Mia Couto nos arredores de Maputo - foto: Acervo Espresso/pt. |
© Pesquisa, seleção, edição e organização: Elfi Kürten Fenske
Por gentileza citar conforme consta no final desse trabalho.
"Os outros passam a escrita a limpo,
Eu passo a escrita a sujo.
Como os rios que se lavam em encardidas águas.
Os outros tem caligrafia, eu tenho sotaque.
O sotaque da terra."
- Mia Couto, em "O outro pé da sereia". Lisboa: Editorial Caminho, 2006.
"Nesse outro tempo, o seu livro era o chão imenso por aí afora.
Quem lhe virava as páginas eram as estações do ano."
- Mia Couto, em "O outro pé da sereia". Lisboa: Editorial Caminho, 2006.
"Sonhar na língua materna lhe devolveu, por sua vez, um sentimento de tranquilidade que fazia tempo deixara de experimentar."
- Mia Couto, em "O outro pé da sereia". Lisboa: Editorial Caminho, 2006.
A presente fortuna crítica de Mia Couto é composta do mais amplo levantamento sobre estudos da obra do autor, no Brasil e no mundo. São produções acadêmicas (teses, dissertações, monografias, livros, ensaios e artigos). Alguns trabalhos podem ser acessados online, estão disponíveis em diversos bancos de dados de universidades e centros de pesquisa, observe a indicação ao longo da bibliografia. Essa fortuna crítica foi originalmente publicada em "Mia Couto - o afinador de silêncios" neste site, em novembro de 2012.
A FORTUNA CRÍTICA DE MIA COUTO
[Bibliografia sobre Mia Couto: livros, trabalhos acadêmicos - teses, dissertações, artigos e ensaios, muitos deles com links para acesso online]
VIVIAN, Ilse Maria da Rosa. Os caminhos da memória na obra de Mia Couto. In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais - Diversidades e (des)igualdades, Salvador, 7 a 10 agosto de 2011. Disponível online. (acessado 4.11.2012).
VIVIAN, Ilse Maria da Rosa. A pessoa no romance: figurações do Eu na escrita de Mia Couto. In: Fluxos Literário: ética e estética, 2012, Florianópolis. Anais E-book - Fluxos Literários Ética e Estética. Florianópolis: CCE/UFSC, 2012. p. 387-399.
VIVIAN, Ilse Maria da Rosa. A poética da memória. Uma leitura fenomenológica do eu em Terra Sonâmbula e Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, de Mia Couto. (Tese Doutorado em Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, 2014. Disponível online. (acessado em 22.4.2015).
VIVIAN, Ilse Maria da Rosa. A temporalidade do ser na escritura de Mia Couto. Literatura em Debate (URI), v. 7, p. 1-20, 2014.
WIND, Tonia Leigh. Pós-Colonialidade e Religiosidade em O Outro Pé da Sereia de Mia Couto. In: Éris Antônio Oliveira. (Org.). Pesquisa em Linguagem 3. 1ª ed., Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2015, v. 3, p. 90-.
"A literatura brinca com as fronteiras e encoraja a que olhemos para elas como artifícios, construções que são sempre datadas. As fronteiras passam a ser vistas mas como lugar de trocas, como linhas de separação. As identidades que se constroem a partir das fronteiras também deixam de ser vistas como lugar de refúgio perante uma realidade exterior ameaçadora. A escrita sugere também que as identidades são invenções que devem ser olhadas com a mesma distância crítica de um texto literário. A literatura não está livre das condicionantes sociais e culturais do mundo em que ela é produzida, essas condicionantes resultam sempre de uma lógica de poder a que a literatura se deve esquivar. O poder da literatura resulta do seu distanciamento dessas relações de poder. No meu caso, agrada-me muito trabalhar nessa zona de interstício, em territórios onde as águas parecem se separar. Sou um africano cujos pais são europeus, sou um filho de emigrantes que lutou pela independência, sou ateu num universo dominado pela religiosidade, sou um cientista que procura resposta mais na poesia do que no discurso solene e frio da ciência."
- Mia Couto, sobre "literatura e fronteira". no 'blogdacompanhia' (acessado em 30.11.2012).
“O que mais dói na miséria é a ignorância
que ela tem de si mesma. Confrontados com a ausência
de tudo, os homens abstêm-se do sonho, desarmando-se
do desejo de serem outros. Existe no nada essa ilusão
de plenitude que faz parar a vida e anoitecer as
vozes.”
- Mia Couto, na apresentação do livro "Vozes anoitecidas". São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
"Aquele vento, pensou ele, iria varrer a terra por inteiro, atingir por igual os fracos e os poderosos. E os grandes aprenderiam que há um poder bem maior que o deles. O vento os ensinaria a saberem ser pequenos."
- Mia Couto, em "O outro pé da sereia". Lisboa: Editorial Caminho, 2006.
"Passamos de um período em que nossos heróis acabam sempre mortos (...) para um outro tempo em que os heróis já nem sequer nascem. Estamos aguardando pelo renovar de um estado de paixão que já experimentamos, esperamos pelo reacender do amor entre a escrita e a nação enquanto casa feita para sonhar. O que queremos e sonhamos é uma pátria e um continente que já não precisem de heróis."
- Mia Couto, em “Que África escreve o escritor africano?”. In: ___. Pensatempos: textos de opinião. Lisboa: Editorial Caminho, 2005, p. 59-63.
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OUTRAS FONTES DE PESQUISA
"Quem passasse ao largo, escutava trechos de prosa, por vezes poemas rimados, lidos na voz pausada de uma jovem mulher. E acreditaria que as duas mulheres estivessem rezando. E, no fundo, não estaria longe da verdade [...] o medo era a única voz que falava dentro de si."
- Mia Couto, em "O outro pé da sereia". Lisboa: Editorial Caminho, 2006.
"As pessoas é que abrigam a casa, a ternura é que sustenta o tecto."
- Mia Couto, em "O outro pé da sereia". Lisboa: Editorial Caminho, 2006.
"...o tempo urge, o corpo tem prazo, a vida tem pressa."
- Mia Couto, em "O outro pé da sereia". Lisboa: Editorial Caminho, 2006.
"A saudade é uma tatuagem na alma. Só nos livramos dela, perdendo um pedaço de nós"
- Mia Couto, em "O outro pé da sereia". Lisboa: Editorial Caminho, 2006.
"É sabido: há o tempo de amar, há o tempo de caçar. Nunca se misturam."
- Mia Couto, em "A confissão da leoa". Lisboa: Editorial Caminho, 2012.
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Eu passo a escrita a sujo.
Como os rios que se lavam em encardidas águas.
Os outros tem caligrafia, eu tenho sotaque.
O sotaque da terra."
- Mia Couto, em "O outro pé da sereia". Lisboa: Editorial Caminho, 2006.
"Nesse outro tempo, o seu livro era o chão imenso por aí afora.
Quem lhe virava as páginas eram as estações do ano."
- Mia Couto, em "O outro pé da sereia". Lisboa: Editorial Caminho, 2006.
"Sonhar na língua materna lhe devolveu, por sua vez, um sentimento de tranquilidade que fazia tempo deixara de experimentar."
- Mia Couto, em "O outro pé da sereia". Lisboa: Editorial Caminho, 2006.
A presente fortuna crítica de Mia Couto é composta do mais amplo levantamento sobre estudos da obra do autor, no Brasil e no mundo. São produções acadêmicas (teses, dissertações, monografias, livros, ensaios e artigos). Alguns trabalhos podem ser acessados online, estão disponíveis em diversos bancos de dados de universidades e centros de pesquisa, observe a indicação ao longo da bibliografia. Essa fortuna crítica foi originalmente publicada em "Mia Couto - o afinador de silêncios" neste site, em novembro de 2012.
A FORTUNA CRÍTICA DE MIA COUTO
[Bibliografia sobre Mia Couto: livros, trabalhos acadêmicos - teses, dissertações, artigos e ensaios, muitos deles com links para acesso online]
Mia Couto - foto: (...) |
ABDALA JR., Benjamin; MACEDO, T. C.; SILVA, Agnaldo Rodrigues; MAQUÊA, Vera. . A tradução do impossível: Milton Hatoum e Mia Couto. In: Agnaldo Rodrigues da Silva. (Org.). Diálogos críticos: literatura, comparativismo e ensino. Diálogos críticos: literatura, comparativismo e ensino. 1ª ed., Cotia-SP, Cáceres-MT: Atelie Editorial, UNEMAT Editora, 2008, v. 29, p. 145-178.
ABREU, Wagner Coriolano de. A poesia no romance de Mia Couto. Crítica Cultural (Critic), Palhoça, SC, v. 6, n. 2, p. 441-450, jul./dez. 2011. Disponível online.(acessado 4.11.2012).
AFONSO, Maria Fernanda. O último voo do flamingo: une poétique de la réinvention chez Mia Couto. Plural Pluriel Revue des cultures de langue portugaise, nº 6, set./2010. Disponível no online. (acessado em 8.5.2014).
AGUIAR, Fátima Catarina Santos de. Um olhar sobre a identidade moçambicana: estudo do romance A varanda do frangipani, de Mia Couto. (Dissertação Mestrado em Letras). Centro Universitário Ritter dos Reis, 2009. Disponível online. (acessado em 3.5.2015).
AFONSO, Maria Fernanda. O último voo do flamingo: une poétique de la réinvention chez Mia Couto. Plural Pluriel Revue des cultures de langue portugaise, nº 6, set./2010. Disponível no online. (acessado em 8.5.2014).
AGUIAR, Fátima Catarina Santos de. Um olhar sobre a identidade moçambicana: estudo do romance A varanda do frangipani, de Mia Couto. (Dissertação Mestrado em Letras). Centro Universitário Ritter dos Reis, 2009. Disponível online. (acessado em 3.5.2015).
ALMEIDA, Ana Clara Teixeira Leão. Fantasia e ancestralidade: as vias da metáfora em Terra Sonâmbula, de Mia Couto. (Dissertação Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural). Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2014.
ALMEIDA, F. G.; SILVA, Luciana Morais da. Irrupções do real-maravilhoso em narrativas literária e fílmica: A varanda do frangipani, do escritor moçambicano Mia Couto, e O labirinto do fauno, do cineasta mexicano Guillermo Del Toro. Revista e-scrita: revista do curso de Letras da UNIABEU, v. 3, p. 62-75, 2012.
ALÓS, Anselmo Peres. O narrador oblíquo de Mia Couto: Venenos de Deus, Remédios do Diabo. Revista África e Africanidades - Ano 2 - n. 8, fev. 2010. Disponível online. (acessado 4.11.2012).
ALVES, Nanci do Carmo. As insólitas construções que soem acontecer na narrativa de Mia Couto: Chuva pasmada e mar me quer como exemplo. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2013.
ANDRADE, Júlia Parreira Zuza. Mia Couto e Luandino Vieira: a ficção de fronteira nas obras para o público infantojuvenil. (Dissertação Mestrado em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino). Universidade de Coimbra, UC, Portugal, 2014.
ANDRADE, Júlia Parreira Zuza. As águas que margeiam a história e a estória: uma análise sobre o pós-colonial e a infância na obra A chuva pasmada de Mia Couto.. Abril (Niterói), v. 6, p. 69-79, 2014.
ANDRADE, Júlia Parreira Zuza. O fenômeno crossover fiction e as obras editadas para crianças e jovens de Mia Couto e Luandino Vieira: uma discussão sobre o público leitor. Revista Impossibilia, v. 8, p. 86-103, 2014.
ANTIQUEIRA FILHO, Andre. Escrita do EU em Terra Sonambula, de Mia Couto e Memórias do Cárcere de Graciliano Ramos. (Dissertação Mestrado em Letras). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC/GO, 2013.
BACH, Carlos Batista. Sonhos de Esperança em uma Terra Sonâmbula. In: Revista eletrônica de crítica e teoria de literaturas. Dossiê: literatura, oralidade e memória PPGLET-UFRGS – Porto Alegre – Vol. 4 N. 1 – jan/jun, 2008.
BARBOSA, Lilian; GONÇALVES NETO, Nefatalin. Da impermanência: a questão da identidade em Mia Couto e João Ubaldo Ribeiro. In: Ester Myriam Rojas Osório. (Org.). A poética sociológica do círculo de Bakhtin e os estudos culturais. 1ª ed., São Carlos: Pedro e João Editores, 2012, v. 1, p. 32-42.
BARROS, Raimundo Nonato Oliveira. MACHADO, M. N. M.. Poder marginal: o discurso da equidade e desigualdade sociais em O Último Voo do Flamingo, de Mia Couto. In: Anais do III Simpósio Internacional sobre análise do discurso, Belo Horizonte, 2008. v. 1. p. 1-14.
ALVES, Nanci do Carmo. As insólitas construções que soem acontecer na narrativa de Mia Couto: Chuva pasmada e mar me quer como exemplo. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2013.
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BASEIO, Maria Auxiliadora Fontana. O sagrado em Mia Couto e Manoel e Barros. Disponível online. (acessado 4.11.2012).
BELO, Juliana Morais. Terra Sonâmbula, de Mia Couto: uma leitura da paisagem e da memória. DELER|UFMA, Revista Littera, v. 1, nº 1, jan – jul 2010. Disponível online. (acessado 4.11.2012)
BIAZETTO, Flavia Cristina Bandeca. A ironia em crônicas de Mia couto e Antônio Lobo Antunes. In: I Encontro paulista de Professores de Literatura Portuguesa, 2008, São Paulo. História Memória e perspectivas. São Paulo: Palavra chave- comunicação e informática, 2008. v. 1. p. 155-161.
BIAZETTO, Flavia Cristina Bandeca. Histórias de Guerra: uma leitura de crônicas de António Lobo Antunes e Mia Couto. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade de São Paulo, USP, Brasil, 2009.
BIDINOTO, Alcione Manzoni. História e mito em Cada homem é uma raça, de Mia Couto. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil, 2004. Disponível online. (acessado 7.7.2013).
BIDINOTO, Alcione Manzoni. O caráter ambivalente da ficção de Mia Couto em Cada homem é uma raça. Fragmentum (UFSM), Santa Maria, v. 1, n.8, p. 9-21, 2004.
BIDINOTO, Alcione Manzoni. Paralém: o espaço mítico em um conto de Mia Couto. In: XIX Encontro Brasileiro de Professores de Literatura Portuguesa: Imaginário - o não-espaço do real. Imaginário - o não-espaço do real - anais 2003. Curitiba: Midia Curitibana, 2003. p. 20-25.
BIDINOTO, Alcione Manzoni. Transfigurações do real e metamorfoses da linguagem: o insólito em Mia Couto. Expressão (Santa Maria), Santa Maria - RS, v. 1, p. 107-113, 2005.
BONIS, Maria Luisa Rangel de. Contos africanos de países de língua portuguesa, de Luandino Vieira, Ondjaki, Mia Couto, et alli (coord. editorial). São Paulo: Editora Ática, 2008.
BORELA, Rosangela Gomes. Espacialidade e temporalidade da ficção estética e identitária cultural em O outro pé da sereia, de Mia Couto. (Dissertação Mestrado em Letras). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, 2015.
BORELA, Rosangela Gomes. Espacialidade e temporalidade da ficção estética e identitária cultural em O outro pé da sereia, de Mia Couto. (Dissertação Mestrado em Letras). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, 2015.
BORGES, Gecilmar Pereira. Caminhos minados - Uma poética da terra no romance O Último voo do Flamingo de Mia Couto. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil, 2012. Disponível online. (acessado em 15.2.2015).
BRATKOWSKI, Bianca Rodrigues. Memórias disfarçadas: a configuração da identidade em Mia Couto. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2013. Disponível online. (acessado em 2.5.2015).
BRINCHER, Sandro Henrique. Pura mistura: alteridentidades calibanescas em O Outro Pé da Sereia, de Mia Couto. (Dissertação Mestradoem Literatura). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2013. Disponível online. (acessado em 3.5.2015).
BRITO, Daniela de. Em viagem: o processo de composição de romances de Mia Couto. (Tese Doutorado em Letras). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2014.
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BRINCHER, Sandro Henrique. Pura mistura: alteridentidades calibanescas em O Outro Pé da Sereia, de Mia Couto. (Dissertação Mestradoem Literatura). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2013. Disponível online. (acessado em 3.5.2015).
BRITO, Daniela de. Em viagem: o processo de composição de romances de Mia Couto. (Tese Doutorado em Letras). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2014.
BRITO, Daniela de.; PITERI, Sônia Helena de O. Raymundo. Viagem em terra interior: antes de nascer o mundo, de Mia Couto. Maringá-PR, 9, 10 e 11 de junho de 2010 – ANAIS 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários e 4º CELLI - Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários. Disponível online. (acessado 4.11.2012)
BRUGIONI, Elena. Mia Couto, o contador de estórias, ou a travessia de interpretação da tradição. (Tese Doutorado em Ciências da Literatura), Universidade do Minho, UMINHO, Portugal, 2009. Disponível online. (acessado em 3.5.2015).
BRUGIONI, Elena. Mia Couto, poeta de Raiz de Orvalho. Configurações poéticas e lugares pós-coloniais. Teia literária, v. 2, p. 49-64, 2008.
BRUGIONI, Elena. Uma Conversa com Mia Couto. In: Brugioni, E.; Passos, J.; Sarabando, A.; Silva, MM.. (Org.). Áfricas Contemporâneas I Contemporary Africas. Áfricas Contemporâneas I Contemporary Africas. Vila Nova de Famalicão: Húmus, 2010, v. , p. 143-152.
CALADO, Ednara Félix Nunes. A performance das vozes moçambicanas em dois contos das"Estórias abensonhada de Mia Couto. (Dissertação Mestrado em Lingüística). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2009. Disponível online. (acessado em 3.5.2015).
CALADO, Ednara Félix Nunes. A performance das vozes moçambicanas em dois contos das"Estórias abensonhada de Mia Couto. (Dissertação Mestrado em Lingüística). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2009. Disponível online. (acessado em 3.5.2015).
CAMPOS, Josilene Silva. A reconfiguração da identidade nacional moçambicana representada nos romances de Mia Couto. Revista África e Africanidades, v. I, p. 1-19, 2010. Disponível online. (acessado 4.11.2012)
CAMPOS, Josilene Silva. As representações da Guerra Civil e a Construção da Nação Moçambicana nos Romances de Mia Couto (1992-2000). (Dissertação Mestrado em História). Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil, 2009.
CAMPOS, Josilene Silva. Murmúrios e sonambulismo em terras moçambicanas. In: Revista África e Africanidades - Ano I - nº. 2 - Agosto/2008.
Mia Couto - foto: (...) |
CANTARELA, Antonio Geraldo. A voz reinventada da tradição: ritos iniciáticos na obra de Mia Couto. Horizonte, Belo Horizonte, v. 10, n. 25, p. 136-156, jan./mar. 2012. Disponível online.(acessado 4.11.2012).
CANTARELA, Antonio Geraldo. O caçador de ausências: o sagrado em Mia Couto. (Tese Doutorado em Letras). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil, 2010.
CANTARELA, Antonio Geraldo. Teopoesia: figurações do político e do sagrado na obra de Mia Couto. In: XII Simpósio da ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões), 2011, Juiz de Fora, MG. Anais dos Simpósios da ABHR, 2011. v. 12. p. 5-26.
CANTARIN, Márcio Matiassi. A luta que o mágico oculta: uma leitura de O embondeiro que sonhava pássaros, de Mia Couto. Encontros (Santa Cruz do Rio Pardo), Santa Cruz do Rio Pardo - SP, v. único, p. 24-34, 2003.
CANTARIN, Márcio Matiassi. Propondo um gênero para o pós-patriarcado: uma leitura de Joãotónio, no enquanto, de Mia Couto. Encontros (Santa Cruz do Rio Pardo), Santa Cruz do Rio Pardo, v. 6, p. 63-76, 2005.
CANTARIN, Márcio Matiassi. A interconexão entre a dominação da mulher e da natureza na obra de Mia Couto: uma visão ecofeminista. In: XIII Seminário Nacional e IV Seminário Internacional Mulher e Literatura, 2009, Natal. Anais do XIII Seminário Nacional e IV Seminário Internacional Mulher e Literatura - Memórias, Representações, Trajetórias, 2009.
CANTARIN, Márcio Matiassi. Feminismo e pós-colonialismo: um encontro de leituras na obra de Mia Couto. In: XVII Seminário do CELLIP, 2005, Guarapuava - PR. Anais do XVII Seminário do CELLIP, 2005.
CANTARIN, Márcio Matiassi. Mia Couto e o ecofeminismo: por novos modos de ser e estar no mundo. In: I Colóquio Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários - CIELLI, 2010, Maringá. Anais do I CIELLI. MAringá: UEM, 2010.
CANTARIN, Márcio Matiassi. Mia Couto: Beligerâncias e Transgressões na Fronteira dos Gêneros. Terra Roxa e outras terras - Revista de Estudos Literários. v. 18, p. 89-99, out. 2010. Disponível online. (acessado 4.11.2012)
CANTARIN, Márcio Matiassi. Mia Couto: personagens em tour pela 'zona selvagem'. In: BOTOSO, Altamir; DOCA, Heloisa Helou. (Org.). Estudos de Literatura Africana Contemporânea. Estudos de Literatura Africana Contemporânea. 1ª ed. Bauru: Canal 6 Editora, 2012, v. , p. 13-42.
CANTARIN, Márcio Matiassi. Mia Couto: por uma nova identidade de gênero; por uma nova identificação do humano. In: Seminário Fazendo Gênero 9, 2010, Florianópolis. Anais do Fazendo Gênero 9. Florianópolis: UFSC, 2010. Disponível online. (acessado 4.11.2012).
CANTARIN, Márcio Matiassi. O negro em seu devido lugar: uma leitura de "O embondeiro que sonhava pássaros", de Mia Couto. Revista Língua & Literatura (Impresso), v. 18, p. 145-155, 2010.
CANTARIN, Márcio Matiassi. Por uma nova arrumação do mundo - a obra de Mia Couto em seus pressupostos ecosóficos (no prelo). 1ª. ed., São Paulo: UNESP / Cultura Acadêmica, 2012.
CANTARIN, Márcio Matiassi. Por uma nova arrumação do mundo: a obra de Mia Couto em seus pressupostos ecosóficos. (Tese Doutorado em Letras). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil., 2011.
CANTARIN, Márcio Matiassi. Retorno à seiva e totalidade das coisas: holismo e animismo na obra de Mia Couto (no prelo). In: II Jornadas internacionales sobre medio ambiente y lenguajes, 2011, Córdoba. Anais II EcoLenguas. Córdoba: UNC, 2011.
CANTARIN, Márcio Matiassi. Uma antiga identificação para uma ulterior identidade: Mia Couto e a emergência de um novo paradigma civilizacional. In: Fernando Moreira; Orquídea Ribeiro. (Org.). Encontros com África - Moçambique. Encontros com África - Moçambique. Vila Real: CEL - UTAD, 2011, v. , p. 55-74.
CANTARIN, Márcio Matiassi. Uma antiga identificação para uma ulterior identidade: Mia Couto e a emergência de um novo paradigma civilizacional (no prelo). In: Encontros com África II - Moçambique, 2011, Vila Real - Portugal. Anais do Seminário Encontros com África II - Moçambique. Vila Real: UTAD, 2011.
CANTARIN, Márcio Matiassi. Uma voz vacilante: ponderações sobre o narrador de Joãotónio, no enquanto e A Princesa Russa, de Mia Couto (No Prelo). In: XVII Seminário do CELLIP, 2007, Ponta Grossa. Anais do XVII Seminário do CELLIP, 2007.
CARMO, Joana D'Arc Santos de Oliveira do. Vinte e Zinco, de Mia Couto: mito e maravilhoso na construção da identidade nacional moçambicana. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil, 2011.
CARVALHO, José João de. A formação de palavras na Língua Portuguesa: um estudo da fusão vocabular na obra de Mia Couto. (Dissertação Mestrado em Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil, 2008.
CARVALHO, José João de. A formação de palavras na Língua Portuguesa: um estudo da fusão vocabular na obra de Mia Couto. 1ª ed., Rio de Janeiro: Papel Virtual, 2009. v. 1. 135p.
CARVALHO, Silvania Capua. Narrativas da Ancestralidade Moçambicana: o mito feminino das águas em "O outro pé da sereia" de Mia Couto. (Dissertação Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural). Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil, 2011.
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Mia Couto - foto: (...) |
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Mia Couto - foto: ©Ismael Miquidade |
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Mia Couto - foto: © Rui M Leal |
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SOUZA, Louize Gabriela Silva de. Mia Couto: para uma Pedagogia da Doce Ira. (Dissertação Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2014.
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Mia Couto - foto: (...) |
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TEIXEIRA, Eduardo de Araújo. A reabilitação do sagrado nas estórias de João Guimarães Rosa e Mia Couto. (Tese Doutorado em Letras). Universidade de São Paulo, USP, Brasil, 2006.
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TEIXEIRA, João Batista; BEZERRA,Rosilda Alves. A infância e o fantástico nos contos: A menina, as aves e o sangue, de Mia Couto, e, A menina de lá, de João Guimarães Rosa: Um estudo Comparativo. Anais Abralic Internacional, v. 1, p. 1, 2013.
TENORIO, Jeferson de Souza. Quando é ser africano: Em busca do outro pé e outros niilismos na obra de Mia Couto. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2013. Disponível online. (acessado em 23.4.2015).
TIMBANE, Alexandre António. O português moçambicano: um olhar sobre os neologismos na obra de Mia Couto “Terra Sonâmbula”. Web-Revista Sociadialeto, bach., linc., Mestrado - letras, UEMS/Campo Grande vol. 4 nº 11, nov.2013. Disponível no online. (acessado 8.5.2014).
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TIMBANE, Alexandre António. A problemática do ensino da língua portuguesa num contexto sociolinguístico urbano: o caso da cidade de Maputo. (Dissertação Mestrado em Linguística). Universidade Eduardo Mondlane, UEM, Moçambique, 2009.
TORRES, Léia da Silva Gomes. Entre literatura e opinião: vida intelectual de Mia Couto pelas obras Antes de nascer o mundo e Pensatempos. (Dissertação Mestrado em Estudos Literários). Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, 2014.
TOSTES, Paulo Roberto Machado. Entre margens: o espaço e o tempo na escrita de Mia Couto. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil, 2007. Disponível online. (acessado em 22.4.2015).
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TRINDADE JUNIOR, João Olinto. No coração da tempestade: irrupções insólitas em Vinte e zinco, de Mia Couto. 1ª ed., Rio de Janeiro: Dialogarts, 2013. v. 1. 130p.
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TRINDADE JUNIOR, João Olinto. Sobre a égide de hibridez: a crença no napolo, em Vinte e Zinco, de Mia Couto. Anais do SILEL, v. 2, p. 1-10, 2011.
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VEIGA BUCHEB, Marcia Pereira da. A criação como performance - um estudo sobre Clarice Lispector e Mia Couto. In: XII Congresso Internacional ABRALIC, 2011, Curitiba - Paraná. Centro, centros: ética, estética, 2011.
VIEIRA, Rodrigo Luiz Castelo Branco Fischer. Diálogo dos Mortos na Literatura africana Contemporânea - Memória e Identidade em Mia Couto e Agualusa. (Dissertação Mestrado em Literatura e interculturalidade). Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, 2014. Disponível no link. (acessado em 9.5.2015).
VILNET, Geneviève. Paulina Chiziane et Mia Couto, deux voix singulières de la mozambicanité. Plural Pluriel Revue des cultures de langue portugaise, nº 6, set./2010. Disponível no online. (acessado em 8.5.2014).
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Mia Couto - foto: Renato Parada |
VIVIAN, Ilse Maria da Rosa. A pessoa no romance: figurações do Eu na escrita de Mia Couto. In: Fluxos Literário: ética e estética, 2012, Florianópolis. Anais E-book - Fluxos Literários Ética e Estética. Florianópolis: CCE/UFSC, 2012. p. 387-399.
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WIND, Tonia Leigh. Pós-Colonialidade e Religiosidade em O Outro Pé da Sereia de Mia Couto. In: Éris Antônio Oliveira. (Org.). Pesquisa em Linguagem 3. 1ª ed., Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2015, v. 3, p. 90-.
"A literatura brinca com as fronteiras e encoraja a que olhemos para elas como artifícios, construções que são sempre datadas. As fronteiras passam a ser vistas mas como lugar de trocas, como linhas de separação. As identidades que se constroem a partir das fronteiras também deixam de ser vistas como lugar de refúgio perante uma realidade exterior ameaçadora. A escrita sugere também que as identidades são invenções que devem ser olhadas com a mesma distância crítica de um texto literário. A literatura não está livre das condicionantes sociais e culturais do mundo em que ela é produzida, essas condicionantes resultam sempre de uma lógica de poder a que a literatura se deve esquivar. O poder da literatura resulta do seu distanciamento dessas relações de poder. No meu caso, agrada-me muito trabalhar nessa zona de interstício, em territórios onde as águas parecem se separar. Sou um africano cujos pais são europeus, sou um filho de emigrantes que lutou pela independência, sou ateu num universo dominado pela religiosidade, sou um cientista que procura resposta mais na poesia do que no discurso solene e frio da ciência."
- Mia Couto, sobre "literatura e fronteira". no 'blogdacompanhia' (acessado em 30.11.2012).
Mia Couto - foto: (...) |
que ela tem de si mesma. Confrontados com a ausência
de tudo, os homens abstêm-se do sonho, desarmando-se
do desejo de serem outros. Existe no nada essa ilusão
de plenitude que faz parar a vida e anoitecer as
vozes.”
- Mia Couto, na apresentação do livro "Vozes anoitecidas". São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
"Aquele vento, pensou ele, iria varrer a terra por inteiro, atingir por igual os fracos e os poderosos. E os grandes aprenderiam que há um poder bem maior que o deles. O vento os ensinaria a saberem ser pequenos."
- Mia Couto, em "O outro pé da sereia". Lisboa: Editorial Caminho, 2006.
"Passamos de um período em que nossos heróis acabam sempre mortos (...) para um outro tempo em que os heróis já nem sequer nascem. Estamos aguardando pelo renovar de um estado de paixão que já experimentamos, esperamos pelo reacender do amor entre a escrita e a nação enquanto casa feita para sonhar. O que queremos e sonhamos é uma pátria e um continente que já não precisem de heróis."
- Mia Couto, em “Que África escreve o escritor africano?”. In: ___. Pensatempos: textos de opinião. Lisboa: Editorial Caminho, 2005, p. 59-63.
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" O encantamento é uma casa que tem o silêncio por tecto."
- Mia Couto, em "O outro pé da sereia". Lisboa: Editorial Caminho, 2006.
" O encantamento é uma casa que tem o silêncio por tecto."
- Mia Couto, em "O outro pé da sereia". Lisboa: Editorial Caminho, 2006.
Mia Couto - foto: Daniel Castellano |
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"Quem passasse ao largo, escutava trechos de prosa, por vezes poemas rimados, lidos na voz pausada de uma jovem mulher. E acreditaria que as duas mulheres estivessem rezando. E, no fundo, não estaria longe da verdade [...] o medo era a única voz que falava dentro de si."
- Mia Couto, em "O outro pé da sereia". Lisboa: Editorial Caminho, 2006.
"As pessoas é que abrigam a casa, a ternura é que sustenta o tecto."
- Mia Couto, em "O outro pé da sereia". Lisboa: Editorial Caminho, 2006.
"...o tempo urge, o corpo tem prazo, a vida tem pressa."
- Mia Couto, em "O outro pé da sereia". Lisboa: Editorial Caminho, 2006.
"A saudade é uma tatuagem na alma. Só nos livramos dela, perdendo um pedaço de nós"
- Mia Couto, em "O outro pé da sereia". Lisboa: Editorial Caminho, 2006.
"É sabido: há o tempo de amar, há o tempo de caçar. Nunca se misturam."
- Mia Couto, em "A confissão da leoa". Lisboa: Editorial Caminho, 2012.
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Como citar:
FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção, edição e organização). Mia Couto - fortuna crítica. In: Templo Cultural Delfos, janeiro 2023*. Disponível no link. (acessado em .../.../...).
FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção, edição e organização). Mia Couto - fortuna crítica. In: Templo Cultural Delfos, janeiro 2023*. Disponível no link. (acessado em .../.../...).
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* Obs.: Essa fortuna crítica foi originalmente publicada em "Mia Couto - o afinador de silêncios" neste site, em novembro de 2012, atualizada em fevereiro 2023.
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** Página atualizada em 2.2.2023.
* Página original NOVEMBRO/2012.
amo tudo o que esse cara escreve. a m o !!!!
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