP. Selo Barclay/Ariola, 1983 | Interprete: Clementina de Jesus| Canção: 'Batendo tambor' (Alceu Valença).
:: Álbum "Cristina". (Cristina Buarque). LP. Selo Ariola, 1981 | Participação especial: Clementina de Jesus | Canção: 'Quando a polícia chegar' (João da Bahiana).
:: Álbum "Estilhaços". (Cátia de França). LP. Selo Epic/CBS, 1980 | Participação especial: Clementina de Jesus | Canção: 'Meu boi surubim' (Cátia de França). *Citações de João Guimarães Rosa.
:: Álbum "Adoniran Barbosa (1980)". (Adoniran Barbosa). LP/CD. Selo Odeon-EMI, LP/1980 - CD/2005 | Participação especial: Clementina de Jesus e Carlinhos Vergueiro | Canção: 'Torresmo à milanesa' (Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro). * Disco comemorativo dos 70 anos do artista.
:: Álbum "Rebuliço - Odair Cabeça de Poeta e Grupo Capote". (Odair Cabeça de Poeta). LP/CD. Selo RCA Victor, LP/1979 - CD/2002 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Política do acarajé' (Odair Cabeça de Poeta e Koelho).
:: Álbum "Noitada de samba". (Diversos artistas). LP. Selo Odeon-EMI - Série Coronado, 1979 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Moro na roça' (Tradicional / adpt. Xangô da Mangueira e Jorge Zagaia) | * Gravado no Teatro Opinião.
:: Compacto "Os Originais do Samba". (Os Originais do Samba). CPD. Selo RCA Victor, 1979 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Maria, vai ver quem é' (Monarco, Sarabanda e Kfuné).
:: Álbum "Clara Nunes - As forças da natureza". (Clara Nunes). LP/CD. Selo Odeon-EMI, LP/1977 - CD/1997 | Participação especial: Clementina de Jesus | Canção: 'P.C.J {Partido Clementina de Jesus}' (Candeia)
:: Compacto "Clara Nunes". (Clara Nunes). CPD. Selo Odeon, 1977 | Participação especial: Clementina de Jesus | Canção: 'P.C.J {Partido Clementina de Jesus}' (Candeia).
:: Álbum "Levanta a poeira". (Diversos artistas). LP. Selo Som Livre/'Rede Globo', 1977 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Acreditar' (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho).
:: Álbum "João Roberto Kelly apresenta Rio dá samba". (Diversos artistas). LP. Selo EMI-Odeon - sére Coronado, 1977 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Marinheiro só' (Tradicional / adpt. Caetano Veloso).
:: Álbum "Geraes". (Milton Nascimento). LP/CD. Selo Odeon - EMI, LP/1976 - CD/1995 | Participação especial: Clementina de Jesus | Canção: 'Circo marimbondo' (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos).
:: Álbum "O dinheiro na música popular brasileira". (Diversos artistas). LP/CD. Selo V-Som  (Banco do Brasil), LP/1976 / Selo Discobertas, CD/2011 | Interprete: Clementina de Jesus | Canções: 'Dinheiro de pobre' (Délcio Carvalho e Daniel Santos); e - 'Meu dinheiro não dá' (Candeia e Catoni).
:: Álbum "Música Popular do Centro-Oeste / Sudeste - 4". (Diversos artistas). LP/CD. Selo Marcus Pereira, 1974 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Moda mineira' (Tradicional/D.P.)
:: Álbum "Música Popular do Centro-Oeste / Sudeste - 2". (Diversos artistas). LP/CD. Selo Marcus Pereira, 1974 | Interprete: Clementina de Jesus | Canções: 'Jongo' (Tradicional / adpt. Theo de Barros); e - 'Ponto de macumba' (Tradicional / adpt. Ely Camargo).
:: Álbum "Milagre dos peixes". (Milton Nascimento). LP/CD. Selo Odeon, LP/1973 - CD/1995 | Participação especial: Clementina de Jesus | Canção: 'Os escravos de Jó' (Milton Nascimento e Fernando Brant).
:: Compacto "Elizeth Cardoso". (Elizeth Cardoso). CPC. Selo Copacabana, 1968 | Participação especial: Clementina de Jesus e Cartola | Canção: 'Pranto de poeta' (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito).
:: Álbum "A enluarada Elizeth". (Elizeth Cardoso). LP/CD. Selo Copacabana,  LP/1967 - CD/2006 | Participação especial: Clementina de Jesus e Cartola | Canção: 'Pranto de poeta' (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito)

- Coletâneas da MPB -
:: Álbum "Bis Clara Nunes". (Clara Nunes). CD. Selo EMI Music, 2005 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'P.C.J {Partido Clementina de Jesus}' (Candeia)
:: Álbum "Clube moderno - Esquina do mundo". (Diversos artistas). CD. Selo Dubas Música, 2005 | Interpretes: Clementina de Jesus e Milton Nascimento | Canção: 'Circo marimbondo' (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos).
:: Álbum "Cartola - O sol nascerá". (Diversos artistas). CD. Selo Revivendo, 1999 | Interprete: Clementina de Jesus e Zezinho | Canção: 'Alegria' (Cartola).
:: Álbum "Adoniran Barbosa - Raízes do samba". (Adoniran Barbosa). CD. Selo EMI Music, 1999 | Interpretes: Clementina de Jesus e Carlinhos Vergueiro | Canção: 'Torresmo à milanesa' (Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro).
:: Álbum "Pixinguinha - Raízes do samba". (Pixinguinha)*. CD. Selo EMI Music, 1999 | Interpretes: Clementina de Jesus, João da Bahiana e Pixinguinha | Canções: 'Batuque na cozinha' (João da Bahiana); 'A tua sina' (Tradicional); 'Cabide de molambo' (João da Bahiana); 'Roxá' (Tradicional); 'Yaô' (Pixinguinha e Gastão Viana); 'Mironga de moça branca' (Tradicional); Quê quê rê quê quê (João da Bahiana); 'Aí seu pinguça' (Pixinguinha); 'Estácio, Mangueira' (Tradicional); 'Elizete no chorinho' (Pixinguinha); 'Os Oito Batutas' (Pixinguinha); - e 'Fala baixinho' (Pixinguinha e Hermínio Bello de Carvalho). {*As faixas de 1 a 12 são do álbum original "Gente da antiga" - Pixinguinha, Clementina de Jesus e João da Baiana, selo Odeon, LP/1968}. Gravações originais remasterizadas
:: Álbum "Adoniran Barbosa - Raízes do samba". (Pixinguinha). CD. Selo EMI Music, 1999 |  Interpretes: Clementina de Jesus e Carlinhos Vergueiro | Canção: 'Torresmo à milanesa' (Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro).
:: Álbum "Milton Nascimento - uma travessia musical". (Milton Nascimento). CDs/ 5 vols . Selo Seleções Reader's Digest, 1998 | Participação especial: Clementina de Jesus* | Canção: 'Circo marimbondo' (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos). *CD 4. 
:: Álbum "Milton Nascimento - MPB Compositores 19". (Diversos artistas). CD. Selo RGE, 1997 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Circo marimbondo' (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos)
:: Álbum "Dorival Caymmi - MPB Compositores 14". (Diversos artistas). CD. Selo RGE, 1997 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Oração de Mãe Menininha' (Dorival Caymmi).
:: Álbum "João Bosco - MPB Compositores 10". (Diversos artistas). CD. Selo RGE, 1997 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Incompatibilidade de gênios' (João Bosco e Aldir Blanc)
:: Álbum "Apoteose ao samba - vol. II". (Diversos artistas).  CD. Selo Odeon / EMI Music, 1997 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Incompatibilidade de gênios' (João Bosco e Aldir Blanc) || Interpretes: Dona Ivone Lara e Clementina de Jesus | Canção: 'Sonho meu' (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho).
:: Álbum "Grandes autores - João Bosco & Aldir Blanc". (Diversos artistas). CD. Selo BMG Brasil, 1995 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Incompatibilidade de gênios' (João Bosco e Aldir Blanc)
:: Álbum "Mestre da MPB - Hermínio Bello de Carvalho". (Hermínio Bello de Carvalho). CD. Selo Warner Music, 1995 | Interpretes: Elza Soares, Clementina de Jesus e Marlene | Canção: 'Patuá' (João de Aquino e Hermínio Bello de Carvalho).
:: Álbum "Cores do Brasil 0.02 - Samba". (Diversos artistas). CD. Selo Nascente/Reino Unido, 1991 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção 'Quilombo do dumbá' (Tradicional / adpt. Grupo Vissungo).
:: Álbum "Adoniran Barbosa - Prova de carinho". (Adoniran Barbosa). LP. Selo EMI-Odeon, 1990 | Interpretes: Clementina de Jesus e Carlinhos Vergueiro | Canção: 'Torresmo à milanesa' (Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro).
:: Álbum "Adoniran Barbosa especial". (Diversos artistas). CD. Selo EMI Music, 1990 | Interpretes: Adoniran Barbosa, Clementina de Jesus e Carlinhos Vergueiro | Canção: 'Torresmo à milanesa' (Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro).
:: Álbum "Travessia". (Milton Nascimento). LP's/ 5 vols. Selo Odeon-EMI, 1989 | Participação especial: Clementina de Jesus* | Canção: 'Circo marimbondo' (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos)*Disco 3. {Coletânea em Caixa com 5 LPs}.
:: Álbum "Projeto Brahma extra - Som do meio dia - Grandes compositores". (Diversos artistas). LP duplo. Selo Independente, 1989 | Interprete: Clementina de Jesus* | Canção: 'Papel reclame' (Nelson Sargento). *Disco 2.
:: Álbum "Luz negra nacional". (Diversos artistas). LP. Selo Som Livre, 1988 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Moro na roça' (Tradicional / adpt. Xangô da Mangueira e Jorge Zagaia).
:: Álbum "Hermínio Bello de Carvalho - Lira do povo". (Hermínio Bello de Carvalho). LP. Selo Independente, 1985 | Disco I - Interprete: Clementina de Jesus e Maurício Carrilho | Canção: 'Advertência' (Maurício Tapajós e Hermínio Bello de Carvalho) || Interpretes: Elza Soares, Clementina de Jesus e Marlene | Canção: 'Patuá' (João de Aquino e Hermínio Bello de Carvalho) || Disco II - Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Clementina de Jesus' (Vinicius de Moraes e Hermínio Bello de Carvalho) || Interpretes: Aracy Côrtes, Clementina de Jesus e Os Cinco Crioulos | Canção: 'Rosa de Ouro' (Élton Medeiros, Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho). {*Compilação, exceto as música: "Ando cismado" e "Clementina de Jesus" que são gravações domésticas e inéditas em disco}.
:: Álbum "Bide, Marçal & Paulo da Portela - História da música brasileira / Série grandes compositores". (Diversos artistas). LP. Selo Abril Cultural, 1984 | Interpretes: Clementina de Jesus e Carlos Cachaça | Canção: 'Olhar assim' (Paulo da Portela) || Interpretes: Clementina de Jesus e Roberto Ribeiro | Canção: 'Cocorocó' (Paulo da Portela)
:: Álbum "João Bosco e Aldir Blanc - História da música brasileira / Série grandes compositores". (Diversos artistas). LP. Selo Abril Cultural, 1983 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Incompatibilidade de gênios' (João Bosco e Aldir Blanc).
:: Álbum "Paulinho da Viola - História da música brasileira / Série grandes compositores". (Diversos artistas). LP. Selo Abril Cultural, 1983 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Essa nega pede mais' (Paulinho da Viola).
:: Álbum "Martinho da Vila - História da música brasileira / Série grandes compositores". (Diversos artistas). LP. Selo Abril Cultural, 1983 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Assim não Zambi' (Martinho da Vila).
:: Álbum "Milton Nascimento - História da música brasileira / Série grandes compositores". (Diversos artistas). LP. Selo Abril Cultural, 1983 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Circo marimbondo' (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos).
:: Álbum "Adoniran & Vanzolini - história da música brasileira / Série grandes compositores". (Diversos artistas). LP. Selo Abril Cultural, 1983 | Interpretes: Clementina de Jesus e Carlinhos Vergueiro | Canção: 'Torresmo à milanesa' (Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro).
:: Álbum "Samba II - História da música brasileira / Série grandes compositores". (Diversos artistas). LP. Selo Abril Cultural, 1983 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Garças pardas' (Zé da Zilda e Cartola).
:: Álbum "Samba I - História da música brasileira / Série grandes compositores". (Diversos artistas). LP. Selo Abril Cultural, 1983 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Piedade' (Tradicional).
:: Álbum "Apoteose ao samba - vol. II" (Diversos artistas). LP. Selo EMI - Série Coronado, 1979 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Pergunte ao João' (Helena Silvia e Milton Costa).
:: Álbum "Nova história da música popular brasileira - Escolas de Samba I". (Diversos artistas). LP. Selo Abril Cultural, 1979 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Moro na roça' (Tradicional / adpt. Xangô da Mangueira e Jorge Zagaia).
:: Álbum "Samba é com...". (Diversos artistas). LP. Selo Odeon/EMI - Série Coronado, LP/1977 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'Incompatibilidade de gênios' (João Bosco e Aldir Blanc)
:: Álbum "MPB especial". (Diversos artistas). LP. Selo EMI - Série Coronado, 1977 | Interpretes: Clementina de Jesus | Canção: 'Incompatibilidade de gênios' (João Bosco e Aldir Blanc).
:: Álbum "Pixinguinha vida e obra". (Pixinguinha). LP duplo. Selo Som Livre, 1978 | Interpretes: Clementina de Jesus e João da Bahiana* | Canção: 'Yaô' (Pixinguinha e Gastão Viana). *disco 2 | {Edição limitada/ brinde Rede Globo - acompanha livreto com biografia e discografia - texto e seleção musical de Sérgio Cabral}.
:: Álbum "O show dos shows". (Diversos artistas). LP. Selo Odeon, 1975 | Interprete: Clementina de Jesus | Canção: 'A morte de Chico Preto' (Geraldo Filme) || Interpretes: Clementina de Jesus e Paulinho da Viola | Canção: 'Mulato calado' (Wilson Batista, Marina Batista e Benjamin Batista).
:: Álbum 'Os craques do Pagode' (Bezerra da Silva, Aniceto do Império, Dona Ivone Lara, Roberto Ribeiro, João Nogueira, Clementina de Jesus, Genaro, Martinho da Vila, Roberto Di São João). LP. Selo Fama, s/data? | Interpretes: Aniceto do Império e Clementina de Jesus | Canção: 'Dona Maria Luiza' (Aniceto do Império).
-------
(**) imagens que ilustram o subtítulo(1 e 2) Clementina de Jesus - foto ©Mario Luiz Thompson; (3) Clementina de Jesus, em 1978 - foto ©Madalena Schwartz


"Clementina de Jesus nascida / Obra e graça da raça e da cor / Veste branco, sorri para a vida / Que nem sempre lhe sorriu / Nem sempre lhe deu amor"
- Da canção "Clementina de Jesus", de Gisa Nogueira


****

Tributo - Músicas em homenagem à Clementina de Jesus


- canções, autores e registro -
:: Clementina, cadê você? (Elton Medeiros) | [Registrado por Dudu Nobre no álbum 'Samba pras crianças'. de Zé Renato / participação: vários artistas. Selo Biscoitinho (Biscoito Fino), CD/2003].
:: Clementina de Jesus (Gisa Nogueira) | [Registrado por Beth Carvalho no álbum "Canto por um novo dia". Beth Carvalho. Selo Tapecar, LP/1973].
:: Clementina de Jesus (Vinicius de Moraes e Hermínio Bello de Carvalho) | [Registrado por Clementina de Jesus no álbum "Hermínio Bello de Carvalho - Lira do povo", de Hermínio Bello de Carvalho. LP2. Selo Independente, LP duplo/1985].
:: Clementina de Jesus {No Vale dos Orixás}. (Zé Keti) | [Registrado por Zé Keti no compacto 'No Vale dos Orixás - Zé Keti'. Selo CBS, 33rpm/1981] | [Registrado por Wilson Simonal em seu álbum 'Alegria Tropical'. Selo WM, LP/1981 - Selo BS-Movie Play Music, CD/2002]. 
:: Clementina, uma rainha negra (Tiburcio, Antero e João Banana) | S.R.E.S. Lins Imperial - Samba-enredo/1982 | Interprete: Fernando da Lins | [registrado no álbum "Sambas de enredo das Escolas de Samba do Grupo 1 B - Carnaval 1982". Selo Top Tape, LP/1982]
:: Dona Clementina (Niva e Luisão 7 Cordas) | [Registrado por Jovelina Pérola Negra em seu álbum "Vou na fé". Selo RGE, LP/1993].
:: Pagode no serrado (Zeca Sereno e Marquinhos Pagodeiro) | [Registrado por Jovelina Pérola Negra em seu disco 'Pérola Negra'. pelo Selo RGE, LP/ 1986].
:: P.C.J {Partido Clementina de Jesus}' (Candeia) | [Registrado por Clementina de Jesus no álbum "Clara Nunes - As forças da natureza", de Clara Nunes. Selo Odeon-EMI, LP/1977 - CD/1997]
:: Raça (Milton Nascimento e Fernando Brandt) | [Registrado por Milton Nascimento  no álbum 'Milton - raça', lançado nos Estados Unidos, pelo selo A&M Records/Polygram, LP 1976; e no álbum "Encontro e despedidas", de Milton Nascimento. Selo Barclay - Ariola, LP/1985].
:: Rainha negra (Moacyr Luz e Aldir Blanc) | [Registrado por Moacyr Luz no álbum "Vitória da ilusão", de Moacyr Luz. Selo Dabliú, CD/ 2000; e no álbum "Sem compromisso", de Armando Marçal 'Marçalzinho' e Moacyr Luz. Selo Deckdisc, CD/2007].
:: Rainha Quelé (Ivone Lara e Délcio Carvalho) | [Registrado por Dona Ivone Lara no disco "Ivone Lara", selo Som Livre, LP/1985].
:: Tempo de glória (Nei Lopes e Wilson Moreira) | [Registrado por Nei Lopes e Wilson Moreira no álbum "O partido muito alto de Wilson Moreira & Nei Lopes". Selo Odeon, LP/1985 e registrado por Nei Lopes e João Bosco no álbum "De letra & música", de Nei Lopes. Selo Universal Music, CD/2000].
---------
(**) CaricaturaClementina de Jesus, por Urbanarts


"É Clementina cantando bonito as aventuras de seu povo aflito. É seu Francisco, boné e cachimbo, me ensinando que a luta é mesmo comigo."
- Da canção "Raça", de Milton Nascimento e Fernando Brandt. 


****

Capa do livro "Clementina, cadê você?". Rio de Janeiro: LBA: Funarte, 1988.

Clementina de Jesus - biografias e outros livros sobre


CASTRO, Felipe; MARQUESINI, Janaína; MUNHOZ, Raquel; COSTA, Luana. Quelé, a voz da cor: biografia de Clementina de Jesus. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/ Record, 2017. 

FIDALGO, Lúcia. Cantar era seu sonho – Clementina de Jesus. [ilustrações Robson Araújo]. Coleção Brasileirinhos. Editora Paulus, 2009.
A autora apresenta às crianças a vida de Clementina de Jesus, ícone da nossa música. O livro conta sobre seu casamento, sobre o nascimento da sua filha, seu trabalho como doméstica, além da dificuldade de conseguir realizar seu grande sonho, que era poder se dedicar à música.

FRIAS, Lena; CARVALHO, Hermínio Bello de; LOPES, Nei; ANDRADE, Paulo César de; COELHO, Heron (org). Rainha Quelé - Clementina de Jesus. Gráfica e Editora Valença, 2001.
O livro organizado pelo produtor musical e diretor de teatro Heron Coelho em 2001, no centenário de nascimento da cantora, com textos de Lena Frias, Nei Lopes e Hermínio Bello de Carvalho.

BEVILAQUA, Adriana Magalhães; FELIX, Idemburgo Frasão; AZEVEDO, Lia Calabre de; MARTINS, Maria Tereza de C.. Clementina, cadê você?. {Ilustrado} Rio de Janeiro: LBA: Funarte, 1988.


“Ela foi mesmo um acontecimento, aquela voz maravilhosa e forte, diferente de tudo o que as pessoas estavam acostumadas a ouvir. Cantava aqueles sambas maravilhosos com aquela elegância toda.”
- Paulinho da Viola, cantor e compositor, in: CASTRO, Felipe; MARQUESINI, Janaína; MUNHOZ, Raquel; COSTA, Luana. Quelé, a voz da cor: biografia de Clementina de Jesus. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/ Record, 2017.

****

Clementina de Jesus - compositora e cantora

Filmografia de Clementina de Jesus 

"Dona Clementina tinha força. Quando ela chegava, acendia uma luz"
- Alcione, 'depoimento' no filme "Clementina" (2018), de Ana Rieper

Clementina de Jesus - documentários


Filme: Clementina 
Documentário | 75 min. | cor, p&b | Brasil | 2018
Sinopse: Uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus (1902-1987). Seus sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço e os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado nos conduzem ao profundo mundo de Quelé. Personagem única na história da MPB, a cantora, neta de escravos, é considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e suas raízes africanas.​
- ficha técnica -
Direção e roteiro: Ana Rieper
Produção executiva: Mariana Marinho
Pesquisa: Pedro Paulo Malta
Diretor de fotografia: Tiago Scorza
Câmera: Luis Abramo
Assistente de câmera: Brenda Melo
Câmera adicional: Rafael Mazza e Rudá Caprilles
Som direto: Pedro Moreira
Assistente de som: Altyr Pereira e Rubinei Machado
Edição/montagem: Pedro Asbeg
Edição de som: Breno Poubel
ProduçãoMariana Marinho e Marco Abujamra
Elenco/depoimentos: Alcione, Hermínio Bello de Carvalho, Ney Lopes, Nelson Sargento, Luiz Antônio Simas, Alcione, Tantinho da Mangueira, Bira de Jesus, entre outros
Trilha sonora: composta por diversas músicas do repertório original de Clementina de Jesus
Produtora: Dona Rosa Filmes
Co-produção: Canal Curta
* Vencedor do Troféu Aruanda para Melhor Personagem Feminino/ Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro 2018 - João Pessoa (PB)

***

Filme: Clementina de Jesus: Rainha Quelé
Documentário | 56 min. | cor | Brasil | 2011
Sinopse: O documentário conta a história de Clementina de Jesus, senhora negra, pobre, dona de casa e empregada doméstica que, após toda uma existência longe dos palcos e das mídias, aos 60 anos passou a cantar com grandes nomes da música como João Bosco, Pixinguinha e Paulinho da Viola, com sua voz rascante e gutural.
- ficha técnica -
Direção: Werintos Kermes 
Roteiro: Míriam Cris Carlos 
Edição: Marcelo Domingues
Participam: Martinho da Vila, Leci Brandão, Cristina Buarque de Holanda, Carlinhos Vergueiro, João Bosco e Paulinho da Viola, Leci Brandão, Paula Lima e Grupo Fundo de Quintal, entre outros.
(*) Disponível online no link. (acessado em 17.1.2021)

  ***

- documentários - participação


Filme: Damas do samba 
Documentário | 75 min. | cor | Brasil | 2015
Sinopse: Desde que o samba surgiu no Rio de Janeiro, a presença feminina foi fundamental para a sua criação, manutenção e perpetuação até os dias de hoje. Musas, pastoras, tias, compositoras, passistas, madrinhas, carnavalescas, mulatas, intérpretes e até mesmo como operárias, elas formam um painel de cores, sentimentos e sons na representação desta cultura. Este filme faz um breve passeio pela história de algumas dessas mulheres, reverenciando e reconhecendo a sua força e a contribuição para a construção deste enredo.
- ficha técnica - 
Direção e roteiro: Susanna Lira
Direção de fotografia: Pedro Faerstein
Assistente de direção: Muriel Alves
Produção executiva: Luciana Freitas e Nuno Godolphim
Direção de produção: Sabrina Bitencourt
Produtora: Modo Operante Produções
Montagem: Paulo Mainhard
Elenco: Alcione, Beth Carvalho, Dona Zica, Mariene de Castro, Dona Ivone Lara, Nilze Carvalho, Tia Surica, Lucinha Nobre, Tia Suluca, Tia Surica, Pinah, Rosa Magalhães, Vilma Nascimento [Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Clara Nunes, Tia Ciata].

***

Filme: Noitada de samba - foco de resistência
Documentário | 74 min. | cor | Brasil | 2010
Sinopse: 1971. O Brasil vivia a ditadura militar. No Rio de Janeiro, Jorge Coutinho e Leonides Bayer, iniciavam no Teatro Opinião, A Noitada de Samba. Traziam pela primeira vez, com regularidade para a zona sul, compositores e intérpretes dos morros e da periferia. Foram 617 espetáculos em 13 anos, transformando aquele endereço (rua Siqueira Campos, 143) em foco de resistência política e cultural. O filme conta esta história através de depoimentos de Alcione, Beth Carvalho, Dona Yvone Lara, Eliana Pittman, Elton Medeiros, Gilberto Braga, Martinho da Vila, Maurício Sherman, e outros.
- ficha técnica -
Direção e roteiro: Cély Leal
Depoimentos: Elton Medeiros, Ademilde Fonseca, Walter Alfaiate, Conjunto Nossa Samba, Noca da Portela, Délcio Carvalho, Gisa Nogueira, Alcione, Beth Carvalho, Alcione, Dona Yvone Lara, Eliana Pittman, Xangô da Mangueira, Martinho da Vila, Baianinho, além de jornalistas, produtores e historiadores, entre eles Maurício Sherman, Moacyr Andrade, Gilberto Braga e Lygia Santos.

***

Filme: Caterina Valente presents Brazilian music 1979 
[Título original: Caterina Valente präsentiert Brasilianische Musik]
Documentário | 50 min.| cor | Brasil | 1979*
Sinopse: Documentário em que a musicista franco-italiana Caterina Valente vem ao Brasil explorar a música brasileira.
Elenco: Caterina Valente, Dorival Caymmi, Clementina de Jesus, Antônio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes, Luiz Bonfá, Edu Lobo, Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, Martinho da Vila, Xangô da Mangueira, Quarteo emCy + MPB4 |  (*) Remasterizado em 2015. Disponível online

***

Filme: Noitada de samba
Documentário | 20 min.| Cor | Curta-metragem | 35mm | Brasil | 1977
As noitadas de samba do Teatro Opinião às segundas-feiras, com Cartola, Nelson Cavaquinho, Clementina de Jesus e outros.
- ficha técnica -
Direção: Carlos Tourinho e Clóvis Scarpino
Fotografia: Carlos Tourinho
Montagem: Miguel Borges
Produtora: Leonides Bayer Produções Artísticas Ltda 
Distribuição: Embrafilme
*Fonte: Cinemateca Brasileira (acessado 21.1.2021)

***

- cinema - ficção - participação -

Filme:
Chico Rei 
Direção: Walter Lima Jr. (35mm, 115 min., cor, Brasil, 1985)
Clementina de Jesus interpreta: 'Quilombo do dumbá' (Tradicional / adpt. Grupo Vissungo) 
Clementina de Jesus e Espírito Santo interpretam: 'Chico reina' (Espírito Santo e Samuka).
* Informações e ficha técnica: Cinemateca Brasileira (acessado em 23.1.2021).

Filme: A extorsão 
Direção: Flávio Tambellini (35mm, 98 min., cor, 1975)
Clementina de Jesus no elenco. 
* Informações e ficha técnica: Cinemateca Brasileira (acessado em 22.1.2021)

Filme: Jesuíno brilhante, o cangaceiro
Direção: William Cobbett (35mm, 99 min., cor/p&b, Brasil, 1972)
Clementina de Jesus no elenco. 
* informações: IMDb. (acessado em 23.1.2021)

Filme: O leão de sete cabeças | Der leone have sept cabeças 
Direção: Glauber Rocha (35mm, 95 min., cor, Itália/França, 1971)
Clementina de Jesus interpreta: 'La marseillaise' / versão em português do Hino nacional Francês. 
* Informações e ficha técnica: Cinemateca Brasileira (acessado em 22.1.2021).
-------
* Imagens:  Caricatura: (1) Félix; (2) Dorival Caymmi

****
Clementina de Jesus - foto (...)

Clementina de Jesus - programas e entrevistas 

CLUBE DO SAMBA. festa de lançamento - matéria exibida no Fantástico/ TV Globo, em 1979. Disponível no link. (acessado em 21.1.2021)
DE LÁ PRA CÁ. Clementina de Jesus /participam: Hermínio Bello de Carvalho, Turíbio Santos, Elton Medeiros e Beth Carvalho. O programa, apresentado por Ancelmo Gois e Vera Barroso. in: De Lá Pra cá/TV Brasil, 26.11.2011. Disponível no link. (acessado em 17.1.2021).
ENSAIOEspecial Clementina de Jesus | Programa Ensaio da TV Cultura de São Paulo | Direção e apresentação: Fernando Faro | Gravado e exibido em 1973 | Disponível no link (acessado em 24.1.2021).
ENTREVISTA/TVE. Clementina de Jesus e Xangô da Mangueira, no teatro Alaska, no Rio de Janeiro, em 1979 / Show 'Reunião de Partideiros do Brasil' | Acervo Arquivo Nacional/Fundo Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa. Disponível no link. (acessado em 15.1.2021)  
METRÓPOLIS. Clementina de Jesus | Quelé! Mulher negra de voz potente, postura de rainha, que carregou no canto a história de seus ancestrais, da sua cultura. Disponível no link. (acessado em 17.1.2021).
REPERTÓRIO POPULAR. Clementina de Jesus | Show de Clementina gravado no ano de 1980. Apresentado por Teco Cardoso | TV Cultura/ Memória. Disponível no link. (acessado em 17.1.2021).
TVEEntrevista de Clementina de Jesus à TVE, 1976. Acervo Arquivo Nacional.

****

Teatro - homenagens à Clementina de Jesus 


Espetáculo musical: "Clementina, Cadê Você?"
Idealização: Cristiano Salgado
Direção: Duda Maia
Texto: Pedro Murad
Elenco (atores/músicos): Ana Carbatti, Bruno Barreto, Diego de Abreu, Pedro Miranda, Sergio Kauffmann, Vidal Assis e Wendell Bendelack
Diretor musical: Pedro Miranda
Cenário e figurinos: Clívia Cohen
Iluminação: Renato Machado
Diretora assistente: Letícia Medella
Preparação vocal: Carol Futuro
Engenharia de som: Branco Ferreira
Operador de som: Branco Ferreira
Operadora de luz: Tamara Torres
Diretor de palco: Rodrigo Ferreira
Fotografia: Pedro Murad
Design: Luiz Arbex
Assessoria de imprensa: Barata Comunicação
Direção de produção e Produção executiva: CultConsult / Elaine Moreira e Maria Inês Vale
Realização: Espaço de Dança Cristiano Salgado
Estreia: 2013, no teatro Laura Alvim (Rio de Janeiro - RJ)
(**) Considerado um dos 10 melhores espetáculos de 2013 por Daniel Schenker, pesquisador e crítico teatral, e indicado ao Prêmio Questão de Crítica nas categorias melhor atriz e melhor iluminação.
(*) CaricaturaClementina de Jesus, por J. Bosco.

****

Homenagem no Theatro Municipal do Rio para Clementina de Jesus, com personalidades da sua escola 
de coração, a Mangueira: Dona Zica, Beth Carvalho e o casal de mestre-sala e porta-bandeira 
- foto: ©Antônio Nery (1.8.1983) - Agência O Globo 

Clementina de Jesus - espetáculos e homenagens

Durante sua vida, recebeu várias homenagens, entre elas a do então Secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Darcy Ribeiro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em agosto de 1983. O evento contou com a presença de várias personalidades e artistas, como João Nogueira, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Elizete Cardoso, Orquestra Sinfônica Brasileira, Ala das Baianas de várias escolas de samba, Gilberto Gil, Dona Zica, Dona Neuma, mestres-salas e portas-bandeiras, acompanhados pela bateria da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. E abriu, pela primeira vez, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro para o samba.

"A benção mãe Clementina
É minha mãe
Rogai por mim Clementina
É minha mãe
Cantando tu és divina, uma amor
Qual uma flôr
Na umbanda é de Deus nosso Senhor"
- Da canção "Clementina de Jesus {No Vale dos Orixás}", de Zé Keti.


****


Clementina de Jesus - foto ©Walter Firmo

Clementina de Jesus - Patrono de Escolas Públicas de Ensino Fudamental


:: Ciep Clementina de Jesus - no bairro de Campo Grande  (Av. Alhambra, s/nª ) - Rio de Janeiro / Rio de Janeiro |  9ª CRE.
:: Ciep 087 Clementina de Jesus - bairro Pantanal (Av. Gomes Freire) - Duque de Caxias / Rio de Janeiro -  Escola Pública do Estado.
:: EPG Clementina de Jesus - Escola Pública Municipal de Guarulhos / São Paulo 

****

Clementina de Jesus no desfile da Beija-Flor de Nilópolis, em fevereiro de 1983 - foto ©Ricardo Chaves

Clementina de Jesus - carnaval


Em 2021, Clementina de Jesus será a homenageada no carnaval paulistano pela Escola de Samba Mocidade Alegre, com o enredo "Quelémentina, cadê Você?".  

Em 2016, Clementina de Jesus foi homenageada pela 
Escola de Samba Tradição com o enredo 'Clementina, cadê você?' Autor do enredo e carnavalesco: Leandro Valente | Samba-enredo composto por: Arlindo Neto, Lequinho, Junior Fionda, Pixulé, Tinga, Gabriel Martins, Zé Luiz Escafura, Anderson Lemos, Fadico e Igor Leal | Interprete: Marquinhos Silva | A escola ficou em segundo lugar no Grupo B de 2016.

Em 1983, foi uma das homenageadas no enredo 'A grande constelação das estrelas negras', na Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis no carnaval do grupo 1A (Grupo Especial) do Rio de Janeiro | Autor do enredo e carnavalesco: Joãosinho Trinta | Samba-enredo composto por: Neguinho da Beija-Flor e Nêgo | Interprete/puxador: Neguinho da Beija-Flor. | A Escola foi a campeã.

Em 1982, Clementina foi enredo da Escola de Samba Lins Imperial, com o enredo 'Clementina, uma rainha negra' | Autor do enredo e carnavalesco: José Félix Garcez Netto | Samba-enredo composto por: Tibúrcio, Antero e João Banana | Interprete/puxador: ? | 7ª lugar no Grupo 1B (Segunda divisão) do Carnaval do Rio de Janeiro.
-------
Imagem ilustra o subtítuloClementina de Jesus na Mangueira, Carnaval do Rio de Janeiro, em 1970 - foto ©Geraldo Viola.

****

Clementina de Jesus - foto ©Walter Firmo

Clementina de Jesus - fortuna crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. O livro de ouro da MPB. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
ALBUQUERQUE, GG. Clementina de Jesus e a vanguarda ancestral de “Marinheiro Só”. in: Volume Morto - clássicos, 30.10.2020. Disponível no link. (acessado em 14.1.2021).
AMARAL, Euclides. Alguns aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed., Esteio Editora, 2010; 3ª ed., EAS Editora, 2014.
ANDRADE, Welington. Negra melodia. in: Revista Cult, 10.3.2017. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).
ANTUNES, Gabriela Borges. Desenquadrando o samba: análise da trajetória de Clementina de Jesus. (Tese Doutorado em  Sociologia). Universidade de Brasília - UnB, Brasília, 2019. Disponível no link. (acessado em 14.1.2021).
ARAGÃO, Daniela. Olhos de azeviche. in: Acessa, 29.3.2016. Disponível no link. (acessado em 16.1.2021).
ARAGÃO, Daniela Pedreira. Clementina de Jesus, o resgate do canto dos escravos. in: IV Encontro Internacional De Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas: Identidades e Diásporas, 2016, Teresina. IV Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas: Identidades e Diásporas. Teresina: UESPI, 2016. v. 2. p. 101-110.
ARAGÃO, Daniela Pedreira.
 O legado das áfricas no canto de Clementina de Jesus. in: Alcione Correa Alves; Josinaldo Oliveira dos Santos; Margareth Torres de Alencar Costa; Sebastião Alves Teixeira Lopes. (Org.). Literatura, história e subjetividades: perspectivas latino-americanas. 1ª ed.,Teresina: Edufpi, 2016, v. 1, p. 52-62.

ARAGÃO, Daniela Pedreira. Clementina de Jesus, o resgate do canto dos escravos. in: Ebook do IV Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Africanas. Universidade Estadual do Piauí – UESPI, 2015. Disponível no link. (acessado 22.1.2021)
AZEVEDO, Amailton Magno. O canto dos escravos: heranças centro-africanas na música contemporânea do Brasil. in: revista OPSIS - UFG. (Online), Catalão, v. 16, n. 1, p. 238-251, jan./jun. 2016. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).
BARROS, Julio Cesar de.. Clementina de Jesus - A Rainha Ginga dos cafezais. in: Música Boa de Brasil, 9 de março de 2017. Disponível no link. (acessado 22.1.2021).
BEVILAQUA, Adriana Magalhães; FELIX, Idemburgo Frasão; AZEVEDO, Lia Calabre de; MARTINS, Maria Tereza de C.. Clementina, cadê você?. Rio de Janeiro: LBA: Funarte, 1988.
BERNIEOAK. Clementina de Jesus – “Taratá” (1973; Odeon, Brasil). in: Camarilha dos Quatro -Revista de crítica musical, 4 de abril de 2008. Disponível no link. (acessado em 14.1.2021).
BIOGRAFIA. Diretoras da Rosa de Ouro lançam biografia da Clementina de Jesus. in: Rosa de Ouro Comunicação, 27.4.2017. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).
BRITO, Antonio Augusto. O Teatro Jovem e o Rosa de Ouro. in: Curta Botafogo, 10.10.2018. Disponível no link. (acessado em 26.1.2021)
BRYAN, Guilherme. Quelé, a Voz da Cor: Biografia de Clementina de Jesus. in: RollingStone, 16.3.2017. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).
CARDOSO, Sylvio Tullio. Discos populares. in: O Globo, 15.9.1966.
CARVALHO, Eduardo. Clementina, cadê você?. in: Radio Arquibancada, 9.2.2017. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).
CASTRO, Felipe; MARQUESINI, Janaína; MUNHOZ, Raquel; COSTA, Luana. Quelé, a voz da cor: Biografia de Clementina de Jesus. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/ Record, 2017. 
CASTRO, Felipe; MARQUESINI, Janaína; COSTA, Luana; KOBAYASHI, Marina; MUNHOZ, Raquel. Quelé: a voz da cor. (Monografia Graduação em jornalismo). Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2001.
CASTRO, Felipe; MARQUESINI, Janaína; COSTA, Luana; KOBAYASHI, Marina. Quelé: a Voz da cor – Obra e legado de Clementina de Jesus. in: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XIX Prêmio Expocom 2012 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. Disponível no link. (acessado em 21.1.2021). 
CASTRO, Ruy. Hermínio Bello de Carvalho - Taberna da Glória e outras glórias - Mil vidas entre os heróis da música brasileira. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2015
CLEMENTINA de Jesus. in: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível no link. (acessado em 21.1.2021).
COUTINHO, Eduardo Granja. Velhas histórias, memórias futuras. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2002.
FRIAS, Lena; CARVALHO, Hermínio Bello de; LOPES, Nei; ANDRADE, Paulo César de; COELHO, Heron (org). Rainha Quelé - Clementina de Jesus. Gráfica e Editora Valença, 2001. 
DICIONÁRIOMPB. Clementina de Jesus 'Biografia'. in: Dicionário Cravo Albin da Música Brasileira, s/data. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).
DINIZ, André. Almanaque do samba: a história do samba, o que ouvir, o que ler, onde curtir. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.
DULCE, Emilly. Clementina de Jesus: a voz que revolucionou o samba e a música brasileira. in: Brasil de Fato, 7 de fevereiro de 2018. Disponível no link. (acessado 22.1.2021)
ESTADÃO. "O Canto dos Escravos" volta em CD. in: O Estado de S. Paulo, 26 de agosto de 2003. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).
ESTADÃO. Pacote celebra 100 anos de Clementina de Jesus. in: O Estado de S. Paulo, 29 de janeiro de 2001. Disponível no link. (acessado em 17.1.2021).
FARIA, Ângela. Quelé, a voz da cor: uma biografia de Clementina de Jesus. in: UAI e+, 10.2.2017. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).
FELIX, Raoni; EMY, Tamara. Bamba do Samba: A arte das capas dos LP's (livro). in: Academia do Samba - Memória. Disponível no link. (acessado em 14.1.2021)
FERNANDES, Fernanda. Clementina de Jesus, samba e ancestralidade. in: Multirio, 7.2.2020. Disponível no link. (acessado em 14.1.2021).
FERNANDES, Dmitri Cerboncini. A Rainha Quelé: Raízes do empretecimento do samba. História: Questões & Debates - Editora UFPR - Curitiba, volume 63, n.2, p. 131-160, jul./dez. 2015. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).
FERNANDES, Jamilly Jessica. Identidade e ancestralidade afro-brasileira nas músicas de Clementina de Jesus (1964-1987).. (Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em História). Universidade Estadual da Paraíba,  2019.
FERREIRA, Mauro. Discos para descobrir em casa - Clementina de Jesus, Clementina de Jesus, 1966. in: G1/Globo, 29.7.2020. Disponível no link. (acessado em 14.1.2021).
FERREIRA, Mauro. Documentário sobre Clementina de Jesus reacende luz da cantora que religou o Brasil à África com voz inapagável. in: G1/ Globo, 3.11.2018. Disponível no link. (acessado em 21.1.2021).
FERREIRA, Mauro. Biografia de Clementina é (re)lançada 30 anos depois da morte da cantora. in: G1/Globo, 29.1.2017. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).
FIDALGO, Lúcia. Cantar era seu sonho – Clementina de Jesus . [ilustrações Robson Araújo]. Coleção Brasileirinhos. Editora Paulus, 2009.
FOLHA. Centenário de Clementina de Jesus é lembrado com programação em SP. in: Folha de S. Paulo - Ilustrada, 23.8.2002. Disponível no link. (acessado 21.1.2021).
FOLHA. Clementina secundada pelos sambistas Paulinho da Viola, Nelson Sargento, Anescarzinho, Jair do Cavaquinho e Elton Medeiros, em 1965 | Série "Apoteose ao Samba" é convite à reflexão. in: Folha de S. Paulo - ilustrada, 26 de dezembro de 1997. Disponível no link. (acessado 22.1.2021)
FOLHADELONDRINA. Musical de Nei Lopes relembra Clementina de Jesus. in: FL - Folha de Londrina, 17 de novembro de 1999. Disponível no link. (acessado 22.1.2021).
FUNARTE. Projeto Pixinguinha 1977: Clementina de Jesus e João Bosco. in: Brasil - Memória das Artes, Funarte - s/data. Disponível no link. (acessado 21.1.2021)
GAVIN, Charles (Som do Vinil/org). Rosa de ouro, Aracy Côrtes e Clementina de Jesus: Entrevistas a Charles Gavin. [Élton Medeiros, Paulinho da Viola, Nelson Sargento, Anescarzinho do Salgueiro, Jair do Cavaquinho, Hermínio Bello de Carvalho]. Rio de Janeiro: Ímã Editorial, 2017.
GIANNINI, Alessando. Escrita por jovens, biografia de Clementina de Jesus apresenta detalhes raros. in: O Globo, 30 de janeiro de 2017. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021) .
GONÇALVES, Juliana. 5 mulheres que transformaram o samba – para conhecer e reverenciar. in: revista Trip, 23.2.2017. Disponível no link. (acessado em 27.1.2021)
IMMUB. Clementina de Jesus [Discografia]. in: IMMuB, s/data. Disponível no link. (acessado em 16.1.2021).
IZEL, Adriana. Lembra da cantora Clementina de Jesus? Livro resgata trajetória da cantora. in: Correio Braziliense, 7 de fevereiro de 2017. Disponível no link. (acessado 22.1.2021).
JOTA EFEGÊ (João Ferreira Gomes). Figuras e coisas da música popular brasileira. vol. 1 - 2ª ed., Rio de Janeiro: Funarte, 2007.
LEITE, Alberto Buaiz. Clementina de Jesus – 30 anos de saudade. in: Revista Música Brasileir, 26.7.2017. Disponível no link. (acessado em 21.1.2021).
LIMA, Terezinha do Socorro da Silva. Identidade religiosa e estética nas canções de Clementina. (Dissertação Mestrado em Ciências da Religião). Universidade do Estado do Pará, UFPA, 2017.
LOPES, Nei. Clementina restabeleceu minha conexão com a ancestralidade, diz Nei Lopes. Escritor conta como a voz da cantora o introduziu a uma África que ele apenas intuía. in: Folha de S. Paulo, Ilustríssima, 25 jan. 2020. Disponível no link. (acessado em 17.1.2021). 
LOPES, Nei. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2011.
LOPES, Nei. Bantos, malês e identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
LOPES, Nei. Partido-alto: samba de bamba. São Paulo: Editora Pallas, 2005.
LOPES, Nei. Novo Dicionário Banto no Brasil. São Paulo: Editora Pallas, 2003.
LOPES, Nei. Bantos, malês e identidade negra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1988.
LOPES, Nei. O negro no Rio de Janeiro e sua tradição musical: partido alto, calango, chulas e outras cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
LOPES, Nei; SIMAS, Luiz Antônio. Dicionário da História Social do Samba. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
MACHADO FILHO, Aires da Mata. Negro e o Garimpo em Minas Gerais. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1943.
MALTA, Pedro Paulo. "Quelé, a voz da cor: Biografia de Clementina de Jesus". in: Editora Record, 30.1.2017. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).
MARCONDES, Marcos Antônio (editor). Enciclopédia da música brasileira - erudita, folclórica e popular. 1 v. São Paulo: Arte Editora / Itaú Cultural, 1977; 3ª ed., Arte Editora / Itaú Cultural / Publifolha, 1998.
MEDEIROS, B.; SANTOS, Vicente Saul Moreira dos.. Clementina de Jesus. (verbete). in: ERMAKOFF, George (org.). Dicionário biográfico ilustrado de personalidades da história do Brasil. Rio de Janeiro: G. Ermakoff Casa Editorial, 2012, p. 353-354. 
MOTTA, Nelson. Clementina, a mãe do samba. in: O Globo, 29 nov. 1975. Cultura, p. 33. 
MOURA, Roberto. Tia Ciata e a pequena Africa no Rio de Janeiro. Coleção Biblioteca Carioca, vol. 32. 2ª Edição revista pelo autor. Rio de Janeiro; Secretaria Municipal de Cultura, Dep. Geral de Doc. e Inf. Cultural, Divisão de Editoração, 1995.
MÚSICA. Biografia de Clementina de Jesus faz justo resgate da cantora brasileira Pesquisa de universitários reúne informações inéditas sobre a artista. in: Diário de Pernambuco, 11.2.2017. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).
MUSEUAFROBRASIL. Clementina de Jesus. [história e memória]. in: Museu Afro Brasil, 17.2014. Disponível no link. (acessado em 14.1.2021)
MUKUNA, Kazadi Wa. Contribuição Bantu na Música Popular Brasileira: perspectivas etnomusicológicas. São Paulo: Terceira Margem, 2000.
NABOR JR. O canto dos escravos: sons de trabalho, música de liberdade. in: Revista O Menelick 2° Ato, s/data. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).
NETO, Lira. Uma história do samba: as origens. vol. 1. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2017.
NUZZI, Vitor. Clementina. De uma voz do povo emerge o canto ancestral. in: Rede Brasil Atual, 3.2.2017. Disponível no link. (acessado em 14.1.2021).
OLIVEIRA, Cláudia Andréia de.. Transculturação das raízes africanas - Clementina de Jesus. (Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em História). Centro de Ensino Superior de Valença, 2011.
OLIVEIRA, Kelly Adriano de.. Clementina, cadê você?. in: Sescsp/eonline revista, 19.7.2017. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).
PAVAN, Alexandre. Timoneiro - Perfil biográfico de Hermínio Bello de Carvalho. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006. 
PÉCORA, Luísa. Documentário de Ana Rieper resgata trajetória da cantora Clementina de Jesus. in: Mulher no Cinema, 19.10. 2018. Disponível no link. (acessado em 17.1.2021).
PENNAFORT, Roberto. Documentário 'A noitada do samba' revive os tempos de ouro do Teatro Opinião, no Rio. in: O Estado de S. Paulo, 26.9.2010. Disponível no link. (acessado em 21.1.2021).
PEREIRA, Pedro Barreto. Clementina de Jesus: raiz do Brasil. in: Jornal da UFRJ, Rio de Janeiro, p. 32, 1 nov. 2010. 
PINHO, Carla Peralva. Clementina de Jesus - Berço sagrado da ancestralidade. (Trabalho de conclusão do curso de Graduação em Jornalismo). Universidade de São Paulo, USP, 2011.
RAIZ. Biografia de Clementina de Jesus da potência ao afeto. in: Revista Raiz, 6.4.2017. Disponível no link. (acessado em 14.1.2021).
RAMOS, Sheila Menezes. A influência da cultura tradicional africana nas músicas interpretadas por Clementina de Jesus. (Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Letras). Centro de Ensino Superior de Valença, 2013.
REIS, Luciana L. de Castro. Clementina de Jesus: o elo histórico e musical entre a África e o Brasil. (Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Música). Faculdade da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, 2012.
ROSA de Ouro. in: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível no link. (acessado em 14.1.2021).
, Jussara Bittencourt de; SILVA, C.. Clementina de Jesus autoria pela voz midiatizada e performática do canto. in: Revista Querubim, v. 17, p. 3-12, 2012.
SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, Ed. UFRJ, 2001.
SANCHES, Pedro Alexandre. "O Canto dos Escravos" encurta distância entre sambas de RJ e SP. in: Ilustrada, Folha de S. Paulo, 7.9.2003. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).
SANCHES, Pedro Alexandre. Liberdade para Clementina de Jesus, a Quelé. in: Portal Geledes, 28.2.2017. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).
SANCHES, Pedro Alexandre. Clementina sai em CD para poucos. in: Ilustrada - Folha de S. Paulo, 7 de fevereiro de 2001. Disponível no link. (acessado em 14.1.2021).
SANTANNA, Marilda. A tradição e o contemporâneo nas vozes de Clementina de Jesus e Sandra de Sá: duas décadas de Música Preta Brasileira. in: Música Popular em Revista, v. 7, p. 1-25-25, 2020.
SANTOS, José Eduardo Ferreira. Clementina de Jesus: a negra voz de nossa ancestralidade. in: Sementes (Salvador), Salvador, v. 2, p. 82-89, 2001.
SANTOS, Roberval de Jesus Leone. A cor da dor: um argumento de documentário para Clementina de Jesus. (Trabalho de Conclusão de Curso - Bacharelado em Comunicação Social). Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, UnB - Brasília, 2019. Disponível no link. (acessado em 21.1.2021)
SESCSP. A voz que não se cala. in: SescSP, 30.3.2017. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021) 
SILVA, Camila Luiza Souza da.. Vamos saravá:! As tradições religiosas afro-brasileiras na obra de Clementina de Jesus. (Dissertação Mestrado em Ciências das Religiões). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2017. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).
SILVA, Carlos Alberto Silva da.. Clementina de Jesus: um corpo cultural, ancestral e da indústria cultural. (Tese Doutorado em Ciências da Linguagem). Universidade do Sul de Santa Catarina, 2016. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).
SILVA, Carlos Alberto Silva da.. Clementina de Jesus: a autoria pela voz midiatizada e performatica atraves do canto. in: Revista Querubim, v. 17, p. 3-12, 2012.
SILVA, Carlos Alberto Silva da.. Para lembrar Clementina de Jesus. in: Diário Catarinense, Caderno de Cultura, p. 4 - 4, 6 fev. 2010. 
SILVA, Luciana Leonardo da.. Rosa de ouro: Luta e representação na obra de Clementina de Jesus. (Dissertação Mestrado em História). Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, 2011. Disponível no link. (acessado em 14.1.2021).
SILVA, Marilda de Santana. A tradição e o contemporâneo nas vozes de Clementina de Jesus e Sandra de Sá: duas décadas de Música Preta Brasileira. in: Música Popular em Revista, Campinas, SP v. 7, n. 1, 2020. Disponível no link. (acessado em 14.1.2021).
SOUSA, Rafael. L.; SILVA, M. S.. Diálogos entre música popular brasileira e religiões de matriz africana: Clementina de Jesus, guardiã de tradições. in: Revista Querubim (Online), v. 6, p. 93-100, 2020.
TEATRO. Musical narra a impressionante história de Clementina de Jesus. in: Rede Globo, Teatro, 14.10.2013. Disponível no link. (acessado em 18.1.2021).
TINHORÃO, José Ramos. Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2012.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular. São Paulo: editora 34, 2013.
TINHORÃO, José Ramos. Clementina de Jesus – a arte do povo infestada de parasitas. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Caderno B, p. 2, 13 abr. 1976. 
TINOCO, Pedro. Rosa de Ouro: ponto alto na história do samba. in: revista Veja Rio, 12.5.2015. Disponível no link. (acessado em 26.1.2021)
TOQUEMUSICALL. Clementina de Jesus. in: Blog Toque Musicall. s/data. Disponível no link. (acessado em 15.1.2021).
VEJAEssa velha senhora. As aventuras de Clementina, aos 78 anos, doente e cansada, em suas batalhas pela madrugada. in: revista Veja, 15 ago. 1979, p.61-64.
VIANA, Irma. Política, colonização e revolução em O Leão de sete cabeças. in: Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol.17 no.2 Porto Alegre, Mai/Agos., 2017. Disponível no link. (acessado em 22.1.2021).
VIANNA, Luiz Fernando. Biografia de Clementina de Jesus é incontornável, mas contém falhas. in: Ilustrada - Folha de S. Paulo, 4.2.2017. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).
VIDIGAL, Raphael. 5 músicas revolucionárias com Clementina de Jesus. in: Esquina Musical, 13.12.2016. Disponível no link. (acessado em 13.1.2021).
VILLELA, Gustavo. Descoberta aos 60 anos, Clementina de Jesus é a rainha do canto negro no Brasil. in: O Globo, Rio de Janeiro, 19 jul. 2017. Disponível no link. (acessado em 20.1.2021).
WB. Musical “Clementina, cadê você?". in: WB Produções, s/data. Disponível no link. (acessado em 18.1.2021).
----------
(**Imagens que ilustram o tópico 'fortuna crítica': (1) Clementina de Jesus, em 1966 - foto ©Arquivo Nacional/Fundo Correio da Manhã; (2) Clementina de Jesus durante show no teatro Opinião, Rio, em 1978. foto ©Manuel Pires/Folhapress;  (3 e 4) Clementina de Jesus -  foto © (...).


Rainha negra
A idade da sereia
O baticum de pé no chão
Chuá de cachoeira...
O mito, o rito ritmam a respiração
Tantan e atabaque
A gargalha do ganzá
O canto do trabalho
A dança, a ânsia sagrada de rememorar

O escuro do negreiro
O açoite pardo do feitor
E um clarão enganador:
A liberdade sonhada ainda não chegou

Saúdo os deuses negros
Da serra-mar céu de Quelé
Pro povo brasileiro
Rainha negra da voz, mãe de todos nós
- Moacyr Luz e Aldir Blanc


---------
Imagem: Clementina de Jesus - foto ©acervo O Globo.

Clementina de Jesus em imagens com amigos/música e família


Clementina de Jesus e o conjunto Rosa de Ouro {Paulinho da Viola, Nelson Sargento, Anescarzinho 
do Salgueiro, Jair do Cavaquinho e Elton Medeiros, em 1965 - foto: © (...) 

Elton Medeiros, Turíbio Santos, Nelson Sargento, Paulinho da Viola, Jair do Cavaquinho,  
Anescarzinho do Salgueiro, Clementina de Jesus, Aracy de Almeida e Aracy Cortes
 - elenco do espetáculo 'Rosa de Ouro' (1965) - foto: ©Acervo O Globo

Clementina de Jesus e Aracy Côrtes apreciam a Baía de Guanabara a bordo do Debret. Rio de Janeiro, 1965
- foto ©Acervo Arquivo Nacional/Fundo Correio da Manhã

Clementina de Jesus, Paulinho da viola, Jair do cavaco, Anescarzinho do Salgueiro 
- foto © Arquivo Publico do Estado de São Paulo


Aracy Côrtes e Clementina de Jesus - foto:  ©Acervo Folhapress


Elton Medeiros, Clementina de Jesus e Paulinho da Viola - foto ©acervo O Globo 

Clementina de Jesus e Hermínio Bello de Carvalho - foto: ©Acervo MIS Rio

Nelson Sargento, Clementina de Jesus e Elton Medeiros - foto: ©acervo Elton Medeiros

Elton Medeiros, Mauro Duarte, Clementina de Jesus, Jair do cavaco, Anescarzinho do Salgueiro e 
Nelson Sargento, em 1968 - foto ©Arquivo Nacional/Fundo Correio da Manhã

Hermínio Bello de Carvalho, Clementina de Jesus e Dona Ivone Lara - foto: ©acervo da família D. Ivone 

Clementina de Jesus, Albino Pé Grande, Ataulfo Alves, Hermínio Bello de Carvalho, Nora Ney, 
Turíbio Santos e Ricardo Cravo Albin, em roda de samba - foto ©acervo O Dia 

Nora Ney, Ciro Monteiro e Clementina de Jesus no espetáculo 'Mudando de conversa', direção de 
Hermínio Bello de Carvalho - Teatro Santa Rosa - Rio de Janeiro, 1968 
- foto ©Arquivo Nacional/Fundo Correio da Manhã

Clementina de Jesus, Cyro Monteiro, Nora Ney e Dino 7 Cordas, 1968 - foto: © (...)


Albino Pinheiro, Beth Carvalho, Clementina de Jesus e Cartola são contemplados com o troféu do 
jornal 'A Última Hora', em março de 1972 - foto ©Arquivo Nacional/Fundo Correio da Manhã

Jards Macalé, Waly Salomão, Paulinho da Viola, Albino Pinheiro, Aracy de Almeida, Carlos Cachaça, 
Cartola e Clementina de Jesus - foto ©História do Samba, Ed. Globo 

Clementina de Jesus, Pixinguinha e João da Baiana, em 1968 - foto ©Pedrinho de Moraes

Clara Nunes, Adoniran Barbosa e Clementina de Jesus. foto ©acervo revista Veja

Clementina de Jesus [...] - foto ©Walter Firmo


Clementina de Jesus e Orlando Silva - foto ©(...)

Clementina de Jesus e Beth Carvalho - foto ©(...)

Clementina de Jesus e Candeia no desfile da Escola de Samba Grande Quilombo - foto © (...)

Clementina de Jesus, Cartola e Dona Zica em desfile na Banda de Ipanema - foto ©Alberto Ferreira

João da Baiana, Pixinguinha, Clementina de Jesus e Donga - passeata dos 100 mil, em 29 de junho de 1968

Sergio Cabral e Clementina de Jesus, 1977. foto ©Arquivo Nacional/Fundo Agência Nacional


João Bosco e Clementina no Projeto Pixinguinha, em 1977 - foto ©Arquivo/Funarte

Clementina de Jesus, Sidney Miller e Dona Ivone Lara - foto: ©Coleção Dorival Caymmi/MIS Rio

Dona Ivone Lara e Clementina de Jesus - foto ©(...)

Elton Medeiros, Clementina de Jesus, Ismael Silva, Nelson Cavaquinho e Hermínio Bello 
de Carvalho, no Zicartola (1963) - foto ©Mário Luiz Thompson

Nelson do Cavaquinho e Clementina de Jesus e o Conjunto Nosso Samba na Noitada de Samba do Teatro 
Opinião - Rio de Janeiro, em julho 1972 - foto: ©Fundo Correio da Manhã/Arquivo Nacional

Clementina de Jesus entrega o Estandarte de Ouro de revelação masculina à Jamelão, 
da Mangueira, em 1974 - foto ©acervo O Globo 

Clementina de Jesus, Adoniran Barbosa, Dona Clotilde e Carlinhos Vergueiro - foto ©(...)

(...) Clementina de Jesus, Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro - foto © acervo Veja

Nelson Cavaquinho e Clementina de Jesus durante show em 1982 - foto ©Ovídio Vieira/Folhapress

Cartola, Clementina de Jesus [...] - foto: ©Fundo Correio da Manhã/Arquivo Nacional

Cartola, Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho, Aluísio Machado e Conjunto Nosso Samba {Barbosa, 
Carlinhos, Genaro, Gordinho, Nô e Stênio}  - foto para a revista 'Fatos e Fotos', em 20.11.1972

Clementina de Jesus e Milton Nascimento no show em Paraíso - Três Pontas/MG, em 1977 
- foto ©Mário Luiz Thompson

Clementina de Jesus e Milton Nascimento no show em Paraíso - Três Pontas/MG, em 1977 
- foto ©Mário Luiz Thompson

Canhoto, Dino, Abel Ferreira, Elizeth Cardoso, Clementina de Jesus, Cartola, Pixinguinha e Jorge Marinho 
- gravação do disco "A Enluarada Elizeth", em 1967 {Part. especial Clementina de Jesus e Codó / 
produção Hermínio Bello de Carvalho} - foto ©Arquivo Estadão

Gal Costa, Elke Maravilha, Clementina de Jesus, Clara Nunes, Fafá de Belém, Eliana Pittman e 
Elizeth Cardoso, no carnaval de 1978 - foto ©revista 'Ilusão', Mar/1978.

Roberto Ribeiro e Clementina de Jesus - foto ©acervo O Globo

Clementina de Jesus, Clara Nunes, Claudio Nucci e Nana Caymmi, em 1981 - foto ©Nana Caymmi

Nana Caymmi, Elizeth Cardoso, Clara Nunes, Clementina de Jesus e Chacrinha, em 1983 - foto ©Nana Caymmi

Clementina de Jesus, a filha Olga e os netos - foto ©acervo O Globo

Clementina de Jesus e o marido Albino Pé Grande - 
foto ©Coleção Sérgio Cabral/Acervo MIS Rio

Clementina de Jesus e Paulinho da Viola, em 1963 - foto ©Arquivo
 Nacional/ Fundo Correio da Manhã 

João da Baiana e Clementina de Jesus - foto ©Walter Firmo

Pixinguinha, João da Bahiana e Clementina de Jesus durante as gravações
 do LP 'Gente da antiga' (1968) - foto © (...)

Milton Nascimento e Clementina de Jesus no show em Paraíso - 
Três Pontas/MG, em 1977 - foto ©Mário Luiz Thompson

Maria Helena Toledo, Rosana Toledo, Elis Regina, Maria Bethânia, Elizeth Cardoso, Rosinha
de Valença e Clementina de Jesus - foto ©David Drew Zigg, 
para a Revista Realidade, em 1966.

Eliana Pittman e Clementina de Jesus - foto ©acervo Eliana Pittman

João da Baiana, Clementina de Jesus e Donga - foto ©Arquivo
 Nacional/ Fundo Correio da Manhã 

Orlando Silva, Zé Keti, Clementina de Jesus e Moreira da Silva - foto: ©acervo Zé Keti  

Chico Buarque e Clementina de Jesus - foto ©Ayrton Camargo


Clementina de Jesus - Painel / Muros

Clementina nos traços do artista Cazé

Último ato, a trajetória completa de Clementina de Jesus 

"O tempo e o universo são sábios, Clementina voltou e reconquistou o espaço que merece." 
- @Cazé

Mural "Clementina de Jesus", por @Cazé  | Projeto @negromuro; Produção @rajao.pedro; 
Foto @xlamoreux  | Rua Acaú, 51 - Engenho Novo - Rio de Janeiro (RJ)


Quinto e último ato - A matriarca consagra-se rainha. Filha de Xangô, esplandece toda a sua força e beleza

"Que sua voz continue a ecoar em todos os cantos de nosso Brasil e continue a inspirar e emocionar à todos nós aqui. Sua divina presença continua firme aqui Terra.
Salve, Quelé!"
- @Cazé

Clementina de Jesus, por @Cazé | Projeto @negromuro;  Produção @rajao.pedro; 
Foto @xlamoreux  | Rua Acaú, 51 - Engenho Novo - Rio de Janeiro (RJ)

Terceiro ato, o grito de Clementina!

Clementina de Jesus, por @Cazé | Projeto @negromuro;  Produção @rajao.pedro; 
Foto @xlamoreux |  Rua Acaú, 51 - Engenho Novo - Rio de Janeiro (RJ)


Primeiro ato, Clementina em sua infância à beira do rio com sua mãe lavando roupa e cantando

Clementina de Jesus, por @Cazé | Projeto @negromuro;  Produção @rajao.pedro; 
Foto @xlamoreux  | Rua Acaú, 51 - Engenho Novo - Rio de Janeiro (RJ)


Saiba mais sobre o mural "Clementina de Jesus", em:
:: Cazé - fanpage de @cazearte e no Instagram @cazearte
:: Projeto: Negro Muro | Instagram: @negromuro


Clementina de Jesus, por Ziraldo




© Pesquisa, seleção, edição e organização: Elfi Kürten Fenske


© Direitos reservados a autora/e ou seus herdeiros

Como citar:
FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção, edição e organização). Clementina de Jesus - 'rainha negra da voz'. in: Templo Cultural Delfos, janeiro/2021. Disponível no link. (acessado em …/…/…).
=== === ===

Trabalhos sobre a autora:
Caso, você tenha algum trabalho não citado e queira que ele seja incluído - exemplo: discos, álbuns, livros, tese, dissertação, ensaio, artigo ou outros - envie os dados para o nosso "e-mail", para que possamos incluir as referências do seu trabalho nesta pagina. 
-----------
Postagem atualizada em: 8.2.2021.



Direitos Reservados © 2021 Templo Cultural Delfos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita. Deixe seu comentário!

COMPARTILHE NAS SUAS REDES