COMPARTILHE NAS SUAS REDES

Alaíde Costa - a joia rara da música brasileira


Alaíde Costa - foto: ©Maurício Nahas


Pesquisa, seleção, edição e organização: ©Elfi Kürten Fenske


"Minha alma é tanta / Tanto desencanto / Que ficou em mim"
- Alaíde Costa, na "canção Choro".

Esboço biobibliográfico de Alaíde Costa

Alaíde Costa Silveira Mondin Gomide (Rio de Janeiro/RJ,  8 de dezembro de 1935). Cantora e compositora. Nascida no subúrbio carioca do Méier, quem a incentiva a tentar a música é o irmão mais novo, que a inscreve num concurso de calouros de um circo do bairro. Em seguida, apresenta-se como cantora mirim nas rádios Clube do Brasil e Tupi, em programas comandados por Renato Murce (1900-1987) e Paulo Gracindo (1911-1995).

Aos 16 anos, inscreve-se no programa de calouros de Ary Barroso (1903-1964) e interpreta “Noturno em tempo de samba” [Custódio Mesquita (1910-1945), Evaldo Ruy (1913-1954)]. Recebe a nota máxima e continua tentando em diversos concursos de calouros da época.

Em 1955, assina o primeiro contrato artístico como crooner do Dancing Avenida. Grava seu 78 rpm de estreia em 1956, pela Mocambo, com a música “Tens que pagar”, de sua autoria em parceria com Airton Amorim (1921). No ano seguinte, ao registrar o bolero “Tarde demais” [Raul Sampaio (1928), Hélio Costa] pela Odeon, profissionaliza-se no rádio e nos estúdios de gravação.

Durante a produção do terceiro 78 rpm, por intermédio de João Gilberto (1931), aproxima-se da turma da bossa nova. Em 1959, ao lado de Sylvia Telles (1934-1966), Billy Blanco (1924-2011), Ronaldo Bôscoli (1928-1994), Carlos Lyra (1939) e Roberto Menescal (1937), participa do 1º Festival de Samba Session, no Rio de Janeiro.

No mesmo ano, lança seu primeiro LP, 'Gosto de você' (RCA Victor/1959); Nos dois anos seguintes, lançou, pela RCA Victor, os LP's, 'Alaíde canta suavemente' (1960) e 'Alaíde jóia moderna' (1960), o último com arranjos de Baden Powell. Como compositora, cria sozinha “Afinal”, faixa título de seu disco pela Áudio Fidelity de 1963, ou com parceiros, a exemplo das canções “Amigo amado”, com Vinicius de Moraes (1913-1980); “Canção do amor sem fim” e “Canção do breve amor”, com Geraldo Vandré (1935); “Você é amor”, com Tom Jobim (1927-1994), e “Meu sonho”, com Johnny Alf (1929-2010).   

Em 1962, casa-se com o locutor Mário Lima e transfere-se para São Paulo, onde assinou contrato com a TV Record, passando a se apresentar em diversos teatros e casas de espetáculo. 

Em 1964, apresenta-se no show O Fino da Bossa, em São Paulo interpretando “Onde está você”, composição de Oscar Castro Neves (1940-2013) e Luvercy Fiorini, o 'Luva' (1935-1994).

No ano seguinte, em Alaíde & Alaúde, divide o palco do Theatro Municipal de São Paulo com o violonista Antônio Carlos Barbosa-Lima (1944), em espetáculo de canções renascentistas dirigido pelo maestro Diogo Pacheco (1925).

Em 1968 - participou do I Festival Universitário da TV Tupi de São Paulo. O resultado do festival foi: 1º lugar: 'Que bacana' (Richard Carasso) - interpretes Suely e Os Kantikus; 2º lugar: 'O tigre' (Marcio Tadeu), 3º lugar: 'Senhora de luar' (Naire e Carlos Vogt) - interprete Ana Lúcia e 4º lugar: Outra viagem (José Miguel Wisnik) - interprete Alaíde Costa

Sofrendo de otoesclerose, afasta-se da música para tratar o problema. Após cirurgias em ambos ouvidos, retoma a carreira no início dos anos 1970, quando grava, em dueto com Milton Nascimento (1942), o samba “Me deixa em paz” [Monsueto Menezes (1924-1973), Airton Amorim (1921)], umas das faixas do clássico disco 'Clube da Esquina' (Odeon/1972). No ano seguinte, lançou, o LP em conjunto 'Alaíde Costa & Oscar Castro Neves' (Odeon/1973).

Ao longo das décadas seguintes, lança mais de uma dezena de álbuns, entre eles: 'Águas Vivas - Alaíde Canta Herminio Bello de Carvalho' (Vento de Raio/1982); 'Falando de Amor (Auvides 'França'/ 1985);  'Alaíde Costa & João Carlos Assis Brasil' (Movieplay/1995); 'Amiga de verdade' (Pan Produções Artísticas/1998) e 'Rasguei a minha fantasia' (Jam Music/2001). 

Em 12 de agosto de 1992, Alaíde Costa presta depoimento ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo - MIS/SP.

Em 2003, ao lado de Johnny Alf, apresenta-se no Queen Elizabeth Hall, em Londres, durante o London Jazz Festival.

Lançou, em 2005, o CD 'Tudo que o tempo me deixou' (Lua Music), que marcou os seus 50 anos de carreira, disco produzido por Antônio Carlos Vidigal, com direção musical e arranjos de Gilson Peranzzetta. No mesmo ano, foi contemplada com o Prêmio Rival Petrobras da Música como Melhor Cantora, e ainda participou, ao lado de Elza Soares e Jair Rodrigues, do show Brasil Brasileiro, apresentado em Paris e Toulouse no encerramento do Ano do Brasil na França. Em Agosto de 2006, retornou à Europa para apresentações do mesmo espetáculo na Espanha, Áustria, Alemanha e Inglaterra. 

Em outubro de 2007, Alaíde Costa participou da 'série depoimentos para a Posteridade' do MIS Rio 

Em 2006, veio o segundo disco da parceria da cantora com João Carlos Assis Brasil, 'Voz & piano - Alaíde Costa e João Carlos Assis Brasil ' (Lua Music). 

Em 2008, lançou o CD 'Alaíde Costa canta Milton – amor amigo' (Lua Discos), uma homenagem ao amigo e parceiro Milton Nascimento. Em seguida, em 2011, gravou disco 'Alaíde Costa canta Johnny - em tom de canção' (Lua Music), dedicado ao também amigo e parceiro Johnny Alf.

Em 2013, realiza um espetáculo com seu repertório autoral, no Sesc Santana, em São Paulo. Ainda em 2013, ela reverenciou o centenário de nascimento de Vinícius de Moraes com o show 'Alaíde Canta Vinícius', apresentando-se em teatros do SESI e interpretando a obra do “poetinha” musicada por alguns dos seus célebres parceiros, entre eles a própria Alaíde Costa.

Em 2014, lançou seu primeiro álbum autoral. Notória intérprete, em 'Canções de Alaíde', ela apresenta, além de músicas próprias, composições em parceria com Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Geraldo Vandré, Johnny Alf, João Magalhães, Hermínio Bello de Carvalho, Paulo Alberto Ventura e José Márcio Pereira, lançado pelo selo Nova Estação e produzido por Thiago Marques Luiz. No mesmo ano, a editora Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, lançou, pela coleção "Aplausos - Série Música", o livro "Alaíde Costa: faria tudo de novo", escrito por Ricardo Santhiago. O livro rememorou os principais momentos de sua carreira e seus encontros musicais. 

Entre 2014 e 2017 - Alaíde Costa e Áurea Martins apresentaram o espetáculo "Elizethíssima - uma sincera homenagem a Elizeth Cardoso", com participação de Hermínio Bello de Carvalho e Vidal Assis (interpretando Cyro Monteiro), projeto idealizado e produzido por Hermínio Bello de Carvalho.

Em 2015, Alaíde em parceria com o violonista, guitarrista e compositor Toninho Horta, lançou, o álbum 'Alegria é Guardada em Cofres, Catedrais' (Independente/2015); e no mesmo ano, com o cantor e produtor Gonzaga Leal, lançou, o disco 'Porcelana' (Independente/2015). Ainda em novembro (2015), dentro das comemorações do seu aniversário, Alaíde se apresenta no Teatro Rival Petrobras (Rio de Janeiro/RJ), o espetáculo "Alaíde Costa – 80 anos e convidados especiais:  Áurea Martins, João Senise, Carlos Navas e Hermínio Bello de Carvalho", e participação do músicos: Gilson Peranzzetta (direção musical, arranjos e piano), Zeca Assumpção (baixo) e João Cortez (bateria).

Em 2016, comemorando seus 80 anos de vida, Alaíde Costa celebra a data em 'Especial - A dama da canção', exibido no Canal Brasil, em 30 de abril. O especial foi gravado em agosto de 2015 no estúdio 185, na cidade de São Paulo (SP), com produção musical de Thiago Marques Luiz e coprodução do Canal Brasil. Posteriormente lançado em DVD, em março de 2018.

Em 2018, Alaíde Costa e Claudette Soares celebram a amizade em disco '60 anos de Bossa Nova' (Kuarup), gravado ao vivo no Teatro Itália, em março deste ano. Com repertório inspirado na data comemorativa, o álbum mostra uma antologia do movimento, um passeio pela história através de 25 músicas distribuídas em 18 faixas, clássicos dos seus principais autores: Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Johnny Alf, João Donato, Roberto Menescal, Carlos Lyra e João Gilberto entre outros.

Em 17 de abril de 2019, Alaíde esteve no MIS/SP para registrar a sua trajetória no projeto "Notas Contemporâneas" do Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo. A entrevista ao vivo foi comandada pelo músico e pesquisador Cacá Machado e acompanhada da Banda MIS com releituras de grandes sucessos da carreira da homenageada.

Em 2020, recebeu o Troféu Kikito (prêmio) de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Cinema de Gramado (48ª edição, set/2020), por sua atuação no filme "Todos os mortos", direção de Caetano Gotardo e Marco Dutra, onde interpretou uma canção em iorubá. Ainda em dezembro deste ano, selando a parceria de mais de 50 anos entre a cantora e o compositor José Wisnik, lançou, o disco 'O anel - Alaíde Costa canta José Miguel Wisnik' (Selo SESC/2020).

Alaíde Costa dona de uma das vozes mais cristalinas do Brasil.

"Raro instrumento musical, de timbre especialíssimo e um sentido musical aguçado que lhe permite traçar a anatomia das canções mais difíceis, com uma desenvoltura que só os privilegiados possuem. Por isso mesmo é chamada “A cantora dos músicos”: Alaíde Costa."
- Funarte/Brasil Memória das Artes - Projeto Pixinguinha.

Nos subtítulos abaixo você conhecerá um pouco mais sobre trajetória artística de Alaíde Costa, a joia rara da música brasileira:  
  •  Alaíde Costa - sobre reconhecimento, preconceito e racismo
  • Alaíde Costa - compositora
  • Discografia de Alaíde Costa 
    • DVD - CD's - LP's - compactos e singles
    • Alaíde Costa - parcerias e coletivo
    • Alaíde Costa - coletâneas e séries
    • Participações especiais em álbuns de diversos artistas ou coletâneas da mpb
  • Perfil biográfico e outros livros sobre Alaíde Costa
  • Alaíde Costa - teatro, cinema e especiais para televisão
  • Alaíde Costa show/lives - 2020
  • Alaíde Costa - entrevistas e programas
  • Alaíde Costa - fortuna crítica
  • Canais oficiais de Alaíde Costa na rede 
  • Leia também
---------
* Imagens no textoAlaíde Costa - foto ©Maurício Nahas /Nos subtítulos abaixo você conhecerá um pouco mais sobre trajetória artística.


"Daí eu saí de mansinho
Levando amor dentro em mim
Amor amado sozinho
É coisa de incomodar
Eu sou essa mulher tão triste
Que canta pra desabafar."
- Alaíde Costa, na canção "Saída".


Alaíde Costa - foto ©Pedro Henrique Ferreira

Alaíde Costa - sobre reconhecimento, preconceito e racismo

- reconhecimento -
"Não sei, acho que não. A vida toda escolhi um tipo de música que não era muito comum. Na época, procurava cantar Johnny Alf, assistia ao programa dele na Rádio Clube do Brasil. Eu ia lá aprender. Justamente pela minha escolha musical, não foi fácil. Porque mesmo na música existia um certo preconceito, sabe? Não tem outra negra que cante o que eu canto, então, eu fui bastante excluída."

- preconceito/racismo -
"Sim, e pela coisa do repertório também. Porque é bem mais fácil um oba oba do que um lirismo. Muitas vezem ouvi: “Você é muito jovem para ficar cantando essas coisas elaboradas” ou “muda esse repertório, canta um sambinha, algo mais animado”."
- Alaíde Costa, em entrevista / in: 'Quando a bossa nova estourou, fizeram de conta que eu não existia', diz cantora Alaíde Costa. [Entrevista concedida à Maria Fortuna]. in: O Globo, 8.12.2020. 


****

"Alaíde parece frágil à primeira vista, mas é firme em suas convicções e sentimentos [...] É uma cantora da melancolia que há em todos nós, mas não é uma pessoa triste. A emoção aflora e lava a alma. Tenho paixão por ela."
- José Miguel Wisnik, no Estado de Minas, cultura, 8.12.2020.

Alaíde Costa - foto: ©Jefferson Dias/Gafieiras

Alaíde Costa - compositora

  1. Afinal (Alaíde Costa)
  2. Amigo amado (Alaíde Costa e Vinicius de Moraes)
  3. Apesar de tudo (Alaíde Costa e João Magalhães)
  4. Banzo (Alaíde Costa e José Márcio Pereira)
  5. Cadarços (Alaíde Costa e Hermínio Bello de Carvalho)
  6. Canção do amor sem fim (Alaíde Costa e Geraldo Vandré)
  7. Choro (Alaíde Costa)
  8. Meu sonho (Alaíde Costa e Johnny Alf)
  9. Qual a palavra? (Alaíde Costa)
  10. Saída (Alaíde Costa)
  11. Tempo calado (Alaíde Costa e Paulo Alberto Ventura)
  12. Tens que pegar (Alaíde Costa e Airton Amorim)
  13. Ternura (Alaíde Costa e Geraldo Julião)
  14. Tristonho (Alaíde Costa e Nando Reis)
  15. Tudo o que é meu (Alaíde Costa e Vinicius de Moraes)
  16. Você é amor (Alaíde Costa e Tom Jobim)
"Não sei o que seria de mim sem ela. Passo sem tudo, menos sem a música."
- Alaíde Costa

****

Alaíde Costa - foto: ©Maurício Nahas

Discografia de Alaíde Costa

DVD
2018 - Alaíde Costa - A dama da canção • DVD/CD . Selo Independente / Distribuição Tratore
CD
2022 - O que meus calos dizem sobre mim • Alaíde Costa • CD/LP • Selo Samba Rock Discos 
2021 - Antes e Depois • Alaíde Costa • CD • Selo Discobertas 
2020 - O anel - Alaíde Costa Canta José Miguel Wisnik • Alaíde Costa • CD • Selo SESC 
2014 - Canções de Alaíde • Alaíde Costa • CD • Selo Nova Estação
2011 - Alaíde Costa canta Johnny - em tom de canção • Alaíde Costa • CD • Selo Lua Music
2008 - Alaíde Costa canta Milton Nascimento - Amor amigo • Alaíde Costa • CD • Selo Lua Music 
2005 - Tudo que o tempo me deixou • Alaíde Costa • CD • Selo Lua Music 
LP
2001 - Rasguei a minha fantasia • Alaíde Costa • CD • Selo Jam Music
1998 - Amiga de verdade • Alaíde Costa. LP/CD • Selo Pan Produções Artísticas 
1987 - Falando de Amor • Alaíde Costa • LP/CD • Selo Auvides (França) | Selo CID (Brasil) 
1982 - Águas vivas - Alaíde Costa canta Hermínio Bello de Carvalho • Alaíde Costa. LP • Selo Vento de Raio  
1976 - Coração • Alaíde Costa • LP • Selo Odeon 
1965 - Alaíde Costa • Alaíde Costa • LP/CD • Selo Som Maior  
1963 - Afinal... Alaíde Costa • Alaíde Costa • LP/CD • Selo Áudio Fidelity
1961 - Alaíde jóia moderna • Alaíde Costa • LP • Selo RCA Victor
1960 - Alaíde canta suavemente • Alaíde Costa • LP/CD • Selo RCA Victor
1959 - Gosto de você • Alaíde Costa • LP • Selo RCA Victor
- compactos e singles - 
- CPD e 45 RPM
- Digital single
- CPS
- 78rpm  
- parcerias - coletivos
2021 - Canções de amores paulistas - Alaíde Costa canta Eduardo Santhana • Eduardo Santhana  e Alaíde Costa • CD   Selo MCK 
2018 - 60 anos de Bossa Nova • Claudette Soares e Alaíde Costa • CD • Selo Kuarup 
2015 - Porcelana • Alaíde Costa e e Gonzaga Leal • CD • Selo Independente 
2015 - Alegria é guardada em cofres, catedrais • Alaíde Costa e Toninho Horta • CD • Selo Independente 
2011 - Alaíde Costa e Fátima Guedes - ao vivo • Alaíde Costa e Fátima Guedes • CD • Selo Joia Moderna
2009 - Elas cantam Paulinho da Viola • (Alaíde Costa, Fabiana Cozza, Cida Moreira, Celia, Milena) • CD •  Selo Lua Music 
2006 - Voz & piano - Alaíde Costa e João Carlos Assis Brasil • Alaíde Costa e João Carlos Assis Brasil • CD • Selo Lua Music
1995 - Alaíde Costa & João Carlos Assis Brasil • Alaíde Costa e  João Carlos Assis Brasil • CD • Selo Movieplay 
1973 - Alaíde Costa & Oscar Castro Neves • Alaíde Costa e Oscar Castro-Neves • LP/CD • Selo Odeon
- coletâneas e séries -
2017 - Caterina Valente • Alaide Costa • Maysa • Dolores Duran • The women of Bossa Nova • volume one • CD duplo • Selo Él / Cherry Red - UK/Reino Unido
2012 - Alaíde Costa ‎– Retrato em branco e preto • Alaíde Costa • CD • Selo EMI 
2007 - Alaíde Costa • Alaíde Costa • Série Grandes vozes • CD duplo • Selo Som Livre
2002 - A música brasileira deste século por seus autores e intérpretes - Alaíde Costa • Alaíde Costa • CD • Selo SESC
2001 - BIS - Alaíde Costa • Alaíde Costa • Série Bis Bossa Nova • CD duplo • Selo EMI Music
1994 - Série 2 em 1 - Alaíde Costa • Alaíde Costa • CD duplo • Selo EMI Music 
1993 - Alaíde Costa • Alaíde Costa • CD • Selo BMG-Ariola {coletânea}.
1975 - Alaíde Costa • Alaíde Costa • LP/CD • Selo Coronado/EMI-Odeon {coletânea}.
- participação -
- Participações especiais em álbuns de diversos artistas ou coletâneas da mpb
 (Ver no subtítulo abaixo em: "Participações especiais em álbuns de diversos artistas ou coletâneas da mpb"). 


"Enfrentei muitas dificuldades dentro e fora do universo musical não apenas por ser mulher, mas por ser mulher e negra. Sempre foi muito difícil para mim. Tive que me esforçar em dobro para provar meu talento"
- Alaíde Costa, em entrevista ao Diário da Região, 19.9.2018.

****

Álbuns musicas de Alaíde Costa

DVD/Especial


"Alaíde Costa - A dama da canção" • DVD/CD . Selo Independente / Distribuição Tratore • 2018

Álbum "Alaíde Costa - A dama da canção" • DVD/CD . Selo Independente / Distribuição Tratore • 2018

80 anos da cantora Alaíde Costa / Especial para o Canal Brasil - Exibido em 30 de abril/2016

- canções -
1. Diariamente (Paulo César Gyrão)
2. Tomara (Maurício Tapajós, Novelli e Paulo César Pinheiro)
3. A voz do povo (Joao do Vale e Luiz Vieira)
4. Morrer de amor (Luvercy Fiorini e Oscar Castro Neves)
5. Onde está você (Luvercy Fiorini e Oscar Castro Neves)
6. Amigo amado (Alaíde Costa e Vinicius de Moraes)
7. Saída (Alaíde Costa)
8. Estou só (Johnny Alf)
9. 'pot-pourri'
- Matita Perê (Tom Jobim e Paulo César Pinheiro)
- Retrato em branco e preto (Chico Buarque e Tom Jobim)
10. Me deixa em paz (Ayrton Amorim e Monsueto Menezes)
11. Morro velho (Milton Nascimento)
12. Amor é outra liberdade (Abel Silva e Sueli Costa)
13. Samba que eu lhe fiz (Sueli Costa)
14. 'pot-pourri'
- Absinto (Fátima Guedes)
- Eu te odeio (Fátima Guedes)
15. Preciso chamar sua atenção (Erasmo Carlos e Roberto Carlos)
- ficha técnica - Músicos: Giba Estebez (piano), Fernando Corrêa (violão e guitarra), Renato Loyola (baixo acústico) e Jabes Felipe (bateria) | Direção musical e arranjos: Giba Estebez; Produção: Thiago Marques Luiz; Direção: Rafael Saar; Câmera: Eduardo Cantarino, Pedro Henrique Ferreira, Thiago Brito e Rafael Saar; Montagem: Thiago Brito; Mixagem final: Jesse Marmo; Projeto gráfico: Leandro Arraes; Fotos: Pedro Henrique Ferreira e Rafael Saar | Produtoras: Dilúvio Produções e Nova Estação; Coprodução: Canal Brasil; Distribuição: Tratore | *Gravado e mixado no Estúdio 185 Apodi, 2015.


****

CD


  • Capa do álbum "O que meus calos dizem sobre mim" • Alaíde Costa • Selo Samba Rock Discos • 2022

Álbum "O que meus calos dizem sobre mim" • Alaíde Costa • CD / LP / Digital • Selo Samba Rock Discos • 2022 


Canções:
1. Turmalina negra (Céu e Diogo Poças)
2. Nenhuma ilusão (Fátima Guedes)
3. Tristonho (Alaíde Costa e Nando Reis)
4. Berceuse (Guilherme Arantes)
5. Pessoa-ilha (Emicida e Ivan Lins)
6. Praga (Erasmo Carlos e Tim Bernardes)
7. Aos meus pés (Francisco Bosco e João Bosco)
8. Aurorear (Emicida e Joyce Moreno)
- ficha técnica - Músicos: Alaíde Costa (voz - fx. 1-8), Pupillo (bateria - fx. 1, 2, 3, 5, 6, 8; percussão - fx. 5, 6), Fábio Sá (contrabaixo acústico - fx. 1-8), Leo Mendes (violão - fx. 1-8), José Arimatéa (flugelhorn e solo - fx. 1), Eduardo Santana (flugelhorn - fx. 1, 3, 8; trompete - fx. 3, 8), Aquiles Moraes (flugelhorn - fx. 1), Edu Neves (flauta - fx. 1; sax - fx. 6), Hugo Hori (flauta - fx. 5), Oswaldo Lessa (flauta - fx. 1, 3, 6, 8; sax - fx. 3, 6, 8), Leandro Dantas (trompete baixo - fx. 1), Antonio Neves (trompete - fx. 3, 8; sax e flauta - fx. 6) , Paulinho Viveiro (trompete - fx. 5), Moisés Mendiguin (trombone - fx. 1), Rafael Rocha (trombone - fx. 1), Everson Moraes (trombone - fx. 1), Maestro Tiquinho (trombone - fx. 5), Danilo Sinna (sax tenor - fx. 1), Marcelo Pereira (sax barítono - fx. 5), Henrique Albino (vocais - fx. 2; flautas - fx. 2; flauta - fx. 4, 7; sax. - fx. 4), Jota Moraes (vibrafone - fx. 2, 4) || Produção: Marcus Preto, Pupillo e Emicida || Direção musical: Pupillo || Produção executiva: Marcus Preto e Emicida || Arranjos de sopros: Danilo Sinna (fx. 1); Henrique Albino (fx. 2); Antonio Neves (fx. 3); Maestro Tiquinho (fx. 5); Edu Neves (fx. 6); Antonio Neves (fx. 8) || Bases gravadas nos estúdios: Da Pá Virada por Big Rabello / 'Space blues' por Alexandre Fontanetti e 'Muchito' por Pubillo || Metais gravados nos estúdios Órbita por Elton Bozza e Cia dos Técnicos por William Luna JR. || Mixagem e masterização: Carlos Trilha || Texto encarte: Emicida, Fátima Guedes, Guilherme Arantes, Lorena Calábria, Tim Bernardes, Pupillo e Ramiro Zwetsch || Capa: Ariel Nunes || Fotos: Énio Cesar
Styling: Marina Santa Helena 
Selo: Samba Rock Discos | cat. -*-
Ano: 2022
Formato: CD / LP / Digital
** Reedição: 2022  - Três Selos - cat. TS-044 / Coordenação e curadoria: João Noronha, Mateus Mondini, Rafael Cortes / Designer: Gustavo Paim / Edição de conteúdo: Lorena Calábria e Ramiro Zwetsch / Equipe Três Selos: Aline Vieira, Amanda Pires, Ana Esaú e Caio Antunes / Produção: Daniel Moura e Francesca Ribeiro
#* Ouça o álbum na sua plataforma de música favorita: Spotify | Apple Music | Youtube Music | Deezer | Amazon Music

***

Capa do álbum "Antes e depois" • Alaíde Costa • CD • Selo Discobertas • 2021

Álbum "Antes e Depois" • Alaíde Costa • CD • Selo Discobertas • 2021 

 
- canções - 
1. Noturno nº 0 (Sueli Costa e Tite de Lemos, 1975)
2. Serearei (Hermeto Pascoal, 1972)
3. Nada será como antes (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, 1971)
4. Chega (Ivan Lins, 1974)
5. Chinga chilinga (Ruben Rada, 1972)
6. Antes e depois (Oscar Castro Neves, 1965)
7. Viola violar (Milton Nascimento e Marcio Borges, 1973)
8. Decaríssimo (Astor Piazzolla, 1962)
9. Diariamente (Paulo Cesar Girão e Gerson Nogueira, 1975)
10. Fuga y misterio (Astor Piazzolla, 1968)
11. Milagre dos peixes (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1973)
12. Última (José Luis de Souza e Luiz Alfredo Millecco)
13. Mariana (Guinga e Márcio Ramos) 
14. Atrás da porta (Francis Hime e Chico Buarque, 1972)
- ficha técnica - Músicos [seis músicas registradas em 1972]: Alaíde Costa (voz), José Luís de Souza, o Neco (piano, arranjos e direção musical), Guinga (violão), Edmundo Barcelos (bateria), Milton Botelho (baixo), Raimundo Nicioli (guitarra) e Kim Ribeiro (flauta) | Músicos [oito músicas registradas em 1974]:  Alaíde Costa (voz), Fernando (piano), Maurício (bateria), Milton (baixo) e Serginho (violão) | Produção executiva do lançamento em CD: Thiago Marques Luiz (Nova Estação) | Digitalização, restauração e masterização: Anderson Cesarini | Direção geral Discobertas: Marcelo Fróes | Texto do álbum: Rogério Oliveira | Design gráfico: Bady Cartier | Capa: foto do acervo do extinto jornal Correio da Manhã/ ca. 1970 | Ano: 2021 | Selo: Discobertas / Nova Estação | Formato: CD | * O álbum "Antes e Depois" reúne gravações inéditas de Alaíde Costa, realizadas entre os anos de 1972 e 1974. Gravações de 1972 (faixas: 2, 3, 6, 9, 12, 13) | Gravações de 1974 (faixas: 1, 4, 5, 7, 8, 10, 11, 14) - realizadas nos Estúdios Eldorado, na cidade de São Paulo (SP). | ** Discogs (acessado em 14.2.2022) | *** Spotify para audição. (acessado em 14.2.2022)


***


Álbum "O anel - Alaíde Costa Canta José Miguel Wisnik" • Alaíde Costa • CD • Selo SESC • 2020

Álbum "O anel - Alaíde Costa Canta José Miguel Wisnik" • Alaíde Costa • CD • Selo SESC • 2020 


- canções -  
1. Aparecida (José Miguel Wisnik) | Participação especial: Nailor Proveta, Sérgio Reze, Swami Jr. e Zeca Assumpção
2. O anel (José Miguel Wisnik) | Participação especial: Alexandre Fontanetti, Sérgio Reze, Shen Ribeiro e Zeca Assumpção
3. Saudade da saudade (José Miguel Wisnik e Paulo Neves) | Participação especial: Sérgio Reze e Zeca Assumpção
4. Ilusão real (Guinga e José Miguel Wisnik) | Participação especial: Nailor Proveta, Sérgio Reze, Zeca Assumpção
5. Estranho jardim (José Miguel Wisnik) | Participação especial: Jessé Sadoc, Sérgio Reze e Zeca Assumpção
6. Assum branco (José Miguel Wisnik) | Participação especial: Alexandre Fontanetti e Zeca Assumpção
7. Por um fio (José Miguel Wisnik e Paulo Neves) | Participação especial: Jaques Morelenbaum e Zeca Assumpção
8. Laser (Ricardo Brein e José Miguel Wisnik) | Participação especial: Jaques Morelenbaum, Sérgio Reze, Shen Ribeiro e Zeca Assumpção
9. Outra viagem (José Miguel Wisnik) | Participação especial: Jaques Morelenbaum
10. 'pot-pourri'
- Olhai os lírios do campo (Flávio Resende e José Miguel Wisnik) | Participação especial: Zeca Assumpção
- Onde está você (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini) | Participação especial: Zeca Assumpção
- ficha técnica - Músicos: Alaíde Costa (voz), José Wisnik (piano) | participação especial: Zeca Assumpção (baixo),  Swami Jr. (violão), Sérgio Reze (bateria), Nailor Proveta (clarinete, sax), Shen Ribeiro (flauta), Jessé Sadoc (trompete), Jaques Morelenbaum (violoncelo) | Direção musical e arranjos: José Miguel Wisnik; Arranjo (sopros): Nailor Proveta; Produção musical: Alê Siqueira; Design gráfico: Elaine Ramos; Fotos: Anita Abreu Solitrenick e Jacob Solitrenick; Imagens da capa e encarte: Erik Linton; Produção executiva: Sergia Percassi – Vinci Wisnik produções; Diretor de produção: Guto Ruocco - Circus produções | ** Gravado em setembro e outubro de 2020 no estúdio Space Blues, por Alexandre Fontanetti (São Paulo), sob supervisão de Alê Siqueira (Algarve, Portugal) Roadie: Luisinho Silva; Pré-produção: Pedro Vinci; Edição, mixagem e masterização: Alê Siqueira. 

***

Álbum "Canções de Alaíde" • Alaíde Costa • CD • Selo Nova Estação • 2014

Álbum "Canções de Alaíde" • Alaíde Costa • CD • Selo Nova Estação • 2014 


- canções -  
1. Qual a palavra? (Alaíde Costa)
2. Tudo o que é meu (Alaíde Costa e Vinicius de Moraes)
3. 'pot-pourri'
- Ternura (Alaíde Costa e Geraldo Julião) | Participação especial: Gilson Peranzzetta
- Cadarços (Alaíde Costa e Hermínio Bello de Carvalho) | Participação especial: Gilson Peranzzetta
4. Afinal (Alaíde Costa)
5. Meu sonho (Alaíde Costa e Johnny Alf) | Participação especial: Marcelo Lima
6. Tempo calado (Alaíde Costa e Paulo Alberto Ventura)
7. Saída (Alaíde Costa)
8. Banzo (Alaíde Costa e José Márcio Pereira) | Participação especial: Adyel Silva
9. Choro (Alaíde Costa)
10. Apesar de tudo (Alaíde Costa e João Magalhães)
11. Você é amor (Alaíde Costa e Tom Jobim)
12. Canção do breve amor (Alaíde Costa e Geraldo Vandré)
13. Amigo amado (Alaíde Costa e Vinicius de Moraes) | Participação especial: Gilson Peranzzetta
- ficha técnica - Músicos: Alaíde Costa (voz), Giba Estebez (piano), Conrado Paulino (violão), Fernando Corrêa (violão), Mário Andreotti (contrabaixo), Vitor Alcântara (flauta) | Part. especial: Marcelo Lima (voz), Adyel Silva (voz) e Gilson Peranzzetta (piano) | Direção musical: Giba Estebez; Arranjos: Giba Estebez, Conrado Paulino, Fernando Corrêa e Gilson Peranzzetta; Produção: Thiago Marques Luiz, Cervantes Sobrinho e Paulo Gomes. 

***

Álbum "Alaíde Costa canta Johnny - em tom de canção" • Alaíde Costa • CD • Selo Lua Music • 2011

Álbum "Alaíde Costa canta Johnny - em tom de canção" • Alaíde Costa • CD • Selo Lua Music • 2011 


- canções -  
1. Escuta (Johnny Alf)
2. Foi tempo de verão (Johnny Alf)
3. O tempo e o vento (Johnny Alf)
4. Estou só (Johnny Alf)
5. Tema da cidade longe (Johnny Alf)
6. Quem sou eu (Johnny Alf) | Participação especial:  Zé Luiz Mazziotti e Roberto Sion
7. Se eu te disser (Johnny Alf)
8. Esse tom de canção (Johnny Alf)
9. Plenilúnio (Johnny Alf) | Participação especial: Gilson Peranzzetta e Mauro Senise
10. Meu sonho (Alaíde Costa e Johnny Alf) | Participação especial: Marcelo Lima
- ficha técnica - Músicos: Alaíde Costa (voz), Giba Estebez (piano), Mário Andreotti (contrabaixo), Conrado Paulino (violão), Fernando Corrêa (violão), Nahame Casseb (bateria), Celso de Almeida (bateria), Ubaldo Versolato (flauta), Marisa Silveira (violoncelo) | Part. especial: Marcelo Lima (voz), Zé Luiz Mazziotti (voz), Gilson Peranzzetta (piano), Mauro Senise (sax), Roberto Sion (flauta) | Direção musical: Giba Estebez; Arranjos: Giba Estebez, Conrado Paulino e Gilson Peranzzetta; Produção: Thiago Marques Luiz | ** Disco integrante do Box "Johnny Alf entre amigos" - 3 CD's: {CD 1: Johnny Alf - Por seus amigos; CD 2: Alaíde canta Johnny Alf - em tom de canção; CD 3: Johnny Alf - Ao vivo e à vontade com seus convidados | Selo Lua Discos/2010}.

***

Álbum "Alaíde Costa canta Milton Nascimento - Amor amigo" • Alaíde Costa • CD • Selo Lua Music • 2008

Álbum "Alaíde Costa canta Milton Nascimento - Amor amigo" • Alaíde Costa • CD • Selo Lua Music • 2008 


- canções -  
1. Bodas (Milton Nascimento e Ruy Guerra)
2. 'pot-pourri' 
- Um gosto de sol (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos)
- Cais (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos)
3. Outubro (Milton Nascimento e Fernando Brant)
4. Viola violar (Milton Nascimento e Márcio Borges) | Participação especial: Milton Nascimento
5. River Phoenix {Carta a um jovem ator}. (Milton Nascimento)
6. Sentinela (Milton Nascimento e Fernando Brant)
7. Travessia (Milton Nascimento e Fernando Brant)
8. Morro velho (Milton Nascimento)
9. Milagre dos peixes (Milton Nascimento e Fernando Brant)
10. Canção do sal (Milton Nascimento)
11. E a gente sonhando (Milton Nascimento)
12. 'pot-pourri'
- Beijo partido (Toninho Horta)
- Amor amigo (Milton Nascimento e Fernando Brant)
- ficha técnica -  Músicos: Alaíde Costa (voz), Hanilton Messias (piano - fx. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 10, 11, 13, 14 / flauta - fx. 6), Ronaldo Rayol (violão - fx. 7, 8, 9, 10, 11), Eric Budney (contrabaixo - fx. 4, 5, 9, 10, 11), Iuri Salvagnini (acordeon - fx. 12), Jonas Moncaio (violoncelo  - fx. 2, 3, 8), Beto Sporleder (flauta - fx. 5, 9 / sax tenor - fx. 4), Cangaceiro Jr (sax tenor - fx. 5), André 18 (trombone - fx. 5), Wagnão (flugelhorn - fx. 5), Nahame Casseb (bateria - fx. 4, 9, 10, 11 / percussão - fx. 7, 9, 10, 11) | Arranjos: Hanilton Messias p/ a música "River Phoenix - carta a um jovem ator"; Ronaldo Rayol p/ a música "Morro velho"; Produção: Thiago marques Luiz.

***

Álbum "Tudo que o tempo me deixou" • Alaíde Costa • CD • Selo Lua Music • 2005 

Álbum "Tudo que o tempo me deixou" • Alaíde Costa • CD • Selo Lua Music • 2005 


- canções - 
1. Tudo que o tempo me deixou (Gilson Peranzzetta e Paulo César Pinheiro)
2. Voz de mulher (Sueli Costa e Abel Silva)
3. Conversa com o coração (Guinga e Paulo César Pinheiro)
4. Estranha saudade (Cristovão Bastos e Hermínio Bello de Carvalho)
5. Coração sem saída (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro)
6. Saída (Alaíde Costa)
7. Predestinado amor (Maurício Carrilho e Paulo César Pinheiro)
8. Minha Nossa Senhora (Fátima Guedes)
9. Pra Tânia (Sebastião Tapajós e Geraldo Julião)
10. Você é amor (Alaíde Costa e Tom Jobim)
11. Ana Luiza (Tom Jobim)
12. Leilão (Carlota Marques e Paulo César Feital)
13. Meu sonho (Alaíde Costa e Johnny Alf)
14. Solidão (Dolores Duran)
15. Tudo que o tempo me deixou (Gilson Peranzzetta e Paulo César Pinheiro) | *Vinheta
- ficha técnica - Músicos: Alaíde Costa (voz), Gilson Peranzzetta (piano, teclados), Paulo Russo (contrabaixo), Mauro Senise (sax alto, sax soprano, flautas), David Chew (violoncelo), João Cortez (bateria) | Direção musical e arranjos: Gilson Peranzzetta | Produção: Antônio Carlos Vidigal | * Gravado entre março e abril de 2004 e lançado em 2005.

***

Álbum "Rasguei a minha fantasia" • Alaíde Costa • CD • Selo Jam Music • 2001

Álbum "Rasguei a minha fantasia" • Alaíde Costa • CD • Selo Jam Music • 2001 


- canções - 
1. 'pot-pourri'
- Sonho de um carnaval (Chico Buarque)
- Mal-me-quer (Cristóvão de Alencar e Newton Teixeira)
- Dama das camélias (João de Barro e Alcyr Pires Vermelho)
2. Rosa Maria (Aníbal Silva e Eden Silva)
3. Falam de mim (Noel Rosa de Oliveira, Eden Silva e Aníbal Silva)
4.  'pot-pourri'
- Deus me perdoe (Lauro Maia e Humberto Teixeira)
- Maior é Deus (Felisberto Martins e Fernando Martins)
5.  'pot-pourri'
- Aí, Hein! (Lamartine Babo e Paulo Valença)
- Se a lua contasse (Custódio Mesquita)
6. Não me diga adeus (Paquito, Luis Soberano e João Correia da Silva)
7. Meu consolo é você (Antônio Nássara e Roberto Martins)
8. Pra você gostar de mim {Taí}. (Joubert de Carvalho)
9. Mora na filosofia (Monsueto e Arnaldo Passos)
10. Batente (Almirante)
11. 'pot-pourri'
- Rasguei a minha fantasia (Lamartine Babo)
- Confete (David Nasser e Jota Júnior)
12. 'pot-pourri'
- Adeus batucada (Synval Silva)
- Sonho de um carnaval (Chico Buarque)
- ficha técnica -  Músicos: Alaíde Costa (voz), Gilson Peranzzetta (piano), João de Aquino (violão), Jorge Helder (contrabaixo), Mauro Senise (sax alto), Ricardo Pontes (flauta), Pedro Amorim (bandolim), Sérgio de Jesus (trombone), João Cortez (bateria), Ovídio Brito (ganzá, cuíca, pandeiro, tamborim, repique e caixa), Marcelinho Moreira (agogô, caixa, tamborim, tantã e repique), Marcelo Seixas (tamborim), Silvão (tamborim, repique, surdo, ganzá, caixa), Felipe D'Angola (ganzá, agogô, tamborim, caixa, repique, surdo), Nilton Rodrigues (flugelhorn); Cordas: Bernardo Bessler (violino, Spalla), Antonella Lima Pareschi (violino), José Alves da Silva (violino), Ricardo Amado (violino), João Daltro de Almeida (violino), Michel Bessler (violino), Marie Christine Springuel (viola), Jesuína Noronha Passaroto (viola), Márcio Eymard Mallard (violoncelo);  Coro: Augusto Ordine, Fabiano Lacombe e Flávio Mendes | Arranjos: Gilson Peranzzetta e João de Aquino (fx. 6, 8, 10, 11); Produção artística: Hermínio Bello de Carvalho; Direção artística (Jam Music): Paulo Amorim; Projeto gráfico: Marcílio Godói | Gravado e mixado no Stúdio Jam.


****

LP


Álbum Amiga de verdade • Alaíde Costa. LP • Selo Pan Produções Artísticas • 1988 

Álbum "Amiga de verdade"  Alaíde Costa. LP  Selo Pan Produções Artísticas (103.0739-PE)  1988  


Outras edições: Selo Movieplay (CD, cat. BS 234 / 1993); Selo Discobertas (CD, cat. DB-191 / 2012)/ A edição em CD traz duas faixas extras**

- canções - 
1. Amiga de verdade (Gilson Peranzzetta e Aldir Blanc) | Participação especial: Gilson Peranzzetta e Nico Assumpção
2. Quem sabe (Élton Medeiros e Paulinho da Viola) | Participação especial: Paulinho da Viola e Cristovão Bastos
3. Estrada do sertão (João Pernambuco e Hermínio Bello de Carvalho) | Participação especial: Sebastião Tapajós
4. Teus olhos meu lugar (Toninho Horta e Ronaldo Bastos) | Participação especial: Toninho Horta
5. Cinema antigo (Sueli Costa e Cacaso) | Participação especial: Wagner Tiso
6. Bela bela (Milton Nascimento e Ferreira Gullar) | Participação especial: Milton Nascimento
7. Absinto (Fátima Guedes) | Participação especial: Zé Nogueira 
- Mus. inc. 'Eu te odeio' (Fátima Guedes)
8. Choro das águas (Ivan Lins e Vítor Martins) | Participação especial: Ivan Lins
9. Morrer de amor (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini) | Participação especial: MPB-4
10. Mais que a paixão (Egberto Gismonti e João Carlos Pádua) | Participação especial: Egberto Gismonti 
** A versão em CD apresenta 2 faixas bônus
1) 'Teu simples não' (Rique Pantoja e Regina Werneck) | Rique Pantoja (arranjo e teclado)
2) 'Dois corações'  (Johnny Alf) | Guilherme Vergueiro (piano) e Sizão Machado (baixo).
- ficha técnica - Músicos: Alaíde Costa (voz), Gilson Peranzzetta (piano) - fx. 1, 3, 7; Gilson Peranzzetta (teclados) - fx. 1, 4, 9; Cristovão Bastos (piano) - fx. 2; Wagner Tiso (piano) - fx. 5; Rique Pantoja (teclados) - fx. 6 - Ivan Lins (teclados) - fx. 8; Egberto Gismonti (piano) - fx. 10; Luiz Cláudio Ramos (violão) - fx. 2; Sebastião Tapajós (violão) - fx. 3; Toninho Horta (violão) - fx. 4; Heitor TP (violão e guitarra) - fx. 6; Nico Assumpção (baixo elétrico) - fx. 1; João Baptista (baixo elétrico) - fx. 6; Jurim Moreira (bateria) - fx. 6; Zé Nogueira (sax soprano) - fx. 7; Marcelo Bernardes (flauta) - fx. 2; Paulinho da Viola (voz) - fx. 2; Milton Nascimento (voz) - fx. 6; MPB-4 (vozes) | Arranjos: Gilson Peranzzetta - fx. 1, 3, 7; Cristovão Bastos - fx. 2 - Toninho Horta - fx. 4; Wagner Tiso - fx. 5 - Rique Pantoja - fx. 6; Ivan Lins - fx. 8; Magro (MPB-4) - fx. 9; Egberto Gismonti - fx. 10 | Produção executiva: Zé Nogueira; Coordenador de produção: Paulinho Albuquerque; Mixagem: Denilson Campos; Fotos: Cristina Alcantra.

***

Álbum "Falando de Amor" • Alaíde Costa • LP/CD • Selo Auvides/França (B6876) • 1998

Álbum "Falando de Amor"  Alaíde Costa  LP/CD  Selo Auvides/França (B6876)  1998 | Selo CID/Brasil (00491/6) •  CD • 2000


- canções -
1. Absinto (Fátima Guedes)
2. Tudo se transformou (Paulinho da Viola)
3. Falando de amor (Tom Jobim)
4. Contradição (Élton Medeiros e Paulo César Pinheiro)
5. Noturna (Guinga e Paulo César Pinheiro)
6. Amoroso (Garoto {Aníbal Augusto Sardinha} e Luis Bittencourt)
7. Mentira de amor (Lourival Faissal e Gustavo de Carvalho)
8. Estrada do sertão (João Pernambuco e Hermínio Bello de Carvalho)
9. Amor é outra liberdade (Sueli Costa e Abel Silva)
- ficha técnica - Músicos: Alaíde Costa (voz), André Dequech (piano), Toninho do Carmo (violão), Kzam Gama (contrabaixo), Luiz Augusto Cavanni (bateria) | Produção: Rolando Faria: Fotos: D.R. | ** Gravado em Paris em 1987.

***

Álbum "Águas vivas - Alaíde Costa canta Hermínio Bello de Carvalho" • Alaíde Costa 
• LP • Selo Vento de Raio • 1982 

Álbum "Águas vivas - Alaíde Costa canta Hermínio Bello de Carvalho"  Alaíde Costa  LP  Selo Vento de Raio (LPVR 014)  1982 

Outras edições: Selo Wea Music/Brasil (CD, cat. 063012957-2 / 1995) - Selo Buda Musique/França (CD, cat. 82898-2 / ? - Selo Biscoito Fino (CD, / 2005

- canções -
1. Valha-me Deus (Baden Powell e Hermínio Bello de Carvalho) | Participação especial: Zé Luiz
2. Igual ao que não foi (Vital Lima e Hermínio Bello de Carvalho)
3. Anjo maldito (João de Aquino e Hermínio Bello de Carvalho)
4. Doce de coco (Jacob do Bandolim e Hermínio Bello de Carvalho)
5. Morcegos (Vital Lima e Hermínio Bello de Carvalho)
6. Retrós e linhas (Martinho da Vila e Hermínio Bello de Carvalho)
7. Judiarias (Vital Lima e Hermínio Bello de Carvalho)
8. Mudando de conversa (Maurício Tapajós e Hermínio Bello de Carvalho)
9. Cobras e lagartos (Sueli Costa e Hermínio Bello de Carvalho)
10. Cadarços (Alaíde Costa e Hermínio Bello de Carvalho)
11. Pressentimento (Élton Medeiros e Hermínio Bello de Carvalho)
- ficha técnica - Músicos: Alaíde Costa (voz), Antônio Adolfo (piano elétrico - fx. 1, 11 - piano acústico - fx. 2, 5, 7, 9, 10, 11 - oberheim - fx. 2, 5, 9); Radamés Gnattali (piano acústico - fx. 4, piano elétrico - fx. 8); Helvius Vilela (piano acústico - fx. 6); Repique Pantoja (oberheim - fx. 6); João de Aquino (violão acústico - fx. 1, 3); Cláudio Jorge (violão acústico - fx. 1, 3, 6, 7; guitarra - fx. 5); Maurício Carrilho (violão acústico - fx. 4, 8); Luiz Otávio Braga (violão 7 cordas - fx. 4); Luciana Rabello (cavaquinho - fx. 4); Zé Carlos (violão acústico - fx. 2, 9, 11); Luizão (baixo elétrico - fx. 2, 4, 5, 8, 9, 11 - baixo acústico - fx. 6); Luiz Alves (baixo acústico - fx. 3, 7); Rildo Hora (gaita - fx. 6); Chiquinho (acordeon - fx. 8); Franklin (flauta - fx. 2, 11); Zé Nogueira (sax soprano - fx. 5, 7, 11); Nelsinho (trombone - fx. 1, 9, 11); Joel Nascimento (bandolim - fx. 4); Aizik (violino - fx. 3); João Cortez (bateria - fx. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 11 - ganzá - fx. 1 - percussão - fx. 2, 11); Marçal (cuíca - fx. 1 - tamborim - fx. 1, 6); Luiz Zererê (bongô - fx. 3); Élton Medeiros (caixa de fósforo - fx. 6); Coro: Zé Luiz, Luna e Flavinho - fx. 3, 11 |  Participação especial: Zé Luiz - fx. 1| Arranjos: Antônio Adolfo - fx. 1, 2, 5, 7, 9, 10, 11; João de Aquino - fx. 3, Rildo Hora - fx. 6 e Radamés Gnattali - fx. 4, 8; Produção artística: Hermínio Bello de Carvalho; Produção de estúdio: Antônio Adolfo; Produção executiva: Júlia Peregrino; Técnico de som e mixagem: Chocolate; Auxiliar de estúdio: Celso; Fotos: Prosperi; Layout: José Carlos Moreira; Corte: Ademilton | Gravado no estúdio Rancho Stúdio, Rio de Janeiro, em outubro 1982 | ** A reedição em CD deixou de fora a música 'Morcegos' (Vital Lima e Hermínio Bello de Carvalho). Trouxe em seu lugar como bônus: 'O sabiá e o vento', 'Mas quem disse que eu te esqueço', 'Cantoria' e 'Estrada do sertão'.  

***

Álbum "Coração" • Alaíde Costa • LP • Selo Odeon/ EMI (EMCB-7016) • 1976

Álbum "Coração"  Alaíde Costa  LP  Selo Odeon/ EMI (EMCB-7016)  1976 

Outras edições: Selo Odeon/Uruguay (LP, surl 21574 / 1976); Selo EMI/Brasil (CD, 234515-2 / 2008)

- canções -
1. Pai grande (Milton Nascimento)
2. O samba que eu lhe fiz (Sueli Costa)
3. Coração (Nelson Ângelo e Ronaldo Bastos)
4. Catavento (Milton Nascimento)
5. Quem sou eu (Johnny Alf)
6. Sonho e fantasia (João Donato e Lysias Ênio)
7. Corpos (Ivan Lins e Vítor Martins)
8. Pé sem cabeça (Danilo Caymmi e Ana Terra)
9. Tomara (Novelli, Paulo César Pinheiro e Maurício Tapajós)
10. Viver de amor (Toninho Horta e Ronaldo Bastos)
11. Tempo calado (Alaíde Costa e Paulo Alberto Ventura)
12. O que se sabe de cor (Fernando Leporace)
- ficha técnica - Músicos: Alaíde Costa (voz), João Donato (piano, órgão), Novelli (baixo, remix), Nelson Ângelo (violão, guitarra), Toninho Horta (guitarra), Robertinho Silva (bateria); Ivan Lins (piano p/ mus. "Corpos"); Vozes: Beto Guedes, Novelli, Nelson Angelo, Donato, Fernando Leporace | Orquestração, arranjos e regência: João Donato; Direção artística: Milton Miranda; Direção de produção: Mariozinho Rocha; Produção artística: Milton Nascimento; Técnicos de gravação: Toninho, Roberto, Dacy; Técnico de mixagem: Nivaldo Duarte; Corte: Osmar Furtado; Capa: Cafi, Ronaldo Bastos; Fotos: Cafi

***

Álbum "Alaíde Costa" • Alaíde Costa • LP • Selo Som/Maior (SMLP-1503) • 1965

Álbum "Alaíde Costa" • Alaíde Costa • LP • Selo Som/Maior (SMLP-1503) • 1965

Outras edições: Selo Microfon Argentina SRL/Argentina (LP - álbum . cat. MS-93 / LP - mono . cat. I-93 / 1965); Selo RGE/Brasil (LP/CD - cat. 3206024 / 1989); Selo Dubas Musica/Brasil (CD - cat. 325912004292 / 2002); Selo Bomba Records/ Japão (CD - cat. bom-22206
/ 2010 / cat. bom-1136 / 2014)

- canções - 
1. Sonho de um carnaval (Chico Buarque)
2. Preconceito (Adilson Godoy)
3. Terra de ninguém (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle)
4. Estou só (Johnny Alf)
5. História de uma criança (Paulinho Nogueira)
6. Tudo o que é meu (Alaíde Costa e Vinicius de Moraes)
7. A voz do povo (João do Vale e Luiz Vieira)
8. Onde está você (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
9. O jangadeiro (João do Vale e Dulce Nunes)
10. Noite só (Tuca e Consuelo de Castro)
11. Preciso aprender a ser só (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle)
12. Diz (Walter Santos e Tereza Souza) 
- ficha técnica - Músicos: Arranjos e orquestração: Erlon Chaves (fx. 1, 2, 3, 4, 9, 10, 11) |Laércio de Freitas (piano - fx. 1, 2, 3, 4, 9, 10, 11), José Antônio Alves (contrabaixo - fx. 1, 2, 3, 4, 9, 10, 11); Cleon (bateria - fx. 1, 2, 3, 4, 9, 10, 11) / Arranjos e orquestração: Oscar Castro Neves (fx. 6, 8) | Oscar Castro Neves (piano - fx. 6, 8); Hector Costita - (flauta - fx. 6, 8); Cláudio Slon (bateria - fx. 6, 8) 
Arranjos e orquestração: Jongo Trio - Cido Bianchi, Sabá e Toninho Pinheiro (fx. 7, 12) | Participação especial: Jongo Trio - Cido Bianchi (piano, voz - fx. 7, 12), Sabá (contrabaixo, voz - fx. 7, 12) e Toninho Pinheiro (bateria, voz - fx. 7, 12)  / Participação especial: Paulinho Nogueira (violão - fx. 5) | Nota (contracapa): Thomas Souto Corrêa; Produção: Leonel Pereda (LP, 1965) / Ronaldo Bastos (Dubas Música - CD, 2002)

***

Álbum "Afinal... Alaíde Costa" • Alaíde Costa • LP • Selo Áudio Fidelity (AFLP 1999) • 1963

Álbum "Afinal... Alaíde Costa"  Alaíde Costa  LP  Selo Áudio Fidelity (AFLP 1999)  1963  


Outras edições: Selo Som Maior/Brasil (Alaíde Costa - vol. 1 / LP, cat. sm-1512 / ?); Selo Ubatuqui/Espanha (CD, cat. ubcd 309 / 2001); Selo Dubas Musica e Universal/Brasil (CD, cat. 325912005112 / 2004); Selo Som Livre (CD, cat. 0487-2 / 2006) | Álbum "Alaíde Costa - Bossa Nova Classics". CD. Selo Master Classics Records (2011)

- canções - 
1. Afinal (Alaíde Costa)
2. E agora (Hayban e Hélio Simões)
3. Natureza (Theo de Barros)
4. Cadê o amor (Walter Santos e Tereza Souza)
5. Ouvi tua voz (Paulinho Nogueira)
6. Igrejinha (Theo de Barros)
7. Insensatez (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
8. Historinha (Paulinho Nogueira e Rita Moreira)
9. Tristeza de amar (Geraldo Vandré e Luiz Roberto)
10. Manhã chegou (Manguito e André Perez)
11. Rimas de ninguém (Vera Brasil)
12. Como eu gosto de você (Rildo Hora e Gracindo Júnior)
- ficha técnica - Músicos: Orquestração, arranjos e regência: Lindolfo Gaya: fxs. 1, 3, 5, 7, 9, 11; Quarteto César Camargo Mariano (piano), Théo (violão), Sabá (contrabaixo) e Hamilton (bateria): fxs. 2, 4, 6, 10, 12; Paulinho Nogueira: violão (fx. 8) ; Trio Seleno: vocal (fxs. 2, 12) | Produção: Leonel Pereda (LP, 1963) / Ronaldo Bastos (Dubas Musica, CD, 2004).

***

Álbum "Alaíde jóia moderna" • Alaíde Costa • LP • Selo RCA Victor (BBL-1112) • 1961

Álbum "Alaíde joia moderna"  Alaíde Costa  LP • Selo RCA Victor (BBL-1112)  1961

Outras edições: Selo Sony Music/ Brasil ‎(LP, cat. 888751922013 / 2016)

- canções - 
1. Encontro com a saudade (Billy Blanco e Nilo Queiroz)
2. Samba de nós dois (Baden Powell e Billy Blanco)
3. Se foi passado (William Duba, Aldacir Louro e Linda Rodrigues)
4. Gostar de ninguém (Valzinho e Hugo Almeida)
5. Só de mentirinha (Benil Santos e Paulo Tito)
6. Ponto final (Ana Maria Portella)
7. Canção do amor sem fim (Geraldo Vandré e Alaíde Costa)
8. No mundo da lua (Ana Maria Portella)
9. Gosto do seu olhar (Iko Castro Neves e Luvercy Fiorini)
10. Sem você (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
11. Segue a vida em paz (Baden Powell e Hugo Almeida)
12. Lágrima (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
- ficha técnica - Baden Powell (violão e arranjos), Oscar Castro Neves (violão), Paulo Tito (piano), Iko Castro Neves (contrabaixo), Copinha (flauta), Macacheira (trombone), Léo Castro Neves (bateria) | Texto (contracapa): Alaíde Costa | ** A joia que aparece na capa foi cedida para fotografia por Roberto Burle Marx, a joia é um desenho do próprio paisagista - a foto é de Paulo Namorado; capa escolhida por Ramalho Neto/ Supervisor de divulgação e relações públicas da RCA Victor (Brasil). 

***

Álbum "Alaíde canta suavemente" • Alaíde Costa • LP • Selo RCA Victor (BBL-1062) • 1960

Álbum "Alaíde canta suavemente"  Alaíde Costa  LP  Selo RCA Victor (BBL-1062)  1960

Outras edições: Selo RCA Victor/Brasil (LP, mono. cat. bbl-1062 / 1960); Selo RCA Victor/Brasil (CD série 'RCA 100 Anos de Música',  cat. 743218834523 / 2001); Selo RCA, Sony BMG music/Brasil (CD, cat. 88697320222, 2008)

- canções - 
1. Esquecendo você (Tom Jobim)
2. Complicação (Chico Feitosa e Ronaldo Bôscoli)
3. História de nossa história (Marino Pinto e Aloísio de Barros)
4. Ciúme (Carlos Lyra)
5. É mentira nosso adeus (Maria Cecília)
6. Chora tua tristeza (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
7. Dindi (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira)
8. Jura de pombo (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli)
9. O nosso olhar (Sérgio Ricardo)
10. Dê-me o braço (Luiz Bandeira e Jasson Fernandes)
11. Discussão (Tom Jobim e Newton Mendonça)
12. Fim de noite (Chico Feitosa e Ronaldo Bôscoli)
- ficha técnica - Músicos: (?) | Arranjos: Nelsinho (fx. A1, A6, B3); Carioca (fx. A2, A4, B2), João Negrão (B1), Mozart Brandão (A3, A5, B4, B6); Nota (contracapa): Elmo Barros | Produção (reedição CD/ RCA 2001): Charles Gavin.

***

Álbum "Gosto de você" • Alaíde Costa • LP • Selo RCA Victor  (BBL 1030) • 1959 

Álbum "Gosto de você" • Alaíde Costa • LP • Selo RCA Victor (BBL 1030) • 1959


- canções - 
1. Gosto de você (Geraldo Serafim e Armando Nunes)
2. Pela rua (Dolores Duran e Ribamar)
3. Minha saudade (João Donato e João Gilberto)
4. Vontade de chorar (Ivon Curi)
5. Lobo bobo (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli)
6. Terminemos em paz (Renato Lima e Oldemar Magalhães)
7. Conversa (Jair Amorim e Evaldo Gouveia)
8. Canção de ir embora (Paulo Tito e Ricardo Galeno)
9. Erros de gramática (Marino Pinto e Carlos Lyra)
10. Estrada branca (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
11. Madrugada (Candinho e Marino Pinto)
12. Por que (Jonas Garret e Sebastião de Souza)
- ficha técnica - Músicos: ? | Produção: ?


****

Alaíde Costa - compactos e singles 


CPD - 45RPM


1974 - Alaíde Costa • CPD. Selo Odeon • catálogo: S7-BD-1300


1974 - Alaíde Costa  CPD. Selo Odeon  catálogo: S7-BD-1300 
1. Calvário (Cau Pimentel e Marcos Calazans)
2. Avenida fechada (Élton Medeiros, Cristovão Bastos e Antônio Valente)
3. Primavera (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes)
4. Rei de França na ilha da assombração {Incredo incruz}. (Zé Di e Luis do Salgueiro)

***

1972 - Alaíde Costa •  CPD •  Selo Odeon • catálogo: 7BD-1261


1972 - Alaíde Costa   CPD   Selo Odeon  catálogo: 7BD-1261 
1. Diz (Walter Santos e Tereza Souza)
2. Ansiedade (Paulinho da Viola)
3. Enlouqueci (Luis Soberano, Waldomiro Pereira e João Sales)
4. E a gente sonhando (Milton Nascimento)

***

? - Alaíde Costa • EP 45 rpm  • Selo Odeon • catálogo: BWA-1007


1958 - Alaíde Costa  EP 45 rpm   Selo Odeon • catálogo: BWA-1007
1. Domingo de amor (Fernando César)
2. Eu sem você  (Edson Borges e Fausto Guimarães) 
3. Conselhos (Richard Franco e Hamilton Costa) 
4. Frases de amor (Nestor Campos e Alberto Paz)
** DISCOGRAFIABRASILEIRAAlaíde Costa. 'Interprete'. in: Discografia Brasileira - Instituto Moreira Salles (IMS), s/data. Disponível no link. (acessado em 19.12.2020).

***

1960 - Alaíde Costa •  Músicas de Antônio Carlos Jobim (Tom) • EP 45rpm 
• Selo RCA Victor • catálogo: 583-5060


1960 - Alaíde Costa   Músicas de Antônio Carlos Jobim (Tom)  EP 45rpm • Selo RCA Victor  catálogo: 583-5060 
1. Dindi (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira)
2. Discussão (Tom Jobim e Newton Mendonça)
3. Meditação (Tom Jobim e Newton Mendonça)
4. Esquecendo você (Tom Jobim)
Acompanhado: Léo Peracchi e sua Orquestra 
** DISCOGRAFIABRASILEIRAAlaíde Costa. 'Interprete'. in: Discografia Brasileira - Instituto Moreira Salles (IMS), s/data. Disponível no link. (acessado em 19.12.2020).

***

? - Alaíde Costa  EP 45 rpm • Selo RCA Victor • Catálogo: 583-5040


1959 - Alaíde Costa  EP 45 rpm  Selo RCA Victor  Catálogo: 583-5040
1. Terminemos em paz (Renato Lima e Oldemar Magalhães)
2. Erros de gramática (Marino Pinto e Carlos Lyra)
3. Lobo bobo (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli)
4. Madrugada (Candinho e Marino Pinto)

****

Digital single


2020 - Saudade da saudade  Alaíde Costa Canta José Miguel Wisnik  Digital single  Selo SESC
1. Saudade da saudade (José Miguel Wisnik e Paulo Neves) | Participação especial: José Miguel Wisnik

CPS


1975 - Alaíde Costa • CPS • Selo Odeon • Catálogo: S7B-822  
1. Nosso amor não deu em nada (João de Aquino e Paulo Frederico)
2. Onde está você (Oscar Castro Neves e Luvercy Florini)

1973 - Alaíde Costa • CPS • Selo Odeon ‎• catálogo: SBRCO-41272 
1. Diariamente (Paulo Cesar Gyrão e Gerson) 
2. Antes e depois (Oscar Castro Neves)

1965 - Alaíde Costa  CPS  Selo Som/Maior • catálogo: SMCS-101 
1. A voz do povo (João do Vale)
2. Diz (W. Santos e Tereza Souza) 
Acompanhada: Jongo Trio

1963 - Alaíde Costa  CPS  Selo Áudio Fidelity • catálogo: AFCS-095 
1. Onde está você (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
2. Tudo o que é meu (Alaíde Costa e Vinicius de Moraes)


****
 
Alaíde Costa - foto ©Clarissa Lambert

Alaíde Costa - 78 RPM


1961 - Alaíde Costa • RCA Victor • catálogo: 80-2285 • 78 rpm
1. Se foi passado (William Duba, Aldacir Louro e Linda Rodrigues)
2. No mundo da lua (Ana Maria Portella)

1960 - Alaíde Costa • RCA Victor • catálogo: 80-2191 • 78 rpm
1. Ciúme (Carlos Lyra)
2. O nosso olhar (Sérgio Ricardo)
Acompanhado: Orquestra

1960 - Alaíde Costa • RCA Victor • catálogo: 80-2230 • 78 rpm
1. Dindi (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira)
2. Fim de noite (Chico Feitosa e Ronaldo Bôscoli)
Acompanhado: Orquestra

1960 - Alaíde Costa • RCA Victor • catálogo: 80-2156 • 78 rpm
1. Chora tua tristeza (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
2. Esquecendo você (Tom Jobim)
Acompanhado: Orquestra

1959 - Alaíde Costa • RCA Victor • catálogo: 80-2034 • 78 rpm
1. Pela rua (Dolores Duran e Ribamar)
2. Vontade de chorar (Ivon Curi)
Acompanhado: Orquestra e Coro

1959 - Alaíde Costa • RCA Victor • catálogo: 80-2076 • 78 rpm
1. Conversa (Jair Amorim e Evaldo Gouveia)
2. Lobo bobo (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli)
Acompanhado: Orquestra

1959 - Alaíde Costa • RCA Victor • catálogo: 80-2116 • 78 rpm
1. Minha saudade (João Donato e João Gilberto)
2. Por que (Jonas Garret e Sebastião de Souza)
Acompanhado: Orquestra

1958 - Alaíde Costa • Odeon • catálogo: 14.320 • 78 rpm
1. Eu sem você (Edson Borges e Fausto Guimarães) 
2. Conselhos (Richard Franco e Hamilton Costa) 
Acompanhado: Léo Peracchi e sua Orquestra  

1958 - Alaíde Costa • Odeon • catálogo: 14.369 • 78 rpm
1. Frases de amor (Nestor Campos e Alberto Paz)
2. Domingo de amor (Fernando César)

1958 - Alaíde Costa • RCA Victor • catálogo: 80-2000 • 78 rpm
1. Canção de ir embora (Paulo Tito e Ricardo Galeno)
2. Gosto de você (Geraldo Serafim e Armando Nunes)
Acompanhado: Orquestra

1957 - Alaíde Costa • Odeon • catálogo: 14.240 • 78 rpm
1. Tarde demais (Hélio Costa e Raul Sampaio)
2. C'est la vie (Edward R. White e Mack Wolfson; vrs. Nely B. Pinto)

1956 - Alaíde Costa • Mocambo • catálogo: 15.050 • 78 rpm
1. Tens que pagar (Airton Amorim e Alaíde Costa)
2. Nosso dilema (Hélio Costa e Anita Andrade)
Acompanhada: Conjunto
----
Fonte: 78 RPM - Discografia brasileira/IMS - Acesse os fonogramas, disponíveis no link. (acessado em 19.12.2020).

****
Alaíde Costa - foto ©Marcelo Rodolfo 


"Alaíde é nossa Ella Fitzgerald ou Edith Piaf: Pela elegância, integridade, musicalidade. E ainda toca piano, compõe. Valoriza cada nota. É clássica"
- Toninho Horta, ao Uai e+, 22.4.2016.

Alaíde Costa - parcerias e coletivos


Capa do álbum "Canções de amores paulistas - Alaíde Costa canta Eduardo Santhana" • Alaíde Costa e 
Eduardo Santhana • CD • Selo MCK • 2021

Álbum "Canções de amores paulistas - Alaíde Costa canta Eduardo Santhana" • Alaíde Costa e Eduardo Santhana • CD • Selo MCK • 2021 


- canções - 
1. Meu amor parece (Eduardo Santhana e Sérvulo Augusto)
2. Lua linda (Eduardo Santhana e Nelson Motta)
3. Nunca mais (Eduardo Santhana)
4. Casaco de maresia (Eduardo Santhana e Adriana Florence)
5. Anjo meu (Eduardo Santhana)
6. Amada pra sempre (Eduardo Santhana)
7. Meio a meio (Eduardo Santhana e Carlos Henry)
8. Claudia (Eduardo Santhana)
9. Sal (Eduardo Santhana e Alfredo Gasparette)
10. Canta (Eduardo Santhana e Juca Novaes)
11. Cantiga do renascer (Eduardo Santhana e Estevão Maya Maya)
12. Vazio (Eduardo Santhana e Isolda)
13. Alaíde, Alaúde (Eduardo Santhana)
- ficha técnica - Produção musical e arranjos: Eduardo Santhana e Michel Freidenson | Músicos: Alaíde Costa (voz), Eduardo Santhana (violão, voz), Duda Neves (bateria), Sylvio Mazzucca Jr (contrabaixo), Michel Freidenson (piano e teclados), Lulinha Alencar (acordeon), Teco Cardoso (flautas e sax), Adriana Holtz (violoncelo) | Produção: Claudia Santana | Texto: Jardiel Carvalho | Gravado e mixado no IP&T - Giba Favery  | Ano: 2021 | Selo: MCK | Formato: CD | * Audição disponível no spotify (acessado em 14.2.2022). | ** Show de lançamento disponível no Canal do Eduado Santhana no youtube. (acessado em 14.2.2022).

***

Álbum "60 anos de Bossa Nova" • Claudette Soares e Alaíde Costa • CD • Selo Kuarup • 2018

Álbum "60 anos de Bossa Nova" • Claudette Soares e Alaíde Costa • CD • Selo Kuarup • 2018 


- canções -  
1. 'pot-pourri'
- Onde está você (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
- Apelo (Baden Powell e Vinicius de Moraes)
- Insensatez (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
- Primavera (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes)
2. Dindi (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira)
3. Outra vez (Tom Jobim)
4. Sem você (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
5. Chora tua tristeza (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
6. Caminhos cruzados (Tom Jobim e Newton Mendonça)
7. Sonho de um carnaval (Chico Buarque)
8. Demais (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira)
9. Morrer de amor (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
10. Ilusão à toa (Johnny Alf)
11. Obá lá lá (João Gilberto; vrs. Aloysio Oliveira)
12. 'pot-pourri' 
- Ela é carioca (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
- O amor em paz (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
- Chega de saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
- Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
- Só danço samba (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
13. Crediário do amor (Theo de Barros)
14. O barquinho (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli)
15. Diz que fui por aí (Zé Keti e Hortêncio Rocha)
16. Os grilos {The crickets sing for Anamaria}. (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle)
17. Vem balançar (Walter Santos e Tereza Souza)
18. Minha saudade (João Donato e João Gilberto)
- ficha técnica - Direção musical e arranjos: Giba Estebez; Produção: Thiago Marques Luiz; Ilustração de capa e encarte: Rosana Alencar Ribeiro a partir de imagens e produção feitas pelo fotógrafo Murilo Alvesso; Fotos: Murilo Alvesso | *Disco gravado ao vivo no Teatro Itália (São Paulo/SP), em março de 2018.  

***


Álbum "Porcelana" • Alaíde Costa e Gonzaga Leal • CD • Selo Independente • 2015

Álbum "Porcelana" • Alaíde Costa e Gonzaga Leal • CD • Selo Independente • 2015 


- canções -  
1. 'pot-pourri'
- Olá (Sérgio Pererê)
- Omi imolê {Cantiga de Sasanhe}. (Tradicional/domínio público)
2. Meu amor abre a janela {Fado Santa Luzia}. (Armando Machado e Tiago Torres da Silva)
3. Delicado (Socorro Lira)
4. Em tempo (João Cavalcanti)
5. Fim do ano (José Miguel Wisnik e Swami Jr.)
6. Bem-me-quer (Rubens Nogueira, Consuelo de Paula e Luiz Salgado)
7. Divinamente nua, a lua (Orlando Morais e Caetano Veloso)
8. O meu menino é d'oiro (Zeca Afonso)
9. Água doce no mar (Socorro Lira e Consuelo de Paula)
10. Quando se vai um amor (Capiba)
11. Solidão (Alceu Valença)
12. Porcelana (Moisés Santana)
13. Frevo do contra-êxodo (João Cavalcanti) | faixa bônus
- ficha técnica - Músicos: Alaíde Costa (voz), Gonzaga Leal (voz), Maurício Cezar (piano, teclados, escaleta), Cláudio Moura (violão, viola), Marcos FM (contrabaixo), Rafael Marques (bandolim), Júlio Cesar (acordeon), Adilson Bandeira (sax tenor, sax soprano), Adilson Bandeira (clarinetes, clarone), Flávio Oliveira (trompete), Fabiano Menezes (violoncelo), Breno Lira (guitarra), Ebel Perrelli (bateria), George Rocha (percussão), Tomás Melo (percussão), Sérgio Cassiano (percussão) | Arranjos: Maurício Cezar e Marcos FM; Direção musical: Cláudio Moura; Concepção e direção artística: Gonzaga Leal; Produção: Cláudio Moura e Jorge Féo  


***


Álbum "Alegria é guardada em cofres, catedrais" • Alaíde Costa e Toninho Horta
 • CD • Selo Independente • 2016

Álbum "Alegria é guardada em cofres, catedrais" • Alaíde Costa e Toninho Horta • CD • Selo Independente • 2016 


- canções -  
1. Nos tempos do Paulinho (Toninho Horta)
2. Outubro (Milton Nascimento e Fernando Brant)
3. Aqui ó! (Toninho Horta e Fernando Brant)
4. Tudo que você podia ser (Lô Borges e Márcio Borges)
5. Bons amigos (Toninho Horta e Ronaldo Bastos)
6. Travessia (Milton Nascimento e Fernando Brant)
7. Nascente (Flávio Venturini e Murilo Antunes)
8. Saguin (Toninho Horta)
9. Sol de primavera (Beto Guedes e Ronaldo Bastos)
10. Beijo partido (Toninho Horta)
11. Sem você (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
- ficha técnica - Músicos: Alaíde Costa (voz), Toninho Horta (violão, guitarra, arranjos) | Capa: Leonardo Tasori; Produção: Geraldo Rocha | *Gravado entre 2011 e 2014 no estúdio Na Trilha - Belo Horizonte (MG).

***


Álbum "Alaíde Costa e Fátima Guedes - ao vivo" • Alaíde Costa e Fátima Guedes 
• CD • Selo Joia Moderna • 2011

Álbum "Alaíde Costa e Fátima Guedes - ao vivo" • Alaíde Costa e Fátima Guedes • CD • Selo Joia Moderna • 2011 

{"retirado do mercado após poucas horas de circulação, por razões não esclarecidas"}

- canções -  
1. Chora brasileira (Fátima Guedes, Rosane Lessa e Djalma)
2. As pessoas (Fátima Guedes)
3. Absinto (Fátima Guedes)
4. Faca (Fátima Guedes)
5. Os amores que eu não tive (Fátima Guedes)
6. Morrer de amor (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
7. Retrato em branco e preto (Tom Jobim e Chico Buarque)
8. Ela (Fátima Guedes)
9. Amor é outra liberdade (Sueli Costa e Abel Silva)
10. A vida que a gente leva (Fátima Guedes)
11. Minha Nossa Senhora (Fátima Guedes)
12. Samba em prelúdio (Baden Powell e Vinicius de Moraes)
- ficha técnica -  Músicos: Alaíde Costa (voz), Fátima Gudes (voz), Itamar Assiere (piano, arranjo e direção musical); Cenário: Maximiliano Crovato; Produção (CD): Zé Pedro/ Joia Moderna
** Gravado ao vivo, no Teatro Fecap (SP), nos 5, 6 e 7 de setembro de 2008 / informações: Bares de SP.

***


Álbum "Elas cantam Paulinho da Viola" • (Alaíde Costa, Fabiana Cozza, Cida Moreira, Celia, Milena) 
• CD •  Selo Lua Music • 2009

Álbum "Elas cantam Paulinho da Viola" • (Alaíde Costa, Fabiana Cozza, Cida Moreira, Celia, Milena) • CD •  Selo Lua Music • 2009  


*Tributo a Paulinho da Viola. 

- canções -
1. Tudo se transformou (Paulinho da Viola) | Interprete: Fabiana Cozza
2. Timoneiro (Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho) | Interprete: Fabiana Cozza
3. Coração leviano (Paulinho da Viola) | Interpretes: Fabiana Cozza e Célia
4. Ansiedade (Paulinho da Viola) | Interprete: Célia
5. Pecado capital (Paulinho da Viola) | Interprete: Célia
6. 'pot-pourri'
- Guardei minha viola (Paulinho da Viola) | Interprete: Milena
- Argumento (Paulinho da Viola) | Interprete: Milena
7. Para um amor no Recife (Paulinho da Viola) | Interprete: Milena
8. Chuva (Paulinho da Viola) | Interprete: Myllena
9. Dança da solidão (Paulinho da Viola) | Interprete: Cida Moreira
10. Não quero você assim (Paulinho da Viola) | Interprete: Cida Moreira
11. Sinal fechado (Paulinho da Viola) | Interpretes: Alaíde Costa e Cida Moreira
12. Nada de novo (Paulinho da Viola) | Interprete: Alaíde Costa
13. Coisas do mundo, minha nega (Paulinho da Viola) | Interprete: Alaíde Costa
14. Foi um rio que passou em minha vida (Paulinho da Viola) | Interpretes: Fabiana Cozza, Célia, Milena, Cida Moreira e Alaíde Costa
- ficha técnica - Músicos: Alaíde Costa, Fabiana Cozza, Cida Moreira, Celia, Milena (vozes); Omar Campos (violão), Hanilton Messias (piano e flauta), Júnior Pita (violão 7 cordas e cavaquinho), André Santos (baixo), Adriano Busko (bateria) e Douglas Alonso (percussão)  | Direção musical e arranjos: Omar Campos | Idealização e produção: Thiago Marques Luiz | * Gravado no Sesc Pinheiros - São Paulo/SP, em 12 de julho 2008. 

***

Álbum "Voz & piano - Alaíde Costa e João Carlos Assis Brasil" • Alaíde Costa e João Carlos Assis Brasil 
• CD • Selo Lua Music • 2006

Álbum "Voz & piano - Alaíde Costa e João Carlos Assis Brasil" • Alaíde Costa e João Carlos Assis Brasil • CD • Selo Lua Music • 2006 


- canções - 
1. Noturno (Radamés Gnattali) | Instrumental
2. Janelas abertas (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
3. Nova ilusão (José Menezes e Luis Bittencourt)
4. Essa mulher (Joyce Moreno e Ana Terra)
5. Pois é (Tom Jobim e Chico Buarque)
6. Ocultei (Ary Barroso)
7. Nunca (Lupicínio Rodrigues)
8. Quando tu passas por mim (Antônio Maria e Vinicius de Moraes)
9. Teus ciúmes (Lacy Martins e Aldo Cabral)
10. Amargura (Radamés Gnattali e Alberto Ribeiro)
11. Bom dia (Herivelto Martins e Aldo Cabral)
12. Estrada branca (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) 
- ficha técnicaMúsicos: Alaíde Costa (voz) e João Carlos Assis Brasil (piano, arranjos e direção musical); Produção: José Milton 

***

Álbum "Alaíde Costa e João Carlos Assis Brasil" • Alaíde Costa e  João Carlos Assis Brasil 
• CD • Selo Movieplay • 1995

Álbum "Alaíde Costa e João Carlos Assis Brasil" • Alaíde Costa e  João Carlos Assis Brasil • CD • Selo Movieplay • 1995 


- canções - 
1. Sem você (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
2. Morrer de amor (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
*'Eu te odeio' (Fátima Guedes) | incidental
3. Azulão (Jaime Ovalle e Manuel Bandeira)
4. Estrada do sertão (João Pernambuco e Hermínio Bello de Carvalho)
5. Come again (John Dolland e Péricles Eugênio da Silva Ramos)
6. Modinha (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
7. Prelúdio nº 3 (Villa-Lobos)
8 - 'pot-pourri'
Marcha turca (W. A. Mozart)
- Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu e Eurico Barreiros)
9. Faca (Fátima Guedes)
10. Prelúdio das bachianas nº 4 (Villa-Lobos)
11. Sertaneja (Ernesto Nazareth e Catulo da Paixão Cearense)
12. Te quiero (Alberto Fávero e Mário Benedetti)
13. Bachianas nº 5 (Villa-Lobos e Manuel Bandeira)
14. Primavera (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes)
15. Onde está você (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
- ficha técnica - Músicos: Alaíde Costa (voz), João Carlos Assis Brasil (piano, arranjos) | Produção: Jorge Gambier 

***

Álbum "Alaíde Costa & Oscar Castro Neves" • Alaíde Costa e Oscar Castro-Neves • LP • Selo Odeon • 1973

Álbum "Alaíde Costa & Oscar Castro-Neves" • Alaíde Costa e Oscar Castro-Neves • LP/CD • Selo Odeon • 1973 


- canções -
1. Obrigada meu bem (Aloysio de Oliveira e Sylvia Telles)
2. Sabe você (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes)
3. Só não vem você (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli)
4. Caminhos (Luis Jorge e Regina Werneck)
5. Noturno em tempo de samba (Custódio Mesquita e Evaldo Ruy)
6. Companheira da manhã (Oscar Castro Neves e Regina Werneck)
7. Cala meu amor (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
8. Outono (Billy Blanco)
9. Murmúrios (João Pinto e Regina Célia)
10. Retrato em branco e preto (Tom Jobim e Chico Buarque)
11. Amigo amado (Alaíde Costa e Vinicius de Moraes)
12. A dama de vermelho (Pedro Caetano e Alcyr Pires Vermelho)
- ficha técnica - Músicos: Alaíde Costa (voz), Oscar Castro Neves (violão, piano, teclados) / Orquestra Odeon | Direção musical: maestro Gaya; Orquestração, arranjos e regência: Oscar Castro Neves; Direção de produção: Milton Miranda; Assistente de produção: Aloysio de Oliveira; Diretor técnico: Z. J. Merky; Técnico de gravação: Nivaldo, Toninho e Dacy; Técnico de laboratório: Reny R. Lippi; Técnico de remixagem: Nilvaldo Duarte; Lay-out e fotos: Flávio D'alincourt

***

Alaíde Costa - parcerias e grupo - CPS - CPD

1974 - Alaíde Costa e Oscar Castro-Neves  CPS  Selo Odeon • catálogo: S7B-745 
1. Retrato em branco e preto (Tom Jobim e Chico Buarque)
2. Cala meu amor (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

1968 - Alaíde Costa e Geraldo Cunha  CPS  Selo Continental • catálogo: CS-50092 
1. Cabocla (Chico Maranhão)
2. O rancho (Geraldo Cunha e Renato Teixeira)

1962 - Os Bossais*  78 rpm  Selo Audio Fidelity  catálogo: AF-092 
1. Quem quiser encontrar o amor (Geraldo Vandré e Carlos Lira)
2. Marcha da quarta-feira de cinza (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes)
* Os Bossais {Alaíde Costa, Claudette Soares, Pedrinho Mattar, Mathias Mattos e Antônio Pinheiro}.

1962 - Os Bossais • Selo Audio Fidelity • vinyl, 7 • catálogo: AFC-1097

1962 - Os Bossais*  Selo Audio Fidelity  vinyl, 7  catálogo: AFC-1097  
1. Quem quiser encontrar o amor (Geraldo Vandré e Carlos Lira)
2. Minha saudade (João Donato e João Gilberto)
3. Barquinho (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli)
4. Marcha da quarta-feira de cinza (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes) 
* Os Bossais {Alaíde Costa, Claudette Soares, Pedrinho Mattar, Mathias Mattos e Antônio Pinheiro}
** Quer ouvir. Áudio disponível no link. (acessado em 23.12.2020)


****

Alaíde Costa - coletâneas, compilações e séries 


Álbum "Caterina Valente • Alaíde Costa • Maysa • Dolores Duran • The women of Bossa Nova" • volume one 
• CD duplo • Selo Él ‎(ACMEMD335CD) / Selo Cherry Red (ACMEMD335CD) • 2017

Álbum "Caterina Valente • Alaíde Costa • Maysa • Dolores Duran • The women of Bossa Nova" • volume one • CD duplo • Selo Él ‎(ACMEMD335CD) / Selo Cherry Red (ACMEMD335CD) UK/Reino Unido • 2017

Coletânea

Disco 1
CATERINA VALENTE "Bossa clássica" - faixas:  1-14

ALAIDE COSTA "Jóia moderna" (with Baden Powell) - faixas: 15-28*
- canções - 
1-15. Encontro com a saudade (Billy Blanco e Nilo Queiroz)
1-16. Samba de nós dois (Baden Powell e Billy Blanco)
1-17. Se foi passado (William Duba, Aldacir Louro e Linda Rodrigues)
1-18. Gostar de ninguém (Valzinho e Hugo Almeida)
1-19. Só de mentirinha (Benil Santos e Paulo Tito)
1-20. Ponto final (Ana Maria Portella)
1-21. Canção do amor sem fim (Geraldo Vandré e Alaíde Costa)
1-22. No mundo da lua (Ana Maria Portella)
1-23. Gosto do seu olhar (Iko Castro Neves e Luvercy Fiorini)
1-24. Sem você (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
1-25. Segue a vida em paz (Baden Powell e Hugo Almeida)
1-26. Lágrima (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
1-27. Pela rua (Dolores Duran e Ribamar)
1-28. Chora tua tristeza (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini) 
* Fonogramas (faixas 1-15 a 1-26) são do LP "Alaíde jóia moderna" - RCA Victor/1961 | (faixa 1-27) é do LP "Gosto de você" - Selo RCA Victor/1959 | e (faixa 1-28) do LP "Alaíde canta suavemente" - RCA Victor/1960.


Disco 2
MAYSA "Tom Jobim for Maysa" - faixas:  1-12

DOLORES DURAN And Her Interpreters - faixas:  13-27
** Release: Discogs.


***

Álbum "Alaide Costa ‎– Retrato em branco e preto" • Alaíde Costa • CD • Selo EMI (327637 2) • 2012

Álbum "Alaíde Costa ‎– Retrato em branco e preto" • Alaíde Costa • CD • Selo EMI (327637 2) • 2012


- canções - 
1. Sabe você (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes) | com Oscar Castro Neves / gravação 1973
2. Me deixa em paz (Monsueto e Airton Amorim) | Participação especial: Milton nascimento) / gravação 1972
3. Pé sem cabeça (Danilo Caymmi e Ana Terra) / gravação 1976
4. Retrato em branco e preto (Tom Jobim e Chico Buarque) | com Oscar Castro Neves / gravação 1973
5. Pai grande (Milton Nascimento) / gravação 1976
6. Ansiedade (Paulinho da Viola) / gravação 1972
7. Quem sou eu (Johnny Alf) / gravação 1976
8. Diz (Walter Santos e Tereza Souza) / gravação 1972
9. Corpos (Ivan Lins e Vítor Martins) / gravação 1976
10. E a gente sonhando (Milton Nascimento) / gravação 1972
11. Primavera (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes) / gravação 1974
12. Coração (Nelson Ângelo e Ronaldo Bastos) / gravação 1976
13. Onde está você (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini) / gravação 1975
14. C'est la vie (Edward R. White e Mack Wolfson; vrs. Nely B. Pinto) / gravação 1957

***

Álbum "Alaíde Costa" • Alaíde Costa • Série Grandes vozes • CD • Selo Som Livre • 2007


Álbum "Alaíde Costa"  Alaíde Costa  Série Grandes vozes • CD  Selo Som Livre  2007

- canções - 
1. Me deixa em paz (Monsueto e Airton Amorim) | Participação: Milton Nascimento / gravação/1972 (Odeon/EMI)
2. Onde está você (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
3. Sonho de um carnaval (Chico Buarque)
4. Cadê o amor (Walter Santos e Tereza Souza)
5. Retrato em branco e preto (Tom Jobim e Chico Buarque) | gravação 1975 (Odeon/EMI)
6. Manhã chegou (Manguito e André Perez)
7. A voz do povo (João do Vale e Luiz Vieira)
8. Pela rua (Dolores Duran e Ribamar) | Gravação 1959 (RCA Victor)
9. Preciso aprender a ser só (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle)
10. Tristeza de amar (Geraldo Vandré e Luiz Roberto)
11. Sem você (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) | Gravação 1961 (RCA Victor)
12. Morrer de amor (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
13. Diz (Walter Santos e Tereza Souza)
14. Quem quiser encontrar o amor (Geraldo Vandré e Carlos Lira)  | Grupo Os Bossais
15. O barquinho (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli) | Grupo Os Bossais
16. Marcha da quarta-feira de cinzas (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes)  | Grupo Os Bossais
- ficha técnica - Músicos: Grupo Os Bossais s {Alaíde Costa, Claudette Soares, Pedrinho Mattar, Mathias Mattos e Antônio Pinheiro}A maior parte das faixas do CD são de fonogramas de discos do selo Audio Fidelity (gravados entre 1963 e 1965)  | Nota (contracapa):  Rodrigo Faour.

***

Álbum "A música brasileira deste século por seus autores e intérpretes - Alaíde Costa"
 • Alaíde Costa • CD • Selo SESC • 2002

Álbum "A música brasileira deste século por seus autores e intérpretes - Alaíde Costa"  Alaíde Costa  CD  Selo SESC  2002

Série promovida e realizada pelo SESC-São Paulo, extraídos de áudios de programas produzidos por Fernando Faro para a televisão, os programas 'Ensaio', na extinta TV Tupi, em 1969, que prosseguiu na TV Cultura, a partir de 1989, e o programa 'MPB Especial', na mesma emissora, no período de 1970 a 1975. Cada CD traz depoimentos e interpretações dos respectivos homenageados. Produção do CD por J. C. Botezelli 'Pelão' | O áudio deste CD foi gravado originalmente pela Fundação Padre Anchieta do Programa 'Ensaio', realizado no dia 15 de junho de 1992.

- canções -
1. Onde está você (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
2. Boa noite (Domínio público
3. Confesso (Sátiro de Melo e Nelson Trigueiro)
4. Noturno em tempo de samba (Custódio Mesquita e Evaldo Ruy)
5. Tarde demais (Hélio Costa e Raul Sampaio)
6. Conselhos (Hamilton Costa e Richard Franco)
7. Minha saudade (João Donato e João Gilberto)
8. Estrada branca (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
9. Lágrima (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
10. Morrer de amor (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
11. Outro dia em Verde Prado (Guilherme de Almeida)
12. Insensatez (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
13. Amigo amado (Alaíde Costa e Vinicius de Moraes)
14. Me deixa em paz (Monsueto e Airton Amorim)
15. Absinto (Fátima Guedes) 
16. Rei de França na ilha da assombração {Incredo incruz}. (Zé Di e Luis do Salgueiro) 
- ficha técnica - Músicos: Alaíde Costa (voz); Conrado Paulino (violão); Fernando Corrêa (violão); Giba Estebez (piano); Vitor Alcântara (flauta) | Produção do disco: J. C. Botezelli (Pelão)

***

Álbum "BIS - Alaíde Costa" • Alaíde Costa • Série Bis Bossa Nova • CD duplo • Selo EMI Music • 2001


Álbum "BIS - Alaíde Costa"  Alaíde Costa  Série Bis Bossa Nova  CD duplo • Selo EMI Music ‎– (530948 2) / Copacabana ‎– (624 530948 2)  2001


Disco 1
- canções -
1. Onde está você (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
2. Retrato em branco e preto (Tom Jobim e Chico Buarque)
3. Quem sou eu (Johnny Alf)
4. Diz (Walter Santos e Tereza Souza)
5. Noturno em tempo de samba (Custódio Mesquita e Evaldo Ruy)
6. Sonho e fantasia (João Donato e Lysias Ênio)
7. Diariamente (Paulo César Gyrão e Gerson)
8. Sabe você (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes)
9. Calvário (Cau Pimentel e Marcos Calazans)
10. Nosso amor não deu em nada (João de Aquino e Paulo Frederico)
11. Tomara (Novelli, Paulo César Pinheiro e Maurício Tapajós)
12. Pé sem cabeça (Danilo Caymmi e Ana Terra)
13. Tarde demais (Hélio Costa e Raul Sampaio)
14. Conselhos (Hamilton Costa e Richard Franco)

Disco 2 
- canções -
1. Primavera (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes)
2. Obrigada meu bem (Aloysio de Oliveira e Sylvia Telles)
3. Pai grande (Milton Nascimento)
4. Viver de amor (Toninho Horta e Ronaldo Bastos)
5. Companheira da manhã (Oscar Castro Neves e Regina Werneck)
6. C'est la vie (Edward R. White e Mack Wolfson; vrs. Nely B. Pinto)
7. Amigo amado (Alaíde Costa e Vinicius de Moraes)
8. E a gente sonhando (Milton Nascimento)
9. Ansiedade (Paulinho da Viola)
10. Enlouqueci (Luis Soberano, Waldomiro Pereira e João Sales)
11. Avenida fechada (Élton Medeiros, Cristovão Bastos e Antônio Valente)
12. Coração (Nelson Ângelo e Ronaldo Bastos)
13. Corpos (Ivan Lins e Vítor Martins)
14. Me deixa em paz (Monsueto e Airton Amorim) | Participação especial: Milton Nascimento

***

Álbum "Série 2 em 1 - Alaíde Costa" • Alaíde Costa • CD duplo • Selo EMI Music • 1994 

Álbum "Série 2 em 1 - Alaíde Costa"  Alaíde Costa • CD duplo  Selo EMI Music  1994 

Remasterizados em digital
Disco 1 - {Alaíde Costa & Oscar Castro Neves - LP/1973}
- canções -
1. Obrigada meu bem (Aloysio de Oliveira e Sylvia Telles)
2. Sabe você (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes)
3. Só não vem você (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli)
4. Caminhos (Luis Jorge e Regina Werneck)
5. Noturno em tempo de samba (Custódio Mesquita e Evaldo Ruy)
6. Companheira da manhã (Oscar Castro Neves e Regina Werneck)
7. Cala meu amor (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
8. Outono (Billy Blanco)
9. Murmúrios (João Pinto e Regina Célia)
10. Retrato em branco e preto (Tom Jobim e Chico Buarque)
11. Amigo amado (Alaíde Costa e Vinicius de Moraes)
12. A dama de vermelho (Pedro Caetano e Alcyr Pires Vermelho)

Disco 2 - {Alaíde Costa -  LP/1975}
- canções -
1. Me deixa em paz (Monsueto e Airton Amorim) | Participação especial: Milton Nascimento
2. E a gente sonhando (Milton Nascimento)
3. Diariamente (Paulo César Gyrão e Gerson)
4. Ansiedade (Paulinho da Viola)
5. Nosso amor não deu em nada (João de Aquino e Paulo Frederico)
6. Antes e depois (Oscar Castro Neves)
7. Primavera (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes)
8. Enlouqueci (Luis Soberano, Waldomiro Pereira e João Sales)
9. Calvário (Cau Pimentel e Marcos Calazans)
10. Avenida fechada (Élton Medeiros, Cristovão Bastos e Antônio Valente)
11. Diz (Walter Santos e Tereza Souza)
12. Onde está você (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
- ficha técnica - Coordenação e seleção: Marketing estratégico; Projeto gráfico: Egeu Laus; Digital remasterização: Sérgio Murilo

***

Álbum "Alaíde Costa" • Alaíde Costa • CD • Selo BMG-Ariola (M60029) • 1993

Álbum "Alaíde Costa"  Alaíde Costa  CD  Selo BMG-Ariola (M60029)  1993


- canções -
1. Dindi (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira)
2. Chora tua tristeza (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
3. O nosso olhar (Sérgio Ricardo)
4. Sem você (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
5. Lobo bobo (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli)
6. Lágrima (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
7. Encontro com a saudade (Billy Blanco e Nilo Queiroz)
8. Minha saudade (João Donato e João Gilberto)
9. Estrada branca (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
10. Meditação (Tom Jobim e Newton Mendonça)
11. Gostar de ninguém (Valzinho e Hugo Almeida)
12. Fim de noite (Chico Feitosa e Ronaldo Bôscoli)
13. Esquecendo você (Tom Jobim)
14. Discussão (Tom Jobim e Newton Mendonça)

***

Álbum "Alaíde Costa" • Alaíde Costa • LP/CD • Selo Coronado/EMI-Odeon (SC 10055) • 1975

Álbum "Alaíde Costa"  Alaíde Costa  LP/CD  Selo Coronado/EMI-Odeon (SC 10055)  1975

{Compilações fonogramas de discos dos anos: 1971, 1972, 1974, 1975 / Série Coronado-Odeon}

- canções -
1. Me deixa em paz (Monsueto e Airton Amorim) | Participação especial: Milton Nascimento
2. E a gente sonhando (Milton Nascimento)
3. Diariamente (Paulo César Gyrão e Gerson)
4. Ansiedade (Paulinho da Viola)
5. Nosso amor não deu em nada (João de Aquino e Paulo Frederico)
6. Antes e depois (Oscar Castro Neves)
7. Primavera (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes)
8. Enlouqueci (Luis Soberano, Waldomiro Pereira e João Sales)
9. Calvário (Cau Pimentel e Marcos Calazans)
10. Avenida fechada (Élton Medeiros, Cristovão Bastos e Antônio Valente)
11. Diz (Walter Santos e Tereza Souza)
12. Onde está você (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)


"Ontem e hoje Alaíde ainda é a joia moderna da música brasileira. Que o Brasil nunca perca de vista esse tesouro que tem em mãos." 
- Tito Guedes, em "Alaíde Costa, a joia moderna da MPB". in: IMMuB, 5 de 12.2020.

****

Alaíde Costa - foto: ©Greg Salibian/folhapress

Alaíde Costa - participações especiais em álbuns de diversos artistas ou coletâneas da MPB


:: Álbum "Uma homenagem à divina Elizeth Cardoso - 100 anos".  (Diversos interpretes). Digital álbum . Selo Biscoito Fino (2020) 
- faixas - canções/compositores - interpretes -
9. Doce de coco (Jacob do Bandolim e Hermínio Bello de Carvalho) | Interpretes: Ayrton Montarroyos e Alaíde Costa
10. Estrada branca (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) | Interpretes: Alaíde Costa
11. Medo de amar (Vinicius de Moraes) | Interpretes: Alaíde Costa
12. Folhas no ar (Élton Medeiros e Hermínio Bello de Carvalho) | Interpretes: Alaíde Costa
13. Barracão (Luiz Antônio e Oldemar Magalhães) | Interpretes: Leci Brandão, Ayrton Montarroyos, Eliana Pittman, Zezé Motta, Alaíde Costa e Claudette Soares.
- ficha técnica - Músicos: Luciano Ruas (piano), Paulo Serau (violão), Marcos Paiva (contrabaixo), Pedro Vithor Almeida (sopros) e Pedro Henning (bateria) | Direção musical, arranjos: Paulo Serau; Idealização e produção: Thiago Marques Luiz.
:: Álbum "Tio Gê – O samba paulista de Geraldo Filme" (Diversos artistas)CD duplo. Selo Sesc (2020)/ distribuição: Tratore. | Participação especialAlaíde Costa | Canção: 'Silêncio no bexiga' (Geraldo Filme). Informações: SescSP | e Segs.
:: Álbum "Um personagem chamado Ivon Curi" (Ivon Curi/ Diversos artistas) . CD. Selo Kuarup/ Discobertas . 2020 | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Vontade de chorar' (Ivon Curi).
:: Álbum "Dalva de Oliveira - 100 anos . ao vivo". (Diversos interpretes). CD duplo. Selo Biscoito Fino (2018) | Participação especial: Alaíde Costa* | Canção: 'Calúnia' (Marino Pinto e Paulo Soledade) *CD 1.
:: Álbum "Influência do Jazz". (João Senise) . CD . Selo Biscoito Fino (2017) |  Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Eu e a brisa' (Johnny Alf).
:: Álbum "Dia de jogo" (Mauro Amorim). CD . Selo Independente (2017) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'A cor do mar' (Tim Maia).
:: Álbum "The poet of the Bossa Nova". (Vinicius de Moraes). 3 CD's . Selo New Continent/França ‎. cat. 648038. (2017) | Participação especial: Alaíde Costa e Baden Powell* | Canção: 'Sem você' (Tom Jobim e Vinicius de Moraes). *CD 2 - fx. 2-6/ Release: Discogs.
:: Álbum "Isso é que é viver - Hermínio, 80 anos". {tributo Hermínio Bello de Carvalho}. (Diversos interpretes). CD. Selo Biscoito Fino (2015) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Cobras e lagartos' (Sueli Costa e Hermínio Bello de Carvalho)
:: Álbum "Nazareth revisitado"*. (João Carlos Assis Brasil). CD . Selo Independente (2013) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Sertaneja' (Ernesto Nazareth e Catulo da Paixão Cearense). *Tributo a Ernesto Nazareth.
:: Álbum "Purabossanova". (Sérgio Britto). CD . Selo Som Livre (2013) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Completamente triste' (Sérgio Britto).
:: Álbum "12 Canções inéditas". (Roberto Sion). CD . Selo Independente (2012) | Participação especial: Alaíde Costa | Canções: 'Quem dera' -e- 'Labirinto' (Roberto Sion e Maurício Gusmão).
:: Álbum "Herivelto Martins - 100 anos". (Diversos artistas). CD . Selo Lua Music (2012) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Recusa' (Herivelto Martins).
:: Álbum "Rubens Lisboa por tantas vozes". (Diversos artistas). CD triplo . Selo Discobertas (2011) | Participação especial: Alaíde Costa* | Canção: 'Promessas' (Rubens Lisboa). *CD 3.
:: Álbum "Noel Rosa - 100 anos". (Gilson Peranzzetta e Mauro Senise). CD/DVD . Selo Biscoito Fino (2011) | Participação especial: Alaíde Costa | Canções: 'Cor de cinza' - 'Último desejo' - 'Quando o samba acabou' (Noel Rosa) e a canção: 'Feitio de oração' (Noel Rosa e Vadico). 
:: Álbum "Uma noite para Maysa"*. (Diversos artistas). CD . Selo Lua Music (2011) | Participação especial: Alaíde Costa | Canções: 'Dindi' (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira) -e- 'Morrer de amor' (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini). *Tributo à Maysa.
:: Álbum "100 anos - Ataulfo Alves"*. (Diversos artistas). CD duplo. Selo Lua Music (2009) | Participação especial: Alaíde Costa e André Mehmari** | Canção: 'Infidelidade' (Ataulfo Alves e Américo Seixas). *Tributo à Ataulfo Alves; **CD 1.
:: Álbum "Lupicínio Rodrigues e Tito Madi: Dois gênios - na voz de grandes intérpretes" /Série 'A obra dos grandes autores, gênios da música brasileira'. (Diversos artistas). CD. Selo Warner Music (2009) | Participação especial: Alaíde Costa e Joao Carlos e Assis Brasil | Canção: 'Nunca' (Lupicínio Rodrigues).
:: Álbum "Dolores - a música de Dolores Duran". (Diversos artistas). CD . Selo Lua Music (2007) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Ternura antiga' (Dolores Duran e Ribamar). *Tributo Dolores Duran. 
:: Álbum "Esta chama que não vai passar". (Diversos artistas). CD . Selo Biscoito Fino (2007) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Demais' (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira). *Tributo à Maysa.
:: Álbum "E o nosso mínimo é o prazer". (Gonzaga Leal). CD . Selo Independente (2006) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção:  'Voz de mulher' (Sueli Costa e Abel Silva) -e- 'Meiga presença' (Paulo Valdez e Otávio de Morais).   
:: Álbum "Sobras repletas"*. (Diversos artistas). CD . Selo CPC - UMES (2006) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Calçadas' (Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro). *Homenagem a Maurício Tapajós, na passagem do aniversário de 10 anos de sua morte, apresentando um repertório quase inédito.
:: Álbum "Clube moderno - Esquina do mundo". (Diversos artistas). CD . Selo Dubas Música (2005) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Catavento' (Milton Nascimento).
:: Álbum "Timoneiro"*. (Diversos artistas). CD . Selo Biscoito Fino (2005) | Participação especial: Alaíde Costa e Joyce Moreno | Canção: 'Se Deus der bom tempo' (Jean Garfunkel, Garibalde Otávio e Hermínio Bello de Carvalho). *Álbum de inéditas, comemorativo dos 70 anos de Hermínio Bello de Carvalho. 
:: Álbum "Tropique samba lounge - samba e amor". (Diversos artistas). CD . Selo Dubas Música (2004) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Enlouqueci' (Luis Soberano, Waldomiro Pereira e João Sales)
:: Álbum "Vinicius 90 anos"*. (Diversos artistas). CD duplo . Selo Som Livre (2003) | Participação especial: Alaíde Costa** | Canção: 'Insensatez' (Tom Jobim e Vinicius de Moraes). *Homenagem a Vinicius de Moraes. ** CD 2.
:: Álbum "Bossa Nova lounge - Dreamer". (Diversos artistas). CD . Selo Dubas Música (2002) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Noite só' (Tuca e Consuelo de Castro). 
:: Álbum "Quixote". (Renato Braz). CD . Selo Eldorado (2002) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Onde está você (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
:: Álbum "Milton Nascimento - uma travessia musical". (Milton Nascimento). CDs/ 5 vols . Selo Seleções Reader's Digest (1998) | Participação especial: Alaíde Costa* | Canção: 'Me deixa em paz' (Monsueto e Airton Amorim). *CD 4.
:: Álbum "A casa da bossa". (Diversos artistas). CD . Selo Polygram (1997) | Participação especial: Alaíde Costa e Joyce Moreno | Canções: 'Primavera' -e- 'Sabe você' (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes).
:: Álbum "Pouco pra mim". (Carlos Navas). CD . Selo Dabliú Discos (1997) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Canções e momentos' (Milton Nascimento e Fernando Brant)
:: Álbum "40 anos de música - 1964". (Diversos artistas). CD . Selo RGE (1997) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Onde está você' (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)
:: Álbum "A sede do peixe". (Milton Nascimento). DVD . Selo EMI Music (1997) | Participação especial: Alaíde Costa e Wagner Tiso | Canção: 'Me deixa em paz' (Monsueto e Airton Amorim)
:: Álbum "Songbook Tom Jobim". (Diversos artistas). CDs/ 5 vols. Selo Lumiar Discos (1996) | Participação especial: Alaíde Costa* | Canção: 'Samba do avião' (Tom Jobim). *CD 5. 
:: Álbum "Cantoria". (Diversos artistas). CD. Selo Saci (1995) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Não tem mais jeito' (Élton Medeiros, Maurício Tapajós e Hermínio Bello de Carvalho). *Homenagem a Hermínio Bello de Carvalho.
:: Álbum "Tributo a Vinícius". (Diversos artistas). LP/K7. Selo RGE (1993) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Insensatez' (Tom Jobim e Vinicius de Moraes). *Homenagem a Vinicius de Morais.
:: Álbum "No Tom da Mangueira". (Diversos artistas). LP/CD. Selo Saci (1993) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Quando o samba acabou' (Noel Rosa). *Homenagem a Tom Jobim/ Carnaval.
:: Álbum "Eu sei que vou te amar". (Vinicius de Moraes). LP. Selo EMI-Odeon (1990) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Primavera' (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes).
:: Álbum "Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle - Série Inesquecível - grandes compositores". (Diversos artistas). LP. Selo RGE (1990) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Preciso aprender a ser só (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle).
:: Álbum "Encontro das águas". (Juca Novaes e Edu Santana/ 'Trovadores Urbanos'). LP. Selo Cachet Records (1990) | Participação especial: Alaíde Costa | Cançoes: 'De Juma Marruá' -e- 'Luz do arrebol' (Juca Novaes e Edu Santana).
:: Álbum "Grandes Cantoras Populares - Série Inesquecível". (Maysa, Sandra de Sá, Maria Odette, Alaíde Costa, Elis Regina, Yvette, Wanda Sá, Angela Maria, Maria Creuza, Marília Medalha, Nana Caymmi e Cláudia). LP/CD . Selo RGE . LP 320.6081 - CD 342.6078 / (1990) | Interprete: Alaíde Costa | Canção: 'Sonho de um carnaval' (Chico Buarque).
:: Álbum "Grandes intérpretes - Projeto Brahma extra". (Diversos artistas). LP duplo. Selo Independente (1989) | Participação especial: Alaíde Costa* | Canção: 'Onde está você' (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini). *LP 1.
:: Álbum "Travessia". (Milton Nascimento). LPs/ 5 vols. Selo EMI-Odeon (1989) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Me deixa em paz' (Monsueto e Airton Amorim). *LP 1. {Coletânea em Caixa com 5 LPs}.
:: Álbum "Hermínio Bello de Carvalho - Lira do povo". (Hermínio Bello de Carvalho). LP duplo. Selo Independente (1985) | Participação especial: Alaíde Costa* | Canção: 'Fundo de Quintal' (Cartola, Cláudio Jorge e Hermínio Bello de Carvalho). *LP 1.
:: Álbum "João do Vale - História da música popular brasileira - Série grandes compositores". (Diversos artistas). LP. Selo Abril Cultural (1983) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'A voz do povo' (João do Vale e Luiz Vieira).
:: Álbum "Sidney Miller". (Diversos artistas). LP. Selo Funarte (1983) | Participação especial: Alaíde Costa e Zé Luiz Mazziotti | Canção: 'Menina da agulha' (Sidney Miller); Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Paisagem sobre valsa' (Sidney Miller); Participação especial: Alaíde Costa,  Zé Luiz Mazziotti e Zezé Gonzaga | Canção: 'Pois é, pra que?' (Sidney Miller). *Homenagem a Sidney Miller | Gravação e montagem – 17 à 22 de novembro de 1982.
:: Álbum "Zé Keti e Monsueto - História da música popular brasileira - Série grandes compositores". (Diversos artistas). LP. Selo Abril Cultural (1982) | Participação especial: Alaíde Costa e Milton Nascimento | Canção: 'Me deixa em paz' (Monsueto e Airton Amorim).
:: Álbum "Testamento - a música e a poesia de Vinicius de Morais - Vol. 2". (Vinicius de Moraes). LP. Selo RGE (1981) | Participação especial: Alaíde Costa e Milton Nascimento | Canção: 'Insensatez' (Tom Jobim e Vinicius de Moraes).
:: Álbum "20 anos de Bossa Nova". (Diversos artistas). LP. Selo  Clack/Bandeirantes Discos (1979) | Participação especial: Alaíde Costa e Oscar Castro-Neves | Canção: 'Onde está você' (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini). *Show gravado ao vivo no Teatro Municipal - São Paulo, no dia 27 de outubro de 1978.
:: Álbum "'Velha' Bossa Nova". (Diversos artistas). LP. Selo  RCA Camden (1978) | Participação especial: Alaíde Costa | Canções: 'Chora tua tristeza' (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini) -- 'Complicação' (Chico Feitosa e Ronaldo Bôscoli) -e- 'Dindi' (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira).
:: Álbum "Carlos Lyra e a Bossa Nova - História da música popular brasileira". (Diversos artistas). LP. Selo Abril Cultural (1978) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Onde está você' (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini).
:: Álbum "João do Vale - A nova história da música popular brasileira". (Diversos artistas). LP. Selo Abril Cultural (1977) | Participação especial: Alaíde Costa e Milton Nascimento | Canção: 'A voz do povo' (João do Vale e Luiz Vieira).
:: Álbum "Som brasileiro". (Diversos artistas). LP. Selo Odeon (1975) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Primavera' (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes).
:: Álbum "100 anos de música popular brasileira - Gravado ao Vivo* . Vol. 6 - Projeto Minerva". (Diversos artistas). LP. Selo MEC/Tapecar (1975) | Participação especial: Alaíde Costa | Canções: 'Lobo bobo' (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli) -e- 'O barquinho' (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli) || Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Eu não existo sem você' (Tom Jobim e Newton Mendonça) | *Gravado ao vivo no Estúdio da Rádio MEC-Rio de Janeiro, de 23 de dezembro de 1974 a 12 de janeiro de 1975/ Extraído da Série "MPB 100 Ao Vivo", produzido por Ricardo Cravo Albin para o Projeto Minerva.
:: Álbum "100 anos de música popular brasileira - Gravado ao Vivo* . Vol. 5 - Projeto Minerva". (Diversos artistas). LP. Selo MEC/Tapecar (1975) | Participação especial: Alaíde Costa Canção: 'Desafinado' (Tom Jobim e Newton Mendonça) || Participação especial:  Alaíde Costa e Johnny Alff  Canção: 'Garota de Ipanema' (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) | *Gravado ao vivo no Estúdio da Rádio MEC-Rio de Janeiro, de 23 de dezembro de 1974 a 12 de janeiro de 1975/ Extraído da Série "MPB 100 Ao Vivo", produzido por Ricardo Cravo Albin para o Projeto Minerva.
:: Álbum "O fino da Bossa . vol.1". (Diversos artistas). LP. Selo Premier/RGE (1973) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Onde está você' (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini).
:: Álbum "Antônio Carlos Jobim - Série Grandes autores". (Diversos artistas). LP. Selo RCA Camden (1973) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Dindi' (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira).
:: Álbum "Clube da esquina". (Milton Nascimento e Lô Borges/ Diversos artistas). LP/CD duplo. Selo Odeon (1972) | Participação especial: Alaíde Costa* | Canção: 'Me deixa em paz' (Monsueto e Airton Amorim). *LP 2.
:: Álbum "Homenagem a Miguel Gustavo". (Miguel Gustavo). LP. Selo Independente (1972) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'E daí' (Miguel Gustavo).
:: Álbum "VII Festival Internacional da Canção Popular - as 12 finalistas - fase nacional". (Diversos artistas). LP. Selo Som Livre (1972) | Interprete: Alaíde Costa | Canção: 'Serearei' (Hermeto Pascoal).
:: Compacto 'Milton Nascimento'. CPS. Odeon. 7B-537, lado 2 (1971) | Interpretes: Milton Nascimento e Alaíde Costa | Canção: 'Me deixa em paz' (Monsueto e Airton Amorim).
:: Álbum "Carlos Lyra - História da música brasileira". (Diversos artistas). LP. Selo Abril Cultural (1971) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Lobo bobo' (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli).
:: Álbum "Apoteose - o show dos shows"*. (Diversos artistas). LP. Selo RGE (1970) | Interprete: Alaíde Costa | Canção: 'Onde está você' (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini). *LP montado de vários "shows" memoráveis, realizados entre 1964 e 1965.
:: Álbum "Chico Buarque - História da música brasileira". (Diversos artistas). LP. Selo Abril Cultural (1970) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Sonho de um carnaval' (Chico Buarque).
:: Álbum "Show de sucessos - vol. 2". (Diversos artistas). LP. Selo Som Maior (1967) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Sonho de um carnaval' (Chico Buarque).
:: Álbum "A bossa no Paramount"*. (Diversos artistas). LP. Selo RGE (1965) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Adeus' (Oscar Castro Neves). *Gravado ao vivo no Teatro Paramount - São Paulo, no ano de 1964 | **Outras edições: "30 anos de Bossa Nova. vol.3" (1989).
:: Álbum "Festival da Bossa". (Diversos artistas). LP. Selo Som Maior (1965) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Terra de ninguém' (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle). * Outras edições: "30 anos de Bossa Nova. vol.5" (1989). 
:: Álbum "Movimento 65". (Diversos artistas). LP. Selo RCA Victor (1965) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Sem você' (Tom Jobim e Vinicius de Moraes).  
:: Álbum "Os grandes sucessos do Paramount". (Diversos artistas). LP/CD. Selo RGE (1965) | Participação especial: Alaíde Costa e Titulares do Ritmo | Canção: 'Onde está você' (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini); Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Morrer de amor' (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini) . Gravado ao vivo no Teatro Paramount - São Paulo.
:: Álbum "O fino da Bossa". (Diversos artistas). LP/CD. Selo RGE (1964) | Participação especial: Alaíde Costa | Canção: 'Onde está você' (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini). *Gravado ao vivo no Teatro Paramount - São Paulo, no dia 25 de maio de 1964 | **Outras edições: "30 anos de Bossa Nova. vol.1" (1989). 
:: Álbum "2º Festival da Penha". (Diversos artistas). LP. Selo RCA Victor (1958) | Interpretes: Alaíde Costa | Canção: 'Um de nós é demais' (Bruno Gomes e Sebastião Cirino).


****

Alaíde Costa - foto ©Giulia Gamba

Perfil biográfico e outros livros sobre Alaíde Costa


"Alaíde Costa: Faria tudo de novo", de Ricardo de Santhiago
. Coleção Aplauso Música. São Paulo: Imprensa Oficial, 2013.
Sinopse: Começou no programa Arraia Miúda de Renato Murce. Com um canto suave e sussurrado, é considerada uma das perfeitas vozes do país. Consagrou em 1964 com "Onde está você?". Grande marco da voz, que embalou casais. Com mais de 20 discos gravados em 60 anos de carreira, participou dos principais programas de televisão e de rádio no eixo Rio-São Paulo. Tema de reportagens de jornais e revistas, participou de festivais internacionais e recebeu importantes prêmios e homenagens de expoentes da música popular brasileira. Uma das grandes referências musicais do movimento surgido em 1957, a Bossa Nova, frequentava a boemia do Beco das Garrafas, em Copacabana. Disponível na Livraria Imprensa Oficial. (acessado em 6.1.2021)


"Jamais vão me dizer o que devo fazer"
- Alaíde Costa, em "Solistas dissonantes: História (oral) de
 cantoras negras", de Ricardo Santhiago. Letraevoz, 2009.

***

"Solistas dissonantes: história (oral) de cantoras negras", de Ricardo de Santhiago [prefácio Cida Moreira; posfácio: Heloísa de Araújo D. Valente]. São Paulo: Letra e Voz, 2009.
Sinopse: Sinopse: Em Solistas Dissonantes: História (oral) de cantoras negrasRicardo Santhiago apresenta histórias orais de treze cantoras negras brasileiras: Adyel Silva, Alaíde Costa, Arícia Mess, Áurea Martins, Eliana Pittman, Graça Cunha, Ivete Souza, Izzy Gordon, Leila Maria, Misty, Rosa Marya Colin, Virgínia Rosa e Zezé Motta. Elas mostram como instituíram e consolidaram, na soma de conquistas individuais, uma nova história (oral) na música popular feita no Brasil. Emocionantes, intensas e reveladoras, suas histórias (orais) são solos surpreendentes em um encantador arranjo vocal.


Alaíde Costa - Pedro Nadie* (Antonio Franco de Benedictis e José Tcherkaski) | Toquinho (violão) e Rodolfo Medero (acordeon)  | Imagens TV Cultura de São Paulo. 1977. 




"Não quero cantar apenas coisas conhecidas. Quero cantar o que realmente importa, aquilo que é necessário para tocar as outras pessoas"
- Alaíde Costa, em entrevista ao Diário da Região, 19.9.2018.

****

Alaíde Costa - foto ©(...)


Alaíde Costa - teatro, cinema e especiais para televisão

Teatro


Peça: Os monstros
Autoria: Denoy de Oliveira
Direção: Jérôme Savary
Assistente de direção: Carlos Augusto Strazzer
Produção: Ruth Escobar
Cenografia: Wladimir Pereira Cardoso
Figurino: Jérôme Savary
Direção musical: Geni Marcondes
Trilha sonora: Denoy de Oliveira e Geni Marcondes
Elenco/personagem: Alaíde Costa (Yara); Alexandre Radovan, Carlos Augusto Strazzer, Claudio Lucchesi, Francisco Sanchez, Kleber Macedo, Luís Carlos Arutin, Lutero Luiz, Mariano Castro, Michel Selutel, Raul Cortez, Ruth Escobar, Suely Franco, Túlio de Lemos e Valdir Gonçalves da Silva (Os monstros)
Ano: 1969 - Teatro Ruth Escobar - São Paulo/SP

***

Cinema e especiais para televisão

Filme: Todos os mortos
Ficção | 120 min. | Cor | Brasil, França | 2020
Sinopse: São Paulo é uma cidade em rápido crescimento em 1899, poucos anos depois da abolição da escravidão. As três mulheres da família Soares, antigas donas de terras e escravos, acabam de voltar para a capital paulista. Perdidas após a morte de sua última criada, elas tentam se adaptar às mudanças no Brasil. Ao mesmo tempo, a família Nascimento, que trabalhava como escrava na fazenda dos Soares, agora se depara com uma sociedade na qual não há espaço para os negros recém-libertos. Entre o passado e o presente do Brasil, de maneira deslocada, todos lutam para sobreviver no mundo moderno.
- ficha técnica -
Direção e roteiro: Caetano Gotardo e Marco Dutra
Elenco: Mawusi Tulani (Iná), Clarissa Kiste (Maria), Carolina Bianchi (Ana), Thaia Perez (Isabel), Agyei Augusto (João), Rogério Brito (Antônio), Andrea Marquee (Carolina), Thomás Aquino (Eduardo), Gilda Nomacce (Irmã Flora), Teca Pereira (Doca), Leonor Silveira (Dona Romilda) e Alaíde Costa (Josefina)
Direção de fotografia: Hélène Louvart
Direção de arte: Juliana Lobo
Trilha musical: Salloma Salomão, Gui Braz e Garbato Bros.
Trilha sonora original: Salloma Salomão
Produção executiva: Maria Ionescu e Sara Silveira
Produção: Clément Duboin e Florence Cohen
Montagem: Juliana Rojas, Caetano Gotardo e Marco Dutra
Desenho de som: Gabriela Cunha, Rubén Valdes e Christophe Vingtrinier
Produtoras: Dezenove Som e Imagens e Good Fortune Films
Distribuição: Vitrine Filmes
**2020 - Alaíde Costa - o Troféu Kikito (prêmio) de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Cinema de Gramado, pela atuação no filme "Todos os Mortos" - direção: Caetano Gotardo e Marco Dutra (2020) | *** E mais: 'Todos os Mortos' também rendeu os Kikitos de Melhor trilha sonora para Salloma Salomão e Melhor ator coadjuvante para Thomás Aquino

***

Especial: 100 Anos de Elizeth Cardoso 
Especial TV (musical) | ? min. | Brasil | 2020
:: Episódio 1 - Especial Samba-canção. *Disponível no link. (acessado em 21.12.2020)
:: Episódio 2 - Especial Samba. *Disponível no link. (acessado em 21.12.2020)
:: Episódio 3 - Especial Bossa Nova. *Disponível no link. (acessado em 21.12.2020)
- ficha técnica -
Concepção a produção artística: Thiago Marques Luiz
Direção musical e arranjos: Paulo Serau
Artistas: Alaíde Costa, Ayrton Montarroyos, Claudette Soares, Eliana Pittman, Leci Brandão e Zezé Motta
* show foi apresentado em 1º de março no Teatro Paulo Autran, do Sesc Pinheiros, na cidade de São Paulo

***

Especial: 100 anos de Elizeth Cardoso 
Especial TV (musical) | ? min. | Brasil | 2020
Direção e roteiro: Viviane Rodrigues
Elenco: Alaíde Costa, Lecy Brandão Ayrton Montarroyos, Claudette Soares, Eliana Pittman e Zezé Motta
Produção executiva: Gustavo Maximiliano e Viviane Rodrigues
Edição: Olivia Brenga
Assistente de edição: Udney Matheus
Edição de som: Jander Antunes
Mixagem: Gustavo Ruggeri
Efeitos visuais: Ricardo Rapozo
Fotos: Naiara Jinknss
Câmera: Reginaldo Luca dos Santos, Amanda Louzada, Karla Meneghetti, Maiara Monteiro, Érica Pascoal, Thais Robaina
Assistente: Julia Michelutti
Arte gráfica: Gustavo Gontijo
TV: SescTV

***

Especial: Alaíde Costa - A dama da canção
Especial TV (musical) | 55 min. | Brasil | abril 2016 | TV Canal Brasil
Sinopse: Especial em comemoração aos 80 anos de da cantora e compositora Alaíde Costa.
- ficha técnica -
Direção: Rafael Saar
Diretor de produção: Thiago Marques Luiz
Câmera: Eduardo Cantarino, Pedro Henrique Ferreira, Thiago Brito, Rafael Saar
Montagem: Thiago Brito
Mixagem final: Jesse Marmo
Produção: Dilúvio Produções e Nova Estação
Coprodução: Canal Brasil

***

Filme: A Música Segundo Tom Jobim
Documentário | 88 min. | Cor | Brasil | 2012
Sinopse: O extraordinário universo da música de Antônio Carlos Jobim não cabe em palavras. Foi com essa ideia em mente e a sensibilidade aguçada que o diretor Nelson Pereira dos Santos, ao lado de Dora Jobim, se dispôs a encarar o desafio de desvendar em filme a trajetória musical do grande compositor brasileiro, autor de uma obra eterna, de alcance internacional. Escolheram o caminho sensorial da imagem e do som para exibir o trabalho do músico considerado, ao lado de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores expoentes de todos os tempos da música brasileira.
-ficha técnica -
Direção: Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim
Roteiro: Miúcha Buarque de Hollanda e Nelson Pereira dos Santos
Elenco: Gal Costa, Elizeth Cardoso, Jean Sablon, Agostinho dos Santos, Pierre Barouh, Alaíde Costa, Henri Salvador, Gary Burton, Silvia Telles, Gerry Mulligan, Ella Fitzgerald, Sammy Davis Jr, Judy Garland, Vinicius de Moraes, Errol Garner, Pat Hervey, Márcia, Lio, Mina, Elis Regina, Adriana Calcanhoto, Nara Leão, Maysa, Fernanda Takai, Nana Caymmi, Diana Krall, Oscar Peterson, Sarah Vaughan, Cybele e Cynara, Carlinhos Brown, Jane Monheit, Stacey Kent, Birgit Brüel, Milton Nascimento, Lisa Ono, Paulo Jobim, Miúcha, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Paulinho da Viola são os intérpretes das canções de Jobim no documentário.
Direção musical: Paulo Jobim
Pesquisa: Antônio Venâncio 
Produção executiva: Marcia Pereira dos Santos
Direção de produção: Ivelise Ferreira
Design: Elianne Jobim
Som: Jorge Saldanha
Edição: Luelane Correa
Finalização: Marcelo Pedrazzi
Produtora: Regina Filmes
Produtores associados: Instituto Antonio Carlos Jobim e Mauricio Andrade Ramos e Letícia Monte / Vídeo Filmes
(*) ANDRADE, Fábio. A Música Segundo Tom Jobim, de Nelson Pereira dos Santos (Brasil, 2011) - Desescrevendo a História. in: Revista Cinetica, abril 2012. Disponível no link. (acessado em 6.1.2021)

***

Filme: Coisa mais linda – histórias e casos da bossa nova
Documentário | 131 min. | Cor | Brasil | 2005
Sinopse: Painel histórico, musical e informativo sobre o nascimento da Bossa Nova. Contém imagens de arquivo com entrevistas e apresentações exclusivas de Roberto Menescal, Carlos Lyra, Johnny Alf, Leny Andrade, entre outros.
- ficha técnica -
Direção: Paulo Thiago
Elenco:  Roberto Menescal, Carlos Lyra, João Donato, Alaíde Costa, Johnny Alf, Kay Lira, Leny Andrade, Chris Delano, Joyce Moreno, Sergio Ricardo, Billy Blanco, Oscar Catro-Neves, Luís Carlos Miele, Artur da Távola, Cacá Diegues, Sérgio Cabral, Tárik de Souza, Nelson Motta, Otávio Terceiro, entre outros.
Produção: Glaucia Camargos

***

Filme: A sede do peixe - Milton Nascimento
Documentário | 55 min. | Cor | Brasil | 1997
Sinopse: Milton relembra em conversa e encontros com amigos as canções que fizeram dele a melhor tradução musical de Minas. O programa mostra trabalhos do compositor desde 1967 até "Tambores de Minas", de 97.  
- ficha técnica -
Direção: Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda 
Elenco: Milton Nascimento, Alaíde Costa, Alcione, Beto Guedes, Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Christian Oyeni, Elis Regina, Fernando Brant, Gilberto Gil, Lô Borges, Nana Caymmi, Samuel Rosa, Tavinho Moura, Uakti, Grupo Catopês, Wagner Tiso e Zélia Duncan.
Roteiro: Ana Luiza Martins Costa e Pedro Só
Direção de fotografia: Lucio Kodato (estúdios), André Horta (encontros) e José Guerra (Minas Gerais)
Edição: Sérgio Mekler e Quito Ribeiro 
Direção de arte: Hélio Eichbauer e Cristiana Duarte 
Cenário: Hélio Eichbauer 
Figurinos: Angéle Fróes
Som: Mark Van Der Willigen
Produtora associada: Marilene Gondim 
Coordenação de produção: Lula Franco 
Produção executiva: Leonardo Monteiro de Barros e Pedro Buarque de Hollanda
Produtora: Conspiração Filmes
Selo: EMI
(*) Outras informações no site oficial Milton Nascimento. (acessado em 6.1.2021)  
(**LEE, Anna. Milton celebra carreira com 'Sede do Peixe'. in: Ilustrada, Folha de S. Paulo, 19.1.1997. Disponível no link. (acessado em 6.1.2021).

***
Filme: Marina, a desejada
Ficção | ? min. | Cor | Brasil | 1989
Sinopse: Marina é uma mulher muito bonita, que acaba de chegar à cidade de Pedrosa. Misteriosa e atraente, Marina é agente do governo, que se disfarça de prostituta para combater o tráfico de drogas na cidade. 
- ficha técnica -
Direção: Rubens da Silva Prado
Elenco: Alaíde Costa, Renalto Alves, Armando Carboni, Júlio Caversan, Sônia Dias, Helena Leoni, Miriam Villar e Rubens da Silva Prado.
Produção: Anita Dias


****

Alaíde Costa - foto ©Aurélio Sena

Alaíde Costa show/lives - 2020


Alaíde Costa e José Miguel Wisnik lançam disco pelo Selo Sesc, "O Anel – Alaíde Costa Canta José Miguel Wisnik", no palco do Sesc Pinheiros | - ficha técnica -  músicos: Alaíde Costa (voz), José Miguel Wisnik (piano, arranjos e direção musical) Zeca Assumpção (contrabaixo acústico), Sérgio Reze (bateria) e Nailor Proveta (clarinete) | Dezembro 2020. Disponível online no canal Sesc SP. (acessado em 30.12.2020).

Live show Alaíde Costa 85 anos | - ficha técnica - músicos: Alaíde Costa (voz), Giba Estebez (piano); Participação especial: Mauro Amorim (violão) | Dezembro/2020. Disponível no link (acessado em 31.12.2020)

Live Alaíde Costa canta Johnny Alf: negra bossa nova | Repertório: 'Eu e a brisa' (Johnny Alf); 'Estou só' (Johnny Alf); 'Ilusão à toa' (Johnny Alf); 'Foi tempo de verão' (Johnny Alf); 'Quem sou eu' (Johnny Alf); 'Em tão de canção' (Johnny Alf); 'Meu sonho' (Alaíde Costa e Johnny Alf); 'Escuta' (Johnny Alf); 'Rapaz de bem' (Johnny Alf) e 'O que é amar' (Johnny Alf) | - ficha técnica -  músicos: Alaíde Costa (voz) - Giba Estevez (piano, arranjos e direção musical), Vitor Alcántara (flauta) | Produção: Thiago Marquez Luiz; Diretor fotografia: Luan Cardoso; Estúdios: Rovilson Pascoal - som / Estúdio Parede Meia; Captação e transmissão: livecreations; Apoio Museu Afro Brasil | Disponível no canal oficial Museu Afro Brasil oficial. (acessado em 20.12.2020).

Alaíde Costa, part. Giba Estebez e Vítor Alcântara, no Música #EmCasaComSesc | - ficha técnica - músicos: Alaíde Costa (voz), Giba Estebez (piano e arranjos) Vítor Alcântara (flauta). Disponível online no canal Sesc São Paulo. (acessado em 31.12.2020).

Live pela arte - Alaíde Costa 85 anos | - ficha técnica - músicos: Alaíde Costa (voz), Giba Estebez (piano e arranjos) | Participação especial: Gilson Peranzzetta (piano) e João Donato (piano) | Outubro/2020 | Canal Blue Note Rio | Disponível online no canal Blue Note (acessado em 31.12.2020).

Live 97 - Alaíde Costa canta no Festival CulturaEmCasa | - ficha técnica - músicos: Alaíde Costa (voz) e Giba Estebez (piano). Disponível online no canal CulturaEmCasa. (acessado em 31.12.2020).

Encontro Cultural: Alaíde Costa e Áurea Martins com Fabio Torres, Celso de Almeida e Paulo Paulelli | Teatro Municipal de Sorocaba | 10 de dezembro (2021) | Encontro Cultural - 14ª temporada de Música Brasileira de Sorocaba | Repertório: 1. Céu e mar – Johnny Alf (instrumental); 2. Eu e a brisa – Johnny Alf ; 3. Estranha saudade – Cristovão Bastos/ Herminio Bello de Carvalho; 4. Voz de mulher – Sueli Costa/Abel Silva; 5. Medo de amar  – Vinicius de Moraes; 6. Absinto – Fatima Guedes; 7. Cadê a razão – Paulinho da Viola (instrumental); 8. Sinhá – João Bosco/Chico Buarque; 9. Gesto final – Johnny Alf; 10. Bodas de ouro – Dona Ivone Lara/ Paulo Cesar Pinheiro; 11. Samba com dengo – Angela Suarez/Paulo Cesar Pinheiro; 12. Samba em prelúdio – Vinicius de Moraes; 13. Chega de saudade – Vinicius de Moraes/Tom Jobim; 14. Bis - Eu e a brisa – Johnny Alf; | - ficha técnica - Alaíde Costa (voz), Áurea Martins (voz), Fabio Torres (piano), Paulo Paulelli (contrabaixo) e Celso de Almeida (bateria) | * Audição no canal do youtube da MDA International (acessado em 14.2.2022).


****

Alaíde Costa - foto ©Alex Affonso

Alaíde Costa - entrevistas e programas


CLODOVILAlaíde Costa no Clodovil [entrevista]. TV Manchete 1992. Disponível no link. (acessado 29.12.2020).
CLODOVILClodovil entrevista Alaíde Costa. TV Manchete1988. Disponível no link. (acessado 29.12.2020).
MELLO, Denise. A Mulher na Canção - Entrevista- Alaíde Costa. Projeto “A Mulher na Canção” de Denise Mello. [entrevistadora: Denise Mello; filmagem e edição: Tico Pereira; pós-edição: Thiago Almeida]. Set/2019. Disponível no link. (acessado em 27.12.2020). 
MUNIZ, Alcebíades. Alaíde Costa. in: Programa Escala Brasileira - Rádio Senado, 1.8.2019. Disponível no link. (acessado em 30.12.2020).
NOGUEIRA, Diogo. Leny Andrade e Alaíde Costa na 6 temporada do Samba na Gamboa. Disponível no link. (acessado em 31.12.2020).
SALADANET. Maura Roth entrevista Alaíde Costa, a "Dama da Bossa Nova". in: Saladanet Maura. Disponível no link. (acessado em 27.12.2020). 
TRAJETÓRIAS. Alaíde Costa - Trajetórias . 'entrevista'. [entrevistadores: Vilmar Bittencourt, Teca Lima, Luis Antônio Giron e Rafael Righini]. in: Trajetórias/TV Cultura São Paulo (SP). Disponível no link. (acessado em 27.12.2020).

****

Alaíde Costa - foto ©Greg Salibian/folhapress

Alaíde Costa - fortuna crítica

AGUIAR, Ronaldo Conde. As Divas da Rádio Nacional. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2010.
ALAÍDE Costa. in: Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível no link. (acessado em 6.1.2021).
AZEVEDO, Victoria. 'Não tenho muito o que me queixar da vida', diz a cantora Alaíde Costa. in: Coluna da Mônica Bergamo/Folha de S. Paulo, 9.1.2021. Disponível no link. (acessado em 30.12.2020).
BARBOSA, Daniel. Novo disco põe Alaíde Costa no topo da MPB, lugar que sempre foi dela. In: Estado de Minas - EM, 29 de maio de 2022. Disponível no link. (acessado em 4.7.2022).
BORELLI, Helvio. Noites paulistanas: histórias e revelações musicais das décadas de 50 e 60. São Paulo: Arte & Ciências, 2005.
BOSI, Tiago. 'Outras Viagens': 85 anos de Alaíde Costa. in: IMMuB - 'Na ponta do disco', 30.11.2020. Disponível no link. (acessado em 23.12.2020).
BOZZO JUNIOR, Carlos. Alaíde Costa lança álbum cantando José Miguel Wisnik. in: Música em Letras - Blog Folha de S. Paulo, 4 dez. 2020. Disponível no link. (acessado em 30.12.2020).
BOZZO JUNIOR, Carlos. Alaíde Costa e Toninho Horta fazem história em show. in: Músicas em Letras - Blog Folha de S. Paulo, 9.8.2018. Disponível no link. (acessado em 30.12.2020).
CAMPOS, Augusto de.. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005.
CARVALHO, Hermínio Bello de.. Alaíde Costa, a navalha na voz. in: Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 14 jun. 2004.
CARDOSO, Tom. "Fui vítima de racismo na bossa nova", diz Alaíde. in: Valor Econômico, São Paulo, 20 fev. 2003.
CASSESE, Patrícia. Alaíde Costa celebra 85 anos cantando José Miguel Wisnik. in: O Tempo, 8.12.2020. Disponível no link. (acessado em 30.12.2020)
CASTRO, Ruy. Chega de Saudade – A história e as histórias da Bossa Nova. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. 
CRUZ, Felipe Branco. Alaíde Costa sobre ser esnobada pela Bossa Nova: ‘Preconceito velado’. In: revista Veja, 20 de maio de 2022. Disponível no link. (acessado em 4.7.2022). 
CUNHA, Marco Antonio. Caminho percorrido por Alaíde Costa em 86 anos de vida e de música inspiram álbum de inéditas “O que meus calos dizem sobre mim”. In: Boomerang Music, 19.5.2022. Disponível no link. (acessado em 4.7.2022).  
DEL RÉ, Adriana. Claudette Soares e Alaíde Costa fazem show em comemoração aos 60 anos de Bossa Nova. in: O Estado de S. Paulo, 23 de março de 2018. Disponível no link. (acessado em 30.12.2020)
DISCOGRAFIABRASILEIRA. Alaíde Costa. 'Interprete'. in: Discografia Brasileira - Instituto Moreira Salles (IMS), s/data. Disponível no link. (acessado em 19.12.2020).
DICIONÁRIOMPB. Alaíde Costa. 'Perfil biográfico'. in: Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira, s/data. Disponível no link. (acessado em 19.12.2020).
DINIZ, Augusto. Alaíde Costa quer ser lembrada na MPB como cantora que não fez concessão. In: Carta Capital, 25 de maio de 2022. Disponível no link. (acessado em 4.7.2022). 
ENTREVISTA. Referência de intérprete no Brasil, Alaíde Costa lança mais um álbum, aos 86 anos. [Produção: Maron Filho e Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória e Alessandra Dantas / Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Alessandra Dantas] In: UFMG, 15 de dezembro 2021. Disponível no link. (acessado em 14.2.2022).
ESSINGER, Silvio. Alaíde Costa e Áurea Martins: unidas por Elizeth Cardoso. in: O Globo, 29.5.2014. Disponível no link. (acessado em 3.1.2021).
ESTÚDIO F. Alaíde Costa. in: Funarte, 12.12.2009. Disponível no link. (acessado em 3.1.2021).
FACCHI, Cleber. Alaíde Costa: "O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim". In: Música Instantânea, 6.6.2022. Disponível no link. (acessado em 4.7.2022).
FACCHI, Cleber. Alaíde Costa: “O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim”. In: Música Instantânea, 23.5.2022. Disponível no link. (acessado em 4.7.2022).
FÉLIX, Harlen. A dama da canção: Alaíde Costa interpreta Chico Buarque e Edu Lobo no Sesc. in: Diário da Região, Rio Preto (SP), 19.9.2018. Disponível no link. (acessado em 7.1.2021).
FERREIRA, Mauro. Alaíde Costa espalha sementes pelo caminho entre confirmações de álbum feito com Emicida. In: G1/Globo, 19.5.2022. Disponível no link. (acessado em 8.5.2023)
FERREIRA, Mauro. Alaíde Costa canta Céu, Emicida, João Bosco, Joyce Moreno e Junio Barreto no álbum 'O que meus calos dizem sobre mim'. In: G1/Globo, 10.2.2022. Disponível no link. (acessado 14.2.2022)
FERREIRA, Mauro. Alaíde Costa dá voz e vida às canções de amores paulistas do compositor Eduardo Santhana. In: G1/Globo, 18.12.2021. Disponível no link. (acessado em 14.2.2022).
FERREIRA, Mauro. Eis a capa do álbum em que Alaíde Costa canta Astor Piazzolla, Guinga e Hermeto Pascoal. In: G1/Globo, 10.10.2021. Disponível no link. (acessado em 14.2.2022). 
FERREIRA, Mauro. Canto de Alaíde Costa brilha na eternidade das inéditas gravações de 1972 e 1974 que geram o álbum 'Antes e depois'. In: G1/Globo, 29.11.2021. Disponível no link. (acessado em 14.2.2022). 
FERREIRA, Mauro. Aos 85 anos, Alaíde Costa faz viagem luminosa pela obra de José Miguel Wisnik no álbum 'O anel'. in: G1/Globo, 8.12.2020. Disponível no link. (acessado em 23.12.2020).
FIDALGO, Sabrina. Alaíde Costa: a rainha da bossa. In: Revista Vogue, 8 de março de 2022. Disponível no link (acessado em 1.4.2022).
FORTUNA, Maria. 'Quando a bossa nova estourou, fizeram de conta que eu não existia', diz cantora Alaíde Costa. [Entrevista]. in: O Globo, 8.12.2020. Disponível no link. (acessado em 23.12.2020).
FUNARTE. Projeto Pixinguinha 1977: Alaíde Costa, Turíbio Santos e Copinha. in: Funarte - Brasil Memória das Artes, s/data. Disponível no link. (acessado em 30.12.2020). 
GAFIEIRAS. Alaíde Costa - da bossa nova ao Clube da Esquina, ela é da geração que deu voz e letra à mulher na música brasileira. {entrevista}. in: Medium/Gafieiras, julho 2012/ publicado 1.5.2019. Disponível no link. (acessado em 20.12.2020).  
GIRÃO, Eduardo Tristão. Alaíde Costa e Toninho Horta apresentam o álbum 'Alegria é guardada em cofres, catedrais'. in: Uai e+ notícias, 22.4.2016. Disponível no link. (acessado em 30.12.2020)
GUEDES, Tito. Alaíde Costa, a joia moderna da MPB. in: IMMuB, 5 de dezembro de 2020. Disponível no link. (acessado em 20.12.2020).
IMMUB. Alaíde Costa. 'Discografia/bio'. in: IMMuB. s/data. Disponível no link. (acessado em 19.12.2020).
IMS. Sobre Baden Powell. in: Instituto Moreira Salles - IMS, S/data. Disponível no link. (acessado em 3.1.2021).
INGREVALLO, Alexandre. Alaíde Costa é tema de exposição de fotos. in: Rádio Cultura Brasil 1200khz - Cultura Brasil, 10.11.2016. Disponível no link. (acessado em 3.1.2021).
LIMA, Irlam Rocha. Aos 86 anos, Alaíde Costa canta dores e amores paulistanos em novo álbum. In: Correio Braziliense, 30.3.2022. Disponível no link. (acessado 1.4.2022).
MALTA, Pedro Paulo. Um papo com Alaíde Costa: a estreia fonográfica, a bossa nova e algumas rumbas involuntárias. In: Discografia Brasileira, IMS, s/data. Disponível no link. (acessado em 1.4.2022).
MARCONDES, Marcos Antônio (org). Enciclopédia da música brasileira: erudita, folclórica, popular. 2ª ed., rev. ampl. São Paulo: Art Editora, Itaú Cultural, 1998.
MARIA, Julio. O tempo de Alaíde Costa é venerado em cada canção de 'O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim'. In: Estadão, 16.5.2022. Disponível no link. (acessado em 4.7.2022). 
MARIA, Julio. O tempo de Alaíde Costa é venerado em cada canção de 'O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim'. In: Portal Terra, 16.5.2022. Disponível no link. (acessado em 4.7.2022).  
MARROM. Grande Dama da MPB, Alaíde Costa comemora 86 anos lançando novo disco. In: Marrom, Blogs do Correio 24 Horas, 7 de dezembro de 2021. Disponível no link (acessado em 14.2.2022).
MARTINEZ, Baárbara. Alaíde Costa lança álbum “Antes e depois” com músicas gravadas em 1974. In: Glamurama/uol, 5 de agosto de 2021. Disponível no link. (acessado em 14.2.2022).
MÁXIMO, João. Benção a uma das vozes favoritas da bossa nova. in: O Globo, Rio de Janeiro, 27 mar 2005.
MELLO, Zuza Homem de; SEVERIANO, Jairo. A canção no tempo: 85 anos de músicas brasileiras. Editora 34, 1997; 7ª ed., 2015, vol. 2. 
MILLARCH, Aramis. Alaide, cantora de verdade. in: Tabloide digital/Aramis Millarch, 2 de outubro de 1988. Disponível no link. (acessado em 3.1.2021).
MIRANDA, Beatriz. A black pianist helped birth Bossa Nova. His story is rarely told [Johnny Alf has always been revered by Antônio Carlos Jobim and João Gilberto, but his legacy remains obscure, even among Brazilians]. in: New York Times, 4.8.2020. Disponível no link. (acessado em 19.12.2020).
MORELLI, Rita de Cássia Lahoz. Mulheres, trabalho e imagem: Histórias e experiências de cantoras da televisão de São Paulo dos anos de 1950. Trabalho apresentado na 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 3 e 6 de agosto de 2014, Natal/RN. Disponível no link. (acessado em 7.1.2021)
MUSEUDAPESSOA. A promessa de Bituca. História de Alaíde Costa. Projeto Museu Clube da Esquina / Depoimento de Alaíde Costa - Entrevistada por Tatiana Dias - São Paulo, 17.8.2007. In: Museu da Pessoa. Disponível no link. (acessado em 20.12.2020).
MUSEUDAPESSOA. Zezé Gonzaga e Alaíde Costa nos bastidores da Rádio Nacional. in: Acervo Museu da Pessoa, s/data. Disponível no link. (acessado em 30.12.2020)
MUNER, Ana Clara. Canções de Alaíde. in; Revista Casper, edição 19, s/data. Disponível no link. (acessado em 22.12. 2020).
NOBILE, Lucas. Alaíde Costa, aos 86, lança disco elegante que faz ponte entre gerações. In: Folha de S. Paulo, Ilustrada, 22 de maio de 2022. Disponível no link. (acessado em 4.7.2022).  
PAVAN, Alexandre. Timoneiro: perfil biográfico de Hermínio Bello de Carvalho. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006. 
PEREIRA, Fabiane. Céu entrevista Alaíde Costa com exclusividade no Papo de Música. In: Veja Rio,  3 março 2022. Disponível no link. (acessado em 1.4.2022).
PIO, Augusto. Shows de Alaíde Costa nos anos 1970 ganham agora a forma de disco. In: Estado de Minas (cultura), 15.22.2021. Disponível no link. (acessado em 14.2.2022).
RÁDIONACIONAL. Uma rádio lingando o Brasil - Memória da Rádio Nacional. in: Conceito Humanidades - Revista, 29 de junho 2014. Disponível no link. (acessado em 3.1.2021).
RABELO, Vanessa Rodrigues. Duas cantoras que marcaram a Era de Ouro do Rádio e não devemos esquecer. in: Universo Retro, 22.3.2016. Disponível no link. (acessado em 3.1.2021). 
RIBEIRO JÚNIOR, Florisvaldo. [resenha] Solistas Dissonantes: história (oral) de cantoras negras. Ricardo Santhiago São Paulo: Letra e Voz, 2009. In: Caderno Espaço Feminino/ núcleo de estudos de gênero, EDUFU, v. 23 n. 1/2, 2010. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020).
RIOS, Jefferson Del. O teatro de Victor Garcia: A vida sempre em jogo. São Paulo: Edições Sesc, 2012.
RODRIGUES, João Carlos. Johnny Alf: duas ou três coisas que você não sabe. Coleção Aplauso Música. São Paulo: Imprensa Oficial, 2012. Disponível no link. (acessado em 20.12.2020) 
SANTHIAGO, Ricardo. Alaíde Costa: As rosas e os espinhos do tempo. in: IMMuB, 12.12.2020. Disponível no link. (acessado em 23.12.2020).
SANTHIAGO, Ricardo. Alaíde Costa: Faria tudo de novo. Coleção Aplauso Música. São Paulo: Imprensa Oficial, 2013.
SANTHIAGO, Ricardo. Solistas dissonantes: história (oral) de cantoras negras. [prefácio Cida Moreira; posfácio: Heloísa de Araújo D. Valente]. São Paulo: Letra e Voz, 2009.
SARAIVA, Daniel Lopes. Alaíde Costa Afinal... uma trajetória. in: XI Encontro Regional Sudeste de História Oral, 8 a 10 de julho de 2015/ Niterói/RJ, UFF. Disponível no link. (acessado em 20.12.2020).  
SARAIVA, Daniel Lopes. 'Tudo que o tempo deixou': As continuidades e rupturas da história bossanovista através da memória de Alaíde Costa. in: Santhiago, Ricardo (org). História oral e arte: Narração e criatividade. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
SARAIVA, Daniel Lopes. A Música Brasileira em Pessoa - Trajetória, Engajamento e Movimentos Musicais na obra da intérprete Nara Leão. (Dissertação mestrado em História). Universidade Federal de São João del-Rei, UFSJ, 2015. Disponível no link. (acessado em 10.1.2021).
SCHUMAHER, Schuma; BRASIL, Érico Vital (org). Dicionário Mulheres do Brasil. Jorge Zahar Editor, 2000, vol 2. 
SELOSESC. O Anel - Alaíde Costa canta José Miguel Wisnik. in: Sesc SP, 6.12.2020. Disponível no link. (acessado em 30.12.2020).
SGANZERLA, Carol. Alaíde Costa, a dama da bossa nova, solta a voz na revista J.P: “Até hoje batalho minha carreira, ainda acho que existe preconceito”. in: revista Glamurama, 16.9.2020. Disponível no link. (acessado em 22.12.2020).
SILVA, Marilda de Santana; CONCEIÇÃO, Ana Carolina Suzart da.; SILVESTRE, Paula Cristina Gomes. Vozes negras de A a Z: Alaíde Costa e Zezé Motta. in: XV Enecult - encontro de estudos multidisciplinares em cultura, Salvador/BA, 1 a 3 de agosto 2019. Disponível no link. (acessado em 20.12.2020).  
SOARES, Dirceu. Johnny, Alaíde e a brisa que atingiu a bossa. in: Folha de S. Paulo, 1 agosto. 1978.
SOUZA, Tárik de.. Tem mais samba: das raízes à eletrônica. São Paulo: Editora 34, 2003.
SOUZA, Tárik de.. Alaíde Costa universaliza “Canções de amores paulistas”, de Eduardo Santhana. In: IMMUB, 16.12.2021. Disponível no link. (acessado em 14.2.2022).
#MISemCASA | Notas Contemporâneas - Alaíde Costa. In: MIS SP. Disponível no link e link. (acessado em 1.4.2022).


****

Canais oficiais de Alaíde Costa - cantora e compositora - redes sociais




© Pesquisa, seleção, edição e organização: Elfi Kürten Fenske
© Direitos reservados a autora/e ou seus herdeiros
=== === ===

Trabalhos sobre a autora:
Caso, você tenha algum trabalho não citado e queira que ele seja incluído - exemplo: discos, álbuns, livros, tese, dissertação, ensaio, artigo ou outros - envie os dados para o nosso "e-mail", para que possamos incluir as referências do seu trabalho nesta pagina. 
-----------
COMO CITAR:
FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção, edição e organização). Alaíde Costa - a joia rara da música brasileira. in: Templo Cultural Delfos, maio/2023. Disponível no link. (acessado em …/…/…).
______________________
* Postagem atualizada em: 8.5.2023.
** Página original JANEIRO/2021.


Direitos Reservados © 2023 Templo Cultural Delfos

Um comentário:

  1. Que trabalho imenso que fica para a História da humanidade. Tanto da cantora como da Elfi Kurten. Aplausos pela lida biografia e pela Majestosa organização , e publicação. Respeito humano e Esplêndia luta pela Cultura Brasileira.

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita. Deixe seu comentário!

COMPARTILHE NAS SUAS REDES