COMPARTILHE NAS SUAS REDES

Josué de Castro – e a geografia da fome

Josué de Castro
"Sou um homem interessado no espetáculo do mundo."
- Josué de Castro


"Só há um tipo de verdadeiro desenvolvimento: o desenvolvimento do homem."
- Josué de Castro


"Denunciei a fome como flagelo fabricado pelos homens, contra outros homens."
- Josué de Castro


"Não se morre só de enfarte, ou de glomero-nefrite crônica... Morre-se também de saudade."
- Josué de Castro


“Esta presença constante da fome sempre fora a grande força modeladora do comportamento moral de todos os homens desta comunidade: dos seus sentimentos dominantes. Vê-los agir, falar, lutar, sofrer, viver e morrer era ver a própria fome modelando, com suas despóticas mãos de ferro, os heróis do maior drama da humanidade – o drama da fome.”
- Josué de Castro


Josué de Castro, por Candido Portinari
 “Não é somente agindo sobre o corpo dos flagelados, roendo-lhes as vísceras e abrindo chagas e buracos na sua pele, que a fome aniquila a vida dos sertanejos, mas também atuando sobre o seu espírito, sobre sua estrutura mental, sobre sua conduta social. Nenhuma calamidade é capaz de desagregar tão profundamente e num sentido tão nocivo a personalidade humana como a fome quando alcança os limites da verdadeira inanição. Fustigados pela imperiosa necessidade de alimentar-se, os instintos primários se exaltam, e o homem, como qualquer animal esfomeado, apresenta uma conduta mental que pode parecer a mais desconcertante.”
- Josué de Castro, In Geografia da Fome.


“se conta a história de uma vida diante da história multiforme da vida”
- Josué de Castro, no prefácio do livro Homens e caranguejos, 1984.


"Pela memória e pelo coração, rejubilamo-nos por este brasileiro extraordinário que conosco lutou para fazer reinar a justiça e a solidariedade internacionais. Josué de Castro não é mais um de nós."
- Luis Echeverría Álvarez, Presidente do México, na FAO, em 1974.


Josué de Castro, com 13 anos - 1921
BIOGRAFIA
Josué Apolônio de Castro nasceu no Recife, em 5 de setembro de 1908, na casa número 1 da rua Joaquim Nabuco. Viveu no Recife e estudou medicina na Bahia, graduando-se no Rio de Janeiro em 1929. Formado, retorna ao Recife para trabalhar na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, a convite de Olívio Montenegro, Sílvio Rebelo, Gilberto Freire e outros do grupo de José Maria Belo que iria ser Governador. A Revolução de 1930 impediu que Josué conquistasse um emprego na Secretaria de Educação e mudou sua sorte. Começou a clinicar no Recife e também a trabalhar como médico em uma grande fábrica, quando realiza, em 1932, um Inquérito Sobre as Condições de Vida das Classes Operárias no Recife.

Em 1934, Josué de Castro casa-se com Glauce Rego Pinto, companheira de toda vida, cúmplice, parceira e guardiã de seus escritos. O casal teve três filhos: Josué Fernando de Castro, Anna Maria de Castro e Sonia de Castro Duval. Aos 28 anos, já residindo no Rio de Janeiro, prestou concurso para o cargo de Professor Titular em Geografia Humana da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Seu primeiro trabalho publicado como professor foi a tese para o concurso de Professor Titular em Geografia Humana – Fatores da localização da Cidade do Recife.

Josué de Castro, com 21 anos
 em sua formatura,
 1929
Radicado no Rio de Janeiro, clinicando, lecionando e estudando, Josué de Castro passa a ter atuação destacada em políticas públicas: nos movimentos em prol do estabelecimento do salário mínimo (que passa a vigorar por decreto-lei de Getúlio Vargas em 1940); na fundação dos Arquivos Brasileiros de Nutrição, editados sob a responsabilidade do Serviço Técnico da Alimentação Nacional e da Nutrition Foundation de New York em 1941; na fundação da Sociedade Brasileira de Alimentação em 1940, constituída de futuros dirigentes do Serviço de Alimentação da Previdência Social – SAPS, criado em agosto do mesmo ano por iniciativa do Ministério do Trabalho Indústria e Comércio.

Em 1942 é convidado oficial do governo da Argentina para estudar problemas de alimentação e nutrição, o que viria a acontecer igualmente com outros países, como os Estados Unidos em 1943, México e República Dominicana, em 1945.

Em 1943, Josué de Castro torna-se professor catedrático da cadeira de Nutrição do curso de Sanitaristas do Departamento Nacional de Saúde. É também designado diretor do Serviço Técnico de Alimentação Nacional (STAN), para nele desenvolver a área de tecnologia alimentar. Em 1945, o STAN é substituído pela Comissão Nacional de Alimentação (CNA), que Josué de Castro passa a dirigir até 1954.

Josué de Castro, em Maimi - 1944
A década de 1950 reservaria muitas atividades públicas na vida de Josué de Castro. Foi deputado federal por Pernambuco em duas legislaturas, 1955 e 1959. Em 1952, foi eleito Presidente do Conselho Executivo da FAO, Organismo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Reeleito por unanimidade pelos delegados dos países que formam o Conselho das Nações Unidas, permanece no cargo até o final de 1956. No exercício da Presidência do Conselho da FAO, impulsionado pelo sucesso de seus livros (Geografia da Fome havia sido publicado em 1946) e pelo prestígio do Órgão, além da aceitação de suas posições científicas, Josué de Castro empreende uma série de trabalhos no combate à fome no mundo, sempre buscando unir os conhecimentos científicos e a ação. Ao deixar a FAO, em 1957, Josué de Castro fundou a Associação Mundial de Luta Contra Fome - ASCOFAM, visando despertar a consciência do Mundo para o problema da fome e da miséria, além de promover projetos demonstrativos de que a fome pode ser vencida e abolida pela vontade dos homens.

Josué de Castro, em 1963
Ao tempo em que era presidente da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), Josué de Castro se aproximou do mundo do cinema e seus escritos suscitaram interesse de cineastas do neo-realismo italiano, como Roberto Rosseline e Cesare Zavattini, ambos envolvidos em projetos de realizar filmes baseados em Geografia da Fome e Geopolítica da Fome. Desses projetos, realizou-se apenas o segmento brasileiro do projeto de Zavattini, que resultou no filme “O Drama das Secas”, filme de Rodolfo Nanni de 1958.

Josué de Castro foi indicado por três vezes para o prêmio Nobel: em 1954, concorreu para o Nobel de Medicina, e nos anos de 1963 e 1970, ao Nobel da Paz.

Em 1962, Josué de Castro era embaixador do Brasil na ONU – Organização das Nações Unidas. Em 1964, com o golpe militar, foi destituído do cargo de embaixador-chefe em Genebra e logo depois, em 9 de abril, tem seus direitos políticos cassados por 10 anos. Impedido de voltar ao país, escolheu a França para viver, morando em Paris de 1964 a 1973. Continuou nesse país suas atividades intelectuais. 

Josué de Castro
Fundou, em 1965, e dirigiu até 1973 o Centro Internacional para o Desenvolvimento, além de Presidente da Associação Médica Internacional para o Estudo das Condições de Vida e Saúde. Depois de um ano de docência, em 1969, o governo francês o designa professor estrangeiro associado ao Centro Universitário Experimental de Vincennes (Universidade de Paris VIII), onde trabalhou até sua morte.

No exílio, sentiu agudamente a falta do Brasil, a ponto de declarar que “não se morre apenas de enfarte ou de glomerulonefrite crônica, mas também de saudade”. Faleceu em Paris, em 24 de setembro de 1973, quando esperava o passaporte que o traria de volta ao Brasil. O passaporte chegou, porém já era tarde. Seu corpo foi enterrado no cemitério São João Batista no Rio de Janeiro.


“Cedo me dei conta deste estranho mimetismo: os homens se assemelhando, em tudo, aos caranguejos, arrastando-se, agachando-se  como caranguejos para poderem sobreviver. Parados com os caranguejos na beira d’água ou caminhando para trás como caminham os caranguejos”
- Josué de Castro, in 'Homens e Caranguejos'.

CRONOLOGIA
Josué de Castro
1908 - Nasce na cidade do Recife-PE, em 5 de setembro.
1929 - Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil.
1933 - Chefe da Comissão que estudou as condições de vida das Classes Operárias do Recife (primeiro inquérito desta natureza levado a efeito no País).
1933 - Professor Catedrático de Geografia Humana da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Recife, até 1935.
1935 - Professor Catedrático de Antropologia da Universidade do Distrito Federal.
1936 - Membro da Comissão de Inquérito para Estudo da Alimentação do Povo Brasileiro, realizado pelo Departamento Nacional de Saúde.
1937 - Agraciado com o Prêmio Pandiá Calógeras.
1939 - Convidado oficial do Governo Italiano para realizar um ciclo de Conferências na Universidade de Roma e de Nápoles sobre os Problemas de Aclimatação Humana nos Trópicos.
1939 - Idealizador e Diretor do Serviço Central de Alimentação, transformado no Serviço de Alimentação da Previdência Social - SAPS, até 1941.
1940 - Professor Catedrático de Geografia Humana da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, até 1964.
1942 - Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação, até 1944.
1946 - Publica o que seria o grande marco da sua obra, Geografia da Fome.
Idealizador e Diretor do Instituto de Nutrição da Universidade do Brasil.
Agraciado com o Prêmio José Veríssimo da Academia Brasileira de Letras.
1947 - Membro do Comitê Consultivo Permanente de Nutrição da FAO.
1952 - Presidente do Conselho da Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), até 1956.
Agraciado com o Prêmio Roosevelt da Academia de Ciências Políticas dos Estados Unidos pelo livro Geografia da Fome.
1953 - Agraciado com a Grande Medalha da Cidade de Paris.
1954 - Agraciado com o Prêmio Internacional Da Paz.
1955 - Oficial da Legião de Honra França.
Josué de Castro
1956 - Presidente eleito do Comitê Governamental da Campanha da Luta contra a Fome, ONU.
Deputado Federal pelo Estado de Pernambuco, até 1962.
1957 - Presidente da Associação Mundial contra a Fome (ASCOFAM).
1962 - Embaixador do Brasil na ONU, em Genebra, até 1964.
1965 - Fundador e Presidente do Centro Internacional para o Desenvolvimento (CID), até 1973.
1968 - Professor Estrangeiro Associado ao Centro Universitário Experimental de Vincennes, Universidade de Paris, até 1973.
1970 - Presidente da Associação Médica Internacional para o Estudo de Condições de Vida e Saúde (AMIEVS).
1973 - Morre no exílio aos 65 anos em Paris, França.



“O subdesenvolvimento não é, como muitos pensam equivocadamente, insuficiência ou ausência de desenvolvimento. O subdesenvolvimento é um produto ou um subproduto do desenvolvimento, uma derivação inevitável da exploração econômica colonial ou neocolonial, que continua se exercendo sobre diversas regiões do planeta.”
- Josué de Castro, in 'Geopolítica da fome'.


OBRA DE JOSUÉ DE CASTRO
Josué de Castro - ciclo do Caranguejo
CASTRO, Josué.  A alimentação brasileira à luz da geografia humana. Porto Alegre, Globo,
1937. 176 p.
____.  Alimentação e raça. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1935.
____.  A cidade do Recife: Ensaio de geografia urbana. Rio de Janeiro, Casa do Estudante do Brasil, 1954. 163 p. (texto revisto dos Fatores da localização da cidade do Recife).
____. Condições de vida das classes operárias do Recife. Recife, Imprensa Industrial, 1932.
____. Documentário do Nordeste. 1ª ed. Rio de Janeiro, José Olympio, 1937. 184p.
____. Documentário do Nordeste. 3ª ed. São Paulo, Brasiliense, 1965.
____. Ensaios de geografia humana. 1ª ed. Porto Alegre, Livraria do Globo, 1939.
____. Ensaios de geografia humana. São Paulo, Brasiliense, 1968 (Col. Obras Completas).
____. Fatores de localização da cidade do Recife. Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1947. 81 p.
____. Festa das letras (com Cecília Meirelles). Porto Alegre, Livraria do Globo, 1937.
____. Festa das letras (com Cecília Meirelles). Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1996.
____. Fisiologia dos tabus. 1ª ed. São Paulo, Melhoramentos, 1938. 62 p.
____. Fome um tema proibido – Últimos escritos de Josué de Castro. Petrópolis, Vozes, 1983.
____. Fome um tema proibido – Últimos escritos de Josué de Castro. 3ª  ed. Recife, Instituto de Planejamento de Pernambuco/Cia Editora de Pernambuco, 1996.
____. Geografia da fome. 1ª ed. Rio de Janeiro, O Cruzeiro, 1946.
____. Geografia da fome. 14ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001.
____. Geopolítica da fome. 1ª ed. Rio de Janeiro, Editora Casa do estudante do Brasil, 1951.
____. Geopolítica da fome. 8ª ed. São Paulo, Brasiliense, 1968. 467 p. 2 volumes (Obras Completas).
____.  Homens e caranguejos. 1ª ed. São Paulo, Brasiliense, 1967. 177 p.
____.  Homens e caranguejos. 2ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001.
Josué de Castro, conversando com
menino de rua
____.  O livro negro da fome. 1ª ed. São Paulo, Brasiliense, 1960. 171 p.
____.  O problema da alimentação no Brasil. São Paulo/Rio de Janeiro, Companhia Editora Nacional, 1932. 257 p. (Col. Brasiliana).
____. O problema fisiológico da alimentação no Brasil. Recife, Imprensa Industrial, 1932. 50 p. (tese de livre docência para a cadeira de fisiologia da Faculdade de Medicina do Recife).
____. Problemas de medicina prática e preventiva no Brasil. 1ª ed. Rio de Janeiro, Agir, 1946 (organizado por Beatrice Berle).
____. Science et Technique. Edição do Ministério da Educação para a Exposição de Paris de 1938. Vários colaboradores.
____. Sete palmos de terra e um caixão. São Paulo, Brasiliense, 1965. 223 p.
____. Sete palmos de terra e um caixão. 3ª ed. São Paulo, Brasiliense, 1969. 225 p. (Obras Completas).
____. “Therapeutica dietética do diabete”. In: Diabete. 1ª ed. Porto Alegre, Livraria do Globo, 1936. p. 271-294 (organizado por H. Annes Dias).
____. Três personagens. Rio de Janeiro, Casa do Estudante do Brasil, 1955.


“O fenômeno – fome – se revelou espontaneamente a meus olhos nos mangues do Capibaribe, nos bairros miseráveis da cidade do Recife: Afogados, Pina, Santo Amaro, Ilha do Leite. Esta é que foi a minha Sorbonne: a lama dos mangues do Recife, fervilhando de  Caranguejos e povoada de seres humanos feitos de carne de caranguejos, pensando e sentindo como caranguejos. Seres anfíbios – habitantes da terra e da água, meio homens e meio bichos.”
- Josué de Castro, no prefácio do livro Homens e caranguejos, 1984.


Josué de Castro no mundo inteiro

OBRA TRADUZIDA E PUBLICADA NO EXTERIOR
Alemanha
CASTRO, Josué de.  Der krebskreis roman. Berlin, Verlag Neues Leben, 1970. 207 p. Tradução de Homens e caranguejos.
____.  Geopolitik des hungers. Tradução de Geopolítica da fome mais dois volumes. Frankfurt, Suhrkamp Verlag, 1973. 390 p.
____.  Weltgeibel hunger. Güttingen/Berlin, Musterschmidt-verlaf, 1959, 369p. Tradução de Geopolítica da fome.

Argentina
____.  Ensayos sobre el sub-desarrollo. Buenos Aires, Siglo Veinte, 1965. 229 p.
____.  Tradução de Ensaios de biologia social.
____.  Geografia del hambre. Buenos Aires, Peuser, 1950. 333 p.
____.  Geografia del hambre. 3ª ed. Buenos Aires, Solar/Hachette, 1969.
____.  Geopolítica del hambre. Buenos Aires, Editorial Rigal, 1955.
____. Geopolítica del hambre. 3ª ed. Buenos Aires, Solar/Hachette, 1967. 409 p. (Dimensión Americana).
____. El hambre problema universal. Buenos Aires, La Pleyade, 1969. 141 p.
____. El libro negro del hambre. Buenos Aires, Universitária de Buenos Aires, 1964. 170 p.
____. Una zona explosiva en América Latina. Buenos Aires, Solar/Hachette, 1965. 247 p. Tradução de Sete palmos de terra e um caixão.

Chile
____. Geografia del hambre. Santiago de Chile, Universitária, 1961. 240 p.

China
____. Geografia da fome. Tradução em chinês.

Josué de Castro, visita comunidades carentes 
em Palermo, Itália
Colômbia
____. Mensajes. Antologia del pensamiento económico y social de América Latina. Bogotá, Colibri, 1980. Publicado com o nome de Fome, um tema proibido.

Cuba
____. Geopolítica del hambre. Habana, La Habana, 1964. 163 p.
Dinamarca
____. En brasiliansk tragedie. Denmark, Mellemfolkeligt Samvirke, 1970. 167 p. Tradução de Death in Northeast. Tradução de Sete palmos de terra e um caixão.
____. Sultens Geografi. Denmark, Forgalet Rode Hane, 1963. Tradução de Geografia da fome.
____. Sultens Geografi. Denmark, Forgalet Rode Hane, 1972.

Espanha
____. Geografia del hambre. Madrid, CID, 1961. 366 p.
____. Geografia del hambre. 3ª ed. Madrid: CID, 1966. 366 p.
____. Geopolítica del hambre. Madrid, Guadarrama, 1972. 331p.
____. Geopolítica del hambre. Madrid, Punto Omega, 1975. 320 p. (Col. Universitaria de Bolsillo).
____. El libre negre de la fam. Barcelona, Estela, 1962.
____.  Un niño entre hombres y cangrejos. 1ª ed. Madrid, CID, 1966. 216 p.
____.  Una zona explosiva. El nord-est del Brasil. Barcelona, Nova Terra, 1965. 301 p.

Estados Unidos
____. The Black Book of Hunger. Boston, Beacon Press, 1969. 155 p.
____.  The Black Book of Hunger. New York, Junk & Wagnalls,1967.
____. Death in the Northeast. New York, Randon House, 1966. Tradução de Sete palmos de terra e um caixão.
____. Death in the Northeast. New York, Vintage Books, 1969.
____. The Geography of Hunger. Boston, Little, Brown and Cia, 1952.
____. The Geopolitics of Hunger. New York/London, Monthly Review Press,
1977.
____. Latin American Radicalism. New York, Vintage Books, 1969. Organizado por Irving  Horowitz, Josué de Castro e John Gerassi, contendo artigos de Fidel Castro, Eduardo Fri, Camilo Torres, Celso Furtado etc.
____. Of Men and Crabs. 1ª ed. New York, The Vanguard Press, 1970. 190 p.

França
____. Geographie de la faim. 1ª ed. Paris, Editions Ouvrières – Col. Économie et Humanisme, 1949. 260 p.
____. Geographie de la faim. Paris, Seuil, 1964. 260 p.
____. Geopolitique de la faim. 1ª ed. Paris,  Les Éditions Ouvrières – Économie et Humanisme, 1952.
____. Geopolitique de la faim. Paris, Les Éditions Ouvrières – Économie et Humanisme, 1973.
____. Des hommes et des crabes. Paris, Seuil, 1966. 186 p.
____. Le livre noir de la faim. Paris, Economie et Humanisme – Editions
Ouvrières, 1961.
____. Une zone explosive. Le nordeste du Brésil. Paris, Seuil, 1965. 256 p.

Holanda
____. De wereldkaart van de honger. Amsterdam, Wereld-bibliotheek, 1956. 278 p.

Hungria
____. Az éhezö Brazília. Budapest, Kossuth Könyvkiadó, 1965. Tradução de Geografia da fome.
____. Az éhség foldrajza. Budapest: Szira, 1955. Tradução de Geopolítica da fome.
____. Emberek és rákok. Budapest, Kossuth Konyvkiadó, 1968. Tradução de O ciclo do caranguejo.

Irã
____. Geopolítica da fome. Téhèran: Universidade de Teerã, 1963. Tradução em persa.

Josué de Castro,sempre voltava ao mangue
Itália
____. Alimentazione e acclimatazione umana nei Tropici. 1ª ed. Conferências pronunciadas na Itália.
____. Alimentazione non pianificata nel Sud America. Milano, Ulrico Hoepli, 1951.
____. Geografia della fame. Bari, Leonardo Da Vinci, 1954. 372 p.
____. Gli uomini contro la fame. (vários autores) Milano, Editore Ulrico Hoepli, 1951. (Sotto gli auspici  della Unesco).
____. Il libro nero della fame. Brescia, Morcelliana, 1963. 235 p.
____. Una zona esplosiva: il nordeste del Brasile. Torino, Giulio Einaudi, 1966. 213 p.
____. Uomini e granchi. Torino, Società Editrice Internazionale, 1974. 182 p.

Japão
____. Geografia da fome. Tradução em japonês.

Língua árabe
____. Geografia da fome. Tradução em árabe.

México
____. La alimentación en los trópicos. México: Fondo De Cultura Económica, 1946. 204 p. Original inédito.

Noruega
____. Ein brasilsk tragedie. Oslo, Det Norske Samlaget, 1969. Tradução de Sete palmos de terra e um caixão.

Peru
____. ¿Adonde va la América Latina? Lima, Latino Americana, 1966. 187 p.

Polônia
____.  Geografia glodu. 1ª ed. Warsawa, Pax, 1954.
____. Ludzie i kraby. Warszawa, Ksiazka i Wiedza, 1968. Tradução de O ciclo do caranguejo.

Portugal
____. O ciclo do caranguejo. 1ª ed. Porto, Brasília, 1966. 185 p.
____.  A estratégia do desenvolvimento. Lisboa, Seara Nova, 1971.
____.  Ensaios de biologia social. Porto, Brasília, 1967. 276 p.
____.  Ensaios de geografia humana. Porto, Brasília, 1966. 228 p.
____.  Geografia da fome. Lisboa, IPSA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada, 2001.
____.  Geopolítica da fome. Porto, Brasília, 1966.
____.  O livro negro da fome. Porto, Brasília, 1966. 157 p.
____.  Sete palmos de terra e um caixão. Lisboa, Seara Nova, 1965. 248 p.

Reino Unido
____. Geography of Hunger. 3ª  ed. London, Victor Gollancz, 1955. 1ª edição em 1952 e 2ª em 1953.
____. The Geopolitics of Hunger. New York/London, Monthly Review Press, 1977.

República Tcheca
____. Zemèpis hladu. Tradução de Geopolítica da fome. Praha, SNPL, 1956.158 p.

Romênia
____. Geografia foamei. Bucuresti, Politicä, 1965. 318 p.
____. Geografia foamei. Bucuresti, De Stat Pentru, 1965. 350 p.

Rússia
____.  Geografia da fome. Tradução em russo. 220 p.
____. Geopolítica da fome. Tradução em russo. 385 p.

Suécia
____.  En brasiliansk tragedi. Stockholm, Rabén & Sjorgren, 1967. Tradução de Death in Northeast. Tradução de Sete palmos de terra e um caixão.

Venezuela
____. América Latina y los problemas del desarrollo (Vários autores). Caracas, Monte Ávila Editores, 1974.

"Acho que foi ele que disse: - existe fome no Brasil. Ele que deu à fome o estatuto político e científico quando levantou essa questão." "... este é um crime político que a ditadura militar tem que debitar na sua imensa conta. A morte dele no exílio."
- Herbert de Souza (Betinho)


"Ele era apenas um brasileiro - um grande brasileiro. Um cientista, um escritor, um homem público, devotado à sua pátria, ao seu povo..." "...Sabia da injustiça, das nossas mazelas, sabia da fome... e como sabia da fome!"
- Jorge Amado

Josué e Tancredo Neves em Roma - foto: (...)

Diante de certos livros é que a gente vê como é fácil e sem importância o ofício de literato. Sim, são realmente os cientistas que nos botam complexo de inferioridade. Porque afinal de contas fazer literatura não é mais do que coisa gratuita e à toa, anotar impressões, traduzir um estado de alma, ou relatar algum sucesso havido, sempre deformado. Em suma: tudo improvisação, falsificação, fingimento.Mas escrever um livro que informe, ensine, descubra verdades encobertas ou controvertidas, isso sim, representa, na realidade, um mundo de honestidade, esforço, labuta, rigor além do talento natural que exige em grandes doses.E é pois o sentimento da minha inidoneidade que me afeta ao tentar um comentário em torno do livro do ilustre professor JOSUÉ DE CASTRO: O "Geografia da Fome."
- Rachel de Queiroz, escritor, in: comentário da Acadêmica sobre o Livro Geografia da Fome.


Josué de Castro com o Rei de Marrocos  - foto: (...)

“Quero dizer, pois, que a sua palavra não caiu em vão e se o lábaro que nos mostrou de certo modo, neste país que fala em subnutrição, não fala mais de fome, esse lábaro de certa forma, por muito tempo não foi erguido, ou foi erguido de maneira equívoca para que justamente, logo tivesse os frutos desejados ainda é tempo de retomar o caminho que ele nos mostrou e de ganhar a batalha.  Imagino, pois, que a lição de Josué de Castro é uma lição permanente e que deve ser recebida com a emoção que ela merece.”
- Milton Santos, geógrafo, in: discurso proferido no auditório da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, em sessão comemorativa dos 50 anos da Geografia da Fome – 1996.

Josué de Castro e Abbé Pierre em Grenoble, França

“Quantos professores, jovens e militantes do Brasil conhecem ou ouviram falar de nossos queridos Josué de Castro, Paulo Freire, Darcy Ribeiro, João do Vale, Patativa do Assaré, Câmara Cascudo, Caio Prado Junior, Nelson Wernek Sodré e tantos outros. Esses pensadores foram “esquecidos” pela classe dominante, para que as gerações atuais não pudessem se apropriar de seu pensamento, de seu exemplo, de suas reflexões. E nos proibiram de conhecê-los porque sabem que seu pensamento e ação são revolucionários. Revolucionários não numa retórica agitadora de gritar loas à mudança. Revolucionários no verdadeiro sentido de Marx e de Caio Prado Júnior: de revolucionar as estruturas econômicas e sociais, para que o povo possa se apropriar coletiva e socialmente dos bens da natureza e das formas de produzir os bens, utilizando-os em favor da melhoria de vida material e cultural de todos e não apenas de uma minoria, como sempre aconteceu nestes 500 anos. Nossa obrigação, como militantes estudiosos e dedicados que devemos ser, se quisermos honrar a memória de Josué de Castro, é estudar suas obras, compreendê-las, utilizá-las para transformar nossa realidade. Recuperar seu pensamento e ação para que todos os estudantes e militantes o conheçam.”
- João Pedro Stédille, coordenador do MST, in: trecho da apresentação para o Caderno de Estudos denominado Josué de Castro - O Semeador de Idéias.


Josué de Castro e a equipe do Instituto de Nutrição - RJ
"Josué é uma das pessoas que eu mais admirei. Eu digo mesmo que Josué é o homem mais inteligente e mais brilhante que eu conheci." "... o diabo é que me dava uma inveja enorme - Josué era brilhante em todas as línguas... Incrível!" "... mas isso do intelectual mais eminente do país, a figura mais importante do território brasileiro, a mais visível... esse, ser levado à morte em tristeza, querendo vir..."
- Darcy Ribeiro


"A história dos homens do Nordeste me entrou mais pelos olhos do que pelos ouvidos. Entrou-me por dentro dos meus olhos ávidos de criança sob forma destas imagens que estavam longe de serem claras e risonhas... Nada eu via que não provocasse a sensação de uma verdadeira descoberta. Foi assim que eu vi e senti formigar dentro de mim a terrível descoberta da fome."
- Josué de Castro, no prefácio do livro Homens e caranguejos, 1984.


Leia também: Os ‘Retirantes’ de Portinari e a ‘Geografia da fome’ de Josué de Castro

Josué de Castro numa noite de autógrafos no Ceará

FORTUNA CRÍTICA DE JOSUÉ DE CASTRO
(Biobibliografia de Josué de Castro)
ABRAMOVAY, Ricardo. O que é fome. 9ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1991, 117 p.
ALVES, Jose Jakson Amancio. 2008: Ano Centenário de Josué de Castro – 61 Anos da Geografia da Fome.  Revista Espaço Acadêmico, n. 89, outubro de 2008.
ALVES, Jose Jakson Amancio. A contribuição de Josué de Castro no estudo e combate à fome e sua repercussão científica e política na geografia. Revista de Geografia. Recife: UFPE – DCG/NAPA, v. 25, n. 2, mai/ago. 2008. Disponível no link. (acessado em 23.6.2012).
ALVES, Jose Jakson Amancio. Josué & a Fome. João Pessoa: Edição Sal da Terra., Paraíba. 2007, 74p.
ALVES, Jose Jakson Amancio. Uma leitura geográfica da fome com Josué de Castro.  Pontífica Universidad Católica de Chile / Instituto de Geografía. Revista de Geografía Norte Grande.  v. 38, p. 5-20. Disponível no link. (acessado em 23.6.2012).
ANDRADE, Manuel Correa de; SILVA, José Graziano da; BELIK, Walter; TAKAGI, Maya; COSTA, Humberto; BATISTA FILHO, Malaquias; BATISTA, Luciano Vidal; MELO FILHO, Djalma Agripino; SOARES, José Arlindo; SANTANA, Paulo; DUARTE, Renato; e ZAIDAN FILHO, Michel. Josué de Castro e o Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2003. Disponível no link. (acessado 26.6.2012).
ANDRADE, Manuel Correia de. Josué de Castro: o homem, o cientista e seu tempo. Estud. av. vol.11 nº. 29 São Paulo Jan./Apr. 1997. Disponível no link. (acessado 23.6.2012).
BARROS, Luitgarde Oliveira Cavalcanti. Josué de Castro um homem do século XX: ciência, educação e consciência política na reconstrução do mundo. in:  SILVA, Tânia Elias Magno da (org) Josué de Castro. Rio de Janeiro, Coleção Memória do Saber, Fundação Miguel de Cervantes/FBN/CNPQ, /MINC, 2012, p. 230-274.

BARROS, Luitgarde Oliveira Cavalcanti. Políticas de Desenvolvimento e Fome no Brasil. in: Pelos Sertões do Nordeste. Maceió, Editora da Universidade Estadual de Alagoas – EDUNEAL/ URCA, 2015, p. 371- 387.
BARTHOLO JR, R. S.; Aguiar, R.C.; MEDEIROS, C. M. B.; FERREIRA, G. S.; SOARES, F. P.; CASTRO, A. M. de; MOTA, C. R. ; KAMEL, J. A.; AYRES, A. R.. Josué de Castro: A fome não é natural. In: Roberto Bartholo. (Org.). Exclusão social no Brasil: textos comentados de Manuel Bomfim, Anísio Teixeira, Josué de Castro, Alberto Guerreiro Ramos, Celso Furtado. 1ª ed. Rio de Janeiro:  -papers, 2006, v. 1, p. 1-252.
BRANDÃO, Nilvanda Dantas. Identidade híbrida em homens e caranguejos, de Josué de Castro. In: Sébastien Joachim. (Org.). Cidadania Cultural: Diversidade Cultural, Linguaguens e Identidades. 1ª ed. Recife: Elógica, 2007, v. Vol. I, p. 623-628.
CAMPOS, Rui Ribeiro de. A dimensão populacional na obra de Josué de Castro. (Tese Doutorado em Geografia). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2004.
CAMPOS, Rui Ribeiro de. A Presença na Geografia de Josué de Castro. In: XIII EGAL - Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2011, San Jose (Costa Rica). XIII EGAL: Estableciendo puentes en la geografia de Latinoamérica. San Jose (Costa Rica), 2011. v. 01. p. 1-19.
CAMPOS, Rui Ribeiro de. Aspectos demográficos na obra de Josué de Castro. Mercator - volume 8, número 17, 2009: set./dez., p. 55 a 67. Disponível no link. (acessado em 23.6.2012).
CAMPOS, Rui Ribeiro de. Josué de Castro e o Direito à Alimentação. Geografia em Questão, v. 5, p. 28-46, 2012.
CAMPOS, Rui Ribeiro de; GUIDUGLI, O. S.. A influência da Geografia na obra de Josué de Castro. In: Auro Aparecido Mendeas; Magda Adelaide Lombardo. (Org.). Paisagens Geográficas e Desenvolvimento Territorial. 1ª ed. Rio Claro (SP): Programa de Pós-graduação em Geografia; Associação de Geografia Teorética - AGETEO, 2005, v. , p. 97-119.
CARDOSO, Tayguara Torres. A Memória, a História e a Denúncia entre Homens e Caranguejos: a literatura como elemento eloquente de crítica e desvelamento da realidade na obra de Josué de Castro. Cronos (Natal. Impresso), v. 10, p. 79-93, 2009.
CARDOSO, Tayguara Torres. Desenvolvimentismo e Sertão Nordestino: Celso Furtado, Josué de Castro e o debate em torno da Operação Nordeste. Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro, v. 440, p. 133-160, 2008.
CARDOSO, Tayguara Torres. O Novo Nordeste: Celso Furtado, Josué de Castro e o Debate sobre desenvolvimento e Sertão Nordestino nos anos 50. (Dissertação Mestrado em Ciências Sociais). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2007.
CARDOSO, Tayguara Torres. Sertão Nordestino, Desenvolvimento e População Josué de Castro, Celso Furtado e o Debate em torno da Operação Nordeste. In: XVI encontro da Associação Brasileira de estudos Populacionais, 2008, Caxambú - MG. Anais do XVI encontro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, 2008. Disponível no link. (acessado 23.6.2012).
CARNEIRO, Patrício Aureliano Silva. Luta e persistência por um mundo sem fome em Josué de Castro: uma revisão da geografia da alimentação.  Geosul, Florianópolis, v. 21, n. 41, p 29-45, jan./jun. 2006. Disponível no link. (acessado 23.6.2012).
CARVALHO, Antonio Alfredo Teles de. A Propósito da Escassez na Abundância: revisitando Josué de Castro para repensar as contradições do Brasil contemporâneo. In: Marcio Moraes Valença. (org.). Globalização e Marginalidade. Natal: EDUFRN, 2008, v. 3, p. 797-803.
CARVALHO, Antonio Alfredo Teles de. Algumas Considerações a Propósito da Influência Vidalina na Geografia de Josué de Castro. Cosmos (Presidente Prudente), Presidente Prudente, v. III, p. 1-12, 2005.
CARVALHO, Antonio Alfredo Teles de. Josué de Castro - a obra dele merece ser reeditada. In: Vandeck Santiago. (org.). Josué de Castro: o gênio silenciado. 1 ed. Recife: Edições Bagaço, 2008, v. , p. 151-162.
CARVALHO, Antonio Alfredo Teles de. Josué de Castro e a Construção de uma Matriz dos Estudos sobre a Fome na História do Pensamento Geográfico no Brasil. Cronos (Natal), v. 10, p. 15-33, 2010.
CARVALHO, Antonio Alfredo Teles de. Josué de Castro e o Caráter Subversivo do Pensamento Interdisciplinar de um Geógrafo sem Fronteiras. Geo UERJ, v. 15-16, p. 89-96, 2006.
Josué discursa em Rouen, França
CARVALHO, Antonio Alfredo Teles de. Josué de Castro na Perspectiva da Geografia Brasileira- 1934-1956: uma contribuição à historiografia geográfica nacional. (Dissertação Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, 2001.
CARVALHO, Antonio Alfredo Teles de. Josué de Castro na Perspectiva do Pensamento Brasileiro. Revista de Geografia (Recife), Recife-UFPE, v. 16, n. 2, p. 79-98, 2000.
CARVALHO, Antonio Alfredo Teles de. Josué de Castro nos Encalços da Geografia Francesa: Decifrando os Meandro de um Diálogo Geográfico. In: X Encontro de Geógrafos da América Latina, 2005, São Paulo. X Encontro de Geógrafos da América Latina, 2005.
CARVALHO, Antonio Alfredo Teles de. Josué de Castro: Entre o Ativismo e a Ciência, a Introdução da Geografia da Fome na História do Pensamento Geográfico no Brasil. Terra Livre, São Paulo, v. 2, n. 21, p. 111-120, 2006.
CARVALHO, Antonio Alfredo Teles de. Josué se Castro: Consubstanciação e Matriz dos Estudos sobre a Fome na História do Pensamento Geográfico no Brasil. In: XII Encuentro de Geografos de America Latina, 2009, Montevideo. XII Encuentro de Geografos de America Latina, 2009.
CARVALHO, Antonio Alfredo Teles de. Nas Trilhas da Historiografia Geográfica Brasileira: Josué de Castro e a Geografia de Denúncias nos Meados do Século XX. In: I Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico, 1999, Rio Claro. I Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico, 1999. v. 1. p. 38-42.
CARVALHO, Antonio Alfredo Teles de. O Pão Nosso de Cada Dia nos Dai Hoje... Josué de Castro e a Inclusão da Fome nos Estudos Geográficos no Brasil. (Tese Doutorado em Geografia Humana). Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, 2007.
CARVALHO, Antonio Alfredo Teles de. Os Alvos Fortes em Construidas Elaborações do Pensar a Sociedade: Josué de Castro e os Desafios de uma Geografia de Base Social no Contexto Geografico Brasileiro. In: 8º Encuentro de Geografos de America Latina, 2001, Santiago. 8º Encuentro de Geografos de America Latina. Santiago, 2001. v. 1.
CARVALHO, Antonio Alfredo Teles de. Revisitando Josué de Castro e os Pressupostos à Apreensão do Brasil Contemporâneo. In: XIV Encontro Nacional de Geógrafos, 2006, Rio Branco. XIV Encontro Nacional de Geógrafos, 2006.
CASTRO, Anna Maria de (Org.). Fome, um tema proibido: últimos escritos de Josué de Castro. 3.ed. Recife: Instituto de Planejamento de Pernambuco: Companhia Editora de Pernambuco, 1996.
CASTRO, Anna Maria de. Biografia de Josué Apolônio de Castro. Rio de Janeiro: FBCN, 2005.
CASTRO, Anna Maria de. Nutrição e desenvolvimento: análise de uma política. (Tese Livre-Docência em Sociologia). Instituto de Nutrição da UFRJ, Rio de Janeiro, 1977.
DEBATE. A fome não é só de comida - A atualidade de Josué de Castro. PUC/SP. Disponível no link. (acessado em 23.6.2012).
DI TARANTO, Giuseppe A. Sociedade e subdesenvolvimento na obra de Josué de Castro. Belém: CEJUP, 1993.
DOMINGOS, Patrícia. Resgate da vida e obra de Josué de Castro. (Monografia - Conclusão de Curso de Saúde Pública) – USP, São Paulo, 1997.
FARIA, Ângela Caldas Sanábio. Homens e caranguejos: uma trama interdisciplinar. A literatura topofílica e telúrica. (Dissertação Mestrado em Literatura). Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CESJF, 2008.
FERNANDES, Bernardo Mançano; GONÇALVES, Carlos Walter Porto (Orgs.). Josué de Castro: Vida e Obra. São Paulo: Expressão Popular, 2000.
FONTANA, Cleder. Espaço, ambiente e fome: Uma leitura a partir da obra de Josué de Castro. In: IX Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2011, Goiânia-GO. Anais do IX Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2011.
FONTANA, Cleder. Uma cartografia da fome no Brasil: Um estudo da "Geografia da fome" (1946), de Josué de Castro, e dos dados de insegurança alimentar da PNAD 2004. (Dissertação Mestrado em Geografia). Universidade Federal do Rio Grande, FURG, 2009.
FREITAS, Ines Aguiar de. Natureza e Cultura na Geografia do Brasil de Josué de Castro. In: VII Encontro Nacional da Anpege, 2007, Niterói. Anais do VII Encontro Nacional da Anpege. Niterói, 2007.
FREITAS, Ines Aguiar de. Pour une Histoire Naturelle de la Géographie. Les voyageurs-naturalistes français au Brésil ou Siècles des Lumières. (Tese Doutorado em Geografia). Université Paris-Sorbonne, Paris IV, França, 1996.
FREITAS, Ines Aguiar de;  MOURA, Rachel de Almeida . A Geografia de Josué de Castro: A regionalização da América Latina e do Brasil nas obras Geografia da Fome e Geopolítica da Fome. In: XI Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2007, Bogotá. XI Encuentro de Geógrafos de América Latina. Bogotá, 2007.
FREITAS, Ines Aguiar de; MOURA, Rachel de Almeida . A "Geografia da Fome" de Josué de Castro: uma regionalização do Brasil sob a égide da geografia cultural. In: Conferencia Internacional Aspectos Culturales en las Geografías Económicas, Sociales y Políticas, 2007, Buenos Aires. Aspectos culturales en las geografías sociales, económicas y políticas. Buenos Aires : Universidad de Buenos Aires, 2007.
ISHII, Midori. Resgate da Vida e A Obra de Josué de Castro., 1994.
MACEDO, Rogério Fernandes. Josué de Castro: realidade, teoria e institucionalização da fome. (Dissertação Mestrado em Sociologia). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2008.
MAGALHÃES, Rosana. Fome: uma (re)leitura de Josué de Castro. (Dissertação Mestrado). Fundação Oswaldo Cruz/ Escola Nacional da Saúde Pública, Rio de Janeiro, 1992.
MAGALHÃES, Rosana. Fome: uma (re)leitura de Josué de Castro. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 1997.
Josué de Castro e o Médico Português Almerindo Lessa
MARCHI, Dorival Donizeti. O pensamento geográfico de Josué de Castro. (Dissertação Mestrado em Educação). Universidade São Francisco, Itatiba/SP, 2004.
MARCHI, Dorival Donizeti. O pensamento geográfico de Josué de Castro nas décadas de 40 e 50: a fome e a produção de alimentos. (Monografia Bacharelado em Geografia). UNESP, Rio Claro, 1998.
MARQUES, Maria Letícia Galluzzi Bizzo. Ação política e pensamento social em Josué de Castro. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 4, p. 401-420, 2009.
MARQUES, Maria Letícia Galluzzi Bizzo; LIMA, Nísia Trindade. Ação política e pensamento social em Josué de Castro. In: 11º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2008, Niterói. Anais do 11o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2008.
MELO NETO, Moisés Monteiro de. Chico Science encontra Josué de Castro. Le Monde Diplomatique (Online), v. set, p. 1-8, 2008.
MELO, Normando Jorge de Albuquerque. Josué de Castro antes da fome. Aurora (UNESP. Marília), v. 7, p. 140-152, 2011.
MENEZES, Anna Waleska Nobre Cunha de. Ciência e Política na experiência parlamentar de Josué de Castro. (Tese Doutorado em Ciências Sociais). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2012.
MENEZES, Francisco R. de Sá. Josué de Castro: Por um mundo sem fome. São Paulo: Mercado Cultural, 2004. 120p. il. (Projeto Memória, 8).
MOURA, Abdias de. Josué de Castro: Geografia da fome. In:. COSTA SOBRINHO, Pedro Vicente; Patriota NETO, Nelson Ferreira (Org.). Vozes do Nordeste.  Natal: Editora da UFRN, 2001. p. 125-138.
NASCIMENTO, Claudia Louback do. Josué de Castro e a obra 'Alimentação e Raça'. In: Encontro Cultura, Modernidade e Memória, 2005, Recife. Encontro Cultura, Modernidade e Memória. Recife: ANPUH-PE/UFPE, 2005.
NASCIMENTO, Claudia Louback do. Josue de Castro: entre homens e caranguejos. (Dissertação Mestrado em História). Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, 2007.
NASCIMENTO, Renato Carvalheira do. Josué de Castro: a construção da fome. UnB Revista, v. AnoIII, p. 48-50, 2003.
NASCIMENTO, Renato Carvalheira do. Josué de Castro: o sociólogo da fome. (Dissertação Mestrado em Sociologia). Universidade de Brasília, UNB, 2002.
NASCIMENTO, Renato Carvalheira do. Josué de Castro: o teórico do mangue. (Monografia Bacharelado em Sociologia). UnB, Brasília, 1999.
NASCIMENTO, Renato Carvalheira do. O resgate da obra de Josué de Castro, onde estamos? Cronos, Natal-RN, v. 10, n. 1, p. 43-50, jan./jun. 2009. Disponível no link. (acessado em 23.6.2012).
NOGUEIRA, Maria Aparecida Lopes. Utopias: Josué de Castro e o Mangue Beat. Cronos, Natal-RN, v. 10, n. 1, p. 35-42, jan./jun. 2009. Disponível no link. (acessado 23.6.2012).
NUNES, Jorge Luís R. Josué de Castro, o geógrafo da fome: uma abordagem crítica da obra e sua relação com o contexto econômico e político do Brasil. (Dissertação Mestrado em Geografia). UFRGS, Porto Alegre, 2003.
OLIVEIRA, Thiago Azevedo Sá de.. O leitor verá...: itinerário da obra literária de Josué de Castro. (Tese Doutorado em Letras). Universidade Federal do Pará (UFPA), 2019. Disponível no link (acessado em 6.7.2020)
OLIVEIRA, Thiago Azevedo Sá de.. Da lama à ficção: memórias e diálogos da fome nos interstícios narrativos de homens e caranguejos. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal do Pará (UFPA), 2014. Disponível no link (acessado em 6.7.2020)
PELIANO, Anna Maria. O mapa da fome (I, II e III). Brasília: IPEA,1993. (Documento de Política, n. 14, 15 e 17).
PICCHI, Bruno. As duas novas leituras do Homem-caranguejo de Josué de Castro. In: Paulo Roberto Teixeira de Godoy. (Org.). História do pensamento geográfico e epistemologia em geografia. 1 ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, v. 1, p. 259-276.
PICCHI, Bruno. De homens e caranguejos ao caranguejos com cérebro: a região cultural do movimento manguebit e o Recife contemporâneo. (Dissertação Mestrado em Geografia). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2011.
PIRES, Maria Idalina da Cruz; SIMÕES, Maria Lucilia Rodrigues. Josué de Castro. São Paulo: Edições Paulinas, 1992.
REZENDE, Luciana Barreto Machado. Cem anos de Josué de Castro: legado permanece. Revista do Serviço Público, v. 59, p. 375-380, 2008.
RIBEIRO JUNIOR, Jose Raimundo Sousa. A fome e a miséria na alimentação: apontamentos para uma crítica da vida cotidiana a partir da Geografia Urbana. (Dissertação Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, USP, 2008.
RIBEIRO, D.. Josué de Castro: Cidadão do Mundo. Revista Construir Notícias, n. 20, 2005, p. 26-28.
SANTIAGO, Vandeck; CASTRO, A. M.; NASCIMENTO, Renato Carvalheira do; CARVALHO, Antônio A. T. de; MALUF, R.; Frei Betto; STÉDILE, João Pedro. Josué de Castro: o gênio silenciado. 1. ed. Recife - Pernambuco: Bagaço, 2008. v. 1. 8 p.
SANTOS, Alice Nayara dos. Fome, Educação e Alimentação: A proposta educativa de Josué de Castro. (Dissertação Mestrado em Educação). Universidade Federal do Ceará, UFC, 2012.
SANTOS, Alice Nayara dos. Josué de Castro, Currículo e Fome: Perspectiva para a pesquisa em educação. In: Alice Nayara dos Santos; Ana Paula de Oliveira Tahim; Gabrielle Silva Marinho. (Org.). Educação: perspectivas e reflexões contemporâneas. Fortaleza: Edições UFC, 2012, v. , p. -.
SANTOS, Katia Hale dos. Josué de Castro: fome e repercussões sociais. (Dissertação Mestrado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, 2009.
SANTOS, Katia Hale dos. Josué de Castro: fome e repercussões sociais. Serviço Social & Saúde (UNICAMP), v. 10, p. 59-90, 2011.
SCHAPPO, Sirlândia. Josué de Castro e a Agricultura de Sustentação. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009.
SCHAPPO, Sirlândia. Josué de Castro por uma agricultura de sustentação. (Tese Doutorado em Sociologia). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2008.
SCHAPPO, Sirlândia. Josué de Castro: Reforma Agrária e Agricultura de Sustentação. In: V Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2012, Belém - Pará. V Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2012.
SEVERINO, Cláudio Francisco. Geografia e modernização agrária no pensamento de Josué de Castro. In: I Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2003, São Paulo. II Simpósio Nacional de Geografia Agrária/I Simpósio Internacional de Georafia Agrária - O campoo no século XXI. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003. v. 1.
SEVERINO, Cláudio Francisco. Josué de Castro e Max Sorre: diálogos sobre metodo ecológico e fome. In: X Encontro de Geógrafos da América Latina, 2004, São Paulo. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina. São Paulo: USP/AGB/ANPEGE/EGAL, 2004.
SILVA, João Luiz da. A Fome no Brail: do Período Colonial até 1940.. Revista de Geografia (Recife), v. 23, p. 31-36, 2006.
SILVA, João Luiz da. As novas faces da fome na pós-modernidade. (Dissertação Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, 2007.
SILVA, Mercês de Fátima dos Santos. Josué de Castro e a nova geografia da fome. In: XVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americano de Sociologia, 2011, Recife. XXVIII Congresso ALAS 2011, 2011.
SILVA, Mercês de Fátima dos Santos. Josué de Castro: Pensamento e ação; A gênese do Plano de Segurança Alimentar. (Dissertação Mestrado em Sociologia). Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, 2010.
SILVA, Nauber Gavski da. A constituição da nutrição no Brasil: Josué de Castro e o projeto nacional. In: I Encontro Nacional de Pesquisadores em História das Ciências, 2010, Belo Horizonte. Anais do I Encontro Nacional de Pesquisadores em História das Ciências. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, 2010. p. 403-416.
SILVA, Tania Elias Magno. Imagens da Fome e o Itinerário de Josué de Castro. Cronos (Natal), Natal/RN, v. 2, p. 15-22, 2000.
SILVA, Tania Elias Magno. Josué de Castro - Cidadão do Mundo. Universidade e Sociedade (ANDES), São Paulo, v. 12, p. 130-137, 1997.
Josué de Castro, no exílio
SILVA, Tania Elias Magno. Josué de Castro - marcas geográficas e geopolítica da fome. Geonordeste, Aracaju, v. 1, n. 10, p. 39-64, 2000.
SILVA, Tania Elias Magno. Josué de Castro - para uma poética da fome. Curituba (UFS), Aracaju, v. 2, n. 1, p. 45-61, 2000.
SILVA, Tania Elias Magno. Josué de Castro e os estudos sobre a fome no Brasil. Cronos (Natal), v. 10, p. 51-77, 2009.
SILVA, Tania Elias Magno. Josué de Castro: Para uma poética da fome. (Tese Doutorado em Ciências Sociais). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, 1998.
SILVA, Tania Elias Magno. Josué de Castro: Para uma poética da fome. Desafios do Milênio As Ciências Sociais, Natal/RN, v. 1, n. 1, p. 734-761, 2001.
SILVA, Tania Elias Magno. Pensamento Social Brasileiro: Josué de Castro - para uma poética da fome.. In: GICO, Vânia; SPINELLI, Antônio; VICENTE, Pedro. (Org.). As Ciências Sociais: desafios do milênio. 1 ed. Natal: EDUFRN, 2001, v. 1, p. 734-761.
SOUZA, Jonas Otaviano Praça de. Paisagens e Lugares do Sertão: Um Romance Revelado por Josué de Castro. In: Os Sertões: Espaços, Tempos, Movimentos., 2006, Recife. Anais do evento: Os Sertões: Espaços, Tempos, Movimentos., 2006.
TAVARES, Luís Carlos Ramos. A inserção da obra de Josué de Castro no pensamento geográfico. (Monografia Graduação). Departamento de Geografia da Universidade de Brasília, Brasília, 1997.
TOBELEM, Alain. Josué de Castro e a descoberta da fome. Rio de Janeiro: Leitura, 1974.
TOZI, Fábio. Geografias da desigualdade: território e fome. (Monografia Bacharelado em Geografia). Unicamp, Campinas, 2001.
VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedes de. Fome, eugenia e constituição do campo da nutrição em saúde pública em Pernambuco: uma análise de Gilberto Freyre, Josué de Castro e Nelson Chaves. História Ciências Saúde-Manguinhos 2001; 8: 315-39.
VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedes de. Josué de Castro e a Geografia da Fome no Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 24(11):2710-2717, nov, 2008. Disponível no link. (Acessado 23.6.2012).


“Os neomalthusianos, ao afirmarem que o mundo vive faminto e está condenado a perecer numa epidemia total de fome porque os homens não controlam de maneira adequada os nascimentos de novos seres humanos, não fazem mais do que atribuir a culpa da fome aos próprios famintos.”
- Josué de Castro


"Mais grave ainda que a fome aguda e total, devido às suas repercussões sociais e econômicas, é o fenômeno da fome crônica ou parcial, que corrói silenciosamente inúmeras populações do mundo."
- Josué de Castro

Josué de Castro - Foto: (...)

"Tudo aí, é, foi ou está para ser caranguejo, inclusive a lama e o homem que vive nela. A lama misturada com urina, excremento e outros resíduos que a maré traz, quando ainda não é caranguejo, vai ser. O caranguejo nasce nela, vive dela. Cresce comendo lama, engordando com as porcarias dela, fazendo com lama a carninha branca de suas patas e a geléia esverdeadas de suas vísceras pegajosas. Por outro lado o povo daí vive de pegar caranguejo, chupar-lhe as patas, comer e lamber os seus cascos até que fiquem limpos como um copo. E com a sua carne feita de lama fazer a carne do seu corpo e a carne do corpo de seus filhos."
- Josué de Castro, in 'Homens e caranguejos'.


"O problema da fome de sódio é um problema da mais alta importância na vida tanto econômica como social dos grupos humanos que habitam as regiões equatoriais e tropicais. Através dele se fazem sentir influências decisivas do tipo de alimentação, do vestuário, e do regime de trabalho. Problema de raça, de clima e de hábitos culturais."
- Josué de Castro, 'sobre as conseqüências desta carência', In Geografia da Fome.

Josué de Castro - Foto: (...)

DOCUMENTÁRIO
Título: Josué de Castro - Cidadão do Mundo
Sinopse: conta a história do autor de “Geopolítica da fome” e de “Geografia da fome”. Uma das mais importantes personalidades de seu tempo, Josué de Castro presidiu a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – e, por duas vezes, foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz, tendo dedicado a vida inteira à luta contra a fome no mundo. O vídeo apresenta imagens históricas do acervo da ONU, além de entrevistas com diversas personalidades ligadas causas sociais, entre elas Herbert de Souza, o Abade Pierre e Darcy Ribeiro. 
Direção: Sílvio Tendler
Produção Executiva: Adolfo Lachtermacher
Direção de Fotografia: Jacques Cheuiche
Consultoria Especializada: Anna Maria de Castro e Josué Fernando de Castro Filho
Narração: José Wilker e Francisco Milani
Edição: Mário Lobão e Flávia Celestino
Argumento: Josué de Castro Filho e Adolfo Lachtermacher
Texto: Tânia Fusco
Roteiro: Sílvio Tendler e Tânia Fusco
Produtores Associados: Vídeo Fundição, Caliban Produções Cinematográficas (RJ), Truques (Recife), Próvídeo (DF), Lamounier (RJ), Sky Light (RJ), Delart (RJ)
Realização: Bárbaras Produções
Distribuição: UERJ Vídeo

"O caminho para a salvação do mundo, segundo nossa opinião, deve consistir em facilitar progressivamente sua reestruturação econômica e social a partir de princípios mais humanitários – princípios que coloquem o homem como o centro do pensamento e do interesse social. Desta forma, será possível utilizar racionalmente os inúmeros recursos naturais ainda inexplorados e obter alimentos para acalmar a fome de toda a humanidade."
- Josué de Castro


"Os neomalthusianos, ao afirmarem que o mundo vive faminto e está condenado a perecer numa epidemia total de fome porque os homens não controlam de maneira adequada os nascimentos de novos seres humanos, não fazem mais do que atribuir a culpa da fome aos próprios famintos."
- Josué de Castro
Josué de Castro - foto: (...)

“Josué fala de uma humanidade entregue a instintos primitivos porque se de um lado se justificava, perfeitamente, a falta de sono daqueles que não tinham alimento, de outro lado, não se podia compreender a atitude impassível daqueles que tendo sobra demais no seu bem estar, não desejavam atender e ajudar a atenuar a situação de miséria daqueles que se achavam dentro dos ¾ de famintos. E no mundo, hoje, sobram cada vez mais as verbas para armamentos e cada vez minguam mais as verbas para a assistência social. Enquanto homens do Nordeste se vêem obrigados a consumir a sua dieta de lagartos e cobras, outros realizam banquetes requintados."
- Barbosa Lima Sobrinho, in: discurso proferido na sede da ABI, com o propósito de assinalar os 10 anos da morte de Josué de Castro – 1983.

Josué de Castro - Foto: (...)

"Um dos traços fundamentais de Josué de Castro era a sua clarividência. A clarividência é uma virtude que se adquire pela intuição, mas sobretudo pelo estudo. É tentar ver a parte do presente que se projeta no futuro."


FONTES E OUTRAS REFERÊNCIAS DE PESQUISA

© Direitos reservados ao autor/e ou ao seus herdeiros

© Pesquisa, seleção e organização: Elfi Kürten Fenske


=== === ===
Trabalhos sobre o autor:
Caso, você tenha algum trabalho não citado e queira que ele seja incluído - exemplo: livro, tese, dissertação, ensaio, artigo - envie os dados para o nosso "e-mail de contato", para que possamos incluir as referências do seu trabalho nesta pagina. 

Como citar:
FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção e organização). Josué de Castro - e a geografia da fome. Templo Cultural Delfos, junho/2012. Disponível no link. (acessado em .../.../...).
____
Página atualizada em 6.7.2020.



Licença de uso: O conteúdo deste site, vedado ao seu uso comercial, poderá ser reproduzido desde que citada a fonte, excetuando os casos especificados em contrário. 
Direitos Reservados © 2020 Templo Cultural Delfos

5 comentários:

  1. Interessante este seu blog e a postagem sobre Josué de Castro.
    Boa pesquisa bibliográfica
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muitas palmas para esse brilhante homem!!!! Orgulho brasileiro!!!

    ResponderExcluir
  3. Em 1957 eu tinha 19 anos morava em Duque de Caxias, RJ, e ouvi uma longa entrevista de Josué de Castro no programa Universidade do Ar, com um dos Amado, Genolino ou Gilson. Fiquei sabendo dele e da ASCOFAM. A Na sequência da vida tornei-me editor e contribui com Maria Vicentina de Carvalho na elaboração e publicação de PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR PARA O CURSO PRIMÁRIO, publicado em 1965 e a 3.......[ e 4ª edições pela Biblioteca do Educador Contemporâneo . Em 1968 ela mereceu Menção Honrosa da UNESCO, por ser o 1º a tratar de uma didática de nutrição. E ASSIM SE PASSARAM 50 ANOS. Não está morto quem é lembrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O senhor tem razão, estamos organizando uma exposição sobre Josué de Castro nesse momento. A fome continua um mal terrível para a humanidade.

      Excluir

Agradecemos a visita. Deixe seu comentário!

COMPARTILHE NAS SUAS REDES