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Octavio Paz - e os labirintos da poética

Octavio Paz - foto (...)
Epitáfio para un poeta
Quiso cantar, cantar
para olvidar
su vida verdadera de mentiras
y recordar
su mentirosa vida de verdades.
- Octavio Paz


Octavio Paz, ensaísta e poeta mexicano, nasceu na Cidade do México em 1914. Em seu país, é o poeta mais considerado e controvertido da segunda metade do século XX.
Foi agraciado, entre outros, com os prêmios Cervantes, em 1979, Alexis de Tocqueville, em 1989, e com o Nobel de Literatura, em 1990.
Passou a infância nos Estados Unidos, em companhia da família. Ao retornar, estudou Direito na Universidade Nacional Autônoma do México. Fez também especialização em Literatura. Morou na Espanha, onde conviveu com diversos intelectuais. Viveu também em Paris, no Japão e na Índia.
Em 1945, ingressou no serviço diplomático mexicano. Ao residir em Paris, testemunhou e viveu o movimento surrealista, sofrendo grande influência de André Breton, de quem foi amigo. Em sua criação, experimentou a escrita automática, sugerida por Breton, e que consiste em transmitir diretamente — sem refletir ou concentrar-se no que se quer dizer — as palavras que, sem tema preconcebido, vêm à mente de forma imediata. Essas frases procederiam diretamente do inconsciente e não teriam relação lógica entre si. Breton considerava a escrita automática como “texto puro”, ou poema surgido do inconsciente. Por isso, recusava o exercício da crítica sobre a que produzia com esse método.
Paz publicou mais de vinte livros de poesia e incontáveis ensaios de literatura, arte, cultura e política, desde Luna Silvestre, seu primeiro livro, de 1933. Muitos de seus livros foram traduzidos ao português. Aliás, ele era um grande admirador do idioma luso e chegou a traduzir, em uma Antologia, publicada em 1984, poemas de Fernando Pessoa, a quem chamava o “desconhecido de si mesmo”.
Em 1976 fundou a revista Plural e anos mais tarde a revista Vuelta. Publicou mais de vinte livros de poesia e inumeráveis ensaios de literatura, arte, cultura e política.
Octavio Paz - foto (...)
Foi um dos intelectuais mais importantes do México e um dos maiores poetas do mundo. Juntamente com Pablo Neruda e César Vallejo, Octavio Paz está no grupo dos grandes poetas latino-americanos cuja obra teve um forte impacto internacional. Suas antologias de poemas, em espanhol e em inglês, foram publicadas em 1988.
Em torno de sua obra encontram-se influências diversas como do marxismo, surrealismo, existencialismo, Budismo, Hinduísmo e do modernismo francês e anglo-americano. Muitos dos poemas de Paz são baseados em pinturas de Joan Miró, Marcel Duchamp, Antonio Tapies, Robert Rauschenberg e Roberto Matta. Em Salamandra, de 1962, Octavio Paz usa inovações advindas do cubismo francês. Sua escrita frequentemente lida com oposições, paixão e razão, sociedade e indivíduo, trabalho e sentido: “A imagem poética é o encontro de realidades opostas”, como ele mesmo escreveu em A Dupla Chama.


PRÊMIOS
:: Xavier Villaurrutia (México), 1957;
:: Premio del Festival de Poesía de Flandes, 1972;
:: Premio Jerusalén de Literatura (Israel), 1977;
:: Gran Águila de Oro (Festival Internacional del Libro), 1979;
:: Premio Miguel de Cervantes (España), 1981;
:: Premio Internacional de Literatura Neustadt (Universidad de Oklahoma), 1982;
:: Premio de la Paz del Comercio Librero Alemán, 1984;
:: Premio Internacional Alfonso Reyes, 1985;
:: Premio Internacional Menéndez Pelayo, 1987;
:: Premio Alexis de Tocqueville (Instituto Europeo de Administración Pública), 1989;
:: Premio Nobel de Literatura, 1990;
:: Premio Ollin Yolitztli (México), 1990;
:: Premio Príncipe de Asturias, 1993;
:: Gran Cruz de la Legión de Honor de Francia, 1994.


Octavio Paz - foto (...)

OBRAS DE OCTÁVIO PAZ
Poesia
:: Luna silvestre.  México: Fabula, 1933.
:: ¡No pasarán!. México: Simbad, 1936.
:: Raíz del hombre. México: Simbad, 1937.
:: Bajo tu clara sombra y otros poemas sobre España. Valencia: Ediciones
Españolas, 1937.
:: Entre la piedra y la flor. México: Nueva Voz, 1941.
:: A la orilla del mundo. México: ARS, 1942.
:: Libertad bajo palabra. México: Fondo de Cultura Económica, 1949.
:: Semillas para un himno. México: Fondo de Cultura Económica, 1954.
:: Piedra de sol. México: Fondo de Cultura Económica, 1957.
:: La estación violenta. México: Fondo de Cultura Económica, 1958.
:: Agua y viento. Bogota: Ediciones Mito, 1959.
:: Dos y uno, tres. 1961.
:: Salamandra (1958-1961). México: Joaquín Mortiz, 1962.
:: Viento entero.  Delhi: Caxton de 1965.
Octavio Paz, por (...)
:: Vrindavan.  1965.
:: Blanco. México: Mortiz de 1967.
:: Discos Visuales. [Arte de Vicente Rojo]. México: Ediciones Era, 1968.
:: Ladera Este: (1962-1968). México: Mortiz de 1969; 2003.
:: La Centena: (Poemas: 1935-1968). Barcelona: Seix Barral, 1969.
:: Topoemas. México: Ediciones Era, 1971.
:: Vuelta. México: El Mendrugo, 1971.
:: Renga. [poema colectivo con Jacques Roubaud, Edoardo Sanguinetti y Charles Tomlinson]. México: Joaquín Mortiz, 1972.
:: Pasado en Claro. México: Fondo de Cultura Económica, 1975.
:: Vuelta. Barcelona: Seix Barral, 1976.
:: Hijos del aire/Airborn. [Con Charles Tomlinson].  México: Martín Pescador, 1979.
:: Poemas: (1935-1975). México: Seix Barral, 1979.
:: Prueba del nueve. México: Círculo de Leitores, 1985.
:: Árbol adentro (1976-1987). Barcelona: Seix Barral, 1987.
:: Lo mejor de Octavio Paz. El fuego de cada día. [selección, prólogo y notas del autor]. Barcelona: Seix Barral, 1989.
:: Piedra y sol. (poemas elegidos).. [ed. Luis Antonio de Villena]. Madrid: Visor Libros, 2007.


Prosa poética
:: Águila o sol?. México: Fondo de Cultura Económica, 1951.
:: El mono gramático. Barcelona: Seix Barral, 1974.
:: La llama doble: amor y erotismo. Barcelona: Editorial Seix Barral, 1994.


Teatro
:: La hija de Rappaccini. México: en la Revista Mexicana de Literatura, 7, septiembre-octubre 1956, y en Poemas, 1979.


Octavio Paz, por (...)
Ensayos y prosa
:: El laberinto de la soledad. México: Cuadernos Americanos, 1950; 2ª edición, Fondo de Cultura Económica, 1959.
:: El arco y la lira. México: Fondo de Cultura Económica, 1956.
:: Las peras del Olmo. Universidad Nacional Autónoma de México, 1957.
:: Magia de la risa. [con Alfonso Medellín Zenil; - ilustrado por Francisco Beverido]. Universidad Veracruzana, Xalapa, Mexico, 1962.
:: Hommage et profanations. [tradução Carmen Figueroa Salas]. Paris: J. Hugues, 1963.
:: La palabra edificante (Luis Cernuda). 1964, 82p.
:: Cuadrivio. México: Joaquín Mortiz, 1965.
:: Los signos en rotación. Buenos Aires: Sur, 1965.
:: Apariciones y desapariciones de Remedios Varo. 1966.
:: Puertas al campo. México: UNAM, 1966.
:: Claude Lévi-Strauss o el nuevo festín de Esopo. México: Joaquín Mortiz, 1967; Barcelona: Seix Barral, 2008.
:: Corriente alterna. México: Siglo Veintiuno Editores, 1967.
:: Marcel Duchamp o el castillo de la pureza. México: Ediciones ERA, 1968. (Incluido después en Apariencia desnuda; la obra de Marcel Duchamp. México:  Ediciones ERA 1973).
:: Conjunciones y disyunciones. México: Mortiz de 1969.
:: México: la última década. Austin: Institute of Latin American Studies, University of Texas, 1969.
:: Posdata.  México: Siglo XXI, 1970.
:: Las cosas en su sitio: sobre la literatura española del siglo XX. [Con Juan Marichal]. México: Finisterre, 1971.
:: Los signos en rotación y otros ensayos. [introducción y edición de Carlos Fuentes]. Madrid: Alianza Editorial, 1971.
:: Traducción: literatura y literalidad. Barcelona: Tusquets Editores, 1971.
:: El signo y el garabato. México: Mortiz de 1973.
:: Solo a dos voces. [Con Julián Rios]. Barcelona: Lumen, 1973.
:: Teatro de signos/Transparencias. [edición de Julián Rios]. Madrid: Fundamentos, 1974.
:: La búsqueda del comienzo. Madrid: Fundamentos, 1974.
:: Los hijos del limo: del romanticismo a La Vanguardia. Barcelona: Seix Barral, 1974.
:: Xavier Villaurrutia en persona y en obra. México: Fondo de Cultura Económica 1978.
:: México en la obra de Octavio Paz. [editado y con una introducción de Luis Mario Schneider]. México: Promociones Editoriales Mexicanas, 1979.
:: El ogro filantrópico: historia y política (1971-1978). México: Joaquin Mortiz, 1979.
:: In/mediaciones. Barcelona: Seix Barral, 1979.
:: Sor Juana Inés de la Cruz o las trampas de la fe. México: Fondo de Cultura Económica 1982; Barcelona: Seix Barral, 1982.
:: Sombras de Obras: arte y literatura. Barcelona: Seix Barral, 1983.
:: Tiempo nublado. Barcelona: Seix Barral, 1983.
:: Hombres en su siglo y otros ensayos.  Barcelona: Seix Barral, 1984.
:: Laude: Julio Cortázar. 1984.
:: Pasión crítica: conversaciones con Octavio Paz. [edición de Hugo J. Verani]. Barcelona: Seix Barral, 1985.
:: México en la obra de Octavio Paz. (3 vols). -Vol. I. El peregrino en su patria. Historia y política de México; -Vol. II. Generaciones y semblanzas. Escritores y letras de México; -Vol. III. Los privilegios de la vista. Arte de México. [edición de Luis Mario Schneider y Octavio Paz]. México: Fondo de Cultura Económica, 1987.
Primeras páginas(1931-1943).. [edición e introducción de Enrico Mario Santí]. Barcelona: Seix Barral, 1988: México: Vuelta, 1988.
:: Poesía, mito, revolución. [precedido por los discursos de Francois Mitterrand, Alain Peyrefitte, Pierre Godefroy. Premio Alexis de Tocqueville]. México: Vuelta, 1989.
:: La otra vez.  Poesía y fin de siglo. Barcelona: Seix Barral, 1990.
:: Pequeña crónica de Grandes días. México: Fondo de Cultura Económica, 1990.
:: Al paso. Barcelona: Seix Barral, 1992.
Octavio Paz, por  Tomi
:: Itinerario. México: Fondo de Cultura Económica, 1993.
:: Un más allá erótico: Sade. México: Vuelta / Heliópolis, 1993.
:: La Casa de la Presencia: Poesia e Historia. México: Fondo de Cultura Economica, 1994.
:: Vislumbres de la India. Barcelona: Seix Barral, 1995; 2001.
:: Reflejos, réplicas: Diálogos con Francisco de Quevedo. México: Vuelta de 1996.
:: Delta brazos de Cinco. Barcelona: Galaxia Gutenberg, 1998.
:: Memorias y palabras: Cartas a Pere Gimferrer 1966-1997. [edición, prólogo y Notas de Pere Gimferrer, Prefácio de Basilio Baltasar]. Barcelona: Seix Barral, 1999.
:: Excursiones-incursiones. Barcelona: Galaxia Gutenberg Círculo de Lectores, 2000.
:: Luis Buñuel: el doble arco de la belleza y de la rebeldía. Barcelona: Galaxia Gutenberg,
2000.
:: La llama doble. Barcelona: Seix Barral, 2001.
:: Los privilegios de la vista. Barcelona: Galaxia Gutenberg Círculo de Lectores, 2001.
:: Sueño en libertad. Barcelona: Seix Barral, 2001.
:: Por las Sendas de la memoria: prólogos uma una Obra. Barcelona: Galaxia Gutenberg, 2002.
:: El peregrino en su patria. Barcelona: Círculo de Lectores Galaxia Gutenberg, 2002.
:: Ideas y costumbres. Barcelona: Círculo de Lectores Galaxia Gutenberg, 2003.
:: Libertad bajo palabra. Madrid: El País, 2003; Barcelona: Sol 90, 2003; Madrid: Catedra, 2007.
:: O macaco gramático. Barcelona: Bibliotex, 2004.
:: Poemas y pintura. Alicante: Caja de Ahorros del Mediterráneo, Obras Sociales, 2004.
:: Homenaje a Octavio Paz. Alhaurín de la Torre: Capítulo de Málaga, 2005.
:: El laberinto de la soledad. Madrid: Fondo de Cultura Económica, 2007.
:: Jardines errantes. Barcelona: Seix Barral, 2008.
:: Octavio Paz. Madrid: El País, 2008.


Traducciones, colaboraciones y ediciones de Octavio Paz
ANTHOLOGIE de la poésie mexicaine. [edición e introducción de Octavio Paz con una nota de Paul Claudel]. Paris: Editions Nagel (Col. UNESCO), 1952.
ANTHOLOGY of Mexican Poetry. [edición e introducción de Octavio Paz con una nota de C. M. Bowra, y traducción al inglés de Samuel Beckett]. Bloomington: Indiana University Press, 1958.
Octavio Paz en la biblioteca de su casa (1989)
foto: Fabrizio Leon Diez
APOLLINAIRE, Guillaume. 15 poemas de Apollinaire. México: Edit. Latitudes, 1979.
CASTANEDA, Carlos. Las enseñanzas de Don Juan: una forma yaqui de conocimiento. Madrid; méxico, D.F: F.C.E. de España, 2001.
CERNUDA, Luis. La familia interrumpida. Barcelona: Sirmio, 1988.
CHILLIDA, Eduardo. Chillida. París: Maeght, 1979.
CUMMINGS, E. E. Seis poemas y un recuerdo. (Edward Estlin Cummings - 1894-1962). [traducción e introducción de Octavio Paz]. Madrid: Palma de Mallorca, 1966.
DARÍO, Rubén. Antología. Madrid: Espasa-Calpe, 2007.
Editorial Vuelta, 1990.
FUENTES, Carlos. Cuerpos y ofrendas: antología. Madrid: Alianza Editorial, 1986.
LAFAYE, Jacques. Quetzalcóatl y Guadalupe: la formación de la conciencia nacional em México. México: Fondo de Cultura Económica, 1977.
LAUREL: Antología de la poesía moderna en lengua española. [edición de Xavier Villaurrutia, Emilio Prados, Juan Gil-Albert y Octavio Paz]. México: Editorial Séneca, 1941.
LEZAMA LIMA, José. Fragmentos a su imán. México: Era, 1978.
MATSUO, Basho. Sendas de Oku. [traducido por Eikichi Hayashiya y Octavio Paz, con una introducción de Octavio Paz]. México: UNAM, 1957; y Barcelona: Seix Barral, 1970; 1981.
MÉXICO: esplendores de treinta siglos. LosÁngeles: Amigos de las Artes de México; New York: Metropolitan Museum of Art, 1991.
MONTES DE OCA, Marco Antonio. Comparecencias. Barcelona: Seix Barral, 1980.
PESSOA, Fernando. Antología. [edición, traducción e introducción de Octavio Paz]. México: UNAM, 1962; y Barcelona: Laia, 1985.
POESÍA en movimiento (México: 1915-1966). [edición de Octavio Paz, Alí Chumacero, Homero Aridjis y José Emilio Pacheco]. México: Siglo XXI, 1966; México: D. F: Siglo Veintiuno, 2004.
REVUELTAS, José. El apando y otros relatos. Madrid: Alianza, 1985.
SAINT-JOHN Perse. Anàbasi. Barcelona: Edicions del Mall, 1984.
SALAZAR Y TORRES, Agustín de y Juana Inés de la Cruz, Sor. La segunda Celestina. México:
SÁNCHEZ ROBAYNA, Andrés. Día de aire. Madrid: La Palma, 2000.
TAMAYO, Rufino. Rufino Tamayo. Barcelona: Polígrafa, 1995.
TOMLINSON, Charles. La insistencia de las cosas. Madrid: Visor Libros, 1994.
VERSIONES y diversiones. (Traducciones de poesia). México: Joaquín Mortiz, 1974; Barcelona: Círculo de Lectores Galaxia Gutenberg, 2000.
XIRAU ICAZA, Joaquín. Poemas. México: Joaquín Mortiz, 1976.


Octavio Paz - foto (...)
Artículos
:: Cartas de un editor. En: Letras libres, nº. 79, 2008, p. 30-31.
:: Conservación en Cambridge. En: Cuadernos hispanoamericanos, nº 585, 1999, p. 105-124.
:: El castellano en los Estados Unidos. En: Cuadernos hispanoamericanos, nº 444, 1987, p.  129-132.
:: Elegía a un joven muerto en el frente. En: Anthropos: Boletín de información y documentación, nº Extra 39, 1993, p. 26-27.
:: El llamado y el aprendizaje. En: Letras libres, Año nº 1, nº 4, 1999, p. 10-14.
:: El misterio de la vocación: entrevista de Enrico Mario Santí. En: Letras libres, Año nº 7, nº 73, 2005, p. 25-42.
:: El poeta Buñuel. En: Turia: Revista cultural, nº 26, 1993, p. 135-138.
:: Estrofas para un jardín imaginario (Ejercicio de memoria). En: Revista de Occidente, nº 208, 1998, p. 112-126.
:: I Ching y creación poética: Diálogo con Joung Kwon Tae. En: Claves de razón práctica, nº 61, 1996, p. 54-57.
:: Jorge Cuesta: pensar y hacer pensar. Carta a José Emilio Pacheco. En: Letras libres, Año nº 5, nº 58, 2003, p. 40-41.
:: José Ortega y Gasset: el cómo y el para qué. En: Revista de estudios orteguianos, nº 4, 2002, p. 189-197.
:: La casa de la presencia. En: Ínsula: revista de letras y ciencias humanas, nº 532-533, 1991, p. 1-56.
:: La conquista de México: comunicación y encuentro de civilizaciones. En: Claves de razón ráctica, nº 19, 1992, p. 2-9.
:: La democracia: lo absoluto y lo relativo. En: Revista de Occidente, nº 130, 1992, p. 5-26.
Octavio Paz - foto (...)
:: La otra voz: poesía y fin de siglo. En: Diablotexto: Revista de critica literaria, nº 1, 1994, p. 189-190.
:: Las elecciones de 1994 en México. En: Claves de razón práctica, nº 47, 1994, p. 2-9.
:: La trama mortal. En: Anthropos: Boletín de información y documentación, nº 140, 1993, p. 62.
:: Los privilegios de la palabra. En: Cuadernos hispanoamericanos, nº 528, 1994, p. 7-20.
:: Mexicanos de Purísima. En: FMR: revista de arte y cultura de la imagen, nº 77, 2004, p.  87-112.
:: Nosotros: los otros. En: Claves de razón práctica, nº 55, 1995, p. 2-13.
:: Respuestas nuevas a preguntas viejas. En: Claves de razón práctica, nº 27, 1992, p. 2-7.
:: Óyeme con los ojos: la poesía amorosa de Sor Juana Inés de la Cruz. En: Revista de Occidente, nº 15-16, 1982, p. 44-64.
:: Tres recuerdos de Manuel Altolaguirre. En: Litoral: revista de la poesía y el pensamiento, nº 181-182, 1989, p. 174-175.
:: T. S. Eliot. En: Cuadernos hispanoamericanos, nº 462, 1988, p. 29-32.
:: Valencia, 1987. En: Cuadernos hispanoamericanos, nº 448, 1987, p. 91-97.


Obra reunida
:: Obras Completas. Vol. 1: La Casa de la Presencia; - Vol.2: Excursiones/ Incursiones. Dominio Extranjero; - Vol. 3: Fundación y disidencia. Dominio Hispánico; - Vol. 4: Generaciones y semblanzas. Dominio Mexicano; - Vol. 5: Sor Juana Inés de la Cruz o las trampas de la fe; - Vol. 6: Los privilegios de la vista I. Arte Moderno Universal; - Vol. 7: Los privilegios de la vista II. Arte de México; - Vol. 8: El peregrino en su patria. Historia y política de México; - Vol. 9: Ideas y costumbres I. La letra y el cetro; - Vol. 10: Ideas y costumbres II. Usos y símbolos; - Vol. 11: Obra poética I. (1935-1970); - Vol. 12: Obra Poética II; - Vol. 13: Miscelánea I; - Vol. 14: Miscelánea II. Entrevistas y últimos escritos.. México: Fondo de Cultura Económica, entre los años 1994 y 1999.
:: Obra poética. Barcelona: Círculo de Lectores Galaxia Gutenberg, 2004.
:: Miscelánea. Barcelona: Círculo de Lectores Galaxia Gutenberg, 2005.

  

Octavio paz, por Antonio Neri Licon
PUBLICAÇÕES NO BRASIL
:: Constelação. Pequena antologia. Octavio Paz. [introdução e traduções Haroldo de Campos; Xilogravuras de Adão Pinheiro]. Rio de Janeiro: 1972, 79p.
:: O Arco e a Lira. (El arco y la lira). Octavio Paz. Ensaio. [tradução e comentários Olga Savary]. Coleção Logos. Edição bilíngue. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1982.
::  23 poemas de Octavio Paz. [tradução Olga Savary]. São Paulo: Roswitha Kempf, 1983.
:: Os filhos do barro. (Los hijos del limo). Octavio Paz. Ensaio. [tradução Olga Savary]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
::  Solo a duas vozes (Solo a dos voces).  Octavio Paz e Julián Rios. [tradução Olga Savary]. São Paulo: Roswitha Kempf, 1987.
::  Transblanco: em torno a Blanco de Octavio Paz. [tradução Haroldo de Campos]. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1981 e 1986; 2ª ed., ampliada. São Paulo, Siciliano, 1994.
::  Vislumbres da Índia. Octavio Paz. [tradução Olga Savary]. São Paulo: Mandarim/Siciliano, 1996.
:: Signos em rotaçãoOctavio Paz. [tradução Sebastião Uchoa Leite; Organização e revisão Celso Lafer e Haroldo de Campos]. Editora Perspectiva: São Paulo, 1996.
:: Labirinto da solidão. Octavio Paz. [tradução de Paulina Wacht e Ari Roitman]. São Paulo: Cosac Naify, 2014.


"Somos feitos de palavra. Elas são nossa única realidade ou, pelo menos, o único testemunho de nossa realidade. Não há pensamento sem linguagem, nem tampouco objeto de conhecimento: a primeira coisa que o homem faz diante de uma realidade desconhecida é nomeá-la, batizá-la." 
- Octávio Paz, em "O arco e a lira". [tradução de Olga Savary]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982, p. 37.

 
Octavio Paz - foto: Alvarez Bravo

POEMAS DE OCTAVIO PAZ (BILÍNGUE PORTUGUÊS/ESPANHOL)

Alba da Vitória
Com seu vidro frio
rasga o céu a alba.
Amanhece o mundo
sem gota de sangue.
- Octavio Paz, em “Transblanco: em Torno a Blanco de Octavio Paz”. [tradução Haroldo de Campos]. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.


Alba de la Victoria
Con su vidrio frío
rasga el cielo el alba.
Amanece el mundo,
sin gota de sangre. 
- Octavio Paz


Arcos
[a Silvina Ocampo]

Quem canta nas ourelas do papel?
De bruços, inclinado sobre o rio
de imagens, me vejo, lento e só,
ao longe de mim mesmo: 6 letras puras,
constelação de signos, incisões.
na carne do tempo, ó escritura,
risca na água!

                     Vou entre verdores
enlaçados, adentro transparências,
entre ilhas avanço pelo rio,
pelo rio feliz que se desliza
e não transcorre, liso pensamento.
Me afasto de mim mesmo, me detenho
sem deter-me nessa margem, sigo
rio abaixo, entre arcos de enlaçadas
imagens, o rio pensativo.

Sigo, me espero além, vou-me ao encontro,
rio feliz que enlaça e desenlaça
um momento de sol entre dois olmos,
sobre a polida pedra se demora
e se desprende de si mesmo e segue,
rio abaixo, ao encontro de si mesmo.
- Octavio Paz, em “Transblanco: em Torno a Blanco de Octavio Paz”. [tradução Haroldo de Campos]. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.


Arcos
[a Silvina Ocampo]

¿Quién canta en las orillas del papel?
Inclinado, de pechos sobre el río
de imágenes, me veo, lento y solo,
de mí mismo alejarme: oh letras puras,
constelación de signos, incisiones
en la carne del tiempo, ¡oh escritura,
raya en el agua!

Voy, entre verdores
enlazados, voy entre transparencias,
entre islas avanzo por el río,
por el río feliz que se desliza
y no transcurre, liso pensamiento.
Me alejo de mí mismo, me detengo
sin detenerme en una orilla y sigo,
río abajo, entre arcos de enlazadas
imágenes, el río pensativo.

Sigo, me espero allá, voy a mi encuentro,
río feliz que enlaza y desenlaza
un momento de sol entre dos álamos,
en la pulida piedra se demora,
y se desprende de sí mismo y sigue,
río abajo, al encuentro de sí mismo.
- Octavio Paz


Destino do Poeta
Palavras? Sim, De ar
e perdidas no ar.
Deixa que eu me perca entre palavras,
deixa que eu seja o ar entre esses lábios,
um sopro erramundo sem contornos,
breve aroma que no ar se desvanece.

Também a luz em si mesma se perde.
- Octavio Paz, em “Transblanco: em Torno a Blanco de Octavio Paz”. [tradução Haroldo de Campos]. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.


Destino del Poeta
¿Palabras? Sí, de aire,
y en el aire perdidas.
Déjame que me pierda entre palabras,
déjame ser el aire en unos labios,
un soplo vagabundo sin contornos,
breve aroma que el aire desvanece.

También la luz en sí misma se pierde.
- Octavio Paz, en “Blanco”. México: Joaquin Mortiz, 1967.


As Palavras
Octavio Paz - foto: (...) 
Girar em torno delas,
virá-las pela cauda (guinchem, putas),
chicoteá-las,
dar-lhes açucar na boca, às renitentes,
inflá-las, globos, furá-las,
chupar-lhes sangue e medula,
secá-las,
capá-las,
cobri-las, galo, galante,
torcer-lhes o gasnete, cozinheiro,
depená-las, touro,
bois, arrastá-las,
fazer, poeta,
fazer com que engulam todas as suas palavras.
- Octavio Paz, em “Transblanco: em Torno a Blanco de Octavio Paz”. [tradução Haroldo de Campos]. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.


Las Palabras
Dales la vuelta,
cógelas del rabo (chillen, putas),
azótalas,
dales azúcar en la boca a las rejegas,
ínflalas, globos, pínchalas,
sórbeles sangre y tuétanos,
sécalas,
cápalas,
písalas, gallo galante,
tuérceles el gaznate, cocinero,
desplúmalas,
destrípalas, toro,
buey, arrástralas,
hazlas, poeta,
haz que se traguen todas sus palabras.
- Octavio Paz


Escritura
Quando sobre o papel a pena escreve,
a qualquer hora solitária,
quem a guia?
A quem escreve o que escreve por mim,
margem feita de lábios e de sonho,
colina quieta, golfo,
ombro para esquecer o mundo para sempre?

Alguém escreve em mim, move-me a mão,
escolhe uma palavra, se detém,
pende entre mar azul e monte verde.
Com um ardor gelado
contempla o que escrevo.
A tudo queima, fogo justiceiro.
Mas o juiz também é justiçado
e ao condenar-me se condena:
não escreve a ninguém, a ninguém chama,
escreve-se a si mesmo, em si se esquece,
e se resgata, e volta a ser eu mesmo.
- Octavio Paz, em “Transblanco: em Torno a Blanco de Octavio Paz”. [tradução Haroldo de Campos]. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.


Escritura
Cuando sobre el papel la pluma escribe,
a cualquier hora solitaria,
¿quién la guía?
¿A quién escribe el que escribe por mí,
orilla hecha de labios y de sueño,
quieta colina, golfo,
hombro para olvidar el mundo para siempre?

Alguien escribe en mí, mueve mi mano,
escoge una palabra, se detiene,
duda entre el mar azul y el monte verde.
Con un ardor helado
contempla lo que escribo.
Todo lo quema, fuego justiciero.
Pero este juez también es víctima
y al condenarme, se condena:
no escribe a nadie, en sí se olvida,
y se rescata, y vuelve a ser yo mismo.
- Octavio Paz



Escrito com Tinta Verde
A tinta verde cria jardins, selvas, prados,
folhagens onde gorjeiam letras,
palavras que são árvores,
frases de verdes constelações.

Deixa que minhas palavras, ó branca, desçam e te cubram
como uma chuva de folhas a um campo de neve,
como a hera à estátua,
como a tinta a esta página.

Braços, cintura, colo, seios,
fronte pura como o mar,
nuca de bosque no outono,
dentes que mordem um talo de grama.

Teu corpo se constela de signos verdes,
renovos num corpo de árvore.
Não te importe tanta miúda cicatriz luminosa:
olha o céu e sua verde tatuagem de estrelas.
- Octavio Paz, em “Transblanco: em Torno a Blanco de Octavio Paz”. [tradução Haroldo de Campos]. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.


Escrito con Tinta Verde
La tinta verde crea jardines, selvas, prados,
follajes donde cantan las letras,
palabras que son árboles,
frases que son verdes constelaciones.

Deja que mis palabras, oh blanca, desciendan y te cubran
como una lluvia de hojas a un campo de nieve,
como la yedra a la estatua,
como la tinta a esta página.

Brazos, cintura, cuello, senos,
la frente pura como el mar,
la nuca de bosque en otoño,
los dientes que muerden una brizna de yerba.

Tu cuerpo se constela de signos verdes
como el cuerpo del árbol de renuevos.
No te importe tanta pequeña cicatriz luminosa:
mira al cielo y su verde tatuaje de estrellas.
- Octavio Paz



Em Uxmal
1. Templo das tartarugas

Na esplanada vasta como o sol
repousa e dança o sol de pedra,
desnudo frente ao sol, também nu.

2. Meio-dia

A luz não pestaneja,
o tempo se esvazia de minutos,
um pássaro se deteve no ar.

3. Mais tarde

Despenha-se a luz,
despertam as colunas
e, sem mover-se, dançam.

4. Pleno sol

A hora é transparente:
vemos, se o pássaro é invisível,
a cor do seu canto.

5. Relevos

A chuva, pé dançante e cabelo solto,
o tornozelo mordido pelo raio,
desce acompanhada de tambores:
a espiga abre os olhos, e cresce.

6. Serpente lavrada sobre um muro

O muro ao sol respira, vibra, ondula,
lanço de céu vivo e tatuado:
o homem bebe sol, é água, é terra.
E sobre tanta vida esta serpente
levando uma cabeça entre suas fauces:
os deuses bebem sangue, comem homens.
- Octavio Paz, em “Transblanco: em Torno a Blanco de Octavio Paz”. [tradução Haroldo de Campos]. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.


En Uxmal
1. Templos de las tortugas

En la explanada vasta como el sol
reposa y danza el sol de piedra,
desnudo frente al sol, también desnudo.

2. Mediodía

La luz no parpadea,
el tiempo se vacía de minutos,
se ha detenido un pájaro en el aire.

3. Más tarde

Se despeña la luz,
despiertan las columnas
y, sin moverse, bailan.

4. Pleno sol

La hora es transparente:
vemos, si es invisible el pájaro,
el color de su canto.

5. Relieves

La lluvia, pie danzante y largo pelo,
el tobillo mordido por el rayo,
desciende acompañada de tambores:
abre los ojos el maíz, y crece.

6. Serpiente labrada sobre un muro

El muro al sol respira, vibra, ondula,
trozo de cielo vivo y tatuado:
el hombre bebe sol, es agua, es tierra.
Y sobre tanta vida la serpiente
que lleva una cabeza entre las fauces:
los dioses beben sangre, comen hombres.
- Octavio Paz




Octavio Paz - foto: (...) 
Entressonho
Manhã. O relógio canta.
O mundo cala, vazio.
Sonâmbula te levantas
e olhas não sei que sombras
detrás de tua sombra: nada.
Arrastada pela noite,
igual à ramagem branca.
- Octavio Paz, em “Transblanco: em Torno a Blanco de Octavio Paz”. [tradução Haroldo de Campos]. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.


Duermevela
Amanece. El reloj canta.
El mundo calla, vacío.
Sonámbula te levantas
y miras no sé qué sombras
detrás de tu sombra: nada.
Arrastrada por la noche

eres una rama blanca.
- Octavio Paz




Espiral
Como o cravo no seu talo,
como o cravo, eis o foguete,
que é um cravo de disparo.

É foguete o torvelinho:
sobe ao céu e se despluma,
canto de ave no pinho.

Como o cravo e como o vento
o caracol é foguete:
empedrado movimento.

E a espiral em cada coisa
seu vibrar difunde em giros:
um mover que não repousa.

O caracol foi corola,
eco de eco, luz, vento,
onda que se encaracola.
- Octavio Paz, em “Transblanco: em Torno a Blanco de Octavio Paz”. [tradução Haroldo de Campos]. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.


Espiral
Como el clavel sobre su vara,
como el clavel, es el cohete:
es un clavel que se dispara.

Como el cohete el torbellino:
Sube hasta el cielo y se desgrana,
canto de pájaro en un pino.

Como el clavel y como el viento
el caracol es un cohete:
petrificado movimiento.

Y la espiral en cada cosa
su vibración difunde en giros:
el movimiento no reposa.

El caracol ayer fue ola,
mañana luz y viento, son,
eco del eco, caracola.
- Octavio Paz



Frente ao Mar
1
Chove no mar.
Ao mar o que é do mar
e que as herdades sequem.

2
A onda não tem forma?
Num instante se esculpe,
no outro se desmorona
à que emerge, redonda.
Seu movimento é forma.

3
As ondas se retiram
- ancas, espáduas, nucas -
logo voltam as ondas
-peitos, bocas, espumas.

4
Morre de sede o mar.
Se retorce, sozinho,
em sua cama de rochas.
Morre de sede de ar.
- Octavio Paz, em “Transblanco: em Torno a Blanco de Octavio Paz”. [tradução Haroldo de Campos]. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

  
Frente al Mar
1
Llueve en el mar:
al mar lo que es del mar
y que se seque la heredad.

2
¿La ola no tiene forma?
En un instante se esculpe
y en otro se desmorona
en la que emerge, redonda.
Su movimiento es su forma.

3
Las olas se retiran
—ancas, espaldas, nucas—
pero vuelven las olas
—pechos, bocas, espumas—.

4
Muere de sed el mar.
Se retuerce, sin nadie,
en su lecho de rocas.

Muere de sed de aire.
- Octavio Paz



Lição de coisas
1. Animação
 Na prateleira de livros,
entre um músico Tang e um jarro de Oaxaca,
incandescente e vivaz,
com chispantes pupilas de papel de prata,
nos olha ir e vir
a diminuta caveira de açúcar.

2. Máscara de Tláloc gravada em quartzo transparente
 Águas petrificadas.
O velho Tláloc dorme, dentro,
sonhando temporais.

3. O mesmo
Tocado pela luz
o quartzo já é cascata.
Nas águas – criança – flutua o deus.

5. Deusa Olmeca
Os quatro pontos cardeais
regressam a teu umbigo.
No teu ventre golpeia o dia, armado.

6. Calendário
Contra a água, dias de fogo.
Contra o fogo, dias de água.

7. Xochipilli
À árvore do dia
penduram frutos de jade,
fogo e sangue na noite.

9. Menino e pião
 Cada vez que o lança,
cai, justo,
no centro do mundo.

10. Objetos
Vivem ao nosso lado,
os ignoramos, nos ignoram.
Vez por outra conversam conosco.
- Octavio Paz, em “Transblanco: em Torno a Blanco de Octavio Paz”. [tradução Haroldo de Campos]. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

  
Lección de cosas
1. Animación
 Sobre el estante,
entre un músico Tang y un jarro de Oaxaca,
incandescente y vivaz,
con chispeantes ojos de papel de plata,
nos mira ir y venir
la pequeña calavera de azúcar.

2. Máscara de Tláloc grabada en cuarzo transparente
Aguas petrificadas.
El viejo Tláloc duerme, dentro,
soñando temporales.

3. Lo mismo
Tocado por la luz
el cuarzo ya es cascada.
Sobre sus aguas flota, niño, el dios.

5. Diosa Olmeca
Los cuatro puntos cardinales
regresan a tu ombligo.
En tu vientre golpea el día, armado.

6. Calendario
Contra el agua, días de fuego.
Contra el fuego, días de agua.

7. Xochipilli
En el árbol del día
cae, justo,
en el centro del mundo.

9. Niño y trompo
Cada vez que lo lanza
cae, justo,
en el centro del mundo.

10. Objetos

Viven a nuestro lado,
los ignoramos, nos ignoran.
Alguna vez conversan con nosotros.
- Octavio Paz 


Octavio Paz, por (...)
Mistério
Alumbram ares, alumbra
o meio-dia, relumbra,
e não vejo o sol.

Já de presença em presença
tudo se me transparenta,
e não vejo o sol.

Perdido nas transparências
vou de reflexo a fulgor,
e não vejo o sol.

E ele na luz se desnuda
e a cada esplendor pergunta,
e não vê o sol.
- Octavio Paz, em “Transblanco: em Torno a Blanco de Octavio Paz”. [tradução Haroldo de Campos]. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.


Misterio
Relumbra el aire, relumbra,
el mediodía relumbra,
pero no veo al sol.

Y de presencia en presencia
todo se me transparenta,
pero no veo al sol.

Perdido en las transparencias
voy de reflejo a fulgor,
pero no veo al sol.

Y él en la luz se desnuda
y a cada esplendor pregunta,
pero no ve al sol.
- Octavio Paz



[o dia...
O dia abre sua mão
Três nuvens
E estas poucas palavras
- Octavio Paz, em “Transblanco: em Torno a Blanco de Octavio Paz”. [tradução Haroldo de Campos]. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.


El día abre la mano
Tres nubes
Y estas pocas palabras
- Octavio Paz


O Rio
(Fragmento)

A metade do poema sobressalta-me sempre um grande desamparo,
tudo me abandona,
não há nada a meu lado, nem sequer esses olhos que por detrás
contemplam o que escrevo,
não há atrás nem adiante, a pena se rebela, não há começo nem
fim, tampouco muro que saltar,
é uma esplanada deserta o poema, o dito não está dito, o não dito
é indizível,
torres, terraços devastados, babil8nias, um mar de sal negro, um
reino cego,
Não,
deter-me, calar, fechar os olhos até que brote de minhas pálpebras
uma espiga, um repuxo de sóis,
e o alfabeto ondule longamente sob o vento do sonho e a maré suba
em onda e a onda rompa o dique,
esperar até que o papel se cubra de astros e seja o poema um bosque
de palavras enlaçadas,
Não,
não tenho nada a dizer; ninguém tem nada a dizer, nada nem ninguém
exceto o sangue,
nada senão este ir e vir do sangue, este escrever sobre o já escrito
e repetir a mesma palavra na metade do poema,
sílabas de tempo, letras rotas, gotas de tinta, sangue que vai e vem
e não diz nada e me leva consigo.
- Octavio Paz, em “Transblanco: em Torno a Blanco de Octavio Paz”. [tradução Haroldo de Campos]. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.


El Río
(Fragmento)

A mitad del poema me sobrecoge siempre un gran desamparo, todo
me abandona,
no hay nadie a mi lado, ni siquiera esos ojos que desde atrás contem-
plan lo que escribo,
no hay atrás ni adelante, la pluma se rebela, no hay comienzo ni
fin, tampoco hay muro que saltar,
es una explanada desierta el poema, lo dicho no está dicho, lo no
dicho es indecible,
terrazas devastadas, babilonias, un mar de sal negra, un reino
ciego,
No,
detenerme, callar, cerrar los ojos hasta que brote de mis párpados
una espiga, un surtidor de soles,
y el alfabeto ondule largamente bajo el viento del sueño y la marea
crezca en una ola y la ola rompa el dique,
esperar hasta que el papel se cubra de astros y sea el poema un
bosque de palabras enlazadas,
No, 
no tengo nada que decir, nadie tiene nada que decir, nada ni nadie
excepto la sangre,
nada sino este ir y venir de la sangre, este escribir sobre lo escrito
y repetir la misma palabra en mitad del poema,
silabas de tiempo, letras rotas, gotas de tinta, sangre que va y viene
y no dice nada y me lleva consigo.
- Octavio Paz



Para o Poema (Pontos de Partida)
(Fragmento)

Palavras, ganâncias de um quarto de hora arrancado à árvore calcinada da linguagem, entre os bons dias e as boas noites, portas de entrada e saída e entrada de um corredor que vai de partealguma a ladoalgum.
Damos voltas e voltas no ventre animal, no ventre mineral, no ventre temporal. Encontrar a saída: o poema.
Obstinação desse rosto onde se quebra meu olhar. Fronte armada, invicta, diante de uma paisagem em ruínas, depois do assalto ao segredo. Melancolia de vulcão.
A benévola fachada de pedra-cartão do Chefe, do Condutor, fetiche do século; os eu, tu, ele, tecelões de teia de aranha, pronomes armados de unhas; as divindades sem rosto, abstratas. Ele e nós. Nós e Ele: ninguém e nenhum. Deus padre se vinga em todos esses ídolos.
O instante se congela, brancura compacta que cega e não responde e se desvanece, bloco de gelo levado por correntes circulares. Há de voltar.
Arrancar as máscaras da fantasia, cravar uma lança no centro sensível: provocar a erupção.
Cortar o cordão umbilical, exemplar a Mãe: crime que o poeta moderno cometeu por todos, em nome de todos. Cabe ao novo poeta inventar a Mulher.
Falar por falar, arrancar sons em desespero de causa, escrever sob ditado o que diz o vôo da mosca, enegrecer. O tempo se abre em dois: hora do salto mortal.
- Octavio Paz, em “Transblanco: em Torno a Blanco de Octavio Paz”. [tradução Haroldo de Campos]. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.


Hacia el poema (Puntos de Partida)
(Fragmento)

Palabras, ganancias de un cuarto de hora arrancado al árbol calcinado del lenguaje, entre los buenos días y las buenas noches, puertas de entrada y salida y entrada de un corredor que va de ninguna parte a ningúnlado.
Damos vueltas y vueltas en el vientre animal, en el vientre mineral, en el vientre temporal. Encontrar la salida: el poema.
Obstinación de ese rostro donde se quiebran mis miradas. Frente armada, invicta ante un paisaje en ruinas, tras el asalto al secreto. Melancolía de volcán.
La benévola jeta de piedra de cartón del jefe, del Conductor, fetiche del siglo; los yo, tú, él tejedores de telarañas, pronombre armados de uñas; las divinidades sin rostro, abstractas. Él y nosotros, Nosotros y Él: nadie y ninguno. Dios padre se venga en todos estos ídolos.
El instante se congela, blancura compacta que ciega y no responde y se desvanece, témpano empujado por corrientes circulares. Ha de volver.
Arrancar las máscaras de la fantasía, clavar una pica en el centro sensible: provocar la erupción.
Cortar el cordón umbilical, matar bien a la Madre: crimen que el poeta moderno cometió por todos, en nombre de todos. Toca al nuevo poeta descubrir a la Mujer.
Hablar por hablar, arrancar sones a la desesperada, escribir al dictado lo que dice el vuelo de la mosca, ennegrecer. El tiempo se abre en dos: hora del salto mortal.
- Octavio Paz



Pedra Nativa
(Fragmento)

Como as pedras do Princípio
Como o princípio da Pedra
Como no Princípio pedra contra pedra
Os fastos da noite:
O poema ainda sem rosto
O bosque ainda sem árvores
Os cantos ainda sem nome

Mas a luz irrompe com passos de leopardo
E a palavra se levanta ondula cai
E é uma extensa ferida e puro silêncio sem mácula
- Octavio Paz, em “Transblanco: em Torno a Blanco de Octavio Paz”. [tradução Haroldo de Campos]. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.


Piedra Nativa
(Fragmento)

Como las piedras del Principio
Como el principio de la Piedra
Como al Principio piedra contra piedra
Los fastos de la noche:
El poema todavía sin rostro
El bosque todavía sin árboles
Los cantos todavía sin nombre

Mas ya la luz irrumpe con pasos de leopardo
Y la palabra se levanta ondula cae
Y es una larga herida y un silencio sin mácula
- Octavio Paz



Pedras soltas
5. Diante da porta
Gente, palavras, gente.
Duvidei um estante:
acima a lua, só.

6. Visão
Vi-me ao fechar os olhos:
espaço, espaço
onde estou e não estou.
- Octavio Paz, em “Transblanco: em Torno a Blanco de Octavio Paz”. [tradução Haroldo de Campos]. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.


Piedras sueltas
5. Ante la puerta
Gentes , palabras, gentes.
Dudé un instante:
la luna arriba, sola.

6. Visión
Me vi al cerrar los ojos:
espacio, espacio
donde estoy y no estoy.
- Octavio Paz



Retórica
1
Cantam os pássaros, cantam
sem saber o que cantam:
seu entendimento é sua garganta.

2
A forma que se ajusta ao movimento
é pele — não prisão — do pensamento.

3
O claro do cristal transparente
para mim não é claro suficiente:
água clara é a água corrente.
- Octavio Paz, em “Transblanco: em Torno a Blanco de Octavio Paz”. [tradução Haroldo de Campos]. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.


Retórica
1
Cantan los pájaros, cantan
sin saber lo que cantan:
todo su entendimiento es su garganta.

2
La forma que se ajusta al movimiento
no es prisión, sino piel del pensamiento.

3
La claridad del cristal transparente
no es claridad para mí suficiente:
el agua clara es el agua corriente.
- Octavio Paz



Trabalhos do Poeta
(Fragmento)

Uma linguagem que corte o fôlego. Rasante, talhante, cortante. Um exército de espadas. Uma linguagem de aços exatos, de relâmpagos afiados, de esdrúxulas e agudas, incansáveis, reluzentes, metódicas navalhas. Uma linguagem guilhotina. Uma dentadura trituradora, que faça uma pasta dos eutuelenósvóseles. Um vento de punhais que desgarre e desarraigue e descoalhe e desonre as famílias, os templos, as bibliotecas, os cárceres, os bordéis, os colégios, os manicômios, as fábricas, as academias, os pretórios, os bancos, as amizades, as tabernas, a esperança, a revolução, a caridade, a justiça, as crenças, os erros, as verdades, a verdade.
- Octavio Paz, em “Transblanco: em Torno a Blanco de Octavio Paz”. [tradução Haroldo de Campos]. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

  

Trabajos del Poeta
(Fragmento)

Un lenguaje que corte el resuello. Rasante, tajante, cortante. Un ejército de sables. Un lenguaje de aceros exactos, de relámpagos afilados, de esdrújulos y agudos, incansables, relucientes, metódicas navajas. Un lenguaje guillotina. Una dentadura trituradora, que haga una masa del yotúélnosotrosvosotrosellos. Un viento de cuchillos que desgarre y desarraigue y descuaje y deshonre las familias, los templos, las bibliotecas, las cárceles, los burdeles, los colegios, los manicomios, las fábricas, las academias, los juzgados, los bancos, las amistades, las tabernas, la esperanza, la revolución, la caridad, la justicia, las creencias, los errores, las verdades, las verdad.
- Octavio Paz



De ''Trabajos del poeta'', número XIV
recitado por Octavio Paz

Trabajos del poeta
XIV
Difícilmente, avanzando milímetros por año, me hago un camino entre la roca. Desde hace milenios mis dientes se gastan y mis uñas se rompen para llegar allá, al otro lado, a la luz y el aire libre. y ahora que mis manos sangran y mis dientes tiemblan, inseguros, en una cavidad rajada por la sed y el polvo, me detengo y contemplo mi obra: he pasado la segunda parte de mi vida rompiendo las piedras, perforando las murallas, taladrando las puertas y apartando los obstáculos que interpuse entre la luz y yo durante la primera parte de mi vida.
- Octavio Paz



Octavio Paz - foto:  Gorka Lejarcegi


FORTUNA CRÍTICA DE OCTÁVIO PAZ
[Estudos acadêmicos: livros, teses, dissertações, monografias, ensaios, artigos; e artigos jornalísticos]
AGUIAR, Maria Alice. Um dialogo com o labirinto da solidao epot-scrptum de Octavio Paz. In: Adrian P. Fanjul e Ana Cecilia Olmos e Mario M. Gonzalez. (Org.). Hispanismo. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004, v. 3, p. 270-277.
ALMEIDA, Lúcia Fabrini de. Tempo e otredad nos ensaios de Octavio Paz. São Paulo: Annablume, 1997.
ALMEIDA, Lúcia Fabrini de. Topografia poética. Octavio Paz e a Índia. São Paulo: Annablume, 1995.
ALMINO, José. 'O arco e a lira' reflete a força do poeta e crítico Octavio Paz. Folha de S. Paulo, São Paulo, 9 mar. 2013.
ARAÚJO, Rosanne Bezerra de. Octavio Paz: la silenciosa rebeldía del poema. Graphos (João Pessoa), v. 12, p. 139-150, 2010.
ARAÚJO, Sicília Maria Moreira de. Poesia como contato:Aproximações entre os conceitos de poesia, em Octávio Paz, e Contato, em Gestalt-terapia. (Monografia Graduação em Psicologia).  Universidade Federal do Ceará, UFC, 2005.
BADILLA, Daniel Campos. On Poetry and Authentic Philosophical Reflection: The American Philosophy of Octavio Paz. Cognitio (PUCSP), v. 8, p. 179-195, 2007.
BALDO, Luiza Maria Lentz. Poesia lírica, sociedade e história: reflexos do pensamento de Adorno em Octavio Paz.. Boletim. Centro de Letras e Ciências Humanas (UEL), Londrina, v. 49, p. 41-56, 2005.
BALOGH, Anna Maria. El Concepto de Poesia en la Obra de Octavio Paz. (Tese Doutorado em Literaturas Estrangeiras Modernas). Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha, 1979.
BALOGH, Anna Maria. Octavio Paz: Conceito De Poesia. O Estado De São Paulo, São Paulo, p. 3 - 4, 17 fev. 1980.
BARBOSA, Fernanda Bastos; BAIÃO, Fabio E. A.. O Porfiriato e a Revolução de 1910 sob a ótica de Octavio Paz: História e Política em algumas produções do poeta e ensaísta mexicano. Cadernos de História (UFOP. Mariana), v. 7, p. 125-141, 2012.
BARCELOS, Valdo Hermes de Lima. Ecologia e literatura: a contribuição de Octávio Paz à ecologia global e à educação ambiental. Contrapontos (UNIVALI), Itajaí-RS, v. 3, n.1, p. 39-53, 2003.
BARCELOS, Valdo Hermes de Lima. Educação ambiental e identidade(s) Latino Americanas: um estudo através da obra literária de Octávio Paz. Educação (Porto Alegre), PORTO ALEGRE-RS, v. 21, n.2, p. 241-262, 2004.
BARCELOS, Valdo Hermes de Lima. Educação ambiental e Literatura - a contribuição das ideias de Octavio Paz. In: Barcelos, V; NOAL, F. O.. (Org.). Educação ambiental e cidadania - Cenários Brasileiros. 2ª ed., Santa Cruz do Sul: EDUNIS, 2010, v. 1, p. 23-56.
BARCELOS, Valdo Hermes de Lima. Educação ambiental e literatura: a contribuição das idéias de Octávio Paz. In: Valdo Hermes de Lima Barcelos e Fernando Oliveira Noal. (Org.). Educação ambiental e cidadania: cenários brasileiros. 1ª ed., Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003, v. 1, p. 23-56.
BARCELOS, Valdo Hermes de Lima. Octávio Paz - Da Ecologia Global à Educação Ambiental na Escola. 1ª ed., Lisboa: PIAGET, 2009. v. 1. 232p.
BARCELOS, Valdo Hermes de Lima. Escritura do mundo em Octávio: uma alternativa pedagógica em educação ambiental. In: SATTO, M,; CARVALHO, I.. (Org.). Educação Ambiental - Pesquisa e Desafios. 1ª ed., Porto alegre: ARTMED, 2005, v. 1, p. 77-99.
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BARCELOS, Valdo Hermes de Lima. La contribución de las ideas de Octavio Paz a la ecologia global y a la edcación ambiental en el contexto de America Latina. Tópicos en Educación Ambiental, México, v. 4, n.11, p. 63-75, 2005.
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BARCELOS, Valdo Hermes de Lima. Signos em Rotação, Educação e Ecologia: um diálogo com a obra de Octávio Paz. Cadernos de Educação Especial, Santa Maria, v. 1, n.13, p. 95-107, 1999.
Octavio Paz (Londres, 1997) - foto: Richard Franck Smith-Sygma-Corbis
BARCELOS, Valdo Hermes de Lima. Texto literário e ecologia: a contribuição das idéias de Octávio Paz às questões ecológicas contemporâneas. (Tese Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2001.
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BLASI, Alberto. Artifício e intencionalidad de La hija de Rappaccini. In: Cuadernos hispanoamericano. Madrid, n. 343-345, enero/marzo de 1979.
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Octavio Paz, con su esposa Marie Jose, en Nueva York en octubre 1990
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Como citar:
FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção e organização). Octavio Paz e os labirintos da poética. Templo Cultural Delfos, agosto/2014. Disponível no link. (acessado em .../.../...).
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** Página atualizada em 11.6.2016.



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