COMPARTILHE NAS SUAS REDES

Bibliotecas e acervos digitais

(*) Kansas City Public Library (Missouri, USA)

"Uma biblioteca é uma das mais belas paisagens do mundo."
- Jacques Sternberg (1923-2006)


"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
- Paulo Freire


Conheça aqui acervos e bibliotecas digitais no Brasil e no Mundo

BIBLIOTECAS DIGITAIS E ACERVOS ONLINE NO BRASIL
Biblioteca Digital Brasil - Fundação Biblioteca Nacional - abrange projetos específicos: Rede da Memória Virtual Brasileira (sobre as expressões culturais das artes, música, literatura e história do país e de suas regiões); A França no Brasil (portal digital entre as Bibliotecas Nacionais do Brasil e da França); Periódicos & LiteraturaGuerra do ParaguaiColeção Thereza Christina (coleção de fotografias do Imperador D. Pedro II); Hemeroteca Digital Brasileira (acervo de periódicos – jornais, revistas, anuários, boletins etc. – e de publicações seriadas). Entre outros.

Domínio Público (Biblioteca digital) - desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), que disponibiliza gratuitamente textos, imagens, vídeos, áudios que estão livres de direitos autorais. Além de livros de autores da literatura brasileira e portuguesa, o sistema recupera publicações científicas da base de teses e dissertações da CAPES.

Biblioteca Nacional Sem Fronteiras - programa desenvolvido pela Biblioteca Nacional que visa democratizar o acesso da instituição. É composta por coleções digitais temáticas, refletindo todas as áreas da instituição em em especial os tesouros da Biblioteca Nacional. Seu acervo é dividido em manuscritos e obras raras. Em português.

Biblioteca Digital do Museu Nacional - disponibiliza itens do acervo de obras raras da Biblioteca do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Essas coleções formam um patrimônio de referência nas áreas de ciências naturais e antropológicas. Os arquivos podem ser baixados através desta página e suas versões em altíssima resolução estão disponíveis para acesso em terminais da instituição.

Biblioteca Virtual da América Latina - desenvolvida pela Fundação Memorial da América Latina, localizada na cidade de São Paulo, com apoios da FAPESP, tem como objetivo disseminar informação e conhecimento sobre a América Latina, nos aspectos das humanidades, ciências e artes produzidos pelo Memorial da América Latina.

CPDOC/FGV - é desenvolvido pela Escola de Ciências Sociais e História da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Apresenta uma série de conteúdos, tais como os dossiês sobre a história do Brasil (50 anos de Brasília, anos JK, Jango e Era Vargas); entrevistas de história oral (a maior parte voltada para o estudo da trajetória e desempenho das elites brasileiras desde os anos de 1930).

Biblioteca Digital do Senado Federal - o acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos. As obras são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.

Brasiliana USP - esta biblioteca digital é fruto da doação do acervo pessoal do bibliógrafo José Mindlin e sua esposa Guita para a Universidade de São Paulo, que também está sendo materializado na forma de uma biblioteca localizada no campus da USP. Há livros, mapas e imagens em domínio público. 

Biblioteca Digital de Obras Raras - reúne e disponibiliza a íntegra digitalizada de livros considerados raros (levando em conta o valor histórico, a antiguidade e a não existência de outras impressões ou edições), e que estão localizados nas unidades da Universidade de São Paulo.

Banco de textos Raros da Literatura Brasileira - PUC/RS - recuperação de fontes, preservação de documentos e consulta informatizada.

Biblioteca Virtual de Literatura - a  Biblioteca Virtual de Literatura é um veículo de divulgação e informação destinado a especialistas e pesquisadores, alunos e professores das diversas literaturas e também a leitores e usuários da rede em geral. Com especial atenção à Literatura Brasileira, a BVL ocupa-se ainda das demais literaturas em língua portuguesa e das literaturas latino-americanas e abrange todas as outras literaturas. A literatura dramática está incluída, vinculada às atividades que a levam à cena.

Literatura Digital UFSC - biblioteca de literaturas da língua portuguesa (fonte primária e gratuita de textos literários do Brasil e Portugal em versão integral). 

Livros Raros do Mosteiro de São Bento da Bahia - projeto de restauração de livros raros dos séculos XVI, XVII, XVIII e XI digitalizados e disponibilizados. 

Acervo Digital das Obras de Machado de Assis - UFSC - obra revisada disponibilizada integralmente ao público.

Arquivo Público do Estado de São Paulo (Memória pública) - o Departamento de Preservação e Difusão de Acervo é responsável pela custódia da documentação permanente depositada no Arquivo Público do Estado. É sua responsabilidade preservar todos os documentos que estão sob sua guarda, constituindo-se como um serviço público aos cidadãos e fomentando o acesso aos documentos que integram uma parte da memória da sociedade sob responsabilidade do Estado.  A este programa de ação permanente do Departamento denominamos Memória Pública. O Arquivo Público do Estado de São Paulo-APESP disponibiliza em seu Acervo Digitalizado manuscritos, álbuns, fotografias, periódicos, livros, jornais, revistas, mapas, entre outros. No caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).

Revistas Acadêmicas - o site Letras Partilhadas disponibiliza uma ampla lista, incluindo links de acesso de Revistas acadêmicas das diferentes áreas do conhecimento. 

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) - desenvolvida pelo IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, objetiva integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país, assim como disponibilizar gradativamente para consulta ou download, a produção nacional de teses e dissertações.

Banco de Teses da CAPES - visa facilitar o acesso a informações sobre teses e dissertações defendidas junto a programas de pós-graduação do país. Ele não dá acesso direto ao texto das monografias, mas apenas às informações sobre eles e a instituição de ensino onde estão depositadas. Mas acaba sendo uma mão na roda para encontrar dados sobre teses do país todo. Desenvolvido pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - base de teses e dissertações da USP (Universidade de São Paulo), onde os textos podem ser acessados em texto integral. Ressalta-se que nem todas as teses e dissertações defendidas nas unidades das USP estão contidas neste banco, pois ele está sendo alimentado ao longo do tempo.

Biblioteca Digital da UNICAMP - disponibiliza milhares de documentos para download livre, entre teses, dissertações, artigos, entre outros tipos de trabalhos produzidos pelos alunos e pesquisadores da Unicamp.

Biblioteca Digital de Ciências da Unicamp - disponibiliza livremente softwares, imagens, teses, monografias e apostilas voltadas ao ensino de qualquer disciplina da área biológica. Também disponibiliza artigos publicados pela Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular. É desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologia Educacional do Instituto de Biologia, da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Em português.

Biblioteca Digital da UNESP – acervo digital de teses, dissertações, artigos, livros e outros documentos publicados

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG - disponibilização digital de teses, dissertações e textos acadêmicos. 

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Eletrônicas da UERJ - disponibiliza teses e dissertações, em texto completo, produzidas pelos mestrandos e doutorandos.

LUME - Repositório Digital, UFRGS - é o portal de acesso às coleções digitais produzidas no âmbito da Universidade e de outros documentos que, por sua área de abrangência e/ou pelo seu caráter histórico, é de interesse da Instituição centralizar sua preservação e difusão.

Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ - obras raras dos séculos XVI ao XVIII, manuscritos autografados de alguns dos principais compositores brasileiros, documentos históricos, periódicos e iconografia.

Mnemocine - o site Mnemocine disponibiliza em seu banco de dados: teses, dissertações, artigos e ensaios sobre Cinema Brasileiro. 

Cinema Libre - filmes em domínio público disponíveis online em versões completas e legendadas. 

Museu da Música de Mariana - o museu vem desenvolvendo projetos de conservação e difusão de seu acervo, reeditando obras raras de música religiosa dos séculos XVIII ao XX, além de outras ações na musicologia brasileira. 

Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro - especializada em literatura em língua portuguesa.

Biblioteca Mário de Andrade - tesouros da Cidade de São Paulo. 

Arquivo Publico do Estado de Minas Gerais - Sistema Integrado de Acesso do Arquivo Público Mineiro (SIAAPM) - no SIAAPM já estão disponíveis, para consulta, instrumentos de pesquisa, milhares de documentos (manuscritos, iconográficos, cartográficos, filmográficos), a coleção da centenária Revista do Arquivo Público Mineiro e milhares de fichas catalográficas dentro da Plataforma Hélio Gravatá, entre outros. Atualmente, cerca de 5,0% do acervo do APM está disponibilizado integralmente no SIAAPM.  

Arquivo Público do Estado de São Paulo: Acervo Digitalizado - o Arquivo Público do Estado de São Paulo-APESP disponibiliza em seu Acervo Digitalizado manuscritos, álbuns, fotografias, periódicos, livros, jornais, revistas, mapas, entre outros.  Veja também: O Guia do Acervo representa o mais abrangente instrumento de pesquisa da documentação do Arquivo Público do Estado. 

O Latin American Microform Project (LAMP) do Center for Research Libraries (CRL) -digitalizou publicações emitidas pelo Poder Executivo do Governo do Brasil entre 1821 e 1993, e as mais antigas remetem até o fim do Império em 1889.

Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ): Acervo-online - o acervo do AGCRJ é formado por documentos, catálogos, manuscritos, fotografias, gravuras, áudio, vídeo, livros, periódicos e afins. Disponíveis para pesquisa online.

Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP - criada pela Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo. Oferece acesso a materiais relativos à defesa e à promoção dos Direitos Humanos no Brasil. São abrangidos textos de Direitos Humanos elaborados, aprovados e proclamados pelos organismos internacionais e ratificados pelo governo brasileiro, todos em português.

Memória e resistência - o PROIN: Projeto Integrado Arquivo do Estado/ Universidade de São Paulo, uma extraordinária experiência pedagógica e científica que conseguiu conjugar dois objetivos: o resgate da memória política nacional e a formação de pesquisadores em nível de excelência. FUNDO DEOPS (Inventário do DEOPS). 

Arquivos da Ditadura - durante os últimos trinta anos, Elio Gaspari reuniu documentos que serviram de base para a edição e a reedição de seus livros sobre o governo militar no Brasil. Entre bilhetes, despachos, discursos, manuscritos, diários de conversas travadas pela cúpula e telegramas do governo americano, seu arquivo pessoal reúne mais de 15 mil itens sobre a ditadura. São registros que se iniciam nos anos anteriores ao golpe de 1964 e seguem até os estertores do regime. Entre eles, há 10 mil provenientes do arquivo do general Golbery do Couto e Silva, como suas apreciações e análises conjunturais redigidas em três momentos distintos, de 1960 a 1968. Este site disponibiliza uma seleção desse rico material, parte dela presente também na versão em e-book dos quatro volumes da série sobre os “anos de chumbo. É a primeira vez que esses documentos ficam disponíveis para consulta na internet.

Documentos Revelados - espaço de referência histórica com disponibilização de acervos documentais do período da Ditadura.

Acervo Digital do Museu da Imigração do Estado de São Paulo - o projeto memória da Imigração integra, por meio de um banco de dados online, o acervo digital do Museu da Imigração e documentos pertencentes ao Arquivo Público do Estado de São Paulo. No total são mais de 250 mil imagens disponíveis para consulta e download gratuito, em uma ferramenta que revoluciona o acesso a fragmentos da história paulista e brasileira.

Portal do Professor - o portal, lançado em 2008 pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica. É um espaço público e pode ser acessado por todos os interessados.

Biblioteca Digital Paulo Freire - a biblioteca digital Paulo Freire (BDPF) tem por objetivo principal “disponibilizar pressupostos filosóficos, sociológicos e pedagógicos do pensamento freireano, para suportar ações educativas coletivas facilitadoras da inclusão dos sujeitos educacionais na sociedade da informação”.

Acervo Paulo Freire - além da biblioteca, o Centro de Referência Paulo Freire democratiza o seu arquivo ao acesso do público, composto por escritos de Paulo Freire, como artigos, palestras, entrevistas, áudios e vídeos, bem como as produções de terceiros sobre a sua vida e obra, com acesso aberto e gratuito, sendo permitida a cópia de todos os documentos. 

Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira - o Dicionário Cravo Albin é dedicado à música popular do Brasil, desenvolvido inicialmente pela PUC-RJ e depois pelo Ministério da Cultura, através da Biblioteca Nacional. Apresenta como verbetes nomes de cantores, nomes de grupos e bandas, gêneros musicais e seus respectivos históricos, biografias e obras.

Biblioteca Digital das Artes do Espetáculo - Revistas “A Scena Muda” e “Cinearte” - disponibiliza a coleção digitalizada completa das duas primeiras revistas brasileiras dedicadas ao cinema: “A Scena Muda” e “Cinearte”, editadas na primeira metade do século 20. Projeto desenvolvido pela Biblioteca Jenny Klabin Segall do Museu Lasar Segall, em São Paulo.

Projeto Eliseu Visconti - o projeto Iniciou em 2005 com a construção do site oficial do pintor. O objetivo de preservar e divulgar a memória da vida e da obra do pintor Eliseu Visconti, além de organizar todo acervo documental sobre sua obra.

Radamés Gnattali sítio oficial de Radamés Gnattali - tem por objetivo: a) servir de ponto de partida para estudos sobre a vida e a obra do pianista, compositor e arranjador, maestro Radamés Gnattali; b) divulgar a sua obra, nos planos nacional e internacional, através, principalmente, do catálogo digital de obras, ampliando o diálogo entre o público usuário e a administração do acervo do compositor.

Projeto Ernesto Nazareth 150 anos - disponibiliza todo o acervo digital da obra e vida de Ernesto Nazareth  - Realização Instituto Moreira Salles (IMS).

Acervo Digital Tom Jobim - o acervo de Tom Jobim foi organizado e digitalizado em 2001 com a criação do Instituto Antonio Carlos Jobim e conta com mais de 9.000 itens catalogados. É possível ouvir músicas, ver suas partituras, fotos, documentos, áudios e vídeos; além de textos sobre momentos marcantes de sua vida e frases de sua autoria.

Projeto Livro Falado - proporciona o acesso às obras por pessoas com deficiência visual. O acervo conta com livros em formato de áudio do Ziraldo, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado, Pedro Bandeira, Sylvia Orthof, Sonia Junqueira e outros autores.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz - disponibiliza literatura Científica; bases bibliográficas sobre (aleitamento materno, bioética e diplomacia em saúde, doenças infecciosas e parasitárias, educação profissional em saúde, história e patrimônio cultural da saúde, integralidade em saúde, saúde pública, Sergio Arouca, violência e saúde); Teses e Dissertações em Saúde Pública; Teses Fiocruz; Acervos Bibliográficos (Aggeu Magalhães, Saúde Pública, Casa de Oswaldo Cruz, Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli, Centro de Pesquisas René Rachou, Farmanguinhos, Gonçalo Moniz); Catálogo de Revistas (saúde pública, Aggeu Magalhães, casa de Oswaldo Cruz, Gonçalo Moniz).

Biblioteca Virtual em Saúde - Saúde Pública Brasil - a BVS-SP Brasil inclui, além dos serviços tradicionais de acesso à literatura científica, listas de discussão, acesso à legislação estadual e municipal, modelos de ação, notícias e promoção de participação da comunidade. Também é o espaço para o desenvolvimento de um programa de capacitação de produtores, intermediários e usuários na operação da BVS-SP Brasil por meio de cursos presenciais ou conduzidos à distância pela Internet.

Biblioteca do IBGE - a  Biblioteca do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE possui um vasto acervo de monografias, mapas, publicações, fotografias, cartazes e demais conteúdos relacionados à documentação territorial do Brasil, assim como a própria produção da instituição.

Biblioteca On Line do SEBRAE - espaço aberto à construção e compartilhamento do conhecimento, que visa contribuir para o contínuo aprendizado do empreendedorismo, auxiliando o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios. Desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Há muitos textos e cartilhas que explicam detalhes dos vários tipos de negócios e fornecem dicas importantes para o empreendedor.

Banco de Imagens do Estado de São Paulo - banco de fotos, em alta resolução, dos municípios paulistas que tem o objetivo de facilitar a pesquisa sobre os pontos turísticos do Estado. São mais de 3 mil fotos gratuitas de mais de 300 municípios. Foi idealizada pela Federação de Convention & Vistitors Bureaux do Estado de São Paulo, em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo e a EMBRATUR. Também está disponível em inglês, espanhol e francês.

Biblioteca Virtual do Estado de São Paulo - a Biblioteca Virtual disponibiliza a base de dados programas e projetos sociais. Nessa base, você pode fazer uma busca pelas informações referentes às ações e programas sociais mantidos pelas Secretarias e outros órgãos vinculados diretamente ao Governo do Estado de São Paulo.


LP´s Brasil: acervo de vinis - o Blog é dedicado à divulgação da Música Brasileira Bossa Nova, MPB e Rock.


BIBLIOTECAS E ACERVOS DIGITAIS PELO MUNDO
Europeana - o Europeana é uma biblioteca digital desenvolvida pelos países da União Europeia. Seu objetivo é tornar acessível o imenso patrimônio cultural de todos os acervos nacionais do continente, que incluem: livros raros, antigos ou cujas edições se esgotaram; pinturas, fotografias, mapas, jornais, manuscritos, documentos, sons e vídeos (incluindo filmes e programas de TV). Utiliza uma plataforma multilíngue, em que pode ser acessado em diversas línguas, como o português.

Biblioteca Digital do Congresso dos EUA - Library of Congress - a Biblioteca do Congresso dos EUA disponibiliza através da sua biblioteca digital uma infinidade de recursos que podem ser consultados gratuitamente: documentos, livros, jornais, mapas, fotografias, ilustrações, coleções diversas, etc.

World Digital Library (Biblioteca Digital Mundial) - o projeto é fruto da colaboração entre a Biblioteca do Congresso dos EUA, a UNESCO e parceiros por todo o mundo. Foi lançado em 2009 e visa incluir acervos de todo o mundo. Podem ser incluídos, manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos, entre outros. Há documentos, por exemplo, que datam de séculos a.C. Pode-se fazer uma pesquisa por período, lugar, tema, tipo de item e instituição contribuinte. Qualquer biblioteca, museu, arquivo ou outra instituição cultural que tenha conteúdo histórico e cultural interessante poderá participar. Utiliza plataforma em diversos idiomas. 

Biblioteca Digital Camões - desenvolvida pelo Instituto Camões de Portugal, disponibiliza textos literários portugueses (romances, contos e poesia), textos acadêmicos (teses e dissertações apresentadas em universidades estrangeiras no âmbito dos estudos portugueses), textos sobre arte, ensaios de temas diversos, revistas, etc.

Biblioteca Digital Gallica - biblioteca digital da Biblioteca Nacional da França, tem um acervo de mais de 1 milhão de documentos, incluindo livros, manuscritos, cartas, imagens, revistas e jornais, partituras, músicas e letras de músicas. 

Biblioteca Britânica - colocou na internet mais de um quarto dos seus manuscritos gregos, totalizando 280 volumes, em mais um passo rumo à digitalização completa desses importantes documentos antigos.  

Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes - é possível encontrar informações e acesso a conteúdos sobre literatura espanhola, língua espanhola e literatura infantil e juvenil. Em espanhol.

Biblioteca Nacional de Portugal - reúne textos e outros tipos de documentos (ilustrações, mapas, partituras e periódicos) representativos da história e da cultura de Portugal. Publica em seções específicas os Espólios sobre os mais importantes autores portugueses: Camilo Pessanha, Antero Quental, José Saramago, Rómulo de Carvalho, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Eça de Queiroz, Vitorino Nemésio e Almeida Garret. Mostra documentos e manuscritos dos autores (incluindo fotografias). Em português.

Projeto Gutemberg - é a mais antiga biblioteca digital do mundo, tendo sido criada em 1971 por um estudante da Universidade de Illinois (EUA). Trata-se de um projeto colaborativo, desenvolvido com a ajuda de voluntários em todo o mundo, que reúne obras em domínio público digitalizadas, para serem “baixadas” gratuitamente. A maior parte do acervo é composta por livros de literatura, mas outros tipos de obras também estão presentes (como livros de referência e periódicos). Há obras em diversas línguas, inclusive o português. Há também uma versão da página em português. 

Scielo - Scientifil Electronic Library online biblioteca digital de artigos de periódicos científicos da América Latina e Caribe, onde há acesso livre ao texto integral (em português, espanhol e inglês). Resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

International Music Score Library Projecto (IMSLP) - neste site só é possível ter acesso a partituras e não a arquivos de músicas. Porém é considerada a maior biblioteca online de partituras do mundo. Também é totalmente colaborativo, e as contribuições são muito bem vindas. Além de todas as obras de domínio público o site oferece músicas de compositores que estejam dispostos a compartilhar seu trabalho com o mundo gratuitamente. Em inglês.

Coleção do arquivo cinematográfico British Pathé - 85 mil registros históricos, disponíveis oficialmente no YouTube, em alta resolução, os vídeos abrangem os anos de 1896-1976. É uma extensa e valiosa coletânea de imagens e filmes sobre cultura, moda, viagens, esportes e guerras pode ser conferida gratuitamente na web. Visite a coleção completa no canal do British Pathé no YouTube.

Cinemateca virtual do Chile - liberan 150 películas chilenas de 1910 a la actualidad para ver de manera gratuita. Fonte: El Dínamo.

Black and White Movies - possui uma grande coleção de filmes antigos, em branco e preto (como diz o nome do site), que podem ser baixados ou só assistidos. São organizados por ano, categoria e por ordem alfabética. Estão todas em domínio público, porém não há legendas. Em inglês.

Emol - seu acervo oferece centenas de filmes e cartoons de forma livre e legal, incluindo aqueles que já caíram em domínio público e foram bastante populares durante o século 20. Não é necessário nenhum software específico para baixar ou para assistir os filmes. Em inglês.

Universidade do Minho (repositorium) - acervo de teses e dissertações produzidas na universidade.

Biblioteca Digital IPB - reúne a produção científica do Instituto Politécnico de Bragança/Portugal.

Bartleby.com - importantes textos, como os 70 volumes da "Harvard Classics" e a obra completa de Shakespeare.

Acervo de Fotografias da Revista Life - a Revista Life, em parceria com o Google, disponibilizou 30% de seu acervo fotográfico neste site, para visualização. Muitas dessas fotos constituem imagens históricas e representativas do período compreendido entre 1860 a 1970. Em inglês.

The Digital Comic Museum - considerado o maior museu online de histórias em quadrinhos do mundo. Apresenta HQs de domínio público ou que tiveram os direitos cedidos para download. Há edições de 1920 a 1970. Em inglês.

Biblioteca Nazionale Centrale di Roma - expõe detalhes de obras antigas de seu catálogo.

Computers Museum - museu virtual alemão dedicado à preservação de jogos de computador.

Digitaal Erfgoed Nederland - órgão holandês dedicado à preservação do patrimônio cultural.

Wikimedia Fundation - instituição que luta pelo acesso ao conhecimento e compartilhamento de informações pela rede.


SITES E BLOGS SOBRE BIBLIOTECAS, ACERVOS E AFINS
Stanford Copyright e Fair Use Center - projeto da universidade de Stanford sobre direito autoral. 

Open Access and Institutional Repositories with EPrints - software para criar repositório online de informações, com acervo de textos de diversos países do mundo. 

Cibertecário 0.2 - blog sobre bibliotecas, informação e tecnologias, acesso livre do português Eloy Rodrigues, Diretor dos Serviços de Documentação de Universidade do Minho.

Letras Partilhadas - o site 'letras partilhadas' foi criado para dividir informações para quem estuda ou se interessa pela área de letras e seus arredores. Aqui partilha-se notícias sobre eventos, revistas acadêmicas, cursos, filmes, música e tudo o que possa ser pertinente.

_____
(*) Kansas City Public Library (Missouri, USA)
O prédio da Biblioteca Pública de Kansas City, no Estado norte-americano de Missouri, foi inaugurado em 2004 e custou 50 milhões de dólares. A fachada é composta por uma imitação de 22 lombadas gigantes de livros, que medem 7,5m de altura por 2,70m de largura, representando títulos significativos de diferentes áreas da literatura. Fundada em 1873, a biblioteca é um dos principais centros de entretenimento da cidade americana.

Hoje, o edifício conta com cinco andares e diversas salas de conferência, de grupos e também, é claro, reservadas para a leitura. No primeiro andar, há um café muito aconchegante. Há um espaço reservado para pesquisas no quinto andar, chamado de Missouri Valley Room, que conta com um grande acervo sobre a história local. Há, também um estacionamento, aberto todos os dias (a primeira hora é grátis!). No terceiro andar, o H&R Block Business & Career Center é um centro de serviços dedicado a ajudar seus clientes a se tornarem empresários de sucesso, encontrando bons empregos, preenchendo sua carreira profissional e organizando suas finanças pessoais, sem fins lucrativos.

Em toda a extensão do prédio, há conexão Wi-Fi gratuita, além de 66 computadores e 12 laptops, para uso da população. Também, existem seis espaços de eventos, que podem ser alugados, além de quatro salas de reuniões, área exclusiva para crianças e sala para exibição de filmes. Toda a remodelação do prédio custou aproximadamente 50 milhões de dólares, tirados dos cofres municipal, estadual e federal. A biblioteca não abrange apenas um grande acervo de livros, como também de audiobooks e filmes. Há várias filiais dela espalhadas pela cidade (inclusive uma de língua latina, onde todos os funcionários são bilíngues), mas é, sem dúvida, esta, a Biblioteca Central, a que mais chama atenção, pela exclusiva arquitetura.
Confira a lista de livros representados na fachada da biblioteca:
- Histórias da Cidade de Kansas, de vários autores;
Ardil 22, de Joseph Heller;
Histórias de Crianças, de vários autores;
A Primavera Silenciosa, de Rachel Carson;
O Pioneers!, de Willa Cather;
Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez;
Seus Olhos Viam Deus, de Zora Neale Hurston;
Fahrenheit 451, de Ray Bradbury;
A República, de Platão;
As Aventuras de Huckleberry Finn, de Mark Twain;
Tao Te Ching, de Lao Tzu;
The Collected Poems of Langston Hughes, de Langston Hughes;
Black Elk Speaks: Being the Life Story of a Holy Man of the Oglala Sioux, de Black Elk;
Por Favor Não Matem a Cotovia, de Harper Lee;
Homem Invisível, de Ralph Ellison;
Journals of the Expedition, de Meriwheter Lewis e William Clark;
Undaunted Courage, de Stephen Ambrose;
O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien;
A Tale of Two Cities, de Charles Dickens;
Charlote’s Web, de E. B. White;
Romeu e Julieta, de William Shakespeare;
Truman, de David McCullough G.

VISITE NESTE SITE
:: Acervos e Bibliotecas digitais. Acesse AQUI!
:: Bibliotecas tesouros da humanidade (as mais belas bibliotecas pelo mundo).  Acesse AQUI!
:: Museus e Arquivos do Brasil e do Mundo. Acesse AQUI!
:: Música brasileira: o choro e seus chorões. Acesse AQUI!
:: Música brasileira: documentários para assistir e estudar. Acesse AQUI!
:: Música tradicional - folguedos e danças populares: o nosso patrimônio imaterial. Acesse AQUI
:: Patrimônio cultural imaterial brasileiro. Acesse AQUI!

© Pesquisa, seleção e organização: Elfi Kürten Fenske
____
Página atualizada em 6.2.2015.



Licença de uso: O conteúdo deste site, vedado ao seu uso comercial, poderá ser reproduzido desde que citada a fonte, excetuando os casos especificados em contrário. 
Direitos Reservados © 2016 Templo Cultural Delfos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita. Deixe seu comentário!

COMPARTILHE NAS SUAS REDES