COMPARTILHE NAS SUAS REDES

T. S. Eliot - o mago metafísico

T. S. Eliot - foto: (...)
"A poesia não é um modo de libertar a emoção, mas uma fuga da emoção; não é uma expressão da própria personalidade, mas uma fuga da personalidade."
- T. S. Eliot, no ensaio "Tradição e talento individual".


Thomas Stearns Eliot (T. S. Eliot) nasceu em St. Louis, Missouri, Estados Unidos, a 26 de setembro de 1888, e faleceu em Londres, com 76 anos de idade, a 4 de janeiro de 1965. Descendentes de emigrantes ingleses que, em meados do século XVIII, se estabeleceram em Massachusetts, Nova Inglaterra, os Eliot estiveram desde sempre fundamente vinculados às tradições da Igreja Unitária, destacando-se ainda por sua intensa atividade cultural. O mais notável dentre tais antepassados foi o Rvdo. Andrew Eliot ( 1718-78), ministro da Igreja Congregacionalista e quase reitor da Universidade de Harvard, cargo que não assumiu por deliberação voluntária. Cerca de dois séculos transcorreram até que o primeiro dos Eliot se transferisse para o Missouri. Foi ele o Rvdo. William Greenleaf Eliot (1811-87), avô do poeta e fundador da Igreja Unitária de St. Louis, bem como da Universidade de Washington, de que se tornou depois presidente. William Greenleaf distinguiu-se ainda por seu papel na Guerra de Secessão, quando pugnou pelos ideais federativos dos Estados do Norte, e pelos diversos opúsculos didático-morais que publicou.
Henry Ware Eliot e Charlotte Chauncey Stearns, pais do poeta, casaram-se em 1868. Henry Ware diplomou-se pela Universidade de Washington, mas acabou por dedicar quase toda a sua vida aos interesses industriais da família, tendo chegado inclusive à presidência da Hydraulic Press Brick Company of St. Louis. A mãe, de rica família pertencente à aristocracia mercantil de Boston, era mulher intelectualmente dotada, possuidora de boa cultura humanística e de algum pendor literário. De sua autoria, aliás, são um estudo biográfico do sogro e um longo poema, também de caráter biográfico, sobre Savonarola. Thomas Stearns Eliot é o sétimo e último filho desse matrimônio.
Serpente de lama e fúrias ancestrais, o Rio Mississippi corre veloz rente à face leste de St. Louis, a principal cidade do Estado de Missouri e um dos maiores centros industriais do Middle East norte-americano. Aí viveu Eliot sua infância e grande parte da juventude, aprendendo os segredos e mistérios do grande rio. Ainda em St. Louis, realizou seus primeiros estudos na Academia Smith, concluindo-os em Massachusetts, na Academia Milton. Em 1906, aos 18 anos de idade, seguiu para Boston a fim de iniciar sua formação universitária em Harvard. Nesse tradicional estabelecimento de ensino superior - o mais antigo e influente dos Estados Unidos -, Eliot consagrou-se aos estudos literários e, sobretudo, filosóficos, sob a orientação de alguns ilustres mestres, entre os quais Irving Babbitt e George Santayana. Já por esse tempo era grande a sua atividade no setor das letras não só como poeta, mas também na qualidade de um dos editores da revista universitária The Harvard Advocate, onde publicou alguns trabaIhos e em cuja redação conheceu Conrad Aiken, desde então seu amigo e admirador, além de responsável pela apresentação do autor de The Waste Land ao poeta e crítico Ezra Pound, quando de uma visita que ambos fizeram a Londres em 1914. Esse encontro com Pound teria decisiva influência na vida e na carreira literária de Eliot, para quem o poeta de The Cantos era, além de il miglior fabbro, "um crítico maravilhoso, porque não transformava a obra alheia numa imitação dele mesmo." O acesso, ainda que breve e superficial, à correspondência de Pound permite-nos concluir, aliás, o quanto foi vertical e benéfica sua intervenção em alguns dos manuscritos de Eliot, sobretudo no de The Waste Land, que constitui uma verdadeira aula de poética. Ainda que em pólo totalmente distinto, é também curioso observar - como atestam depoimentos de alguns de seus contemporâneos em Harvard, entre os quais Stuart Chase e Walter Lippmann -, que, já nessa época, Eliot se distinguia pelo fato de comportar-se como "um inglês em tudo e por tudo, a não ser pelo sotaque e pela nacionalidade". Era como se o poeta já trouxesse dentro de si as matrizes espirituais e culturais de sua futura cidadania britânica e de seu visceral anglicismo.
T. S. Eliot - foto: Lee Miller
 Após diplomar-se em letras clássicas por Harvard, em 1909, Eliot rumou a Paris, estagiando por um ano (1910-11) na Sorbonne, onde realizou os cursos de língua e literatura francesas (então sob a direção de Alain-Fournier) e de filosofia contemporânea. De volta a Harvard, retomou seus estudos filosóficos e lingüístico-filológicos, com ênfase particular em questões de literatura sânscrita e de filologia indiana, o que o ocupou de 1911 a 1913. Pouco depois, obtinha o título de doutor em filosofia, com teses sobre o pensamento do idealista inglês Francis Herbert Bradley e de A. von Meinong. Nunca, porém, chegaria a colar grau, e são dele as palavras de que suas teses apenas lograram aceitação "porque eram ilegíveis". De 1913 a 1914, ainda em Harvard, Eliot serviu como assistente do curso de filosofia e, durante o verão de 1914, esteve de visita à Alemanha. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, partiu para Londres e, depois, para Oxford, onde passou todo o inverno dedicado às pesquisas filosóficas como lector do Merton College.
O ano de 1915 marca o aparecimento do primeiro poema importante de Eliot, "The Love Song of John Alfred Prufrock", publicado na revista Poetry, de Chicago, e posteriormente incluído por Ezra Pound em sua Catholic Anthology. É também durante esse ano que o poeta se casa com Vivienne Haigh-Wood, da sociedade londrina. A seguir, exerce as funções de professor no Highgate College, pequena escola para crianças situada nos arredores de Londres, onde, segundo seu próprio depoimento, lecionou "latim, francês, matemáticas elementares, desenho, natação, geografia, história e beisebol". Abandonou o magistério para empregar-se no Lloyds Bank Ltd., de Londres, e, de 1917 a 1919, foi editor-assistente do Egoist, além de assíduo colaborador de outras publicações literárias, entre as quais The Athenaeum, então dirigido por J. Middleton Murry, e até mesmo de periódicos especializados em política e economia bancárias, como a Lloyds Bank Economic Review. Ainda em 1917 publicaria o seu primeiro volume de versos: Prufrock and other Observations. Um ano depois, devido à falta de condições físicas, Eliot viu-se desobrigado do serviço militar que teria de cumprir na Marinha dos Estados Unidos. Com isso, rompia-se mais um elo da cadeia que o mantinha ligado às exigências da vida pública norte-americana. A partir daí, estreitam-se seus vínculos com a Inglaterra, e o poeta resolve fixar residência em Londres, onde já estabelecera sólidas relações nos meios literários e editoriais.
Em 1920, um ano após a publicação de um pequeno estudo sobre Ezra Pound, his Metric and Poetry, aparece The Sacred Wood, coletânea que reúne alguns de seus melhores textos críticos da juventude, e, transcorridos dois anos do lançamento desta última, The Waste Land, obra de decisiva importância para a formação da mentalidade poética contemporânea e que o consagra como um dos expoentes da literatura de língua inglesa deste século. Outro fato de grande significação em 1922 - o mesmo ano, aliás, da publicação do Ulysses, de James Joyce - foi o aparecimento de The Criterion, revista trimestral de literatura e filosofia criada pelo poeta e que, por cerca de 17 anos, desempenhou relevante papel nos círculos artísticos e culturais europeus, somente deixando de ser editada às vésperas da Segunda Guerra Mundial, por decisão exclusiva de seu fundador. The Criterion abre a Eliot as portas dos negócios editoriais, e já em 1923 ei-lo guindado à diretoria da Faber & Faber, à frente da qual se manteve até a morte. Como editor, terá sido ele menos um homem de empresa do que um patrono das vanguardas literárias de língua inglesa, que lhe deverão para sempre o reconhecimento e o incentivo às suas pesquisas estético-formais.
T. S. Eliot - foto: (...)
Em 1927, Eliot adota finalmente a cidadania inglesa, proclamando-se no ano seguinte, através de sua famosa declaração, "an Anglo-Catholic in religion, a classicist in literature, and a royalist in politics". Após 18 anos de ausência, retorna aos Estados Unidos, a convite da Universidade de Harvard, para ministrar o ciclo de conferências "Charles Eliot Norton" (1932-33). Posteriormente, voltaria por diversas vezes a seu país de origem, ora em simples visita, ora por motivos de caráter estritamente cultural. Em 1957, dez anos depois de haver perdido a esposa, Eliot contrai novas núpcias com Valerie Fletcher, sua..jovem secretária na Faber & Faber, em companhia da qual viverá os últimos anos de vida, cada vez mais recolhido à intimidade de sua pequena residência no bairro londrino de Kensington.
Entre os títulos honoríficos, diplomas, condecorações e comendas outorgados ao autor dos Four Quartets, contam-se, além dos já citados: Doutor em Filosofia pela Universidade de Cambridge, Doutor Honoris Causa pelas universidades de Princeton e de Yale, Ordem do Mérito do Império Britânico e Prêmio Nobel de Literatura, ambos em 1948, Medalha de Ouro de Dante, Cruz de Comendador das Artes e Letras, Prêmio Goethe (1954) e Medalha da Amizade dos Estados Unidos da América (1964).
A obra poética de Eliot compreende uma produção que se estende de 1909 até pouco antes de sua morte, período em que apenas ocasionalmente cultivou ele o verso e que se caracteriza por uma escassa e já esporádica atividade, da qual resultaram três coletâneas que pouco acrescentam à sua obra anterior: os Occasional Verses, incluídos nos Collected Poems 1909-1962; The Cultivation of the Christmas Trees (1954); e, fìnalmente, os Poems Written in Early Youth, cuja publicaçâo já é póstuma. Dentre os mais importantes poemas ou coletâneas poéticas do autor, figuram: "The Love Song of J. Alfred Prufrock", "Portrait of a Lady", "Preludes" e "Conversation Galante", de Prufrock and other Observations ( 1917) ; "Gerontion", "Sweeney Erect" e "Sweeney among the Nightingales", de Poems (1920); The Waste Land (1922); The Hollow Men (1925); Ash-Wednesday (1930); Ariel Poems e Unfinished Poems, ambos incluídos nos Collected Poems 1909-1935 (1936); The Rock (1934); e, finalmente, os Four Quartets (1943). Cumpre citar ainda as fantasias humorísticas que, em 1939, publicou Eliot sob o título de Old Possum's Book oj Practical Cats, que não integram este volume. A produção poética de T. S. Eliot foi por quatro vezes reunida: Selected Poems 1909-1925 (1925), Collected Poems 1909-1935 (1936), Collected Poems 1909-1953 (1954) e Collected Poems 1909-1962 (1963).
::Fonte: ELIOT, T. S..  Poesia. [tradução, introdução e notas Ivan Junqueira]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 8ª ed., 1981. (traduzido do original Collected Poems 1909-1962).


 
T.S. Eliot [National Portrait Gallery]
OBRA
Works in English
:: Prufrock and Other Observations. London: Egoist, 1917.
:: Ezra Pound: His Metric and Poetry. New York: Knopf, 1918.
:: Poems. Richmond, Surrey: The Hogarth Press, 1919.
:: Ara vos prec. London: Ovid Press, 1920. – Revised as Poems. New York: Knopf, 1920.
:: The sacred wood: essays on poetry and criticism. London: Methuen, 1920.
:: The waste land. New York: Boni & Liveright, 1922.
:: Homage to John Dryden: three essays on poetry of the seventeenth century.  London: The Hogarth Press, 1924
:: Poems 1909–1925. London: Faber & Gwyer, 1925.
:: Journey of the Magi. London: Faber & Gwyer, 1927.
:: Shakespeare and the stoicism of Seneca. London: Oxford University Press, 1927.
:: A Song for Simeon.  London: Faber & Gwyer, 1928.
:: For Lancelot Andrewes: essays on style and order. London: Faber & Gwyer, 1928.
:: Dante. London: Faber, 1929.
:: Animula. London: Faber, 1929.
:: Ash-Wednesday.  New York: Fountain Press, 1930; London: Faber, 1930.
T. S. Eliot, by Powys Evans, late 1927.
[From Valerie Eliot's collection]
:: Marina. London: Faber, 1930.
:: Thoughts after Lambeth.  London: Faber, 1931.
:: Triumphal march. London: Faber, 1931.
:: Charles Whibley: a memoir.  London: Oxford University Press, 1931.
:: Selected Essays 1917–1932. London: Faber, 1932; New York: Harcourt, Brace, 1932;
:: John Dryden: the poet, the dramatist, the critic. New York: Terence & Elsa Holliday, 1932.
:: Sweeney agonistes: fragments of an Aristophanic melodrama.  London: Faber, 1932.
:: The use of poetry and the use of criticism: studies in the relation of criticism to poetry in england.  London: Faber, 1933; Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1933.
:: After strange gods: a primer of modern heresy.  London: Faber, 1934; New York: Harcourt, Brace, 1934.
:: The rock: a pageant play. London: Faber, 1934; New York: Harcourt, Brace, 1934.
:: Elizabethan essays. London: Faber, 1934. – Revised as Essays on Elizabethan Drama. – New York: Harcourt, Brace, 1956; – republished as Elizabethan Dramatists. – London: Faber, 1963.
:: Words for music. Bryn Mawr, Pa.: Privately printed, 1934.
:: Murder in the Cathedral. London: Faber, 1935; New York: Harcourt, Brace, 1935.
:: Essays ancient & modern. London: Faber, 1936; New York: Harcourt, Brace, 1936.
:: Collected poems 1909–1935. London: Faber, 1936; New York: Harcourt, Brace, 1936.
:: The family reunion. London: Faber, 1939; New York: Harcourt, Brace, 1939.
:: Old possum's book of practical cats. London: Faber, 1939; New York: Harcourt, Brace, 1939.
:: The idea of a christian society. London: Faber, 1939; New York: Harcourt, Brace, 1940.
:: East Coker.  London: Faber, 1940.
:: Burnt Norton. London: Faber, 1941.
:: Points of view. [edited by John Hayward]. London: Faber, 1941.
:: The dry salvages. London: Faber, 1941.
:: The classics and the man of letters. London, New York & Toronto: Oxford University Press, 1942.
:: The music of poetry. Glasgow: Jackson, Son, Publishers to the University, 1942.
:: Little gidding. London: Faber, 1942
:: Four quartets. New York: Harcourt, Brace, 1943; London: Faber, 1944.
:: Reunion by destruction. London: Pax House, 1943.
:: What Is a classic?. London: Faber, 1945.
:: A practical possum. Cambridge, Mass.: Harvard Printing Office & Department of Graphic Arts, 1947.
:: On poetry. Concord, Mass.: Concord Academy, 1947.
:: Milton. London: Geoffrey Cumberlege, 1947.
:: A sermon. Cambridge: Cambridge University Press, 1948.
:: Selected poems. – Harmondsworth, U.K.: Penguin/Faber, 1948; New York: Harcourt, Brace & World, 1967.
:: Notes towards the definition of culture. London: Faber, 1948; New York: Harcourt, Brace, 1949.
:: From Poe to Valéry. New York: Harcourt, Brace, 1948.
:: The undergraduate poems of T. S. Eliot.  Cambridge, Mass., 1949.
:: The aims of poetic drama. London: Poets' Theatre Guild, 1949.
:: The cocktail party. London: Faber, 1950; New York: Harcourt, Brace, 1950.
:: Poems written in early youth.  Stockholm: Privately printed, 1950; London: Faber, 1967; New York: Farrar, Straus & Giroux, 1967.
:: Poetry and drama. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1951; London: Faber, 1951.
:: The Film of Murder in the Cathedral / T.S. Eliot and George Hoellering. London: Faber, 1952; New York: Harcourt, Brace, 1952.
:: The Value and use of cathedrals in England Today. Chichester: Friends of Chichester Cathedral, 1952.
:: An Address to members of the London Library. – London: London Library, 1952; Providence, R.I.: Providence Athenaeum, 1953.
:: The complete poems and plays.  New York: Harcourt, Brace, 1952.
:: American Literature and the american language. St. Louis: Department of English, Washington University, 1953.
T S Eliot, drawn by William Rothenstein in 1928
:: The three voices of poetry. Cambridge: Cambridge University Press, 1953; New York: Cambridge University Press, 1954.
:: The confidential clerk. London: Faber, 1954; New York: Harcourt, Brace, 1954.
:: Religious drama: mediaeval and modern.  New York: House of Books, 1954.
:: The cultivation of christmas trees. London: Faber, 1954; New York: Farrar, Straus & Cudahy, 1956.
:: The literature of politics. London: Conservative Political Centre, 1955.
:: The frontiers of criticism. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1956.
:: On poetry and poets.  London: Faber, 1957; New York: Farrar, Straus & Cudahy, 1957.
:: The Elder Statesman.  London: Faber, 1959; New York: Farrar, Straus & Cudahy, 1959.
:: Geoffrey Faber 1889–1961. London: Faber, 1961.
:: Collected plays. – London: Faber, 1962.
:: George Herbert. London: Longmans, 1962.
:: Collected poems 1909–1962. London: Faber, 1963; New York: Harcourt, Brace & World, 1963.
:: Knowledge and experience in the philosophy of F. H. Bradley.  London: Faber, 1964; New York: Farrar, Straus, 1964
:: To criticize the critic and other writings. London: Faber, 1965; New York: Farrar, Straus & Giroux, 1965
:: The Waste Land: A Facsimile and Transcript of the Original Drafts Including the Annotations of Ezra Pound. [edited by Valerie Eliot]. London: Faber, 1971; New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1971.
:: Selected Prose of T.S. Eliot. [edited by Frank Kermode]. London: Faber, 1975; New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1975
:: The Varieties of Metaphysical Poetry: The Clark Lectures at Trinity College, Cambridge, 1926, and the Turnbull Lectures at the Johns Hopkins University, 1933. [edited by Ronald Schuchard]. – London: Faber, 1993; New York: Harcourt Brace, 1994.
:: Inventions of the March Hare: poems, 1909–1917. [edited by Christopher Ricks]. London: Faber, 1996; New York: Harcourt Brace, 1996.
:: The Waste Land: authoritative text, contexts, criticism. – Norton Critical Edition. [edited by Michael North]. New York: Norton, 2001.
:: The Annotated Waste Land, with T.S. Eliot's contemporary prose. [edited by Lawrence Rainey]. New Haven: Yale University Press, 2005.
:: The letters of T.S. Eliot. Vol. 1, 1898-1922. [edited by Valerie Eliot]. London: Faber.  1988.
:: The letters of T.S. Eliot. Vol. 2, 1923-1925. [edited by Valerie Eliot and Hugh Haughton].  London: Faber, 2009.
:: The Letters of T. S. Eliot. Vol. 3, 1926-1927. [edited by Valerie Eliot and Hugh Haughton]. London: Faber,2012.
:: The Letters of T. S. Eliot. Vol. 4, 1928-1929. [edited by Valerie Eliot and Hugh Haughton]. London: Faber, 2012.


"Esse sentido histórico, que é o sentido tanto do atemporal quanto do temporal e do atemporal e do temporal reunidos, é que torna um escritor tradicional. E é isso que, ao mesmo tempo, faz com que um escritor se torne mais agudamente consciente do seu lugar no tempo, de sua própria contemporaneidade."
- T. S. Eliot, no ensaio "Tradição e talento individual". do livro: ELIOT, T.S. Ensaios. [tradução de Ivan Junqueira]. São Paulo: Art, 1989, p. 39.


OBRA DE T. S. ELIOT PUBLICADA NO BRASIL
:: A essência da poesia: estudos e ensaios.T. S. Eliot. [introdução Affonso Romano de Sant’Anna; tradução Maria Luiza Nogueira]. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1972.
:: Crime na catedral (murder in the cathedral) e Quatro quartetos (Four quartets). T. S. Eliot. [tradução de Maria da Saudade Cortesão e Oswaldino Marques; estudo introdutivo de Francis Scarfe; ilustrações de carzou]. (coleção dos prêmios nobel de literatura). Rio de Janeiro: Delta, 1966, 204p. il.
T. S. Eliot - foto: (...)
:: De poesia e poetas. T. S. Eliot. [tradução e prólogo Ivan Junqueira]. São Paulo: Brasiliense, 1991.
:: Ensaios. T. S. Eliot. [tradução, introdução e notas Ivan Junqueira]. São Paulo: Art Editora, 1989. (Menção honrosa do Prêmio Jabuti, 1990).
:: Notas para uma definição de cultura. T. S. Eliot. [tradução de Geraldo Gerson de Souza; revisão de Plínio Martins Filho]. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1988.
:: Notas para uma definição de cultura. T. S. Eliot. [tradução Fernando de Castro Ferro]. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1965, 125p.
:: Notas para a definição de cultural. T. S. Eliot. [tradução Eduardo Wolf]. Coleção: Abertura Cultural. São Paulo: Editora É Realizações, 2012, 144p.
:: O livro dos gatos. T. S. Eliot. [tradução, introdução e notas de Ivo Barroso]. Rio de Janeiro: Nórdica, 1991. (Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, 1992).
:: Os gatos. T. S. Eliot. [tradução Ivo Barroso; ilustrações Axel Scheffler]. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2010, 112p.
:: Poemas - 1910-1930. T. S. Eliot. [tradução Idelma Ribeiro de Lima]. São Paulo: Hucitec, 1980.
:: Poesia completa. T. S. Eliot. [tradução, introdução e notas Ivan Junqueira]. Edição bilíngüe. São Paulo: Arx, 2004. (Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, 2005).
:: Poesia. T. S. Eliot. [tradução, introdução e notas Ivan Junqueira]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 8ª ed., 1981.
:: Quatro quartetos. T. S. Eliot. [tradução, introdução e notas Ivan Junqueira]. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
:: Teatro completo. T. S. Eliot. [tradução, introdução e notas de Ivo Barroso]. São Paulo: Arx, 2004. (Prêmio de tradução, da Academia Brasileira de Letras, 2005).
:: A Terra Devastada e os Homens Ocos.  T.S. Eliot. [tradução Thiago de Mello]. Edição bilingue. Santiago do Chile: fora de comércio, 1964.


“Quando se aplica o termo “cultura” à manipulação de organismos inferiores – à obra do bacteriologista, ou do agriculturalista – o significado é bastante claro, pois é possível alcançar unanimidade com respeito aos objetivos a atingir, e podemos concordar quando os atingimos ou não. Quando é aplicado à melhoria da mente e do espírito humanos – estamos menos aptos a concordar com o que é a cultura.”
- T. S. Eliot, em "Notas para uma definição de Cultura". [tradução de Geraldo Gerson de Souza; revisão de Plínio Martins Filho]. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1988.


T. S. ELIOT PUBLICADO EM PORTUGAL
T. S. Eliot - foto: (...)
:: A Canção de Amor de J. Alfred Prufrock. T. S. Eliot. [tradução de João de Almeida Flor]. Edição bilingue. Lisboa: Assírio & Alvim, 1985.
:: A terra devastada (The waste land). T. S. Eliot. [prefácio e tradução Gualter Cunha]. Edição bilíngue. Lisboa: Relógio D´Água, 1999.
:: A terra sem vida. T. S. Eliot. [tradução Maria Amélia Neto]. Lisboa: Edições Ática, 2ªed., 1984, 72p.
:: Assassínio na Catedral. T. S. Eliot. [tradução José Blanc Portugal]. Lisboa: Delfos, 1959, 132p.
:: Coros - de 'A Rocha'. T. S. Eliot. [tradução ...?; comentários Piero Bigongiari e Davide Rondoni]. Coimbra: Tenacitas, 2014, 172p.
:: Ensaios escolhidos. T. S. Eliot. [tradução Maria Adelaide Ramos]. Lisboa: Edições Cotovia, 1992, 288p.
:: O livro dos gatos (Old Possum's Book of Practical Cats) . T. S. Eliot. [tradução João Almeida Flor; ilustração Axel Scheffler]. Lisboa: Edição Nova Vega, 2003, 72p.
:: O livro dos gatos (Old Possum's Book of Practical Cats). T. S. Eliot. [tradução de João Almeida Flor; ilustrações Nicolas Bentley]. Lisboa: Editora Caravela, 1992.
:: Quatro quartetos (Four quartets). T. S. Eliot. [tradução de Maria Amélia Neto]. Edição bilíngue. Lisboa: Edições Ática, 1970; 3ª ed., 1983, 83p.


"O objetivo do poeta não é descobrir novas emoções, mas utilizar as corriqueiras e, trabalhando-as no elevado nível poético, exprimir sentimentos que não se encontram em absoluto nas emoções como tais"
- T. S. Eliot, em "Tradição e talento individual". In.: ELIOT, T. S.. Ensaios. [tradução, introdução e notas de Ivan Junqueira]. São Paulo: Art Editora, 1989, p. 47.


T.S. Eliot (right) receiving the Nobel Prize for Literature, December 1948.

"(...)
Deixem-me dizer: GATO NÃO É CÃO
Por via de regra, o Cão de bom tom
sempre se dispõe a ser um palhaço,
não sabe fingir um ar afetado
e chega a perder toda a compostura,
deixa-se enganar com facilidade,
basta que lhe façam festas no pescoço
(...)
Que fique bem claro, volto a dizer:
Um Cão é um Cão - UM GATO É UM GATO!"
- T. S. Eliot, em "O livro dos gatos". [tradução de João Almeida Flor]. Lisboa: Editora Caravela, 1992.

 
T.S.Eliot - [Hulton-Deutsch Collection-CORB]


POEMAS ESCOLHIDOS
[as traduções aqui publicadas são do português do Brasil e de Portugal]


T. S. Eliot - foto: (...)
I - Burnt Norton
Embora a razão seja comum a todos, cada
um procede como se tivesse um pensamento próprio.
O caminho que sobe e o caminho que desce
são um único e mesmo.
                 Heráclito
I
O tempo presente e o tempo passado
Estão ambos talvez presentes no tempo futuro,
E o tempo futuro contido no tempo passado.
Se todo o tempo é eternamente presente
Todo o tempo é irredimível.
O que podia ter sido é uma abstracção
Permanecendo possibilidade perpétua
Apenas num mundo de especulação.
O que podia ter sido e o que foi
Tendem para um só fim, que é sempre presente.
Ecoam passos na memória
Ao longo do corredor que não seguimos
Em direcção à porta que nuca abrimos
Para o roseiral. As minhas palavras ecoam
Assim, no teu espírito.
Mas para quê
Perturbar a poeira numa taça de folhas de rosa
Não sei.
Outros ecos
Habitam o jardim. Vamos segui-los?
Depressa, disse a ave, procura-os, procura-os,
Na volta do caminho. Através do primeiro portão,
No nosso primeiro mundo, seguiremos
O chamariz do tordo? No nosso primeiro mundo.
Ali estavam eles, dignos, invisíveis,
Movendo-se sem pressão, sobre as folhas mortas,
No calor do outono, através do ar vibrante,
E a ave chamou, em resposta à
Música não ouvida dissimulada nos arbustos,
E o olhar oculto cruzou o espaço, pois as rosas
Tinham o ar de flores que são olhadas.
Ali estavam como nossos convidados, recebidos e recebendo.
Assim nos movemos com eles, em cerimonioso cortejo,
Ao longo da alameda deserta, no círculo de buxo,
Para espreitar o lago vazio.
Lago seco, cimento seco, contornos castanhos,
E o lago encheu-se com água feita de luz do sol,
E os lótus elevaram-se, devagar, devagar,
A superfície cintilava no coração da luz,
E eles estavam atrás de nós, reflectidos no lago.
Depois uma nuvem passou, e o lago ficou vazio.
Vai, disse a ave, pois as folhas estavam cheias de crianças,
Escondendo-se excitadamente, contendo o riso.
Vai, vai, vai, disse a ave: o género humano
Não pode suportar muita realidade.
O tempo passado e o tempo futuro
O que podia ter sido e o que foi
Tendem para um só fim, que é sempre presente.
- T. S. Eliot, em “Quatro quartetos”. [tradução Maria Amélia Neto]. Lisboa: Edições Ática, 1983.


III - Burnt Norton
Este é um lugar de desafeição
O tempo antes e o tempo depois
Numa luz sombria: nem luz do dia
Investindo a forma de lúcida quietude
Transformando a sombra em efémera beleza
Com vagarosa rotação sugerindo permanência
Nem escuridão para purificar a alma
Esvaziando o sensual pela privação
Purificando a afeição do temporal.
Nem plenitude nem vazio. Apenas um tremeluzir
Sobre os rostos tensos devastados pelo tempo
Distraídos da distracção pela distracção
Cheios de fantasias e vazios de sentido
Túmida apatia sem concentração
Homens e pedaços de papel remoinhando no vento frio
Que sopra antes e depois do tempo,
Vento que entra e sai de pulmões viciados
Tempo antes e tempo depois.
Eructação de almas doentias
No ar desbotada, os miasmas
Levados no vento que varre os sombrios montes de Londres,
Hampstead e Clerkenwell, Campden e Putney,
Highgate, Primrose e Ludgate. Não aqui
Não aqui a escuridão, neste mundo de agitadas vozes.

Desce mais, desce apenas
Ao mundo da solidão perpétua,
Mundo não mundo, mas aquilo que não é mundo,
Escuridão interna, privação
E destituição de toda a propriedade,
Dissecação do mundo do sentido,
Evacuação do mundo da fantasia,
Inoperância do mundo do espírito;
Este é um dos caminhos, e o outro
É o mesmo, não em movimento
Mas abstenção de movimento; enquanto o mundo se move
Em apetência, nos seus caminhos metalizados
Do tempo passado e do tempo futuro.
- T. S. Eliot, em “Quatro quartetos”. [tradução Maria Amélia Neto]. Lisboa: Edições Ática, 1983.


V - Burnt Norton
As palavras movem-se, a música move-se
Apenas no tempo; mas o que apenas vive
Apenas pode morrer. As palavras, depois de ditas,
Alcançam o silêncio. Apenas pela forma, pelo molde,
Podem as palavras ou a música alcançar
O repouso, tal como uma jarra chinesa ainda
Se move perpetuamente no seu repouso.
Não o repouso do violino, enquanto a nota dura,
Não isso apenas, mas a coexistência,
Ou digamos que o fim precede o princípio,
E que o fim e o princípio estiveram sempre ali
Antes do princípio e depois do fim.
E tudo é sempre agora, As palavras deformam-se,
Estalam e quebram-se por vezes, sob o fardo,
Sob a tensão, escorregam, deslizam, perecem,
Definham com imprecisão, não se mantêm,
Não ficam em repouso. Vozes estridentes
Ralhando, troçando, ou apenas tagarelando,
Assaltam-nas sempre. O Verbo no deserto
É muito atacado por vozes de tentação,
A sombra que chora na dança funérea,
O clamoroso lamento da quimera desconsolada.

O detalhe do molde é movimento,
Como na figura dos dez degraus.
O próprio desejo é movimento
Não desejável em si;
O próprio amor é inamovível,
Apenas a causa e o fim do movimento,
Intemporal, e sem desejo
Excepto no aspecto do tempo
Capturado sob a forma de limitação
Entre o não ser e o ser.
De repente num raio de sol
Mesmo enquanto se move a poeira
Eleva-se o riso escondido
De crianças na folhagem
Depressa, aqui, agora, sempre -
Ridículo o triste tempo inútil
Que se estende antes e depois.
- T. S. Eliot, em “Quatro quartetos”. [tradução Maria Amélia Neto]. Lisboa: Edições Ática, 1983.


Rapsódia sobre uma noite de vento
T. S. Eliot - foto: (...)
Meia-noite.
Uma síntese lunar captura
Todas as fases da rua,
Sussurrantes sortilégios lunares
Dissolvem os planos da memória
E todas as suas límpidas tramas,
Divisões e precisos mecanismos.
Cada lampião que ultrapasso
Pulsa como um tambor fatídico,
E através das lacunas do escuro
A meia-noite golpeia a memória
Como um louco brande um gerânio morto.

Uma e meia,
O lampião cuspia,
O lampião resmungava,
O lampião dizia: “Olha aquela mulher
Ao teu encontro hesitante à luz da porta
Que a recorta como um riso escarninho.
Repara-lhe a barra do vestido
Rasgada e suja de areia,
E o canto de seu olho que se arqueia
Como um grampo retorcido.”

A memória expele e disseca
Um turbilhão de coisas tortas;
Um ramo tortuoso sobre a praia
Polidamente carcomido e cinzelado
Como se o mundo erguesse à superfície
O segredo de seu esqueleto,
Rígido e alvadio.
A mola espatifada no pátio de uma fábrica,
A ferrugem que se aferra à forma
Que a força deixou tensa e enrodilhada
E pronta a abocanhar com uma dentada.

Duas e meia,
O lampião dizia:
“Observa o gato que na calha se adelgaça,
Espicha a sua língua e saboreia
Um naco rançoso de manteiga.”
Tal a mão do menino, automática,
Surripiou e embolsou um brinquedo
Que ao longo do cais deslizava.
Eu nada podia ver atrás dos olhos do menino.
Tenho visto pela rua olhos que tentam
Emergir por entre iluminadas persianas,
E certa tarde um caranguejo vi na lama,
Um velho caranguejo em sua carcaça calcária
A agarrar-se à ponta do graveto que eu sustinha.

Três e meia,
O lampião cuspia,
O lampião no escuro resmungava,
O lampião zumbia:
“Olha a lua,
La lune ne garde aucune rancune.
Pisca um olho tímido,
Sorri pelas esquinas.
Alisa os cabelos de gramínea.
A lua perdeu a memória.
Bexigas descoradas ulceram-lhe a face.
Suas mãos retorcem uma rosa de papel
Que recende a pó e água-de-colônia.
Ela está só, em companhia
De todos os antigos eflúvios noturnos
Que lhe cruzam e entrecruzam o cérebro.”
Aflora a reminiscência
De secos gerânios pálidos
E de poeira nas frinchas,
Aroma de castanhas pela rua,
E odor de fêmea nas alcovas clandestinas,
E de cigarros pelos corredores
E de coquetéis nos bares.

O lampião disse:
“Quatro horas,
Eis o número sobre a porta.
Memória!
Tens a chave,
A luminária alastra um círculo na escada.
Sobe.
A cama é franca; a escova de dentes na parede pende,
Põe teus sapatos junto à porta, dorme, para a vida te talha.

O último talho da navalha.
- T. S. Eliot, em "Poesia". [tradução Ivan Junqueira]. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1981.



V. O que disse o trovão
Após o rubor do archote no suor dos rostos
Após o silêncio gelado nos jardins
Após a agonia em terras pedregosas
Os brados e os gritos
Da prisão e do palácio e da ressonância
Do trovão primaveril em montanhas distantes
Ele que era vivo agora está morto
Nós que éramos vivos agora vamos morrendo
Com alguma paciência

Não há água aqui mas apenas pedras
Só pedras sem água e a estrada arenosa
Serpeante no alto por entre as montanhas
Que são montanhas de pedras e sem água
Se houvesse água íamos parar e beber
Não se pode entre as pedras parar ou pensar
O suor seco e os pés na areia
Se ao menos houvesse água entre as pedras
Boca cariada de montanha morta incapaz de cuspir
Ninguém se pode aqui erguer nem sentar nem deitar
Nem sequer há silêncio nas montanhas
Só o trovão seco e estéril e sem chuva
Nem sequer há solidão nas montanhas
Mas rostos vermelhos e ruins zombam e rosnam
Às portas de casas de lama ressequida
                           Se houvesse água

E nenhumas pedras
Se houvesse pedras
E água também
E água
Uma nascente
Uma poça entre as pedras
Se ao menos houvesse o som da água
Não o canto da cigarra
E da erva seca
Mas o som da água numa pedra
Onde o tordo-eremita canta nos pinheiros
Drip drop drip drop drop drop drop
Mas não há água

Valerie Eliot and T.S. Eliot
Quem é o terceiro que sempre caminha a teu lado?
Quando conto, só estamos tu e eu
Mas quando olho pela estrada branca acima
Há sempre alguém a caminhar junto de ti
Envolto em manto castanho, e embuçado
Não sei se será homem ou mulher
- Mas quem é esse do outro lado de ti?
Que som é esse a elevar-se no ar
MU!múrio de lamento maternal

Quem são essas hordas embuçadas a alastrar
Em plainos infindos, a tropeçar na terra ressequida
Apenas circundada pelo horizonte raso
Que cidade é essa por cima das montanhas
Que estala e se refaz c estoira no ar violeta
Torres cadentes
Jerusalém Atenas Alexandria
Viena Londres
Irreais

Uma mulher esticou os seus cabelos negros
E tocou música de suspiros nessas cordas
E morcegos com rostos de criança à luz violeta
Assobiaram c bateram as asa

E de cabeça para baixo rastejaram num muro enegrecido
E voltadas ao contrário no ar havia torres
A soar reminiscentes sinos, que davam as horas
E vozes a cantar de dentro de cisternas vazias e poços esgotados.

Neste arruinado buraco entre as montanhas
À ténue luz da lua, a erva canta
Sobre os túmulos derrubados, em volta da capela
Há a capela vazia, onde só mora o vento.
Não tem janelas, c a porta vai e vem,
Ossos secos são inofensivos.
Só um galo se elevava na viga mestra
Cô cô ricô cô cô ricô
Num clarão de relâmpago. Logo uma rajada húmida
A trazer chuva

O Ganga ia baixo, e as folhas frouxas
Esperavam a chuva, enquanto as nuvens negras
Se acumulavam longe, sobre o Himavant.
A selva encolhia-se, curvada em silêncio.
Então falou o trovão
DA
Datta: que foi que nós demos?
Meu amigo, sangue a agitar-me o coração
A tremenda ousadia de um instante de entrega
Que tempos de prudência jamais revogarão
Foi por isto, c só por isto, que existimos
O que não aparecerá nos nossos necrológios
Ou cm memórias vestidas pela caridosa aranha
Ou sob lacres quebrados pelo seco procurador
Nos nossos quartos vazios
DA
Dayadhvam: Eu ouvi a chave
Por uma vez na porta c por uma só vez
Nós pensamos na chave, cada um na sua prisão
A pensar na chave, cada um confirma uma prisão
Só ao cair da noite, rumores etéreos
Revivem por um instante um destroçado Coriolano
DA
Damyata: O barco respondeu
Ágil, à mão experiente na vela e no remo
O mar estava calmo, o teu coração teria respondido
Ágil, se convidado, batendo obediente
A mãos conhecedoras

                      Sentei-me na margem
A pescar, com o plaino árido atrás de mim
Hei-de eu ao menos pôr ordem nas minhas terras?
London Bridge está a cair está a cair está a cair
Poi s 'ascose nel foco che gli affina
Quando fiam uti chelidon - Ó andorinha andorinha
Le Prince d'Aquitaine à la tour abolie
Com estes fragmentos escorei as minhas ruínas
Pois então estais arranjados comigo. O Hieronymo ensandeceu
de novo.
Datta. Dayadhvam. Damyata.
Shantih shantih shantih
- T. S. Eliot em "A terra devastada". [tradução Gualter Cunha]. Lisboa: Relógio D´Água, 1999.



“O canal primário de transmissão de cultura é a família: nenhum homem escapa do tipo, ou ultrapassa totalmente o grau de cultura que adquiriu de seu ambiente primitivo.”
- T. S. Eliot, em "Notas para uma definição de Cultura". [tradução de Geraldo Gerson de Souza; revisão de Plínio Martins Filho]. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1988.


FORTUNA CRÍTICA
[bibliografia; estudos acadêmicos: teses, dissertações, monografias, artigos e ensaios]
ACCORSI, Ana Maria Bueno. Tradição e composição individual: T. S. Eliot & João Cabral de Melo Neto. Revista Língua e Literatura, Frederico Westphalen, v. 4 e 5, n.8 e 9, p. 57-76, 2004.
T. S. Eliot, London by Irving Penn (1950)
ACKROYD, Peter. T.S. Eliot. London: Hamilton, 1984.
AISSA, José Carlos. Fernando Pessoa and T.S. Eliot: A Contrastive Analysis of their Theory of Impersonality. (Dissertação Mestrado em Comparative Literature). Penn State University, 1986.
ALVES, Soraya Ferreira. A Poética e o Tempo de T. S. Eliot. Tuiutí (Curitiba), Curitiba, v. 11, p. 153-160, 1999.
ANDRADE, Fábio Rigatto de Souza. T.S.Eliot: a revolução de um espírito clássico. Cadernos Entrelivros: Panorama da Literatura Inglesa, São Paulo, p. 76 - 80, 5 abr. 2007.
ANTELO, Raul. Borges, Vignale, a eternidade e Eliot. Leitura, São Paulo, p. 44 - 48, 1 jul. 1999.
BERGONZI, Bernard. T. S. Eliot. Nova York: Collier Books, 1972.
BERGSTEN, Staffan. Time and Eternity: a Study in the Structure and Symbolism of T.S. Eliot's Four Quartets. Stockholm: Svenska bokförlaget, 1960.
BERTUSSI, Lisana Teresinha. T.S Eliot e a função social da poesia: dar prazer e aprimorar a sensibilidade. In: Luiz Carlos bombassaro, Claúdio Almir Dalbosco, Evaldo Kuiava. (Org.). Pensar sensível: homenagem a Jayme Paviani. Caxias do Sul: EDUCS, 2011, v. , p. 543-552.
BLAMIRES, Harry. Word Unheard: a Guide Through Eliot's Four Quartets. London: Methuen, 1969.
BOSI, Viviana. T.S. Eliot e tendências das artes plásticas modernas. In: IV Congresso ABRALIC Literatura e diferença, 1994, São Paulo. Anais do IV Congresso da Abralic Literatura e Diferença. São Paulo: Abralic, 1994. v. 1. p. 1051-1053.
BRITTO, Paulo Henriques. A dupla arte de traduzir poesia: Hughes e Eliot para crianças. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 3, 27 set. 2010.
CALLADO, Ana Arruda; FIORESE, F.; CARDOSO, M. R.; REDMOND, William Valentine. O intertexto de Murilo Mendes e T.S.Eliot. In: José Alberto Pinho Neves (org). (Org.). Murilo Mendes: reflexões avulsas. 1ª ed., Juiz de Fora: UFJF/MAMM, 2012, v. unico, p. 151-170.
CAMARGO, Flávio Pereira. Representações da metrópole em 'A terra desolada' (1922), de T. S. Eliot, e em 'À ponte do Brooklyn' (1930), de Hart Crane. In: III Simpósio Internacional de História: Cultura e Identidades, 2007. Anais do III Simpósio Internacional de História: Cultura e Identidades, 2007. p. 1-9.
CAMARGO, Flávio Pereira. Representações da metrópole na poesia de T. S. Eliot e Hart Crane. ArtCultura (UFU), v. 10, p. 189-200, 2008.
CARNÉ, Pedro Henrique Passos. Goethe Através de Eliot: Um Olhar Filosófico. In: V Simpósio Filosófico-Teológico, 2009, Belo Horizonte - MG. Simpósio Teológico filosófico - Anais, 2009.
T. S. Eliot, London by Irving Penn (1950)
CARVALHO JÚNIOR, Odorico Leal de. Lírica impessoal e modernidade: T.S.Eliot e Fernando Pessoa. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2010. Disponível no link. (acessado em 7.7.2014).
CATTANI, Icleia Maria Borsa; SOUZA, E. L. A.. Modernité et répétition: un dialogue entre les images d´Ismael Nery et l´écriture de T.S. Eliot.. In: Eliane Chiron. (Org.). Croisements des Arts X L´Oeuvre en Procès. 1ed.Paris: Publication de la Sorbonne, 1997, v. 1, p. 151-176.
CECHINEL, André. A dramaticidade da poesia não dramática de T. S. Eliot: The Waste Land e outras observações. Itinerarios (UNESP. Araraquara), v. 34, p. 109-121, 2012.
CECHINEL, André. Apontamentos iniciais sobre os limites da fala em João Cabral e Eliot. Revista Querubim (Online), v. 6, p. 11-18, 2008.
CECHINEL, André. Constructed waste: Eliot s Madame Sosostris. Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso), v. 35, p. 11-16, 2013.
CECHINEL, André. Do drama ao ritual: o teatro mítico de T. S. Eliot em Sweeney Agonistes. Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online), v. 16, p. 169-179, 2014.
CECHINEL, André. O Espaço Tensionado em The Waste Land. (Dissertação Mestrado em Literatura). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2007.
CECHINEL, André. Os Limites da Visão em Eliot e Cabral: apontamentos iniciais sobre a questão do vaticínio. Anuário de Literatura (UFSC), v. 13, p. 36-47, 2008.
CECHINEL, André. Os Rios de João Cabral e T. S. Eliot. Espéculo (Madrid), v. 43, p. 1-1, 2010.
CECHINEL, André. Toward a Footnoting Grammar: Eliot s The Waste Land and Tolson s Libretto for the Republic of Liberia. Darandina Revisteletrônica, v. 04, p. 01-10, 2011.
CHINITZ, David. T. S. Eliot and the Culture Divide. Chicago: University of Chicago Press, 2005.
DAUNT, Ricardo. T. S. Eliot e Fernando Pessoa: diálogos de New Haven. São Paulo: Editora Landy, 2004.
DONOGHUE, Denis. Words Alone: The Poet T. S. Eliot. New Haven: Yale UP, 2005
COOPER, John Xiros. T.S. Eliot and the Ideology of Four Quartets. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
T. S. Eliot - foto: (...)
CORREIA, Carlos João Nunes. A Terra Desolada. Notas sobre a Experiência do Mal em T.S. Eliot. Revista Portuguesa de Filosofia, Braga, v. LVII, n.3, p. 575-591, 2001.
CORSEUIL, Anelise Reich. Transcultural Readings of Eliot´s and Pound´s Aesthetics: Modernism, Postmodernism and Brazilian Concrete Poetry. (Tese Doutorado em Graduate Course in English Language and Literatur). Wayne State University, W.S.U., Estados Unidos, 1992.
COSTA, Cassilda Golin. Poesia e história - os quatro quartetos de T.S. Eliot: um cruzamento subjetivo dos tempos. Nonada (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 5, p. 27-58, 2001.
CRITICS on T.S. Eliot: Readings in Literary Criticism. [edited by Sheila Sullivan]. London: Allen and Unwin, 1973.
D'AVILA, Ines Suzete Silveira. Passos e Ecos de um Tempo - T.S. Eliot e o Modernismo. In: Colóquio Nacional Letras em diálogo e em Contexto: rumos e desafios, 2002, Porto Alegre. Anais, 2002. p. 1-16.
DESCHAMPS, André Luiz Lacerda. Expressando o inexprimível A Experiência Transcendental na poesia de T. S. Eliot. In: Gomes, Anderson Soares; Abrantes, Elisa Lima. (Org.). Discursos Literários em Língua Inglesa ensaios. 1ª ed., Seropédica: DLC - Departamento de Letras e Comunicação - UFRRJ, 2012, v. 1, p. 43-53.
DESCHAMPS, André Luiz Lacerda. Fragmentados e convertidos - uma leitura de T. S. Eliot à luz das Confissões de Santo Agostinho. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2005.
DREW, Elizabeth A.. T.S. Eliot: the Design of His Poetry.  New York: Scribner, 1949.
FRYE, Northrop. T.S. Eliot. – Edinburgh: Oliver and Boyd, 1963.
GARDNER, Helen. The Composition of Four Quartets.  London: Faber, 1978.
GORDON, Lyndall. Eliot's early years. Oxford; New York: Oxford University Press,  1977.
GORDON, Lyndall. T.S. Eliot: an Imperfect Life.  London: Vintage, 1998.
GALLUP, Donald Clifford. A Bibliographical Checklist of the Writings of T. S. Eliot. Rev. edn. New York: Harcourt, Brace, 1970.
GUEDES, Fernando. T. S. Eliot e Ezra Pound: uma tentativa de aproximação às suas vidas e às suas obras. Lisboa: Editora Verbo, 2014, 128p.
HELENE, Célia Guimarães. 'The Family Reunion' como tragédia no contexto da obra teatral de T. S. Eliot. In: Lopondo, Lílian; Bastos, Neusa Maria de Oliveira Barbosa. (Org.). Ensaios: Língua e Literatura. São Paulo: Scortecci Editora, 2003, v. , p. 147-175.
T. S. Eliot - foto: (...)
HOISEL, Evelina de Carvalho Sá. Confrontos T.S. Eliot e Paul Valéry. Estudos Lingüísticos e Literários, Salvador: ILUFBA, v. 12, p. 79-96, 1991.
JONES, David E., The Plays of T.S. Eliot. Routledge & Kegan Paul, 1960.
KIRK, Russell. A Era de T.s. Eliot: a Imaginação Moral do Século XX. [tradução Márcia Xavier de Brito; revisão técnica Alex Catharino]. São Paulo: Editora É Realizações 2011, 656p.
LIMA, Dhandara Soares de. Aproximações Poéticas entre Vinícius de Moraes e T.S. Eliot. (Monografia Graduação em Letras Português/Inglês). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, 2010.
MATTHIESSEN, Francis Otto. The Achievement of T.S. Eliot: an Essay on the Nature of Poetry. New York, 1958.
MAURO, Sergio. T.S. Eliot: do Mito da Regeneração Ao Momento de Epifania. Revista De Letras da UNESP, Araraquara, v. 32, p. 245-256, 1992.
MAXWELL, Desmond Ernest Stewart. The Poetry of T.S. Eliot. London: Routledge & Kegan Paul, 1952.
MAYER, John T., T.S. Eliot's Silent Voices. New York: Oxford University Press, 1989.
MIGLIAVACCA, Adriano Moraes. Contrastes na poética modernista norte - americana - as concepções estéticas de T. S. Eliot e Hart Crane. Anais do 4º seminário nacional de língua e literatura teoria e ensino: diálogos entre discursos, v. 2, p. 1-12, 2012.
MIHO, Sílvia Regina Gomes. As imagens poéticas em Murder in the Cathedral - uma análise da peça de T.S.Eliot. (Tese Mestrado em Estudos Literários). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 1998.
MILLER, James Edwin Jr., T. S. Eliot: the making of an american poet. Pennsylvania:  Pennsylvania University Press, 2005.
SCHUCHARD, Ronald. Eliot's dark angel: intersections of life and art. New York; Oxford: Oxford University Press, 1999.
MURRAY, Paul. T.S. Eliot and Mysticism: the Secret History of Four Quartets.  Basingstoke: MacMillan, 1991.
OLIVEIRA, Priscilla Pellegrino de. O pensamento utópico na poesia modernista: Mário de Andrade e T.S. Eliot. Revista Fronteiraz, v. 4, p. 1-10, 2010.
PAIVA, José Rodrigues de. Vergílio Ferreira, Fernando Pessoa e o Eliot de The Waste Land: um diálogo possível. In: Esman Dias. (Org.). Simetria e convívio. Coletânea de textos - Colóquio Cecília Meireles. 1ª ed., Recife: Editora Universitária - UFPE, 2007, v. , p. 9-18.
PEREIRA, E. A.; PEREIRA, P. A. A.; AMOROSO, M. B.; REDMOND, William Valentine. Criação poetica em Murilo Mendes, Drummond e Eliot. In: Darlan de Oliveira Gusmão Lula. (Org.). Murilo Mendes Retratos=relâmpago. 1ed.Juiz de Fora: UFJF/MAMM, 2012, v. unico, p. 141-149.
PEREIRA, Lawrence Flores. A Canção de Amor de Eliot. Organon (UFRGS), Porto Alegre, v. 7, n.20, p. 95-103, 1993.
PEREIRA, Maria Clara Taves. As Funções da Linguagem de Halliday em The Family Reunion de T.S.Eliot. (Dissertação Mestrado em Língua Inglesa). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 1975.
PRYSTHON, Ângela Freire. Ironia e tédio em The Love Song of J. Alfred Prufrock de T.S. Eliot. Jornal do Commercio, p. 4 - 5, 3 maio 1991.
RAINE, Craig. T.S. Eliot. Oxford; New York: Oxford University Press, 2006.
REDMOND, William Valentine. A cidade e o campo na poesia de T. S. Eliot. Ces Revista, Juiz de Fora, v. 13, p. 12-19, 1998.
REDMOND, William Valentine. Murilo Mendes and T. S. Eliot. Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 1, p. 117-136, 1998.
REDMOND, William Valentine. O processo poético segundo T. S. Eliot. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 1979.
REDMOND, William Valentine. O processo poético segundo T. S. Eliot. 1ª ed., São Paulo: Annablume, 2000. v. 1. 90p.
REDMOND, William Valentine. Poesia e Verdade nos Ensaios de T.S.Eliot. (Tese Doutorado em Letras). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 1986.
T.S. Eliot (ca. 1959). Image courtesy of the National Portrait Gallery, London
RENAUX, Sigrid Paula Maria Lange Scherrer. Ford Madox Ford'S Essay On Poetry and T.S.Eliot'S The Waste Land.. Revista Letras (Curitiba), Curitiba, v. 34, p. 245-254, 1985.
RENAUX, Sigrid Paula Maria Lange Scherrer. Uma Traducao de Rhapsody On A Windy Night de T.S.Eliot.. Estudos Anglo-Americanos, São José do Rio Preto, v. 3, p. 206-211, 1979.
ROCHA, Luiz Carlos Moreira da Rocha. A Multicultural View on "To The Indians Who Died in Africa, by T.S.eliot. Vernaculum, v. 8, p. 1-13, 2011.
RODRIGUES, Sara Novaes. Olhares em convergência: um estudo comparativo das poéticas de Murilo Mendes e T. S. Eliot. (Dissertação Mestrado em Literatura Brasileira). Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, 2003.
ROSENFIELD, Kathrin Holzermayr Lerrer. Viver é conviver com a morte: a propósito de Claude Simon e T. S. Eliot. RBCEH. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, Pelotas, v. 2, p. 10-16, 2005.
ROSENFIELD, Kathrin Holzermayr Lerrer; PEREIRA, L. F.. T.S.Eliot e Charles Baudelaire - poesia em tempo de prosa. São Paulo: Iluminuras, 1996. 222p.
SANTANA, Patricia Maria dos Santos. Eliot e as entrelinhas de uma canção de amor. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ), v. 29, p. 30-45, 2013.
SANTOS, Alcides Cardoso dos. Poesia e transcendência no Quatro Quartetos, de T. S. Eliot. Fronteiraz (São Paulo), v. 8, p. 1-11, 2012. Disponível no link. (acessado em 7.7.2014).
SANTOS, Alcides Cardoso dos. Poesia e transcendência nos Quatro Quartetos, de T. S. Eliot. Fronteiraz (São Paulo), v. 9, p. 278-288, 2012.
SANTOS, Gabriela Azeredo. O imaginário poético na poética do fragmento: uma leitura de burnt norton, de T. S. Eliot. Fragmentos de Cultura (Goiânia), v. 21, p. 505-520, 2012. Disponível no link. (acessado em 7.7.2014).
SILVA, Tania de Fátima da. A intertextualidade do mito pagão e cristão no poema de The Waste Land, de T. S. Eliot. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, 2005.
SIMÕES, João Gaspar. Encontro com T. S. Eliot. Letras e Artes, ano 6º, nº 218, 5 de agosto de 1951. Disponível no link. (acessado em 7.7.2014).
SMIDT, Kristian. Poetry and Belief in the Work of T. S. Eliot. London: Routledge and Kegan Paul, 1961.
SMITH, Grover Cleveland, jr., T.S. Eliot's Poetry and Plays: a Study In Sources and Meaning.  Chicago: Univ. Press, 1956.
SMITH, Grover Cleveland, jr., The Waste Land.  London: Allen & Unwin, 1983.
SOUZA, Daniel Paulo de. O propósito de humanização de T. S. Eliot em 'The Hollow Men'. Plural (USJT), v. 6, p. 42-46, 2003.
TS Eliot wrote The Waste Land in 1921 while
in Margate, Photograph Corbis-Bettmann
STEWART, Bruce.The Metaphysical Unity of the Soul in the Poetry of T. S. Eliot. (Dissertação Mestrado em Literatura). University of California, 1974.
T. S. Eliot: the Man and His Work. [edited by Allen Tate]. London: Chatto & Windus, 1967.
T.S. Eliot: a Selected Critique. [edited by Leonard Unger].  New York: Rinehart, 1948.
T.S. Eliot: Critical Assessments. [edited by Graham Clarke]. London: Helm, cop. 1990. – 4 vol.
T.S. Eliot: the Critical Heritage. [edited by Michael Grant].  London: Routledge & Kegan Paul, 1982.
TEIXEIRA, Marcelo Augusto Pinto. O ser intransitivo da arte na função poética modernista: poesia como fenômeno de cultura em T.S. Eliot. Poiésis (Niterói), Niterói, v. 1, p. 97-101, 2000.
TEIXEIRA, Marcelo Augusto Pinto; COUTINHO, Luiz Edmundo Bouças. Viagens desoladas: a poesia de exílio na voz do inaudito em Paul Celan e processos migratóriosna poesia de T.S. Eliot. In: Luiz Edmundo Bouças Coutinho e Flora de Paoli. (Org.). Corpos letrados, corpos viajantes. 1ed.Rio de Janeiro: Confraria dos Ventos, 2011, v. 1, p. 1-277.
VIEIRA, Else Ribeiro Pires. Filth as an objective correlative in T. S. Eliot's Plays. Estudos Germânicos., Belo Horizonte, v. 7, n.1, p. 73-97, 1986.
VIEIRA, Else Ribeiro Pires. Mr. Eliot's Fix-it Shops. (Dissertação Mestrado em Estudos Literários). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 1978.
VIEIRA, Else Ribeiro Pires. Mr. ELiot's fix-it-shops. Estudos Germânicos, Belo Horizonte, v. II, p. 51-69, 1982.
VIEIRA, Else Ribeiro Pires. The theme of loneliness in T.S. Eliot´s Plays.. Estudos Germânicos., Belo Horizonte, v. 8, n.1, p. 20-33, 1987.
VIEIRA, Josalba Ramalho. Lendo T. S. Eliot: uma análise a partir de protocolo verbal em grupo. In: III Encontro de professores de línguas e literaturas estrangeiras, 1994, Assis. Anais do III Encontro de professores de línguas e literaturas estrangeiras, 1994. p. 258-266.
VILAR, Bluma Waddington. Poesia e poetas segundo Eliot (resenha do livro De Poesia e Poetas). O Globo, Rio de Janeiro, p. 7 - 7, 5 jan. 1992.
WILLIAMSON, George. A Reader's Guide to T.S. Eliot: a Poem-By-Poem Analysis.  New York: Noonday Press, 1953.



“É improvável, em toda a massa de texto impresso, que as obras mais originais e mais profundas alcancem os olhos ou chamem a atenção de um grande público, ou mesmo de um bom número de leitores que são capazes de apreciá-las. As idéias que exaltam uma tendência atual ou uma atitude emocional chegam mais longe; e outras serão destorcidas a fim de se adaptarem ao que já é aceito”
- T. S. Eliot, em "Notas para uma definição de Cultura". [tradução de Geraldo Gerson de Souza; revisão de Plínio Martins Filho]. São Paulo: Editora Perspectiva, 1988.

T.S. Eliot. by Patrick Heron, 1949

OBRA T. S. ELIOT DISPONÍVEL ONLINE (PDF)
:: A terra devastada (The waste land). T.S. Eliot. [prefácio e tradução Gualter Cunha]. Lisboa: Relógio D´Água, 1999. Disponível no link. (acessado em 7.7.2014).
:: Notas para uma definição de cultura. T.S. Eliot. [tradução de Geraldo Gerson de Souza; revisão de Plínio Martins Filho]. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1988. Disponível no link. (acessado em 7.7.2014).
:: La tierra baldía y otros poemas. T. S. Eliot. [prólogo, tradución y notas de Harold Alvarado Tenorio]. Colombia: Arquitrave Editores, 2005 . Disponível no link. (acessado em 7.7.2014).



“Qualquer religião, enquanto dura e em seu próprio nível, dá um significado aparente à vida, fornece a estrutura para uma cultura, e protege a massa da humanidade do tédio e do desespero.”
- T. S. Eliot, em "Notas para uma definição de Cultura". [tradução de Geraldo Gerson de Souza; revisão de Plínio Martins Filho]. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1988.

Igor Stravinsky e T.S. Eliot - foto: (...)


T.S. Eliot and Virginia Woolf, by Victoria Brookland

The Faber Poets ((Frederick) Louis MacNeice; Ted Hughes; T.S. Eliot;
W.H. Auden; Sir Stephen Harold Spender). by Mark Gerson

T.S. Eliot and Valerie Eliot - foto: (...)


Ralph Hodgson and T.S. Eliot,  in 1932
[Bryn Mawr College Special Collections]


V - East Coker
E assim aqui estou, no meio caminho, tendo passado vinte anos —
Vinte anos muito mal gastos, os anos de l'entre deux guerres —
A tentar aprender a usar as palavras, e cada tentativa
É um inteiro recomeço e um diferente tipo de fracasso
Pois apenas se aprendeu a tirar o melhor das palavras
Para aquilo que já não tem de se dizer, ou para a maneira pela qual
Já não se está na disposição de o dizer. E assim cada investida
É um novo começo, uma incursão no inarticulado
Com equipamento gasto sempre pronto a deteriorar-se
Na desordem geral de sentimentos imprecisos,
De indisciplinados pelotões de emoção. E o que há para conquistar,
Por força e obediência, já antes foi descoberto
Uma vez ou duas, ou várias vezes, por homens que não podemos ter esperança
De emular — mas não se trata de competição —
Trata-se apenas da luta para recuperar o que se perdeu
E achou e perdeu outra e outra vez: e agora, sob condições
Que parecem desfavoráveis. Mas talvez nem ganho nem perda.
Para nós, há apenas a tentativa. O resto não é connosco.

A casa é de onde se começa. À medida que envelhecemos
O mundo fica mais estranho, o padrão mais complicado
De mortos e de vivos. Não o momento intenso
Isolado, sem antes nem depois,
Mas uma vida inteira a arder em cada momento
E não a vida inteira de apenas um homem
Mas de velhas pedras que não podem ser decifradas.
Há um tempo para o anoitecer sob a luz das estrelas,
Um tempo para o anoitecer sob a luz do candeeiro
(A noite com o álbum das fotografias).
O amor é mais aproximadamente ele próprio
Quando o aqui e o agora deixam de importar.
Os homens quando velhos deviam ser exploradores
Aqui ou acolá não importa
Temos de estar quietos e quietos mover-nos
Para uma outra intensidade
Para uma ulterior união, um comungar mais fundo
Através do frio escuro e da desolação vazia,
O grito da onda, o grito do vento, as vastas águas
Da procelária e do golfinho. No meu fim está o meu começo.
- T. S. Eliot, em "Quatro quartetos". [tradução Gualter Cunha]. Lisboa: Editora Relógio D`Água, 2004.


FANPAGE DEDICADO A LITERATURA INGLESA E AMERICANA
:: Literatura Inglesa e Americana / English and American literature


REFERÊNCIAS E OUTRAS FONTES DE PESQUISA
Em inglês
T.S. Eliot  - foto: Granger
:: T. S.Eliot: The Poetry Foundation 
:: Eliot, Henry Ware, 1879-1947, collector. T. S. Eliot collection,1881-1994:Guide. Houghton Library, Harvard College Library 


© Direitos reservados ao autor/e ou aos herdeiros

© Pesquisa, seleção e organização: Elfi Kürten Fenske


=== === ===
Trabalhos sobre o autor:
Caso, você tenha algum trabalho não citado e queira que ele seja incluído - exemplo: livro, tese, dissertação, ensaio, artigo - envie os dados para o nosso "e-mail de contato", para que possamos incluir as referências do seu trabalho nesta pagina. 

Erros ou atribuições incorretas
:: Caso você encontrar algum erro nos avise através do nosso "e-mail de contato" para que possamos consertar e atualizar as informações;
:: Contribua para que as informações do Templo Cultural Delfos estejam sempre corretas;
:: Primamos pelo conteúdo e a qualidade das informações aqui difundidos;
:: Valorizamos o autor, a obra, o leitor, o patrimônio e a memória cultural da humanidade.

Conteúdo, textos, fotos, caricaturas, charges, imagens e afins
:: Sem identificação: nos ajude a identificar o autor, fontes e afins.
:: Autor(a): caso não concorde com a utilização do seu trabalho entre em contato.

Como citar:
FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção e organização). T. S. Eliot - o mago metafísico. Templo Cultural Delfos, julho/2014. Disponível no link. (acessado em .../.../...).
____
:: Página atualizada em 19.1.2016.




Licença de uso: O conteúdo deste site, vedado ao seu uso comercial, poderá ser reproduzido desde que citada a fonte, excetuando os casos especificados em contrário. 
Direitos Reservados © 2016 Templo Cultural Delfos

3 comentários:

  1. Adorei demais !!!! Estava justamente querendo ler mais sobre Eliot!!!

    ResponderExcluir
  2. Fantástico. Poemas de uma profundidade indizível!
    Gratidão por partilhar imensurável obra.

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita. Deixe seu comentário!

COMPARTILHE NAS SUAS REDES