- Paulo Colina - foto: Chuck Martin / fonte revista O Menelick 2º Ato
Paulo Colina - poeta, prosador e ensaísta, nascido Paulo Eduardo de Oliveira em Colina, estado de São Paulo, a 9 de março de 1950. Membro da geração fundadora dos Cadernos Negros e do coletivo Quilombhoje, estreou com o volume de contos Fogo cruzado (1980), ao qual se seguiram as coletâneas de poemas Plano de voo (1984), A noite não pede licença (1987) e Todo o fogo da luta (1989).
Traduziu vários poetas japoneses para o português, entre eles Takuboku Ishikawa (1885-1912), Bokusui Wakayama (1885–1928) e Akiko Yosano (1878-1942). Seu conhecimento e traduções da poesia japonesa refletem-se em seu trabalho, que prima muitas vezes pela concisão. Morreu prematuramente em 1999, deixando vários inéditos, entre eles o volume Águas-fortes em beco escuro, que reúne sua produção ensaística.
:: Fonte: DOMENECK, Ricardo. Paulo Colina. in: Revistamododeusar. (acessado em 30.6.2015).
"Não sou um negro escritor e muito menos um escritor negro. Na verdade, sou um contador de es/histórias tal como meu avô ou meu tio-avô, quando nos reuníamos no
quintal, no verão, ou na cozinha, nas noites frias, sentados em banquinhos de madeira.
Sou um repórter do dia-a-dia, da nossa realidade. Sou um olho-vivo nas vilas, favelas, cortiços, nos sambas, na cidade-vida nossa. O que me difere do meu avô contador de histórias é que eu escrevo ao invés de falar, pois as nossas realidades mudaram muito pouco, e que, contar, para ele, era um ato lúdico, enquanto que para mim é algo compulsório, do qual não posso fugir."
- Paulo Colina, no conto "Fogo Cruzado". em: 'Cadernos Negros 2'. São Paulo: Edição dos Autores, 1979, p. 103.
OBRAS DE PAULO COLINA
Contocapa do livro Fogo Cruzado, de Paulo Colina |
Poesia
:: Plano de voo. São Paulo: Roswitha Kempf Editores, 1984.
:: A noite não pede licença. [prefácio Cláudio Willer]. São Paulo: Roswitha kempf Editores, 1987.
:: Todo o fogo da luta. São Paulo: Scortecci Editora, 1989.
:: Poesia reunida. Paulo Colina. [edição Eunice Souza e Marciano Ventura; apresentação Oswaldo Camargo; Posfácio Ricardo Riso]. Rio de Janeiro: Ciclo Contínuo Editorial, 2020.
Teatro
:: Entredentes (Drama para negros em um ato). Inédito.
Ensaio
:: Águas-fortes em beco escuro. Inédito. 199-.
Artigos, ensaios e prefácio
:: Prefácio, ao livro 'O negro escrito – apontamentos sobre a presença do negro na literatura brasileira', organizado por Oswaldo de Camargo. São Paulo: Imesp, 1987.
:: Reflexões pela noite viva. comunicação apresentada no 40º congresso anual da SBPC, em 1988.
:: O escritor negro no Brasil, quem é ele? [Manifesto do Triunvirato: Paulo Colina, Oswaldo de Camargo e Abelardo Rodrigues]. In: XAVIER, Arnaldo; CUTI; ALVES, Miriam (org.). Criação Crioula, Nu Elefante Branco. São Paulo: IMESP, 1985. p. 99-100.
:: África para os paulistanos – Um poeta percorre a noite de São Paulo para encontrar e mostrar onde se diverte a beleza negra. In: ANGELO, Ivan, RIBEIRO, Teresa (Coord.); SERVA, Leão (Concepção). O romance de um dia – Fac-símile completo da edição especial do Jornal da Tarde comemorativa da 14ª Bienal do Livro, inteiramente produzida por escritores. São Paulo: Jornal da Tarde, 1996.
:: Um breve tambor nos olhos. In: Simpósio Internacional de Estudos sobre Jorge Amado, 1, 1992, Salvador. Um grapiúna no país do carnaval. Salvador: Edufba, Casa de Palavras, 2000. p. 231-250.
Organização e participação
:: Axé — Antologia contemporânea da poesia negra brasileira. [prefácio Joel Rufino]. São Paulo: Global Editora, 1982. Prêmio APCA — Associação Paulista de Críticos de Artes — de literatura: Melhor livro de poesia do ano.
Antologias (participação)
:: Cadernos Negros 2 (Contos).. [Organização Luiz Silva Cuti; apresentação José Correia Leite]. São Paulo: Edição dos Autores, 1979.
:: Cadernos Negros 3 (Poesia). São Paulo: Edição dos Autores,1980.
:: A razão da chama - antologia de poetas negros brasileiros. [organização Oswaldo de Camargo]. São Paulo: Edições GRD, 1986.
:: O voo da paz: conceitos de escritores, poetas e artistas plásticos. [coordenação Durval Rosa Borges]. São Paulo: IBRASA, 1987.
:: O negro escrito. [organização Oswaldo de Camargo]. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 1987.
:: Poesia negra brasileira – antologia. [organização Zilá Bernd]. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro,
1992.
:: Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. [organização Eduardo de Assis]. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011. 4v
Traduções realizadas por Paulo Colina
ISHIKAVA, Takuboku.Tankas. [tradução Paulo Colina e Masuo Yamaki]. São Paulo: Roswitha Kempf Editores, 1ª ed., 1985; 2ª ed., 1986.
BRUTUS, Denis. Canção da cidade noturna (Night song city).. [tradução Paulo Colina]. In:
Cultura Afro-Brasileira - número especial do Suplemento Literário de Minas Gerais. Org. de Adão Ventura, nº 1033, Belo Horizonte (MG), 26 de julho de 1986.
WAKAYAMA, Bokussi. Tankas de Bokussui Wakayama. [tradução Paulo Colina]. In: Yashiu, nº 207, São Paulo.Dezembro de 1987.
YOSSANO, Akiko. Tankas. [tradução Paulo Colina]. In: Yashiu, nº 215, São Paulo. Abril de 1988.
NISHIDA, Sueko. Rolinha. [tradução Paulo Colina e Masuo Yamaki]. São Paulo: Edição da autora, 1987.
SOYINKA, Wole. Ulysses – Anotações para minha aula sobre Joyce (“Ulysses – Notes from here to my Joyce Class”); Aos loucos sobre o muro (“To the madmen over the Wall”); Um toque de teia no escuro: (“A Cobweb’s touch in the dark”) e Eu consagro minha carne (décimo dia de jejum): (“I anoint my flesh (tenth day of fast)”): poemas de Wole Soyinka. [tradução Paulo Colina]. In: Escrita, nº 37, São Paulo(SP), 1987.
A poesia ante a porta da liberdade: seis poetas sul-africanos. [tradução Paulo Colina]. Jornal da Tarde, Caderno de Sábado. São Paulo: 3/8/1991.
OUTRA gente nada estranha: poesia negra sul-africana contemporânea. [tradução Paulo Colina]. In: Exu, nº 29, setembro/outubro 1992, ano V, revista bimensal da Fundação Casa de Jorge Amado, Salvador, Bahia.
TAWARA, Machi. Comemoração da salada. [tradução Paulo Colina e Masuo Yamaki]. São Paulo: Estação Liberdade, 1992.
"Escrevo porque há que se despertar a consciência adormecida e preguiçosa de nosso povo, porque há que se cutucar com punhais/palavras os marginalizados que são meus personagens (e que provavelmente – não por falta de empenho de minha parte – nem venham a ler meus textos), porque há que se tentar sacudir a classe média, que só tem monstros sagrados e empoeirados e best-sellers, que em nada condizem com a nossa realidade, em suas estantes, uma realidade que fingimos não ver, e porque entendo que a literatura não deveria pertencer a uma determinada classe social e/ou raça."
- Paulo Colina, no conto "Fogo Cruzado". em: 'Cadernos Negros 2'. São Paulo: Edição dos Autores, 1979, p. 103.
Teatro
:: Entredentes (Drama para negros em um ato). Inédito.
Ensaio
:: Águas-fortes em beco escuro. Inédito. 199-.
Artigos, ensaios e prefácio
:: Prefácio, ao livro 'O negro escrito – apontamentos sobre a presença do negro na literatura brasileira', organizado por Oswaldo de Camargo. São Paulo: Imesp, 1987.
:: Reflexões pela noite viva. comunicação apresentada no 40º congresso anual da SBPC, em 1988.
:: O escritor negro no Brasil, quem é ele? [Manifesto do Triunvirato: Paulo Colina, Oswaldo de Camargo e Abelardo Rodrigues]. In: XAVIER, Arnaldo; CUTI; ALVES, Miriam (org.). Criação Crioula, Nu Elefante Branco. São Paulo: IMESP, 1985. p. 99-100.
:: África para os paulistanos – Um poeta percorre a noite de São Paulo para encontrar e mostrar onde se diverte a beleza negra. In: ANGELO, Ivan, RIBEIRO, Teresa (Coord.); SERVA, Leão (Concepção). O romance de um dia – Fac-símile completo da edição especial do Jornal da Tarde comemorativa da 14ª Bienal do Livro, inteiramente produzida por escritores. São Paulo: Jornal da Tarde, 1996.
:: Um breve tambor nos olhos. In: Simpósio Internacional de Estudos sobre Jorge Amado, 1, 1992, Salvador. Um grapiúna no país do carnaval. Salvador: Edufba, Casa de Palavras, 2000. p. 231-250.
Organização e participação
Antologia Contemporânea de Poesia Negra Brasileira, org. Paulo Colina |
Antologias (participação)
:: Cadernos Negros 2 (Contos).. [Organização Luiz Silva Cuti; apresentação José Correia Leite]. São Paulo: Edição dos Autores, 1979.
:: Cadernos Negros 3 (Poesia). São Paulo: Edição dos Autores,1980.
:: A razão da chama - antologia de poetas negros brasileiros. [organização Oswaldo de Camargo]. São Paulo: Edições GRD, 1986.
:: O voo da paz: conceitos de escritores, poetas e artistas plásticos. [coordenação Durval Rosa Borges]. São Paulo: IBRASA, 1987.
:: O negro escrito. [organização Oswaldo de Camargo]. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 1987.
:: Poesia negra brasileira – antologia. [organização Zilá Bernd]. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro,
1992.
:: Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. [organização Eduardo de Assis]. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011. 4v
Traduções realizadas por Paulo Colina
ISHIKAVA, Takuboku.Tankas. [tradução Paulo Colina e Masuo Yamaki]. São Paulo: Roswitha Kempf Editores, 1ª ed., 1985; 2ª ed., 1986.
BRUTUS, Denis. Canção da cidade noturna (Night song city).. [tradução Paulo Colina]. In:
Cultura Afro-Brasileira - número especial do Suplemento Literário de Minas Gerais. Org. de Adão Ventura, nº 1033, Belo Horizonte (MG), 26 de julho de 1986.
WAKAYAMA, Bokussi. Tankas de Bokussui Wakayama. [tradução Paulo Colina]. In: Yashiu, nº 207, São Paulo.Dezembro de 1987.
YOSSANO, Akiko. Tankas. [tradução Paulo Colina]. In: Yashiu, nº 215, São Paulo. Abril de 1988.
NISHIDA, Sueko. Rolinha. [tradução Paulo Colina e Masuo Yamaki]. São Paulo: Edição da autora, 1987.
SOYINKA, Wole. Ulysses – Anotações para minha aula sobre Joyce (“Ulysses – Notes from here to my Joyce Class”); Aos loucos sobre o muro (“To the madmen over the Wall”); Um toque de teia no escuro: (“A Cobweb’s touch in the dark”) e Eu consagro minha carne (décimo dia de jejum): (“I anoint my flesh (tenth day of fast)”): poemas de Wole Soyinka. [tradução Paulo Colina]. In: Escrita, nº 37, São Paulo(SP), 1987.
A poesia ante a porta da liberdade: seis poetas sul-africanos. [tradução Paulo Colina]. Jornal da Tarde, Caderno de Sábado. São Paulo: 3/8/1991.
OUTRA gente nada estranha: poesia negra sul-africana contemporânea. [tradução Paulo Colina]. In: Exu, nº 29, setembro/outubro 1992, ano V, revista bimensal da Fundação Casa de Jorge Amado, Salvador, Bahia.
TAWARA, Machi. Comemoração da salada. [tradução Paulo Colina e Masuo Yamaki]. São Paulo: Estação Liberdade, 1992.
"Escrevo porque há que se despertar a consciência adormecida e preguiçosa de nosso povo, porque há que se cutucar com punhais/palavras os marginalizados que são meus personagens (e que provavelmente – não por falta de empenho de minha parte – nem venham a ler meus textos), porque há que se tentar sacudir a classe média, que só tem monstros sagrados e empoeirados e best-sellers, que em nada condizem com a nossa realidade, em suas estantes, uma realidade que fingimos não ver, e porque entendo que a literatura não deveria pertencer a uma determinada classe social e/ou raça."
- Paulo Colina, no conto "Fogo Cruzado". em: 'Cadernos Negros 2'. São Paulo: Edição dos Autores, 1979, p. 103.
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POEMAS ESCOLHIDOS DE PAULO COLINA
Paulo Colina - foto: Norma Santos (Revista Afinal, 13.01.1987) |
Esboço
O meu braçolaço e corte
é machado-foice-
pau
o meu braço
é cimento
é concreto-britadeira
é parada infernal
sou a fome em sua porta
sou tocaia nas esquinas
olha o cano
olha o punhal
sou o asco
sou só casca
sou o nó que não desata
sou notícia de jornal
não aceito mais açoite
sou orgulho sou bravata
sou açúcar sou o sal
sou o suor pelota e grama
sou cansaço coração
sou a válvula de escape
pro seu ódio emoção
eu sou ginga melodia
berro couro alegria
todo ano carnaval
sou madeira que não verga
sou o dia sou a noite
não faz mal
- Paulo Colina, em "Cadernos Negros 3". São Paulo: Edição dos Autores,1980.
§§
§§
Fênix
Basta!
Chega de tentar nos induzir,
de tentar nos enganar,
de querer nos conduzir,
nos separar;
já não há por que mentir
nem mais razão para esconder
esse sorriso atravessado
de escárnio
em nossas costas esses dentes,
essas presas sempre prontas,
prontas para esfolar.
Nada há de novo sob o sol;
nada além de umas carcaças,
secos Fênix de uma raça
que suposta oprimida,
feito um sonho e pesadelo,
bem um sonho e pesadelo,
renasce para gritar.
Desde que os servos
vindos da noite
não ameacem o reinado,
senhor,
há uma grande união;
desde que os servos
vindos da noite
não disputem seu pão,
meu senhor,
há uma grande união.
Cuide
que de fora desse circo,
lá de fora, sob o sol,
ou entre o arco do poente,
há cabeças, há carcaças,
cinzas Fênix de uma raça
que suposta oprimida,
feito um sonho e pesadelo,
bem um sonho e pesadelo,
renasce para lutar.
- Paulo Colina, em "Cadernos Negros 3". São Paulo: Edição dos Autores,1980.
§§
o medo que me acovarda
a tesoura que me retalha
............ e poda
o pilão que me soca e
............ mói e soca
sentirão
amanhã
minha força
.... reforçada
pelo punho
.... do meu filho
- Paulo Colina, em "Plano de voo". São Paulo: Roswitha Kempf Editores, 1984.
§§
Exílio
cansado de todos os fúteis
motivos
que me obrigam ao combate
a outras sombras vivas
de mim
recolho-me (e ao sonho centenário
de um outro quilombo)
irremediável inquilino
à senhoria tristeza
- Paulo Colina, em "Plano de voo". São Paulo: Roswitha Kempf Editores, 1984.
cansado de todos os fúteis
motivos
que me obrigam ao combate
a outras sombras vivas
de mim
recolho-me (e ao sonho centenário
de um outro quilombo)
irremediável inquilino
à senhoria tristeza
- Paulo Colina, em "Plano de voo". São Paulo: Roswitha Kempf Editores, 1984.
§§
Agosto
exatamente a esta hora
os garotos escondidos
ao pé da porta cerrada
do Banco Nacional
entre camas de caixas
......... rompidas
...... de papelão
e trapos de sono e sonho
em quem tropeçamos todos os dias
de manhã
quando passamos pela Rio Branco
em cadência comercial acelerada
ao comando dos relógios de ponto
já estão de velhos pelas ruas
com seus estômagos de vácuo
lustrando sapatos de couro cromo
para-brisas de carros rancorosos
vendendo flores feridas de abandono
cascas de amendoim
com as bocas gritando por substância
ou a exigir com trancos
(mãos de relâmpago nos bolsos
..........,,.. pastas ou bolsas)
e uma corrida desabalada
......... ao imprevisível
......... (ou nem tanto)
o que lhes seria de direito
(de há muito que cobramos
esta dívida eterna)
exatamente a esta hora
soçobramos em um mar de pernas
rostos coxas roliças bustos
......... traseiros ondulantes
pela Paulista São Bento Barão…
(os olhos respingados de números
cartas compromissos a saldar
fichas de computação
......... e desejos estéreis
que iremos tentar adormecer
sobre balcões e mesas
tão logo nos cubra a agonia)
a esta hora exatamente
a esta hora
..... no Rio
bombas explodiram
madeira ossos estuque e artérias
e aqui
os edifícios não moveram
sequer um músculo
......... como sempre
- Paulo Colina, em "Plano de voo". São Paulo: Roswitha Kempf Editores, 1984.
§§
Voo
Sob o olhar semi-cerrado
do sol de fins de julho,
os rios musgosos como a coberta
das montanhas entrecortadas
de veias marrons
são, às vezes, pura prata cintilante.
Daqui, não há limites.
Nem para a noite!
Minhas asas
só precisam de fibras
um pouco mais fortes.
- Paulo Colina, em "Plano de voo". São Paulo: Roswitha Kempf Editores, 1984.
Pulsações
Assim como a toque de sopro
............... e fome
desgoverno a mão
para buscar minha sombra
entre as pétalas em brasa
a um palmo
............ abaixo
do cordão umbilical
que te fazem de mim senhora,
ardo em febre de vida
a cada palavra
em que transpiro
............ um novo poema
- Paulo Colina, em "Plano de voo". São Paulo: Roswitha Kempf Editores, 1984.
§§
Sentinelas
Eram três
.......e era noite.
Eram três
e me cercaram.
Era noite
e seca a lâmina fina.
Três pivetes,
meninos sem nome.
Três afluentes do meu sangue.
- Paulo Colina, em "Plano de voo". São Paulo: Roswitha Kempf Editores, 1984.
§§
Sob o olhar semi-cerrado
do sol de fins de julho,
os rios musgosos como a coberta
das montanhas entrecortadas
de veias marrons
são, às vezes, pura prata cintilante.
Daqui, não há limites.
Nem para a noite!
Minhas asas
só precisam de fibras
um pouco mais fortes.
- Paulo Colina, em "Plano de voo". São Paulo: Roswitha Kempf Editores, 1984.
§§
Balanço
tudo poderia ter sido melhornão fosse essa herança amarga
de descaminhos
coubesse a mim escolher
novamente abraçaria a noite
entranhada em minha pele
jamais aceitei passivo as contradições
do que chamam destino
sigo porém criança velejando
contra ventos e marés do mundo
a angústia é uma roleta russa
- Paulo Colina, em "A noite não pede licença". São Paulo: Roswitha kempf Editores, 1987.
§§
Corpo a corpo
a vida é uma horda bárbara
de sentimentos
as noites tentam desde o princípio
de tudo
a derrubada de estigmas primários
o cotidiano tem sempre à mão
um repertório de sambas e blues
o papel branco vive me jogando
desafios na cara
ser marginal todavia
só interessa à paixão
bastaria ao poema apenas
a cor da minha pele?
- Paulo Colina, em "A noite não pede licença". São Paulo: Roswitha kempf Editores, 1987.
§§
Forja
entre uma calmaria
e outra
do mar de nossas peles
me bastaria amor cantar o fogo
que somos na nascente
de suas coxas
mas há essa dor de outros tempos
e corpos
essa rosa dos ventos sem norte
na memória sitiada da noite
embora o gesto possa ser
no mais todo ternura
o poema continua um quilombo
no coração
- Paulo Colina, em "A noite não pede licença". São Paulo: Roswitha kempf Editores, 1987.
§§
Fronteiras
sei das fronteiras
que a mim traçaram
desconheço contudo qualquer porta
que a noite não pede licença
que a pele é surda
e grita
sei da solidão que pudessem
os fracos
sempre a mim legariam
e paciente tocaio afetos
no momento desatento
ignorar porém quisera
que um beijo igualmente dilacera
que um beijo igualmente dói
- Paulo Colina, em "A noite não pede licença". São Paulo: Roswitha kempf Editores, 1987.
§§
Oferenda
É certo:
ascendentes presenças não se distanciarão
........................................ nunca
um dedo além do meu ego.
E todo o ruído das ruas
nada mais é que um emergente sussurro
...................................... quilombola.
Igual que as pancadas pluviais de verão,
é impossível prever, com segurança, quando
o banzo desabará sobre mim.
Mas sigo me desanuviando.
Em mim, sempre é verão
(âmago abrasivo transpirando, irriquieto,
toda sorte de desejos e lutas).
Os tambores que persistem nas noites
........................................ dos tempos
não embalam simples recordações: –
há que se recriar paciente
nosso universo turvo.
Meus músculos estão todos prontos.
Se quiser, mulher, começamos já.
- Paulo Colina, em "A noite não pede licença". São Paulo: Roswitha kempf Editores, 1987.
§§
§§
Maio,
treze,
mil oitocentos e oitenta e oito,
me soam como um sussurro cósmico.
A noite sobressaltada
por sirenes me sacode.
Reviro os bolsos à procura do passe
que me permite, São Paulo, cruzar ruas
em latente paz.
A Princesa esqueceu-se de assinar
nossas carteiras de trabalho.
Desconfio, sim, que Palmares vivo
é necessário.
- Paulo Colina, em "A noite não pede licença". São Paulo: Roswitha kempf Editores, 1987.
§§
Solitude
Dentro desta noite cúmplice
tudo se funde
em meus ouvidos:
o assobio plano do vento
e as ondas pontuais das vozes
e gargalhadas
no interior dos bares.
Já estive em três deles. E até agora,
nenhuma cadeira me aqueceu direito;
nada do que bebi me caiu bem.
As horas se arrastam ao rés dos edifícios
do centro capital,
alheios à soturna clausura das palavras
dentro de mim.
Pelas ruas,
cada ponto de ônibus
é um cão vadio roendo silêncios.
Meu peito é um vão
por onde toda a cidade transita.
- Paulo Colina, em "A noite não pede licença". São Paulo: Roswitha kempf Editores, 1987.
§§
Forma e conteúdo
Quero a rima no tremor
de nossas carnes em delírio,
paixão,
no marulhar sudorento
dos nossos corpos saciados.
E só.
o poema quero branco
puro espanto face porta
............ arrebentada
noite plena.
- Paulo Colina, em "A noite não pede licença". São Paulo: Roswitha kempf Editores, 1987.
§§
Rosa dos ventos
Inútil buscar os rastros da Noite
nos livros de história.
Nossos rumos dormem antigos
sob a poeira da discórdia.
- Paulo Colina, em "A noite não pede licença". São Paulo: Roswitha kempf Editores, 1987.
§§
Nação
Há este arfar gordo:
batidas pontuadas de pés no chão.
Não nos cabe agora o cão das salivas,
o fel que navega de tempos em tempos
por nosso território.
Não nos cabe agora o bisturi
das dúvidas
Este o momento de desatar nós internos
com nossas canções.
Onda negra de rostos contra o sol.
E essa cerca colorida de arcos
de berimbau
em movimento.
Resistir jamais será um equívoco.
- Paulo Colina, em "Todo o fogo da luta". São Paulo: Scortecci Editora, 1989.
§§
Campestre
passado que nunca vivi
amplitude acalentada nos socavacos da mente
na brisa que andarilha
nenhuma lembrança de voz
prenúncios talvez de carícias
sem qualquer vestígio das cidades
a mulher recostada no mourão
...... trama não sei que passo
perdida em distâncias
ah destino contestado
o cenho franzido da lagoa
...... ...... indecifrávelnão pode me falar de paciência
recostado no mourão
o vulto da mulher arde
contra a chama pálida do sol
que resiste ao longe
borrando o lençol d’água
é chegada a hora de todas as verdades
uivo minha escuridão
- Paulo Colina, em "Todo o fogo da luta". São Paulo: Scortecci Editora, 1989.
§§
Consciência
soberania
amor estranho às carícias
................ do meu povo
em nossos olhos
a calma embaçada dos tanques
ante esses tempos fáceis
................ de poder
a dor antiga tem uma só voz
crepita incontrolável
meu remordimento
- Paulo Colina, em "Todo o fogo da luta". São Paulo: Scortecci Editora, 1989.
§§
Radial
Não é grande conhecimento
saber o número preciso de átomos
......... que compõem uma molécula.
Nem de grande serventia
todas as armas que engraxo
cauteloso do momento indefinido.
Pobres de nós, minha preta!
– O vício da mordaça;
o hiato dos nossos nomes
- Paulo Colina, em "Todo o fogo da luta". São Paulo: Scortecci Editora, 1989.
§§
............................................... A Anahi de Olarte
Cada dia
me entristeço um pouco mais.
Os dias gotejam gotas
de vida,
vaza que vaza torneira lenta;
as noites cospem grãos
de areia
na ampulheta
de um tempo frustrado.
Onde o calor
do seu corpo molhado?
Onde a pressão das coxas,
a voragem do negro
baixo-ventre?
Os dias gotejam gotas
de vida,
vaza que vaza torneira lenta,
vaza que vaza!
Cada dia
me entristeço um pouco mais.
- Paulo Colina (22/11/99)
§§
Espreita noturna
............................................. para o poeta Abelardo Rodrigues
Tem sempre algo
de porre
na caída de sono
das pálpebras cansadas
da tarde,
e um dedo de raiva
na fuga do cimento
das colmeias
(raiva e medo),
e o princípio cego
das peregrinações
ao tudo e ao nada.
Há pontas de desespero
nas brasas insensíveis
dos cigarros
e um fio minguado
de esperança
para atiçar
o impossível calor
dos quartos vazios.
Tem sempre um rosto,
um corpo de mulher,
no fundo dos copos.
Há sempre uma tocaia
da morte
no seio insone da noite
e um sorriso de criança
rasgando o ventre virgem
das manhãs.
- Paulo Colina
§§
Profissão
Sou noite. E não me cabe máscara
............. alguma nas palavras que pinto.
Enquanto quase tudo expande
............. no silêncio da mordaça
colmeias de zumbidos,
semeio palavras que verto.
Quando tenta incívica força
................. despir minha pele,
mais agasalho o sol necessário,
cuspo em leito seco.
Sou noite. E não me cabe máscara
alguma nas palavras que pinto.
- Paulo Colina, em "Poesia reunida". [edição Eunice Souza e Marciano Ventura]. Rio de Janeiro: Ciclo Contínuo Editorial, 2020.
§§
A barra da noite
Al amaneceren el bar a la derivael deshielo del enorme espejo donde los bebedores solitarioscontemplan la disolución de sus facciones - Octavio Paz
*
escarcéu de vozes
bruma de corpos
no bar à deriva
............. madrugada adentro
soltos
todos os nossos sonhos
deslizam sombras lentas
paredes abaixo
e somem ao rés do chão
por todo canto
grafites a unha
tentam reter um desejo
acalentado entre dentes
no que jaz dentro do maço de cigarros
amassado sobre a mesa
no gosto de fim de copo
a nossa obstinação na convivência
quem sabe por vir
e a rotina letal da volta
................................. ao trabalho
com os olhos borrados
................................. de sol da manhã
- Paulo Colina, em "Poesia reunida". [edição Eunice Souza e Marciano Ventura]. Rio de Janeiro: Ciclo Contínuo Editorial, 2020.
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Paulo Colina, Miriam Alves e Osvaldo de Camargo (autografando) São Paulo, 1986 |
FORTUNA CRÍTICA DE PAULO COLINA
[Estudos acadêmicos - dissertações, monografia, ensaios, artigos e livros]ALMEIDA, Edimilson de.. A duração do discurso Poético. In: Livraria Mega Fauna, 14 de agosto 2022. Disponível no link. (acessado em 7.4.2024).
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Paulo Colina - foto: (...) |
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RISO, Ricardo. Paulo Colina: pequenas considerações descompromissadas sobre este negro poeta-ensaísta instigante. in: Blog Ricardo Riso, 17 de maio de 2014. Disponível no link. (acessado em 30.6.2015).
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Arnaldo Xavier, Abelardo Rodrigues, Oswaldo de Camargo e Paulo Colina - foto: Norma Santos (Revista Afinal, 13.1.1987) |
FILMOGRAFIA PAULO COLINA (ATOR)
Filme: Os insaciados
Ano: 1981
Duração: 92 min.
Gênero: Drama
Direção e roteiro: Libero Miguel
Ano: 1981
Duração: 92 min.
Gênero: Drama
Direção e roteiro: Libero Miguel
capa do livro "Todo o fogo da luta de Paulo Colina |
REFERÊNCIAS E OUTRAS FONTES DE PESQUISA
:: Antonio Miranda
:: Colinas Paulo
:: QuilombHoje (site)
:: QuilombHoje (Blog)
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COMO CITAR:
FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção, edição e organização). Paulo Colina - poeta e prosador. Templo Cultural Delfos, abril/2024. Disponível no link. (acessado em .../.../...).
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FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção, edição e organização). Paulo Colina - poeta e prosador. Templo Cultural Delfos, abril/2024. Disponível no link. (acessado em .../.../...).
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** Página atualizada em 7.4.2024
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