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Música brasileira: o samba e os seus sambistas

Samba de Roda - João Barcelos (acervo particular)

"Quem não gosta de samba bom sujeito não é/ É ruim da cabeça ou doente do pé / Eu nasci com o samba no samba me criei / E do danado do samba nunca me separei."
- Dorival Caymmi, em "Samba da minha terra".




“Sou eu quem levo a alegria
Para milhões de corações brasileiros
Salve o samba, queremos samba
Quem está pedindo é a voz do povo de um país
Salve o samba, queremos samba
Essa melodia de um Brasil feliz”
- Zé Keti, em "Eu Sou O Samba".



MATRIZES DO SAMBA NO RIO DE JANEIRO
Partido Alto, Samba de Terreiro e Samba-Enredo

Sambistas, de Heitor dos Prazeres
No começo do século XX, a partir de influências rítmicas, poéticas e musicais do jongo, do samba de roda baiano, do maxixe e da marcha carnavalesca, consolidaram-se três novas formas de samba: o partido alto, vinculado ao cotidiano e a uma criação coletiva baseada em improvisos; o samba-enredo, de ritmo inventado nas rodas do bairro do Estácio de Sá e apropriado pelas nascentes escolas de samba para animar os seus desfiles de Carnaval; e o samba de terreiro, vinculado à quadra da escola, ao quintal do subúrbio, à roda de samba do botequim.
Essas matrizes referenciais do samba no Rio de Janeiro distinguem-se de outros subgêneros de samba criados posteriormente e guardam relação direta com os padrões de sociabilidade de onde emergem. Há autoria individual, porém a performance é necessariamente coletiva e se funda em comunidades situadas em áreas populares da cidade do Rio de Janeiro. O improviso é outro aspecto importante dessa dimensão coletiva e ainda se encontra bastante enraizado na prática amadora ou comunitária dessas formas de expressão – está vivo e presente nos quintais dos subúrbios, nas rodas de samba e terreiros dos morros e bairros populares da cidade.
 Dança popular no Rio de Janeiro no século XIX., Augustus Earle
O samba de partido alto, o samba de terreiro e o samba-enredo são expressões cultivadas há mais de 90 anos por essas comunidades. Não são simplesmente gêneros musicais, mas formas de expressão, modos de socialização e referenciais de pertencimento. São também referências culturais relevantes no panorama da música produzida no Brasil. Constituído a partir dessas matrizes, em suas muitas variantes, o samba carioca é uma expressão da riqueza cultural do país e em especial de seu legado africano, constituindo-se em um símbolo de brasilidade em todo o mundo.
Essas matrizes referenciais do samba no Rio de Janeiro distinguem-se de outros subgêneros de samba criados posteriormente e guardam relação direta com os padrões de sociabilidade de onde emergem. Há autoria individual, porém a performance é, necessariamente, coletiva e se funda em comunidades situadas em áreas populares da cidade do Rio de Janeiro. O improviso é outro aspecto importante dessa dimensão coletiva e ainda se encontra bastante enraizado na prática amadora ou comunitária dessas formas de expressão – está vivo e presente nos quintais dos subúrbios, nas rodas de samba e terreiros dos morros e bairros populares da cidade.
A partir da estruturação progressiva das escolas de samba, no final da década de 1920, criou-se o samba- enredo, aquele em que o compositor elabora os seus versos para apresentação no desfile. Ao longo do tempo, ele adquiriu características próprias, como a capacidade narrativa de descrever de maneira melódica e poética uma “história” – o enredo – que se desenrola durante o desfile. De sua animação e cadência depende todo o conjunto da agremiação, em termos de evolução e envolvimento harmônico. O samba-enredo agrega características dos dois primeiros subgêneros descritos, como, por exemplo, a presença marcante do refrão e a inclusão, quase sempre nas entrelinhas, de experiências e sentimentos dos sambistas, desafiando a fria objetividade de alguns enredos.
:: Fonte: IPHAN.
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Saiba mais em:

Roda de Samba, Lan (Lanfranco Vaselli)
:: BRASIL, Rozzi. Samba - origem. in: Escrevendo pra pensar, 2 de dez. 2013. Disponível no link. (acessado em 13.2.2015).
:: DOSSIÊ Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: Partido Alto, Samba de Terreiro e Samba-Enredo. IPHAN. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
:: BRASIL: o universo do carnaval. Acesse AQUI!
:: CARNEIRO, Edison. 'Formas de samba', em "Folguedos tradicionais". 2ª ed., Rio de Janeiro, Funarte, 1982, p.46. Jangada Brasil - Janeiro 2005 - nº 74 - Ano VII. Disponível no link. (acessado em 20.1.2015).
:: Pequena história do Samba. in: miniveb. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
:: QUÊNIA, Gláucia. A história do samba: unindo brasileiros e africanos. in: Afreaka. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
:: SAMBA. Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Disponível no link. (acessado em 6.2.2015).
:: SAMBA. Sou brasileiro. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
:: SOUZA, Tarik. Partido-alto. CliqueMusic. Disponível no link. (acessado em 7.2.2015).
:: UMA breve história do Samba. in: CaféHistoria. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).


Roda de Samba, Antônio Gomide

SAMBA DE RODA 
O Samba de Roda é um acontecimento popular festivo que combina música, dança e poesia. Surgiu no século XVII, na região do Recôncavo no Estado da Bahia, e vem das danças e tradições culturais dos escravos africanos da região. Além disso, contém elementos da cultura portuguesa, como a língua, a poesia e alguns instrumentos musicais.
Samba de Roda, Heitor dos Prazeres, 1962
No princípio, era o principal componente da cultura regional popular entre os brasileiros de origem africana, mas logo o Samba de Roda foi adotado pelos migrantes procedentes do Rio de Janeiro e influenciou a evolução do samba urbano, que se converteu em símbolo da identidade nacional brasileira no século XX.
A dança congrega pessoas em ocasiões específicas, como as festas católicas populares e os cultos afro-brasileiros, mas às vezes também surge de forma espontânea. Todos os presentes, incluindo os principiantes, são convidados a participar da dança e a aprender por observação e imitação.
Uma das características desse samba é que os participantes se reúnem em um círculo chamado roda. Geralmente, apenas as mulheres dançam. Uma por uma, elas vão se colocando no centro do círculo formado pelos outros dançarinos, que cantam e batem palmas ao seu redor. Essa coreografia frequentemente improvisada se baseia nos movimentos dos pés, das pernas e dos quadris.
Um dos movimentos mais característicos é a famosa umbigada (movimento de umbigo), de origem banto, pelo qual a dançarina convida quem vai sucedê-la no centro do círculo. Existem outros detalhes específicos, como canções típicas, o passo de dança chamado miudinho, a utilização de instrumentos raspados e a viola machete, um tipo de viola pequena, originária de Portugal, e canções.
Samba de Roda, ilustração Anderson Moreira Lima (Selo)
A influência dos meios de comunicação de massa e a competição com a música popular contemporânea contribuíram para que este Samba fosse desvalorizado aos olhos dos jovens. A idade dos praticantes e a redução do número de artesãos capazes de confeccionar alguns dos instrumentos impuseram mais uma ameaça à transmissão dessa tradição.
O samba de roda do recôncavo baiano foi registrado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN em 2004 e inscrito na lista representativa do Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2005 pela UNESCO.
:: Fonte: Unesco/IPHAN.
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Saiba mais em:

::DOSSIÊ Samba de Roda. IPHAN. Disponível no link. (acessado em 9.2.2015). 
:: MORIM, Júlia. Samba de Roda. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015). 
:: SANDRONI, Carlos. Samba de roda, patrimônio imaterial da humanidade. Estudos Avançados, 24 (69), 2010. Disponível no link e link. (acessado em 8.2.2015).



SAMBA PAULISTA
Conheça um pouco da história do samba paulista

“Eu vou mostrar, eu vou mostrar que o povo paulista também sabe sambar,
Eu sou paulista, gosto de samba, a Barra Funda também tem gente bamba, somos paulistas e sambamos pra cachorro, pra ser sambista não precisa ser do morro.
-  Geraldo Filme, em trecho de“Eu vou mostrar”.

Samba, Anita Malfatti
A palavra Samba derivada do banto – semba – umbigada -, gesto coreográfico quase onipresente na expressão corporal dos negros africanos desde a sua introdução forçada no Brasil, veio, a partir do século XIX, designar uma variedade enorme de bailes tradicionais, anteriormente identificados genericamente como batuques. Estes, se, por um lado, realizavam-se com pouca ou nenhuma presença de instrumentos harmônicos, sedimentavam, de outro, a rica linguagem do canto polifônico e a força percussiva dos tambores, marca que acompanha a identidade da música brasileira perante o mundo.
No Estado de São Paulo ocorre uma modalidade de Samba muito especial denominada, de acordo com a época e a localidade, Samba Antigo, Samba Caipira, Samba Campineiro, Samba de Pirapora, Samba de Terreiro, Samba de Umbigada, Samba Lenço, Samba Paulista, Samba Sertanejo, Batuque, ou, entre seus praticantes, simplesmente Samba. O termo Samba de Roda, mais conhecido e associado a uma modalidade praticada na Bahia, também é utilizado pelos sambistas de Pirapora do Bom Jesus para esta manifestação, que os estudiosos do assunto, por sua vez, preferem denominar Samba Rural ou Samba de Bumbo.
Segundo relato de sambistas paulistanos, o Bumbo e as demais características deste Samba específico, como os Bonecões e Cabeções, desapareceram da capital a partir da oficialização do modelo carnavalesco do desfile das Escolas de Samba carioca em 1968. Esse processo havia se iniciado já no século XIX, com a importação dos bailes de máscaras e dos préstitos das Grandes Sociedades Carnavalescas inspiradas nos carnavais europeus não-ibéricos, considerados mais civilizados perante o “bárbaro jogo do entrudo”, que aqui se praticava desde tempos coloniais. A importação do padrão carioca continua com a formação dos primeiros Cordões carnavalescos na década de 1910, inspirados por sua vez nos Ranchos, e continua ainda nos anos 1930, com a fundação das primeiras Escolas de Samba.
Sambistas, Portinari, 1935
No entanto, até bem pouco tempo, o Samba na cidade de São Paulo esteve intimamente vinculado ao Bumbo, hoje, praticado somente em localidades do interior do Estado como Mauá, Santana de Parnaíba, Vinhedo, Quadra e Pirapora do Bom Jesus. Após alguns anos de aproximação do Carnaval paulista do padrão carioca de festejar Momo, assistimos a uma forte reação dos sambistas locais, que tentam construir espaços alternativos e menos comerciais para a prática da poesia e do ritmo do Samba de terreiro. Iniciativas como as do Samba da Vela, Samba da Laje, Pagode do Cafofo, Nosso Samba, Pagode da Tenda, Choro da Tia, Terreiro Grande, Samba da Tenda, Samba do Baú, dentre outros, além de uma forte ocupação de casas de espetáculo e bares com programação de qualidade elevou em muito o padrão do Samba praticado em São Paulonesta virada do século. O surgimento de novos compositores e intérpretes reunidos neste projeto só demonstra o que acaba de ser dito. (por Marcelo Manzatti).
:: Fonte: MANZATTI, Marcelo. Conheça um pouco da história do samba paulista. in: Memorial da América Latina. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
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Saiba mais em:

:: ANDRADE, Mário de. O samba rural paulista. In CARNEIRO, Edison. Antologia do negro brasileiro. Porto Alegre: Editora Globo, 1950. Jangada Brasil - Outubro 1999 - nº 14. Disponível no link. (acessado em 20.1.2015).
:: DIAS, Fernanda de Freitas. O samba de bumbo em Pirapora: construção de uma expressão singularmente paulista?. Anais do congresso do ANPPOM, 2007. Disponível no link. (acessado em 24.1.2015). 
:: KAÇULA, T.. A influência dos rituais religiosos no samba rural paulista. Disponível no link. (acessado em 24.1.2015). 
:: MANZATTI, Marcelo Simon. Samba paulista, do centro cafeeiro à periferia do centro: estudo sobre o Samba de Bumbo ou Samba Rural Paulista. (Dissertação Mestrado em Ciências Sociais). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC, 2005. Disponível no link. (acessado em 24.1.2015). 



Samba, ilustração Lan (Lanfranco Vaselli)

"Há um tempo cronológico baseado nos dados que temos dos ciclos da natureza, do sol e das marés, definido pela seleção desses fenômenos, mas de qualquer maneira é uma coisa subjetiva. Pode ser objetivo dividir o dia em 24 horas para você se situar. Esse é um tempo que a gente percebe e aceita. O outro tempo eu acho mais complicado, que é relacionado à cultura como um todo. Eu tenho a sensação de que tudo o que eu vivi, tudo o que eu experimentei, está vivo em mim. Eu não vivo no passado, é o passado que vive em mim. Quando você se sensibiliza com uma obra feita há 300 anos, se ela lhe toca, lhe emociona, é porque ainda está viva. Tudo para mim é hoje e agora. Eu ouço obras do Pixinguinha e sei que elas foram feitas no século passado. Eu vivo aquilo. Ela não só me emociona, mas é como se fizesse parte do meu ser. Esse tempo é o tempo da minha vida."
- Paulinho da Viola
Samba, Di Cavalcanti [Acervo do colecionador Jean Boghici]. 
Destruída em incêndio no Rio de Janeiro, em 
13.08.2012, em Copacabana/Rio de Janeiro.

"A vida só gosta de quem gosta dela"
- Braguinha (João de Barros)



Músicos, Caninde, 2008

OS SAMBISTAS DE ONTEM E HOJE
São inúmeros os compositores e intérpretes do samba,  aqui destacaremos alguns:
:: João da Baiana (1887-1974) - compositor - pandeirista
:: Sinhô [José Barbosa da Silva].. (1888-1930) - compositor - pianista - violonista - cavaquinhista - flautista
:: Donga [Ernesto Joaquim Maria dos Santos].. (1890-1974) - compositor - violonista
:: Heitor dos Prazeres (1898-1966) - compositor - instrumentista - pintor
:: Clementina de Jesus (1901-1987) - compositora - cantora
:: Paulo da Portela (1901-1949) - compositor - cantor
:: Bide [Alcebíades Maia Barcelos].. (1902-1975) - compositor
:: Moreira da Silva (1902-2000) - compositor - cantor
:: Carlos Cachaça [Carlos Moreira de Castro].. (1902-1999) - compositor - cantor 
:: Ary Barroso (1903-1964) - compositor - pianista - locutor - apresentador
:: Lamartine Babo (1904-1963) - compositor - revistógrafo - humorista - radialista - produtor
:: Aracy Cortes (1904-1985) - cantora
:: Ismael Silva (1905-1978) - compositor - cantor
:: Braguinha [João de Barro].. (1907-2006) - compositor - cantor - roteirista - produtor
:: Cartola (1908-1980) - compositor - cantor - violonista
:: Carmen Miranda (1909-1955) - cantora - dançarina - atriz
:: Ataulfo Alves (1909-1969) - compositor - cantor
:: Antenor Gargalhada (1909-1941) - compositor
:: Noel Rosa (1910-1937) - compositor - cantor - violonista
:: Adoniran Barbosa (1910-1982) - compositor - cantor - humorista - ator
:: Synval Silva (1911-1944) - compositor
:: Nelson Cavaquinho (1911-1986) - compositor - cantor - instrumentista
:: Chico Santana [Francisco Felisberto Santana].. (1911-...) - compositor
:: Jamelão [José Bispo Clementino dos Santos].. (1913-2008) - compositor - cantor
:: Wilson Batista (1913-1968) - compositor - cantor 
:: Lupicínio Rodrigues (1914-1974) - compositor - cantor
:: Dorival Caymmi (1914-2008) - compositor - cantor - violonista
:: Alexandre Gnattali (1918-...) - compositor - maestro - arranjador
:: Jackson do Pandeiro (1919-1982) - compositor - cantor - instrumentista
:: Dona Ivone Lara (1921-...) - compositora - cantora
:: Riachão [Clementino Rodrigues].. (1921-...) - compositor - cantor
:: Manacéia [Manacéia José de Andrade].. (1921-1995) - compositor - instrumentista
:: Nelson Sargento (1924-...) - compositor - cantor - escritor - pintor
:: Bezerra da Silva (1927-2005) - compositor - cantor - instrumentista
:: Elton Medeiros (1930-...) - compositor - cantor - produtor - radialista
:: Monarco [Hildemar Diniz].. (1933-...) - compositor - cantor
:: Candeia [Antônio Candeia Filho].. (1935-1978) - compositor - cantor
:: Hermínio Bello de Carvalho (1935-...) - compositor - produtor musical - escritor - poeta
:: Wilson Moreira (1936-...) - compositor - cantor
:: Sergio Cabral (1937-...) - jornalista - crítico e produtor Musical - pesquisador - escritor - compositor
:: Martinho da Vila (1938-...) - compositor - cantor - escritor
:: Rildo Hora (1939-...) - compositor - cantor - gaitista - violonista
:: João Nogueira (1941-2000) - compositor - cantor
:: Paulinho da Viola (1942-...)  - compositor - cantor - instrumentista
:: Nei Lopes (1942-...) - compositor - cantor - escritor
:: Ary do Cavaco [Ari Alves de Souza].. (1942-2011) - compositor - cantor - instrumentista
:: Clara Nunes (1943-1983) - compositora - cantora
:: Jards Macalé (1943-...) - compositor - cantor - violonista - arranjador - ator 
:: Jovelina Pérola Negra (1944-1998) - compositora - cantora
:: Chico Buarque (1944-...) - compositor - cantor - escritor
:: Leci Brandão (1944-...) - compositora - cantora
:: Emílio Santiago (1946-2013) - cantor
:: Beth Carvalho (1946-...) - compositora - cantora - instrumentista
:: Neguinho da Beija-Flor (1949-...) - compositor - cantor - percussionista e pistonista
:: Amelia Rabello (1955-...) - cantora
:: Arlindo Cruz  (1958-...) - compositor - cantor - instrumentista
:: Moacyr Luz (1958-...) - compositor - cantor - violonista
:: Zeca Pagodinho (1959-...) - compositor - cantor
:: Marquinhos de Oswaldo Cruz (1961-...) - compositor - cantor
:: Mart'nália (1965-...) -  compositora - cantora -percussionista
:: Teresa Cristina (1968-...) - compositora - cantora
:: João Rabello [João Paulo Baptista Rabello de Faria].. (1981-...) - violonista
:: Marina Iris (1984-...) - compositora - cantora

Samba João Barcelos

FILMOGRAFIA SOBRE O SAMBA E SAMBISTAS
Documentário: Saravah
Sinopse: Foi no mês de fevereiro de 1969 que o diretor de cinema francês Pierre Barouh desembarcou no Rio de Janeiro disposto a registrar em película momentos de uma música que, embora conhecesse pouco, o fascinava intensamente. O olhar do estrangeiro, de coração aberto para a música brasileira, capturou imagens que durante 36 anos permaneceram desconhecidas no país. Aqueles momentos registrados viraram o documetário Saravah, resultado das sessões de filmagem de Barouh com os ancestrais Pixinguinha e João da Baiana, então octagenários, os jovens Maria Bethânia (aos 21 anos) e Paulinho da Viola, tendo Baden Powell como elo de ligação entre gerações tão distantes e fundamentais da arte brasileira. Interessado nas intervenções culturais e religiosas da presença da África no Brasil, Barouh entrevista João da Baiana que, acompanhado por Baden ao violão, sapateia e toca prato e faca, enquanto entoa "Okekerê", de sua autoria, e "Yaô", de Pixinguinha. Um momento em que a história atemporal do Brasil é materializada em imagens pelas lentes de Barouh. 
País/ano: Brasil, 1969
Duração: 91 min.
Direção: Pierre Barouh


Saravah - Dir.: Pierre Barouh


Documentário: Os avôs do samba
Sinopse: Documentário gravado em 1978 com depoimentos de Carlos Cachaça e sua esposa, Dona Menininha, Nélson Cavaquinho tocando bandolim, Adoniran Barbosa, Demônios da Garoa, Mano Décio, Cartola e Dona Zica.
Ficha Técnica
País/ano: Brasil, 1978
Duração: 23 min.


Os avôs do samba



Documentário: Partideiros 
Sinopse: Produzido em 1978, o documentário "Partideiros" reúne os grandes compositores do partido alto na década de 1970. Entre eles, Grupo Vissungo, Pandeirinho, Campolino, Casquinha, Argemiro, Osmar do Cavaco, Clementina de Jesus, Giovana, Xangô da Mangueira, Martinho da Vila, Geraldo Babão, Guará, Wilson Moreira e Aniceto. 
O roteiro de Nei Lopes, Rubem Confete e Clóvis Scarpino, que também dirige o filme ao lado de Carlos Tourinho, agrupa depoimentos de ícones desse gênero, que surgiu no início do século XX ao longo do processo de modernização do samba urbano carioca. Como há discórdia entre estudiosos para definir o que realmente seria o partido alto, o curta-metragem percorre pelas memórias dos músicos ajudando a traçar a identidade dessa vertente. Guará dança o partido, da forma como aprendeu com o pai. Bucy Moreira relembra figuras como Pixinguinha, João da Baiana e Donga tocando na casa de sua avó, Tia Ciata. Ao som de pandeiro, flauta ou instrumento improvisado, Aniceto conta que esse estilo era o mesmo que a chula, música sem letra, feita somente do solo das instrumentações.
Ficha técnica
País/ano: Brasil, 1978
Duração: 13 min.
Direção: Carlos Tourinho e Clovis Scarpino 
Roteiro: Nei Lopes, Rubem Confete e Clóvis Scarpino


Partideiros - Dir.: Carlos Tourinho e Clovis Scarpino



Documentário: Partido alto
Sinopse: Com raízes na batucada baiana, o partido alto é uma forma livre de expressão e comunicação imediata, com versos simples e improvisados, de acordo com a inspiração de cada um. Uma forma de comunhão, reunindo sambistas em qualquer lugar e hora pelo simples prazer de se divertir.
Ficha técnica
País/ano: Brasil, 1982
Duração: 22 min.
Direção: Leon Hirszman

Partido alto - Dir.: Leon Hirszman



Documentário: A verdadeira história do samba
Título original: Martinho da Vila - Cariocas Les Musiciens de La Ville
Sinopse: Eclats Noirs du Samba é uma série produzida pela televisão francesa que destaca a importância da influência da cultura negra na música brasileira. 
Eclats Noirs du Samba é apresentado por Grande Othelo com a participação de grandes nomes da MPB e dirigido pelo consagrado diretor francês Hubert Niogret.
Apresentação: Grande Othelo.
Ficha técnica
País/ano: Brasil, 1987
Duração: 58 min.
Direção: Huber Niogret
Atores: Martinho da Vila (voz e Tamborim), Ivan Machado (baixo), Ovídio (percussão), Ruy Quaresma (Guitarra), Teresa Quaresma (flauta), Joel Silva (surdo) e Wanderson (cavaquinho). 
Participações Especiais: Paulo Moura, Grupo Fundo de Quintal, Nelson Sargento, Velha Guarda da Portela, Joel Rufino dos Santos e e Wilson Moreira. 
Produzido no Brasil em 1987 pela TF1 em associação com o Centre National de La Cinematographie Et Du Ministere Des Affaires Etrangeres.

A Verdadeira Historia do Samba 


Documentário: Cartola - Música para os olhos
Sinopse: A história do samba segundo um dos seus expoentes mais nobres. Utilizando linguagem fragmentada, o filme descreve um painel da formação cultural do Brasil.
Ficha técnica
País/ano: Brasil, 2006
Duração: 85 min.
Direção e Roteiro: Lírio Ferreira e Hilton Lacerda

Cartola - Música para os olhos - Dir.: Lírio Ferreira e Hilton Lacerda



Documentário: Geraldo Pereira, o rei do samba
Sinopse: É um filme musical que retrata parte da vida e da obra do compositor, cantor, ator, malandro e sambista Geraldo Pereira. Amigo de Cartola, o juiz-forano criou o samba sincopado, que influenciaria a bossa-nova anos mais tarde. Uma de suas mais conhecidas composições é “Falsa Baiana”, gravada por Gal Costa. Outros sambas importantes de sua autoria são: “Acertei no milhar”, “Escurinha”, “Sem compromisso”, “Pisei num despacho” e “Bolinha de Papel”.
Ficha técnica
País/ano: Brasil, 1999
Duração: 1h12 min.
Direção e roteiro: José Sette

Geraldo Pereira, o rei do samba - Dir.: José Sette



Documentário:  Heitor dos Prazeres
Sinopse: Memórias do sambista popular e pintor naif Heitor dos Prazeres em seu atelier na Cidade Nova, bairro decadente do Rio de Janeiro. No fim da vida, Heitor sobrevivia de seus sambas, seus quadros e suas recordações.
Ficha técnica
País/ano: Brasil, 1965
Duração: 13 min.
Direção e Roteiro: Antônio Carlos da Fontoura
Narração e música: Heitor dos Prazeres
Fotografia e Câmera: Affonso Beato
Montagem: Ruy Guerra
Produção: Canto Claro

Heitor dos Prazeres - Dir.: Antônio Carlos da Fontoura


Documentário: Nelson Cavaquinho
Sinopse: Nelson em sua casa, no bar, na vizinhança, cantando e dedilhando o violão; Hirszman captou o compositor na sua rotina simples de poeta do povo. Um retrato afetivo para ser apreciado pelos fãs da música brasileira.
Ficha técnica
País/ano: Brasil, 1969
Duração:13 min.
Direção: Leon Hirszman

Nelson Cavaquinho - Dir.: Leon Hirszman


Documentário: Noel Rosa o poeta da vila
Sinopse: A trajetória de Noel Rosa, um dos maiores compositores da história da MPB, que trocou a faculdade de Medicina pelo samba e pela boemia carioca, na década de 20, tornando-se ídolo do rádio, aos 19 anos, com o enorme sucesso alcançado com a canção Com Que Roupa. O filme acompanha não apenas a carreira musical de Noel, como também sua vida afetiva que, até morrer prematuramente de tuberculose, dividiu-se entre dois grandes amores: Lindaura, jovem operária com quem se casou, e Ceci, dançarina com quem manteve um caso tempestuoso.
Ficha técnica
País/ano: Brasil, 2006
Duração: 100 min.
Direção: Ricardo Van Steen
Roteiro: Pedro Vicente
Elenco: Camila Pitanga, Flavio Bauraqui, Jonathan Haagensen, Paulo César Peréio, Rafael Raposo, Roberta Rodrigues, Supla
Produção: Paulo Dantas
Fotografia: Paulo Vainer
Trilha Sonora: Arto Lindsay
Classificação indicativa: 14 anos

Documentário: Noel Rosa - o poeta da vila


Documentário: Noitada de samba
Sinopse: As noitadas de samba do Teatro Opinião realizadas no final dos anos 70, frequentadas por Cartola, Nelson Cavaquinho, Clementina de Jesus, entre outros, são lembradas neste documentário. Projeto de Jorge Coutinho e Leonides Bayer, os shows tinham a intenção de levar para a Zona Sul os sambistas dos morros e subúrbios cariocas.
Ficha técnica
País/ano: Brasil, 1977 
Duração: 19 min. 
Direção: Carlos Tourinho e Clóvis Scarpino



Documentário: É Candeia  
Sinopse: Antônio Candeia Filho deixou uma obra considerável ao morrer em 1978, com apenas 43 anos. Este documentário mostra os ensaios da peça É samba na veia, é Candeia, que homenageia o sofisticado compositor e letrista de coração portelense, que sempre defendeu a cultura afro-brasileira.
Ficha técnica
País/ano: Brasil, 2010
Duração: 79 min. 
Direção: Márcia Watzl


Documentário: O samba mandou me chamar
Sinopse: O dia em que Macunaíma e Gilberto Freyre visitaram o terreiro da Tia Ciata, mudando o rumo da nossa história.
Ficha técnica
País/ano: Brasil, 1998
Duração: 20 min.

Direção: Sérgio Zeigler e Vitor Ângelo


Documentário: Coruja
Sinopse: O sambista Bezerra da Silva cantava a dura realidade do morro e prestigiava compositores anônimos, que transformavam o dia a dia nas favelas em crônicas bem humoradas na voz de Bezerra.
Ficha técnica
País/ano: Brasil, 2001
Duração: 15 min. 
Direção: Márcia Derraik e Simplício Neto
:: Disponível no link. (acessado em 22.2.2015).


Documentário: Onde a coruja dorme
Sinopse: O cantor Bezerra da Silva tornou-se uma estrela nacional nos anos 80 durante a chamada “explosão do pagode”. Classificado inicialmente pela crítica como sambandido, sua música encantou o público brasileiro com crônicas cáusticas e extremamente bem humoradas sobre o cotidiano das favelas cariocas e da Baixada Fluminense. Poucos sabem o segredo do sucesso de Bezerra da Silva: sua equipe de compositores – pedreiros, trocadores de ônibus, carteiros, técnicos de refrigeração e biscateiros em geral. Sambistas genuínos escolhidos a dedo por Bezerra. Trabalhadores anônimos que cantam como ninguém o universo da malandragem carioca.
Ficha técnica
País/ano: Brasil, 2012
Duração: 1h12min.
Direção: Simplício Neto, Márcia Derraik
Produção executiva: Rodrigo Letier, Roberto Berliner e Marcia Derraik 
Coordenação de produção: Lorena Bondarovsky
Direção de fotografia: Mauro Pinheiro Jr. ABC
Som: Pedro Moreira / Luis Eduardo "Boom" 
Edição: Leonardo Domingues
Edição de som e mixagem: Denilson Campos
Produção: TvZERO e Antenna
Co-produção: Teleimage
Site do filme: Onde a coruja dorme
:: Disponível no link. (acessado em 22.2.2015).

Documentário: Jackson do Pandeiro, uma identidade nacional
Sinopse: Depoimentos de artistas, amigos, parentes e estudiosos, além de imagens e falas do próprio Jackson, o Rei do Ritmo, referência da música nordestina que influenciou vários artistas e movimentos da música brasileira.
Ficha técnica
País/ano: Brasil, 2008
Duração: 15 min.
Direção: Érico Sátyro e Gilson Renato


Documentário: Tira os óculos e recolhe o homem
Sinopse: Gibi cinematográfico: filme de breque baseado em fatos reais, duplamente protagonizado por Jards Macalé, simultaneamente interpretando a si mesmo e incorporando o mitológico Kid Morengueira.
Ficha técnica
País/ano: Brasil, 2008
Duração: 20 min.
Direção: André Luiz Sampaio



Samba, Augusto Rodrigues, 1942

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