COMPARTILHE NAS SUAS REDES

Joãozinho Gomes - a poesia e a música da Amazônia

Joãozinho Gomes - poeta, cantor e compositor | foto: ©acervo JG

© Pesquisa, seleção, edição e organização: Elfi Kürten Fenske


Série compositores - letrista e poeta


JOÃOZINHO GOMES – João Batista Gomes Filho – poeta/compositor, nascido em 20 de outubro de 1957, na cidade de Santa Maria de Belém do Grão-Pará. 

Em 1973 passou a interessar-se por literatura, após ter ganhado de sua mãe o livro O Corsário Negro, um clássico do escritor italiano do século XIX, Emílio Salgari, a partir daí o gosto pela leitura e o interesse pela literatura passaram a fazer parte das suas atividades. Em pouco tempo, começou a arriscar-se aos primeiros versos, atividade esta, que o levou a conhecer e conviver com as poesias de Carlos Drummond de Andrade, Jorge de Lima, Mário Faustino, Ruy Barata, Max Martins, João de Jesus Paes Loureiro, Vinicius de Moraes, Ferreira Gullar, Thiago de Mello, passando assim a ler todos os poetas a que teve acesso naquele período de intenso aprendizado. Em meio a isso, conheceu O Grande Sertão: Veredas, clássico romance de João Guimarães Rosa que o influenciou definitivamente. Ao mesmo tempo, teve acesso à literatura francesa por meio dos escritores Vicente Franz Cecim e, de seu amigo, o poeta Antônio Moura que o indicaram poetas como Mallarmé, Arthur Rimbaud, Charles Baudelaire, entre outros: enveredando pela poesia universal, resolveu a ler poetas russos, ingleses, americanos, espanhóis, alemães, gregos, japoneses e etc. sempre resignado com as traduções por não dominar outra língua além da portuguesa. 

Em 1974 teve contato direto com a música popular, passando a ouvir atento e frequentemente cantores/compositores como Cartola, Noel Rosa, Dorival Caymmi, Lamartine Babo, Vinicius de Moraes, Paulo César Pinheiro, Paulo André Barata, Milton Nascimento, Chico Buarque de Holanda, Jorge Benjor, Taiguara, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Paulinho da Viola, Roberto Carlos, Tom Jobim, Tom Zé, Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa, e os emergentes: Secos & Molhados, Raul Seixas, Sérgio Sampaio, Benito de Paula, Fafá de Belém, Jane Duboc, Alcione, Fagner, Belchior, Ednardo, além dos mestres; Hermeto Pascoal, Sivuca, Egberto Gismonte e Elomar Figueira de Melo. 

Em 1975 conheceu o compositor Lôbel, que viria a ser o seu primeiro parceiro musical, no mesmo ano, ao lado de Lôbel, venceu o primeiro festival da canção da FCAP, Faculdade de Ciências Agrárias do Pará com a canção Fé e Coragem, passando o resto da década de 70 em um árduo trabalho lítero-musical, preparando-se para novos projetos. 

Em 1981 encontrou-se com a dupla de cantoras-compositoras e percussionistas Lulhi e Lucina (na época, Luli e Lucinha) iniciando assim uma riquíssima parceria que atravessa décadas. Daí adiante, Joãozinho Gomes passou a compor com o cantor-compositor Nilson Chaves, parceiro com o qual escreveu (além de várias canções importantes do cancioneiro amazônico) a consagrada Sabor Açaí, canção reconhecida como um hino por toda a região amazônica. 

Em 1984 ao lado do poeta Antônio Moura participou do projeto musical Quenga Prateada, idealizado pelo cantor-compositor e dramaturgo Walter Freitas, no mesmo ano juntou-se ao poeta-compositor e artista-plástico Marcos Quinan com o qual desenvolveu um extenso trabalho lítero-musical, entre os quais o emblemático Colho Cura, musical baseado no romance O Sertão do Reino, de Marcos Quinan, composto em parceria com o cantor-compositor acreano Sérgio Souto. 

Em 1985 foi convidado por Walter Freitas a escrever a quatro mãos, as letras das músicas que fariam parte do seu antológico disco Tuyabaé Cuaá, que fora produzido por Marcos Quinan, em seguida viajou para São Paulo onde pode ampliar a sua parceria com o cantor-compositor Rafael Lima e, conhecer outros artistas que viriam a serem seus parceiros no futuro como Jean Garfunkel e Celso Viáfora. 

Em 1987 foi apresentado por Nilson Chaves ao cantor e compositor cearense Eudes Fraga de quem se tornou parceiro de inúmeras canções, entre elas, sucessos como Puçangueira e Urubu (Mestre do Vôo) ambas vencedoras de muitos festivais pelo Brasil. 

Em 1988 retornou a Belém, no mesmo ano foi homenageado pelo selo independente, Outros Brasis, de Marcos Quinan, Roseli Naves e Nilson Chaves, com a antologia musical intitulada Fruta Rachada, que consiste em um disco com a participação de seus parceiros mais frequentes. 

Em 1991 mudou-se para o Amapá, em lá chegando iniciou uma nova história: uniu-se a cantores-compositores e poetas com os quais se afinavam suas ideias e, começou uma nova empreitada ao lado de novos parceiros. 

Em 1995 em parceria com Val Milhomem e Zé Miguel compôs e editou o CD Planeta Amapari, indicado a concorrer ao Prêmio Sharp da Música Brasileira. 

Em 1996 formou juntamente com Val Milhomem, Zé Miguel e Amadeu Cavalcante o Grupo Senzalas que se tornou uma referência da música amapaense. 

Em 2000 o Grupo Senzalas apresentou-se na tradicional casa de espetáculo do Rio de Janeiro, Canecão, em sequência apresentou-se em Berlin, na Casa de Cultura do Mundo, de volta ao Brasil, apresentou-se no Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, e nos SESC Pompéia, Itaquera e Interlagos, São Paulo, dentro do projeto Balaio Brasil. 

Em 2006 classificou em parceria com Val Milhomem a música Barco Negreiro, no Festival Cultura da Nova Música do Brasil, da TV Cultura, ainda em 2006, apresentado por Nilson Chaves, tornou-se amigo e parceiro do cantor-compositor maranhense Zeca Baleiro, com o qual compôs entre outras músicas, a canção Você é Má, trilha sonora da novela Ribeirão do Tempo da Rede Record de Televisão. 

Em 2007, ano em que completou 50 anos, juntamente com seu parceiro Val Milhomem (que também completara a mesma idade) foram homenageados com uma grande e inesquecível festa-show produzida por Nilson Chaves, Clícia Di Miceli e Claudiomar Silva, com a participação de grandes nomes da música brasileira. 

Em 2009, em parceria com o cantor-compositor Enrico Di Miceli, gravou o CD Amazônica Elegância fruto de um projeto aprovado pela FUNART dentro do Projeto Pixinguinha de editoração. Além do CD Tambores do meio do Mundo, este gravado com o Grupo Senzalas. 

Em 2013 publicou o livro A Flecha Passa e poemas diVersos, foi premiado no 50° Festival de Música e Poesia de Paranavaí, FEMUP, com o poema, O Banho de Àpacam, do livro em construção, Sendas de Ápacam, do qual teve cinco poemas publicados na Revista Brasileira, n° 84 da ABL Academia Brasileira de Letras e, pela Revista Acrobata, n° 5, periodicidade semestral, editada pelos poetas piauienses Aristides Oliveira, Demetrios Galvão e Thiago E. 

Em 2022 lançou em parceria com Patrícia Bastos e Enrico Di Miceli o CD Timbres e Temperos (obra que homenageia as cantoras e compositoras Lulhi e Lucina). Ainda em 2022, por meio do Projeto musical, “Songbook da Amazônia”, da UFPA, lançou um Songbook com trinta canções – uma mostra de sua extensa obra musical – e o livro Semelhanças Desiguais, uma antologia contendo parte de suas letras e de seus poemas. Atualmente, com três livros inéditos e um repertório com centenas de canções, Joãozinho Gomes é reconhecido pela crítica como um dos mais atuantes e criativos poetas de sua geração. 

Artistas relacionados ao poeta: Lôbel, Luhli, Lucina, Nilson Chaves, Rafael Lima, Walter Freitas, Rui Baldez, Genésio Tocantins, Eudes Fraga, Elton Ribeiro, Juraildes da Cruz, Jean Garfunkel, Mário Moraes, Marco André, Cláudio Lobato, Lano Cabral, Marcão, Salomão Habib, Cláudio Nucci, Ceumar, Jane Duboc, Telma Tavares, Marta Strauss, Madan, Paulo Fraga, Rafael Altério, Ziza Padilha, Marcos Quinan, Sérgio Souto, Enrico Di Miceli, Celso Viáfora, Chico César, Lula Barbosa, Natan Marques, Vital Lima, Sebastião Tapajós, Felipe Cordeiro, Pedrinho Callado, Osmar Junior, Marcelo Sirotheau, Aldo Moreira, Zé Miguel, Pedrinho Cavalléro, Amadeu Cavalcante, Val Milhomem, Leandro Dias, Ricardo Iraguani, Vicente Moura, Marcelo Schneider, Cléverson Baia, Vicente Barreto, Rafa Barreto, Zeca Torres, Anibal Beça, Márcio Farias, Mário Mouzinho, Marco Antônio Quinan (Bola), Helder Brandão, João Milhomem, Leci Brandão, Vânia Bastos, Socorro Lira, Moska, Geraldo Azevedo, Renato Braz, Leila Pinheiro, Marco Monteiro, Selma Reis, Célio Cruz, Dominguinhos, Patrícia Bastos, Ná Ozzetti, Deyse Adário, Lia Sophia, Loma, Andréia Pinheiro, Simone Almeida, Ângela Carlos, Nell Pureza, Maria Eli, Silmara, Claudete Moreira, Zé Alexandre, Ana Martel, Nazaré Pereira, Lucinha Bastos, Zeca Baleiro, Mauro Dias, Olga Savary, Antônio Moura, João de Jesus Paes Loureiro, Vicente Franz Cecim, PP. Conduru, Eliakin Rufino, Luiz Carlos Sá, Paulo Campos, Vitor Ramil, Flávio Venturini, Dante Ozzetti, Carla Cabral, Alan Gomes, Luis Felipe Gama, Ana Luiza, Chico Lobo, Paulo Flores, José Inácio Vieira de Melo, Zebeto Corrêa, Túlio Borges, Thiago Thiago de Mello, Dany López, Conrado Pera, Thiago K., Cristovão Bastos, Marcílio Costa, Simone Vagnini Hugo Guimarães, Karine Aguiar, Thamires Tannous, Manoel Cordeiro.

É Membro do Conselho Editorial do Senado Federal. E em 2021, Joãozinho Gomes foi agraciado com  o prêmio "Maestro Siney Saboia", pela Secult/AP, através da lei Aldir Blanc.

Joãozinho Gomes | foto: ©Eudes Vinicius


OBRA POÉTICA DE JOÃOZINHO GOMES

:: A flecha passa: e poemas diversos. Joãozinho Gomes [Orelhas do livro: Marcos Quinan e Luhli; 
capa/desenho: Uirandê Gomes, Brenda Failache]. 2ª ed. revista e ampliada. Belém, PA: FCPTN / Centur, 2013. Selo Ildefonso Guimarães de Literatura. {coletânea de poemas escritos entre os anos de 1975 e 2005}.
:: A libido de Érato. Joãozinho Gomes. Inédito.

Em revistas
ACROBATA. 3 Poemas de Joãozinho Gomes. [edição Aristides Oliveira, Demétrios Galvão e Thiago E.]. In: Revista Acrobata, n° 5, 29 de agosto 2019. Disponível no link. (acessado em 23.9.2022).
CALDAS, Yurgel. A Libido de Érato - os estados da matéria amorosa ou um livro do caralho. [poemas eróticos de Joãozinho Gomes]. In: Brasil Instrumental, s/data. Disponível no link. (acessado em 24.9.2022).
GOMES, Joãozinho. Poesia. In: Revista Brasileira - Academia Brasileira de Letras/ABL [Direção Marco Lucchesi]. n. 84 - Fase VIII, Ano IV, Julho-Agosto-Setembro/2015, pg. 213-219. Disponível no linklink (acessado em 23.9.2022).
MALLARMARGENS. 7 poemas de Joãozinho Gomes. In: Revista de Poesia e arte contemporânea - mallarmargens, 27 de abril 2015. Disponível no link. (acessado em 23.9.2022).




Joãozinho Gomes | foto: ©acervo JG 

OBRA MUSICAL DE JOÃOZINHO GOMES

COMPOSIÇÕES E PARCERIAS
Joãozinho Gomes ou João Gomes - poeta, músico e letrista

  1. 4 de fevereiro (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
  2. A beleza da arte que emana (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
  3. A Chiquinha é chique (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
  4. A cor do café (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
  5. A dádiva divida (Lucina e Joãozinho Gomes)
  6. A dança (Socorro Lira e Joãozinho Gomes)
  7. A face do meu amor (Rambolde Campos e Joãozinho Gomes)
  8. A flor e o beija flor (Zé Miguel e Joãozinho Gomes)
  9. A nave das constelação (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  10. A pele (Zé Miguel e Joãozinho Gomes)
  11. A você (Zé Miguel e Joãozinho Gomes)
  12. Abrigo para um violeiro andante (Marcos Quinan, Eudes Fraga e Joãozinho Gomes)
  13. Amastor e Luzia (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
  14. Amazônica elegância (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
  15. Amo à beça (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
  16. Antoíno Boi (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
  17. Ao mano humano (Zé Miguel e Joãozinho Gomes)
  18. Arribada malunga (Rafael Lima e Joãozinho Gomes)
  19. As parteiras (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  20. Bacabeira (Enrico Di Miceli, Cléverson Baía e Joãozinho Gomes)
  21. Barco negreiro (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  22. Batom bacaba (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes) 
  23. Batuque de tudo (Celso Viáfora e Joãozinho Gomes)
  24. Beijo clandestino (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
  25. Bento Banto (João Milhomem, Joãozinho Gomes e Zé Miguel)
  26. Brilho de fogo (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  27. Cachaça de jambú (Pedrinho Callado e Joãozinho Gomes)
  28. Cadê você? (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  29. Cambinda velha (Gilson de Assis e João Gomes) 
  30. Caminhos de João (Chico Lobo e Joãozinho Gomes)
  31. Cantiga de penas (Nilson Chaves e Joãozinho Gomes)
  32. Canto das castanhais (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  33. Canto de antiguerra (Salomão Habib e Joãozinho Gomes)
  34. Canto de casa (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
  35. Cantor, compositor, poeta (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
  36. Cartas pra você (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  37. Castelo do mar (Márcio Farias e Joãozinho Gomes)
  38. Celeste (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
  39. Celeste e Rosário (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
  40. Clamor da mata (Na Ozzetti, Zeca Baleiro e Joãozinho Gomes)
  41. Com Cristo a sós (Nilson Chaves e Joãozinho Gomes)
  42. Constelação de parentes (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  43. Contraposto (Vitor Ramil e Joãozinho Gomes)
  44. Coração Benedito (Enrico Di Miceli e Joãozinho)
  45. Coura (Mário Moraes e Joãozinho Gomes)
  46. Colho cura - sertão do reino (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
  47. Dádiva (Lucina e Joãozinho Gomes)
  48. Dádiva (Nilson Chaves e João Gomes)
  49. Danduca João Colonado e Tenanaí Pedro, Paulo e Thiago (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
  50. Dança das senzalas (Val Milhomem, Zé Miguel e Joãozinho Gomes)
  51. Dançando com Oxum (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
  52. Dançando com sereia (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
  53. De Macapá à Cayenne (Zé Miguel e Joãozinho Gomes)
  54. Dê-me mama (Zé Miguel e Joãozinho Gomes)
  55. Demônio de batom (Dante Ozzetti e Joãozinho Gomes)
  56. Desgoverno (Zeca Baleiro e Joãozinho Gomes)
  57. Dia quente (Zeca Baleiro e Joãozinho Gomes)
  58. Doces pecados (Zeca Torres "Torrinho" e Joãozinho Gomes)
  59. Dois mil janeiros (Luli, Lucina e João Gomes)
  60. Dozinha e Inácia Pedro Potaço (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
  61. E reguem flores (Enrico di Miceli e Joãozinho Gomes)
  62. Em movimento (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
  63. Em que tempo (Ziza Padilha e Joãozinho Gomes)
  64. Encontro dos tambores (Enrico Di Miceli, Leandro Dias e Joãozinho Gomes)
  65. Eneu (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
  66. Enfeites de cabocla (Juraildes da Cruz e João Gomes)
  67. Entre o índio e a cor (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  68. Equinócio (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
  69. Espírito de ave (Ziza Padilha e Joãozinho Gomes) 
  70. Espírito dos afogados (Eudes Fraga, Airton Montezuma e Joãozinho Gomes)
  71. Eu e a solidão (Enrico di Miceli e Joãozinho Gomes)
  72. Eu sou caboca (Celso Viáfora e Joãozinho Gomes)
  73. Eu sou daqui (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
  74. Eu sou outro (Ziza Padilha e Joãozinho Gomes)
  75. Exportação brasileira (Nilson Chaves e João Gomes)
  76. Fazendinha (Nilson Chaves e João Gomes) 
  77. Feitos para o mundo (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes)
  78. Filosofia fula (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
  79. Flor negra (Nilson Chaves e Joãozinho Gomes)
  80. Fonte das recordações (Eudes Fraga, Marcos Quinan e Joãozinho Gomes)
  81. Fragmento azul (Nilson Chaves e Joãozinho Gomes)
  82. Fruta rachada (Walter Freitas e Joãozinho Gomes)
  83. Geandra (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes) / para Geandra Bastos 
  84. Geleira do tempo (Zé Miguel, Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  85. Gentil aspereza (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
  86. Gogó do nego (Zeca Baleiro e Joãozinho Gomes)
  87. Gogó nagô - obra do criador (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes)
  88. Gotas de sol (Rafael Lima e Joãozinho Gomes)
  89. Grande bem (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  90. Humana cachoeira (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
  91. Iên e Zumunducu / cego bocovó (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
  92. Igaçalia (Walter Freitas e João Gomes)
  93. Incantu (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
  94. Isabel (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
  95. Iunaiá e João Tungo (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
  96. Jeito Tucujú (Val Milhomem e Joãozinho Gomes) 
  97. John Crazy (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
  98. Kizomba no samba (Zé Miguel e Joãozinho Gomes)
  99. Lá vinha a Lavigne (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
  100. Lábios caboclos (Nilson Chaves e João Gomes)
  101. Lady Celi (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  102. Letra de música (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
  103. Língua intrusa (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
  104. Lira mulata (Luli, Lucina e João Gomes)
  105. Loba boba (Zeca Baleiro e Joãozinho Gomes)
  106. Longe perto (Nilson Chaves e João Gomes)
  107. Luz de lampião (Nilson Chaves e Joãozinho Gomes)
  108. Mal de amor (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  109. Mameluca (Val Milhomem e Joãozinho Gomes) 
  110. Mandala a Mandela (Enrico Di Miceli, Cleverson Baia e Joãozinho Gomes)
  111. Maniva (Enrico di Miceli e Joãozinho Gomes)
  112. Mão de couro (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  113. Marabaixo (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  114. Marquiana (Benjamim Taubkin e Joãozinho Gomes) 
  115. Medonho amor (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
  116. Mei mei (Val Milhomem e Joãozinho Gomes) 
  117. Mestiço (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes)
  118. Minha cidade (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes)
  119. Minuano (Eudes Fraga, Marcos Quinan e João Gomes)
  120. Misturada cabana (Luli, Lucina e Joãozinho Gomes)
  121. Murtinho e Rosina / João Fandro / Francisco Rugoso / Cumará e Nheiú /  Tarcisa e Fronho / Tomásia / Dourado, Tumida os filhos, Amélia, Acapoúca, João Mão Cega e padre Demerval (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
  122. Na contramão (Eudes Fraga, Paulo Fraga e João Gomes)
  123. Não (Rafael Lima e Joãozinho Gomes)
  124. Não é brincadeira (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  125. Nhãnancinha e Bartolomeu (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
  126. Nhanubuí (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
  127. No arrôdeio duma viola (Eudes Fraga, Marcos Quinan e Joãozinho Gomes)
  128. No fundo de mim (Lucina e João Gomes)
  129. O batuque (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
  130. O espectador (Lucina e Joãozinho Gomes)
  131. O grande rio (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes)    
  132. O meu coração Benedito (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
  133. O pequeno pescador (Vicente Barreto e Joãozinho Gomes)
  134. O trem da Serra  (Zé Miguel, Val Milhomem e Joãozinho Gomes) 
  135. Obá! (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  136. Olhos da noite (Rafael Altério, Eudes Fraga e Joãozinho Gomes)
  137. Ondas e ondas (Amadeu Cavalcante, João Gomes, Osmar Júnior e Val Milhomens)
  138. Oração a música (Ziza Padilha e Joãozinho Gomes)
  139. Oração ao rio (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
  140. Orquestra para uma seresta amazônica (Ziza Padilha e Joãozinho Gomes)
  141. Os enfeites de Cunhã (Ná Ozzetti e Joãozinho Gomes) 
  142. Pantaco e Buiú (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
  143. Pedro Viriano e João Mutaba (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
  144. Pelos campos dessa vida (Luli, Lucina e Joãozinho Gomes)
  145. Penastro (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
  146. Pequeno pescador (Vicente Barreto e Joãozinho Gomes)
  147. Pérola azulada (Zé Miguel e Joãozinho Gomes)
  148. Pimentinha de cheiro (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes)
  149. Pixãim (Walter Freitas e Joãozinho Gomes)
  150. Planeta Amapari (Zé Miguel, Val Milhomem, Joãozinho Gomes e Osmar Junior)
  151. Pororoca - Bagunceira (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
  152. Pras minhas paixões (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  153. Presságio (Marco André e João Gomes)
  154. Puçangueira (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes)
  155. Punhal de ferro (Enrico di Miceli e Joãozinho Gomes)
  156. Quando o homem virará pessoa? (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes)
  157. Que nem cupú (Nilson Chaves e Joãozinho Gomes)
  158. Querências do destino (Marcos Quinan, Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) 
  159. Regalos (Ziza Padilha e Joãozinho Gomes)
  160. Regando flores (Zé Miguel e Joãozinho Gomes)
  161. Relógio velho II (Marcos Quinan e Joãozinho Gomes)
  162. Rosa cálida (Lucina e Joãozinho Gomes)
  163. Rosário de ouro (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  164. Roupa de festa (Pedrinho Callado e Joãozinho Gomes)
  165. Rúbia flor (Chico César e Joãozinho Gomes)
  166. Sabor açaí (Nilson Chaves e João Gomes)
  167. Sachê chinês (Marco Antônio Franco e Joãozinho Gomes)
  168. Samba da Zinha (Lucina e Joãozinho Gomes)
  169. Santa paisagem (Eudes Fraga e João Gomes)
  170. Santa paisagem (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) 
  171. São Benedito (Zé Miguel e Joãozinho Gomes)
  172. São coisas da vida (Amadeu Cavalcante e João Gomes)
  173. Seiva de mulher (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
  174. Sem remédio (João Gomes) 
  175. Semelhanças desiguais (Luli e João Gomes)
  176. Sereia de água doce (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
  177. Sereia do Leblon (Lucina e João Gomes)
  178. Sereia do Rio-mar (Eudes Fraga, Paulo Oliveira e Joãozinho Gomes)
  179. Só voando (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  180. Solar dos amores (João Daibes e Joãozinho Gomes)
  181. Soteropolitano (Gilson de Assis e João Gomes)
  182. Suprema (Lula Barbosa e Joãozinho Gomes) 
  183. Tapuia (Rafael Lima e Joãozinho Gomes)
  184. Tempos remotos (Thiago K. e Joãozinho Gomes)
  185. Terra molhada (Gilson de Assis e João Gomes)
  186. Tiã Tiã Tiã (Walter Freitas e Joãozinho Gomes)
  187. Toada inacabada (Marcos Quinan e Joãozinho Gomes)
  188. Tô feliz (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
  189. Todo música (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
  190. Tranca de rio (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
  191. Traslado (Marco André e Joãozinho Gomes)
  192. Triste que só (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)  
  193. Trompete relâmpago (João Gomes)
  194. Tudinha acesa (Dante Ozzetti e Joãozinho Gomes)
  195. Tudo manga (Nilson Chaves e João Gomes)
  196. U Amassu I U Dubradú (Dante Ozzetti e Joãozinho Gomes)
  197. Um! (Felipe Cordeiro, Marcelo Sirotheau e Joãozinho Gomes)
  198. União (Amadeu Cavalcante e João Gomes)
  199. Urubu mestre do vôo (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes)
  200. Vale mais (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
  201. Vamos índio (Luhli e João Gomes)
  202. Vicença e Marteniano / João Curto (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
  203. Vidas cruzadas.com (Fátima Leão e João Gomes)
  204. Você é má (Zeca Baleiro e Joãozinho Gomes)
  205. Volta no mundo em três minutos  (Zé Miguel e Joãozinho Gomes)
  206. Vozes da madrugada (Celso Viáfora e Joãozinho Gomes)
  207. Yárica (Cristovão Bastos e Joãozinho Gomes)
  208. Zé Bugio (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
  209. Zulusa (Celso Viáfora e Joãozinho Gomes)

 ****

Joãozinho Gomes - foto: ©Daniel Kersys

POEMAS ESCOLHIDOS DE JOÃOZINHO GOMES


O MAPA
Não se alumbra o meu olhar
ao sumiço de Ápacam; e sem
Ápacam e Anatnas semiapagada
para quê me serve o mapa?
As manchas não apontarão
meu reino, mas, minha ruína,
e é ruim na hora de ir… olhar ruir
à tempestade o meu império.
Quem o desbotou a águas impuras
do Íston, foste tu, Phostito!
Por isto destituo-te do título
de meu último tutor e te intimo
a meu ritmo estimular um
cálculo marítimo que me indique
Ápacam em um gráfico le
gítimo. Estimo-te, Phostito, mas
foste tu que me levaste a isto…
- Joãozinho Gomes, no livro "A flecha passa: e poemas diversos". Joãozinho Gomes. 2ª ed. revista e ampliada. Belém, PA: FCPTN / Centur, 2013.

§§

PEDRA
O rio e o tempo
esmurram a mesma matéria
- aríete em riste
na textura da pedra -

a pedra sólida lida só
com o rio e o tempo
resiste ao soco líquido e à
corrosão dos séculos

O rio e o tempo
em busca do enigma da pedra
esmurram por fora
a matéria de dentro
- Joãozinho Gomes, no livro "A flecha passa: e poemas diversos". Joãozinho Gomes. 2ª ed. revista e ampliada. Belém, PA: FCPTN / Centur, 2013.

§§

PUNHAL DE PEDRA
Não rasgaria a própria carne
com este punhal de pedra
- meu&teu - punhal de pedra.

Em punho o ponho a teu serviço
não para sangrar-te a voz, nem
para cortar-te as fibras do canto

mas para arrancar-te do peito
este poema - meu&teu - poema
que aos brutos causa espanto
- Joãozinho Gomes, no livro "A flecha passa: e poemas diversos". Joãozinho Gomes. 2ª ed. revista e ampliada. Belém, PA: FCPTN / Centur, 2013.

§§

REFLEXÕES DA FLEXA
O longe é um lugar que não existe!
Atravessei-o ontem,
e a minha ponta é a de um seio,
e a minha ponte é o infinito.
Atravessei-o ontem,
             in verso ao teu receio,
(e não ouvi sequer um grito)
e hoje irei atravessá-lo aflito
feito os olhos do arqueiro e,
              os passos do proscrito.
Naquele dia a minha ponta
era um diamante; e aquele dia
            o meu final previsto.
Maldito!
Mal sabia que o longe é o infinito
por onde estou passando,
e que eu – infinitamente – não existo.
- Joãozinho Gomes, no livro "A flecha passa: e poemas diversos". Joãozinho Gomes. 2ª ed. revista e ampliada. Belém, PA: FCPTN / Centur, 2013.

§§

SENTENÇA
O que sabes de mim neste poema ósseo
(onde cavas a carne da cabra que o cobre)
a não ser o cálcio do seu verbo rubro
que labiríntima procuras em meu nome?

Sabes de mim o vocábulo deste túmulo,
a última sílaba do meu nome santo?
Ão de possuir-te esses demônios todos
na lápide do poema-pus após a morte!

dos meus abismos ao teu sinistro poente
a ponte sobre a página-pântano
conduz a Dante o meu poema infernal

que áspero o espera na cripta de Byron
onde Maldoror trêmulo de horror
descreve a Lautréamont a tua sentença...
- Joãozinho Gomes, no livro "A flecha passa: e poemas diversos". Joãozinho Gomes. 2ª ed. revista e ampliada. Belém, PA: FCPTN / Centur, 2013.

§§

SESSENT'ANOS
Sessenta centauros
me perseguem e cem touros
me esperam em seus
estábulos hercúleos...

há séculos embolo-os
em páginas imaginadas
(híbridas manadas
de temíveis sonhos)

em dias nebulosos
que sonâmbulos perambulam
por meus sonos - cervos

imolados que renascem
aos librianos meses
de um outubro sessent'anos...
- Joãozinho Gomes, no livro "A flecha passa: e poemas diversos". Joãozinho Gomes. 2ª ed. revista e ampliada. Belém, PA: FCPTN / Centur, 2013.

§§

DÉRAME E MIDERA
Midera foi-se com a sua foice de vidro,
ceifou o que me dera, Déreme,
devido eu duvidar
 da vã quimera
que mera, Dérame me dera. Eram
meras Homéricas Dérame e Midera,
 porém, astutas,
às tantas das manhãs apacamíadas
saíam em seus cavalos âmbares
a galoparem por sendas insondáveis,
livres entre livros indeléveis,
 entre leves lidos livros
livrando-me
dos danos que Delyves, o Desdém,
desde dantes me impusera.
 Dera-me Midara,
aVisão, a palavra-seta
que cita a voz de Dérame a prever-me
a um livro vão (por que não cri na deusa
mera? – a citar Midera como a deusa
 que me dera a visão
 que crer em Dérame.
Quem me dera ter vivido esta ilusão!
- Joãozinho Gomes, na Revista Brasileira - Academia Brasileira de Letras/ABL. 2015.

§§

É DIFÍCIL
É difícil erguer
edifício no espaço, não é fácil
guardar
 o mar em orifício,
meu ofício é lidar com a flor do lácio
e lhe dar
a minha lida em sacrifício,
antes de achares fácil o meu feito
mais difícil... 
- Joãozinho Gomes, na Revista Brasileira - Academia Brasileira de Letras/ABL. 2015.

****

Joãozinho Gomes - foto: ©Daniel Kersys

JOÃOZINHO GOMES: DISCOGRAFIA - ÁLBUNS MUSICAIS 


SOLOS E PARCERIAS


Capa do álbum "Constelação de parentes" • Val Milhomem e Joãozinho Gomes • CD • Selo MCK Discos • 2022

Álbum "Constelação de parentes" • Val Milhomem e Joãozinho Gomes • CD • Selo MCK Discos (cat. ?) • 2022


- Canções - 
1. A nave das constelação (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
2. Marabaixo (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
3. Só voando (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
4. Mei mei (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
5. Lady Celi (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
6. Senhora do amazonas (Val Milhomem)
7. Canto das castanhais (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
8. Barco negreiro (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
9. Cartas pra você (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
10. Pras minhas paixões (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
11. Tô feliz (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
12. Constelação de parentes (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
- ficha técnica -
[...]

****

Capa do álbum "Timbres e temperos" • Enrico Di Miceli, Patrícia Bastos e Joãozinho Gomes • CD • Selo Independente • 2021

Álbum "Timbres e temperos" • Enrico Di Miceli, Patrícia Bastos e Joãozinho Gomes • CD • Selo Independente • 2021


- Canções -
1. Dançando com Oxum (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
2. Mandala a Mandela (Enrico Di Miceli, Cleverson Baia e Joãozinho Gomes)
3. Encontro dos tambores (Enrico Di Miceli, Leandro Dias e Joãozinho Gomes)
4. Estamparia (Enrico Di Miceli e Jorge Andrade)
5. Maniva (Enrico di Miceli e Joãozinho Gomes)
6. A Chiquinha é chique (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
7. O meu coração Benedito (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
8. Timbres e temperos (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes) / para Luhli e Lucina
9. Amo à beça (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
10. Filosofia fula (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes) / para Clícia Vieira Di Miceli
- ficha técnica -
Patrícia Bastos (voz) | Enrico Di Miceli (voz) | Joãozinho Gomes (voz) | Dante Ozzetti (guitarra elétrica - fx. 2 e 10; violão - fx. 1, 2, 4, 5, 6,7 e 9; sintetizador e efeitos - fx. 2, 3, 5, 6, 7, 8 e 9) | Edson Costa (guitarra elétrica = fx. 1, 2, 3, 4 e 10; violão - fx. 1, 5 e 7) | Alan Gomes (contrabaixo elétrico - fx. 1, 2 e 3) | Fi Maróstica (contrabaixo - fx. 4, 6, 7, 9 e 10) | Hian Moreira (bateria - fx. 8, 9 e 10) | Nena Silva (percussão - fx. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) | Trio Manari* (percussão - fx. 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 8) | Adriana Holtz (violoncelo - fx. 5) | Gui Held (guitarra elétrica - fx. 2, 3, 4, 5, 8 e 9) | *Trio Manari (Kleber Benigno, Nazaco Gomes e Marcio Jardim) | Produção musical e arranjos: Dante Ozzetti | Produção executiva: Clicia Di Miceli | Técnico de gravação:  Assis Figueiredo / no Estúdio APCE Music - Belém-PA | Técnico de gravação: Luis Lopes / Estúdio Flap, São Paulo-SP | Mixagem: Luis Lopes / Estúdio Flap | Masterização: Carlos Freitas na Classic Master | Projeto gráfico: Skipp | Assistência de projeto gráfico: Lala Tork | Fotografia: Johnny Sena | Selo: Independente | Distribuição: Tratore | Formato: CD / Digital | Ano: 2021.

"O projeto é mais um grito que estamos dando com a intenção de que o Brasil e o mundo nos ouçam e, passem a enxergar e a dar mais atenção a toda riqueza cultural, natural e humana da nossa imensa e preciosa Amazônia."  
- Patrícia Bastos, em entrevista sobre "Timbres e Temperos...". In: Rádio 'Brasil de Fato', 26 de Fevereiro de 2022.
----
* O nome do álbum é uma homenagem à dupla de compositoras, cantoras, percussionistas, violonistas e violeiras Luli & Lucina, que em 1986 lançou o vinil Timbres Temperos.
** "Timbre e temperos" - páginas oficiais na rede: Instagram | Youtube  
**** Dos artistas na rede: @patriciabastoscantora | @enricodimiceli | @joaozinhobgomes 


****

Capa do álbum "Amazônica elegância" • Enrico di Miceli & Joãozinho Gomes • CD • Selo Independente • 2010

Álbum "Amazônica elegância" • Enrico di Miceli & Joãozinho Gomes • CD • Selo Independente (cat. AE009) • 2010


- Canções -
1. Cantor, compositor, poeta (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
2. E reguem flores (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
3. Mandala lembra você (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
4. Mandala a Mandela (Enrico Di Miceli, Cleverson Baia e Joãozinho Gomes)
5. A beleza da arte que emana (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
6. Amazônica elegância (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
7. Punhal de ferro (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
8. Eu e a solidão (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
9. Letra de música (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
10. 4 de fevereiro (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
11. Medonho amor (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
12. Penastro (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)
- ficha técnica -
Enrico di Miceli  (voz)  | Joãozinho Gomes (voz) | Participações especiais -  Celso Viáfora, Nilson Chaves | Grupo Voz (vocais)  | Músicos participantes - Márcio Jardim (bateria, bandeja e guiro) | Adelbert Carneiro (baixo / solo e base) | Esdras de Souza (sax soprano, tenor e flauta ) |  Eser Souza (trompete) |   (trombone) | Edgar Matos (teclado) | David Amorim (guitarra) |  David Amorim (violão de aço e nylon) | Márcio Jardim (percussão - bumbo, caixas, chimbas, curumbinho, pandeirão, chocalho) |  Kleber Benigno (percussão - carrom, chapa, sabá e dobrador, derback e bilha, marabaixo) | Nazaco Gomes (percussão - sabá, ganzá, Batá, tamborim caboco,  marabaixo) | Nena Silva (caixas de marabaixo e tambores) | Luiz Pardal (violino) | Luiz Pardal (viola e cello) ||  Produção artística: Nilson Chaves | Arranjos: Adelbert Carneiro | Gravado no Estúdio APCE – Belém /Pará | Técnico de gravação:  Assis Figueiredo e Ulisses Moreira | Mixagem e masterização: “Sollua Estúdio e Produção” – Alambari – SP | Técnico de mixagem e masterização: Alberto Ranellucci | Fotos e projeto gráfico: Érika Nunes e Carol Abreu | Produção executiva: Nilson Chaves e Sônia Canto | Distribuição: Tratore/Fonomatic | Formato: CD |  Ano: 2010 | #* Ouça o álbum: Spotify | Deezer | Youtube.



****

Capa do álbum "Planeta Amapari" • Zé Miguel, Val Milhomem e Joãozinho Gomes •  LP • Selo Outros Brasis • 1996

Álbum "Planeta Amapari" • Zé Miguel, Val Milhomem e Joãozinho Gomes •  LP • Selo Outros Brasis • 1996


Outras edições: MCK Discos 2022  

- Canções -
1. Texto de abertura (Joãozinho Gomes)
2. Planeta Amapari (Zé Miguel, Val Milhomem, Joãozinho Gomes e Osmar Junior)
3. Mal de amor (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
4. A casa  (Zé Miguel e Val Milhomem)
5. Mameluca (Zé Miguel e Val Milhomem)
6. Geleira do tempo (Zé Miguel, Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
7. Brilho de fogo  (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
8. Volta no mundo em três minutos  (Zé Miguel e Joãozinhos Gomes)
9. A flor e o beija flor (Zé Miguel e Joãozinho Gomes)
10. O trem da Serra  (Zé Miguel, Val Milhomem e Joãozinho Gomes) 
11. Não é brincadeira (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
12. Minueto para um amor (Zé Miguel e Val Milhomem)
13. Entre o índio e a cor  (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
- ficha técnica -
Amadeu Cavalcante (voz) | Joãozinho Gomes (voz e texto) | Val Milhomem (voz) | Zé Miguel (voz) | Fernando Merlino (teclados, piano, cordas e marimbas) | Zenor Silva (teclado, órgão, piano) | Zé Miguel (guitarra e violões) | Fernando Carvalho (violões) | Augusto de Castro (baixo / solo e base) | Lui Coimbra (cello) | Roberto Stepheson (flauta e sax soprano) | Bolachinha (bateria) | Marcos Amma (percussão - congas, ovinhos, pote e ganzá) | Nena Silva (percussão - caixas de marabaixo e tambores) | Voz solo infantil: Bernardo | Coro:  Ju Cassou, Eudes Fraga, Letícia Carvalho, Luiz Fernando (Grillo), Val Milhomem, Zé Miguel e  Joãozinho Gomes | Coro infantil: Bernardo, Bárbara, Patrícia e Lúcia Rito | Arranjos: Val Milhomem / Zé Miguel / Joãozinho Gomes / Fernando Carvalho e Zenor Silva | Música incidental: Sario – Folclore amapaense  | Produção musical: Fernando Carvalho | Produção executiva: JVZ Produções e Marketing | Engenheiro de som: Luiz Fernando Grillo | Mixagem: Luiz Fernando Grillo  e Fernando Carvalho|| Gravado nos Estúdios Gravasom - Belém/ PA // MM Stúdio - Rio de Janeiro/ RJ e Estúdio La cave | Mixagem: MM Stúdio (RJ) e Estúdio La Cave entre 27/11/1995 e 15/05/1996 | Masterização: Estúdio MCK Multimídia | Concepção de capa: JVZ | Programação de capa: CBC& A propaganda | Obra de arte: Marabaixo no Forte  - R. Peixe | Foto – capa: Marcos Guilherme | Fotos artistas: Beija-flor, Trem e Tela – Paulo Uchôa | Capa/ arte final: Mauri de Sousa | Cafezinho: Alan | Apoio cultural: Irda, Chamflora, Banap, SEC e CBC & A | Selo: Outros Brasis | Formato: LP | Ano: 1996  | #* Ouça o álbumYoutube.

****


Capa do álbum "Fruta rachada" • Joãozinho Gomes •  LP • Selo Outros Brasis • 1991

Álbum "Fruta rachada" • Joãozinho Gomes •  LP • Selo Outros Brasis (cat. 804.259) • 1991


- Canções -
1. Pelos campos dessa vida (Luli, Lucina e Joãozinho Gomes) | Intérprete: Luli e Lucina
2. Tiã Tiã Tiã (Walter Freitas e Joãozinho Gomes) | Intérprete: Walter Freitas
3. Puçangueira (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) | Intérprete: Eudes Fraga
4. Luz de lampião (Nilson Chaves e João Gomes) | Intérprete: Nilson Chaves
5. Igaçalia (Walter Freitas e João Gomes) | Intérprete: Walter Freitas
6. Feitos para o mundo (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) | Intérpretes: Eudes Fraga e Vital Lima
7. Cantiga de penas (Nilson Chaves e Joãozinho Gomes) | Intérprete: Nilson Chaves
8. Fruta rachada (Walter Freitas e Joãozinho Gomes) | Intérprete: Walter Freitas
9. Misturada cabana (Luli, Lucina e Joãozinho Gomes) | Intérpretes: Luli e Lucina
10. Sabor açaí (Nilson Chaves e João Gomes) | Intérpretes: Marco André e Nilson Chaves
- ficha técnica -
Interpretes: Walter Freitas, Nilson Chaves, Luli, Lucina e Eudes Fraga
Participação especial: Vital Lima, Marco André, Murilo Fonseca e Jaques Molerenbaum
[...]
* Disponível Soundclod para audição.


GRUPO SENZALAS

Grupo criado em 1997 pelos amapaenses Amadeu Cavalcante, Val Milhomem e Zé Miguel, e pelo paraense Joãozinho Gomes.
O grupo Senzalas trabalha com uma síntese dos ritmos e tradições folclóricas do Amapá.
Em 1999, o grupo realizou apresentação no Canecão, no Rio de Janeiro, com a casa lotada, em seu primeiro show fora do estado do Amapá.
Na sequência, apresentou-se no SESC Pompéia e participou do circuito “Balaio Brasil”, nos palcos do SESC Interlagos e SESC Itaquera, todos em São Paulo (SP). 
Em 2000, lançou o CD “Dança das Senzalas”.
Em seguida, o disco foi lançado e distribuído na Europa pela Agência Tupirama Music, com sede na cidade de Hamburgo, na Alemanha.
Ainda em 2000, realizaram apresentação no Teatro das Culturas do Mundo, em Berlim, na Alemanha.
Em 2001, Zé Miguel desligou-se do grupo para seguir carreira solo e, posteriormente, assumir a Secretaria de Cultura do Estado do Amapá.
Em 2005, a gravação “Barco negreiro”, composição de Val Milhomem e Joãozinho Gomes, foi finalista do Festival “A Nova Música do Brasil”, exibido na TV Cultura.
Em 2006, apresentaram-se na Marina da Glória, no Rio de janeiro (RJ), ao lado de nomes conhecidos nacionalmente. 
Em 2008, apresentaram-se com Chico César.
Em 2011, lançaram o segundo CD “Tambores do Meio do Mundo”, produzido pelo próprio grupo, com participação especial de Eudes Fraga.
---------
BRAGA, Rebecca. Senzalas: dos recantos do Amapá para o mundo. In: RadioIara, 7.7.2022. (Disponível no link. (acessado em 27.9.2022).

Capa do álbum "Tambores do meio do mundo" • Grupo Senzalas (Amadeu Cavalcante, Val Milhomem, e Joãozinho Gomes) 
• CD • Selo Independente • 2011

Álbum "Tambores do meio do mundo" • Grupo Senzalas (Amadeu Cavalcante, Val Milhomem e Joãozinho Gomes) • CD • Selo Independente (cat. ?) • 2011

Outras edições: MCK Discos 2022  

- Canções -
1. Ao mano humano (Zé Miguel e Joãozinho Gomes)
2. Flor negra (Nilson Chaves e Joãozinho Gomes)
3. Dê-me mama (Zé Miguel e Joãozinho Gomes)
4. Cadê você? (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
5. Deusa Nagô (Amadeu Cavalcante e Val Milhomem)
6. Grande bem (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
7. Gentil aspereza (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
8. Bacabeira (Enrico Di Micelli e Joãozinho Gomes)
9. Lady Celi (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
10. Oração ao rio (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
11. São Benedito (Zé Miguel e Joãozinho Gomes) | Participação especial: Eudes Fraga
12. Mandala a Mandela (Enrico di Miceli e Joãozinho Gomes)
13. Obá! (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
14. O batuque (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
- ficha técnica -
 | * Disponível no spotify


Capa do álbum "Dança das senzalas" • Grupo Senzalas (Amadeu Cavalcante, Val Milhomem e Zé Miguel e Joãozinho Gomes) 
• CD • Selo Independente •  2000

Álbum "Dança das senzalas" • Grupo Senzalas (Amadeu Cavalcante, Val Milhomem e Zé Miguel e Joãozinho Gomes) • CD • Selo Independente • 2000

Outras edições: MCK Discos 2022  "Senzalas"

- Canções -
1. Dança das senzalas (Val Milhomem, Zé Miguel e Joãozinho Gomes)
2. Case comigo (Val Milhomem)
3. Em movimento (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
4. De Macapá à Cayenne (Zé Miguel e Joãozinho Gomes)
5. Canto de casa (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
6. Jeito Tucujú (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
7. Nego velho (Zé Miguel)
8. Mão de couro (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
9. Rosário de ouro (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
10. A cor do café (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
11. Me leva (Val Milhomem)
12. Seiva de mulher (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
- ficha técnica -
Amadeu Cavalcante (voz) | Joãozinho Gomes (voz) | Val Milhomem (voz) | Zé Miguel (voz) | Fernando Merlino (teclado) | Fernando Carvalho (guitarra) | Zé Miguel (violão - fx. 1, 2,4, 8 e 9) | Amadeu Cavalcante (violão - fx. 3, 5, 10 e 12) | Fernando Carvalho (violão - fx. 6) | Beto Oscar (contrabaixo) | Arismar do Espírito Santo (contrabaixo - fx. 7 e 12) | Joãozinho Batera (bateria) | Da Lua (pandeiro) | Nena Silva (caixas de marabaixo e tambores) | Pantico Rocha (Xequerê) | Lui Coimbra (violoncelo) | Roberto Stepheson (sax) | Lázaro (trompete) | Roberto Marques (trombone) || Vocais: Eudes Fraga, Amadeu Cavalcante e Zé Miguel | Arranjos: Fernando Carvalho, Val Milhomem, Amadeu Cavalcante e Zé Miguel || Direção artística e produção executiva: Amadeu Cavalcante, Joãozinho Gomes, Val Milhomem e Zé Miguel | Direção de produção: Fernando carvalho | Gravação: M&M Estúdio /  Técnico de gravação: Fabrizio de Francisco | Mixagem: Estúdio Discovery / Técnicos de mixagem: Rodrigo Lopes, Fernando Carvalho e Eudes Fraga | Masterização: Magic Master / Técnico de masterização: Ricardo Garcia | Fotografia: Paulo Uchôa | Dançarina: Piedade (Foto do Espelho) | Tela: "Batuque" de Dekko | Projeto  gráfico: RAC | Arte final: DigiArt  / Altair Meier Hoff || Selo: Independente | Formato: CD | Ano: 2000 / Edição digital 2022 | * Disponível no spotify

****

CLIPES E SINGLES



Clipe e single '"Yárica" - Patrícia Bastos e Cristovão Bastos'

Clipe e single '"Yárica" - Patrícia Bastos e Cristovão Bastos'


O clipe e single saúdam e celebram o "Dia da Amazônia" | 5 de setembro / 2022

Composição: Yárica (Joãozinho Gomes e Cristovão Bastos)

- ficha técnica -
Patrícia Bastos - voz
Cristovão Bastos - piano e arranjo
Produção musical: Dante Ozzetti
Produção executiva: Vanda Fiorani
Direção, fotografia e finalização vídeo: Luan Cardoso @luan.kardoso 
Direção de fotografia: Helena Wolfenson
Direção de arte: Lilian Elefant
Mixagem: Alexandre Fontanetti
Assistente de mixagem: Pedro Luz
Elétrica/gaffer: Marcela Katzin
Edição: Beatriz Dantas
Consultoria de imagem: Suleima Claudia
Estilista: Rui dos Santos
Maquiagem: Kelly Lobo
Capa do single: Skipp
Fotos: (Patrícia) ©Elena Moccagatta / (Joãozinho Gomes) ©Sergio Malcher / (Cristovão) ©acervo Estúdio 185 
Assessoria de imprensa: Debora Venturine
Comunicação nas redes sociais: Bruno Mont'Alverne e Elfi Kürten Fenske
Gravado no Estúdio Space Blues – São Paulo/SP, em novembro de 2021.
Distribuição: Tratore
** Assista o clipe nos canais de Patrícia Bastos e Cristovão Bastos no youtube e ouça o  single na sua plataforma preferida.

***

Enrico Di Miceli, Patrícia Bastos e Joãozinho Gomes | foto: ©Johnny Sena

Clipe '"A Chiquinha é chique" - Timbres e Temperos'


Composição:  A Chiquinha é chique (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)

- ficha técnica -
Patrícia Bastos - voz
Enrico Di Miceli - voz
Joãozinho Gomes - voz
Dante Ozzetti - violão 
Fi Maróstica - baixo elétrico
Nena Silva - percussão
Trio Manari - percussão
Produção musical e arranjos: Dante Ozzetti 
Mixado: Luis Lopes no Estúdio Audiolab Studios
Masterizado: Carlos Freitas (Classic Master)
Produção executiva: Clicia Vieira Di Miceli
Projeto gráfico: Skipp
Assistência de projeto gráfico: Lala Tark
Fotografia: Johnny Sena
Clipe (audiovisual)
Direção, fotografia e finalização: Luan Cardoso
Produção: Clícia Vieira Di Miceli e Dante Ozzetti
Assistente de produção (Macapá): Pedro Ivo Gutto Pavull
Assistente de produção (São Paulo): Yasmin Milani
Edição: Beatriz Dantas
Drone: Giorgio Moura
Produção e apoio
Produção: Quixó Produções
Apoio: Secult | Secretaria de Cultura do Estado do Amapá
* Assista o clipe no canal Timbres e Temperos do YouTube.

***

Clipe '"Encontro dos tambores"- Timbres e Temperos'


Composição: Encontro dos tambores (Enrico Di Miceli, Leandro Dias e Joãozinho Gomes)

- ficha técnica -
Patrícia Bastos - voz
Enrico Di Miceli - voz
Joãozinho Gomes - voz
Dante Ozzetti - sintetizador e efeitos
Edson Costa - guitarra elétrica 
Alan Gomes - baixo elétrico
Nena Silva - percussão
Trio Manari - percussão
Gui Held - guitarra elétrica
Produção musical e arranjos: Dante Ozzetti 
Mixado: Luis Lopes no Estúdio Audiolab Studios
Masterizado: Carlos Freitas (Classic Master)
Produção executiva: Clicia Vieira Di Miceli
Projeto gráfico: Skipp
Assistência de projeto gráfico: Lala Tark
Fotografia: Johnny Sena
Clipe (audiovisual):
Direção, fotografia e finalização: Luan Cardoso
Produção: Clícia Vieira Di Miceli e Dante Ozzetti
Assistente de produção (Macapá): Pedro Ivo Gutto Pavull
Assistente de produção (São Paulo): Yasmin Milani
Edição: Beatriz Dantas
Drone: Giorgio Moura
Produção e apoio
Produção: Quixó Produções
Apoio: Secult | Secretaria de Cultura do Estado do Amapá
* Assista o clipe no canal Timbres e Temperos do YouTube.

***

Clipe '"Mandala a Mandela" - Timbres e Temperos'


Composição: Mandala e Mandela (Enrico Di Miceli, Cleverson Baia e Joãozinho Gomes)

- ficha técnica -
Patrícia Bastos - voz
Enrico Di Miceli - voz
Joãozinho Gomes - voz
Dante Ozzetti - violão, guitarra elétrica
Edson Costa - guitarra elétrica
Alan Gomes - baixo elétrico
Nena Silva - percussão
Trio Manari - percussão
Gui Held - guitarra elétrica
Produção musical e arranjos: Dante Ozzetti
Mixado: Luis Lopes no Estúdio Flap
Masterizado: Carlos Freitas (Classic Master)
Projeto gráfico: Skipp
Assistência de projeto gráfico: Lala Tark
Fotografia: Johnny Sena
Audiovisual / clipe:
Direção, fotografia e finalização: Luan Cardoso
Produção: Clícia Vieira Di Miceli e Dante Ozzetti
Assistente de produção (Macapá): Pedro Ivo Gutto Pavull
Assistente de produção (São Paulo): Yasmin Milani
Edição: Beatriz Dantas
Drone: Giorgio Moura
Produção e apoio
Produção: Quixó Produções
Apoio: Secult | Secretaria de Cultura do Estado do Amapá
* Assista o clipe no canal Timbres e Temperos do YouTube.

***

Clipe '"Dançando com Oxum" - Timbres e Temperos'


Composição:  Dançando com Oxum (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes)

- ficha técnica -
Patrícia Bastos - voz
Enrico Di Miceli - voz
Joãozinho Gomes - voz
Dante Ozzetti - violão 
Edson Costa - guitarra elétrica, violão
Alan Gomes - baixo elétrico
Nena Silva - percussão
Trio Manari - percussão
Produção musical e arranjos: Dante Ozzetti 
Mixado: Luis Lopes no Estúdio Flap
Masterizado: Carlos Freitas (Classic Master)
Produção executiva: Clicia Vieira Di Miceli
Projeto gráfico: Skipp
Assistência de projeto gráfico: Lala Tark
Fotografia: Johnny Sena
✨Clipe (audiovisual)
Direção, fotografia e finalização: Luan Cardoso
Produção: Clicia Vieira Di Miceli, Dante Ozzetti e Pedro Ivo Gutto
Edição: Beatriz Dantas
Drone: Giorgio Moura
Produção e apoio
Produção: Quixó Produções
Apoio: Secult | Secretaria de Cultura do Estado do Amapá
* Assista o clipe no canal Timbres e Temperos do YouTube.


****

HOMENAGEM/PARCERIA


"Colho cura - sertão do reino" • Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan • Digital •  2010

Suíte popular em gravação informal, baseada no feixe de contos do livro "Sertão do Reino" de Marcos Quinan. 

- Canções -
1. Colho cura - sertão do reino (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
2. Iên e zumunducu / cego bocovó (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
3. Nhanubuí (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
4. Vicença e Marteniano / João Curto (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
5. Nhãnancinha e Bartolomeu (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
6. Danduca João Colonado e Tenanaí Pedro, Paulo e Thiago (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
7. Isabel (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
8. Dozinha e Inácia Pedro Potaço (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
9. Pantaco e Buiú (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
10. Zé Bugio (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
11. Antoíno Boi (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
12. Iunaiá e João Tungo (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
13. Tranca de rio (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
14. Celeste e Rosário (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
15. Eneu (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
16. Murtinho e Rosina / João Fandro / Francisco Rugoso / Cumará e Nheiú /  Tarcisa e Fronho / Tomásia / Dourado, Tumida os filhos, Amélia, Acapoúca, João Mão Cega e padre Demerval (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
17. Celeste (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
18. Amastor e Luzia (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
19. Pedro Viriano e João Mutaba (Sérgio Souto, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
- ficha técnica - 
Sérgio Souto (voz e violão)

****


Joãozinho Gomes | foto: ©Eudes Vinicius

OBRA - COMPOSIÇÕES DE JOÃOZINHO GOMES / E PARCERIAS REGISTRADAS EM ÁLBUNS DE DIVERSOS ARTISTAS

:: Álbum "Grão de Música X" (Diversos artistas) • CD • Selo Prêmio Grão de Música (cat.?) • 2022 | Canção: Eu e a Solidão (Enrico di Miceli e Joãozinho Gomes) / Interprete: Joãozinho Gomes
:: Álbum "Oneide" (Oneide Bastos) • CD/LP • Selo Independente (cat.?) • 2022 | CançõesPuçangueira (Eudes Fraga e Joazinho Gomes) / Sereia do Rio-mar (Eudes Fraga, Paulo Oliveira e Joãozinho Gomes) / Suprema (Lula Barbosa e Joãozinho Gomes)  
:: Álbum "Solar dos amores" (João Daibes) • CD • Selo KamaleoniK / dist. Tratore (cat. ?) • 2022 | Canção: Solar dos amores (João Daibes e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Quilombola" (Zé Miguel) • CD • Selo Independente / dist. Tratore (cat. ?) • 2021 | Canções: A pele (Zé Miguel e Joãozinho Gomes) / Kizomba no samba (Zé Miguel e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Via Jurunas" (Pedrinho Callado) • CD • Selo Independente • 2021 | Canção: Roupa de festa (Pedrinho Callado e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Alma e coração" (Chico Lobo) • CD • Selo Kuarup (cat. ?) • 2020 | Canção: Caminhos de João (Chico Lobo e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Especial cinco ponto cinco" (Amadeu Cavalcante) • CD Digital • Onze do 3 (cat. ?) • 2019 | CançõesAbrigo para um violeiro andante (Marcos Quinan, Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) / São coisas da vida (Amadeu Cavalcante e João Gomes) / União (Amadeu Cavalcante e João Gomes) / Ondas e ondas (Amadeu Cavalcante, João Gomes, Osmar Júnior e Val Milhomens) / União - Em família (Amadeu Cavalcante e João Gomes) / Oração ao rio - Em família (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes) / John Crazy (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes) / Gogó nagô - obra do criador (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) / Equinócio (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes) / Pororoca - Bagunceira (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes) / Eu sou daqui (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes) / Humana cachoeira (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes) / Sereia de água doce (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Coleção" (Zé Miguel) • CD • Selo Independente / dist. Tratore (cat. ?) • 2019 | Canções: Pérola azulada (Zé Miguel e Joãozinho Gomes) / A flor e o beija-flor (Zé Miguel e Joãozinho Gomes) 
:: Álbum "Todo música" (Enrico Di Miceli) • CD • Selo Clícia Hoana / dist. Tratore (cat. ?) • 2019 | Canções: Todo música (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes) / Beijo clandestino (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes) / Dia quente  (Zeca Baleiro e Joãozinho Gomes) / Dançando com a sereia (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes) / Língua intrusa (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes) / Encontro dos tambores (Enrico Di Miceli, Leandro Dias e Joãozinho Gomes) / Vale mais (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes) / Bacabeira (Enrico Di Miceli, Cléverson Baía e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Estrela do Cabo Norte" (Amadeu Cavalcante) • CD • Selo Onze do 3 (cat. ?) • 2019 | Canção: Abrigo para um violeiro andante (Eudes Fraga, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
:: Álbum "O amor no caos - vol. 1" (Zeca Baleiro) • LP - CD - CD digital • Selo Saravá Discos (cat. SRV041) • 2019 | Canção: Dia quente (Zeca Baleiro e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Lelelê do Carimbó" (Pedrinho Callado) • CD • Selo Na Music/ dist. Tratore • 2018 | Canção: Cachaça de jambú (Pedrinho Callado e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Princesa de Aiocá" (Mariana Furquim) • CD digital • Selo Independente (cat. marianafurquim02) • 2018 | Canções: Dançando com sereia (Enrico di Miceli e Joãozinho Gomes) / Castelo do mar (Márcio Farias e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Dois num só - Dayse Addario canta Ziza Padilha" (Dayse Addario) • CD • Selo Independente (cat. ?) • 2018 | CançõesEspírito de ave (Ziza Padilha e Joãozinho Gomes) / Orquestra para uma seresta amazônica (Ziza Padilha e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Simples assim" (Leci Brandão) • CD • Selo Independente • 2017 | Canção: Sabor açaí (Nilson Chaves e João Gomes)
:: Álbum "Canto de árvore" (Lucina) • CD • Selo Independente  (cat. ?) • 2017 | CançõesA dádiva divida (Lucina e Joãozinho Gomes) / O espectador (Lucina e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Campos neutrais" (Vitor Ramil) • CD • Selo Satolep Music (cat. VR 009) • 2017 | Canção: Contraposto (Vitor Ramil e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Batombacaba" (Patrícia Bastos) • CD • Selo Independente (cat. ?) • 2016 | Canções: Loba boba (Zeca Baleiro e Joãozinho Gomes) / Luz de lampião (Nilson Chaves e Joãozinho Gomes) / Mei mei (Val Milhomem e Joãozinho Gomes) / Batom bacaba (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes) / Tudinha acesa (Dante Ozzetti e Joãozinho Gomes) / Mameluca (Val Milhomem e Joãozinho Gomes) 
:: Álbum "O natal está em nós" (Dayse Addario) • EP • Selo Independente • 2015 | Canção: Regalos (Ziza Padilha e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Amazônia entre águas e desertos" (Socorro Lira) • CD • Selo Independente/ dist. Tratore (cat. SLAUT08) • 2015 | Canção: A dança (Socorro Lira e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "A carne das canções" (Swami Júnior e Marcelo Pretto) • CD • Selo Borandá  (cat. ?) • 2014 | Canção: Pixâim (Walter Freitas e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Música Nova" (Luhli) • CD • Selo Independente (cat.?) • 2014 | Canção: Vamos índio (Luhli e João Gomes)
:: Álbum "Grão de Música II" (Diversos artistas) • CD • Selo Prêmio Grão de Música (cat.?) • 2014 | Canção: Demônio de batom (Dante Ozzetti e Joãozinho Gomes) / Interprete: Patrícia Bastos
:: Álbum "Amazônia na veia" (Zé Miguel) • CD • Selo Independente / dist. Tratore (cat. ?) • 2014 | Canção: Kizomba no samba (Zé Miguel e Joãozinho Gomes) 
:: Álbum "Equinócio" (Amadeu Cavalcante) • CD • Selo AMAR (cat. ?) • 2014 / reedição Onze do 3 2019 | Canções: Urubu mestre do vôo (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) / Gogó nagô - obra do criador (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) / Equinócio (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes) / Pororoca - Bagunceira (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes) / Coração Benedito (Enrico Di Miceli e Joãozinho) / Eu sou daqui (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes) / Humana cachoeira (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes) / Sereia de água doce (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Caminhos de mim" (Ninah Jô) • CD • Selo Mills Records (cat. ?) • 2014 | Canção: Urubu mestre do vôo (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Quando bate o tambor" (Oneide Bastos) • CD • Selo Independente (cat. ?) • 2013 | Canções: Bacabeira (Enrico Di Micelli, Cleverson Baía e Joãozinho Gomes) / Urubu, mestre do voo (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Embalar" (Ná Ozzetti) • CD • Selo Circus (cat. CPF 007) • 2013 | Canção: Os enfeites de Cunhã (Ná Ozzetti e Joãozinho Gomes) 
:: Álbum "Cheia de graça" (Emília Monteiro) • CD • Selo Independente (cat. ?) • 2013 | Canções: Mal de amor (Val Milhomem e Joãozinho Gomes) / Mão de couro (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Zulusa" (Patrícia Bastos) • CD • Selo Independente  (cat. ?) • 2013 | Canções: U Amassu I U Dubradú (Dante Ozzetti e Joãozinho Gomes) / Zulusa (Celso Viáfora e Joãozinho Gomes) / Incantu (Enrico di Miceli e Joãozinho Gomes) / Mal de amor (Val Milhomem e Joãozinho Gomes) / O batuque (Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Raiz" (Leila Pinheiro) • CD • Selo Atração Fonográfica (cat. ATR 41080) • 2011 | Canção: Longe perto (Nilson Chaves e João Gomes)
:: Álbum "Santo de casa" (Rafael Altério) • CD • Selo Independente (cat. ?) • 2011 | Canção: Camarada de Ogã (Rafael Altério e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Batida brasileira" (Euterpe) • CD • Selo Independente (cat. ?) • 2010 | Canção: Gogó do nego (Zeca Baleiro e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Batuque de tudo" (Celso Viáfora) • CD • Selo Independente (cat. ?) • 2010 | CançãoBatuque de tudo (Celso Viáfora e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Banquete" (Felipe Cordeiro) • CD • Selo Ná Music (cat. NAFG 0024) • 2010 | Canção: Um! (Felipe Cordeiro, Marcelo Sirotheau e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Dias assim" (Joelma Kláudia) • CD • Selo Independente • 2010 | Canção: Um! (Felipe Cordeiro, Marcelo Sirotheau e João Gomes)
:: Álbum "Abrigo para um violeiro andante" (Marcos Quinan) • CD • Selo Outros Brasis (cat. ?) • 2009 | Canções: Abrigo para um violeiro andante (Marcos Quinan, Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) / No arrôdeio duma viola (Eudes Fraga, Marcos Quinan e Joãozinho Gomes) / Minuano (Eudes Fraga, Joãozinho Gomes e Marcos Quinan)
:: Álbum "Eu sou caboca" (Patrícia Bastos) • CD • Selo Independente (cat. ?) • 2009 | Canções: Gogó do nego (Zeca Baleiro e Joãozinho Gomes) / Demônio de batom (Dante Ozzetti e Joãozinho Gomes) / Pequeno pescador (Joãozinho Gomes e Vicente Barreto) / Triste que só (Enrico di Miceli e Joãozinho Gomes) / Eu sou caboca (Celso Viáfora e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "O Coração do homem bomba - ao vivo mesmo" (Zeca Baleiro) • CD / DVD • Selo MZA Music (cat. CD - MZA 0662/ DVD - MZA 067) • 2009 | Canção: Você é má (Zeca Baleiro e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Infinita Floresta" (Eudes Fraga) • CD • Selo Independente (cat. ?) • 2009 | Canções: Abrigo para um violeiro andante (Eudes Fraga, Marcos Quinan e Joãozinho Gomes) / Espírito dos afogados (Eudes Fraga, Airton Montezuma e Joãozinho Gomes) / Santa paisagem (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) / Urubu mestre do voo (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) / Pimentinha de cheiro (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) / O grande rio (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) / Mestiço (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) / Puçangueira (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Sou Ana" (Ana Martel) • CD • Selo Independente (cat. ?) • 2009 | Canção: Mal de amor (Val Milhomem e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "O Coração do homem bomba - vol. 1" (Zeca Baleiro) • CD • Selo MZA Music (cat. MZA 027-2) • 2008 | Canção: Você é má (Zeca Baleiro e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Por dentro da noite prata" (Dayse Addario) • CD • Selo Independente (cat. ?) • 2008 | Canções: Oração a música (Ziza Padilha e Joãozinho Gomes) / Eu sou outro (Ziza Padilha e Joãozinho Gomes) / Em que tempo (Ziza Padilha e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Quando teu amor chegou em mim" (Simone Almeida) • CD • Selo Independente (cat. ?) • 2007 | Canções: Que nem cupú (Nilson Chaves e Joãozinho Gomes) / Traslado (Marco André e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "A música em mim" (Luli e Lucina) • CD /DVD • Selo Duncan Discos (cat. CD DD-02 / PDVD 027) • 2006 | Canção: Samba da Zinha (Lucina e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Ziguizaguiando" (Loma) • CD • Selo Independente • 2006 | Canção: Na contramão (Eudes Fraga, Paulo Fraga e João Gomes)
:: Álbum "Do espinho da flor do mandacaru" (Eudes Fraga) • CD • Selo Rádio MEC (cat. RM027) • 2005 | Canção: Olhos da noite (Rafael Altério, Eudes Fraga e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Rumos_Brasil da Música - 0001"*(Diversos artistas) • CD 1 • Selo Instituto Itaú Cultural/MCD (cat. ?) • 2005 | Canção: Urubu, mestre do voo (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) | {*Série Coleção Rumos Brasil da Música 2004-2005 / Box - O Brasil em 9 CD's - 7 music e 2 audiobooks}.
:: Álbum "Das coisas simples da vida" (Vital Lima) • CD • Selo Independente (cat. IG001) • 2005 | Canção: Tiã tiã tiã (Walter Freitas e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Nóis é jeca mais é jóia - Juraildes da Cruz e Xangai" (Juraildes da Cruz e Xangai) • CD • Selo Kuarup (cat. KCD-183) • 2004 | Canção: Enfeites de cabocla (Juraildes da Cruz e João Gomes)
:: Álbum "Tudo que me nordestes" (Eudes Fraga) • CD • Selo Independente (cat. EF-002) • 2004 | CançõesNa contramão (Eudes Fraga, Paulo Fraga e Joãozinho Gomes) / Urubu mestre do vôo (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Quatro ponto zero" (Zé Miguel) • CD • Selo Independente (cat. ?) • 2004 | Canções:  As parteiras (Val Milhomem e Joãozinho Gomes) / Bento Banto (João Milhomem, Zé Miguel e Joãozinho Gomes) / A você (Zé Miguel e Joãozinho Gomes) / Ao mano humano (Zé Miguel e Joãozinho Gomes) / Relógio velho II (Joãzinho Gomes e Marcos Quinan) 
:: Álbum "Em dez anos II" (Nilson Chaves) • CD • Selo Outros Brasis (cat. CD OBR 004) • 2004 | Canções: Luz de lampião (Nilson Chaves e João Gomes) / Exportação brasileira (Nilson Chaves e João Gomes)
:: Álbum "Acústico Zé Miguel" (Zé Miguel) • CD • Selo Independente / dist. Tratore (cat. ?) • 2002 | Canções: Pérola azulada (Zé Miguel e Joãozinho Gomes) / A flor e o beija-flor (Zé Miguel e Joãozinho Gomes) / Sachê chinês (Marco Antônio Franco e Joãozinho Gomes) / Sabor açaí (Nilson Chaves e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Eu choro assim" (Joatan Nascimento) • CD • Selo Maianga Discos (cat. ?) • 2002 | Canção: Trompete relâmpago (João Gomes)
:: Álbum "Eu preciso desse amor" (João Victor e Vinicius) • CD • Selo Warner Music (cat. 5050466072429) • 2002 | Canção: Vidas cruzadas.com (Fátima Leão e João Gomes)
:: Álbum "Rio do braço" (Marcos Quinan) • CD • Selo AMAzônia (cat. ?) • 2001 / reedição 2014 | Canção: Toada inacabada (Marcos Quinan e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Dentro da palavra" (Diversos artistas / Marcos Quinan) • CD • Selo Independente (cat. 2482014-72) • 2001 | Canções: Querências do destino (Marcos Quinan, Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) / Fonte das recordações (Eudes Fraga, Marcos Quinan e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Da minha terra" (Jane Duboc e Sebastião Tapajós) • CD • Selo JAM Music (cat. ?) • 2000 | Canção: Luz de lampião (Nilson Chaves e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Gaia" (Nilson Chaves) • CD • Selo Outros Brasis (cat. CD OBR 012) • 2000 | Canções: Dádiva (Nilson Chaves e João Gomes) / Flor negra (Nilson Chaves e João Gomes) 
:: Álbum "Carolina" (Nazaré Pereira) • CD • Selo Outsider Music (cat. 156122-MU797) • 2000 | Canção: Sabor açaí (Nilson Chaves e João Gomes)
:: Álbum "Eu sou assim - ao vivo" (Leci Brandão) • CD • Selo Trama (cat. T500/214-2) • 2000 | Canção: Sabor açaí (Nilson Chaves e João Gomes)
:: Álbum "Tempo destino - 25 anos ao vivo" (Nilson Chaves) • CD • Selo Outros Brasis (cat. CD OBR 011) • 1999 | Canções: Longe perto (Nilson Chaves e João Gomes) / Sabor açaí (Nilson Chaves e João Gomes)
:: Álbum "Belas e feras" (Vânia Bastos) • CD • Selo PlayArte Music (cat. MUS 903-2) • 1999 | CançãoRosa cálida (Lucina e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Tia Ciata" (Gilson de Assis) • CD • Selo Independente / Alemanha • 1999 | Canções: Sem remédio (João Gomes) / Terra molhada (Gilson de Assis e João Gomes) / Cambinda velha (Gilson de Assis e João Gomes) / Soteropolitano (Gilson de Assis e João Gomes)
:: Álbum "Belas feras" (Vânia Bastos) • CD • Selo Play Arte Music (cat. MUS 903-2) • 1999 | Canção: Rosa cálida (Lucina e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Lume" (Zé Miguel) • CD • Selo Independente (cat. ?) • 1999 | CançãoRegando flores (Zé Miguel e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Inteira pra mim" (Lucina) • CD • Selo Dabliú Discos (cat. DB 0045) • 1998 | Canções: Rosa cálida (Lucina e João Gomes) / No fundo de mim (Lucina e João Gomes)
:: Álbum "33º FEMUP 1998" (diversos artistas) • LP • Selo Independente (cat. ?) • 1998 | Canção: Urubú mestre do vôo (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) 
:: Álbum "Chão do caminho" (Vital Lima) • CD • Selo Outros Brasis  (cat. CD OBR 007) • 1997 | Canção: Fruta rachada (Walter Freitas e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Amazônia brasileira - Nilson Chaves e Sebastião Tapajós" (Nilson Chaves e Sebastião Tapajós) • CD • Selo Outros Brasis (cat. CD OBR 008) • 1997 | Canção: Fazendinha (Nilson Chaves e João Gomes) / Sabor açaí (Nilson Chaves e João Gomes)
:: Álbum "Luli e Lucina - 25 anos" (Luli e Lucina) • CD • Selo Dabliú Discos (cat. 946068) • 1996 | Canção: Sereia do Leblon (Lucina e João Gomes)
:: Álbum "Tarumã" (Amadeu Cavalcante) • CD • Selo Independente (cat. ?) • 1996 / reedição Onze do 3   2019 | Canções: São coisas da vida (Amadeu Cavalcante e João Gomes) / União (Amadeu Cavalcante e João Gomes) / Ondas e ondas (Amadeu Cavalcante, João Gomes, Osmar Júnior e Val Milhomens)
:: Álbum "Tudo índio" (Nilson Chaves) • CD • Selo Outros Brasis (cat. CD OBR 006) • 1996 | Canções: Fazendinha (Nilson Chaves e João Gomes) / Lábios caboclos (Nilson Chaves e João Gomes)
:: Álbum "Por todos os cantos" (Eudes Fraga) • CD • Selo Independente (cat. ?) • 1995/ reedição 2020 | Canções: Fragmento azul (Nilson Chaves e Joãozinho Gomes) / Minha cidade (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) / Puçangueira (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) / Mestiço (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) / Espírito dos afogados (Eudes Fraga, Joãozinho Gomes e Airtinho Montezuma)
:: Álbum "Brasileira, tout simplement" (Nazaré Pereira) • CD • Selo WH Records/Polygram (cat. 1914734) • 1994 | CançãoSabor açaí (Nilson Chaves e João Gomes)
:: Álbum "XXII Fercapo - Festival Regional da Canção Popular"* (Diversos artistas) • CD • Selo Independente (cat. PO-001) • 1994 | Canções: Feitos para o mundo (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) / Puçangueira (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) | *Gravado ao vivo em Cascavel - PR, no dia 30 de julho de 1994.
:: Álbum "Estrela do Cabo Norte" (Amadeu Cavalcante) • LP • Selo Outros Brasis  (cat. LPVI-029) • 1991 | CançãoAbrigo para um violeiro andante (Marcos Quinan, Eudes Fraga e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Não peguei o Ita" (Nilson Chaves) • LP / CD • Selo Outros Brasis (cat. LPVI-033) • 1993 | Canções: Minuano (Eudes Fraga, Marcos Quinan e Joãozinho Gomes) / Tudo manga (Nilson Chaves e João Gomes)
:: Álbum "Em dez anos" (Nilson Chaves) • CD • Selo Outros Brasis (cat. CD OBR 001) • 1992 | Canções: Longe perto (Nilson Chaves e João Gomes) / Sabor açaí (Nilson Chaves e João Gomes)
:: Álbum "X Fampop" (Diversos artistas) • LP • Selo RGE (cat. 308.6345) • 1992 | Canção: Santa paisagem (Eudes Fraga e João Gomes)
:: Álbum "Olhar e segredo" (Marco André) • LP • Selo Musicolor/Continental (cat. 4.63.404.017) • 1990 | CançãoPresságio (Marco André e João Gomes)
:: Álbum "Vital" (Vital Lima) • LP • Selo Outros Brasis (cat. LPVI-025) • 1990 | Canção: Fruta rachada (Walter Freitas e Joãozinho Gomes)
:: Álbum "Soca Zouck e Cacicó" (Banda Warilou) • LP • Selo Musicolor/Continental (cat. 1.04.405.600) • 1990 | CançãoSabor açaí (Nilson Chaves e João Gomes)
:: Álbum "Amazônia" (Nilson Chaves) • LP • Selo Outros Brasis (cat. LPVI-027) • 1990 | Canção: Longe perto (Nilson Chaves e João Gomes)
:: Álbum "Sabor" (Nilson Chaves) • LP • Selo Outros Brasis (cat. LPVI-023) • 1989 | Canções: Exportação brasileira (Nilson Chaves e João Gomes) / Sabor açaí (Nilson Chaves e João Gomes) / Luz de lampião (Nilson Chaves e João Gomes)
:: Álbum "Turabaé-cuaá" (Walter Freitas) • LP • Selo Outros Brasis (cat. ?) • 1987 | Canções: Tiã Tiã Tiã (Walter Freitas e Joãozinho Gomes) / Fruta rachada (Walter Freitas e Joãozinho Gomes) / Pixãim (Walter Freitas e João Gomes) / Igaçalia (Walter Freitas e João Gomes).
:: Álbum "Timbres, temperos" (Luli e Lucina) • LP • Selo Som da Gente (cat. SMD 002/86) • 1986 | Canções: Pixãim (Walter Freitas e João Gomes) / Sereia do Leblon (Lucina e João Gomes) / Semelhanças desiguais (Luli e João Gomes)
:: Álbum "Onde vamos parar?" (Juão) • LP • Selo Independente (cat. Tataíra 803.376) • 1986 | Canção: Dois mil janeiros (Luli, Lucina e João Gomes)
:: Álbum "Êta nóis!" (Luli e Lucina) • LP • Selo Independente (cat. NLEC 0004) • 1984 | Canção: Lira mulata (Luli, Lucina e João Gomes)

Outros registros
:: Eudes Fraga | Mestiço (Eudes Fraga e Joãozinho Gomes) / Som Brasil, 1988.


****

POESIA/RECITAIS


Jeferson Douglas Bicudo | "O banho de Ápacam", Joãozinho Gomes | 50º FEMUP - Macapá – AP



****

Joãozinho Gomes | foto: ©acervo JG

FORTUNA CRÍTICA - JOÃOZINHO GOMES


ALBERTO JR., Carlos. Poeta do AP é destaque em revista da Academia Brasileira de Letras. In: G1, Globo - Amapá, janeiro/2016. Disponível no link. (acessado em 23.9.2022).
CALDAS, Yurgel. A Libido de Érato - os estados da matéria amorosa ou um livro do caralho. [poemas eróticos de Joãozinho Gomes]. In: Brasil Instrumental, s/data. Disponível no link. (acessado em 24.9.2022).
COLIBRI na Quarentena. Enrico Di Miceli, Joãozinho Gomes e Patrícia Bastos. In: Rede TVT, 10.3.2022. Disponível no link. (acessado em 21.10.2022).
ENTREVISTAJoãozinho Gomes [Entrevista 2443] / Entrevista com o autor do livro “A Flecha Passa e poemas diversos”. In: Podcast Unesp, 11.1.2016. Disponível no link. (acessado em 23.9.2022).
GODINHO, Ruy. Então, foi assim? Os bastidores da criação musical brasileira — Amapaenses . vol. 1. Macapá: Abravídeo, 2018. Disponível no link. (acessado em 24.9.2022).
MACIEL, Marieleia. Aperte o Play: Constelação de Parentes, disco de Val Milhomem e Joãozinho Gomes. In: Alcilenecavalcante, 27 de  Disponível no link. (acessado em 24.9.2022). 
MOREIRA, Nélio Ribeiro. A música e a cidade - Práticas sociais e culturais na cena da canção popular em Belém do Pará na década de 1980. (Dissertação Mestrado em Sociologia e Antropologia). Universidade Federal do Pará, UFPA, 2014. Disponível no link. (acessado em 24.9.2022)
RPVA. Patrícia Bastos celebra e ecoa a força da Amazônia com o single “Yárica”. In: Revista Prosa, Verso e Arte, setembro/2022. Disponível no link. (acessado em 24.9.2022). 
- álbum timbres e temperos -
APLAUSO. Álbum "Timbres e Temperos" espalha, aos quatro ventos, os sons e os ritmos da floresta. In: Rádio Câmara - programa 'Aplauso', 25.12.2021. Disponível no link. (acessado em 23.9.2022).
CAVALCANTE, Alcinéa. Timbres e Temperos – O disco que apresenta ao mundo a riqueza da cultura do Amapá. In: Alcinea, 26.11.2022. Disponível no link. (acessado em 23.9.2022).
DINIZ, Augusto. Vozes importantes mostram a sonoridade ainda oculta da Amazônia. In: Carta Capital, 28.11.2021. Disponível no link. (acessado em 24.9.2022). 
ENTREVISTA. Belém \ Macapá \ Música \ Joãozinho Gomes, poeta, cantor e compositor. In: De papo com a Elia. Disponível no link. (acessado em 24.10.2022).
FERREIRA, Mauro. Enrico Di Miceli, Patrícia Bastos e Joãozinho Gomes expõem 'timbres e temperos' do Amapá em disco em trio. In: G1, Globo, 23.11.2021. Disponível no link. (acessado em 23.9.2022).
PODCASTS (apres. Anelize Moreira). Timbres e Temperos: um grito para o Brasil ouvir a produção cultural da Amazônia. In: Rádio Brasil de Fato, 26 de Fevereiro de 2022. Disponível no link. (acessado em 23.9.2022)
RÁDIOCULTURA. Timbres e temperos - ritmo e cultura amapaense. In: Portal de Cultura - Rádio Cultura 930khz, Curitiba, 21.2.2022. Disponível no link. (acessado em 23.9.2022)
REIS, Aquiles. "Timbres e Temperos" traz o som macapaense de três feras da música. In: A Gazeta, 29.3.2022. Disponível no link. (acessado em 23.9.2022).

****

AMIZADES E PARCERIAS ARTÍSTICAS

- sem ordem cronológica -

Joãozinho Gomes e Patrícia Bastos | foto: ©acervo JG

Joãozinho Gomes e Thiago de Mello | foto: ©acervo JG

Joãozinho Gomes e Salgado Maranhão | foto: ©acervo JG

Val Milhomem e Joãozinho Gomes | foto: ©acervo JG

Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes | foto: ©Luan Cardoso

Amadeu Cavalcante, Joãozinho Gomes e Val Milhomem | foto: ©Daniel Kersys

Antonia Torreão Herrera e Joãozinho Gomes - Fundação Casa de Jorge Amado, Salvador/BA | foto: ©José Inácio Vieira de Melo

Dante Ozetti, Socorro Lira, José Inácio Vieira de Melo, Patricia Bastos e Joãozinho Gomes - Casa das Rosas, São Paulo/SP | foto: ©acervo Socorro Lira

Zé Miguel, Amadeu Cavalcante, Val Milhomen e Joãozinho Gomes | foto: ©acervo Cláudio Rogério

Joãozinho Gomes e Paulo César Pinheiro | foto: ©acervo Nina Rosa

Joãozinho Gomes e Leci Brandão | foto: ©acervo Drika Bourquim



© Direitos reservados ao autor/e ou ao seus herdeiros

© Pesquisa, seleção, edição e organização: Elfi Kürten Fenske


=== === ===
Trabalhos sobre o autor:
Caso, você tenha algum trabalho não citado e queira que ele seja incluído - exemplo: livro, tese, dissertação, ensaio, artigo - envie os dados para o nosso "e-mail de contato", para que possamos incluir as referências do seu trabalho nesta pagina. 


COMO CITAR:
FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção, edição e organização). Joãozinho Gomes
 - a poesia e a música da Amazônia. In: Templo Cultural Delfos, julho/2023. Disponível no link. (acessado em .../.../...).
____
Página atualizada em 31.7.2023.
** Página original SETEMBRO/2022.





Direitos Reservados © 2023 Templo Cultural Delfos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita. Deixe seu comentário!

COMPARTILHE NAS SUAS REDES