"A vida sem a música é simplesmente um erro, uma tarefa cansativa, um exílio."
- Friedrich Nietzsche, em "Cartas a Peter Gast", Nice, 15 de janeiro de 1888.
"Eu fico
Com a pureza da resposta das crianças
É a vida, é bonita e é bonita
Viver, e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz"
- Gonzaguinha, da canção "O que é, o que é?".
Musica, Leonid Afremov |
"— A vida é uma ópera e uma grande ópera. O tenor e o barítono lutam pelo soprano, em presença do baixo e dos comprimários, quando não são o soprano e o contralto que lutam pelo tenor, em presença do mesmo baixo e dos mesmos comprimários. Há coros numerosos, muitos bailados, e a orquestração é excelente..."
- Machado de Assis, em "'Dom Casmurro' - Capítulo IX: A Ópera".
MUSICALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL
A musicalização é um processo de construção do conhecimento musical, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, estimulando e contribuindo para a formação global do indivíduo. A música como forma de expressão e linguagem, deve interagir com outras formas artísticas, como pintura, escultura, teatro e dança. A educação musical deve ser inter e multidisciplinar, assim como as técnicas pedagógicas, adaptadas a cada realidade, pois estamos na era da globalização e da multimídia, sem, contudo esquecermos do conteúdo humano e social da música. (segundo Leila Yuri Sugahara)
“ A música é Beleza; uma Beleza especial: o esplendor das proporções harmoniosas que regem o universo.”
- Edgar Willems, em "Educação Musical".
Educação musical no século XX
Sonata, Emanuel Mattini |
:: Émile Jaques-Dalcroze, (1865-1950) - Suíço, realizou seus estudos em Paris e no Conservatório de Genebra. No período em que lecionou Harmonia no Conservatório de Genebra (1892-1910), ele desenvolveu o sistema que ficou conhecido como Dalcroze Eurhythmics de treinamento musical que tinha por objetivo criar, através do ritmo, uma corrente de comunicação rápida e regular e constante entre o cérebro e o corpo, transformando o sentido rítmico numa experiência corporal, física. Músico e compositor fluente, sua obra inclui algumas óperas, dois concertos para violino, três quartetos de cordas, peças para piano e muitas canções. Escreveu também livros pedagógicos.
:: Zoltán Kodály, (1882-1967) - Húngaro, nascido em Kecskemét, realizou seus estudos em Budapest. Seu trabalho de pesquisa, iniciado em 1905 juntamente com o compositor e pesquisador Béla Bartók, reuniu e popularizou a música folclórica da Hungria, que tinha sido esquecida durante muitos séculos pelas camadas mais cultas da população. Como compositor, Kodály faz citações ou imita as formas, harmonias, ritmos e melodias da música folclórica húngara. Entre suas composições mais apreciadas estão os Psalmus Hungaricus (1923), para tenor, coro e orquestra; a ópera Háry János (1926); Dances of Galánta (1933), para orquestra; e a Missa Brevis (1945). A partir de 1945 ele desenvolveu um sistema de educação musical para as escolas públicas da Hungria, que enfatiza as canções do folclore nacional.
:: Carl Orff, (1895-1982) - Alemão, nascido em Munich, onde realizou seus estudos de música e regência. Muito ligado ao teatro, à literatura e à educação, fundou em 1924, junto com a dançarina Dorothea Günther, a Günther School - escola onde se ensinava música, dança e ginástica para crianças. Sua obra Schulwerk (Music for Children, 1930-33, revisada em 1950-54) começa com padrões rítmicos simples e progride até complexas e sonoras peças para conjuntos de xilofones, glockenspiels e outros instrumentos de percussão. Entre seus trabalhos mais conhecidos como compositor estão Carmina burana (1937), a ópera Die Kluge (The Clever Woman, 1943) e a peça musicada Antigonae (1949).
:: Edgar Willems, (1890-1978) - Belga, criou o método Willems, produziu um rico material didático para o desenvolvimento do ouvido musical, aplicado em diversos países. Descobrindo a interligação existente entre a música e o ser humano, ele relacionou o triplo aspecto do homem [fisiológico, afetivo e mental] com os elementos característicos da música [o ritmo, a melodia e a harmonia]. Sua metodologia propõe uma educação musical ativa e criadora, seguindo as etapas do desenvolvimento psicológico da criança. Atualmente o Método Willems é conhecido e reconhecido pela França, Suíça, Itália, Espanha, Noruega, Portugal, Brasil e países da América Latina, dentre outros. Graças ao trabalho desenvolvido pela educadora e musicista Carmen Mettig Rocha, a capital baiana é hoje o principal centro de divulgação do Método Willems no Brasil.
:: Heitor Villa-Lobos, (1887-1959) no Brasil. O canto orfeônico era um elemento educativo destinado a despertar o bom gosto musical, [...] concorrendo para o levantamento do nível intelectual do povo e desenvolvimento do interesse pelos feitos artísticos nacionais. Era o instrumento de educação cívica, moral e artística. O canto orfeônico nas escolas tinha como principal finalidade colaborar com os educadores para obter-se a disciplina espontânea dos alunos, despertando, ao mesmo tempo, na mocidade um são interesse pelas artes em geral. (Vasco Mariz, em "Villa-Lobos: o homem e a obra". Francisco Alves Editora, Rio de Janeiro, 2005, p.144-145).
Músicos, Lucrecia Santos |
No âmbito internacional, os Educadores Musicais amparam-se nas resoluções e discussões da ISME - International Society for Musical Education. No Brasil, a ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical cumpre a função de ser um foro aglutinador de experiências e debates.
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Saiba mais em:
MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. Canto orfeônico: Villa-Lobos e as representações sociais do trabalho na era Vargas. TEIAS: Rio de Janeiro, ano 9, nº 18, pp. 78-90, julho/dezembro 2008. Disponível no link. (acessado em 01.03.2015).
:: VIEIRA, Illana Catarina de Passos. A importância da musicalização na educação infantil. in: Editora Realize. Disponível no link. (acessado em 28.02.2015).
:: Música Plena - aprendizado musical online. Disponível no link. (acessado em 22.02.2015).
:: Metodologia no Ensino da Música.[Mateus Regis]. Disponível no link. (acessado em 18.02.2015).
:: Métodos Ativos da Educação Musical – Conteúdo. Disponíveis em: Módulo 19 no link; - Módulo 25 no link; - Módulo 26 no link. (acessado em 28.02.2015).
"Quando ouço música, a minha imaginação compraz-se muitas vezes com o pensamento de que a vida de todos os homens e a minha própria vida não são mais do que sonhos de um espírito eterno, bons e maus sonhos, de que cada morte é o despertar."
- Arthur Schopenhauer, em "Dores do Mundo - Capítulo referente à arte".
"O povo é, no fundo, a origem de todas as coisas belas e nobres, inclusive da boa música! [...] Tenho uma grande fé nas crianças. Acho que delas tudo se pode esperar. Por isso é tão essencial educá-las. É preciso dar-lhes uma educação primária de senso ético, como iniciação para uma futura vida artística. [...] A minha receita é o canto orfeônico. Mas o meu canto orfeônico deveria, na realidade, chamar-se educação social pela música. Um povo que sabe cantar está a um passo da felicidade; é preciso ensinar o mundo inteiro a cantar."
- Villa-Lobos em "Villa-Lobos por ele mesmo/ pensamentos". In: RIBEIRO, J. C. (Org.). O pensamento vivo de Villa-Lobos. São Paulo: Martin Claret, 1987. p.13.
CONSTRUINDO
PONTES MUSICAIS
Educação musical nas escolas, através da música brasileira. No Brasil, a música é uma das mais importantes manifestações da arte e da cultura nacional.MÚSICA ERUDITA BRASILEIRA
:: Página em construção. Aguarde!
MÚSICA TRADICIONAL BRASILEIRA
:: Música tradicional - folguedos e danças populares. Acesse AQUI!
:: Patrimônio cultural imaterial brasileiro. Acesse AQUI!
CHORO
:: O choro e os seus chorões. Acesse AQUI!
SAMBA
Samba: samba de roda - samba de terreiro - partido alto - samba-enredo - samba paulista.
Flautista, Candido Portinari, 1957 |
:: Brasil: o universo do carnaval. Acesse AQUI!
MPB - RAÍZES
:: Página em construção. Aguarde!
BOSSA NOVA
:: Página em construção. Aguarde!
FREVO
:: Frevo: música e dança pernambucana. Acesse AQUI!
NATIVISTA
:: Página em construção. Aguarde!
MÚSICA CAIPIRA
[...]
MOVIMENTOS
:: Tropicalismo
:: Jovem Guarda
A ERA DO RÁDIO
:: Página em construção. Aguarde!
A ERA DOS FESTIVAIS
[...]
DOCUMENTÁRIOS
:: Música brasileira: documentários para assistir e estudar. Acesse AQUI!
"A música tem tanta relação com a formação do caráter, que é necessário ensiná-la
às crianças."
- Aristóteles (filósofo grego, 384-332 a.C).
"A música nos retira dos nossos pequenos mundos e nos faz viajar por mundos maravilhosos. Isso desperta em nós as potências eróticas dos nossos ouvidos. Os ouvidos passam a fazer amor com a música em inumeráveis posições..."
- Rubem Alves, em "Na companhia de Rubem Alves: livro de anotações para mulheres". Editora Best Seller ltda, 2010.
Músicos Música - Kandisnky |
VII - No descomeço era o verbo
No descomeço era o verbo.
Só depois é que veio o delírio do verbo.
O delírio do verbo estava no começo, lá, onde a criança diz:
eu escuto a cor dos passarinhos.
A criança não sabe que o verbo escutar não
Funciona para cor, mas para som.
Então se a criança muda a função de um verbo, ele delira.
E pois.
Em poesia que é voz de poeta,
que é a voz
De fazer nascimentos -
O verbo tem que pegar delírio.
- Manoel de Barros, no poema "Uma didática da invenção - 'VII'", do "O livro das ignorãças". 2ª ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1994, p. 17.Música, Yelena Rubin |
- Artuto Carrera, em Escrito con un nictógrafo". Buenos Aires: Interzona Editora, 2005, p. 41.
"Levou tempo para que eu compreendesse que o que convence não é a “letra” do que falamos; é a “música” que se ouve nos interstícios de nossa fala. A razão só entende a letra. Mas a alma só ouve a música. O segredo da comunicação é a poesia. Porque poesia é precisamente isso: o uso das palavras para produzir música. Pianista usa piano, violeiro usa viola, flautista usa flauta – o poeta usa a palavra."
- Rubem Alves, em "Ostra feliz não faz pérola". São Paulo: Planeta do Brasil, 2008, 97.
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ARAÚJO, Mozart de: A Modinha e o Lundú no século XVIII. São Paulo, Ricordi, 1963.
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MELLO, Guilherme. A música no Brasil: desde os tempos coloniais até o primeiro decênio da República. 2ª ed., Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1947.
TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo, Editora 34, 1998, 368p.
TINHORÃO, José Ramos. Os sons negros no Brasil: cantos, danças, folguedos, origens. São Paulo: Art, 1988. 138p.
WISNIK, José Miguel: O coro dos contrários: A música em torno da semana de 22. São Paulo: Livraria Duas cidades, 2ª ed., 1983.
BIBLIOGRAFIA GERAL SOBRE MÚSICA
GROUT, Donald; PALISCA, Claude. História da música ocidental. Lisboa: Gradiva, 1995.
WANDERLEY, Ruy Carlos Bizarro. História da Música Sacra. São Paulo: Redijo Gráfica e Editora Ltda. 2ª ed., 1977.
BACH: VARIAÇÕES GOLDBERG
[Um poema de Jorge de Sena]
A música é só música, eu sei. Não há
outros termos em que falar dela a não ser que
ela mesma seja menos que si mesma. Mas
o caso é que falar de música em tais termos
é como descrever um quadro em cores e formas e volumes, sem
mostrá-lo ou sem sequer havê-lo visto uma única vez.
Vejamo-lo, bem si, calados, vendo. E se a música
for música, ouçamo-la e mais nada. No entanto,
nenhum silêncio recolhido nos persiste além
de alguns minutos. E não dura na memória com
silêncio. Ou se dura, esse silêncio cala
a própria música que adora. Porque a música
não é silêncio mas silêncio que
anuncia ou prenuncia o som e o ritmo.
Se os sons, porém, não são de devaneio,
e sim a inteligência que no abstracto busca
ad infinitum combinações possíveis bem que ilimitadas;
se tudo se organiza como a variada imagem
de uma ideia despojada de sentido;
se tudo soa como a própria liberdade dos acasos lógicos
que os grupos, e os grandes números, e as proporções
conhecem necessários; se tudo repercute como
em cânones cada vez mais complexos que não desenvolvem
um raciocínio mas o transformam de um si mesmo em si;
se tudo se acumula menos como som que como pedras
esculpidas em volutas brancas e douradas cujos
recantos de sombra são um trompe-l’œil
para que elas mais sejam em paredes curvas ;
se uma alegria é força de viver e de inventar e de
bater nas teclas em cascatas de ordem;
e se tudo existiu na música para que tal triunfo
e dele descende tudo o que de arquitectura
possa existir em notas sem sentido – COMO
não proclamar que essa grandeza imensa
não se comove com íntimos segredos (mesmo implica
que não haja segredo em nada que se faça
a não ser o espanto de fazer-se aquilo),
é como que uma cúpula de som dentro da qual
possamos ter consciência de que o homem é, por vezes,
maior do que si mesmo. E que nada no mundo,
ainda que volte ao tema inicial, repete
o que foi proposto como tema para
se transformar no tempo que contém. Quando, no fim,
aquele tema torna não é para encerrar
num círculo fechado uma odisseia em teclas,
mas para colocar-nos ante a lucidez
de que não há regresso após tanta invenção.
Nem a música, nem nós, somos os mesmos já.
Não porque o tempo passe ou porque a cúpula se erga,
para sempre, entre nós e nós próprios. Não. Mas sim porque
o virtual de um pensamento, se tornou ali
uma evidência: se tornou concreto.
Um concreto de coisas exteriores – e o espanto é esse –
igual ao que de abstracto têm as interiores que o sejam.
Será que alguma vez, senão aqui,
aconteceu tamanha suspensão da realidade a ponto
de real e virtual serem idênticos, e de nós
não sermos mais o quem ouve, mas quem é? A ponto de
nós termos sido música somente.
- Jorge de Sena, (9 de Janeiro de 1966), em "Arte da Música". 1968; 2ª ed., 1974.
MELLO, Guilherme. A música no Brasil: desde os tempos coloniais até o primeiro decênio da República. 2ª ed., Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1947.
NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. 2ª ed., Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2005.
SQUEFF, Enio; WISNIK, José Miguel. O nacional e o popular na cultura brasileira: música. São Paulo: Brasiliense, 1982. TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo, Editora 34, 1998, 368p.
TINHORÃO, José Ramos. Os sons negros no Brasil: cantos, danças, folguedos, origens. São Paulo: Art, 1988. 138p.
WISNIK, José Miguel: O coro dos contrários: A música em torno da semana de 22. São Paulo: Livraria Duas cidades, 2ª ed., 1983.
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WANDERLEY, Ruy Carlos Bizarro. História da Música Sacra. São Paulo: Redijo Gráfica e Editora Ltda. 2ª ed., 1977.
Goldberg Variations, Virginia Naughton |
BACH: VARIAÇÕES GOLDBERG
[Um poema de Jorge de Sena]
A música é só música, eu sei. Não há
outros termos em que falar dela a não ser que
ela mesma seja menos que si mesma. Mas
o caso é que falar de música em tais termos
é como descrever um quadro em cores e formas e volumes, sem
mostrá-lo ou sem sequer havê-lo visto uma única vez.
Vejamo-lo, bem si, calados, vendo. E se a música
for música, ouçamo-la e mais nada. No entanto,
nenhum silêncio recolhido nos persiste além
de alguns minutos. E não dura na memória com
silêncio. Ou se dura, esse silêncio cala
a própria música que adora. Porque a música
não é silêncio mas silêncio que
anuncia ou prenuncia o som e o ritmo.
Se os sons, porém, não são de devaneio,
e sim a inteligência que no abstracto busca
ad infinitum combinações possíveis bem que ilimitadas;
se tudo se organiza como a variada imagem
de uma ideia despojada de sentido;
se tudo soa como a própria liberdade dos acasos lógicos
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conhecem necessários; se tudo repercute como
em cânones cada vez mais complexos que não desenvolvem
um raciocínio mas o transformam de um si mesmo em si;
se tudo se acumula menos como som que como pedras
esculpidas em volutas brancas e douradas cujos
recantos de sombra são um trompe-l’œil
para que elas mais sejam em paredes curvas ;
se uma alegria é força de viver e de inventar e de
bater nas teclas em cascatas de ordem;
e se tudo existiu na música para que tal triunfo
e dele descende tudo o que de arquitectura
possa existir em notas sem sentido – COMO
não proclamar que essa grandeza imensa
não se comove com íntimos segredos (mesmo implica
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a não ser o espanto de fazer-se aquilo),
é como que uma cúpula de som dentro da qual
possamos ter consciência de que o homem é, por vezes,
maior do que si mesmo. E que nada no mundo,
ainda que volte ao tema inicial, repete
o que foi proposto como tema para
se transformar no tempo que contém. Quando, no fim,
aquele tema torna não é para encerrar
num círculo fechado uma odisseia em teclas,
mas para colocar-nos ante a lucidez
de que não há regresso após tanta invenção.
Nem a música, nem nós, somos os mesmos já.
Não porque o tempo passe ou porque a cúpula se erga,
para sempre, entre nós e nós próprios. Não. Mas sim porque
o virtual de um pensamento, se tornou ali
uma evidência: se tornou concreto.
Um concreto de coisas exteriores – e o espanto é esse –
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Será que alguma vez, senão aqui,
aconteceu tamanha suspensão da realidade a ponto
de real e virtual serem idênticos, e de nós
não sermos mais o quem ouve, mas quem é? A ponto de
nós termos sido música somente.
- Jorge de Sena, (9 de Janeiro de 1966), em "Arte da Música". 1968; 2ª ed., 1974.
Musica, Ana |
"Acho que a criança é mais poeta porque ignora as receitas.
Ignora as prescrições. Essas ignorâncias subtraem as crianças
dos regulamentos, do sério."
- Manoel de Barros.
SITES E BLOG'S CONTENDO CONTEÚDO SOBRE EDUCAÇÃO MUSICAL
Associação
:: ISME - International Society for Musical Education.
:: ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical.
:: APEM - Associação Portuguesa de Educação Musical.
Núcleos
:: Núcleo de Educação Musical da Universidade do Estado de Santa Catarina.
:: Grupo Educação Musical e Cotidiano - UFRGS.
:: FAPROM Grupo de Pesquisa, formação e atuação de profissionais em Música - UFRGS.
Escolas e institutos
:: Escola Pública de Música - Farroupilha/RS.
:: IEM - Instituto de Educação Musical.
:: Claves - cursos de música.
:: Musicalização Infantil - Alecrim Dourado.
:: Musickids.
:: Ryméa - Ecole d'Education Musicale Willems.
Projetos
:: Revista da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical.
:: Revista Electrónica de LEEME (Lista Europea Electrónica de Música en la Educación).
Música, Lena Karpinsky |
:: A música e suas metodologias.
:: Arte e melodias [Alícia Sampaio].
:: Claudia Helena Alvarenga.
:: Dmusicalzando [Dalete].
:: Educação musical [Cláudia Cavalcante].
:: Estúdio por todo canto [Diana Goulart].
:: Ler Jorge de Sena.
:: Magia da música [Nuno Bastos].
:: Musica e educação [Gilberto André Borges].
:: Música e movimento [Uirá Kuhlmann].
:: Musica per Bambini.
:: Musicaliza Brasil [André de Souza].
:: Musicalização para bebês.
:: Musicalizando Criança [Alessandra Martins].
:: Portal EduMusical.
:: Praticas em educação musical.
:: Projeto Musical.
:: Professora Ermelinda Azevedo Paz Zanini.
:: Professor Mateus Regis.
:: Rededuc - Coluna Musicalizando [Leila Sugahara].
:: Uma arte chamada Música [Sara Rios].
Autores e/Métodos de Educação Musical
:: Carl Orff.
:: Carl Orffs Pädagogik.
:: Orff-Zentrum München, Staatsinstitut für Forschung und Dokumentation.
:: Carl Orff Canada - Music for children. [site de professores canadenses].
:: Fédération internationale Willems (Edgar Willems). [site em vários idiomas].
:: Organization of American Kodály Educators.
:: Swiss website of Willems Music Education Teachers. [fr-en].
::Timothy Caldwell. [metodologia Dalcroze].
REDE
:: CVEM - Comunidade Virtual de Educação Musical.
"A música não exprime nunca o fenômeno, mas unicamente a essência íntima de todo o fenômeno, numa palavra a própria vontade. Portanto não exprime uma alegria especial ou definida, certas tristezas, certa dor, o medo, os transportes, o prazer, a serenidade do espírito; exprime-lhes a essência abstrata e a geral, fora de qualquer motivo ou circunstância. E todavia nessa quinta essência abstrata, sabemos compreendê-la perfeitamente."
- Arthur Schopenhauer, em "Dores do Mundo - Capítulo referente à arte".
Música, Aída Emart |
Sites sobre Música
:: Clique Music.
:: Concertino - Porta de Pesquisa da Música Clássica. :: Oliver – História da Música.
REDES SOCIAIS
:: Musicalização infantil.
"Quão pouco é preciso para ser feliz! O som de uma gaita. - Sem música a vida seria um erro."
- Nietzsche, em "Crepúsculo dos ídolos".
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“Já se percebeu que a música faz livre o espírito? dá asas ao pensamento? que alguém se torna mais filósofo, quanto mais se torna músico?"
- Nietzsche, em "O Caso Wagner - um problema para músicos". [tradução, notas e prefácio de Paulo César de Souza]. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
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Como citar:
FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção e organização). Musicalização e educação Musical. Templo Cultural Delfos, Março/2015. Disponível no link. (acessado em .../.../...).
____
** Página atualizada em 19.1.2016.
_ Encantada com os cuidados em reter a maior quantidade possível de indicações da BOA MÚSICA para que possamos nos nutrir dela como componente da nossa harmonia, alegria e equilíbrio ! Parabéns !!!
ResponderExcluirExcelente trabalho . Pesquisa cuidadosa .Pra guardar do 'lado esquerdo do peito'.
ResponderExcluirA musica diz muito sobre o ser humano. Entendo eu que a música é capaz de revelar o caráter de uma pessoa. Ela pode expor aquilo que estar arraigado no íntimo de alguém,seja coisa boas ou coisas más. Ela é uma companheira inseparável.
ResponderExcluir"me diga com quem tu andas e eu te direi quem tu és" Ou seja. Qual o seu estilo de música? E eu te direi quem é você.
Parabéns, excelente blog