COMPARTILHE NAS SUAS REDES

Brasil: o universo do carnaval


Carnaval, Candido Portinari, 1956

"Samba mesmo é no passo curto, é drible de corpo, é 'no faz que vai, mas não vai', é no passo largo cheio de ginga, é no balançar dos braços, é no girar constante da cabeça, mostrando um sorriso contagiante, uma combinação improvisada de movimentos que ninguém do mundo consegue fazer igual ao brasileiro."
- Nei Lopes, em "O samba na realidade...".


O entrudo no Rio de Janeiro, Jean-Baptiste Debret, 1823
(Acervo Museu Chácara do Céu)
A história do carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa que na colônia era praticada pelos escravos. Depois surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos e as escolas de samba. Afoxés, frevos e maracatus também passaram a fazer parte da tradição cultural carnavalesca brasileira. Marchinhas, sambas e outros gêneros musicais também foram incorporados à maior manifestação cultural do Brasil.
As chamadas "tias" baianas tiveram um papel preponderante no cenário de surgimento do samba no Rio de Janeiro, no final do século XIX e início do XX. Além de transmissoras da cultura popular trazida da Bahia e sacerdotisas de cultos e ritos de tradição africana, eram grandes quituteiras e festeiras, reunindo em torno de si a comunidade que inundava de música e dança suas celebrações – as festas chegavam a durar dias seguidos. Nessa época, viviam Tia Amélia (mãe de Donga), Tia Prisciliana (mãe de João de Baiana), Tia Veridiana (mãe de Chico da Baiana) e Tia Mônica (mãe de Pendengo e Carmen do Xibuca). Mas a mais famosa de todas foi Tia Ciata, em cuja casa nasceu o samba.
Baiana, Candido Portinari,1932
Em 1935, o então prefeito do Rio, Pedro Ernesto, legalizou as escolas de samba e oficializou os desfiles de rua. Antes disso, sem horário nem percurso fixo, o indispensável era que os grupos passassem pela Praça Onze, pelas casas das “tias” baianas. Elas eram consideradas mães do samba e do carnaval dos pobres. A casa de Tia Ciata era parada obrigatória, pois era a mais famosa e muito respeitada pela comunidade. Até hoje, as tias são representadas e homenageadas nos desfiles, pela ala das baianas das escolas de samba.
:: Fonte: Brasil escola/e Antiga.acordacultura.
____
Saiba mais:
:: CARNAVAL. Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Disponível no link. (acessado em 6.2.2015).
:: Escola de Samba Deixa FalarDisponível no link. (acessado em 19.2.215).
:: HISTORIA DO CARNAVAL (mundo). Brasil Escola. Disponível no link. (acessado em 11.2.2015).
:: HISTORIA DO CARNAVAL (Brasil). Liesa. Disponível no link. (acessado em 6.2.2015).
:: BIBLIOGRAFIA DO SAMBA. Música brasileira: o samba e os sambistas. Acesse AQUI!
:: BIBLIOGRAFIA SOBRE O FREVO. Frevo: música e dança pernambucana. Acesse AQUI!


Ó abre alas, Chiquinha Gonzaga (1899) - Banda da Casa Edison (1913)


MARCHINHAS DE CARNAVAL
Mais até do que o samba-enredo, a marcha é reconhecida como a música de carnaval no Brasil. No seu período áureo, que se estendeu dos anos 20 aos anos 60, ela foi a responsável por algumas das canções mais populares do país (até mesmo nas décadas seguintes), reunindo no seu time de compositores alguns dos mais importantes nomes da música popular. De Chiquinha Gonzaga (que escreveu para o cordão Rosa de Ouro em 1899 a marchinha inaugural, Ô Abre Alas, também a primeira música a ser feita especialmente para o carnaval) a Moraes Moreira (que fez com Fausto Nilo a Coisa Acesa, já na década de 80), passando por Noel Rosa, João de Barro, Ary Barroso, Lamartine Babo e Mário Lago, muitos foram os que se esmeraram ano após ano para serem os autores da música que o público passaria os quatro dias de folia cantando. 
Samba, por Lan
Com o compasso binário da marcha militar, andamento acelerado (mais ainda a partir da metade do século XX, por causa da influência das big bands de jazz), melodias simples e alegres (para grudar nos ouvidos com facilidade) e letras com boa dose de picardia (não raro valendo-se do duplo sentido), as marchinhas guardam um espírito tipicamente carioca, tendo funcionado muitas vezes como uma crônica musical da cidade. Até 1920, quando Sinhô chegou com O Pé de Anjo, boa parte das marchinhas era importada. Entre as mais notórias, as portuguesas Vassourinha, muito cantada no carnaval de 1912, e A Baratinha, de Mário São João Rebelo, sucesso em 1917. A produção nacional deslancharia com composições de Eduardo Souto (de Eu Quero É Beliscar, Goiabada, Só Teu Amor, Não Sei Dizê, Pai Adão), Freire Júnior (Ai, Amor) e Sinhô (Fala Baixo, Não Quero Mais, Sai da Raia). 

Época de ouro 
A marchinha reinou na música brasileira a partir da década de 30, nas vozes de Carmen Miranda, Almirante, Mário Reis, Dalva de Oliveira, Silvio Caldas, Jorge Veiga e Black-Out. Entre confete, lança-perfume e serpentina, eram eles quem entoavam as composições de João de Barro, o Braguinha (autor, junto com Alberto Ribeiro, de algumas das mais célebres marchinhas, como Chiquita Bacana, Yes! Nós Temos Bananas e Touradas em Madri), Noel Rosa (o poeta da Vila é co-autor de Pierrô Apaixonado), Ary Barroso (Eu Dei) e Lamartine Babo (Linda Morena). 
Na entrada dos anos 60, a popularização dos desfiles de carnaval marcou o início da ascensão do samba-enredo e o declínio da marchinha e dos blocos. José Roberto Kelly foi um dos últimos compositores que brilharam no gênero, com Cabeleira do Zezé e Mulata Iê-Iê-Iê. Após o AI-5, quando a censura se instalou de vez (nada contente com a malícia das letras), a marchinha passou a ser objeto de iniciativas isoladas, como as de Caetano Veloso (Samba, Suor e Cerveja) e Chico Buarque (O Boi Voador). Composição da dupla João de Barro-Alberto Ribeiro, lançada sem sucesso em 1937, Balancê tornou-se, em 1980, uma das músicas mais tocadas do ano, na voz de Gal Costa – e foi este o último suspiro da marchinha.
:: Fonte: CliqueMusic.

Patrimônio Imaterial
As marchinhas de carnaval são patrimônio imaterial do Rio de Janeiro. O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). publicado, no Diário Oficial do Município da última sexta-feira (6.02.2015), decreto que reconhece o gênero musical como patrimônio da cidade por se tratar de uma manifestação tipicamente carioca, que se popularizou por todo o país. O reconhecimento destaca também o importante legado musical dos artistas que produzem as marchinhas e ajudam na construção da identidade do Rio de Janeiro.
As marchinhas são uma expressão musical que há anos anima o carnaval do Rio. Desde os primeiros ranchos, o mesmo ritmo, musicalidade e ironia estão presentes nos bailes e nas ruas da cidade.
A cidade do Rio de Janeiro conta com 56 bens imateriais chancelados pelo Município, como a Bossa Nova, as escolas de samba, os blocos carnavalescos Cordão da Bola Preta e Cacique de Ramos, a obra literária de Machado de Assis, o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, os vendedores de mate e biscoitos de polvilho das praias cariocas, as festas de Iemanjá, diversos bares tradicionais da cidade, a tradicional procissão de São Sebastião e a Bênção dos Barbadinhos, entre outros.
Bens Imateriais: De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), são considerados patrimônio imaterial práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades, grupos e indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
:: Fonte: Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).
____
Saiba mais:
:: CASTRO, Ruy. As marchinhas no carnaval carioca. in: Peregrina Cultural. Disponível no link. (acessado em 11.2.2015).
:: MARCHA CARNAVALESCA. Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Disponível no link. (acessado em 7.2.2015).
:: MARCHINHAS DE CARNAVAL. Samba-enredo. Disponível no link. (acessado em 7.2.2015).


Ô abre alas, música: Chiquinha Gonzaga (1899) - letra: J. Piedade e Jorge Faraj 
Interpretação: Dircinha e Linda Baptista


Marchinhas de Carnaval antigas (álbum completo)



ESCOLAS DE SAMBA
As escolas de samba nasceram entre as décadas de 20 e 30 e formaram-se com base nos Ranchos Carnavalescos, mas logo tomaram identidades próprias. As escolas de samba eram primitivas e rígidas e, ao longo do tempo, tornaram-se flexíveis, dando oportunidades para jovens e crianças.
A escola de samba tem a tranquilidade de ter entidades que as representam; nesse caso é preciso ter seus estatutos sociais registrados em cartório, possuir uma sede administrativa, quadra para ensaios, uma diretoria constituída, licença de funcionamento na polícia e ser filiada a uma dessas entidades representantes.
Desfile de Carnaval, Candido Portinari 1941
As escolas trabalham o ano inteiro para serem julgadas em uma única apresentação. Cerca de cinco mil desfilantes ensaiam nas quadras, sendo eles sambistas, passistas, mestre-sala, porta-bandeira, destaques, alas e também os participantes da orquestra e da bateria. Chegado o grande dia, tudo deve estar em perfeita ordem e harmonia. 
A apresentação segue a sequência a seguir:
• A comissão de frente cria uma certa expectativa no público por sua coreografia diferenciada e também em relação ao enredo da agremiação. É formada por, no máximo, quinze pessoas, podendo ser homens, mulheres e crianças;
• O carro abre-alas é onde tudo começa. É nele que a escola expõe seu símbolo destaque;
• As alas são grupos de mesma fantasia que ficam entre as alegorias. Nelas está o sambista que, até cruzar o fim da avenida, esbalda-se, podendo perder até dois quilos;
• As alegorias e adereços são partes importantes no desfile. Os carros alegóricos contam a maior parte do enredo. Nos chamados queijos ficam os destaques principais da agremiação;
• Os destaques desfilam isoladamente no chão ou nos carros alegóricos. Usam fantasias representando personagens do enredo;
• A ala das crianças é opcional e é formada, em média, por duzentas delas;
• O mestre-sala e a porta-bandeira levam o estandarte da escola usando fantasias luxuosas que podem pesar até quarenta quilos;
• A bateria, com cerca de 350 integrantes, é alinhada por instrumentos guiados pelo mestre. Os instrumentos usados são: tamborim, pandeiro, chocalho, reco-reco, tarol, agogô, cuíca, repinique, caixa de guerra e surdos de primeira, segunda e terceira marcação;
• Algumas escolas têm rainhas, princesas e madrinhas de bateria, que são mulheres bonitas escolhidas no meio artístico ou por concursos na comunidade;
• O intérprete oficial é responsável por cantar em média 65 vezes o samba-enredo durante o desfile. É acompanhado por cantores de apoio, mas ele é quem determina o andamento do samba;
• Os passistas são responsáveis por preencher os espaços deixados pelos bateristas. Sambam com muito charme e sensualidade;
• A ala das baianas é composta por senhoras, sendo algumas bem idosas que, apaixonadas por sua escola, sustentam o peso de, aproximadamente, quinze quilos em suas fantasias;
• A ala dos compositores é formada pelos poetas da escola que compõem os sambas até que um seja escolhido como oficial.
• A velha guarda encerra o espetáculo e é composta por integrantes que participaram da fundação da escola.
Durante a apresentação das escolas, os juízes julgam:
• A bateria, que deve estar perfeitamente entrosada;
• O samba-enredo, que deve ter a letra adequada ao enredo e melodia-samba;
• Os cantores e o intérprete, que devem estar em harmonia;
• As alas e destaques, que também devem permanecer coesos;
• O enredo, que deve estar claro durante a apresentação;
• O conjunto do desfile, que deve estar uniforme e harmonioso;
• As alegorias e adereços, que devem ser criativos e bem feitos;
• As fantasias, que devem estar adequadas ao enredo;
• A comissão de frente, que deve saudar o público e apresentar o enredo coordenamente;
• O mestre-sala e porta-bandeira, que devem estar em perfeito entrosamento e no ritmo do samba.
:: Fonte: Brasil Escola
Saiba mais:
:: Escolas de Samba - As campeãs através dos anos (Rio de Janeiro). Disponível no link. (acessado em 19.2.215).



SAMBA-ENREDO
O que é Samba-Enredo? 
O samba-enredo é um estilo musical derivado do samba e é usado nos desfiles das escolas. Esses hinos retratam algumas histórias, um passado de lutas, ou até mesmo de glórias. Os enredos falam sobre os ancestrais – alguns até homenageiam componentes notáveis, como: mestres de bateria, entidades religiosas, ícones da música, personagens históricos, entre outros.  
Carnaval, Di Cavalcanti, 1965.
Essas canções, hoje, são compostas pelas escolas de samba e apresentadas ao povo, como uma espécie de “fazer um samba do gosto popular”. Dessa forma, a comunidade participa ainda mais ativamente da preparação do espetáculo nas avenidas. Os sambas-enredo se iniciaram nos carnavais em 1930.
Nos anos que antecedem a década de 30, as escolas não eram responsáveis pela composição, mas sim, os grandes compositores da época. Antigamente, as músicas do carnaval eram conhecidas como marchinhas. Em 1899, foi criado um hino carnavalesco que marcou a história do evento. Salvo as recentes gerações, dificilmente, exista alguém que não conheça a marcha “Ô Abre Alas”, de Chiquinha Gonzaga.
A marcha foi feita para a escola Rosa de Ouro e marcou o carnaval do Rio de Janeiro. As marchinhas que fizeram sucesso, por um bom tempo nos carnavais, surgiram em Portugal. Lá, eram chamadas de marchas populares. Ainda hoje, é um costume dos lusitanos e acontecem no dia 12 de junho, desde o século XVIII e, atualmente, o casamento de Santo Antônio foi incorporado às marchas.
No Brasil, as marchinhas foram substituídas, aos poucos, pelo samba-enredo - uma vez que os compositores cobravam valores elevados por suas obras. Ora, personalidades como: a própria Chiquinha GonzagaNoel Rosa, Ary BarrosoBraguinhaLamartine Babo, entre outros, criavam as canções para as escolas. E muitos desses hinos foram cantados por Carmen MirandaEmilinha BorbaAlmirante e outros intérpretes. 
Desde então, as escolas decidiram organizar e compor os próprios hinos. Substituíram-se as marchinhas, que duraram até os anos 60, e entraram os enredos. O carnaval no Brasil cresceu, com ele, as disputas e o samba-enredo se tornou um dos critérios de avaliação nos desfiles.
Fonte: Samba-enredo.


Carnaval no Morro, Di Cavalcanti, 1963.

VELHA GUARDA
A Velha Guarda tem uma importância fundamental não somente para as Escolas de Samba, mas também para a cultura do samba como patrimônio de uma das mais tradicionais cultura genuinamente brasileira, que é o samba.
Entendo que a principal função de uma Velha Guarda é justamente manter viva as tradições, matriz fundamental que diferencia o carnaval brasileiro do restante dos carnavais que acontecem no mundo.
A Velha Guarda numa escola de samba é de extrema importância para o desenvolvimento da agremiação, uma vez que a Velha Guarda é a guardiã das tradições da escola, velando para que ela não perca a sua identidade. Ela faz parte do contexto da escola e é formada principalmente por seus fundadores e integrantes que se destacaram na agremiação como passistas, mestres salas, batuqueiros, etc., e soma-se a isso as nossas queridas Baianas que no inicio do século passado ajudaram a criar o samba no Brasil. 
:: Fonte: Butiquim do Dica.
Saiba mais:
:: Velha-Guarda da Mangueira.
:: Velha-Guarda da Portela.
:: Velha-Guarda de Bateria de Mangueira.
:: Velha-Guarda do Império Serrano.
:: Velha-Guarda do Salgueiro.
:: Velha-Guarda Musical Vila Isabel.


Documentário: Velha guarda da Portela, o mistério do samba
Sinopse: O cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela, o grupo de veteranos artistas de uma das escolas de samba mais populares do Rio de Janeiro.
Ficha técnica
Ano/país: Brasil, 2008
Duração: 90 min.
Direção: Carolina Jabor, Lula Buarque de Hollanda
Produção: Conspiração Filmes



Documentário: Velhas Guardas - os encontros
Sinopse: A partir da década de 80, compositores, antigos diretores e sambistas da velha guarda foram, aos poucos, sendo substituídos por uma geração que privilegiou o carnaval como negócio, criando uma verdadeira “indústria do carnaval”. Relegados a um segundo plano em suas escolas de samba, os representantes das velhas guardas organizaram uma Associação e em 1989 passaram a promover encontros aos domingos. Nesses encontros, mais de 80 grupos desfilam, confraternizam-se, trocam ideias e, juntos, conservam a tradição do samba do Rio de Janeiro. Velhas Guardas procura apresentar um panorama desse movimento através de entrevistas com seus principais personagens, entre eles Nelson Sargento, Dona Ivone Lara, Zuzuca, Baianinho, Noca da Portela e Monarco. Com ritmo e harmonia, os grandes nomes do samba carioca contam e cantam a história do surgimento das escolas de samba no Brasil.
Ficha Técnica
País/ano: Brasil, 2008
Duração: 70 min.
Produção Executiva: Aída Marques
Direção e Roteiro: Joatan Vilela Berbel
Assistente de Direção: Clarisse Vianna
Consultor: Alvaro Luiz Caetano
Direção de Fotografia: Antonio Luiz Mendes Soares
Montagem: Luiz Guimarães de Castro
Disponível no vímeo.



Bahianas, Caninde, 2008

BAIANAS
Nada mais tradicional em uma escola de samba que sua ala das baianas. Obrigatória desde os primeiros desfiles, o rodopiar dessas velhas senhoras é sempre esperado pelo público na avenida. 
Carnaval — as baianas, Sergio Telles (s/data)
Os anos passam, o carnaval muda, mas a magia das baianas permanece. As baianas representam uma ligação entre o carnaval moderno e os tempos românticos, unindo a ingenuidade da Praça XI ao profissionalismo da Marquês de Sapucaí. São como um elo que estabelece a continuidade entre essas duas épocas, tão distantes e diferentes, provando que, apesar das transformações, o espetáculo é o mesmo.
Segundo Hiram Araújo, as baianas são originárias das "taieiras", mulatas trajadas de baianas, que formavam a guarda de honra do andor de Nossa Senhora do Rosário e na procissão de São Benedito, no Dia de Reis. Quando as escolas de samba surgiram, as baianas passaram a incorporar a nova manifestação.
A Bahia sempre foi o principal pólo difusor de cultura negra do Brasil. Negras idosas, geralmente africanas, utilizavam vestimentas rodadas com turbantes para vender doces típicos. Sabe-se que os migrantes vindos da Bahia exerceram grande influência no samba e na cultura negra, de uma maneira tal que fizeram-na fervilhar no início do século XX.
Nos primórdios das escolas, eram os homens que saíam de baianas. Isso era um fato natural, associado à falta de segurança e à violência que rondavam as manifestações carnavalescas populares. É importante lembrar que o nome de um dos blocos que originou a Portela chamava-se "Baianinhas de Oswaldo Cruz" e dele participavam, e desfilavam, nomes como Claudionor Marcelino, Ventura, Manuel Bam Bam Bam, João da Gente e outros.
Durante muito tempo, eram as próprias baianas que desenhavam suas fantasias, confeccionadas muitas vezes de pano de saco e cetim. Hoje, recebem cada vez mais atenção por parte dos carnavalescos, tornando-se um dos maiores segredos que as escolas levam para o desfile. Não são quesitos, mas são obrigatórias, sob a pena de perda de pontos.
Baianas, Nelson Sargento
Uma baiana não samba, sua evolução é diferente dos demais componentes. Sua movimentação é feita de rodopios, que podem ou não ser constantes. Não possuem posição específica dentro de um desfile, podendo aparecer em qualquer lugar, de acordo com o organograma preparado pela escola. Se as baianas acompanharam o desenvolvimento do carnaval, foi somente em 1960 que elas formaram uma ala própria, com as características de hoje, cabendo o pioneirismo à Estação Primeira de Mangueira.
Entre as primeiras baianas da Portela, destacamos Diva Caetano (esposa de Antônio Caetano), Margarida, Geralda, Hercília, Doralice (Dora), Jacira, Ninita, Vicentina, Albertina, Bernardina e Ira.
[...]
:: Fonte: PAVÃO, Fábio. Baianas - Breve Histórico. in: Portelaweb. Disponível no link. Acessado em 17.02.2015).

Bloco Carnavalesco, Candido Portinari, 1933


CARNAVAL DE RUA
Bloco de Carnaval em Ouro
Preto, Tobias Marcier, 1970
O Carnaval de rua é a maneira mais tradicional de aproveitar a folia e acontece em grande parte das cidades brasileiras. Blocos e bandas de carnaval se apresentam com seus hinos e marchinhas características nas capitais e no interior.

No Rio, alguns dos tradicionais blocos de rua são o Cordão da Bola Preta, o Suvaco de Cristo, Bafo da Onça e Cacique de Ramos. Outros exemplos são o Bloco da Lama em Paraty (RJ), com foliões que brincam lambuzados de lama e o Carnaval de São Luís do Paraitinga (SP), que preserva a competição anual de marchinhas.

Em Minas Gerais, o Carnaval de Diamantina (MG) se concentra nas ruas e becos do centro histórico da cidade. Um dos blocos que embala a folia é o Bloco Biri Biri. Ainda no estado mineiro, na cidade de Ouro Preto, o grupo estudantil universitário Bloco do Caixão agita as ladeiras da cidade.

Em Salvador são os blocos afros e afoxés, como Ilê Ayiê, Filhos de Gandhy, Olodum, Bankoma e o Muzenza, que resgatam a herança africana em seus adereços, cantorias e tambores. 
:: Fonte: Brasil/gov.


FREVO
:: Sobre o FREVO. Acesse AQUI!

Carnaval em Madureira, de Tarsila do Amaral, 1924
(Acervo Fundação José e Paulina Nemirovsky, São Paulo/SP)


ICONOGRAFIA DO CARNAVAL
Documentário: Pierre Verger carnaval Brasil - anos 40
Em 1984 , Pierre Verger - com apoio de Jose Antonio Barros Freire, Arlete Soares, Rina Angulo, Mimito Gomes e Jose Amancio - "descobriu o vídeo teipê ". 
Realizou na produtora Manduri (São Paulo) sua primeira experiência no Brasil com o vídeo: gravou em estúdio, suas fotos sobre o carnaval do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.
Duração: 10 min.


Pierre Verger carnaval Brasil - anos 40


Rio Antigo - 100 Anos de Carnaval (1912-2012)
Arquivo "100 Anos de Carnaval"
Realização: Cau Barata 
Ano: 2013
Parte I - abrange os anos de 1912 à 1929. As músicas de fundo, da primeira parte (crédito no final do vídeo), são todas da década de 30, do século XX, salvo a primeira, cuja letra consta ser do século XIX, de autoria de Chiquinha Gonzaga.
Parte II - abrange os anos de 1930 à 1939. As músicas de fundo, desta segunda parte (crédito no final do vídeo) - marchas de carnaval - foram todas lançadas entre 1930 e 1935. 
Parte III - abrange os anos de 1940 à 1949. As músicas de fundo, da terceira parte (crédito no final do vídeo), são todas da década de 40, do século XX. 
Disponível online: Parte I - Parte II - Parte III. (acessado em 8.2.2015).


O Grande Carnaval, Di Cavalcanti, 1953. 
[Acervo Banco Itaú S.A. - São Paulo, SP]


FILMOGRAFIA
Filme: Quando o carnaval chegar
Sinopse: Quando o carnaval chegar foi escrito e dirigido por Carlos Diegues em 1972, de um argumento de Carlos Diegues, Hugo Carvana e Chico Buarque.
Ficha técnica
País/ano: Brasil, 1972.
Duração: 99 min.
Direção: Cacá Diegues
Protagonizado por: Chico Buarque, Maria Bethânia e Nara Leão.


Documentário: Samba 
Sinopse: Um documentário sobre a dança do samba filmado com as/os passistas da Mangueira.
Ficha técnica
País/ano: Brasil, 2000
Direção: Theresa Jessouroun



Samba -  Dir.: Theresa Jessouroun 


Documentário: Lavapés, A resistência do Samba
Sinopse: A mais antiga Escola de Samba de São Paulo, a S.R.B.E. Lavapés, fundada em 1937, luta diariamente para voltar à elite do carnaval paulistano sem deixar de lado sua cultura e tradição. Lavapés -- A Resistência do Samba, retrata a força e o empenho de uma família, comandada por Rosemeire Marcondes, que batalha diariamente para manter uma agremiação sem nenhum apoio financeiro. O documentário resgata sambas-enredo da Escola e analisa a tradição e a industrialização do carnaval paulista.
Ficha técnica
País/ano: Brasil, 2012
Duração: 29 min.
Direção, roteiro e edição: Fabiano Cafure
Disponível no Vimeo: Lavapés.
Produtora: Canal Cubo.
Blog: Escola de Samba Lavapés.


Documentário; "Lavapés, A resistência do Samba".



BIBLIOGRAFIA SOBRE O CARNAVAL
SAMBA-ENREDO -  MEMÓRIA E FUNÇÃO SOCIAL - CADEIA PRODUTIVA E A ECONOMIA DO CARNAVAL 
AGOSTINHO, Zilmar Luiz dos Reis. Escolas de samba como lugares de resistência. In: XII Simpósio Nacional de Geografia Urbana, 2011, Belo Horizonte. Ciência e utopia: por uma Geografia do possível. Belo Horizonte, 2011. v. 1.
Baianas, Candido Portinari, 1956
AGOSTINHO, Zilmar Luiz dos Reis. O surgimento das escolas de samba no Rio de Janeiro sob uma perspectiva territorial. Continentes: Revista de Geografia da UFRRJ, v. 1, p. 93-112, 2014.
AGOSTINHO, Zilmar Luiz dos Reis. A roseira balançou: o surgimento dos Acadêmicos do Salgueiro no carnaval carioca. 1ª ed., Rio de Janeiro: Multifoco, 2014. v. 1. 268p.
AGOSTINHO, Zilmar Luiz dos Reis. Vamos balançar a roseira para ganhar o carnaval: o processo de institucionalização dos Acadêmicos do Salgueiro (1953-1961).. (Dissertação Mestrado em História Social). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2013.
AGUIAR, Maria Lívia de Sá Roriz. Homens Memória: A Velha Guarda e a guarda das tradições do samba carioca do Rio de Janeiro. (Dissertação Mestrado em Psicologia Social). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2013.
ALBIN, Ricardo Cravo. Escolas de samba. Textos escolhidos de cultura e arte popular, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p, 249-259, 2009.
ALENCAR, Edigar de. O carnaval carioca através da música. Vol's. 2. Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos, 1965.
ALMEIDA, Jorge da Paz. Campos, 50 anos de carnaval. Editora Promo, 1975; 2ª ed., Gráfica Lar Cristão, 1988.
ALMEIDA, Luiz Sávio de; CABRAL, Otávio; ARAÚJO, Zezito. O negro e a construção do carnaval no Nordeste. Maceió: Edufal, 2003.
ALMEIDA, Paula Cresciulo de. Um samba de várias notas: Estado, imprensa e carnaval no Rio de Janeiro (1932-1935).. (Dissertação Mestrado em História). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2013.
ALMEIDA, Paula Cresciulo de. Carnaval carioca: festa nacional. In: VII Semana de História Política - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2012, Rio de Janeiro. Anais UERJ 2012. Rio de Janeiro: Editora da Uerj, 2012. p. 1421-1429.
ALMEIDA, Paula Cresciulo de. A maior festa popular do mundo: o carnaval carioca nas páginas dos jornais (1932-1935). In: Jorge Ferreira. (Org.). O Rio de Janeiro nos Jornais. 1ª ed., Rio de Janeiro: 7 letras, 2014, v. 1, p. 35-53.
ALMEIDA, Paula Cresciulo de. O Carnaval de 1935: oficialização e legitimação do samba. (Monografia Graduação em História). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2010.
ALVAREZ, Régia Barbosa. Meu samba em quatro tempos. (Dissertação Mestrado em Artes). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2009.
ALVES, Arivaldo de Lima. O lúdico e o político no carnaval da Bahia. Tempo Presença, Rio de Janeiro, v. 306, p. 31-33, 1999.
ALVES, Diego Ramiro Araoz. Nostalgia e autenticidade: crônica carnavalesca e pensamento social brasileiro. (Tese Doutorado em Sociologia e Antropologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2012.
ALVES, Diego Ramiro Araoz. Entregue o samba a seus donos: imagens e significados de Bahia no Rio de Janeiro da belle époque. (Dissertação Mestrado em Sociologia e Antropologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2006.
ALVES, Diego Ramiro Araoz. Três bons verbos para treze carnavais. Revista Enfoques (Rio de Janeiro), v. 10, p. 145-150, 2011.
ALVES, Diego Ramiro Araoz. Notas sobre as categorias samba e carnaval na crônica de carnaval. Perspectivas: Revista de Ciências Sociais (UNESP. Araraquara. Impresso), v. 37, p. 145-162, 2010. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
ALVES, Diego Ramiro Araoz. Critica cultural e processo criativo: os livros de cronistas carnavalescos. In: II Seminário Nacional Sociologia & Política, 2010, Curitiba. Tendências e Desafios Contemporâneos, 2010. v. 7. p. 1-25.
ALVES, Diego Ramiro Araoz. Uma reflexão sobre a crítica cultural na crônica de Francisco Guimarães. SINAIS - Revista Eletrônica. Ciências Sociais. Vitória: CCHN, UFES, Edição n.07, v.1, Junho. 2010. pp. 41-61.  Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
AMARAL, Marly Spinola do. Tijuca!!! Não é segredo eu amar você!. Editora: M Spinola do Amara, 2007.
AMARAL, Pedro. Trinta anos de Samba-enredo. ZFM Produções, 2001.
AMORIM, Lino Camenietzki. As baterias das escolas de samba cariocas do grupo especial: trabalho acústico e os impactos do concurso sobre seu caráter humanizador. (Dissertação Mestrado em Música). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2015.
AMORIM, Lino Camenietzki. Bloco carnavalesco: as orquestras percussivas do samba e do maracatu como recurso de arranjo para música popular. (Monografia Graduação em Música). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2011. 
ANDRADE, Renata Carvalho. Trilogia do Samba: Um estudo da perspectiva contemporânea de Andrea Jabor. (Dissertação Mestrado em Performance Artística). Faculdade de Motricidade Humana, 2013.
Episodio do entrudo, 1885 (Acervo Arquivo Nacional)
ANTUNES, Rosana. Ensino e Aprendizagem da Arte na Escola de Samba. (Dissertação Mestrado em Artes). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2007.
ARAGÃO, Octávio. A óptica sóciopolítica da arte sequencial de Angelo Agostini em algumas páginas de O cabrião (1866-1867) e da Revista Illustrada (1876-1898).. (Dissertação Mestrado em Artes Visuais). Universidade Federal do Rio de Janeiro. UFRJ, 2002.
ARAÚJO, Ari; HERD, Erika Franziska. As escolas de samba, um episódio antropofágico. Petrópolis-Rio, Vozes/SEEC-RJ, 1978.
ARAÚJO, Eugênio. Não deixa o samba morrer: um estudo histórico e etnográfico sobre o carnaval de São Luís e a escola Favela do Samba. São Luís: Edições UFMA/Prexae/DAC, 2001.
ARAÚJO, Eugênio. Valorizando a batucada: um estudo sobre as escolas de samba dos Grupos de Acesso C, D e E do Rio de Janeiro. (Tese Doutorado em Artes Visuais). Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2008.
ARAÚJO, Hiram. Carnaval, seis milênios de história. Rio de Janeiro: Griphus, 2000.
ARAÚJO, Hiram. Memória do carnaval. Rio de Janeiro: Oficina do Livro, 1991.
ARAÚJO, Hiram; JÓRIO, Amaury. Escolas de Samba em desfile - Vida, paixão e sorte. Rio de Janeiro: Poligráfica, 1969.
ARAÚJO, Hiram; JÓRIO, Amaury. Natal - o homem de um braço só. Rio de Janeiro: Guavira, 1975.
ARAUJO, Pedro Quaresma de. Escolas de Samba e Relações de Trabalho: Entre a Passarela e o Barracão. In: Fábio Sá Earp. (Org.). Pão e Circo: Fronteiras e Perspectivas da Economia do Entretenimento. Rio de Janeiro: Palavra e Imagem, 2002, v. , p. -.
ARAÚJO, Rita de Clássica Barbosa de. Festas públicas e carnavais: o negro e a cultura popular em Pernambuco. in: ALMEIDA, Luiz Sávio de; CABRAL, Otávio; ARAÚJO, Zezito. O negro e a construção do carnaval no Nordeste. Maceió: Edufal, 2003, p. 23-54.
ARAÚJO, Rosa Maria Barboza de. A vocação do prazer: a cidade e a família no Rio de Janeiro republicano. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
ARAÚJO, Vânia Maria Mourão. Yes, nós temos baianas: o processo de construção da personagem baiana de escola de samba no século XX. (Dissertação Mestrado em Artes). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2011.
AUGRAS, Monique. O Brasil do samba-enredo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1998.
BALTAR, Rosa Anderson; LEAL, Eugênio; DATTOLI, Vicente Dattoli. As primas sapecas do carnaval — Escolas da alegria, irreverência e subversão. [org. Fabio Fabato]. Rio de Janeiro: Editora Nova Terra, 2015, 224p.
BASTOS, João. Acadêmicos, unidos e tantas mais - entendendo os desfiles e como tudo começou. Rio de Janeiro: Editora Folha Seca, 2010.
BARBIERI, Ricardo José. As escolas de samba e a cidade de Manaus (AM): construindo uma proposta de pesquisa etnográfica. Somanlu, ano 11, n. 2, jul./dez. 2011. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
BARBOSA, Alessandra Tavares de Souza Pessanha. Nasceu lá na Serra uma linda Flor: memórias sobre a fundação do Império Serrano. (Dissertação Mestrado em História Social). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2012.
BARBOSA, Juliana dos Santos. A transmutação de formas e o jogo de linguagens no processo de criação do carnaval 2007: A Viradouro vira o jogo. (Dissertação Mestrado em Estudos da Linguagem). Universidade Estadual de Londrina, UEL, 2007.
BARBOSA, Juliana dos Santos. As formas de articulação textual em sambas-enredo da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis. In: XIV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2009, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro: CIFEFEIL, 2009. v. XIII. p. 1651-1663.
BARBOSA, Juliana dos Santos. O jogo de linguagens nos sambas-enredo. In: XI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2007, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2007. v. XI. p. 164-175.
BARBOSA, Juliana dos Santos. O diálogo de linguagens nos sambas-enredo. In: III CELLI - Colóquio de Estudos Linguisticos e Literários, 2007, Maringá. Anais do 3º CELLI. Maringá: UEM - PLE, 2007. p. 1507-1518.
BARBOSA, Juliana dos Santos; PANICHI, Edina R. Pugas. O diálogo de linguagens na passarela do samba: a vingança do Frankenstein da Vila. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Online), v. 7, p. 139-148, 2010.
BARBOSA, Juliana dos Santos; PANICHI, Edina R. Pugas. O samba em movimento. In: SCOPARO, Tânia R. M. T; MIQUELETI, Eliane Aparecida; FRANCISCO, Eva C.; GABRIEL, Fábio A.. (Org.). Estudos em Linguagens: diálogos linguísticos, semióticos e literários. 1ª ed., Rio de Janeiro: Multifoco, 2014, v. 1, p. 77-88.
BARBOSA, Juliana dos Santos. Metalinguagem: o encantamento do samba. In: Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2012, Rio de Janeiro. Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.. Rio de Janeiro: Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2012. v. 3. p. 2294-2301.
BARBOSA, Juliana dos Santos. A transmutação de formas no movimento criador do carnavalesco Paulo Barros. Boletim - Centro de Letras e Ciências Humanas (UEL), v. 56, p. 57-72, 2009.
BARBOSA, Rita de Cássia Barbosa de. Carnaval do Recife: a alegria guerreira. Estudos Avançados, vol.11 no.29 - São Paulo Jan./Apr. 1997. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
BARBIERI, Ricardo José de Oliveira. Apuração no Terreirão: discutindo redes no carnaval. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. 6, p. 173-182, 2009.
BARBIERI, Ricardo José de Oliveira. Conflito e sociabilidade em uma pequena escola de samba: O Acadêmicos do Dendê da Ilha do Governador. (Dissertação Mestrado em Sociologia e Antropologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2011. Disponível no link e link. (acessado em 8.2.2015).
BARBIERI, Ricardo José de Oliveira. A Acadêmicos do Dendê quer brilhar na Sapucaí. 1ª ed., Jundiaí: Paco Editorial, 2012. 180p.
BARBIERI, Ricardo José de Oliveira. Para Brilhar na Sapucaí: Hierarquia e liminaridade entre as escolas de samba. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. 7, p. 183-198, 2010.
BARBIERI, Ricardo José de Oliveira. Cidade do Samba: do barracão da escola às fábricas de carnaval. In: Maria Laura Cavalcanti; Renata Gonçalves. (Org.). Carnaval em Múltiplos Planos. 1ª ed., Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2009, v. , p. 125-145.
Samba, Nelson Sargento
BARBIERI, Ricardo José de Oliveira. Etnografia da Galera do Caprichoso: Sociabilidade entre jovens no Festival de Parintins(AM). Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. 10, p. 63-80, 2013.
BARONETTI, Bruno Sanches. Das transformações ao Sambódromo. Um Estudo sobre as escolas de Samba de São Paulo (1968-1996).. (Dissertação Mestrado em História Social). Universidade de São Paulo, USP, 2014.
BARONETTI, Bruno Sanches. Dos Cordões ao Sambódromo: O carnaval de rua da cidade de São Paulo durante o Século XX. (Trabalho de Conclusão de Especialização em História da Arte). Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, 2011.
BARRETO, Álvaro. Dias de Folia: o carnaval pelotense de 1890 a 1937. Pelotas: EDUCAT, 2003.
BARROS, Maria Teresa Guilhon de.. “Blocos: Vozes e percursos da reestruturação do Carnaval de rua no Rio de Janeiro". (Dissertação Mestrado). Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Fundação Getúlio Vargas, FGV, 2013. Disponível no link. (acessado em 7.2.2015).
BARSALINI, Leandro. As sínteses de Edison Machado: um estudo sobre o desenvolvimento de padrões de samba na bateria. (Dissertação Mestrado em Música). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2009.
BARSALINI, Leandro. Modos de execução da bateria no samba. (Tese Doutorado em Música). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2014.
BARSALINI, Leandro. Nota por nota: transcrição comentada da bateria de Edison Machado na música "Coisa 1". Revista Modern Drummer do Brasil.. Modern Drummer, São Paulo, p. 30 - 33, 20 maio 2011.
BATISTA, Alessandra de Jesus Sodré. Vândalos na folia: carnaval e identidade nacional na Amazônia dos anos 20. (Dissertação Mestrado em História). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2001.
BATISTA, Alessandra de Jesus Sodré. Carnaval: celebração da unidade ou da distinção nacional. Multiciência (ASSER), v. 6, p. 17-30, 2005.
BELO, Vanir de Lima. O enredo do carnaval nos enredos da cidade. dinâmica territorial das Escolas de Samba em São Paulo. (Dissertação Mestrado em Geografia - Geografia Humana). Universidade de São Paulo, USP, 2008.
BELO, Vanir de Lima. Carnaval das Escolas de Samba da Cidade de São Paulo: as imposições do mercado e as reações do lugar. GEOUSP: espaço e tempo, v. 34, p. 311-326, 2013.
BERNARD, C.. O bê-a-bá das escolas de samba. Florianópolis: Diálogo, Cultura e Comunicação, 2001.
BEZERRA, Frederico Freire de Lima Neibert. O samba-enredo em Florianópolis: perspectivas históricas e a produção de sambas-enredo entre membros da "Protegidos da Princesa". (Dissertação Mestrado em Música). Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, 2010.
BEZERRA, Luiz Anselmo. A família Beija-Flor. (Dissertação Mestrado em História). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2010. Disponível no link e link. (acessado em 9.2.2014).
Samba de Quadra, Sergio Vidal
BEZERRA, Luiz Anselmo. A Beija-Flor dos anos de sacrifício. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. 7, p. 217-232, 2010.
BEZERRA, Luiz Anselmo. O mecenato do jogo do bicho e a ascensão da Beija-Flor no carnaval carioca. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. 6, p. 139-149, 2009.
BIBLIOTECA AMADEU AMARAL (org.). Bibliografia do Carnaval Brasileiro. Rio de Janeiro: Ibac/Ufrj. 1992. 96p.
BILATE, Lucas Ferreira. Individualismo e Identidade: estabilizações e fluxos na construção da pessoa entre ritmistas de Escolas de Samba. Revista Ártemis, v. 17, p. 84-95, 2014.
BILATE, Lucas Ferreira. Sociabilidade de gênero em Baterias de Escolas de Samba no Rio de Janeiro. (Dissertação Mestrado em Mestrado). Programa de Pós Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional - UFRJ, 2013.
BLASS, Leila Maria da Silva. Desfile na avenida, trabalho na escola de samba: a dupla face do carnaval. 1ª ed., São Paulo: AnnaBlume, 2007. v. 1. 176p.
BLASS, Leila Maria da Silva. A dimensão pedagógica da Embaixada do Samba. Ponto-e-Vírgula (PUCSP), v. 10, p. 46-56, 2011.
BLASS, Leila Maria da Silva. Produzindo o desfile de Carnaval: o trabalho no barracão da escola de samba. Margem (PUCSP), São Paulo - EDUC, 1998.
BLASS, Leila Maria da Silva. Velha Guarda de escolas de samba: concepções e paradoxos. In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, 2011, Salvador. XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais - Programação. Salvador: UFBA, 2011. Disponível no link. (acessado em 9.2.2014).
BLASS, Leila Maria da Silva. Rompendo fronteiras: a Cidade do Samba no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 23, p. 79-92, 2008.
BLUM, Caroline Glodes. Carnaval curitibano: o "lugar" de uma festa popular na cidade. (Dissertação Mestrado em Antropologia Social). Universidade Federal do Paraná, UFPR, 2013.
BRAIA, Ana. Memórias do Seu Nenê da Vila Matilde. São Paulo: Lemos Editorial, 2000.
BRASIL, Murilo. A História do Cordão da Bola Preta. Rio de Janeiro: Editora Teatral, 2008.
BRASIL, Pérsio Gomyde. Da Candelária à Apoteose: 4 décadas de paixão. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2010.
BRITTO, Iêda Marques de. Samba na cidade de São Paulo (1900-1930): um exercício de resistência cultural. São Paulo: FFLCH / USP, 1986.
BRUHNS, Heloísa Turini. Futebol, carnaval e capoeira: entre as gingas do corpo brasileiro. São Paulo: Papirus, 2000. 
BULHÕES, Iara Gomes de. Carnaval, Carnival: uma abordagem comparativa entre o carnaval Brasileiro e o Inglês. (Dissertação Mestrado em Antropologia). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2007.
CABRAL, Sérgio. As escolas de samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lumiar,1996. 448p.
CABRAL, Sérgio. História das escolas de samba. [10 fascículos]. Rio Gráfica e Editora, 1976. 
CABRAL, Sérgio. As Escolas de Samba, o que, quem, como, onde e porque. Rio de Janeiro: Editora Fontana, 1974.
CABRAL, Sérgio. Mangueira: a nação verde-e-rosa. Rio de Janeiro: BM&F, 1998.
CANDEIA FILHO, Antonio; ARAÚJO, Isnard. Escola de samba, árvore que esqueceu a raiz. Rio de Janeiro: Lidador/SEEC, 1978.
CARDOSO, Vicente Magno Figueiredo. Saudamos a imprensa e pedimos passagem: um estudo sobre midiatização das escolas de samba do Rio de Janeiro. (Dissertação Mestrado em Comunicação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2008.
CARNEIRO, Edison. Folguedos tradicionais. 2ª ed., Rio de Janeiro: Funarte, 1982. 176p. 
CARNEIRO, Edison. Sabedoria popular. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
CARTA do Samba. Aprovado I Congresso Nacional do Samba, 28 de nov. a 2 de dez./1962. Ministério da Educação e Cultura - campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, 1962. Disponível no link. (acessado em 23.2.2015).
CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a república que não foi. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1989. 
CARVALHO, Marizilda de. Samba Paulistano e Mídia Impressa: Rosas de Ouro. (Dissertação Mestrado em Comunicação). Universidade Paulista, UNIP, 2002.
CARVALHO, Marizilda de. A Linguagem escrita em pavilhões, bandeiras e estandartes. In: Marizilda de Carvalho. (Org.). Prof. Dr. Américo Pelegrini Filho. 1º ed., São Paulo: Edições Loyola, 2011, v. Vol 1, p. 7-154.
CARVALHO, Marizilda de. Carnaval e samba na Terra da Garoa. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. V.6, p. 83-95, 2009.
CASTRO, Ruy. Carnaval no fogo: crônica de uma cidade excitante demais. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
CAVALCANTI, Alcyr Mesquita. Samba, Jogo do Bicho e Narcotráfico: a rede de relações que se forma na quadra de uma escola de samba em uma favela do Rio de Janeiro. (Dissertação Mestrado em Antropologia). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2001.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Carnaval carioca dos bastidores ao desfile. Rio de Janeiro: FUNARTE/UFRJ, 1994, 239p. 
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro; FERREIRA, L. F. (Orgs.). Escritos Carnavalescos. 1ª ed., Rio de Janeiro: Editora Aeroplano, 2012. v. 1. 239p.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro; GONÇALVES, R. S. (Org.). Carnaval em múltiplos planos. 1ª ed., Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009. v. 1. 357p.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro; CHINELLI, F.; COLNAGO, M.. Bibliografia do Carnaval Brasileiro. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Arte e Cultura, 1992, 96p.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Les écoles de samba et le défilé festif. In: Felipe Ferreira. (Org.). Samba etc. Carnavals du Brésil. 1ª ed., Binche/Bélgica: Musée International du Carnaval et du Masque, 2011, v. 1, p. 13-25.
Carnaval, Érico Santos, 2010
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. É Carnaval!. In: Botelho, André; Schwarcz, Lilia. (Org.). Agenda Brasileira. 1ª ed., São Paulo: Companhia das Letras, 2011, v. 1, p. 80-91.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Alegorias em ação. In: Raposo, Paulo; Cardoso, Vania; Dawsey, John. (Org.). A terra do não lugar. Diálogos entre Antropologia e Performance.. 1ª ed., Florianópolis: Ed. UFSC, 2013, v. 1, p. 221-234.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Baianas e velha-guarda: corpo e envelhecimento no carnaval carioca. In: Mirian goldenberg. (Org.). Corpo, envelhecimento e felicidade. 1ª ed., Rio de Janeiro: Record, 2011, v. 1, p. 245-273.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Festa e Contravenção: os bicheiros no carnaval do Rio de Janeiro. In: Cavalcanti, Maria Laura V.C., Gonçalves, Renata de Sá. (Org.). Carnaval em Múltiplos planos. 1ª ed., Rio de Janeiro: Editora Aeroplano, 2009, v. 1, p. 91-123.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Conhecer desconhecendo: a etnografia do espiritismo e do carnaval carioca.. In: Gilberto Velho; Karina Kuschnir. (Org.). Pesquisas Urbanas: desafios do trabalho antropológico.. 1ª ed., Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003, v. , p. 118-138.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. O rito e tempo: a evolução do carnaval carioca. In: Neide Esterci; Mirian Goldenberg; Peter Fry. (Org.). Fazendo Antropologia no Brasil. 1ª ed., Rio de Janeiro: Capes/DP&A Editora, 2001, v. 1, p. 75-91.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. O Mecenato Jogo do Bicho no Carnaval Carioca. In: Ethel Volfzon Kosminsky. (Org.). Agruras e Prazeres de uma pesquisadora: ensaios sobre a Sociologia de Maria Isaura Pereira de Queiroz. São Paulo: UNESP, 1999, v. , p. 267-278.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Cultura popular: as grandes festas. In: Márcio de Souza; Francisco Weffort. (Org.). Um olhar sobre a cultura brasileira. 1ªed., Rio de Janeiro: Ministério da Cultura/FUNARTE, 1998, v. 1, p. 293-311.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. O rito e o tempo: ensaios sobre carnaval. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. 
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Onde a cidade se encontra: o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. (Tese Doutorado em Antropologia Social). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 1993.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. A festa em perspectiva antropológica: carnaval e folguedos do boi. Artelogie (Online), v. IV, p. 125-140, 2013.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Alegorias em ação. Sociologia & Antropologia, v. 1, p. 233-249, 2011.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Em torno do carnaval e da cultura popular. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. 7, p. 7-25, 2010.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Tiempo y narrativa en los folguedos del buey en Brasil. Revista de Antropología Social, v. 17, p. 191-219, 2008.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Tempo ritual: o desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro. Terceira Margem, v. 14, p. 27-39, 2006.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. As alegorias no carnaval carioca: visualidade espetacular e narrativa ritual. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Online), v. 3, p. 3, 2007.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Carnaval: o rito e o tempo. Visões do Carnaval, Brasília, p. 21-28, 2004.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Sobre rituais e performances: Visualidade, cognição e imagens do tempo em duas festas populares. Revista Anthropológicas, ano 14, vol.21(1): p. 99-127, 2010. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Espetacularidade, significado e mediação: as alegorias no carnaval carioca. A Cidade em Imagens - Cadernos de Antropologia e Imagem, Rio de Janeiro, v. 13, p. 31-43, 2003.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Os sentidos no espetáculo. Revista de Antropologia (São Paulo), São Paulo, v. 45, n.1, p. 37-80, 2002.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Carnaval carioca: o rito e o tempo. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v. 23, n.135, p. 22-30, 1998.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. A cidade e o samba. Revista USP, USP, São Paulo, v. 32, p. 90-101, 1997.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Le Mecenat Du 'Jogo do Bicho' Au Carnaval de Rio de Janeiro. Cahiers du Brésil Contemporain, Paris, v. 25, p. 95-106, 1995.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. As Alegorias Carnavalescas: Uma Arte Coletiva. Revista Piracema de Arte e Cultura, Rio de Janeiro, v. 2, p. 108-117, 1994.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Le mécenat du 'jogo do bicho'au carnaval de Rio de Janeiro. Cahier Du Brésil Contemporain, Paris, França, p. 95-106, 1994.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. A Temática Racial No Carnaval Carioca. Estudos Afro-Asiáticos, Rio de Janeiro, v. 18, p. 27-45, 1990.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Barracão de Escola, Barracão de Ala: Breve Estudo dos Bastidores do Carnaval. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, v. 20, p. 175-184, 1984.
Carnaval em São Paulo no início do século XX
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Ritual e Mundo do samba. Anuário Antropológico -1978, Rio de Janeiro, p. 377-383, 1980.
CHINELLI, Filippina. O projeto pedagógico das Escolas de Samba e o acesso à cidadania - o caso da Mangueira. In: Educação e Multiculturalismo - favelados e meninos de rua. Cadernos CEDES, n.33, p.43-74. São Paulo: Cortez, 1993.
CHINELLI, Filippina; SILVA, Luiz Antonio Machado da. O vazio da ordem: relações políticas e organizacionais entre as Escolas de Samba e o jogo do bicho. Revista do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 42-52, 1993.
COSTA, Haroldo. 100 anos de carnaval no Rio de Janeiro. São Paulo: Irmãos Vitale, 2001.
COSTA, Haroldo. Salgueiro: academia do samba. Rio de Janeiro: Record, 1984, 318p. 
COSTA, Haroldo. Na cadência do samba. Rio de Janeiro: Novas Direções, 2000.
COSTA, Haroldo. Salgueiro - 50 anos de glória. Rio de Janeiro: Record: 2003.
COSTA, Haroldo. O Rio negro no carnaval. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 197-209, 2009.
COSTA, Sérgio Henrique Barroca. Carnaval: Trabalho ou Diversão? (Tese Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações - Psto). Universidade de Brasília, UNB, 2011.
COSTA, Sérgio Henrique Barroca. Gestão do trabalho nas escolas de samba. In: GHIZONI, Líliam Deisy; CANÇADO, Airton Cardoso. (Org.). Desenvolvimento, Gestão e Questão Social. 1ª ed., Contagem - MG: Didática Editora do Brasil, 2011, v. 1, p. 1-205.
COSTA, Sérgio Henrique Barroca. Bem-estar dos trabalhadores de escola de samba: realidade ou fantasia?. Gestão e Sociedade (UFMG), v. 5, p. 137-154, 2011.
COTRIM, Cristiane; COTRIM, Ricardo; PACHECO, Gustavo (Orgs.). Xangô da Mangueira. Recordações de um velho batuqueiro. Rio de Janeiro: Casa de Artistas Autônomos, 2005, 104p.
COUTINHO, Eduardo Granja. Os cronistas de Momo: imprensa e carnaval na Primeira República. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
CRESCIBENI, Nelson. Convocação geral a folia está na rua - O Carnaval de São Paulo, tem história de Verdade. São Paulo: Editora O artífice, 2000.
CRUZ, Luciano de Souza. Sambas enredo sobre o negro: origem e protagonistas -evidenciando conhecimentos para uma educação anti-racista. (Dissertação Mestrado em Educação). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2013.
CRUZ, Luciano de Souza. As Possíveis Contribuições dos Sambas de Enredo para a Implementação do Artigo 26'A' da LDB. (Monografia Graduação em Pedagogia). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2009.
CRUZ, Luciano de Souza. Cultura Popular e Pedagogia Progressista: A utilização do samba-enredo em sala de aula. Cadernos PENESB, v. 13, p. 209-226, 2012.
CRUZ, Tamara Paola dos Santos. As escolas de samba sob vigilância e censura na ditadura militar: memórias e esquecimentos. (Dissertação Mestrado em História). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2010. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
CRUZ, Tamara Paola dos Santos. Escolas de Samba Cariocas: Sambas Enredos e Governos Militares (de 1964 a 1986). In: XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética, 2009, Fortaleza. XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética / Olhares musicais: outras leituras e experiências musicais. Fortaleza: Marca Registrada Áudio e Mídia, 2009. v. 25.
CRUZ, Tamara Paola dos Santos. Cultura, Política e Mídia: a divulgação do GRES Acadêmicos do Salgueiro de 1960 a 1964. In: IV Simpósio Nacional de História Cultural: Sensibilidades e Sociabilidades, 2008, Goiânia. IV Simpósio Nacional de História Cultural: Sensibilidades e Sociabilidades. Goiânia: Zutto Digital, 2008. v. 4.
CUNHA, Maria Clementina Pereira. Ecos da folia: uma história social do carnaval carioca entre 1880 e 1920. São Paulo: Companhia das Letras. 2001. 
CUNHA, Maria Clementina Pereira. Vários Zés, um sobrenome: as muitas faces do senhor Pereira no carnaval carioca da virada do século. in: Carnavais e outras f(r)estas: ensaios de história social da cultura. Campinas: Editora da Unicamp/Cecult, 2002, p. 371-417.
Samba, Leroy Neiman
CUNHA, Mariana Carneiro da. Transmissão de saberes musicais na escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel. (Dissertação Mestrado em Música). Universidade do Rio de Janeiro, UNI-RIO, 2001.
DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
DAMATTA, Roberto. Universo do Carnaval: imagens e reflexões. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1981.
DAMATTA, Roberto. O Carnaval como rito de passagem. Rio de Janeiro: Vozes, 1973.
DANTAS, Marcelo Bruno Ferreira. Formas organizativas em Escolas de Samba: uma análise sobre a Agremiação Chatuba de Mesquita. (Dissertação Mestrado profissionalizante em Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, 2014.
DANTAS, Marcelo Bruno Ferreira. O processo de estruturação e de gestão das Escolas de Samba: o caso da agremiação Beija-Flor de Nilópolis. (Monografia Graduação em Administração). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, 2011.
DENIS, Ferdinand. Uma festa brasileira. Rio de Janeiro: Epasa, 1944.
DIAS, Ilane Frank. As racionalidades instrumental e substantiva nos diferentes níveis de tomada de decisão de uma escola de samba: um estudo de caso na Escola de Samba União da Ilha da Magia. (Dissertação Mestrado em Administração). Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, 2013.
DINIZ, André; CUNHA, D.. Na Passarela do Samba - O esplendor das escolas em 30 anos de desfiles de carnaval no Sambódromo. 1ª ed., Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2014. v. 1. 228p. 
DINIZ, André. Almanaque do Carnaval: A História do Carnaval, o que ouvir, o que ler, o que ouvir. 1ª ed., Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008. v. 1. 300p.
DOMINGUES, Petrônio. O "tríduo da loucura": Campos Elyseos e o carnaval afro-diaspórice. Tempo vol.19 no.35 Niterói July/Dec. 2013. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
DOSSIÊ das Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: partido-alto samba de terreiro samba-enredo. IPHAN/MINC, Centro Cultural Cartola. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
DOZENA, Alessandro. As territorialidades do samba na cidade de São Paulo. (Tese Doutorado em Geografia - Geografia Humana). Universidade de São Paulo, USP, 2009.
DOZENA, Alessandro; SEVERIANO FILHO, V.. O carnaval das tribos de índios em Natal - RN: Uma reflexão geográfica. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Online), v. 9, p. 22-28, 2012.
DOZENA, Alessandro; MARCELINO, Márcio Michalczuk. O samba na "quebrada" do Bexiga e do Parque Peruche. Ponto.Urbe (USP), v. 2, p. 22-47, 2008.
DOZENA, Alessandro. O lugar do samba: Notas de pesquisa sobre a dinâmica espacial em dois bairros paulistanos. Geotextos (Salvador), v. 6, p. 32/6-45, 2010. Disponível no link e link. (acessado em 8.2.2015).
DOZENA, Alessandro. A dimensão política e econômica no "mundo do samba" paulistano. Ateliê geográfico (UFG), v. 4, p. 91-121, 2010.
DOZENA, Alessandro. O samba na constituição do processo de urbanização e conformação de territorialidades na cidade de São Paulo. Revista Geografia e Pesquisa, v. 3, p. 93-115, 2009.
DOZENA, Alessandro. A geografia do samba na cidade de São Paulo. 1ª ed., São Paulo: PoliSaber, 2011. v. 2000. 264p.
DOZENA, Alessandro. Entre o real e o imaginário: O samba como discurso e prática de contra-finalidade na Paulicéia. In: COSTA, Everaldo Batista da; OLIVEIRA, Rafael da Silva. (Org.). As cidades entre o real e o imaginário: estudos no Brasil. 1ª ed., São Paulo: Expressão Popular, 2011, v. 1, p. 201-224.
DUARTE, Rui. História social do Frevo. Rio de Janeiro: Editora Leitura, 1969.
DUARTE, Ulisses Corrêa. O carnaval espetáculo no sul do Brasil: uma etnografia da cultura carnavalesca nas construções das identidades e nas transformações da festa em Porto. (Dissertação Mestrado  em Antropologia Social). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2011. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
EDMUNDO, Luís. O Rio de Janeiro do meu tempo. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1938.
Carnaval, Bruno Lechowiski  (s/data)
EFEGÊ, Jota. Figuras e coisas do carnaval carioca. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.
EFEGÊ, Jota. O Cabrocha (meu companheiro de farras). Rio de Janeiro: Casa Leuzinger, 1931.
ERICEIRA, Ronald Clay dos Santos. A mulher é a tal: visões de compositores demarchinhas de carnaval sobre as mulheres no Rio de Janeiro nas décadas de 1930 e 1940. (Tese Doutorado em Psicologia Social). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2010.
ERICEIRA, Ronald Clay dos Santos. A reconstrução do passado na Portela na rede mundial de computadores e nas rodas de samba. (Tese Doutorado em Sociologia e Antropologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2009.
ERICEIRA, Ronald Clay dos Santos. Haja Deus! É a Flor do Samba na festa de momo da Atenas Brasileira. (Dissertação Mestrado em Ciências Sociais). Universidade Federal do Maranhão, UFMA, 2005.
ERICEIRA, Ronald Clay dos Santos. As mulheres nas letras das marchinhas carnavalescas (1930-1940). Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. 10, p. 93-108, 2013.
ERICEIRA, Ronald Clay dos Santos. O discurso das marchinhas carnavalescas e as relações de gênero no Rio de Janeiro (1930-1940). Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 13, p. 84-103, 2012.
ERICEIRA, Ronald Clay dos Santos. Escolas de samba: território e identidades sociais. Revista Pós Ciências Sociais, v. 6, p. 29-40, 2009.
ERICEIRA, Ronald Clay dos Santos. O entrudo no carnaval de São Luís. Boletim da Comissão Maranhense de Folclore, São Luís, p. 13-16, 2005.
ERICEIRA, Ronald Clay dos Santos. Piranha Voltou: uma visão burlesca da morte/vida no carnaval. Caderno Pós Ciências Sociais (UFMA), São Luis_MA, v. 2, n.4, p. 81-96, 2005.
ERICEIRA, Ronald Clay dos Santos. Sexualidade e sociedade: estudo etnográfico e de gênero dos personagens femininos de uma escola de samba. Caderno Pós Ciências Sociais (UFMA), São Luis, v. 1, n.1, p. 67-81, 2004.
ERICEIRA, Ronald Clay dos Santos. O samba passeia em festa por São Luís. Boletim da Comissão Maranhense de Folclore, São Luis, n.30, p. 08-09, 2004.
ERICEIRA, Ronald Clay dos Santos. Os modos de subjetivação no contexto do samba: discussão das relações entre sujeito, ientidade cultural e mídia. Ciências Humanas em Revista (UFMA), São Luís, v. 2, n.2, p. 37-48, 2004.
ERICEIRA, Ronald Clay dos Santos. Haja Deus! A Flor do Samba no carnaval da Atenas Brasileira. 1ª ed., São Luis: Fundação Municipal de Cultura, 2006. v. 500. 244p.
ERICEIRA, Ronald Clay dos Santos. Ritos sagrados na festa profana do carnaval. In: Carreiro, Gamaliel; Santos, Lyndon; Ferretti, Sérgio.. (Org.). Religiões e religiosidade no Maranhão. São Luis: EDUFMA, 2011, v. , p. 183-198.
ERICEIRA, Ronald Clay dos Santos. ÔOô a majestade do samba chegou: análise antropológica dos sambas-exlatação da Portela. In: Maria Laura Viveiro de Castro Cavalcanti; Renata Sá Gonçalves. (Org.). Carnaval em Múltiplos Planos. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009, v. , p. -.
ESTEVÃO, Andrea Almeida de Moura; SAPIA, Jorge E.. Considerações a respeito da retomada carnavalesca: o carnaval de rua no Rio de Janeiro. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. 9, p. 57-76, 2012.
ESTEVÃO, Andrea Almeida de Moura; SAPIA, Jorge E.. Festas carnavalescas: costurando e redesenhando a cidade.. In: Milton Julio Faccin, Maria Alice de Faria Nogueira, Élida Vaz. (Org.). Narrativas da cidade: perspectivas multidisciplinares sobre a urbe contemporânea.. 1ª ed., Rio de Janeiro: E-papers, 2013, v. 1, p. 125-142.
FARIA, Flora de Paoli. O baile de máscaras de Veneza ao Rio de Janeiro: sob o signo do Arlequim. Terceira Margem: revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literária. UFRJ, Ano X, nº 14, 2006.
FARIA, Guilherme José Motta. Nem melhor, nem pior, apenas uma escola diferente: Os Acadêmicos do Salgueiro e as transformações estéticas e ideológicas na cultura brasileira. (Tese Doutorado em História). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2014.
FARIA, Guilherme José Motta. O Estado Novo da Portela: circularidade cultural e representações sociais no governo Vargas. (Dissertação Mestrado em História). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2008.
FARIA, Guilherme José Motta; GUARAL, Guilherme. O Estado Novo da Portela. 1ª ed., Jundiaí: Paco Editorial, 2012. v. 1000. 208p.
FARIA, Guilherme José Motta. História e memória: a construção do mito Isabel Valença, a Chica da Silva do GRES Acadêmicos do Salgueiro pela imprensa carioca. CLIO - Revista de Pesquisa Histórica, v. 1, p. 1-30, 2013.
FARIA, Guilherme José Motta. O Estado Novo da Portela. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. V. 6, p. 125-137, 2009.
FARIA, Guilherme José Motta. Os Acadêmicos do Salgueiro: Uma Academia de samba no bairro da Tijuca. Aquila (Rio de Janeiro), v. 1, p. 40-56, 2013.
FARIA, Guilherme José Motta. Mídia e Carnaval: a construção do mito Isabel Valença, a Chica da Silva do GRES Acadêmicos do Salgueiro. MOSAICO: Revista Multidiscilplinar de Humanidades, v. IV, p. 101-116, 2013.
FARIA, Juliana Maria Jabor Santos. Território cultural do samba sob enfoque urbanístico: a Mangueira e sua territorialização. (Dissertação Mestrado em Urbanismo). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2007.
FARIAS, Edson Silva de. O desfile e a cidade: o carnaval-espetáculo carioca. (Dissertação Mestrado em Sociologia). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH, Universidade de São Paulo, USP 1995. Disponível no link. (acessado em 9.2.2015).
Sambista e Pierot, Heitor dos Prazeres
FARIAS, Edson Silva de. O Desfile e a cidade - O carnaval - espetáculo carioca. São Paulo: Editora E-papers, 2006. 468p.
FEDRE, Júlio Penna. Políticas públicas em educação profissional: estudo da cultura educacional na Cidade do Samba no Rio de Janeiro. (Dissertação Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, 2014.
FENERICK, José Adriano. Nem do morro nem da cidade. As transformações do samba e a indústria cultural (1920-1945). São Paulo: Annablume Editora, 2005.
FERNANDES, Luiz Fernando Viotti. A Dialogue of Diversity in Carnival Art: the Establisment of a National Cultural Identity within the Carnival Parade of Rio de Janeiro. (Dissertação Mestrado em História da Arte). University of London, Birkbeck, BBK, Inglaterra, 2005. 
FERNANDES, Nelson da Nobrega. O carnaval e a modernização do Rio de Janeiro. Revista geo-paisagem ( on line ), Ano  2, nº 4, 2003. Disponível no link. (acessado em 11.2.2015).
FERNANDES, Nelson da Nobrega. Festa, Cultura Popular e Identidade Nacional. As Escolas de Samba do Rio de Janeiro( 1928-1949).. (Tese Doutorado em Geografia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2001.
FERNANDES, Nelson da Nobrega. Escolas de Samba: Sujeitos Celebrantes e Objetos Celebrados.. 1ª ed., Rio de Janeiro: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 2001. v. 1. 172p.
FERNANDES, Nelson da Nobrega. Escolas de samba: encontro da identidade e da sociabilidade na metrópole. In: José Aldemir de Oliveira. (Org.). Cidades Brasileiras: territorialidades, sustentabilidade e demandas sociais. Manaus: Editora da \universidade Federal do Amazonas, 2010, v. II, p. 272-287.
FERNANDES, Nelson da Nobrega. Festa, cultura popular e identidade nacional - As Escolas de Samba do Rio de Janeiro (1928-1949). In: Mara da Rosa Correia. (Org.). Oficina de Estudos da Preservação, Coletânea I. Rio de Janeiro: IPHAN-Rio, 2008, v. 1, p. 4-286.
FERNANDES, Neusa. Síntese da história do carnaval carioca. Rio de Janeiro: Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, Divisão de Pesquisa da Manifestação Cultural, 1986. 56p.
FERREIRA-LIA, Luzia Aparecida; PITRE-VÁQUEZ, Edwin Ricardo. A Reconquista de Um Espaço Consagrado Configura Uma Política Pública de Música em Curitiba - Paraná?. In: XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM, 2014.
FERREIRA-LIA, Luzia Aparecida; PITRE-VÁQUEZ, Edwin Ricardo. A Organização na Busca de uma Política Pública de Música no Paraná. In: XXIII ANPPOM, 2013, Natal, Rio Grande do Norte. Caderno de Resumos e Programação, 2013. p. 77-77.
FERREIRA, Luiz Felipe. O lugar do carnaval: espaço e poder na festa carnavalesca do Rio de Janeiro, Paris e Nice (1850-1930)..(Tese Doutorado em Geografia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2002. 
FERREIRA, Luiz Felipe. O marquês, o jegue, a princesa e o corta-jaca: um estudo sobre a expressão plástica da cultura popular e da cultura erudita nas fantasias de carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro. (Dissertação Mestrado em Artes Visuais). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 1996.
FERREIRA, Luiz Felipe. Escolas de samba: uma organização possível. S & G. Sistemas & Gestão, v. 7, p. 164-172, 2012.
FERREIRA, Luiz FelipeARAUJO, V. M. M.. Tradição e modernidade no traje da baiana de escola de samba. Visualidades (UFG), v. 10, p. 10-20, 2012.
FERREIRA, Luiz Felipe. Do entrudo aos passeios: A hierarquização espacial do carnaval carioca no século XIX. Cidades (Presidente Prudente), v. 8, p. 105-121, 2011.
FERREIRA, Luiz FelipePEREIRA, Aline Valadão Vieira Gualda. Turmas de bate-bolas do carnaval contemporâneo do Rio de Janeiro: diversidade e dinâmica. Visualidades (UFG), v. 7, p. 44-67, 2009.
FERREIRA, Luiz Felipe. Carnaval em branco: esculturas em isopor para escolas de samba. Sala do Artista Popular, v. 140, p. 7-27, 2008.
FERREIRA, Luiz Felipe. O triunfal passeio do Congresso das Summidades Carnavalescas e a fundação do carnaval moderno no Brasil. Terceira Margem, v. 10, p. 11-26, 2006.
FERREIRA, Luiz Felipe. O lugar festivo: a festa como essência espaço-temporal do lugar. Espaço e Cultura (UERJ), Brasil, v. 15, p. 7-21, 2003.
FERREIRA, Luiz Felipe. Le carnaval de Rio au XIXe siècle: influences parisiennes et tensions urbaines. Géographie et Cultures (Paris), Paris, França, v. 45, p. 37-56, 2003.
FERREIRA, Luiz Felipe. Rio de Janeiro, 1850-1930: a cidade e seu carnaval. Espaço e Cultura (UERJ), v. 9/10, p. 7-33, 2000.
FERREIRA, Luiz Felipe. Umbandacarnaval. Arte e Ensaio, Rio de Janeiro, v. 4, p. 35-47, 1997.
Samba, Nelson Sargento
FERREIRA, Luiz Felipe. L'invention du carnaval au XIXe siècle: Paris, Nice, Rio de Janeiro. 1ª ed., Paris: L'Harmattan, 2014. v. 1. 274p.
FERREIRA, Luiz Felipe. Escritos carnavalescos. 1ª ed., Rio de Janeiro: Aeroplano, 2012. v. 1. 240p.
FERREIRA, Luiz Felipe. A escola do cachorro sambista. 1ª ed., São Paulo: Ática, 2009. v. 1. 32p .
FERREIRA, Luiz Felipe. O livro de ouro do carnaval brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005. v. 1. 424p.
FERREIRA, Luiz Felipe. Inventando carnavais: o surgimento do carnaval carioca no século XIX e outras questões carnavalescas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005. v. 1. 358p.
FERREIRA, Luiz Felipe. Le carnaval de Paris au XIXème siècle. Paris: Maison du Brésil, 2005. v. 1. 48p.
FERREIRA, Luiz Felipe. O marquês e o jegue: estudo da fantasia para escolas de samba. Rio de Janeiro: Altos da Glória, 1999. 176p.
FERREIRA, Luiz Felipe. Guia do Carnaval no Rio de Janeiro-97. Rio de Janeiro: Casa Amarela, 1997. 160p.
FERREIRA, Luiz Felipe. Guia do Carnaval no Rio de Janeiro-96. Rio de Janeiro: Casa Amarela, 1996. 191p.
FERREIRA, Luiz Felipe. Guia do Carnaval no Rio de Janeiro-95/96. Rio de Janeiro: Casa Amarela, 1995.
FERREIRA, Luiz Felipe. Carnaval: une idée européenne. In: Jacqueline Penjon. (Org.). La fête dans le monde lusophone: le carnaval et son conrtège. 1ª ed., Paris: Presse Sorbonne Nouvelle, 2013, v. 1, p. 13-20.
FERREIRA, Luiz Felipe. Os insetos gigantes e a cultura popular. In: Ricardo Lourenç de Oliveira. (Org.). Insetos na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Instituto Oswaldo Cruz, 2011, v. 1, p. 37-42.
FERREIRA, Luiz Felipe. Brasilianisher Karneval: ein Ort des Zeitgenössischen. In: Alfons Hug. (Org.). Zeitgenössische Künstler aus Brasilien. 1ª ed., Berlin: Steidl, 2013, v. 1, p. 257-265.
FERREIRA, Luiz Felipe. Brasil: independência e carnaval. In: Marcos Gonzáles Pérez. (Org.). Fiestas y nación en América Latina. 1ª ed., Bogotá: Intercultura, 2011, v. 1, p. 213-217.
FERREIRA, Luiz Felipe. Le carnaval au Brésil: l'invention d'une fête populaire. In: Musée international du Carnaval et du Masque. (Org.). Samba etc.: carnavals du Brésil. Binche/Belgica: Musée international du Carnaval et du Masque, 2011, v. 1, p. 7-11.
FERREIRA, Luiz FelipeCONDURU, Roberto. Carnaval à Madureira: modernisme et fête populaire au Brésil. In: Musée international du Carnaval et du Masque. (Org.). Samba etc. carnavals du Brésil. Binche/Bélgica: Musée international du Carnaval et du Masque, 2011, v. 1, p. 65-67.
FERREIRA, Luiz Felipe. Um carnaval à francesa: a construção da folia na cidade de Nice. In: Maria Laura Cavalcanti; Renata Gonçalves. (Org.). Carnaval em múltiplos planos. 1ª ed., Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009, v. 1, p. 15-34.
FERREIRA, Luiz Felipe. Terra de samba e padeiro: uma história do carnaval. In: KAS, Leonel; LODDI, Nigge. (Org.). Meu carnaval Brasil. Rio de Janeiro: Editora Aprazível, 2008, v. 1, p. 21-122.
FERREIRA, Luiz Felipe. Estratégias de sobrevivência: o surgimento das escolas de samba no Brasil de Getúlio Vargas. In: Geraldo Pontes Jr.;Victor Hugo Adler Pereira. (Org.). O velho, o novo, o reciclável Estado Novo. 1ª ed., Rio de Janeiro: De Letras, 2008, v. 1, p. 201-214.
FERREIRA, Luiz FelipeFERNANDES, Ricardo. Algumas considerações sobre barracões e cultura popular. In: José Augusto Nogueira Kamel. (Org.). Rio o ano todo. 1ª ed., Rio de Janeiro: E-papers, 2007, v. 1, p. 49-58.
FERREIRA, Luiz Felipe. O lugar festivo: diálogos e tensões em múltiplas escalas. In: Jorge Bragança; Michelle Bronstein. (Org.). Mediações da arte e da cultura na comunicação e na política. Rio de Janeiro: Publit, 2007, v. , p. 45-55.
FERREIRA, Luiz Felipe. O carnaval no seu lugar. In: Felipe Ferreira; Tatiana Roque; Paulo Domenech Oneto; Helmut Batista. (Org.). Carnaval do Rio de Janeiro: panorâmicas em 360 graus. 1ª ed., Rio de Janeiro: PanaView, 2006, v. 1, p. 10-24.
FERREIRA, Luiz Felipe. Traduzindo o enredo: o processo de produção das escolas de samba. In: José Augusto Nogueira Kamel. (Org.). Engenharia do entretenimento: meu vício, minha virtude. Rio de Janeiro: E-papers, 2006, v. , p. 99-111.
FERREIRA, Luiz Felipe. Festa do povo: o carnaval carioca na virada do século XIX como síntese da brasilidade. In: Maurício de Almeida Abreu. (Org.). Rio de Janeiro: formas, movimentos, representações: estudos de geografia histórica carioca. Rio de Janeiro: Da Fonseca Comunicação, 2005, v. , p. 154-172.
Entrudo,  Augustus Earle, 1822.
FERREIRA, Luiz Felipe. Muitos carnavais: a festa carnavalesca entre o local e o global. In: CONDURU, Roberto; SIQUEIRA, Vera Beatriz. (Org.). Políticas públicas de cultura do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UERJ, Rede Sirius, FAPERJ, 2003, v. , p. 73-84.
FERREIRA, Luiz Felipe. Uma história do carnaval. In: Fundação Roberto Marinho. (Org.). Caderno de Capacitação 3 (língua portuguesa: ensino fundamental) do Telecurso 2000. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2000, v. , p. 62-64.
FERREIRA, Luiz Felipe. Carnaval Rio. In: Alan S. Davis. (Org.). The fun also rises. San Francisco: Millennium Edition, 1999, v. , p. 89-92.
FERREIRA, Júlio César Valente. (Re) conhecendo os blocos de enredo do Rio De Janeiro. Anais Congresso Internacional Artes, Patrimônio e Museologia - Tema: Territórios, Comunidades e Sustentabilidade, de 19 a 22 de Agosto de 2014. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
FERREIRA, Júlio César Valente. As escolas de samba dos últimos grupos de acesso do Rio de Janeiro na cadeia produtiva da economia do carnaval. XIX Simpósio de Engenharia de Produção, 2012.
FERREIRA, Júlio César Valente. Lugares e não-lugares nas quadras das escolas de samba do Rio de Janeiro. X Reunión de Antrpología del MERCOSUR, 2013.
FIGUEIREDO, Maurício. Cordão da Bola Preta. Rio de Janeiro: Edição de Comércio e Representações Bahia, 1967.
FLÓRIDO, Eduardo Giffoni. Mangueira, estação primeira do samba. Rio de Janeiro: Monte Castelo Idéias, 2005. 97p.
FREIRE, Claudiana Ramos Mendes. Fala, meu nego samba! A representação do sentimento masculino no samba de Chico Buarque. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2002.
FREIRE, Sulamita Inacio. O Bélico no Carnaval Carioca: o discurso nacionalista das escolas de samba da década de 1940. (Dissertação Mestrado em Artes Visuais). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2013.
GARDEL, Luis D.. Escolas de Samba. Rio de Janeiro: Livraria Kosmos, 1967.
GERMANO, Iris Graciela. Rio Grande do Sul, Brasil e Etiópia: os negros e o carnaval de Porto Alegre nas décadas de 1930 e 40. (Dissertação Mestrado em História). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 1999.
GOÉS, Fred (org). Revista Terceira Margem – Pensando o Carnaval na Academia. In: Revista do Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura, ano X, nº 14, Rio de Janeiro: Fundação Universitária José Bonifácio, janeiro-junho/2006. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
GOÉS, Fred. Brasil, mostra sua máscara. Rio de Janeiro. Língua Geral, 2007.
GOLDWASSER, Maria Júlia. O palácio do samba - estudo antropológico da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
GOMBERG, Estélio. O Enredo Tchê no Carnaval Carioca: o gaúcho no Desfile da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel em 1996. (Dissertação Mestrado em Antropologia Social). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 1998.
GOMES, Antonio Henrique de Castilho. A Reconfiguração do discurso do samba. (Tese Doutorado em Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2012.
GOMES, Antonio Henrique de Castilho. As transformações do samba-enredo carioca:entre a crise e a polêmica. (Dissertação Mestrado em Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2006. Disponível no link. (acessado em 7.2.2015).
GOMES, Antonio Henrique de Castilho. O samba-enredo e as suas mais recentes transformações. In: Emerson Giumbeli; Júlio Cesar Valladão Diniz; Santuza Cambraia Naves. (Org.). Leituras sobre música popular: reflexões sobre sonoridade e cultura. 1ª ed., Rio de Janeiro: Viveiro de Castro Editora Ltda., 2008, v. 1, p. 9-415.
GOMES, Fábio; VILLARES, Stella (org.). O Brasil é um luxo Trinta carnavais de Joãosinho Trinta. Rio de Janeiro: CBPC - Centro Brasileiro de Produção Cultural; Axis Produções e Comunicação, 2008. 255p.
GONÇALVES, Guilherme; COSTA, Odilon. O batuque carioca: as baterias das escolas de samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Groove, 2000.
GONÇALVES, Mariana de Araújo. Enredos da Memória - História e Identidade no Carnaval das Escolas de Samba em Macapá - 1975-2000. 1ª ed., São Paulo: Ética do Brasil, 2011. v. 100. 120p.
GONÇALVES, Mariana de Araújo. Enredos da memória: história e identidade no carnaval das escolas de samba em Macapá - 1975-2000. (Dissertação Mestrado em História). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2001.
GONÇALVES, Renata Sá. Os ranchos pedem passagem: O carnaval no Rio de Janeiro do começo do século XX. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura / Coordenadoria de Documentação e Informação Cultural, Gerência de Informação, 2007.
GONÇALVES, Renata Sá.  A dança nobre do Carnaval. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2010.
GONZALES, Lélia. Festas populares no Brasil. Editora Index, 1987.
GONÇALVES, Renata Sá. A dança nobre do carnaval. Rio de Janeiro, Aeroplano. 2010.
GRAMÁTICO JÚNIOR, Sérgio. Maçu da Mangueira – o primeiro mestre-sala do samba. Rio de Janeiro: Hama Editora, 2009.
GRAMÁTICO JÚNIOR, Sérgio. Delegado e Dionísio: vidas em passos de arte. Rio de Janeiro: Hama Editora, 2011.
GREGORY, Jonathan Alexander Araújo. Os carnavais do monobloco: um estudo etnomusicológico sobre blocos e oficinas de percussão no Rio de Janeiro. (Dissertação Mestrado em Música). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2012.
GREGORY, Jonathan Alexander Araújo; MATTESON, S.. Research-Grade Acoustic Analysis: Determining precise and objective note duration and musical notation for the samba rhythm. Percussive Notes: The Journal of the Percussive Arts Society, v. 47, p. 34-37, 2009.
GUILLERMOPRIETO, Alma. Samba. New York/EUA: Editora Knopf, 1990, 244p. 
GUIMARÃES, Fernanda Paiva. O samba em pessoa: narrativas das Velhas Guardas da Portela e do Império Serrano. (Dissertação Mestrado em História Social). Universidade de São Paulo, USP, 2011.
GUIMARÃES, Fernanda Paiva. O Samba no escuro - samba, favela e ditadura militar no Rio de Janeiro. (Monografia Graduação em Comunicação Social). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2003.
GUIMARÃES, Helenise Monteiro. A batalha das decorações: a escola de belas ates e o carnaval carioca. (Tese Doutorado em Artes Visuais). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2006.
GUIMARÃES, Helenise Monteiro. Carnavalesco, O Profissional que faz Escola no Carnaval Carioca. (Dissertação Mestrado em Artes Visuais). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 1992.
GUIMARÃES, Helenise Monteiro. Uma Cidade Engalanada! As decorações de ruas e salões de baile do carnaval carioca.. In: Maria Laura Viveiros de Castro; Renata Gonçalves. (Org.). Carnaval em Multiplos Planos. 1ª ed., Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009, v. 1, p. 73-90.
GUIMARÃES, Helenise Monteiro. A escola de belas artes no carnaval carioca: uma relação secular e a revolução nas escolas de samba. Arquivos da Escola de Belas Artes, v. 16, p. 73-88, 2003.
GUIMARÃES, Helenise Monteiro. As áfricas de Pamplona e o Debret da trinca: 'Figurinos' monumentais do carnaval carioca.. In: Felipe Ferreira. (Org.). Textos escolhidos de cultura e arte populares. 1ª ed., Rio de Janeiro: Núcleo de Cultura popular UERJ, 2013, v. 10-2, p. 182-199.
GUIMARÃES, Helenise Monteiro. A Cidade do Samba na paisagem da Gamboa as novas fábricas de sonho do carnaval carioca"!. In: XI Encontro do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais., 2005, Rio de Janeiro. Anais do XI Encontro do Programa de Opos-Graduação em Artes Visuais. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2005. v. 1. p. 79-88.
GUIMARÃES, Helenise Monteiro. As decorações carnavalescas: um breve histórico. Terceira Margem, v. 1, p. 190-203, 2006.
GUIMARÃES, Helenise Monteiro; SANTOS FILHO, Raphael David. Carnaval nos anos de 1940: As muitas fantasias de um Rio folião. In: FERREIRA, Felipe (Org.). Textos escolhidos de cultura e artes populares estudos de carnaval. 1ª ed., Rio de Janeiro: UERJ- Instituto de Artes, 2012, v. 9, p. 7-20.
GUIMARÃES, Helenise MonteiroSANTOS FILHO, Raphael David. Territórios Efêmeros urbanos: Coretos carnavalescos cariocas. In: IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem e I Encontro Internacional de Estudos, 2013, Londrina. Anais do IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem e I Encontro Internacional de Estudos. Londrina: UEL, 2013. p. 1439-1451.
GUIMARÃES, Helenise MonteiroSANTOS FILHO, Raphael David. Ilhas de Carnaval: Coretos carnavalescos como construtores de espaços da folia na segunda década do século XX. In: IX Encontro de História da Arte - Circulação e trânsito de imagens e ideias na História da Arte, 2013, CAMPINAS. Circulação e Transito de Ideias e Imagens Na Historia daArte. Campinas: UNICAMP/ IFCH/CHAA, 2013., 2013. v. 1. p. 108-114.
O Rancho Flor de Abacate, vencedor do carnaval carioca de 1932
GUIMARÃES, Valéria Lima. O trem do samba: uma festa da cultura popular carioca. [Coleção patrimônio turístico, v.4]. Rio de Janeiro: Secretaria Especial de Turismo, 2008.
GUIMARÃES, Valéria Lima. O PCB cai no samba: os comunistas e a cultura popular - 1945-1950. (Dissertação Mestrado em em História Social). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2001.
GUIMARÃES, Valéria Lima. O PCB cai no samba: os comunistas e a cultura popular - 1945-1950. 1ª ed., Rio de Janeiro: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 2009. v. 1. 239p.
GUIMARÃES, Valéria Lima. O trem do samba: uma festa da cultura popular carioca. Rio de Janeiro: a autora, 2008. v. 1. 55p.
GUIMARÃES, Valéria Lima. Craques e bambas comunistas: as relações entre a cultura partidária e a cultura popular durante a legalidade do PCB (1945-1947). In: Marco Roxo; Igor Sacramento. (Org.). Intelectuais Partidos: os comunistas e as mídias no Brasil. 1ª ed., Rio de Janeiro: E-Papers, 2012, v. , p. 181-208.
GUTERRES, Liliane Stanisçuaski. Sou Imperador até morrer: um estudo sobre identidade, tempo e sociabilidade em uma Escola de Samba de Porto Alegre. (Dissertação Mestrado em Antropologia Social). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 1996.
GUTERRES, Liliane Stanisçuaski. Memória dos Destaques de Carnaval de Porto Alegre. Porto Alegre: Unidade Editorial da Secretaria Municipal de Cultura, 2006. v. 1. 98p.
GUTERRES, Liliane Stanisçuaski. Memória do carnaval do bairro Santana. 1ª ed., Porto Alegre: Unidade Editorial da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, 2004. v. 1. 159p.
GUTERRES, Liliane Stanisçuaski. O corpo carnavalesco. In: Ondina Fachel Leal. (Org.). Corpo e Significado. 1ed.Porto Alegre: Editora da Universidade, 1995, v. , p. 295-304.
HERMANN, Daiana. Tempos de carnaval no cotidiano dos clubes sociais Tabajara e Mocidade: Etnografia das memórias dos habitantes negros de Encruzilhada do Sul. (Dissertação Mestrado em Antropologia Social). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2011.
HEERS, Jacques. Festas de loucos e carnavais. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987.
JANCSÓ, Istvan; KANTOR, Iris. Festa: cultura e sociabilidade na América Portuguesa. [coleção Estante USP - Brasil 500 anos, 3. 2 vol's. São Paulo: Imprensa Oficial/Edusp, 2001, 992p.
JAGUARIBE, Claudia. O corpo da cidade. [fotografia]. Rio de Janeiro: Bei Editora, 2000. 72p.
JUNIOR, Bandeira. História do carnaval Santista. Santos/SP: Editora A Tribuna, 1976.
KAZ, Leonel; LODDI, Nigge (org.). Meu Carnaval Brasil. Rio de Janeiro: Aprazível Edições, 2008.
KIFFER, Danielle Salles. Em forma com a Coca-Cola: as escolas de samba e as práticas simbólicas. (Dissertação Mestrado em Artes). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2013.
KONOPLEVA, Ekaterina. Authentic forms od carnival music of Rio de Janeiro. In: The Xixth Century. Music And Time, v. 10/2013, p. 30, 2013.
KONOPLEVA, Ekaterina. Formação do samba urbano na cultura carnavalesca do Rio de Janeiro. Gnesin Scientific School - XXI Century, v. 184, p. 157, 2012.
KONOPLEVA, Ekaterina. Musica do carnaval em Rio de Janeiro: historia e atualidade. (Tese Doutorado em Música (Musicologia). Academia de Musica da Russia Gnesin, 2013. 
KUIJLAARS, Antoinette Cécile Alice. Itinerâncias: uma etnografia de três escolas de samba do grupo especial no Rio de Janeiro. (Dissertação Mestrado em Sociologia e Direito). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2009.
LADURIE, Emmanuel Le Roy. O Carnaval de Romans - Da Candelária à Quarta-feira de Cinzas (1579–1580).. [tradução Maria Lucia Machado]. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2002. 440p.
LAPICCIRELLA, Roberto (org.). Antologia musical popular brasileira - As marchinhas de carnaval. Vol 1 e 2. Editora Musa, 1996.
LAZZARI, Alexandre. Certas coisas não são para que o povo as faça: carnaval em Porto Alegre 1870-1915. (Dissertação Mestrado em História). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1998.
Armando Marçal, Paulo Barcellos e Alcebíades Barcellos (o Bide),
fundadores da  Escola "Deixa Falar", posam no meio das pastoras
LEAL, Caroline Pereira. As Mulheres no Reinado de Momo: lugares e condições femininas no carnaval de Porto Alegre (1869-1885).. (Dissertação Mestrado em História das Sociedades Ibero-Americanas).  Pontifício Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, 2005. Disponível no link e link. (acessado em 8.2.2015).
LEAL, Caroline Pereira. Festas carnavalescas da elite de Porto Alegre: Evas e Marias nas redes do poder (1906-1914).. (Tese Doutorado em História das Sociedades Ibero-Americanas).  Pontifício Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, 2013. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
LEAL, Caroline Pereira. Mulheres, entrudo e sociedades carnavalescas: um olhar sobre os papéis apropriados ao feminino no carnaval porto-alegrense. Fato & Versões, v. 4, p. 170-178, 2012.
LEAL, Caroline Pereira. Vozes Carnavalescas:construções identitárias através das escritas de si. Revista Litteris, v. 1, p. 1-15, 2009.
LEAL, Caroline Pereira. Uma Outra Festa para Porto Alegre do Século XIX: modernidade e carnaval. História, Imagem e Narrativas, v. 7, p. 1-11, 2008.
LEAL, Caroline Pereira. Carnaval em Porto Alegre:mulheres, entrudo, repressão e perseguição. Antíteses (Londrina), v. 1, p. 209-235, 2008.
LEAL, Caroline Pereira. Modernidade e Carnaval em Porto Alegre no Século XIX. Percursos (UDESC), v. 9, p. 5-20, 2008.
LEAL, Caroline Pereira. Porto Alegre Carnavalesca: o entrudo através do olhar imagético. História, Imagem e Narrativas, v. I, p. 1-9, 2007.
LEAL, Caroline Pereira. As mulheres no reinado de Momo: do entrudo às sociedades carnavalescas. In: Luiz Armando Capra Filhho; Marisangela Martins; Viviane Borges. (Org.). Debatendo Histórias - Brasil, Rio Grande do Sul, Mundo. 1ª ed., Porto Alegre: Corag, 2010, v. 1, p. 46-55.
LEAL, Caroline Pereira. O Carnaval através dos Processos-Crime: ácidos e facadas nos festejos momescos do final do Império. VI Mostra de Pesquisa do APERS: produzindo História a partir de fontes primároas. Porto Alegre: CORAG, 2008, v. , p. 281-294.
LEAL, Caroline Pereira. Discursos e Sociabilidades entre as classes populares: o regramento do carnaval e do comportamento feminino. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 3, p. 168-178, 2011.
LEAL, Katarina. O folclore do carnaval do Recife. Rio de Janeiro: Companhia de Defesa do Folclore, 1967. 
LEOPOLDI, José Sávio. Escola de samba, ritual e sociedade. Petrópolis, Vozes, 1978.
LIMA, Augusto César Gonçalves e.. Escola dá samba? O que têm a dizer os compositores do bairro de Oswaldo Cruz e da Portela. (Dissertação Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2001.
LIMA, Augusto César Gonçalves e.. As escolas de samba e o Brasil. Nuevamérica (Buenos Aires), v. 128, p. 38-43, 2010.
LIMA, Augusto César Gonçalves e.. Do batuque ao Grammy: o samba ganha o mundo. Nuevamérica (Buenos Aires), v. 132, p. 16-19, 2011.
LIMA, Luiz Fernando do Nascimento. Live samba! A semiotic interpretation of the emergence of the Brazilian pagode. Acta Semiotica Fennica 1. Helsinqui: Universidade de Helsinqui. 2001.
LIRA, Joana. Outros Carnavais. [edição Bilingue]. DBA Editora, 2009.
LISBOA, Salete. Carnavalescos: magos do carnaval. In: Rio Samba e carnaval. nº 20, Rio de Janeiro, 1991. P. 146–154. 
LONGHI, Geralda Magela da Purificação. Imagens da História do brasil nos Samba Enredo: dominação e permanência. (Dissertação Mestrado em literatura Brasileira). Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, 1997.
LOPES, Carla; ARAÚJO, George, CONDURU, Roberto. Guardiões da memória: a Associação da Velha Guarda das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Outras Letras, 2009, 98p.
LOPES, Marcia Helena. O ethos do carnaval: estudo retórico de sambas de enredo. (Tese Doutorado em Língua Portuguesa). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, 2005.
LOPES, Marcia Helena. Samba, choro e carnaval. Manual Cidadania Etnia Raça, Rio de Janeiro, p. 45-45, 1998.
LOPES, Nei. 171 – Lapa- Irajá: Casos e enredos do samba. Rio de Janeiro: Folha Seca, 2000.
LOPES, Nei. Certidões de vida e identidade. IMS, Séries - 13.01.2013. Disponível no link. (acessado em 11.2.2015).
LOPES, Nei. Do rancho-escola ao "Professor" Paulo. IMS, Séries - 07.01.2013. Disponível no link. (acessado em 11.2.2015).
LOUZADA, Wilson. Antologia de Carnaval. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1945. 
MAGALHÃES, Rosa. Fazendo carnaval (The making of carnival). Editora Lacerda, 1997.
MAGALHÃES, Rosa. Mais vale um jegue que me carregue que um camelo que me derrube, lá no Ceará... Textos escolhidos de cultura e arte popular, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 237-242, 2009.
MAIA, Sandra. Escolas de Samba e Tribos do Carnaval de Porto Alegre. Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 2001.
MANZINI, Yaskara Donizeti. "Pra tudo se acabar na quarta-feira": Aproximações, diálogos e estrahamentos entre carnaval e teatro nas performances da Comissão de Frente. (Tese Doutorado em Artes). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2012.
MANZINI, Yaskara Donizeti. Do palco ao asfalto: primeiras impressões sobre criação e técnica para a preparação de performances carnavalescas. In: Francirosy Campos Barbosa Ferreira; Regina Polo Müller. (Org.). Performance: arte e antropologia. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2010, v. 1, p. 299-314.
MARCELINO, Márcio Michalczuk. Samba e geografia na Cidade de São Paulo. (Dissertação Mestrado em Geografia - Geografia Humana). Universidade de São Paulo, USP, 2007.
MARCELINO, Márcio Michalczuk. A evolução urbana do Parque Peruche e sua Gente. 1ª ed., São Paulo: Carthago Editorial, 2003. v. 1500. 112p.; 2ª ed., 2006.
MARCELINO, Márcio Michalczuk; DOZENA, A.. O samba na quebrada do Bexiga e do Parque Peruche. Ponto. Urbe (USP), v. 2, p. 22-47, 2008.
Ala de baianas numa primitiva escola de samba aguardando o desfile, em 1931
MARQUES FILHO, Feliciano. A dança do porta-estandarte : corporeidade e construção técnica na cena carnavalesca na cidade de Belém do Pará. (Dissertação Mestrado em Artes). Instituto de Ciências da Arte - Universidade Federal do Pará, UFPA, 2013. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
MARTINS, Luiza Mara Braga. Perto de casa, longe da avenida: representação poética das escolas nos sambas de meio-de-ano. Outra travessia, v. 11, p. 11-34, 2011.
MARTINS, Luiza Mara Braga. Falsas baianas e sambas de fato. In: Walter Garcia. (Org.). João Gilberto. 1ª ed., São Paulo: Cosac Naify, 2012, v. , p. 432-445.
MARTINS, Lúcia Maria. Irmãs de samba. (Dissertação Mestrado em Artes Visuais). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 1998.
MATOS, Cláudia. Acertei no Milhar: samba e malandragem no tempo de Getúlio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. 
MATTOTTI, Lorenzo. Carnaval: cores e movimento. Rio de Janeiro: Editora Casa 21, 2006. 120p.
MAUL, Carlos. O Rio da Bela Época. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1967.
MEDEIROS, Alexandre. Batuque na cozinha: as receitas e as histórias das tias da Portela. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; SENAC, 2004.
MEDEIROS, Alexandre; FABATO, Fabio; DINIZ, Alan. As três irmãs: Como um trio de penetras "arrombou a festa". Rio de Janeiro: Nova Terra, 2012, 208p.
MEIRELES, Cecília. Batuque, Samba e Macumba: Estudos de Gesto e de Ritmo 1926-1934. Editora Martins Fontes, 2ª ed., 2003, 112p.
MELLO, Marcelo Pereira de. Olha a Beija-Flor aí, gente. Comunicação e cultura na reinvenção do carnaval carioca. (Dissertação  Mestrado em Comunicação). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2000.
MEMÓRIA da Destruição - Rio - uma história que se perdeu (1889-1965). Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; Secretaria das Culturas; Arquivo da Cidade, 2002. Disponível no link. (acessado em 9.2.2014).
MENEZES, Hugo. Tem samba na terra do frevo! A batalha frevo x samba no carnaval multicultural do Recife. Textos escolhidos de cultura e arte populares. Rio de Janeiro, v. 7, nº 2, p. 45-59, nov., 2010.
MENEZES, Mariana Lima. A revitalização do Porto vai dar samba? - Um estudo sobre o papel da Cidade do Samba no desenvolvimento da área portuária. (Monografia Graduação em Arquitetura e Urbanismo). Instituto Metodista Bennett, IMB, 2008.
MERQUIOR, José Guilherme. Saudades do Carnaval. Rio de Janeiro: Forense, 1998. 
MESTRINEL, Francisco de Assis Santana. O fazer musical por meio da prática coletiva: processos de ensino e aprendizagem musical no Projeto Guri e na bateria da escola de samba Nenê de Vila Matilde.. In: EDuardo Conegundes de Souza. (Org.). De experiências e aprendizagens : educação não formal, música e cultura popular. 1ª ed., São Carlos: EdUFSCar, 2013, v. , p. 69-84.
MESTRINEL, Francisco de Assis Santana. A Batucada da Nenê de Vila Matilde: formação e transformação de uma bateria de escola de samba paulistana. (Dissertação Mestrado em Música). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2009. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
MESTRINEL, Francisco de Assis Santana. O Samba e o Carnaval Paulistano. Histórica (São Paulo. Online), v. 40, p. 06, 2010.
MILAN, Betty. Brasil os bastidores do carnaval. [edição trilíngue: português, inglês, francês]. São Paulo: Empresa das Artes, 1984, 52p.
MIRANDA, Dilmar. Carnavalização e Multidentidade cultural: antropofagia e tropicalismo. In: Tempo Social - Revista de sociologia da USP. São Paulo: USP, Outubro de 1997. p. 125–154.
MIRANDA, Jair Martins de. Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval. 1ª ed., Rio de janeiro: e-paper, 2009. v. 1. 272p.
MIRANDA, Jair Martins de. Economia da Cultura. 1ª ed., Rio de janeiro: e-paper, 2002. v. 1. 176p.
MONTEIRO, Lucas. Carnaval capixaba: histórias, honras e glórias. Serra: Editora do Autor, 2010.
MORAES, Cintia de Melo. A cultura brasileira revelada no barracão de uma escola de samba: o caso da Família Imperatriz. (Dissertação Mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 1996.
MORAES, Dislane Zerbinatti. O Samba do Crioulo Doido: a carnavalização do samba-enredo e da História do Brasil.. In: XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz, 2005, Londrina. Anais do XXIII Simpósio Nacional de História: História: Guerra e Paz. Londrina: Associação Nacional de História, Editorial Mídia, Universidade Estadual de Londrina, 2005. v. CD-ROM. p. 1-8. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
MORAES, Eneida de. História do carnaval carioca. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 1958.
MORAES, Eneida de. História do carnaval carioca. [edição revista e atualizada por Haroldo Costa]. Rio de janeiro: Record, 1997.
MORAES FILHO, Melo. Festas e tradições populares do Brasil. Rio de Janeiro: Livreiros Editores, 1901. 
MORAES, Frederico. Carnaval: as primazia do visual. Chorei em Bruges: crônicas de amor à arte. Rio de Janeiro: Evenir Editora, s/d.
MORAES, Wilson Rodrigues de. Escolas de Samba de São Paulo (Capital). São Paulo: Conselho Estadual de Artes e Ciências Humanas, 1978.
MORAES, Wilson Rodrigues de. Escolas de Samba de São Paulo: síntese de uma pesquisa. Brasília, MEC, 1977.
MORAIS FILHO, Melo. Festas e tradições populares no Brasil. São Paulo: EDUSP, 1979.
MORONI, Benedito de Godoy. Carnaval: origem, evolução e Presidente Epitácio. Editora do Autor, 2011. Disponível em Ebook no link. (acessado em 8.2.2015).
MOTTA, Aydano André. Troféus da Mangueira. Editora Booklook, 2006.
MOTTA, Aydano Andre Motta; ARRUDA, Andre; FERNANDES, Ana Carolina. Blocos de rua do Carnaval do Rio de Janeiro. [Fotos de Anna Carlina Fernandes e André Arruda]. 2 vol's. Rio de Janeiro: Editora Reptil, 2013. 260p.
MOURA, Roberto Murcia. Carnaval - da Redentora à Praça do Apocalipse. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986. 104p.
MOUTINHO, Marcelo. Samba de enredo – história e arte. Resenhas literárias (Marcelo Moutinho). Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
Carnaval. O desfile da "Depois Eu Digo", 1948 (Acervo O Globo)
MUNIZ JR., José. Panorama do Samba Santista. São Paulo: Cia. Lithographia Ypiranga, 1976.
MUNIZ JR., José. Do Batuque à Escola de Samba - subsídios para a história do samba. Santos: Edições Símbolo S.A. Indústria Gráfica, 1976.
MUNIZ JR., José. X9: Escola pioneira. Santos: Gráfica Marsiglia, 1978.
NAIDIN, Sergio. Inovação e padronização nas baterias de Escola de Samba do Rio de Janeiro. (Dissertação Mestrado em Artes). Colchester Institute of Arts. 2000.
NASCIMENTO, Luciano Carvalho do. A gênese da semidivindade do intérprete de sambas-enredo: a parresía da voz. Revista Fragmentum, v. 1, p. 37-48, 2013.
NASCIMENTO, Luciano Carvalho do. A performance vocal dos intérpretes de sambas-enredo das escolas de samba do Rio de Janeiro. Boitatá, v. 12, p. 206-223, 2011.
NASCIMENTO, Luciano Carvalho do. Samba-enredo: aplicações didático-metodológicas. Revista Babilônia, v. Ano 3, p. 27-40, 2010.
NATAL, Vinícius Ferreira. Cultura e Memória na Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro. (Dissertação Mestrado em sociologia e antropologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2014.
NATAL, Vinícius Ferreira. Samba e Cultura: práticas de resistência do Departamento Cultural da Imperatriz Leopoldinense (1967-1973). Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. 9, p. 181, 2012.
NATAL, Vinícius Ferreira. Os Caminhos da Memória no Batuque do Carnaval Carioca. textos escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. 7, p. 207-215, 2010.
NATAL, Vinícius FerreiraSIMAS, Luis Antônio; FABATO, Fábio; FARIAS, Júlio César; GOMES, Marcelo.. As Titias da Folia: o brilho maduro de Escolas de Samba de alta idade. 1ª ed., Rio de Janeiro: Nova Terra, 2014. v. 1. 211p.
NAZARETH, André; FEIJÓ, Carlos. Artesãos da Sapucaí. [edição bilíngue]. Rio de Janeiro: Editora Olhares, 2011, 220p.[
NETO, Paulo. Espelho meu: um estudo sobre a União da Ilha. Editora Torre, 2011. 96p.
NEVES, Luiz Felipe Baeta. A imaginação social dos Sambas-enredo ou o paradoxo do Coringa. Rio de Janeiro: Achiamé, 1979.
NICÉAS, Alcides Barbosa. Verbetes para um dicionário do carnaval brasileiro. 1ª ed.,  Sorocaba/SP: Fundação Ubaldino do Amaral, 1991. 176p. 
NOGUEIRA, Natania A. Silva. Do Império à Republica: O carnaval visto pelos quadrinhos (1869 - 1910). Revista História, Imagem e Narrativas, Nº 6, ano 3, abril/2008. Disponível no link. (acessado em 11.2.2015).
OLIVEIRA, Carla Mary S.; CURY, Cláudia Engler. Lazer e Leitura nas Imagens de Debret: O Cotidiano do Brasil Oitocentista pelo Olhar de um Neoclássico. Portuguese Studies Review, 18 , 1, 2011, p. 151-177. Disponível no link. (acessado em 11.2.2015).
OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de. Geografia do turismo na cultura carnavalesca: o sambódromo do Anhembi. São Paulo: Editora Paulistana, 2007.
OLIVEIRA, Gilberto Maringoni de. Angelo Agostini ou impressões de uma viagem da corte à capital federal (1864-1910).. (Tese Doutorado em História Social). Universidade de São Paulo, USP, 2006.
OLIVEIRA, Jose Luiz de. A Relação do Poder do Estado com as Escolas de Samba do Rio de Janeiro - 1930/1985. (Dissertação Mestrado em História Social). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 1989.
OLIVEIRA, Kelly Adriano de. Entre o lúdico e a luta: Leandro de Itaquera, uma Escola de Samba na cidade de São Paulo. (Dissertação Mestrado em Ciência Social - Antropologia Social). Universidade de São Paulo, USP, 2002.
OLIVEIRA, Madson Luis Gomes de. Imaginários da criação: o tempo e o espaço dos souvenirs carnavalescos. (Tese Doutorado em Design). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2010.
OLIVEIRA, Madson Luis Gomes de. Os figurinos carnavalescos de Rosa Magalhães para as comissões de frente: entre 2001 e 2005. Modapalavra E-periódico, v. 15, p. 3-34, 2014.
OLIVEIRA, Madson Luis Gomes de. Carnaval do ano 2000 e os enredos históricos. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. 10, p. 169-180, 2013.
OLIVEIRA, Madson Luis Gomes de; GERARHDT, Suely Medeiros. Os figurinos carnavalescos para a comissão de frente do Grese Império da Tijuca − 2011. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. 8, p. 199-214, 2011.
OLIVEIRA, Madson Luis Gomes de. As fantasias para escola de samba. In: Fausto Viana; Carolina Bassi. (Org.). Traje de cena, traje de folguedo. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2014, v. 1, p. 321-331.
OLIVEIRA, Madson Luis Gomes de. 1913: a moda e o figurino carnavalesco há cem anos. In: Mara Rúbia Sant'Anna; Sandra Regina Rech. (Org.). Brasil: 100 anos de moda - 1913 a 2013. 1ª ed., Florianópolis: Editora UDESC, 2014, v. 1, p. 96-110.
OLIVEIRA, Madson Luis Gomes de. Levantamento e análise sobre enredos históricos nas escolas de samba do grupo especial carioca-2001 a 2005. In: TERRA, Carlos Gonçalves. (Org.). Arquivos da Escola de Belas Artes. 1ª ed., Rio de Janeiro: UFRJ, 2012, v. 20, p. 61-88.
OLIVEIRA, Madson Luis Gomes de. Os carnavais de Rosa e os Bufões de Samuel. In: Carlos G. Terra. (Org.). Arquivos da Escola de Belas Artes. Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes - EBA/UFRJ, 2006, v. 17, p. 101-113.
OLIVEIRA, Maria Clecia Bento de. São Paulo canta a grandeza do Brasil em ritmo de samba - elementos da folkmídia no carnaval paulista. (Dissertação Mestrado em Comunicação Social). Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, 2003. 
OLIVEIRA, Maria Clecia Bento de. A grandeza do Brasil em ritmo de samba. Elementos de folkmídia no carnaval paulista.. 1ª ed., São Paulo: Alexa Cultural, 2004. v. 1. 152p.
OLIVEIRA, Márcia Maria Nóbrega de. "O samba é fogo": Fluxos corporais e a noção de existência na Ilha do Massangano. (Dissertação Mestrado em Antropologia). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2010.
OLIVEIRA, Nilza de. Quaesitu: o que é Escola de Samba?. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1996.
OLIVEIRA NETO, Paulo Cordeiro de. A Pura Cadência da Tijuca - Estudo sobre organização social através da bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca. Revista do IEEE América Latina, v. 2, n.00, p. 3-3, 2004.
OLIVEIRA NETO, Paulo Cordeiro de. Espelho meu - um estudo sobre a União da Ilha. 1ª ed., Rio de Janeiro: Editora Torre, 2011. v. 1. 93p.
OLIVEIRA NETO, Paulo Cordeiro de. Diga espelho meu, se há na avenida alguém mais feliz que eu! (Dissertação Mestrado em Antropologia). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2008.
OLIVEIRA NETO, Paulo Cordeiro. Recordar é viver? Estudo sobre as reedições de sambas e enredos antigos no carnaval carioca de 2004. (Monografia Graduação em Ciências Sociais). Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, IFCS/UFRJ. 2005.
OLIVEIRA, Rennan Pinto de. "Fé, Carnaval e Alegria de Lavar a Alma na Lavagem de Senhora Santana”. XXVII Simpósio Nacional de História, ANPUH, Natal/RN, 22 a 26 de julho de 2013. Disponível no link. (acessado em 11.2.2015).
OLIVEIRA, Robson Ramos. Sistema de Controle Gerencial em Organizações Internacionalizadas: Os casos das Escolas de Samba do Grupo Especial da Cidade do Rio de Janeiro. (Dissertação Mestrado em Ciências Contábeis). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2009. Disponível no link. (acessado em 7.2.2015).
OLIVEIRA, Rodolfo Cardoso de. Entre a Poiesis e a Aesthesis: Análise Semiológica da Obra Variações Carnavalescas para Marimba Solo de Edino Krieger. (Tese Doutorado em Música). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2013.
OLIVEIRA, Rodolfo Cardoso de. "O Império do Samba" - uma etnografia da bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano. (Dissertação Mestrado em Música). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2002.
PALHETA, Claudia Suely dos Anjos. Artes Carnavalescas: processos criativos de uma carnavalesca em Belém do Pará. (Dissertação Mestrado em Artes). Universidade Federal do Pará, UFPA, 2012.
PALHETA, Claudia Suely dos Anjos; RODRIGUES, C. I.. Do enredo ao desfile, a campeã do carnaval.. Revista Ensaio Geral, v. 2, p. 47-56, 2010.
PALHETA, Claudia Suely dos Anjos; RODRIGUES, C. I.. O Ver-o-peso na Avenida do Samba. In: Wilma Marques Leitão. (Org.). Ver-o-peso: estudos antropológicos no mercado de Belém.. 1ed.Belém: NAEA UFPA, 2010, v. 1, p. 223-235.
PALMEIRA FILHO, Pedro Lins. A qualidade do samba: um estudo da organização do trabalho no barracão da escola de samba Imperatriz Leopoldinense à luz dos conceitos da gestão pela qualidade total. (Dissertação Mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 1996.
PAMPLONA, Fernando. O Encarnado e o Branco. Rio de Janeiro: Editora Nova Terra, 2013. 174p.
PARANHOS, Adalberto. A invenção do Brasil como terra do samba: os sambistas e sua afirmação social. História (São Paulo), vol. 22, nº1, Franca, 2003. Disponível no link. (acessado em 9.2.2014).
PARRA, Fábio Cavicchio. Carnaval: o visual das escolas de samba de São Paulo na Década de 80. (Dissertação Mestrado em Artes Visuais). Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2005.
PARRA, Fábio Cavicchio. Entre Confetes e Serpentinas. Sampa Carnaval e Turismo, São Paulo, v. 5, p. 16-23, 2005.
PARRA, Fábio Cavicchio. Novidades no Regulamento e no Julgamento. Sampa Turismo e Carnaval, São Paulo, v. 5, p. 28-35, 2005.
PARRA, Fábio Cavicchio. Raul Diniz: carnavalesco-pintor ou pintor-carnavalesco?. Arte Cultura Entretenimento, São Paulo, n.32, p. 12-13, 2003.
PASSOS, Flora Del Rei Lopes. Entre a espetacularização urbana e as vivências nos espaços públicos: descortinando coletivos culturais na Zona Portuária do Rio de Janeiro. (Dissertação Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2011.
PASSOS, Flora Del Rei Lopes. Morro da Mangueira: o samba como (trans)formador da favela. (Monografia Graduação em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Federal de Viçosa, UFV, 2009.
PAVÃO, Fabio Oliveira. A dança da identidade: os usos e significados do samba no mundo globalizado. (Tese Doutorado em Antropologia). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2010.
PAVÃO, Fabio Oliveira. Uma comunidade em transformação: modernidade, organização e conflito nas escolas de samba. (Dissertação Mestrado em Antropologia). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2005.
PAVÃO, Fabio Oliveira. A megalópole do samba: uma análise sobre a valoração do samba no eixo Rio-São Paulo. Iara: Revista de Moda, Cultura e Arte, v. 05, p. 59-89, 2012.
PAVÃO, Fabio Oliveira. As escolas de samba e suas comunidades. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. 06, p. 183-195, 2009.
PAVÃO, Fabio Oliveira. O Império da Fé: a carreata de São Jorge do Império Serrano. Os Urbanitas (São Paulo), v. 4, p. Nº6, 2007.
PAVÃO, Fabio Oliveira. Carnaval de Uruguaiana: o samba da fronteira pede passagem!. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. V.8, p. 101-114, 2011.
PAVESI, Diva. Carnaval do Rio. Paris: Plume Éditions 1998.
PAVESI, Diva. Rio: carnaval - social - clubs. [edição bilíngue]. Editora Yvelinedition, 2010. 120p.
PEDREIRA, Flávia de Sá. Chiclete eu misturo com banana: carnaval e cotidiano de guerra em Natal 1920-1945. (Tese Doutorado em História). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2004. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
PEIRANO, Mariza (org.). O dito e o feito. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. Cacique de Ramos – Uma História que deu Samba. Rio de Janeiro: E-papers, 2003, 174p.
PEREIRA FILHO, Hilário Figueiredo. A conquista das ruas: um enredo possível para o carnaval de Belo Horizonte. Anais do XIV Encontro Regional de História da ANPUH/MG. Juiz de Fora, 2004.
PEREIRA, Leonardo Afonso de Miranda. O Carnaval das Letras - Literatura e Folia no Rio de Janeiro do Século XIX. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Departamento geral de Documentação e Informação Cultural, Divisão de editoração, 1994; 2ª ed., Editora Unicamp, 2004.  
PIMENTEL, João. Blocos: uma história informal do carnaval de rua. [coleção arenas do rio]. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
PIMENTEL, João. Marcadas para viver: a luta de cinco escolas. (org. Aydano Andre Motta).. [coleção cadernos de samba]. Rio de Janeiro: Verso Brasil Editora, 2012.
PINHEIRO, Hilton Fernando da Silva. Enredos da Vida: entre memórias e histórias da Velha Guarda da Escola de Samba Embaixada Copa Lord. (Dissertação Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2014.
PINHEIRO, Lisandra Barbosa Macedo. Tradição x inovação: patrimônio cultural e memória através dos repertórios musicais do carnaval Zé Pereira em Florianópolis/SC. Tempo e Argumento, v. 3, p. 230-240, 2011.
PINHEIRO, Marlene Soares. Sob o Signo do Carnaval: a Travessia do Avesso. [coleção selo universidade, 39]. São Paulo: Annablume, 1996.
PIRES, Silvia Nara. Ala das baianas das escolas de samba: os sentidos de seu desempenho na festa do carnaval. (Dissertação Mestrado em Educação Física). Universidade Gama Filho, UGF, 2006.
POTENGI, Mariza Nobre. Bicho Novo: o bailarino do Samba. Da Fonseca Comunicação, 2007.
POUBEL, Mayra Salgado. O bairro e a escola de samba: sociabilidade e pertencimento em Vila Isabel (RJ).. (Dissertação Mestrado em Sociologia e Antropologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2012.
PÓVOA, Tatiane. É tradição e o samba continua: a socialização das crianças numa escola de samba paulistana. (Dissertação Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo, USP, 2010.
PRASS, Luciana. Sabores Musicais em uma Bateria de Escola de Samba (Uma etnografia entre os Bambas da Orgia). Porto Alegre: Editora UFRGS, 2004. 181p.
PRESTES FILHO, Luiz Carlos. Cadeia produtiva da economia do Carnaval. Rio de Janeiro: Editora E-Papers, 2009.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Carnaval Brasileiro: o vivido e o mito. São Paulo: Brasiliense, 1999.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Carnaval brasileiro: da origem européia ao símbolo nacional. Ciência e cultura, 39(8); pp. 717, 729, 1987.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Carnaval brasileiro: da origem européia ao símbolo nacional. Revista Ciência e Cultura. SBPC, v.39, n.8, p.717-729, ago. 1987. 
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de.  Identidade cultural, identidade nacional no Brasil. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP. S.Paulo, v.1, n.1, p. 29-46, 1989. 
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Escolas de samba do Rio de Janeiro ou a domesticação da massa urbana. Cadernos do Centro de Estudos Rurais e Urbanos, IIª série, n.1, p.7-35. São Paulo, 1985. 
RAPAHEL, Alison. Samba and social control: Popular culture and racial democracy in Rio de Janeiro. (Tese Doutorado em Ciência Política). Universidade de Colúmbia, EUA, 1981.
RAYMUNDO, Jacson. A Poética do Samba-Enredo A canção das escolas de samba de Porto Alegre. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2015.
Baile de Gala no carnaval do Teatro Municipal do Rio de Janeiro,
16 de fevereiro de 1972.
RAYMUNDO, Jacson. Samba-enredo, a canção do desfile de escolas de samba: um gênero épico brasileiro. (Monografia Graduação em Letras). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2011.
RAYMUNDO, Jacson. "Samba-enredo, a canção de uma arte moderna". 1ª ed., Porto Alegre: Bestiário, 2012.
RAYMUNDO, Jacson. Desfile de escolas de samba, um gênero artístico. Texto, v. 1, p. 20-24, 2014.
RAYMUNDO, Jacson. 'Carnaval, ópera popular ou arte moderna?'. Jornal Zero Hora, caderno Cultura, Porto Alegre, RS, 20 fev. 2010.
RAYMUNDO, Jacson. Escola de samba: uma escola do povo negro, o negro enredo do samba. ArReDia, v. 2, p. 60-73, 2013.
RAYMUNDO, Jacson. Da censura e do ufanismo à liberdade criativa: o samba-enredo nos Anos de Chumbo e no antológico 1985. In: Seminário literatura e ditadura: os cinquenta anos do golpe civil-militar e suas implicações na literatura, 2014, Porto Alegre. Anais [recurso eletrônico] / Seminário literatura e ditadura: os cinquenta anos do golpe civil-militar e suas implicações na literatura. Porto Alegre: Instituto de Letras/UFRGS, 2014. v. 1ª ed.. p. 78-94.
RAYMUNDO, Jacson. Vinicius de Moraes, enredo das escolas de samba. In: Seminário Primavera dos Centenários: Rubem Braga e Vinicius de Moraes, 2013, Londrina. Anais do Seminário Primavera dos Centenários: Rubem Braga e Vinicius de Moraes. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2013. p. 153-162.
RAYMUNDO, Jacson. Peculiares e resistentes: relatos orais e canção das tribos carnavalescas de Porto Alegre. Nau Literária (UFRGS), v. 9, p. 1-17, 2013.
RECTOR, Mônica. Passarela do samba: uma interferência cultural/ou a invasão do espaço. Rio de Janeiro: SBPC, 1985.
REGO, José Carlos. Dançando Samba: exercício do prazer. Rio de Janeiro: Aldeia, 1996. 
RIBEIRO, Heloísa; DELAMARO, Lucelena. A festa do corpo. In: Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, vol. 2, nº 2, 2002.
RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz. Mangueira: Sambas de enredo 1969-2000. Fundação Roberto Marinho, 2000.
RIO, João do: A alma encantadora das ruas, Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Cultura, 1987.
RIOTUR. Memória do Carnaval. Rio de Janeiro: Oficina do livro, 1991. 
RODRIGUES JUNIOR, Nilton. O que faz a velha guarda, Velha Guarda?. (Dissertação Mestrado em Sociologia e Antropologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2007.
RODRIGUES JUNIOR, Nilton. Pastoras na voz, insubmissas na vida? As mulheres da Velha Guarda da Portela. Revista Temiminós, v. 5, p. 35-51, 2015.
RODRIGUES JUNIOR, Nilton. Buscando a tradição, encontrando o sucesso: a Velha Guarda da Portela. Revista Interfaces (UFRJ), v. 2, p. 95-101, 2008.
RODRIGUES JUNIOR, Nilton. Álbum da Família Portelense: Histórias e Imagens. 1ª ed., Rio de Janeiro: Arquimedes Edições, 2006. 96p.
RODRIGUES JUNIOR, Nilton. O que faz a velha guarda, Velha Guarda?. In: Maria Laura Viveiros de Castro;Renata Gonçalves. (Org.). Carnaval em multiplos planos. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009, v. , p. 309-339.
ROSA, Marcus Vinícius Freitas de. Quando Vargas caiu no samba: um estudo sobre os significados do carnaval e as relações sociais estabelecidas entre os poderes públicos, a imprensa e os grupos de foliões em Porto Alegre durante as décadas de 1930 e 1940. (Dissertação Mestrado em História). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2008.
ROSA, Marcus Vinícius Freitas de. Os intelectuais, os "populares" e o rei Momo. In: ZALLA, Jocelito; Et. All.. (Org.). Sobre as Poéticas do Dizer: Reflexões e Pesquisas em Oralidade. Porto Alegre: Editorial Letra e Voz, 2011, v. , p. -.
ROSA, Marcus Vinícius Freitas de. Para além da identidade nacional: hierarquias e distinções, aproximações e distanciamentos, solidariedades e conflitos nos carnavais de Porto Alegre (décadas de 1930 e 1940). In: CAPRA FILHO, Luiz Armando ; MARTINS, M. T. A. ; BORGES, Viviane Trindade. (Org.). Debatendo Histórias: Brasil, Rio Grande do Sul, Mundo. Porto Alegre: Museu Júlio de Castilhos, IEL, Corag, 2010, v. , p. -.
, Simone Pereira de. O Samba em rede - Comunidades virtuais, dinâmicas identitárias e carnaval carioca. Rio de Janeiro: Editora E-papers, 2005.
SALES, Daniel. É tempo de sambar - história do carnaval de Manaus. Editora Nortemania, 2009.
SALOMÃO, Graziela. A história do samba. Exclusivo online - Revista Época. Disponível online: Parte I - Parte II e Parte III ou link. (acessado em 8.2.2015). 
SANCHEZ, Vera Aragão de Souza. Entre o popular e o erudito, “a civilização no Brasil começou pelos pés”. Soc. e Cult., Goiânia, v. 13, n. 2, p. 269-276, jul./dez. 2010. Disponível no link. (acessado em 11.2.2015).
SANDRONI, Carlos. Les carnavals de Rio de Janeiro et de Recife-Olinda et leurs musiques de rue. Les Cahiers de la Société Québécoise de Recherche en Musique, Montréal, v. 5, n.1-2, p. 125-128, 2001.
SANDRONI, Carlos. Ritmo melódico nos bambas do Estácio. In: Cláudia Neiva de Matos; Elizabeth Travassos; Fernanda Teixeira de Medeiros. (Org.). Ao encontro da palavra cantada. Rio de Janeira: 7Letras, 2001, v. , p. 53-60.
SANDRONI, Carlos. Tradição e suas controvérsias no maracatu de baque virado. In: Isabel Cristina Martins Guillén. (Org.). Inventário cultural dos maracatus-nação. 1ª ed., Recife: UFPE, 2013, v. , p. 27-48.
SANDRONI, Carlos. La samba à Rio de Janeiro et le paradigme de l'Estácio. Cahiers de La Musique Traditionnelle, Genebra (Suíça), v. 10, p. 153-168, 1997.
SANDRONI, Carlos. Defilés et pouvoirs dans le carnaval brésilien. Internationale de l'imaginaire - nouvelle série, Paris, v. 13, p. 55-63, 2000.
SANDRONI, Carlos. Maracatus et écoles de samba: à propos du carnaval de Recife. Ethnologie Française (Paris), Paris (França), v. XXIX, n.1, p. 45-48, 1999.
SANDRONI, Carlos. Tradição e suas controvérsias no maracatu de baque virado. In: Isabel Cristina Martins Guillén. (Org.). Inventário cultural dos maracatus-nação. 1ed.Recife: UFPE, 2013, v. , p. 27-48.
SANTA BRÍGIDA, Miguel Santa. O maior espetáculo da terra. O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro como cena contemporânea na Sapucaí. (Tese Doutora em Artes Cênicas). Universidade Federal da Bahia, UFBA. Salvador, 2006.
SANTA BRÍGIDA, Miguel Santa. A Dança do Mestre-Sala e da Porta-Bandeira: Performance e Ritual na Cena AfroCarioca. VI Congresso de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2010. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
SANTHIAS, Paulo Roberto. Zzzriguidum! Consulado, o choque do samba em Florianópolis (memórias e histórias de uma Escola de Samba encravada na cidade. (Dissertação Mestrado em História). Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, 2010. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
SANTHIAS, Paulo Roberto. Contribuições do samba carioca para o Carnaval de Florianópolis. Revista história catarina, v. 32, p. 35-41, 2011.
SANTHIAS, Paulo Roberto. Aproximações entre os modelos de escolas de samba em Florianópolis e Rio de Janeiro. História Agora, v. 8, p. edição nº 8, 2010.
Baiana desfila nos anos 1960: ecos das origens (Marcel Gautherot/Acervo IMS)
SANTOS, Cassio Dias dos. Práticas Gerenciais, com Base nos Critérios do Prêmio Qualidade Rio (PQ-Rio) de uma Organização do Carnaval Carioca: Estudo de Caso do Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis. (Dissertação Mestrado em Gestão Estratégica de Negócios). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, 2006.
SANTOS, Fernanda Fernandes dos. Escola de Samba em São Paulo: identidade e engajamento. (Dissertação Mestrado em Mudança Social e Participação Política). Universidade de São Paulo, USP, 2013. 
SANTOS, Fernando Burgos Pimentel dos. Estado, política cultural e manifestações populares: A influência dos governos locais no formato dos carnavais brasileiros. (Dissertação Mestrado em Administração Pública e Governo). Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, FGV, 2007. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
SANTOS, Fernando Burgos Pimentel dos. Carnaval e administração pública o papel dos governos locais na configuração das festas. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.7, n.2, p. 61-74, nov. 2010. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
SANTOS, Fernanda Fernandes dos. A Escola de Samba com mantenedora de tradições e costumes do povo negro, na capital paulista. In: III Encontro Internacional de Ciências Sociais, 2012, Pelotas. A escola de samba como mantenedora de tradições e costumes do povo negro, na capital pauslita, 2012.
SANTOS, Jean Fagner dos. Carnaval carioca: um negócio de entretenimento. (Monografia Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Vendas e Negociação). Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2012. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
SANTOS, Julio Cesar Farias. Para tudo não se acabar na quarta-feira: aspectos linguísticos-estilísticos do samba-enredo na década de 90. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2000.
SANTOS, Julio Cesar Farias. Harmonia de escola de samba - teoria e prática. Rio de Janeiro: Litteris Editora, 2012. v. 1. 160p.
SANTOS, Julio Cesar Farias. Bateria - o coração da escola de samba. Rio de Janeiro: Litteris Editora, 2010. v. 1. 240p.
Componentes da escola de samba Portela comemoram o carnaval
nas ruas do Rio de Janeiro, 1 de março de 1970.
SANTOS, Julio Cesar Farias. Comissão de frente: alegria e beleza pedem passagem. Rio de Janeiro: Litteris, 2009. v. 01. 208p.
SANTOS, Julio Cesar Farias. Na fantasia de um eterno folião: crônicas carnavalescas. Rio de Janeiro: Litteris, 2008. v. 1. 120p.
SANTOS, Julio Cesar Farias. O enredo de escola de samba. Rio de Janeiro: Litteris, 2007. v. 1. 240p.
SANTOS, Julio Cesar Farias. De parintins para o mundo ouvir: na cadência das toadas dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido. Rio de Janeiro: Litteris, 2005. v. 1. 248p.
Aprendendo português com samba-enredo. Rio de Janeiro: Litteris, 2004. v. 1. 162p.
SANTOS, Julio Cesar Farias. Para tudo não se acabar na quarta-feira: a linguagem do samba-enredo. Rio de Janeiro: Litteris, 2001. v. 1. 284p.
SANTOS, Márcio Cardoso. A influência da cultura organizacional na gestão da criatividade. Um estudo exploratório na Escola de Samba Vai Vai. (Dissertação Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, 2012.
SANTOS, Nilton. A arte do efêmero: carnavalescos e mediação cultural no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Apicuri, 2009. 200p.
SATURNINO, Rogério João. Do papel à fantasia: representações da literatura brasileira nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. (Dissertação Mestrado em literatura brasileira). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, 2001.
SATURNINO, Rogério João. Carnavais e intelectuais. In: Alexandre Montaury; Eduardo Prazeres; Lara Leal. (Org.). O papel do intelctual na contemporaneidade. 1ª ed., Rio de Janeiro: Instituto Camões & PUC-Rio, 2005, v. 1, p. 89-98.
SCHNEIDERS, Sonia. Rainhas de Bateria no jornal O Dia: um estudo de representações. Contemporânea, ed. 15, vol. 8, nº 2, 2010. Disponível no link. (acessado em 8.2.2015).
SEBE, Jose Carlos. Carnaval, carnavais. [Princípios nº 65]. São Paulo: Atica, 1986. 96p.
SHAW, Lisa. The social history of the Brazilian samba. Aldershot (Inglaterra): Ashgate. 1998.
SILVA, Áurea Demaria. No balanço da "Mais Querida": música, socialização e cultura negra na escola de samba Embaixada Copa Lord - Florianópolis (SC).. (Dissertação Mestrado em Música). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2013.
SILVA, Áurea Demaria. Ensino e aprendizagem musical na bateria da escola de samba Embaixada Copa Lord. (Monografia Graduação em Licenciatura em Educação Artística - Hab: Música). Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, 2002.
SILVA, Áurea Demaria. Escola de samba Embaixada Copa Lord: a música na construção de espaços de socialização e cultura negra. In: 17º Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2007, São Paulo. A pesquisa em música e sua interação na sociedade. São Paulo: 17º Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2007. v. 1. p. 1-10.
SILVA, Áurea Demaria. Floripa também tem samba de verdade!: O samba local nas falas da escola de samba Embaixada Copa Lord. In: 3º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2006, São Paulo. Anais do 3º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2006. p. 581-589.
SILVA, Áurea Demaria. Escola de samba Embaixada Copa Lord, Florianópolis: ensino e aprendizagem musical na bateria. In: 2º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2004, Salvador. Anais do 2º Encontro Nacional da ABET - Etnomusicologia: lugares e caminhos, fronteiras e diálogos., 2004. v. cd-rom. p. 492-508.
SILVA, César Maurício Batista da. Relações Institucionais das Escolas de Samba, Discurso Nacionalista e o Samba Enredo no Regime Militar: dos Anos de Chumbo à Abertura - 1969-1985. (Dissertação Mestrado em Ciência Política). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2007.
SILVA, Cibele Lauria. Processos de Ensino aprendizagem Musical na Escola de Samba Pena Branca e no Bloco Rato seco em Diamantina. In: XII Encontro Anual da ABEM - Políticas Públicas e Ações Sociais em Educação Musical, 2002, Florianópolis (SC). XII Encontro Anual da ABEM / I Colóquio do NEM, 2002.
SILVA, Eduardo Pires Nunes da. Azul Celeste em Vermelho: O projeto carnavalesco de Martinho e Ruça na Unidos de Vila Isabel entre 1988 e 1990. (Dissertação Mestrado em História Política). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2014.
SILVA, Eduardo Pires Nunes da. As Vozes da Kizomba: O Carnaval da Vila Isabel como Manifesto Negro (1988).. (Monografia Graduação em História). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2011.
SILVA, Eduardo Pires Nunes da. O riso político-social nos carnavais das Escolas de Samba do Rio de Janeiro durante a década de 1980.. Anais da ... Semana de História Política, ... Seminário Nacional de História (Cd-Rom), v. 1, p. 471-480, 2012.
SILVA, Eloiza Maria Neves. Histórias de vidas de mulheres negras: estudo elaborado a partir das escolas de samba paulistanas. (Dissertação de Mestrado em História). Universidade São Paulo, USP, 2002.
SILVA, José Mauricio Conrado Moreira da. "Te Conheço de Outros Carnavais": A Linguagem das Escolas de Samba nos Circuitos da Comunicação entre Brasil e Portugal. (Tese Doutorado em Comunicação e Semiótica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, 2011.
SILVA, José Mauricio Conrado Moreira da. A Linguagem "estrangeira" das Escolas de Samba em Portugal. Politicom - Revista Brasileira de Marketing Político, v. 6, p. 12-13, 2011.
SILVA, José Mauricio Conrado Moreira da. O Samba-em-rede: da rua ao ciberespaço. (Dissertação Mestrado em Comunicação e Semiótica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, 2005.
SILVA, José Mauricio Conrado Moreira da. Carnaval, seus excessos e consumo de recursos: o diálogo paradoxal da idéia do exagero e da sustentabilidade na construção da linguagem das escolas de samba contemporâneas. In: Angela Schaun e Fred Utsunomiya. (Org.). Comunicação e Sustentabilidade - conceitos, contextos e experiências. São Paulo: e-papers, 2010, v. , p. -.
SILVA, José Mauricio Conrado Moreira da; GERAIS, S.. Desfiles Virtuais de Escola de Samba. In: Dina Ferreira. (Org.). Imagens o que Fazem o que Significam. 1ª ed., Sao Paulo: Annablume, 2010, v. 1, p. -.
SILVA, José Mauricio Conrado Moreira da. As Relações entre Desfiles de Escolas de Samba e Cibercultura: Processos de Construção de Dramaturgias Carnavalescas na Internet. Anuário Internacional de Comunicação Lusófona, v. 1, p. 1, 2012.
SILVA, Julieta Soares Alemão. A Polifonia do Samba: transformação da festa em canção popular (1917-1932).. (Dissertação Mestrado em História). Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, 2011.
SILVA, Lucia Helena Pereira da. Luzes e Sombras na Cidade: no rastro do castelo e da praça onze. 1ª  ed., Rio de Janeiro: DGDI/Divisão de Editoração/ SMC/ PCRJ, 2006. 294p.
SILVA, Marília Trindade Barboza da; MATOTTI, Lorenzo. Carnaval. Rio de Janeiro: Casa 21, 2004.
SILVA, Marília Trindade Barboza da; OLIVEIRA FILHO, Artur L. de.. Silas de Oliveira: do jongo ao samba-enredo. Rio de Janeiro: Funarte, 1981. 145p. 
SILVA, Marília Trindade Barboza da; OLIVEIRA FILHO, Arthur L. de.. Fala Mangueira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980.
SILVA, Miranice Moreira da. Entre máscaras e serpentinas: Por uma história dos festejos carnavalescos feirenses (1891-1939).. (Dissertação Mestrado em História). Cultura e Poder da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA. Disponível no link. (acessado em 11.2.2015).
Ensaio nos anos 1950, quando o mundo do samba era um universo
 à parte, com regras próprias (José Medeiros/Acervo IMS)
SILVA, Sormani da. Escola de Samba Deixa Malhar: Mano Elói no tempo da Chácara do Vintém entre 1943 e 1947. (Dissertação Mestrado profissionalizante em Relações Etnicorraciais). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, 2014.
SILVA, Vagner Gonçalves da; BAPTISTA, Rachel Rua; AZEVEDO, Clara; BUENO, Arthur. Madrinha Eunice e Geraldo Filme: memórias do carnaval e do samba paulista. In: Vagner Gonçalves da Silva. (Org.). Memória Afro-brasileira: artes do corpo. 1ª ed., São Paulo: Selo Negro Edições, 2004, v. 2, p. 122-187.
SILVA, Vânia da. A metamorfose das alegorias no carnaval paulistano. Estudo de caso: S.E.S Imperador do Ipiranga. (Dissertação Mestrado em Ciências da Comunicação). Universidade de São Paulo, USP, 2004.
SILVEIRA, Leandro Manhães. E o Samba, sambou? Tensões e disputas no carnaval carioca (1982-1993).. (Monografia Graduação em História). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2008.
SIMAS, Luiz Antonio; FABATO, Fábio. Prá tudo começar na quinta-feira - o enredo dos enredos. Rio de Janeiro: Editora Morula, 2015, 180p.
SIMAS, Luiz Antonio; MUSSA, Alberto. Samba de enredo: história e arte. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2010.
SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes von. Carnaval em branco e negro. Campinas; São Paulo: EdUNICAMP; Imprensa Ofcial, 2007.
SOARES, Maria Thereza Melo. São Ismael do Estácio. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1985.
SOARES, Reinaldo da Silva. O Cotidiano de uma Escola de Samba Paulistana: o Caso do Vai-Vai. (Dissertação Mestrado em Ciência Social - Antropologia Social). Universidade de São Paulo, USP, 1999.
SOARES, Reinaldo da Silva. Vai-Vai: O Cotidiano de uma Escola de Samba. Rio de Janeiro: Booklink, 2006. v. 1. 180p.
SOIHET, Rachel. A subversão pelo riso: estudos sobre o carnaval carioca da Belle Époque ao tempo de Vargas. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.
SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998. 
SOLIS, Victor Nigro Fernandes. Memória do samba na Praça Onze. Aurora, Marília, v. 7, n. 1, p. 41-58, Jul.-Dez., 2013. Disponível no link. (acessado em 9.2.2014).
SOUZA, Eliane Santos de. Uma Semiologia do Samba - o bailado do mestre-sala e da porta-bandeira. (Dissertação Mestrado em Ciências da Arte). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2003.
SOUZA, Eliane Santos de. Bailando nos Jardins de Academos, um novo jeito de sambar. Pöesys, Rio de Janeiro, v. 4, p. 59-72, 2003.
SOUZA, Eliane Santos de. O Bailado do Mestre-Sala e da Porta-Bandeira. In: Latuf Isaias Mucci. (Org.). Palavra Fatal, ao pórtico da semiologia. 1ª ed., Rio de Janeiro: BOOKLINK, 2002, v. 1, p. 9-199.
SOUZA, Hamilton Moss de. Engrenagens da fantasia: engenharia, arte e convivência. [Coleção Terra Brasilis]. Rio de Janeiro: Bazar das Ilusões, 1989.
SOUZA, Maximiliano de. Educação Patrimonial e Educação Integral: experiência metodológica através da Escola de Samba Mirim Corações Unidos do CIEP. (Dissertação Mestrado em Educação). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2010.
SOUZA, Maximiliano de. O Museu do Carnaval: Reflexo de uma memória em evolução. (Monografia Graduação em Museologia). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2007.
SOUZA, Maximiliano de. Centro de Memória e Animação do Carnaval Museu do Carnaval: o reflexo de uma memória em evolução!. Revista Museologia Hoje, v. 1, p. 10-13, 2008.
TAVARES, Luiz Edmundo; FREIXO, Adriano de. O Samba em Tempos de Ditadura: as transformações no universo das grandes Escolas de Samba do Rio de Janeiro nas décadas de 1960 e 1970.. In: Adriano de Freixo; Osvaldo Munteal Filho. (Org.). A Ditadura em Debate - Estado e sociedade nos anos do autoritarismo.. 1ªed.Rio de Janeiro: Contraponto, 2005, v. 1, p. 123-150.
THEODORO, Helena. Os Ibejis e o Carnaval. [ilustrações Luciana Justiniani Hees]. São Paulo: Editora Pallas, 2009.32p.
TINHORÃO, José Ramos. A imprensa carnavalesca no Brasil. São Paulo: Hedra, 2000.
TINHORÃO, José Ramos. O samba agora vai... Rio de Janeiro: JCM Ed., 1969.
TOJI, Simone Sayuri Takahashi. Samba no pé e na vida: carnaval e ginga dos passistas da Escola de Samba. (Dissertação Mestrado em Sociologia e Antropologia). Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, 2006.
TRAMONTE, Cristiana. O Samba Conquista passagem: as estratégias e a ação coletiva das Escolas de Samba. Rio de Janeiro: Vozes, 2001; 2ª ed., 2003.
TUPY, Dulce. Carnavais de guerra - o nacionalismo no Samba. Rio de Janeiro, ASB Arte Gráfica e Editora, 1985.
Desfile da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, na Avenida Presidente
Vargas. Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 1964.
TURANO, Gabriel da Costa. Devido as Marmeladas, Adeus carnaval! Um dia Voltaremos! Escolas de Samba e cultura popular dos anos 30. (Dissertação Mestrado em Artes). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2012.
TURANO, Gabriel da Costa. A visualidade das escolas de samba na década de 1930: inovação, transformação e reconfiguração. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. 8, p. 133-142, 2012.
TURANO, Gabriel da Costa; FERREIRA, Luiz Felipe. Incômoda vizinhança: a vizinha faladeira e a formação das escolas de samba no Rio de Janeiro dos anos 30. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. 10, p. 65-92, 2013.
ULRICH, Josiane Abrunhosa da Silva. Bambas da Orgia: um estudo sobre o carnaval de rua de Porto Alegre, seus carnavalescos e os territórios negros. (Dissertação Mestrado em Antropologia Social). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 1993.
UNICAMP. O Carnaval visto por Angelo Agostini. Disponível no link. (acessado em 11.2.2015).
VALENÇA, Máslova Teixeira. A escola dos trabalhadores do samba. (Dissertação Mestrado em Educação). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2004.
VALENÇA, Máslova Teixeira. Escolas de Samba: conformação e resistência. Sinais Sociais, v. 4, p. 122-157, 2009.
VALENÇA, Máslova Teixeira. A constituição do padrão de acumulação flexível e os trabalhadores do samba. Boletim Técnico do SENAC, v. 31, p. 25-33, 2005.
VALENÇA, Rachel Teixeira. Palavras de Purpurina. Estudo Lingüístico do Samba de enredo (1972-1982).. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal Fluminense, UFF, 1983.
VALENÇA, Rachel Teixeira. Carnaval: Pra tudo se acabar na quarta-feira. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998. 97p.
VALENÇA, Rachel Teixeira (Org.); GUIMARÃES, J. C. (Org.). A cinza das horas. Carnaval. O ritmo dissoluto. Edição Crítica (Manuel Bandeira). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994. 244p .
VALENÇA, Rachel TeixeiraVALENÇA, Suetônio S.Serra, Serrinha, Serrano: O Império do Samba. 1ª ed., Rio de Janeiro: José Olympio, 1981. v. 1. 191p.
VAREJÃO, Dionisia Ferolla. Procissão da Alegria: Unidos de Jucutuquara e o samba abençoado por Padre Dário. (Dissertação Mestrado em Artes Cênicas). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2007.
VAREJÃO, Dionisia Ferolla. Escolas de Samba como fato turistico: da escolha do enredo ao samba no pé.. 1ª ed., Vitória/ES: Gráfica Santo Antonio, 2000. v. 500. 63p.
VARGENS, João Baptista M.; MONTE, Carlos. A Velha Guarda da Portela. Rio de Janeiro: Manati, 2001. 191p. 
VARGUES, Guilherme Ferreira. Sambando e Lutando: Crise e apogeu das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. (Tese Doutorado em Sociologia). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2012.
VARGUES, Guilherme Ferreira. A união faz a força: Escola de Samba, cultura e política no Rio de Janeiro (1907-1937).. (Dissertação Mestrado em Sociologia). Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ, 2006.
VARGUES, Guilherme Ferreira. Samba, cultura e sociedade. 1ª ed., Rio de Janeiro: Expressao Popular, 2013. v. 1. 246p.
VASCONCELOS, Francisco de. Império Serrano: primeiro decênio. Rio de Janeiro: s/e, 1991.
VASELLI, Lanfranco; COSTA, Haroldo. As escolas de Lan. [ilustração de Lan (Lanfranco Vaselli); texto Haroldo Costa]. Rio de Janeiro: Novas Direções, 2001.
VELLOSO, Monica Pimenta. As tias baianas tomam conta do pedaço. Espaço e identidade cultural no Rio de Janeiro. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, p. 207-228, 1990.
VELLOSO, Monica Pimenta. A cultura das ruas no Rio de Janeiro (1900-1930): mediações, linguagens e espaço. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2004.
Baile de Gala no carnaval do Teatro Municipal do Rio de Janeiro,
16 de fevereiro de 1972. 
VIACAVA, Vanessa Maria Rodrigues. Samba quente, asfalto frio: uma etnografia entre as escolas de samba de Curitiba. (Dissertação Mestrado em Antropologia Social). Universidade Federal do Paraná, UFPR, 2010.
VIACAVA, Vanessa Maria Rodrigues; VIACAVA, J. J. C.. Mudanças em organizações sociais: o caso das Escolas de Samba de Curitiba, Brasil. Sociedad Hoy, v. 21, p. 79-91, 2011.
VIANNA, Hermano. O Mistério do Samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/UFRJ, 1995.
VIANNA, Luiz Fernando. Geografia carioca do samba. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2004. 224p.  
VIEIRA, Luís Fernando. Sambas da Mangueira. Rio de Janeiro: Revan, 1998. 
VILA, Martinho da.. A Rainha da Bateria. [Série Lazuli Infantil]. Rio de Janeiro: Lazuli Editora, 2009.
VIZEU, Carla Maria de Oliveira. O samba-enredo carioca e suas transformações nas décadas de 70 e 80: uma análise musical. (Dissertação Mestrado em Música). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2004.
ZAMONER, Jorge Fernades. O que se ensina e o que se aprende em um barracão da uma Escola de Samba. (Dissertação  Mestrado em Educação). Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, 2006.
BIBLIOGRAFIA DO SAMBA. Música brasileira: o samba e os sambistas. Acesse AQUI!
BIBLIOGRAFIA DO FREVO. Acesse AQUI!



O CARNAVAL E A DITADURA MILITAR
Croquis presentes no acervo de carnaval do Arquivo Nacional (reprodução/Agência O Globo)
Peças como croquis e letras de sambas-enredos começam a ser digitalizados pelo Arquivo Nacional.
Armazenado pelo Arquivo Nacional desde 1992, quando a instituição teve acesso às pastas do Serviço de Censura e Diversões Públicas guardadas na sede da Polícia Federal, no Rio, o arquivo, enfim, está começando a ser digitalizado, 13 anos depois. 
— São 1.117 dossiês, cada um de um bloco, uma agremiação. Um total de 8.700 páginas de documentos históricos inéditos, que jamais foram usados por pesquisadores. A maioria compreende o período de 1973 a 85.
:: Fonte: FILGUEIRAS, Maraiana. Revelados documentos inéditos do carnaval carioca retidos pela ditadura militar. O Globo, 16 de fevereiro de 2015. Disponível no link. (acessado em 17.2.2015).




Carnaval, Di Cavalcanti, 1954

Carnaval
E foi-se o Carnaval. E só ficou,
de tudo, uma lembrança dolorida
que resta desse amor que se acabou
numa alegria que redime a vida.

Da loucura da febre que passou,
a alma se sente só e consumida;
na solidão que o sonho lhe deixou
a saudade ainda vive, malsofrida.

E, tristemente, o coração recorda,
na angústia de uma louca nostalgia,
esse sonho fugaz que ele sonhou.

Carnaval de um amor que, na alma, acorda
a esperança de uma última alegria,
entre as cinzas de tudo que passou.
- Afonso Louzada, em "Noturnos", Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1947, p. 38.


Carnaval, de Carybé, 1962

SITES E BLOG'S COM CONTEÚDO SOBRE CARNAVAL E SAMBA
:: Academia do Samba.
Mulato sambando, Portinari, 1933
:: Ala de Baianas
:: Baticumbum.
:: Blocos da Sebastiana.
:: Brazil Carnival.
:: Carnaval de Porto Alegre.
:: Carnaval de SP
:: Centro Cultural Cartola.
:: Galeria do Samba.
:: GRES Carnaval.
:: Leva meu samba.
:: O Filho de Jorge
:: O Samba é meu dom.
:: Papo de Samba.
:: Peregrina Cultural.
:: Sambario.
:: Setor 1.
:: Trem do Samba.
:: Vila do Samba.
:: WikiRio.


ASSOCIAÇÕES
:: FBES - Federação Brasileira de Escolas de Samba.
:: AESCRJ - Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro.
:: LIESA - Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.
:: LIGA SP - Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.
:: LIESF - Liga das Escolas de Samba de Florianópolis.


PRINCIPAIS ESCOLAS DE SAMBA
Carnaval, César Lacanna, 1966
Florianópolis
:: Embaixada Copa Lord.
:: Escola de Samba Dascuia.
:: Escola de Samba Unidos da Coloninha.
:: Gres Consulado
:: Os Protegidos da Princesa.


Rio de Janeiro
:: Beija-Flor de Nilópolis (Site Oficial)
:: Grande Rio (Site Oficial) 
:: Imperatriz Leopoldinense (Site Oficial).
:: Mangueira (Site Oficial)
:: Mocidade Independente (Site Oficial)
:: Portela (Site Oficial) 
:: Salgueiro (Site Oficial)
:: São Clemente (Site Oficial)
:: União da Ilha (Site Oficial) 
:: Unidos da Tijuca (Site Oficial)
:: Unidos da Vila Isabel.
:: Viradouro (Site Oficial)
:: Império Serrano.
:: Unidos do Porto da Pedra (Site Oficial).
:: Tradição
:: Caprichosos de Pilares.
:: Acadêmicos da Rocinha.
:: Santa Cruz (Site Oficial)
:: Estácio de Sá (Site Oficial).

São Paulo
:: Acadêmicos do Tatuapé.
:: Acadêmicos do Tucuruvi.
:: Águia de Ouro.
:: Camisa Verde e Branco.
:: Dragões da Real.
:: Gaviões da Fiel
:: Imperador do Ipiranga. 
:: Império da Casa Verde
:: Leandro de Itaquera. 
:: Mancha Verde.
:: Mocidade Alegre.
As baluartes na avenida, Gina Barcelos
:: Nenê de Vila Matilde.
:: Pérola Negra.
:: Rosas de Ouro.  
:: Tom Maior.
:: Unidos de Vila Maria.
:: Unidos do Peruche.
:: Vai-Vai.
:: X9 Paulistana.

Porto Alegre
:: Acadêmicos de Gravataí
:: Bambas da Orgia
:: Copacabana.
:: Embaixadores do Ritmo
:: Imperatriz Dona Leopoldina. 
:: Império da Zona Norte SBCC.
:: Imperadores do Samba.
:: Estado Maior da Restinga.
:: União da Vila do IAPI.
:: Vila Santa Isabel


VISITE NESTE SITE
:: Acervos e Bibliotecas digitais. Acesse AQUI!
:: Adoniran Barbosa. Acesse AQUI!
:: Brasil: Universo do Carnaval. Acesse AQUI!
:: Frevo. Acesse AQUI!
:: João Gilberto – o papa da bossa nova: mito e criador. Acesse AQUI!
:: Museus e Arquivos do Brasil e do Mundo. Acesse AQUI!
:: Música brasileira: o choro e seus chorões. Acesse AQUI!
:: Música brasileira: documentários para assistir e estudar. Acesse AQUI!
:: Música brasileira: o samba e os sambistas. Acesse AQUI!
:: Música tradicional - folguedos e danças populares: o nosso patrimônio imaterial. Acesse AQUI
:: Patrimônio cultural imaterial brasileiro. Acesse AQUI!
:: Pixinguinha - o mestre do Catumbi. Acesse AQUI!


© Direitos reservados aos autores e produtores

© Pesquisa, seleção e organização: Elfi Kürten Fenske



Trabalhos sobre o tema:
:: Caso, você tenha algum trabalho não citado e queira que ele seja incluído - exemplo: livro, tese, dissertação, ensaio, artigo - envie os dados para o nosso "e-mail de contato", para que possamos incluir as referências do seu trabalho na pagina.


Como citar:
FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção, edição e organização). Brasil: o universo do carnaval. Templo Cultural Delfos, Fevereiro/2015. Disponível no link. (acessado em .../.../...).


____
** Página atualizada em 13.3.2015.



Direitos Reservados © 2022 Templo Cultural Delfos

Um comentário:

  1. ADOREI ESTE SITE!!! Muito bom para pesquisas - e aliás, obrigada por facilitar os dados de referência. Vou apresentar o QUIXOTE AND THE BRAZILIAN CARNIVAL em um congresso na Dinamarca e citarei seu trabalho.

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita. Deixe seu comentário!

COMPARTILHE NAS SUAS REDES