Clarice Lispector - fortuna crítica


Clarice Lispector, em 1967 no seu apartamento no Rio de Janeiro, foto:  Acervo autora/ IMS

"Essa incapacidade de atingir, de entender, é que faz com que eu, por instinto de… de quê? procure um modo de falar que me leve mais depressa ao entendimento. Esse modo, esse “estilo” (!), já foi chamado de várias coisas, mas não do que realmente e apenas é: uma procura humilde. Nunca tive um só problema de expressão, meu problema é muito mais grave: é o de concepção. Quando falo em “humildade” refiro-me à humildade no sentido cristão (como ideal a poder ser alcançado ou não); refiro-me à humildade que vem da plena consciência de se ser realmente incapaz. E refiro-me à humildade como técnica. Virgem Maria, até eu mesma me assustei com minha falta de pudor; mas é que não é. Humildade com técnica é o seguinte: só se aproximando com humildade da coisa é que ela não escapa totalmente. Descobri este tipo de humildade, o que não deixa de ser uma forma engraçada de orgulho. Orgulho não é pecado, pelo menos não grave: orgulho é coisa infantil em que se cai como se cai em gulodice. Só que orgulho tem a enorme desvantagem de ser um erro grave, com todo o atraso que erro dá à vida, faz perder muito tempo." 
— Clarice Lispector, em “A descoberta do mundo”. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

Clarice Lispector -  foto:  Acervo autora/ IMS
FORTUNA CRÍTICA DE CLARICE LISPECTOR
[Estudos acadêmicos - teses, dissertações, ensaios, artigos e livros]
ABIAHY, Ana Carolina de Araújo. Representações da tensão entre o sujeito feminino e a sociedade em Clarice Lispector: uma análise dos contos “A fuga”, “A imitação da rosa” e “Amor”. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal da Paraíba, UFPB. 2006.
ADAM, Márcia Regina Cândido Otto. Clarice Lispector e Franz Kafka: trilhas e vislumbres. (Dissertação Mestrado em Literatura). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2005.
ADRIANO, Regina Célia Silva. O tema do aprendizado em Clarice Lispector. (Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2004.
ALBERNAZ, Maria Beatriz Gonçalves Lysandro de. Claricidade: a cidade segundo Clarice. Rio de Janeiro: Beco do Azougue; FAPERJ, 2008.
ALBERNAZ, Maria Beatriz Gonçalves Lysandro de. Paidéia poética n’A cidade sitiada: um estudo de Clarice Lispector. (Tese Doutorado em Letras - Ciência da Literatura). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2006.
ALBUQUERQUE, Lurdes Mara Oliveira de. A hermenêutica do feminino em perto do coração selvagem. (Dissertação Mestrado em Literatura). Universidade de Brasília, UnB, 2006.
Clarice Lispector -  foto:  Acervo autora/ IMS
ALBUQUERQUE, Paulo Germano Barrozo de. Mulheres clariceanas: imagens amorosas. (Dissertação Mestrado em Psicologia - Psicologia Clínica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC SP, 2000. 
ALBUQUERQUE, Paulo Germano Barrozo de. Mulheres clariceanas: imagens amorosas. Fortaleza: Governo do Estado do Ceará, Secretaria da Cultura e Desporto; Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
ALENCAR, Katya Queiroz. Mito e paródia em A hora da estrela: ressonâncias de tradições secularizadas. (Dissertação Mestrado em Letras - Estudos Literários). Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, 2010.
ALLEGRO, Alzira Leite Vieira. Mansfield e Lispector: diálogos (des)concertantes. (Tese Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês). Universidade de São Paulo, USP, 2005.
ALMEIDA, Claudia Figueira de. No coração de todas as coisas. (Dissertação Mestrado em Letras - Letras Vernáculas). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 1994.
ALMEIDA, Erivelton Rangel de Almeida. O silêncio feminino em trilhas clariceanas. (Dissertação Mestrado em Cognição e Linguagem). Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, 2005.
ALMEIDA, Joel Rosa de. A experimentação do grotesco em Clarice Lispector: ensaios sobre literatura e pintura. São Paulo: Nankin; EDUSP, 2005.
ALMEIDA, Joel Rosa de. Onde estivestes de noite?: a experimentação do grotesco. (Dissertação Mestrado em Letras - Teoria Literária e Literatura Comparada). Universidade de São Paulo, USP, 2001.
ALMEIDA, Margarete Zacarias Tostes de. Um olhar semiótico em A paixão segundo GH, de Clarice Lispector. (Dissertação Mestrado em Letras). Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CESJF, 2010.
ALMEIDA, Marília Murta de. Um deus no tempo ou um tempo cheio de deus: um estudo sobre o temporal e o eterno em Clarice Lispector. (Dissertação Mestrado em Filosofia). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2009.  
ALONSO, Cláudia Pazos; WILLIAMS, Claire (org.). Closer to the wild heart: essays on Clarice Lispector. Oxford: European Humanities Research Center; University of Oxford, 2002.
ALONSO, Juliano Gaeschlin. Para chegar a Susana San Juan: as jornadas épica e mítica em Pedro Páramo. (Dissertação Mestrado em Letras Neolatinas). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2003.
ALONSO, Mariângela. Da receita à paixão:a mise en abyme em Clarice Lispector. (Tese Doutorado em Estudos Literários). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, UNESP, 2015.
ALONSO, Mariângela. Instantes líricos de revelação: a narrativa poética em A paixão segundo GH. (Dissertação Mestrado em Estudos Literários). Universidade EstadualPaulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, UNESP, 2007.
ALONSO, Mariângela. Diferentes espaços:instantes de revelação (Estudo da obra A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector).. (Monografia Graduação em Letras). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, UNESP, 2002.
ALONSO, Mariângela. Instantes líricos de revelação: a narrativa poética em Clarice Lispector. 1ª ed., São Paulo: Annablume, 2013. 154p.
ALONSO, Mariângela. A via crucis de um triângulo amoroso: riso e bizarria na obra de Clarice Lispector. In: Laura Areias; Luís Pinheiro. (Org.). De Lisboa para o Mundo: ensaios sobre o humor luso-hispânico. 1ª ed., Lisboa: CLEPUL, 2013, v. I, p. 209-228.
ALONSO, Mariângela. O desenrolar de micronarrativas em A mulher que matou os peixes, de Clarice Lispector. RevLet: Revista Virtual de Letras, v. 5, p. 279-292, 2013.
ALONSO, Mariângela. Poéticas do inconcluso em romances de Clarice Lispector. Travessias Interativas, v. 5, p. 1-12, 2013.
ALONSO, Mariângela. As grossas patas de um sensível elefante de circo: grotesco e comicidade na ficção de Clarice Lispector. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 42, p. 1305-1318, 2013.
ALONSO, Mariângela. Um caleidoscópio de baratas: a narrativa especular de Clarice Lispector. Literatura em Debate (URI), v. 6, p. 15-31, 2012.
ALONSO, Mariângela. Um enredamento de baratas: a mise en abyme em A quinta história, de Clarice Lispector. Estação Literária, v. 7, p. 57-67, 2011.
ALONSO, Mariângela; BOSSOLANI, Kelvin W.. Máscaras e risos: aspectos da carnavalização em A hora da estrela, de Clarice Lispector. Revista de Letras Fafibe, v. 2, p. 1-7, 2011.
ALONSO, Mariângela. Rosas e angústia: diálogos possíveis entre Martin Heidegger e Clarice Lispector. Kalagatos: Revista de Filosofia, v. 8, p. 155-187, 2011.
ALONSO, Mariângela. Ecos do surrealismo em A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector. RevLet: Revista Virtual de Letras, v. 2, p. 131-144, 2010.
ALONSO, Mariângela. Entre Murilo Mendes e Clarice Lispector: bestiários poéticos em diálogo. EPeQ Fafibe, v. 1, p. 58-63, 2010.
ALONSO, Mariângela. Quintal e galinha: espaços poéticos em A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector. Carandá, v. 2, p. 64-75, 2010.
ALONSO, Mariângela. Os espaços líricos da paixão: uma leitura de A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector. Revista Eletrônica Polidisciplinar Vôos, v. 1, p. 143-161, 2009.
ALONSO, Mariângela; LEITE, Guacira Marcondes Machado. O substrato mítico em A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector. Revista de Letras (Fortaleza), v. 1/2, p. 11-16, 2008.
ALVARENGA, João Batista. A cineliteratura como comunicação literária e audiovisual: Lispector e dourado sob olhar de Suzana Amaral. (Dissertação Mestrado em Comunicação e Cultura). Universidade de Sorocaba, 2010. 
ALVAREZ, Adriana Carina Camacho. Do reinado do autor a seu estilhaçamento na escritura nos romances de introspecção: Lúcio Cardoso e Clarice Lispector. (Tese Doutorado em Letras). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2009.
ALVAREZ, Adriana Carina Camacho. Sob o disfarce da crônica: o delineamento de um projeto estético em Clarice Lispector. (Dissertação Mestrado em Letras).Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2003.
ALVES, Berenice Maria Campos Lima. A personagem Joana em busca do selvagem coração: uma representação do romance de formação. (Dissertação Mestrado em Letras). Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CESJF, 2014.
ALVES, Berenice Maria Campos Lima. Clarice: um mistério, sem muito mistério. In: William Valentine Redmond; Maria Andréia de Paula Silva. (Org.). I Simpósio do Mestrado em Letras do CES/JF - Estudos de Literatura Brasilieira. 1ª ed., Juiz De Fora: CES/JF - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, 2012, v. 1, p. 83-90.
ALVES, Joyce. Artes comparadas e paratextualidade: gotas rubras em Água viva, de Clarice Lispector. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, 2012.
ALVES, Joyce; SANTOS, Paulo Sérgio Nolasco dos. Artes comparadas e paratextualidade: Gotas rubras em Água viva, de Clarice Lispector. Revista Letras (Curitiba), v. 90, p. 13-34, 2014.
ALVES, Joyce. Tinha uma pedra no caminho de Clarice. Raído (UFGD), v. 5, p. 207-217, 2011.
ALVES, Joyce. Gotas de Joan Miró no universo de Clarice Lispector: entre tintas, pincéis e palavras. Interletras (Dourados), v. 3, p. 1-12, 2013.
ALVES, Joyce. Subalternas crônicas clariceanas. Estação Literária, v. 11, p. 158-169, 2013.
ALVES, Joyce; QUEIROZ, M.H. de.. Estudos Interartes: a presença plástica nos romances 'As ondas', de Virginia Woolf, e 'Água viva', de Clarice Lispector. Revista de Estudos Literários da UEMS, v. 1, p. 66-83, 2012.
ALVES, Lídia Maria Nazaré. Clarice Lispector e Franz Kafka em cena: não tomar seu santo nome em vão. (Tese Doutorado em Letras). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2009.
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ALVES, Miriam Coutinho de Faria. Estética Literária e Hermenêutica Juridica na obra de Clarice Lispector: uma abordagem metodológica. In: Rodolfo Pamplona Filho; Nelson Cerqueira; Heren Gordilho; Gilson Alves de Santana Júnior. (Org.). Metodologia da Pesquisa em Direito. 1ª ed., Salvador: Paginae, 2013, v. III, p. 453-464.
ALVES, Miriam Coutinho de Faria. A busca pelo sentido e a fusão de horizontes nas relações entre hermenêutica jurídica e estética literária na obra de Clarice Lispector: uma tarefa hermenêutica. In: Ricardo Maurício Freire Soares; Luigi Moccia; José Andrade Soares Neto;Tiago Silva de Freitas; Claiz Maria Pereira Gunça dos Santos. (Org.). Estudos aplicados de Filosofia do Direito. 1ª ed., Salvador: Editora Jus PODIVM, 2012, v. I, p. 341-362.
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Clarice Lispector formatura em Direito
 - foto: Acervo autora/IMS
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- foto: Acervo autora/IMS
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Clarice Lispector e seu cão Ulisses - foto: álbum de família

"Há três coisas para as quais eu nasci e para as quais eu dou minha vida. Nasci para amar os outros, nasci para escrever, e nasci para criar meus filhos. O ‘amar os outros’ é tão vasto que inclui até perdão para mim mesma, com o que sobra. As três coisas são tão importantes que minha vida é curta para tanto. Tenho que me apressar, o tempo urge. Não posso perder um minuto do tempo que faz minha vida. Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca." 
— Clarice Lispector, em “Aprendendo a viver”. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.



"Ninguém pode fazer uso do que os outros são."
- Clarice Lispector em "Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres". Rio de Janeiro, Rocco, 1998.


"O que importa afinal: viver ou saber que se estão vivendo?
- Clarice Lispector, em  "Perto do coração selvagem". Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1998. 


"Essa coisa sem nome que é o cheiro da terra incomodando quente e lembrando com insistência, quem sabe por quê, que se nasceu para amar, e então não se entende."
- Clarice Lispector, em "A maçã no escuro". Rio de Janeiro: Rocco, 1998.


"(…) assim a falta de desejo dava silêncio ao coração do homem. Procurou a sua própria fome: mas era o silêncio quem lhe respondia. Ele estava experimentando o que era pior que tudo: não querer mais. O primeiro momento foi muito ruim, mal calculou ele que não querer era tantas vezes a forma mais desesperada de querer."
- Clarice Lispector, em "A maçã no escuro". Rio de Janeiro: Rocco, 1998.




Ilustração de Clarice Lispector.
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Como citar:
FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção e organização). Clarice Lispector - fortuna crítica. Templo Cultural Delfos, maio/2015. Disponível no link. (acessado em .../.../...).
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** Página atualizada em 24.5.2015.



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