COMPARTILHE NAS SUAS REDES

José Lins do Rego - memórias e reminiscências

José Lins do Rego - foto: Arquivo da ABL
“Quero me recordar, estar sempre me lembrando. É outra palavra que gosto de ver pegada à minha obra. Dizem que sou um homem que sirvo da memória. De fato, a saudade me tem dado o que há de belo nos meus romances.”
- José Lins do Rego


José Lins do Rego (J. L. do R. Cavalcanti) foi romancista e jornalista. Nasceu no Engenho Corredor, Pilar, PB, em 3 de junho de 1901, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 12 de setembro de 1957.
Filho de João do Rego Cavalcanti e de Amélia Lins Cavalcanti, fez os primeiros estudos no Colégio de Itabaiana, PB, no Instituto N. S. do Carmo e no Colégio Diocesano Pio X de João Pessoa. Depois estudou no Colégio Carneiro Leão e Osvaldo Cruz, em Recife. Desde então revelaram-se seus pendores literários. É de 1916, o primeiro contato com O Ateneu, de Raul Pompéia. Em 1918, aos 17 anos, José Lins travou conhecimento com Machado de Assis, através do Dom Casmurro. Desde a infância, já trazia consigo outras raízes, do sangue e da terra, que vinham de seus pais, passando de geração em geração por pessoas ligadas ao mundo rural do Nordeste açucareiro.
Passou a colaborar no Jornal do Recife. Em 1922 fundou o semanário Dom Casmurro. Formou-se em 1923 na Faculdade de Direito do Recife. Durante o curso, ampliou seus contatos com o meio literário pernambucano, tornando-se amigo de José Américo de Almeida, Osório Borba, Luís Delgado e Aníbal Fernandes. Sua amizade com Gilberto Freyre, na volta em 1923 de uma  temporada de estudos universitários nos Estados Unidos, marcou novas influências no espírito de José Lins, através das idéias novas sobre a formação social brasileira.
Nomeado em 1925 promotor em Manhuçu, MG, não se demorando. Casado em 1924 com D. Filomena (Naná) Masa Lins do Rego, transferiu-se em 1926 para a capital de Alagoas, onde passou a exercer as funções de fiscal de bancos até 1930 e fiscal de consumo de 1931 a 1935. Em Maceió, tornou-se colaborador do Jornal de Alagoas e passou a fazer parte do grupo de Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Aurélio Buarque de Holanda, Jorge de Lima, Valdemar Cavalcanti, Aloísio Branco e Carlos Paurílio. Ali publicou o primeiro livro, Menino de engenho (1932), obra que se revelou de importância fundamental na história do moderno romance brasileiro. Além das opiniões elogiosas da crítica, sobretudo de João Ribeiro, o livro mereceu o Prêmio da Fundação Graça Aranha. Em 1933, publicou Doidinho, o segundo livro do "Ciclo da Cana-de-Açúcar".
Em 1935, já nomeado fiscal do imposto de consumo, José Lins do Rego transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde passou a residir. Integrando-se plenamente no ambiente carioca, continuou a fazer jornalismo, colaborando em vários jornais com crônicas diárias. Revelou-se, então, por essa época, a faceta esportiva de sua personalidade, sofrendo e vivendo as paixões desencadeadas pelo futebol, o esporte de sua predileção, foi torcedor do Flamengo. Foi secretário geral da Confederação Brasileira de Desportos de 1942 a 1954.
José Lins do Rego - foto:  (...)
Romancista da decadência dos senhores de engenho, sua obra baseia-se em memórias e reminiscências. Seus romances levantam todo um sistema econômico de origem patriarcal, com o trabalho semi-escravo do eito, ao lado de outro aspecto importante da vida nordestina, ou seja, o cangaço e o misticismo. O autor desejaria que a sua obra romanesca fosse dividida: Ciclo da cana-de-açúcar: Menino de engenho, Doidinho, Bangüê, Fogo morto e Usina; Ciclo da cangaço, misticismo e seca: Pedra Bonita e Cangaceiros; Obras independentes: a) com ligações nos dois ciclos: Moleque Ricardo, Pureza, Riacho Doce; b) desligadas dos ciclos: Água-mãe e Eurídice.
Prêmios recebidos: Prêmio da Fundação Graça Aranha, pelo romance Menino de engenho (1932); Prêmio Felipe d'Oliveira, pelo romance Água-mãe (1941), e Prêmio Fábio Prado, pelo romance Eurídice (1947).
Quarto ocupante da Cadeira 25, eleito em 15 de setembro de 1955, na sucessão de Ataulfo de Paiva e recebido pelo Acadêmico Austregésilo de Athayde em 15 de dezembro de 1956.
Fonte: ABL 


As literaturas que recebem contribuição popular são as vivas, as grandes. (...) São assim as literaturas que pretendem sobreviver. Terão que ligar-se às dores da terra. Terão que adotar as invenções e as descobertas do irmão-povo, se não se transformarão em pobres damas enfermiças, com medo do sol, da chuva, da vida. É na língua onde o povo mais se mostra criador. Mais do que cantando, é falando que o povo nos ensina coisas extraordinárias."
- José Lins do Rego, apud ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de. A linguagem regional popular na obra de José Lins do Rêgo. João Pessoa: Funesc, 1990, p. 21.


José Lins do Rego - foto: (...)

CRONOLOGIA
1901 - Nasce no Engenho Corredor, município de Pilar, Paraíba, em 3 de agosto. Morre sua mãe, Amélia Lins do Rego Cavalcanti, e o avô materno, José Lins, encarrega-se de sua criação;
1909 - Morre "Tia Maria", que é como sua segunda mãe. É matriculado no Internato Nossa Senhora do Carmo, em Itabaiana, Paraíba, onde fica por três anos, período que serve de inspiração para o romance Doidinho, seu apelido de infância;
1912 - É transferido para o Colégio Diocesano Pio X, em João Pessoa;
1915 - Muda-se para Recife, estuda no Instituto Carneiro Leão e no Ginásio Pernambucano;
1919 - Matricula-se na Faculdade de Direito de Recife;
1920 - Começa a escrever a seção Ligeiros Traços no Diário do Estado, de Recife;
1922 - Funda o semanário Dom Casmurro com o escritor Osório Borba (1900 - 1960). Começa a escrever crônicas literárias semanais para o Jornal do Recife;
1923 - Conclui sua graduação; conhece o sociólogo e escritor Gilberto Freyre (1900 - 1987), considerado sua maior influência intelectual;
1925 - É nomeado promotor público em Manhuaçu, Minas Gerais;
1926 - Desiste da carreira na magistratura e, nomeado fiscal de banco, muda-se para Maceió. Escreve crônicas literárias para o Jornal de Alagoas e convive com a jovem intelectualidade nordestina: Graciliano Ramos (1892 - 1953), Rachel de Queiroz (1910 - 2003), Aurélio Buarque de Holanda (1910 - 1989), Jorge de Lima (1895 - 1953), entre outros;
Retrato Jose Lins do Rego, por Portinari (1939)
1932 - Financia seu primeiro livro, Menino de Engenho, que esgota a primeira edição de 2 mil exemplares e recebe o Prêmio da Fundação Graça Aranha;
1934 - A partir da publicação de Bangüê, José Olympio (1902 - 1990) torna-se o editor de toda sua obra;
1935 - Nomeado fiscal do imposto de consumo, transfere-se em definitivo para o Rio de Janeiro;
1941 - Lança Água-Mãe, seu primeiro livro que não tem como cenário o Nordeste, e recebe o Prêmio Felipe d'Oliveira;
1944 - Visita, em missão oficial, a Argentina e o Uruguai, onde faz várias conferências sobre literatura brasileira;
1947 - Publica Eurídice, com o qual ganha o Prêmio Fábio Prado;
1950 - A convite do governo francês, viaja pela França. A visita resulta no livro Bota de Sete Léguas, publicado no ano seguinte;
1951 - Flamenguista fanático, viaja novamente à Europa, agora como integrante da delegação do clube, que faz uma turnê pela Suécia, Dinamarca, França e Portugal;
1952 - Com ilustrações do pintor Cândido Portinari (1903 - 1962), lança Cangaceiros no formato de folhetim na revista O Cruzeiro;
1955 - É eleito para a cadeira número 25 da Academia Brasileira de Letras - ABL; em seu discurso de posse, faz críticas ao antecessor, Ataulfo de Paiva (1867 - 1955), levando a ABL a avaliar previamente os discursos dos novos integrantes;
1957 - Morre no Rio de Janeiro em 12 de setembro.


"Fiz livro de memória, com a matéria retida pela engrenagem que a natureza me deu. Pode ser que me escape a legitimidade de um nome ou de uma data. Mas me ficou a realidade do acontecimento como o grão na terra. A sorte está em que não apodreça na cova e que o fato não tenha o pobre brilho do fogo fátuo. É tudo o que espero dos ‘verdes anos’ que se foram no tempo, mas que ainda se fixam no escritor que tanto se alimentou de suas substâncias."
- José Lins do Rego, na introdução do livro de memórias "Meus Verdes Anos". Rio de Janeiro: José Olympio. 1956, p.34. 


PRÊMIOS
Prêmio da Fundação Graça Aranha, pelo romance Menino de engenho (1932);
Prêmio Felipe d'Oliveira, pelo romance Água-mãe (1941);
Prêmio Fábio Prado, pelo romance Eurídice (1947).


"A história desses livros é bem simples: comecei querendo apenas escrever umas memórias que fossem as de todos os meninos criados nas casas-grandes dos engenhos nordestinos. Seria apenas um pedaço da vida o que eu queria contar. Sucede, porém, que um romancista é muitas vezes o instrumento apenas de forças que se acham escondidas no seu interior.”
- José Lins do Rêgo, no prefácio do livro "Usina".


OBRAS – PRIMEIRAS EDIÇÕES
Romances
Doidinho, de Lins do Rego
Capa da 1ª edição  
Menino de Engenho. 1ª edição, Andersen Editores, 1932. (foi seu romance de estreia - cuja 1ª edição foi custeada por ele próprio, recebendo o prêmio da Fundação Graça Aranha); 2ª edição, [Capa de Cícero Dias], Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1934, 199p.
Doidinho. [Capa Santa Rosa]. Ariel Editora ltda, 1933, 326p.
Banguê.  Rio de Janeiro Livraria José Olympio Editora, 1934, 310p.
O Moleque Ricardo.  Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1935, 285p.
Usina.  Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1936, 392p.
Pureza.  Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1937, 347p.
Pedra Bonita. [Capa Santa Rosa].  Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1938, 373p.
Riacho Doce. [Capa Santa Rosa]. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1939, 372p.
Água-mãe.  [Introdução de Álvaro Lins e Roberto Alvim Corrêa, ilustrações em preto e branco de Luis Jardim]. Rio de Janeiro: Organização Simões, 1ª edição - 1941, 345p.
Fogo Morto. [Prefácio de Otto Maria Carpeaux  e ilustrações de Luiz Jardim], Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1943, 363p.
Eurídice.  [Capa Santa Rosa]. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1947, 284p.
Cangaceiros. [30 ilustrações de Cândido Portinari].. (formato de folhetim em 30 fascículos). Rio de Janeiro: revista O Cruzeiro, 1952; 2ª edição, [Capa Santa Rosa].  Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1953, 315p.
 "Tiroteio de Pedra Bonita", Ilustração n º 10, de Cândido Portinari
para o  romance 'Cangaceiros', de José Lins do Rego
[Série Cangaceiros - 1951]
Romances reunidos e ilustrados. (5 volumes: Vol. I Menino de engenho doidinho banguê. Vol. II O moleque Ricardo Usina. Vol. III Pureza pedra bonita Riacho Doce. Vol. IV Água-mãe fogo morto. Vol. V Eurídice Cangaceiros)..  Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1960.
Romances Reunidos e Ilustrados. [perfil biográfico por Wilson Lousada, Notas de Carlos Drummond de Andrade; João Ribeiro; Tristão de Athayde, entre outros; mais de 290 ilustrações de Luís Jardim, capa de Maria Luisa Campello].. (13 Volumes: V. I - Menino de Engenho; V. II- Doidinho; V. III - Bangüê; V. IV - O Moleque Ricardo; V. V - Usina; V. VI - Pureza; V. VII - Pedra Bonita; V. VIII - Riacho Doce; V. IX - Água-mãe; V. X - Fogo Morto, V. XI - Eurídice; V. XII - Cangaceiro, V. XIII- Meus Verdes Anos). Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora/ INL-MEC, 1980.




Crônica
Gordos e Magros. (Coleção Ensaios). Rio de Janeiro: Livraria Editora da Casa do Estudo, 1943, 351p.
Poesia e vida.  [Ilustração Capa de Geraldo de Castro]. Rio de Janeiro: Editora Universal, 1945, 261p.
José Lins do Rego - foto: (...)
Homens, seres e coisas.  (Os Cadernos de Cultura). Rio de Janeiro: Serviço de documentação do Ministério da Educação e Saúde, 1952, 77p.
A casa e o homem.  (Coleção Rex vol. 4). Rio de Janeiro: Organização Simões, 1954, 230p.
Presença do Nordeste na literatura brasileira. (Os Cadernos de Cultura). Rio de Janeiro: Serviço de Documentação do Ministério da Educação e Saúde, 1957.
O vulcão e a fonte.  Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1958, 315p.
Dias idos e vividos (antologia).. [Seleção, organização e estudos críticos de Ivan Junqueira]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981, 460p.
Flamengo é puro amor. (111 crônicas escolhidas).. [Seleção, organização e notas de Marcos de Castro]. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 2002.
O Cravo de Mozart é eterno. Rio de Janeiro: Editora José Olympio/ Record,  2004.
Ligeiros Traços: escritos de juventude. [Seleção, organização e notas de César Braga-Pinto]. Rio de Janeiro: Editora José Olympio/ Record, 2007.


Viagem
Bota de sete léguas. Rio de Janeiro: Editora A Noite, 1951, 194p.
Roteiro de Israel. Rio de Janeiro: Centro Cultural Brasil-Israel, 1955.
Gregos e troianos. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1957, 182p.


Memórias
Meus verdes anos. [Ilustrações de Luís Jardim]. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1956, 351p.


Infanto-juvenil
Histórias da Velha Totônia. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1936, 105p.


Conferência
Manuel Bandeira e José Lins do Rego na ABL
foto: (...)
Pedro Américo. (Coleção Conferências – Série Maná). Rio de Janeiro: CEB – Livraria Editora da Casa do Estudante do Brasil, 1943.
Conferências no Prata - Tendências do Romance Brasileiro, Raul Pompéia, Machado de Assis.  (Coleção Conferências – Série Maná n.º 17). Rio de Janeiro: CEB – Livraria Editora da Casa do Estudante do Brasil, 1ª edição, 1946.
Discurso de Posse na Academia Brasileira de Letras. 1957. Disponível no link. (acessado em 7.2.2014).

  
Antologia [participação]
O melhor da crônica brasileira. [Ferreira Gullar, José Lins do Rego, Luis Fernando Veríssimo, Rachel de Queiroz]. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1980.


Em colaboração
Brandão entre o mar e o amor. (romance) .. [Escrito em parceria com Jorge Amado, Graciliano Ramos, Aníbal Machado e Rachel de Queiroz. Coube a José Lins do Rego, o II Capitulo: “O mistério de Brandão (Glória)”]. São Paulo: Martins, 1942.


Traduções
RHEINHARDT, E. A. A vida de Eleonora Duse. [tradução José Lins do Rego]. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1940.


"Não gosto de trabalhar, não fumo, durmo com muitos sonos e já escrevi 11 romances. Se chove, tenho saudades do sol; se faz calor, tenho saudades da chuva. Vou ao futebol, e sofro como um pobre-diabo. Jogo tênis, pessimamente, e daria tudo para ver o meu clube campeão de tudo. Temo os poderes de Deus, e fui devoto de Nossa Senhora da Conceição. Enfim, literato da cabeça aos pés, amigo dos meus amigos e capaz de tudo se me pisarem nos calos. Perco então a cabeça e fico ridículo. Afinal de contas, sou um homem como os outros e Deus permita que assim continue."
- José Lins do Rego, em "Bibliografia de & sobre José Lins do Rego". In: REGO, José Lins. Fogo morto. 22ª ed., Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1982, p. 11.


Exposição
Mostra do centenário de José Lins do Rego. [organizadora da exposição, Stela Kaz]. Rio de Janeiro: ABL - Academia Brasileira de Letras, 2001.


 HQ – História em Quadrinhos
Menino de Engenho, de Jose Lins do Rego. [Direção de Adolfo Aizen; Desenhos de André Le Blanc]. . (Edição Maravilhosa). Revista em Quadrinhos, Ano: Ano VII – Março de 1955 – N.100 –, Rio de Janeiro: Editora Brasil-América (EBAL), 1955, 50 p. 

"Leio o meu próprio romance (...), com figuras que Le Blanc idealizou o chego a me emocionar como se estivesse num universo alheio à minha criação. Sinto que a história pula das páginas com um vigor extraordinário. A caracterização que o ilustrador impôs à narrativa tem mesmo coração e alma (...)."
- José Lins do Rego, em “prefácio do centésimo número da Edição HQ Menino do Engenho”.

 
José Lins do Rego e José Olympio - foto: (...)

“A obra de José Lins do Rego é profundamente triste. É uma epopéia da tristeza, da tristeza da sua terra e da sua gente, da tristeza do Brasil (...) Há na sua obra a consciência de que tudo está condenado a adoecer, a morrer, a apodrecer. Há a certeza da decadência dos seus engenhos e dos seus avós, de toda essa gente que produziu, como último produto, o homem engraçado e triste que lhe erigiu o monumento. É grande literatura.”
- Otto Maria Carpeaux


OBRA PUBLICADA NO EXTERIOR
Alemão
Santa Rosa [Menino de Engenho, Bangüê e O Moleque Ricardo]. Tradução Elfried Kaut. Hamburg: Robert Mölich, 1953.
Rhapsodie in Rot [Cangaceiros]. Tradução Waldemar Sonntag. Bonn: Verlag der Europäischen Bücherei H. M. Hieronimi, 1958.

Coreano
Menino de Engenho. Tradução Sung-Duck Lee. Seul: Pyoung-Min Sa., 1972.

Espanhol
El Niño del Ingenio [Menino de Engenho]. Tradução Raúl Navarro. Buenos Aires: Emecé, 1946.
El Viejo Ingenio [Bangüê]. Tradução Raúl Navarro. Buenos Aires: Emecé, 1946.
Fuego Muerto [Fogo Morto]. Tradução Raúl Navarro. Buenos Aires: Santiago Rueda, 1946.
Piedra Bonita [Pedra Bonita]. Buenos Aires: Santiago Rueda, 1947.
Cangaceiros. Tradução André Fernandes Romera e Manuel José Arce y Valadares. Barcelona: Caralt, 1957.
El Niño del Ingenio de Azúcar [Menino de Engenho]. Tradução Juan Martín Ruíz. Madrid: Celeste Ediciones, 2000.

Francês
L'Enfant de la Plantation [Menino de Engenho]. Tradução Jeanne Worms-Reims. Paris: Deux Rives, 1953.
Cangaceiros. Tradução Denyse Chast. Paris: Plon, 1956.

Inglês
Pureza: A Brazilian Novel [Pureza]. Tradução Lucie Marion. London: Hutchinson Intarnational Authors, 1947/1948.
Plantation Boy [Menino de Engenho, Doidinho e Bangüê]. Tradução Emmi Baum. New York: Alfred A. Knof, 1966.

Italiano
Fuoco Spento [Fogo Morto]. Tradução Luciana Stegagno Picchio. Roma: Fratelli Bocca Editori, 1956.
Il Treno di Recife [Menino de Engenho e O Moleque Ricardo]. Tradução Antonio Tabucchi. Milano: Longanesi ed., 1974.

Romeno
Negrul Ricardo [O Moleque Ricardo]. Tradução A. Lambrino e H. R. Ramian. Bucareste: Editura Pentru Literatura Universala, 1966.

Russo
Негр Рикардо [O Moleque Ricardo]. Tradução B. Zagorcki. Moscou: Editora do Estado, 1937.
Негр Рикардо [O Moleque Ricardo]. Tradução E. Schischmareva. Moscou: Editora do Estado, 1938.
Кангасейро [Cangaceiros]. Tradução V. Iermolaiev. Moscou: Editora do Livro Estrangeiro, 1960.
Угасший Огонь [Fogo Morto]. I. A. Terterian. Moscou: Editora do Livro Estrangeiro, 1966.

Sueco
Poyken pa Söckerplantagen [Menino de Engenho]. Tradução Carl-Erhard Lindhal. Stockholm: Nordan, 1990.


José Lins do Rego, Carlos Drummond de Andrade, Cândido Portinari,
José Olympio e Manuel Bandeira - (Foto: Acervo Portinari)


ADAPTAÇÕES PARA O CINEMA E DOCUMENTÁRIOS 
Filme: Pureza
Sinopse: Antônio Cavalcanti vive com sua esposa Francisquinha e suas filhas Margarida e Maria Paula, trabalhando em uma estação de trem. Viciado no jogo, Cavalcanti deixa de cumprir seus deveres e é transferido para a estação de Pureza, levando sua família. No novo ambiente, envolvem-se com o dr. Jorge, que tem problemas com a polícia por causa da revolução, sua criada Felismina e com alguns empregados da fazenda do doutor: o cego Ladislau, o menino Joca e Chico Bem-Bem. As irmãs competem pela atenção de Jorge, que corteja Margarida. Maria Paula, por sua vez, é cortejada por Chico Bem-Bem. Margarida tem a intenção de abandonar a família e partir para o Rio de Janeiro. Ela diz a Jorge que não hesitaria em deixá-lo para fugir e que na verdade quem realmente gosta dele é sua irmã. Jorge descobre que Joca é um fugitivo e está sendo procurado por homens do coronel Jussara, dono do engenho onde o garoto morava. Ele compra o garoto do coronel utilizando Cavalcanti como intermediário no negócio. Este porém utiliza o dinheiro do doutor para jogar. Os homens do coronel vão atrás de Joca que, na tentativa de escapar, se afoga no rio. Chico pede a Cavalcanti e Francisquinha a mão de Maria Paula em casamento. Os dois pressionam a filha a aceitar o convite. Depois de muito relutar, ela acaba concordando. Margarida foge para o Rio e Jorge corteja Maria Paula. Ela, que sempre o admirou, não resiste e corresponde aos seus avanços, e por isso sofre represálias de seus pais. Os dois decidem fugir juntos. A primeira tentativa é frustrada pela presença de Chico. Eles planejam nova tentativa, mas Chico e Cavalcanti arquitetam planos para impedir a fuga. O primeiro tem a ideia de matar Jorge e o segundo, de enganá-lo, fazendo com que parta sozinho. Francisquinha pressiona a filha e a convence a não fugir. Chico, quando sabe da notícia, desiste de seu plano. Jorge embarca sozinho e Maria Paula, desolada, é consolada por Chico na plataforma da estação.
Estória: Baseada no romance "Pureza", de José Lins do Rego.
Procópio Ferreira - o protagonista, no filme 'Pureza'
de Chianca de Garcia (1940) - (foto: Acervo BCC/CB)
Ficha técnica
Ano: 1940
Duração: 102 min.
Gênero: Drama
Tipo: Longa-metragem / P&B
Direção: Chianca de Garcia
Roteiro: Chianca de Garcia e Milton Rodrigues
Fotografia: Aquilino Mendes
Câmera: Aquilino Mendes
Assistência de câmera: Ruy Santos
Produtor e edição: Adhemar Gonzaga
Diretor Assistente: Fernando de Barros
Elenco: Procópio Ferreira; Sara Nobre; Conchita de Moraes; Sônia Oiticica; Nilza Magrassi;
Sérgio Serrano; Roberto Acácio; Sadi Cabral; Manoel Rocha; Mendonça Balsemão; Alfredo Calado; Reginaldo Calmon; Zaira Cavalcanti; Dorival Caymmi; Elias Celeste; Carlos Deca; Bandeira de Melo; Pedro Dias; Artur Leitão; Roberto Lupo; Zizinha Macedo; Janir Martins;
Jaime Pedro Silva; J. Silveira; Júlia Vidal.
Música: Dorival Caymmi e Francisco Scarambone
Maestro regente: Radamés Gnatalli
Orquestração: Luciano Perrone
Departamento de Som: Hélio Barroso Netto
Montagem: Hippólito Collomb
Maquiagem: Fernando De Barros
Desenho do Cartaz: Eduardo Buth
Maquiagem: Fernando de Barros
Assistência geral: Manoel Rocha
Gráfica: Casa Valele
Produtora: Cinédia
Distribuidora: Cinédia S.A e Hispania Filmes Ltda.
Prêmio
Primeiro lugar na categoria de longa-metragem no Concurso, 1941 realizado pelo DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda.
Informações adicionais: Cinédia   e Cinemateca Brasileira 


Filme: Menino de engenho
Sinopse: Uma adaptação do romance de José Lins do Rego e tem elementos de outras obras do escritor dentro do chamado ciclo da cana-de-açúcar.
Menino do engenho, imagem do filme de Walter Lima Jr.- (foto: Acervo BCC/CB)
O filme que aborda a infância do personagem Carlinhos em meio à fase decadente do ciclo da cana-de-açúcar se passa na Paraíba em 1920 e tem este, como testemunha do advento de modernas usinas de cana-de-açúcar. Carlinhos cresce acompanhando as consequentes transformações sociais e econômicas da produção canavieira. Após a morte de sua mãe, o menino vai viver com o avô e os tios no engenho Santa Rosa. Depois de conviver com os moleques e empregados dos canaviais e de sofre sucessivas perdas e readaptações afetivas, chega à hora de partir para o colégio e ele não é mais o garoto inocente que chegou. O trem que corta a campina paraibana é um signo das transformações por que passa a produção canavierira e, por extensão, a vida dos personagens.
Ficha técnica
Ano: 1965
Duração: 110 min.
Direção: Walter Lima Júnior
Menino do engenho, imagem do filme de Walter Lima Jr.
- (foto: Acervo BCC/CB)
Produção: Glauber Rocha e Walter Lima Júnior
Fotografia: Reynaldo Paes e Barros
Elenco: Geraldo Del Rey (Juca); Sávio Rolim (Carlinhos); Rodolfo Arena (José Paulino); Anecy Rocha (Tia Maria); Margarida Cardoso (Sinházinha); Maria Lúcia Dahl (Maria Lúcia); Antônio Pitanga (Zé Guedes); Maria De Fátima (Clara).
Edição: Júlio Bressane e João Ramiro Mello
Figurino: Júlio Bressane e Álvaro Guimarães
Música: Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno
Cenografia: Reinaldo Barros
Estúdio: Mapa Filmes
Distribuição: DiFilm


Filme: José Lins do Rego
Curta-metragem
Ficha técnica
Ano: 1969
Direção e roteiro: Valério Andrade
Produção: Elizabeth Lins do Rego
Fotografia: Mário Carneiro
Prêmio
Prêmio do Instituto Nacional de Cinema, melhor direção de curta-metragem em 1969.


Filme: Fogo morto
Sinopse: Estado da Paraíba, 1910: Vários personagens compõem o panorama urbano da região: um seleiro na beira da estrada, Mestre José Amaro, expulso das terras onde vive pelo decadente e orgulhoso senhor de engenho, Coronel Lula de Holanda e as aventuras e desventuras de quixotesco cavaleiro andante nordestino, o capitão Vitorino Carneiro da Cunha, apelidado de Papa-rabo. A trama se desenvolve num ambiente carregado de violência, marcado pela guerra entre a volante policial e os cangaceiros liderados pelo legendário Antônio Silvino. Alguns flashbacks nos reconduzem aos anos de 1886 e 1888 na região dos engenhos no Estado da Paraíba. Estado da Paraíba, 1910: Vários personagens compõem o panorama urbano da região: um seleiro na beira da estrada, Mestre José Amaro, expulso das terras onde vive pelo decadente e orgulhoso senhor de engenho, Coronel Lula de Holanda e as aventuras e desventuras de quixotesco cavaleiro andante nordestino, o capitão Vitorino Carneiro da Cunha, apelidado de Papa-rabo. A trama se desenvolve num ambiente carregado de violência, marcado pela guerra entre a volante policial e os cangaceiros liderados pelo legendário Antônio Silvino. Alguns flashbacks nos reconduzem aos anos de 1886 e 1888 na região dos engenhos no Estado da Paraíba. Roteiro baseado no romance homônimo de José Lins do Rego.
Ficha técnica
Ano: 1976
Duração: 88 min.
Gênero: Drama
Direção: Marcos Faria
Roteiro: Marcos Faria e Salim Miguel
Adaptação: Eglê Malheiros
Direção de Fotografia: Renato Newmann
Produção: Miguel Borges
Música: Quinteto Armorial e Pedro Santos
Elenco: Jofre Soares (Zé Amaro); Othon Bastos (Lula de Holanda); Rafael de Carvalho (Capitão Vitorino); Ângela Leal (Amélia); Rodolfo Arena (Cego Torquato); Fernando Peixoto (Antonio Silvino); Procópio Mariano (Zé Passarinho); Vicentina Amaral (Sinhá); Mary Neubauer (Marta); Waldemar Solha (Tenente Maurício); João Signorelli; Ivan Cândido (Narração).
Distribuição: Embrafilme


Filme: José Lins do Rego
Curta-metragem
Ficha técnica
Direção: Walter Lima Júnior
Texto: Ivan Cavalcanti Proença
Produção: José Olympio Editora


Filme: Bela Donna
Sinopse: No final da década de 30, Frank chega ao vilarejo de Morro Branco, no exuberante litoral cearense, com sua jovem esposa, Donna, para trabalhar em um empreendimento pretolífero. Apesar das diferenças culturais ela integra-se rapidamente à paisagem e aos hábitos da região. Conhece Nô, um pescador jovem e atraente. Nô é filho de Mãe Ana espécie de líder religiosa da comunidade, uma "força da terra", tão temida quanto respeitada.
Baseado no romance Riacho Doce, de José Lins do Rego. 
Ficha Técnica
Eduardo Moscovis e Natasha Henstridge, em cena no filme
Bela Donna, de Fábio Barreto 
- (foto: Acervo BCC/CB)
Ano: 1998
Duração: 111 min.
Gênero: Drama/Romance
Direção: Fábio Barreto
Roteiro: José Almino, Fábio Barreto e Amy Ephron
Fotógrafo: André Vilaron
Trilha: Dori Caymmi
Elenco: Natasha Henstridge, Eduardo Moscovis, Sophie Ward, Letícia Sabatella, Florinda Bolkan, Andrew McCarthy, Guilherme Karan, Ângelo Antônio, Odilon Wagner, Jackson Costa
Locação: Filmado em Morro Branco/Ceará.
Produção: LC Barreto e Filmes do Equador

  
Filme: O engenho de Zé Lins
Sinopse: O longa traça o perfil do escritor paraibano José Lins do Rego, enfocando desde os tempos de sua infância, no ambiente que imortalizaria em romances como Menino de Engenho, ligados ao ciclo da cana-de-açúcar, até sua maturidade. Ao lado de outras manifestações de sua marcante figura humana, o documentário apresenta o homem solidário e afetivo, o amigo fiel, o amante apaixonado pelas coisas simples da vida e pelo povo.
Ficha técnica
Brasil, 2006, 90 minutos
Gênero: Documentário
Direção e roteiro: Vladimir Carvalho
Fotografia: Walter Carvalho, Jacques Cheuiche, João Carlos Beltrão e Waldir de Pina
Produção: Urca Filmes
[...]  José Lins do Rego - paixão pelo futebol
foto: (...)
Estúdio/Distribuição: Imovision
Depoimentos
Othon Bastos (Narrador - voz)
Muniz Sodré
Walter Lima Jr.
Júlio Bressane
Carlos Heitor Cony
Ariano Suassuna
Rachel de Queiroz
Afonso Arinos Filho
Maria Elizabeth Lins do Rego (filha de José Lins)
Edson Nery da Fonseca
Jose Medeiros (fotógrafo, ex-exibidor ambulante, mecânico e inventor)
Beatriz Medeiros
Manuel Batista Medeiros  (ex-vigário do Engenho Itapuã)
Thiago de Melo (poeta e escritor)
Antonio Bandeira de Souza (líder do MST – Itapuã/Paraíba)
Savio Rolim (ex-ator infantil do filme “Menino de Engenho”)
Prêmios
- Melhor montagem e o Prêmio Especial do Júri - Festival de Brasília (2006);
- Prêmio da Câmara Legislativa do Distrito Federal (2006);
- Prêmio de Melhor Longa-Metragem Documentário no Festcine Goiânia (2007);
- Prêmio de Melhor Direção no Festcine Goiânia (2007).


Filme: O menino e a bagaceira
Ficha técnica
Ano: 2007
Duração: 30 min.
Direção: Lúcio Vilar
Elenco: Sávio Rolim


"A religião que eu tinha, vinha ainda das conversas com a minha mãe. Sabia que Deus fizera o mundo, que havia céu e inferno, e que a gente sofre na terra por causa de uma maçã."
- José Lins do Rego, em Menino de engenho (1932).


José Lins do Rego,
por Baptistão
ADAPTAÇÃO TELEVISÃO
Título: Fogo Morto 
Baseado na obra homônima de José Lins do Rego
Episódio: Caso Especial
Ficha Técnica
Direção Fábio Sabag
Roteiro: Walter George Durst
Elenco: Lúcia Alves; Ruth de Souza; Edson França; Yoná Magalhães; Grande Otelo; Paulo César Peréio; Felipe Wagner.
Ano: 1973
Exibição: 12 de setembro de 1973
Produção: Rede Globo de Televisão


Título: Riacho Doce 
Sinopse: Inspirada no romance homônimo de José Lins do Rego, Riacho Doce se passa em uma pequena vila de pescadores no Nordeste e narra a história de paixão entre o nativo Nô (Carlos Alberto Riccelli) e a forasteira Eduarda (Vera Fischer).
Respeitada líder espiritual da comunidade, Vó Manuela (Fernanda Montenegro) pretende que seu neto, Nô, herde seu posto e não admite que ele se apaixone. Dotada de poderes místicos, ela fecha o corpo do rapaz para o amor. Por isso, todas as mulheres que se aproximam de Nô se tornam amaldiçoadas.
Em meio a esse contexto, o casal sulista Eduarda e Carlos (Herson Capri) chega ao vilarejo com interesses distintos. Carlos pretende resgatar a carga de um navio afundado, o que provoca suspeita entre os moradores. Já Eduarda busca encontrar algo que lhe dê sentido à vida, em função das recentes crises existenciais pelas quais passara.
Desafiando os poderes da autoritária avó, Nô se envolve com Eduarda, e os dois vivem um conturbado romance. No final, os habitantes de Riacho Doce, incitados por Manuela, atiram pedras em Eduarda, acusada de adultério e de desvirtuar Nô de seu destino. O casal foge em um barco e passa um tempo em alto-mar, até encontrar um local seguro onde possa viver em paz.
Assimilando a perda do neto como morte, Vó Manuela toma Cicinho (João Paulo Jr.), filho de Hermínia (Lu Mendonça) para si, e fecha seu corpo, assim como fizera com Nô.
Série: Minissérie - 40 capítulos
Ficha técnica
Autoria: Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzsohn
Colaboração: Márcia Prates
Direção: Paulo Ubiratan, Luiz Fernando Carvalho e Reynaldo Boury
Direção-geral: Paulo Ubiratan
Produção executiva: Maria Alice Miranda
Direção de planejamento: José Roberto Sanseverino
Coordenação de produção: João Romita
Assistente de produção: Márcia Azevedo
Edição: Cesar Chaves e Sergio Louzada
Continuidade: Rita Erthal
Produção de arte: Cristina Medicis
Pesquisa de arte: Maria José Rodrigues e Marina Lôbo
Cenografia: Mário Monteiro
Cenógrafos assistentes: Kaká Monteiro e Ana Maria Melo
Figurinos: Beth Filipecki
Equipe de de figurinos: Rosa Pierantoni e Denise Mauler
Equipe de guarda-roupa: Ricardo Felano, Maurício Silva, Neide Chagas e Gessy da Silva
Maquiagem: Lindalva Veronez
Cabeleireiros: Keiza Palomares
Contrarregra: Roberto Malvino, Ricardo Paiva e Jussan Cerqueira
Diretor de fotografia: Dante Leccioli
Iluminador: Nilzo F. de Oliveria
Câmeras (estúdio): Edson Carvalho, Custódio Santos, Paulo Maurício, Lúcio Sibaldi, Walter Bezerra
Operadores de vídeo: Lauro Gouvêa e Rômulo Nicolau
Operadores de VT: Lauro Gouvêa e Jorge Elias
Áudio (estúdio): Itamar Villaça, Pedro Gonçalves, Abel Reis, Enéas Nascimento e Dilson Nunes
Áudio (externa): Itamar Villaça e Pedro Gonçalves
Operações (externa): Abílio Páscoa
Operações (estúdio): Nélio Garcia Terra e Fernando Tomás
Imagens: Edson Carvaho e Custódio Santos
Imagens submarinas: Wandick
Direção de imagem: Antônio Mizziara
Trilha incidental: Ary Sperlins e André Sperlins
Direção musical: Maiorinho Rocha
Abertura: Nilton Nunes, Gustavo Gariner e Ruth Reis
Produção executiva I: Paulo Ubiratan
Elenco/Personagem: Adriana Canabrava - Miquelina; Alethéa Miranda - Elvira; Ana Rosa Galego - Zefa; Beth Goulart - Helena; Carlos Alberto Riccelli - Nô; Chiquinho Brandão - Pedro; Denise Milfont - Terezinha; Eduardo Felipe - Chico; Ewerton de Castro - Silveira; Fabio Junqueira - Frei Hans; Fernanda Montenegro - Vó Manuela; Fernando José - Eleutério;
Francisco Milani - Delegado; Herson Capri - Carlos; João Paulo Jr. - Cicinho; Jofre Soares - Zé Divino; Juliana Martins - Dora; Lu Mendonça - Hermínia; Luiz Maçãs - Alfredo; Luiza Tomé - Francisca; Nelson Xavier - Capitão Laurindo; Osmar Prado - Neco de Lourenço; Pedro Vasconcellos - Lucas; Roberto Frota - Juca Nunes; Rômulo Arantes - Julião; Sebastião Vasconcellos - Fabiano; Suzy Rego - Cristina; Valeria Alencar - Luzia; Vera Fischer - Eduarda; e Tatiana Toffoli.
Locação: Fernando de Noronha, em Pernambuco, serviu de cenário para a adaptação da obra do escritor José Lins do Rêgo.
Produção: Rede Globo Televisão
Ano de produção: 1990
Período de exibição: 31/7/1990 – 5/10/1990 - Horário: 22h30
* Fonte: Memória Rede Globo


Título: Menino de Engenho
Do romance homônimo de José Lins do Rego
Sinopse: História de um menino contada por ele mesmo. Aos seis anos, perde a mãe, Clarice, e seu pai é preso. Aos 12, ele narra seu cotidiano na fazenda de cana-de-açúcar do avô, o coronel José Paulino.
Adaptação: Geraldo Carneiro
Direção: Roberto Farias
Elenco: Mário Victor; Leonardo Lima; Francisco Cuoco; Lucélia Santos; Marcelo Serrado; Ilka Soares; Paulo Gorgulho; Lui Mendes; Rodolfo Bottino; Cléa Simões; Érica Rosa; Fernanda Rodrigues e Jacira Silva
Ano: 1993
Exibição: 28 de Setembro de 1993 (Terça Nobre)
Produção: Rede Globo de Televisão


Título: José Lins do Rego: Engenho e Arte
Sinopse: Episódio da série "Mestres da Literatura", que conta como o contato com engenhos de açúcar, em sua infância, influenciaram suas obras. Sua vida adulta em Maceió e no Rio de Janeiro.
Gênero: Documentário
Direção: Hilton Lacerda
Duração: 29 min.
Produção: TV Escola/MEC

Mestres da Literatura - Zé Lins do Rego


Título: José Lins do Rego - De Lá Pra Cá
Série: Programa
Apresentação: Ancelmo Góis e Vera Barroso
Ano: 2011
Duração: 25 min.
Produção: TV Brasil

 José Lins do Rego - De Lá pra Cá


"Quando ele escrevia, era o povo que escrevia, era bem a voz do povo, tão brasileiro como ninguém, falando de nossas coisas com um acento quase de negra velha contadeira de histórias. Andei relendo páginas suas, depois que ele morreu. É realmente extraordinário! Ele sabia tudo sobre a vida no Nordeste, sobre os homens do Nordeste, sobre suas paixões, suas dores, sua confiança. Esse menino de engenho trazia dentro de si todo o mundo nordestino e foi o rapsodo."
- Jorge Amado, em COUTINHO, Afrânio (org.). José Lins do Rêgo. Coleção: Fortuna Crítica, vol. 7. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A., 1990, p.69.


José Lins do Rego - foto: (...)

"Volto hoje às minhas criaturas, aos rudes homens do cangaço, às mulheres, aos sertanejos castigados, às terras tostadas de sol e tintas de sangue, ao mundo fabuloso do meu romance, já no meio do caminho."
- José Lins do Rego, em "Bota de sete léguas" (1951).


José Lins do Rego, por Felipe Mayerle (Gazeta do Povo)

"Eu cresci ouvindo as histórias de Trancoso da Velha Totônia. Foi ela quem fez a minha iniciação literária. Chamava-se Antônia e era sogra do mestre Agda, marceneiro do Engenho Corredor. Muito magrinha e sem dentes, essa cabocla tinha um talento especial para contar histórias."
- José Lins do Rego, em: COUTINHO, Eduardo F. & CASTRO, Ângela Bezerra de. José Lins do Rego. (Coleção Fortuna Crítica, v. 7.), Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 1991, p. 58. 


FORTUNA CRÍTICA
[Estudos acadêmicos: teses, dissertações, livros, ensaios, artigos e afins]
ABDALA JÚNIOR, Benjamin (Org.). José Lins do Rego: literatura comentada. São Paulo: Abril Educação, 1982, 248p.
ABDALA JUNIOR, Benjamin. Os Ritmos do Tempo em torno do Engenho. In: Rego, José Lins. (Org.). Fogo Morto. São Paulo: Circulo do Livro, 1987, v., p. 273-280.
AGRA, Maria Lucia de Souza. A construção da estratégia narrativa no prototexto de Meus Verdes Anos. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 1992.
ALVAREZ, Aurora Gedra Ruiz ; LOPONDO, Lílian. Vozes marginais em Fogo morto, de José Lins do Rego. Via Atlântica (USP), São Paulo, v. 8, n.8, p. 267-278, 2006.
ALVES, Francisco José. Sangue e Sexo no Sertão: a vida sexual em Cangaceiros e Pedra Bonita de José Lins do Rego. (Dissertação Mestrado em Antropologia). Universidade de Brasília, UNB, 1990.
ALVES, Ricardo Luiz Pedrosa. O Engenho e a Arte: a visualização do engenho de cana-de-açúcar em José Lins do Rego. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal do Paraná, UFPR, 2010. Disponível no link.  (17.2.2014).
AMORIN, José Edilson de. Moleque Ricardo: memória e dilaceramento. In: Ciência & Trópico, Recife, Vol. 31, n.2, Jul./Dez, pp. 1-80, 2003/2007.
ANDRADE, Mário de. Fogo Morto. In: REGO, José Lins do. Romances Reunidos e ilustrados X - Fogo Morto. RJ, José Olympio, 1980.
José Lins do Rego,
por Fábio Abreu
ANDRADE, Romerino de Souza. De 'Pureza' aos 'Meus Verdes Anos': a construção dos espaços da saúde e da doença na literatura de José Lins do Rego. (Monografia Graduação em Licenciatura Plena em História). Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, 2008.
ANTUNES, Fatima Martin Rodrigues Ferreira. 'Com brasileiro, não há quem possa!' Futebol e identidade nacional em José Lins do Rego, Mario Filho e Nelson Rodrigues. 1ª. ed., São Paulo: Editora UNESP, 2004. v. 1. 302p.
ANTUNES, Fatima Martin Rodrigues Ferreira. Com brasileiro, não há quem possa: crônicas de futebol e identidade nacional. (Tese Doutorado em Sociologia). Universidade de São Paulo, USP, 1999.
ANTUNES, Fatima Martin Rodrigues Ferreira. Futebol nas crônicas de José Lins do Rego, Mario Filho e Nelson Rodrigues. Textos do Brasil, v. 17, p. 6-19, 2010.
ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de.  José Lins do Rego - Roteiro Bibliográfico. João Pessoa - PB: FUNESC, 1991. 54p.
ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de. A linguagem popular em José Lins do Rêgo. In: BATISTA, M. de Fátima B. de M. et al.. (Org.). Estudos em literatura popular. João Pessoa - PB: Editora Universitária - UFPB, 2004, v., p. 519-531.
ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de. A Linguagem Regional Popular na Obra de José Lins do Rego. JOÃO PESSOA - PB: FUNESC, 1990. 248p.
ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de. Ao Querido Malungo- Dedicatórias A José Lins do Rego. JOÃO PESSOA - PB: FUNESC, 1991. 109p.
ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de; BORGES, F. N. F.; MENEZES, C. P. B.; LUCENA, G. S.. Cartilha Literária José Lins do Rego. João Pessoa - PB: FUNESC, 1990. v. 2. 282p.
ARAÚJO, Karin Bakke de. Cronotopo e epifania nos romances O moleque Ricardo e Usina de José Lins do Rego: trajetória de formação da personagem Ricardo. (Dissertação Mestrado em Literatura e Crítica Literária). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, 2011. Disponível no link. (acessado em 14.2.2014).
ARAÚJO, Marcos Antônio Alves de. Geografia e Literatura: representações espaciais na tessitura romanesca de José Lins do Rego. Sociedade e Território (Natal), v. 18, p. 89-112, 2009.
ASMAR, Liane Tubino El. O homem e a terra em Graciliano Ramos, José Lins do Rego e José Américo de Almeida. (Monografia Graduação em Letras). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 1971.
ASSIS, Maria do Socorro Pereira de; SILVA, Ayana Darla Freitas; MELO, P.. Intercâmbio Universidade AESAXSESC atrávés da literatura de José Lins do Rego. In: Ayana Darla Freitas Silva. (Org.). Coletânea: produção de conhecimentos. 1ª ed., Refife: Ed Bagaço, 2004, v. 1, p. 17-28.
AZEVEDO, Neroaldo Pontes de.  Em memória de José Lins do Rego. João Pessoa: Forma Editorial, 2007.
AZEVEDO, Neroaldo Pontes de.  José Lins do Rego: Trajetória de uma obra. In: Eduardo Coutinho; Ângela Bezerra de Castro. (Org.). José Lins do Rego: Fortuna Crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991, v. 7, p. 208-224.
AZEVEDO, Neroaldo Pontes de.  Menino de engenho e Meus verdes anos: introdução ao estudo quantitativo da língua e do estilo de José Lins do Rego. (Dissertação Mestrado em Maitrise es Léttres). Université de Toulouse II - Le Mirail, UTM, França, 1975.
BARBOSA, Mônica Silva. A Educação Rural na Literatura de Jose Lins do Rego, Raquel de Queiroz e Graciliano Ramos. (Dissertação Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, 2006.
BARROS, Jayme de. O drama econômico do romance. In: ______. Espelho dos livros (estudos literários). Rio de Janeiro, José Olympio, 1936.
BENÍTEZ, Maria Elvira Diaz. O moleque Ricardo como crônica de vida de famílias negras urbanas na época da decadência do patriarcalismo. In: Revista de Ciências Sociais, Vol.38, n.2, pp. 46-65, 2007.
BOSI, Alfredo. José Lins do Rego. in História Concisa da Literatura Brasileira. 3. ed., SP, Cultrix, 1982.
BOURBONNAIS, João Baptista. Amarras - Pesquisa do Gesto Teatral para adaptação de Electra de Sófocles em expressão brasileira através ações de personagens descritas no romance Fogo Morto de José Lins do Rego. (Dissertação Mestrado em Artes Cênicas). Universidade de São Paulo, USP, 2012. Disponível no link. (acessado em 14.2.2014).
BRAGA, Hermide Menquini. A sombra de Zé Amaro em Fogo Morto de José Lins do Rego. Letra Magna (Online), v. 7, p. 1-8, 2007. Disponível no link. (acessado em 14.2.2014).
BRAGA, Simone de Souza. A vida que se escreve: a representação da infância nas memórias de Graciliano Ramos, Oswald de Andrade, José Lins do Rego e Cyro dos Anjos. (Tese Doutorado em Literatura Comparada). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2013. Disponível no link. (acessado em 14.2.2014).
BRAGA-PINTO, Cesar Augusto. Homem de Palavra, Homem de Letras: Literatura e Responsabilidade na Obra de José Lins do Rego. Luso-Brazilian Review, v. 42, n.1, 2006, pp. 179-199.
BRAGA-PINTO, Cesar Augusto. José Lins do Rego: sujeito aos ventos de Gilberto Freyre. Revista de Crítica Literaria Latinoamericana (Peru), v. 59, n.1, p. 183-203, 2004.
BRAGA-PINTO, César. Ordem e Tradição: a conversão regionalista de José Lins do Rego. Revista Ieb, n.52, p.13-42, set/mar, 2011.
BRITO, Antonio Cezar Nascimento de.  Menino de engenho e a dialética de uma literatura que se autoquestiona. Abralic, julho 2008. Disponível no link. (acessado em 14.02.2014).
BRITO, Antonio Cezar Nascimento de.  Menino de engenho e a dialética de uma literatura que se autoquestiona. (Dissertação Mestrado em Literatura). Universidade de Brasília, UNB, 2008. Disponível no link. (acessado em 14.2.2014).
BUHLER, Andréa Morais Costa. A (R)evolução de um novo olhar: o feminino em José Lins do Rego. 1ª ed., João Pessoa: Manufatura, 2005. v. 01. 126p.
BUHLER, Andréa Morais Costa. Entre si mesmo e o outro: a representação do sujeito feminino em Fogo Morto. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2003.
BUHLER, Andréa Morais Costa. Memória, mulher e poder: a identidade feminina na obra Fogo Morto de José Lins do Rego. O Galo - Jornal cultural, Natal, 6 maio 2001.
BUONAMASSA, Stefania. Il linguaggio nordestino di José Lins do Rego nel Ciclo da Cana-de-açúcar. (Trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Lingue e Letterature Straniere). Istituto Universitario Orientale Di Napoli, IUO, Itália, 1990.
BURITI, Iranilson. Gritos de Vida e de Morte: a decadência dos senhores de engenho na Paraíba. (Dissertação Mestrado em História). Recife: UFPE, 1997.
CABRAL, Maria Wellitania de Oliveira. A Construção do Coletivo Em Fogo Morto de José Lins do Rego. (Dissertação de Mestrado em Letras). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC/GO, 2009. Disponível no link.  (acessado em 12.2.2014).
CAMPELO, Mariana Cantalice Soares.  José Lins do Rego - um ícone da literatura paraibana. (Série Histórica Paraíba Nomes do Século ). João Pessoa: Editora União, 2000.
CAMPELO, Mariana Cantalice Soares.  José Lins do Rego e Gylberto Freire: Companheiros de Toda Uma Vida. Resista da APL, João Pessoa, , v. 17, 3 abr. 2002.
CAMPELO, Mariana Cantalice Soares. A Consciencia da dor e a dimensão da morte em José Lins do Rego (E o absurdo da vida).. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 1980.
CAMPELO, Mariana Cantalice Soares. O ontológico na obra de José Lins do Rego. In: O Ontológico em José Lins do Rego, 1984. João Pessoa: Edições FUNESC, 1984. p. 1-18.
CANUTO, Claudio Henrique Accioly. A decadência do patriarcado rural no ciclo-do-açúcar em José Lins do Rêgo. (Dissertação Mestrado em Sociologia). Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, 1994.
José Lins de Rego,
por Naycaricartes
CANUTO, Claudio Henrique Accioly. Les dernieres râles du pratiarcat moribond: les romans du cycle-de-sucre chez Lins de rego. (Dissertação Mestrado em Diplome des études approfondies). École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris, CEMS/EHESS, França, 1993.
CARLOS, Erika Michela.  A representação da Educação Brasileira na transição do século XIX para o século XX: a perspectiva de José Lins do Rêgo. (Dissertação Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, 2009.
CARPEAUX, Otto Maria. O brasileiríssimo José Lins do Rego. In: REGO, José Lins do. Romances Reunidos e ilustrados X - Fogo Morto. Rj, José Olympio, 1980 (= prefácio à primeira edição de Fogo Morto, outubro de 1943).
CASTELLO, José Aderaldo. José Lins do Rego: modernismo e regionalismo.  (Coleção Visão do Brasil, vol. 4). São Paulo: Edart, 1961.
CAVALCANTI PROENÇA, Manoel. O negro tinha caráter como o Diabo!.  [Ensaio sobre O Moleque Ricardo]. In: Estudos Literários. 2ª edição, Rio de Janeiro, José Olympio, 1974.
CHAGURI, Mariana Miggiolaro. As escritas do lugar: região e regionalismo em José Lins do Rego e Erico Verissimo. (Tese Doutorado em Sociologia). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2012. Disponível no link. (acessado em 17.2.2014).
CHAGURI, Mariana Miggiolaro. Do engenho Sato Rosa à Usina Bom Jesus: uma análise do romance Usina de José Lins do Rego. In: BRITTO, Clóvis C.; SANTOS, Robson dos. (Org.). Escrita e Sociedade. Estudos de sociologia da literatura.. 1ª ed., Goiânia: Editora da Universidade Católica de Goiás, 2008, v. , p. 83-103.
CHAGURI, Mariana Miggiolaro. Do Recife nos anos 20 ao Rio de Janeiro nos anos 30: Regionalismo, Tradicionalismo e José Lins do Rego. (Dissertação Mestrado em Sociologia). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2007.
CHAGURI, Mariana Miggiolaro. José Lins do Rego e as Transformações do Nordeste Agrário.  (Monografia Graduação em Sociologia). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2004.
CHAGURI, Mariana Miggiolaro. O 'pedaço de mundo' de José Lins do Rego'. Jornal da Unicamp, Campinas, p. 6 - 7, 8 nov. 2010.
CHAGURI, Mariana Miggiolaro. O romancista e o engenho: José Lins do Rego e o regionalismo nordestino dos anos de 1920 e 1930.. 1ª ed., São Paulo: HUCITEC; ANPOCS, 2009. v. 1. 191p.
CHAGURI, Mariana Miggiolaro. Os engenhos de um menino. revista de história.  Disponível no link. (acessado em 14.2.2013).
CHAGURI, Mariana Miggiolaro. Pelos Olhos do Menino de Engenho: José Lins do Rego, Cronista e Crítico Literário. Trapézio (UNICAMP), Campinas, v. 5/6/7, p. 295-314, 2004.
CONFORTO, Marília; ZINANI, Cecil Jeanine Albert; SANTOS, Salete Rosa Pezzi dos. Personagens femininas em Jorge Amado e José Lins do Rego:uma leitura social do início dos anos 30. In: Zinani, Cecil Jeanine Albert. II. Santos, Salete Rosa Pezzi dos.. (Org.). Da tessitura ao texto : percursos de crítica feminista. 1ª ed., Caxias do Sul: Educs, 2012, v. , p. 9-347.
CORDEIRO, Carla de Fátima. O personagem negro no Livro Fogo Morto. Arquivos da Apadec, Maringá, 30 maio 2004.
CORDEIRO, Carla de Fátima. Pelos olhos do menino de engenho: os personagens negros no romance regionalista de José Lins do Rego. (Dissertação Mestrado em Ciências Sociais). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2010.
CORDEIRO, Carla de Fátima. Pelos olhos do menino de engenho: os personagens negros na obra de José Lins do Rego. São Paulo: UNESP, 2012. v. 1. 160p.
CORDEIRO, Carla de Fátima. Resistência e Cooptação: o personagem negro em Fogo Morto. Revista Eletrônica Baleia na Rede, 20 mar. 2005.
CORDEIRO, Carla de Fátima. Romance Regionalista e Democracia Racial: os personagens negros no livro Fogo Morto. (Monografia Graduação em Ciências Sociais). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2006.
CORDEIRO, Carla de Fátima. Romance Regionalista e Democracia Racial: o personagem negro no livro fogo Morto. In: XXIII Simpósio Nacional de História, 2005, Londrina, Paraná. ANAIS do XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - História: Guerra e Paz, 2005.
COUTINHO, Afrânio (dir.). José Lins do Rego. [Coleção Fortuna Crítica]. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; João Pessoa: Funesc, 1991.
COUTINHO, Eduardo F.; CASTRO, Ângela Bezerra (Org.). José Lins do Rego. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira; João Pessoa: Edições Funesc, 1991. (Coleção Fortuna Crítica, vol. 7).
COUTINHO, Odilon Ribeiro. José Lins do Rego, menino de engenho da várzea do Paraíba. In: Ciência & Trópico, Recife, Vol. 10, n.2, Jul./Dez, pp. 149-160, 1982.
COUTINHO, Edilberto. O romance do açúcar - José Lins do Rego: vida e obra. Rio de Janeiro: José Olympio: INL: MEC, 1980.
DANTAS, Cauby. Diálogos do senhor da casa-grande com o menino de engenho: interseção sociologia-literatura em Gilberto Freyre e José Lins do Rego. (Dissertação Mestrado em Sociologia). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2005.
DANTAS, Elisalva de Fátima Madruga. A contribuição crítico-literária de José Lins do Rego. Revista da Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo, v. 59, p. 148-151, 2001.
DANTAS, Elisalva de Fátima Madruga. José Lins do Rego e José Luandino Vieira: Uma relação transoceânica. (Dissertação Mestrado em Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 1982.
DANTAS, Elisalva de Fátima Madruga. José Lins do Rego e José Luandino Vieira: Uma Relação Transoceânica. In: Idelette Fonseca dos Santos. (Org.). A Literatura na Paraíba - ontem & hoje. 1ª ed., João Pessoa: Fundação Casa de José Américo, 1989, v. 1, p. 69-88.
DANTAS, Elisalva de Fátima Madruga. José Lins do Rego e Luandino Vieira. Revista Arquivos do Centro de Estudos Portugueses da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, v. 3, n.5, p. 41-44, 1980.
DANTAS, Elisalva de Fátima Madruga. O retorno às origens nas obras de José Lins do Rego e José Luandino Vieira. O Fenômeno Literário nos Países Lusofonos Revista Internacional de Lusofonia, Pontevedra - Braga, n.2-3-4, p. 65-73, 1987.
DIAS, Silvana Moreli Vicente. Cartas inéditas de Freyre e José Lins. (Reportagem de capa de M. Conde com entrevista de Silvana Moreli Vicente Dias na segunda página).. O Globo - Caderno Prosa & Verso, p. 2 - 2, 21 mar. 2009.
DIAS, Silvana Moreli Vicente. José Olympio, José Lins do Rego e Gilberto Freyre desde os anos 1930: uma leitura da cordialidade no modernismo brasileiro. 21p.. Intellèctus (UERJ. Online), v. anoXII, p. 1-21, 2013.
DIAS, Silvana Moreli Vicente. Meu querido Gilberto, meu querido Lins: alguns apontamentos sobre a correspondência de Gilberto Freyre e José Lins do Rego. In: Convegno sulla Biografia e la Creazione Letteraria, 2010, Napoli-Italia. Actas - Biografia e la Creazione Letteraria. Napoli, 2010.
DIAS, Silvana Moreli Vicente. O escritor como crítico social: Gilberto Freyre e José Lins do Rego nos anos 1920 e 1930. Intellèctus (UERJ. Online), v. ano IX, p. 1-15, 2010.
DUARTE, Mariana. Enxadas de açúcar: um estudo sobre economia e formação social na ficção de José Lins do Rêgo. (Dissertação Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade). Universidade de Caxias do Sul, UCS, 2012. Disponível no link. (acessado em 16.2.2014).
EDUARDO, Cléber. O Engenho de Zé Lins, de Vladimir Carvalho (Brasil, 2006). Revista Cinética, Nov. 2006. Disponível no link. (acessado em 07.2.2014).
EXPOSIÇÃO. Mostra na ABL comemora centenário de José Lins do Rego. Caderno 2/variedades, Estadão, 16 de Abril de 2001. Disponível no link. (acessado em 14.2.2013).
FARIA, Gentil Luiz de. A imagem da Inglaterra na ensaística de José Lins do Rego. Revista do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Juiz de Fora - MG, n.2, p. 104-116, 1987.
FARIA, Gentil Luiz de. A presença de Thomas Hardy na obra de José Lins do Rego. Engenho (Online), João Pessoa-PB, v. 2, p. 1-18, 2001.
FARIA, Gentil Luiz de. Influências inglesas em José Lins do Rego: Thomas Hardy e D.H. Lawrence. (Trabalho de Conclusão Livre-docência). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 1989.
FARIA, Gentil Luiz de. José Lins do Rego: um contador de histórias. Folha de São Paulo Caderno Mais, São Paulo, v. 1, p. 22-23, 2001.
FARIA, Gentil Luiz de. O erotismo lírico de José Lins do Rego. O Galo, p. 21-24, 2001.
FARIA, Taciana Alves de. Fogo Morto e o Ciclo da Cana: Por uma reintegração. (Dissertação Mestrado em Estudos Literários). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2002.
FARIAS, Sônia Lúcia Ramalho de. A (re) invenção ficcional do Nordeste: mito e feudalização em José Lins do Rego e Ariano Suassuna. Revista Graphos, João Pessoa (UFPB), v. 2, p. 103-115, 1997.
FARIAS, Sônia Lúcia Ramalho de. A ligitimação do popular no processo narrativo de Pedra Bonita e Cangaceiros. In: Eduardo Coutinho; Ângela Bezerra de Castro. (Org.). José Lins do Rego Coleção Fortuna Critica, 7. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1991, v. 01, p. 338-352.
FARIAS, Sônia Lúcia Ramalho de. O Ciclo do Misticismo e do Cangaço: ambigüidade e hieraquia em José Lins do Rêgo. Revista Graphos, João Pessoa (UFPB), v. 01, p. 23-38, 1995.
FARIAS, Sônia Lúcia Ramalho de. O Sertão de José Lins do Rego e Ariano Suassuna: Espaço Regional, Messianismo e Cangaço. Recife: Editora Universitária - UFPE, 2006. v. 1. 523p.
FARIAS, Sônia Lúcia Ramalho de. Pedra Bonita e Cangaceiro: a elaboração mitica do poder do cangaço. Cardeno de Texto 3 Regionalismo e Literatura, João Pessoa (UFPB) PPGL, v. 3, n.3, p. 89-120, 1990.
FARIAS, Sônia Lúcia Ramalho de. Pedra Bonita e Cangaceiros, de José Lins do Rego, e a Pedra do Reino, de Ariano Suassuna. (Tese Doutorado em Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 1988.
FARIAS, Sônia Lúcia Ramalho de. Pressupostos regionalistas para um projeto literário nacional: José Lins do Rego e Ariano Suassuna. In: Migração Hospitalidade, 2002, Recife. Migração Hospitalidade, 2002. v. 1. p. 381-394.
FARIAS, Sônia Lúcia Ramalho de; AYALA, Maria Ignez Novais. A ligitimação do popular no processo narrativo de Pedra Bonita e Cangaceiro. In: Maria Ignez Novais Ayala; Sônia Lúcia Ramalho de Farias. (Org.). A representação do oprimido; estudos. João Pessoa: Mestrado em Letras (UFPB), 1988, v. 1, p. 41-67.
José Lins do Rego, por William
FÁVERO, Afonso Henrique. Os Meus verdes anos, de José Lins do Rego. In: XVIII Jornada de Estudos Lingüísticos - Gelne, 2003, Salvador, BA. Revista do GELNE (UFC). Fortaleza, CE: UFC/Gelne, 2000. v. 3. p. 110-111.
FERNANDES, A Relação Campo-Cidade na Obra O Moleque Ricardo de José Lins do Rêgo. (Monografia Graduação em Geografia). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2008.
FERNANDES, Marcos Aurélio. A relação cidade-campo no romance O moleque Ricardo de José Lins do Rego. (Dissertação Mestrado em Geografia). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2012. Disponível no link. (acessado em 16.2.2014).
FERREIRA, Maria José Silva. O Espaço Casa Grande na obra de José Lins do Rego. (Trabalho de conclusão do curso de Especialização em Literatura Brasileira). Universidade Federal Fluminense, UFF, 1983.
FIGUEIREDO JR, Nestor Pinto de.  A relação epistolar entre Freyre e Lins do Rego (2.ª Parte). Correio das Artes, João Pessoa, p. 6-7, 1999.
FIGUEIREDO JR, Nestor Pinto de.  A relação espistolar entre Freyre e Lins do Rego (1.ª Parte). Correio das Artes, João Pessoa, p. 6-7, 1999.
FIGUEIREDO JR, Nestor Pinto de.  A relação espistolar entre Freyre e Lins do Rego (Notas). Correio das Artes, João Pessoa, p. 2-2, 1999.
FIGUEIREDO JR, Nestor Pinto de.  Cartas de Gilberto Freyre a José Lins do Rego. In: IV Encontro de pesquisadores do manuscrito e de edições: gênese e memória, 1994, São Paulo. Gênese e memória. São Paulo: Annablume, 1994. v. 1. p. 77-83.
FIGUEIREDO JR, Nestor Pinto de.  Pela mão de Gilberto Freyre ao menino de engenho. Cartas: apresentação e estudo.. João Pessoa: Idéia Editora, 2000. 246p.
FIGUEIREDO JR, Nestor Pinto de. Pela mão de Gilberto Freyre ao Menino de Engenho. Cartas: Apresentação e Estudo. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 1998.
FORMIGA, Danielle de Araújo. Do sempre seu: Gilberto Freyre –Dimensões memoralísticas das cartas trocadas entre Gilberto Freyre e José Lins do Rego. (Monografia de Graduação em Arquivologia). Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011. Disponível no link. (acessado em 14.4.2014).
FREITAS, Manoel Guilherme de. A questão social em Menino de engenho de José Lins do Rêgo. (Trabalho de conclusão do curso de Especialização em Literatura e Estudos Culturais). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, 2007.
FREITAS, Manoel Guilherme de. A questão social em Menino de engenho, de José Lins do Rego. In: Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos, 2010, Pau dos Ferros. I CNELL VII SELLP. Mossoró: Edições /UERN, 2010. v. 1. p. 1-11.
FREITAS, Manoel Guilherme de; MARTINS, Guilherme Paiva de carvalho. A questão social em Menino de engenho, de José Lins do Rêgo. In: Carlos Gildemar Pontes. (Org.). A literatura e seus tentáculos: saberes e dizeres sobre a arte literária e sua essência. 01ed.Fortaleza: Cauâ: Bagaegm, 2011, v. 1, p. 57-68.
FREYRE, Gilberto. Recordando José Lins do Rego. In: Vida, forma e cor. Rio de Janeiro: José Olympio, 1962.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Escola e cotidiano: uma história da educação a partir da obra de José Lins do Rego (1890-1920).. (Dissertação Mestrado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 1994.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Escola e cotidiano: uma história da educação a partir da obra de José Lins do Rego (1890-1920).. Dois Pontos: Teoria e Prática em Educação, Belo Horizonte, v. 3, n.21, p. 25-27, 1995.
GAMA E MELO, Virginius da. José Lins do Rego. In: ___ Estudos críticos. João Pessoa: Editora Universitária (UFPB), v 1, 1980. p. 75-136.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Amansando meninos: uma leitura do cotidiano da escola a partir da obra de José Lins do Rego (1890-1920). . 1ª ed., João Pessoa: Editora da Universidade Federal da Paraíba, 1998. v. 1. 320p.
GONÇALVES, Joyce Rodrigues Silva. José Lins do Rego e Graciliano Ramos: Representações literárias e experiências vividas. (Dissertação Mestrado em Letras). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, 2012.
GONÇALVES, Joyce Rodrigues Silva. José Lins do Rego e Graciliano Ramos. 1ª ed., São Paulo: Scortecci, 2013. v. 1. 136p.
GOUVEIA, Arturo. As angústias do outono: uma proposta de análise crítica de Fogo Morto, de José Lins do Rego. João Pessoa: Manufatura, 2004.
GRIECO, Agripino. Doidinho e Bangüê. In: Gente nova do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1948.
HAFEZ, Rogério. Fogo Morto de José Lins do Rego. In: Os Livros da Fuvest, 1997, Ed. Sol.
HOLANDA, Lourival. As Linguagens e as Vertentes Culturais em José Lins do Rêgo. Diário Oficial de Pernambuco, Recife, p. 8-11, 2001.
HOLANDA, Sérgio Buarque de.  Situação do romance e Fluxo e refluxo – I. in O espírito e a letra - Estudos de crítica literária. Vol. 1. (1920-1947). SP, Companhia das Letras, 1996.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Notas sobre o romance. In: O espírito e a letra - Estudos de crítica literária. Vol. 1. (1920-1947). SP, Companhia das Letras, 1996.
HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de.  O descobrimento do futebol: modernismo, regionalismo e paixão esportiva em José Lins do Rego. (Dissertação Mestrado em História Social da Cultura). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2003.
HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de. ABC de José Lins do Rego. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012. 292p.
HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de. Dos engenhos de açúcar aos campos de futebol: a crônica esportiva de José Lins do Rego. In: Sidney Chalhoub; Margarida de Souza Neves; Leonardo Affonso de Miranda Pereira. (Org.). História em cousas miúdas. 1ª ed., Campinas: Editora da UNICAMP, 2005, v. , p. 401-431.
HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de. Futebol figurado: a linguagem das charges e das histórias em quadrinhos nas crônicas esportivas de José Lins do Rego. Aletria (UFMG), v. 22, p. 1-16, 2012.
HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de. O descobrimento do futebol: modernismo, regionalismo e paixão esportiva em José Lins do Rego. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2004. v. 1. 328p.
LEAL, Edite Sampaio Sotero. Aspectos Memoráveis na obra Infância de José Lins do Rego. (Trabalho de conclusão do curso de Especialização em Especialização em Literatura Brasileira). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, 1997.
Jose Lins do Rego,
por Val Fonseca (GibiArte)
LEAL, Edite Sampaio Sotero. Aspectos Memoráveis na obras Infância de José Lins do Rego. (Trabalho de conclusão do curso de Especialização em Especialização em Literatura Brasileira). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, 1997.
LIMA, Alceu de Amoroso. José Lins do Rego. In: ______. Companheiros de viagem. Rio de Janeiro, José Olympio, 1971.
LIMA, Sônia Maria Van Dijck. Movimentos da linguagem de José Lins do Rego. In: I Colóquio Cuba-Brasil de terminologia, 1998, Havana. Colóquio Cuba-Brasil de terminologia. Resumos. São Paulo; Havana, 1998. p. 96-96.
LIMA, Sônia Maria Van Dijck. O arquivo de José Lins do Rego: um projeto, uma experiência. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 95, n.1, p. 63-69, 1994.
LIMA, Sônia Maria Van Dijck. O Ateliê de José Lins do Rego: projeto de pesquisa. In: II Encontro de edição critica e critica genética: eclosão do manuscrito, 1989, São Paulo. III Encontro de Edição Crítica e Crítica Genética. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1988. p. 291-293.
LIMA, Sônia Maria Van Dijck; FIGUEIREDO JR, Nestor Pinto de. Cartas de Gilberto Freyre. Correspondência passiva de José Lins do Rego. João Pessoa: FUNESC, 1997. v. 500. 75p.
LIMA, Sônia Maria Van Dijck; FIGUEIREDO JR, Nestor Pinto de. Cartas de Gilberto Freyre no arquivo de José Lins do Rego. Anais do Arquivo Público do Pará, Belém, v. 4, n.1, p. 277-290, 2001.
LIMA, Sônia Maria Van Dijck; FIGUEIREDO JR, Nestor Pinto de. Correspondência de Gilberto Freyre com José Lins do Rego. Quinto Império (Salvador), Salvador, n.11, p. 67-79, 1999.
LIMA, Sônia Maria Van Dijck; FIGUEIREDO JR, Nestor Pinto de. De Gilberto Freyre para José Lins do Rego. In: Walnice Nogueira Galvão; Nádia Battella Gotlib. (Org.). Prezado senhor, prezada senhora: estudos sobre cartas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, v. , p. 241-250.
LIMA, Sônia Maria Van Dijck; MELLER, Lauro Wanderley; NOGUEIRA, L.; ARAÚJO, M. d. S. B.; MARTINS, R. Z. D.. Retalhos de amizades: correspondência passiva de José Lins do Rego. João Pessoa: Edições FUNESC, 1995. v. 500. 69p.
LIMA, Sônia Maria Van Dijck; MELO, Marilene Carlos do Vale. Imagens para um reencontro: fotos do arquivo de José Lins do Rego. 1ª ed.,  João Pessoa: FUNESC, 1996. v. 500. 53p.
LIMA, Sônia Maria Van Dijck; MELO, Marilene Carlos do Vale. Sobre o discurso de José Lins do Rego. Correio das Artes Suplemento Literário de A União, João Pessoa, n.64, p. 4-6, 2004.
LIMA, Sônia Maria Van Dijck; MELO, Marilene Carlos do Vale; AGRA, Maria Lúcia de Souza. Movimentos do discurso de José Lins do Rego. 1ª ed., João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2004. v. 500.
LINS, Guilherme Gomes da Silveira D'Avila. O Pendor Literário de José Lins do Rêgo através de nove artigos juvenis quase desconhecidos: uma contribuição para a atualização da sua bibliografia.. Revista da Academia Paraibana de Letras, João Pessoa, v. 14, p. 249-276, 1999.
LOUSADA, Wilson. Breve Notícia. Vida de José Lins do Rego. In: REGO, José Lins do. Menino de Engenho. [1932] 8ª ed. RJ: José Olympio, 1965.
MACHADO NETO, Zahidé. Estrutura social dos dois Nordestes na obra literária de José Lins do Rego. Editora Universidade Federal da Bahia. Bahia, 1971.
MANFRINI, Bianca Ribeiro. Tragédia familiar: a formação do indivíduo burguês em obras literárias brasileiras do século XX. (Tese Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada). Universidade de São Paulo, USP, 2012. Disponível no link. (acessado em 12.2.2014).
MANGUEIRA, José Vilian. "Uma história mostruosa": a presença do homoerotismo na obra de José Lins do Rego. In: XII Congresso Internacional ABRALIC, 2011, Curitiba. Anais do XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2011. p. 1-10.
MANGUEIRA, José Vilian. 'A primeira impressão de beleza real': (homo)erotismo feminino em Riacho Doce, de José Lins do Rego. In: VIII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidadedde, 2012, Campina Grande. Colóquio Nacional Representações de Gêneros e de Sexualidades. Campina Grande: Realize, 2012. v. 3. p. 1-10.
MANGUEIRA, José Vilian. Entre o internato, a prisão e o cangaço: o homoerotismo masculino em quatro romances de José Lins do Rego. In: VII Colóquio Nacional Representação de Gênero e de Sexualidade e III Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura, 2011, Campina Grande. Colóquio Nacional Representações de Gêneros e de Sexualidades. Campina Grande: Realize, 2011. v. Único. p. 52-61.
MANGUEIRA, José Vilian. Representações de Gênero no escritor do patriarcado: um passeio pela obra romanesca de José Lins do Rego. In: XIV Seminário Nacional Mulher e Literaratura e V Seminário Internacional Mulher e Literatura, 2011, Brasilia. Anais do Seminário Mulher e Literatura. Brasilia: UNB, 2011. p. 1247-1256.
MANGUEIRA, José Vilian. Representações do sujeito feminino em O Despertar e Riacho Doce: um estudo comparativo. (Tese Doutorado em Letras). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2012. Disponível no link. (acessado 12.2.2014).
MANGUEIRA, José Vilian; LEITE, F. E. G.. A relação tradição versus modernidade no livro Riacho Doce de José Lins do Rego. In: I Colóquio de Estudos Críticos da Literatura - I CECLIT, 2009, Pau dos Ferros. Anais do I Colóquio de Estudos Críticos da Literatura - I CECLIT. Mossoró: Queima Buch, 2009. p. 1-11.
José Lins do Rego, por Netto
MARQUES JUNIOR, Milton. A Criação dos Personagens em José Lins do Rego. Revista de Cultura Vozes, Niterói (RJ), v. 85, n.2, p. 159-163, 1991.
MARQUES JUNIOR, Milton. Quem manda no engenho? (José Lins do Rego na sala de aula). João Pessoa (PB): Manufatura, 2002. v. 1. 81p.
MARQUES JÚNIOR, Milton; MARINHEIRO, Elizabeth. O ser o e o fazer na obra ficcional de Lins do Rego. João Pessoa: FUNESC, 1990.
MARQUES, Helton.  A infância no contexto da família patriarcal brasileira e sua representação em Menino de engenho, de José Lins do Rego. (Dissertação Mestrado em Letras).  Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2013.
MARTINS, Edson Soares. Ninguém devorará a mãe da horda: o desamparo do sujeito em Riacho doce de José Lins do Rego. Letra Viva (UFPB), João Pessoa, v. 1, n.3, p. 153-166, 2001.
MARTINS, Eduardo. José Lins do Rego: o homem e a obra. João Pessoa: Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Paraíba, 1980.
MARTINS, Luciana Ornelas. Ficção e Autobiografia em José Lins do Rego. (Trabalho de conclusão do curso de Especialização em Estudos Literários). Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, 2001.
MARTINS, Velda Maria Amilton. Regionalismo de José Lins do Rego nas Obras do Ciclo da Cana-de-Açúcar. (Trabalho de conclusão do curso de Especialização em Literatura Brasileira). Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, 2001.
MARTINS, Wilson. Fogo morto. In: Interpretações. Rio de Janeiro, José Olympio, 1946.
MARTINS, Wilson. História da Inteligência Brasileira. Vol.VII (1933-1960). SP, Cultrix/Edusp, 1979.
MELLER, Lauro Wanderley. Correspondência Passiva de José Lins do Rego. In: Sônia Maria van Dijck Lima. (Org.). Retalhos de Amizades: Correspondência Passiva de José Lins do Rego. João Pessoa: Edições FUNESC, 1995, v. , p. -.
MELLO E SOUZA, Antonio Candido de.  A nova narrativa. In: A educação pela noite e outros ensaios. SP, Ática, 1987.
MELLO E SOUZA, Antonio Candido de. Um romancista da decadência. In: Brigada ligeira e outros escritos. SP, Editora da UNESP, 1992.
MELO, Marilene Carlos do Vale. Da História Editorial e das Variantes do Texto de Menino de Engenho. (Tese Doutorado em Letras). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2008.
MELO, Marilene Carlos do Vale. Do Trágico e do lírico em Fogo Morto e Pureza. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 1979.
MILLIET, Sérgio. Diário Crítico de Sérgio Milliet. Vol.X. SP, Martins - Edusp, 1981.
MIYAZAKI, Tieko Yamaguchi. Um tema em três tempos. José Lins do Rego, João Guimarães Rosa, João Ubaldo Ribeiro. 1ª ed., São Paulo: Edunesp, 1996. v. 1. 254p.
MOISÉS, Massaud. José Lins do Rego. In: História da Literatura Brasileira. Vol. V: Modernismo. SP, Cultrix - Edusp, 1989.
MONTEIRO, Adolfo Casais. Quatro estudos. In: O romance (teoria e crítica). Rio de Janeiro, José Olympio, 1964.
MONTEIRO, Regivaldo Batista. Cartas de Olivio Montenegro A Jose Lins do Rego: Possibilidades de Exploração. In: Conhecimento em debate - 1994, 1994, João Pessoa - PB - Brasil. CCHLA, 1994. p. 118-120.
MONTEIRO, Regivaldo Batista. Correspondência passiva de José Lins do Rego: as cartas de Olívio Montenegro. (Trabalho de conclusão do curso de Especialização em Literatura Brasileira). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 1995.
MONTENEGRO, Olívio. José Lins do Rego. In: O romance brasileiro. Rio de Janeiro: José Olympio, 1953.
MORETTO, Geremias. Entre o fato e a ficção: a literatura-documento de José Lins do Rego. (Dissertação Mestrado em Letras - Inglês e Literatura Correspondente). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 1996.
MOTA, Ariana Timbó. O primeiro filme de um cineasta: "Menino de engenho", de Walter Lima Júnior. (Dissertação Mestrado em Sociologia e Antropologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2000.
Zé Lins, por Zac Brito
NASCENTES, Zama Caixeta. Magia, religião e ciências em Corpo de Baile: sua unidade e sua relação com os romances de Jorge Amado e José Lins do Rego. (Doutorado em Letras). Universidade Federal do Paraná, UFPR, 2013. Disponível no link. (acessado em 10.5.2014).
NASCENTES, Zama Caixeta. Tive gado, tive fazendas, hoje sou escritor: a literatura de ciclo de Érico Veríssimo, José Lins, Jorge Andrade e Oswald de Andrade. Revista de Letras (Curitiba), Curitiba, v. 4, p. 30-45, 2002.
NASCIMENTO, Pávula Maria Sales. Espelhos de mim: entre as utopias e heterotopias da memória em José Lins do Rego e José Américo de Almeida. (Dissertação Mestrado em História). Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, 2009.
NOGUEIRA, Vilmária Chaves; MANGUEIRA, José Vilian. A sexualidade feminina: o conteúdo manifesto e conteúdo psíquico latente na relação Ester/Edna em "Riacho Doce" de José Lins do Rego. In: I Fórum Internacional de Pedagogia, 2008, Pau dos Ferros. Anais do I Fórum Internacional de Pedagogia. Mossoró: Queima-bucha, 2008. p. 1815-1821.
OLIVEIRA, Barbara de Fatima Alves de. A Geografia em José Lins do Rêgo. Editora da UFPB, João Pessoa, , v. 2, p. 1 - 70, 2 dez. 1997.
OLIVEIRA, Barbara de Fatima Alves de. José Lins do Rego: a paixão do escritor a serviço do povo nordestino.. História da Paraíba Em Fascículos, João Pessoa, v. 1, n.22, p. 19-21, 1997.
OLIVEIRA, Barbara de Fatima Alves de. José Lins do Rego: o sentido de uma obra em um escritor. Jornal Correio da Paraíba, João Pessoa, p. 5-7, 1998.
OLIVEIRA, Cleidiane da Silva Vieira. Memória e Representação em "Menino de Engenho", de José Lins do Rego. In: IV Seminário Nacional Literatura e Cultura, 2012, São Cristovão-Se. Anais Eletrônicos do IV Seminário Nacional Literatura e Cultura São Cristóvão/SE: GELIC/UFS, V. 4, 3 e 4 de maio de 2012. ISSN: 2175-4128, 2012. v. 4. p. 1-10.
OLIVEIRA, Giuseppe Roncalli Ponce Leon de. O Mundo que se Perdeu nas águas do Tempo: O Romance Usina de José Lins do Rego e as Identidades de Gênero. In: XII Encontro Estadual de Professores de História -, 2006, Cajazeiras PB. XII Encontro Estadual de Professores de História -. Cajazeiras PB: ANPUH, 2006. v. 1. p. 1-20.
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. A decadência dos senhores de engenho na literatura de José Lins do Rego. (Monografia Graduação em História). Universidade Federal de Campina Grande, 1994.
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. A pedagogia da humilhação: imagens da educação disciplinar presentes em Doidinho, de José Lins do Rego. Escolas, culturas e identidades, Coimbra - Portugal, v. II, p. 558-562, 2004.
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. Gritos de vida e de morte: a construção do conceito de decadência dos senhores de engenho no discurso regionalista (1889-1930).. (Dissertação Mestrado em História). Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, 1997.
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. Memórias de açúcar e crise. Nossa História (São Paulo), Rio de Janeiro, v. 1, n.11, p. 84-87, 2004.
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de; ANDRADE, R. S.. José Lins do Rego: a saúde e a doença na literatura. In: I Colóquio Internacional de História, 2008, Campina Grande. Anais do I Colóquio Internacional de História: sociedade, natureza, cultura. Campina Grande: Edufcg, 2008. v. 1. p. 111-117.
OLIVEIRA, Izabel da Costa Bezerra. A dupla poética do silêncio: uma análise de Fogo Morto e Cartilha do Silêncio. (Dissertação Mestrado em Estudos da Linguagem). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2010. Disponível no link. (acessado em 12.2.2014).
Ilustração nº 34, de Portinari, para o romance
“Cangaceiros”, de José Lins do Rego
[Série Cangaceiros 1953]
OLIVEIRA, Maria Wellitania de. A construção do Coletivo em 'Fogo Morto' de José Lins do Rego. (Dissertação Mestrado em Letras: Literatura e Crítica Literária). UCG - Universidade Católica de Goiás, 2009.
OLIVEIRA, Marina Rodrigues de; BORA, Zélia Monteiro. A mulher negra e as relações de gênero em "Menino de engenho" de José Lins do Rego. Signotica (UFG), v. 23, p. 143-151, 2011.
PEREGRINO Júnior (Org.). José Lins do Rego: romance. Rio de Janeiro: Agir, 1966. (Nossos Clássicos).
PEREGRINO, Miriane da Costa. Literatura de príncipe herdeiro ou literatura engajada?: Dilemas de José Lins do Rego. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2013.
PEREIRA, Leonice Rodrigues.  A sobrevivencia de Eros no ambiente do internato: uma leitura de 'Doidinho' de José Lins do Rego. Revista Ecos (Cáceres), v. 1, p. 147-166, 2004.
PEREIRA, Leonice Rodrigues. Uma visão do Internato através da Leitura de Doidinho de José Lins do Rego. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade de São Paulo, USP, 2002.
PEREIRA, Maria Betânia Almeida. Com os olhos da infância: memórias e ficção em Graciliano Ramos e José Lins do Rego. (Tese Doutorado em Letras). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2012.
PESSOA-SILVA, Fábio. As Relações de Trabalho Servil e Subsistência em Menino de Engenho de José Lins do Rego. In: Juarez Nogueira Lins; Rosilda Alves Bezerra e Waldeci Ferreira Chagas. (Org.). Literatura, Leitura e Ensino: perspectivas interdisciplinares e propostas didáticas. Olinda-PE: Editora Livro Rápido - Elógica, 2006, v., p. 109-117.
PICCHIO, Luciana Stegagno. Éscriture et idéologie de José Lins do Rego, menino de engenho. in: La Littérature Brésilienne. Paris, Presses Universitaires de France, 1981.
PONTES, Maria das Neves Alcântara de.  A influência da língua falada no léxico de Menino de Engenho, de José Lins do Rego. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 1990.
PONTES, Maria das Neves Alcântara de.  Linguagem regional popular: uma visão léxico-semântica de Menino de Engenho, de José Lins do Rego. (Tese Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa).  Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 1997.
PONTES, Maria das Neves Alcântara de. A Influência da Língua Falada no Léxico de Menino de Engenho de José Lins do Rego. 1ª ed., João Pessoa: Gráfica da UNIPÊ, 1992. v. 01. 182p.
PONTES, Maria das Neves Alcântara de. A linguagem do universo açucareiro em Menino de Engenho de José Lins do Rego: abordagem cultural e sociolinguistica. Revista Acadêmica. Ciências Agrárias e Ambientais, ufpe, 2003.
PONTES, Maria das Neves Alcântara de. Expressões de língua falada em Menino de Engenho, de José Lins do Rego: uma visão geo-etno-sociolingüística. In: III Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, 1999, Maceió. Os múltiplos usos da língua. Maceió: Editora da UFAL, 1999. p. 514-518.
PONTES, Maria das Neves Alcântara de. Linguagem em Foco. Linguagem Regional/Popular: uma visão léxico-semântica de Menino de Engenho, de José Lins do Rego. 1ª ed., João Pessoa: Editora Universitária - UFPB/Idéia, 2001, v. 1, p. 29-42.
PONTES, Maria das Neves Alcântara de. Linguagem Regional Popular: uma visão léxico semântica de Menino de Engenho, de José Lins do Rego. João Pessoa: Editora do CEFET/PB, 2001.
PONTES, Maria das Neves Alcântara de. Linguagem regional-popular em Menino de Engenho, de José Lins do Rego: uma perspectiva etno-socio-lingüística. In: XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Lingüística, 1999, Aveiro. Actas Aveiro 1998. Braga: G.C. Gráfica de Coimbra, Ltda, 1999. v. II. p. 333-347.
PONTES, Maria das Neves Alcântara de. O Engenho e o Menino de Engenho, de José Lins do Rego: perspectiva sócio-lingüístico cultural. Graphos (João Pessoa), João Pessoa/PB, p. 81-94, 2000.
PONTES, Maria das Neves Alcântara de. O jogo polissêmico em Menino de Engenho de José Lins do Rego. Revista do GELNE (UFC), Fortaleza, v. 3, n.2, p. 177-179, 2002.
PONTES, Maria das Neves Alcântara de. O Perfil Feminino em Menino de Engenho de José Lins do Rêgo: uma abordagem sócio lingüístico cultural nos anos 30 - da Casa Grande à Senzala. 1ª ed., João Pessoa: CEFET-PB, 2008. v. 250. 174p.
PONTES, Maria das Neves Alcântara de. Tipos humanos em Menino de engenho, de José Lins do Rego. In: XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Lingüística, 1999, Algarve. Programa e Resumos. Faro: Editora da Universidade de Algarve, 1999. p. 158-165.
O Moleque Ricardo, de José Lins do Rego
Capa da 1ª edição
QUEIROZ, Pedro Fernandes de. Uma outra visão sobre o ciclo da cana-de-açucar em José Lins do Rêgo. In: EPG – II Encontro de Pós-Graduação, 2002, São José dos Campos. Anais de trabalhos completos - EPG, 2002. v. 2.
RAMOS, Cristiano Egito Santiago. O curioso caso de José Lins do Rego. Rascunho – jornal de literatura do Brasil, dezembro. 2012. Disponível no link. (acessado em 7.2.2014).
REZENDE, Maria Idalina Monteiro. O Ciclo da Cana de Açucar de José Lins do Rêgo. (Monografia Graduação em Letras). Universidade de Franca, UNIFRAN, 1985.
RIBEIRO, Vanessa Lopes; FANINI, A. M. R.. As dimensões do trabalho na vida errante do moleque Ricardo, personagem à margem em Usina de José Lins do Rego. Revista Litteris, v. 1, p. 149-163, 2013.
RITTER, Roseli Rodrigues; CARVALHO, Alonso Bezerra de. Ética e Literarura: uma reflexão sobre a prática docente a partir do romance Doidinho de José Lins do Rego. Plures. Humanidades (Ribeirão Preto), v. 11, p. 120-136, 2010.
RITTER, Roseli Rodrigues; CARVALHO, Alonso Bezerra de. Ética e literatura: uma reflexão sobre a prática docente a partir do romance"Doidinho" de José Lins do Rego. In: II Simpósio Internacional em Educação e filosofia:, 2008, Marília/SP. II Simpósio Internacional em Educação e filosofia: Marília: FUNDEPE, 2008. v. 2. p. 271-288.
ROCHA, Fátima Cristina Dias. O silêncio, o frescor, a chuva: representações da infância em Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Miguel Sanches Neto. In: V Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica - V CIPA, 2012, Porto Alegre. V CIPA Congresso Internacional de Pesquisa (auto) biográfica. São Leopoldo: Casa Leiria, 2012. v. 1. p. 878-884.
ROCHA, Fátima Cristina Dias; FONTOURA, Célio L.F. . Menino de engenho, de José Lins do Rego: um romance autobiográfico. In: XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2012, Rio de Janeiro. Almanaque CIFEFIL. Rio de Janeiro: Cifefil, 2012. v. XVI. p. 853-859.
ROCHA, Maria de Fatima Barros da. O Espaço do Engenho e os outros Espaços em USINA de José Lins do Rego. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 1988.
RODRIGUES, Adalberto Teixeira; NORMANDO, Antonio Firmino. Açúcar amargo em Usina - José Lins do Rego. In: Adalberto Teixeira Rodrigues; Antonio Firmino Normando. (Org.). Resumo e análise de obras literárias - Vestibular UFPB PSS 1, PSS 2, PSS 3 2011. Campina Grande: EDUFCG, 2010, v. único, p. 106-122.
RÜB, Natasha Alves Carvalho de Castro. A ética e a estética da dor: um olhar para "Fogo Morto", de José Lins do Rego. (Dissertação Mestrado em Literatura Comparada). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2009.
, Ana Cecylia de Assis e. Canavial de José Lins do Rego: as formas de tratamento sob um enfoque interdisciplinar. (Monografia Graduação em Letras). Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, 2010.
, Ana Cecylia de Assis e. Canavial de José Lins do Rego: as formas de tratamento sob um enfoque interdisciplinar. In: VII Seminário nacional sobre ensino de língua materna e estrangeira e literatura, 2011, Campina Grande - PB. Anais do VII SELIMEL, 2011. p. 174-187.
SACRAMENTO, Sandra Maria Pereira do. A dialética arte-sociedade na obra de José Lins do Rego. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 1993.
SACRAMENTO, Sandra Maria Pereira do. A figura feminina na obra de José Lins do Rego: Opressão e discernimento. (Tese Doutorado em Letras). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2000.
SACRAMENTO, Sandra Maria Pereira do. A mulher na obra de José Lins do Rego. In: A Mulher na Literatura VIII / XV Encontro Nacional da Anpoll, 2000, Niterói. A Mulher na Literatura. Maceió: EDUFAL, 2000. v. VIII. p. 121-127.
SACRAMENTO, Sandra Maria Pereira do. O perfil feminino na obra de José Lins do Rego: Opressão e Discernimento. São Paulo: Livro Aberto Cone Sul, 2001. v. 1. 200p.
SANTOS, Francisco Roberto da Silva. Terra Brasileira, um amante sequioso: análise do ambiente na obra "Riacho Doce" de José Lins do Rego. In: I Fórum Internacional de Pedagogia - I FIPED, 2008, Pau dos Ferros. Anais do I Fórum Internacional de Pedagogia. Mossoró: Queima Bucha, 2008. v. Único. p. 752-756.
SANTOS, Gladson de Oliveira. José Lins do Rego e a Modenização da Economia Açucareira. Caderno do Estudante (UFS), v. 5, p. 1-248, 2006.
SANTOS, Gladson de Oliveira. José Lins do Rego e a modernização da economia açucareira nordestina. (Dissertação Mestrado em Ciências Sociais). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2010.
SANTOS, Gladson de Oliveira; DANTAS, Alexsandro Galeno Araújo. José Lins do Rego e o processo de modernização da economia açucareira nordestina. In: TAKEUTI, Norma Missae; DANTAS, Alexsandro Galeno Araújo. (Org.). Ensaios de Ciências Sociais. Uma experiência do Minter.. Natal: EDUFRN. Editora da UFRN, 2010, v. , p. 85-95.
SANTOS, Gladson de Oliveira; GALENO, A. . José Lins do Rego e o processo de modernização da economia açucareira nordestina. In: Norma Missae Takeuti; Alex Galeno. (Org.). Ensaios de Ciências Sociais: uma experiência do MINTER. Natal: EDUFRN, 2010, v., p. 85-95.
SANTOS, Héder Junior dos. Glauber Rocha, intérprete de José Lins do Rego. In: XI SEL - Seminário de Estudos Literários - 50 anos do 2º Congresso brasileiro de crítica e história literária, 2012, Assis. Anais do XI SEL - Seminário de Estudos Literários - 50 anos do 2º Congresso brasileiro de crítica e história literária. Assis, 2013. p.  670-685.
SANTOS, Héder Junior dos. Sertão, literatura e cinema: um diálogo entre José Lins do Rego e Glauber Rocha. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2012.
SANTOS, Sara Tatiany Curcio dos; SGANZELLA, N. C. M.. Sobre o autor e o romance Fogo Morto. Baleia na Rede (UNESP. Marília), v. 1, p. 1, 2003.
SANTOS, Simão Pedro dos. O aproveitamento da cultura popular pela ficção brasileira: José Lins do Rego e o tecido da oralidade. (Dissertação Mestrado em Letras Vernáculas).  Universidade Federal do Rio De Janeiro, UFRJ, 2002.
SELVATICI, Vera Lucia Carvalho Grade. An analysis of the English Translation of José Lins do Rego´s Menino de Engenho. (Dissertação Mestrado em Inglês). University of Florida, UF, Estados Unidos, 1976.
SILVA, Albanio Paulino da. Formas linguísticas eruditas e populares em Menino de Jose Lins do Rego. (Dissertação Mestrado). Centro de Filosofia e Ciências Humanas, UFPE, 1986.
SILVA, José Aroldo da. As condições de vida e relações sociais entre dominantes e dominados em Menino de engenho de José Lins do Rego. (Monografia Graduação em Licenciatura Plena em Letras). Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, 2000.
SILVA, Lucas Victor. O carnaval do recife nos romance de trinta: representações da folia em José Lins do Rego e Mário Sette. In: Colóquio de História e Arte: História e Arte, encontros, 2011, Recife. Anais Eletrônicos. Recife: UFRPE, 2011. v. único.
SILVA, Maria Analice Pereira da. José Lins do Rego e a segunda geração modernista no Brasil. In: Márcia Tavares Silva. (Org.). Literatura no vestibular. 1ª ed., Campina Grande: Bagagem, 2004, v. 1, p. 123-138.
SILVA, Olívia Aparecida. O discurso da Loucura em Fogo Morto, de José Lins do Rego. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal do Ceará, UFC, 1997.
SILVA, Wellington Pedro da. Memórias do engenho: uma leitura da trilogia narrada por Carlos de Melo na obra de José Lins do Rego. (Monografia Graduação em Letras). Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH, 2008.
SOBREIRA, Ivan Bichara. O romance de José Lins do Rego. João Pessoa, A União, 1971.
SOUSA, Ana Paula Freitas de. A Infância em Meus Verdes Anos e Menino de Engenho a Perspectiva Memorialista. (Trabalho de conclusão de curso de Especialização em Especialização em Ensino de Literatura Brasileira). Universidade Estadual do Ceará, UECE, 2005.
Água-Mãe, de José Lins do Rego
Capa da 1ª edição
SOUSA, Ana Paula Freitas de. Heróis da Infância em Menino de Engenho e Meus verdes anos de José Lins do Rego. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal do Ceará, UFC, 2009.
SOUSA, Elri Bandeira de. Fogo morto: uma tragédia em três atos. (Tese Doutorado em Letras). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2010. Disponível no link. (acessado em 12.2.2014).
SOUTO, Carlos Magno dos Santos. Entre as Ruínas de um Mundo Perdido: Fogo Morto e decadência da sociedade do açúcar. (Monografia Graduação em Licenciatura em História). Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, 2005.
SOUTO, Carlos Magno dos Santos. Luís da Câmara Cascudo e José Lins do Rego: Os protetores da cultura popular nordestina.. In: I Encontro de Iniciação Científica da UFCG, 2004, Campina Grande. Encontro de Iniciação Científica da UFCG, 2004.
SOUTO, Geane de Luna. Arquivo literário José Lins do Rêgo: lugar de memória e de informação. (Dissertação Mestrado em Ciência da Informação). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2010.
SOUTO, Geane Luna; DUARTE, J. S.; SANTIAGO,  Sandra Maria Neri. Arquivo Literário José Lins do Rego: lugar de memória e informação. In: Olga Tavares; Claúdio Paiva; Ed Porto; Norma Meireles. (Org.). Comunicação & Ciência. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009, v., p. 149-166.
SOUZA, Bruno Garcia e. Paulicéia Deslavada: José Lins do Rego e a crítica ao modernismo paulista.. Revista de História (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, p. 42 - 45, 6 fev. 2012.
SOUZA, Geruza Umbelina. A lucidez presente na loucura presente nas personagens Olívia e Marta no romance Fogo Morto de José Lins do Rego. (Monografia Graduação em Letras). Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, 1997.
TRIGO, Luciano. Engenho e Memória – O Nordeste do Açúcar na Ficção de José Lins do Rego. Rio de Janeiro: Topbooks, 2002.
VILLAÇA, Antônio Carlos. O pensamento filosófico-religioso de José Lins do Rego.  In: Ciência & Trópico, Recife, Vol. 10, n.2, Jul./Dez, pp. 203-209, 1982.


Exposição Portinari, no Museu Nacional de Belas Artes, novembro de 1939: presenças -
 Lourival Fontes, Adalgisa Nery, Maria Capanema, Varguinha e José Lins do Rego  -
 foto: Acervo Portinari


Antiógenes Chaves, José Lins do Rêgo, Gilberto Freyre e mais dois senhores 
em passeio de barco pelo Rio Capibaribe. Recife, década de 40. (foto Divulgação)


Guilherme Figueiredo, Graciliano Ramos e José Lins do Rego (1952)
foto: (...)

"O menino José Lins do Rego é quem explica o milagre de emoção que são estes cinco volumes. O homem foi quem escreveu a vida, paixão e morte dos bangüês, mas quem sentiu tudo isso foi o menino de engenho que fazia safadezas nas casas-grandes dos engenhos da Paraíba. E que sorte tivemos que este menino possuísse tão rara sensibilidade e a rara memória dessa sensibilidade! José Lins do Rego veio em cima da hora, como se diz hoje. Por pouco esse quadro magistral da vida brasileira ficaria sem narrativa de primeira mão e só poderia ser traçado no gênero falso do romance histórico."
- Manuel Bandeira, em COUTINHO, Afrânio (org.). José Lins do Rêgo. Coleção: Fortuna Crítica, vol. 7. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A., 1990, p.311.



CASA DO ENGENHO CORREDOR, PILAR-PARAÍBA, ONDE NASCEU JOSÉ LINS DO REGO
Casa do Engenho do Corredor, Pilar- Paraíba. Local de
 nascimento de José Lins do Rego. - foto: (...)
O Engenho Corredor pertenceu ao avô do escritor José Lins do Rego e foi construído no século XIX, estando distante 2 quilômetros da cidade de Pilar. O complexo patrimonial foi tombado pelo Iphaep, através do Decreto nº 20.137, de 02 de dezembro de 1998.

Quando menino, o autor de “Moleque Ricardo”, passava as férias no local. Já adulto, utilizou o cenário como matriz das narrativas de seus romances. Promotor Público, José Lins do Rego estreou no mundo das letras em 1932, ao lançar “Menino de Engenho”, onde trazia à tona as mais remotas reminiscências de sua infância. Ao longo da vida, Zélins publicou dezenas de livros e crônicas e, ainda hoje, sua obra é traduzida nos mais diversos idiomas e publicada em países de todos os continentes.
Fonte: Pilar/PB


Ilustração n º 15, de Portinari, para o romance "Cangaceiros",
de José Lins do Rego [Série Cangaceiros 1952]


MUSEU JOSÉ LINS DO REGO
Um lugar dedicado ao escritor José Lins do Rêgo Cavalcanti, paraibano escolhido para dar o nome ao Espaço Cultural. 
Acervo Zé Lins
Acervo Zé Lins - foto: Funesc/PB
O Museu José Lins do Rêgo reúne mais de 5 mil volumes, catalogados e informatizados, do acervo bibliográfico do escritor, guardadas em sua biblioteca particularSão livros, documentos, cartas, manuscritos, telas, fotografias, comendas e objetos pessoais.
Serviço
O museu José Lins do Rego recebe colégios e o público em geral, com visitas orientadas e apresentação de filmes. Oferece apoio e acompanhamento à pesquisa sobre a obra de José Lins do Rego e realiza exposições temporárias, conforme calendário cultural. Foi inaugurado em 19 de março de 1985.
Outras informações: Funesc/PB



REDES SOCIAIS
Jose Lins do Rego,
 por Val Fonseca (GibiArte)



EDITORA


REFERÊNCIAS E FONTES DE PESQUISA
Releituras




© Direitos reservados ao autor/e ou ao seus herdeiros

© Pesquisa, seleção e organização: Elfi Kürten Fenske


=== === ===
Trabalhos sobre o autor:
Caso, você tenha algum trabalho não citado e queira que ele seja incluído - exemplo: livro, tese, dissertação, ensaio, artigo - envie os dados para o nosso "e-mail de contato", para que possamos incluir as referências do seu trabalho nesta pagina. 

Como citar:
FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção e organização). José Lins do Rego - memórias e reminiscências. Templo Cultural Delfos, fevereiro/2014. Disponível no link. (acessado em .../.../...).
____
Página atualizada em 10.5.2014.



Licença de uso: O conteúdo deste site, vedado ao seu uso comercial, poderá ser reproduzido desde que citada a fonte, excetuando os casos especificados em contrário. 
Direitos Reservados © 2016 Templo Cultural Delfos

Um comentário:

  1. Boa tarde.
    Existe alguma análise realizada sobre a personagem "Antonio Cavalcanti", do livro Pureza?

    Grato.

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita. Deixe seu comentário!

COMPARTILHE NAS SUAS REDES