Carl Sagan - a última entrevista

Carl Sagan o maior astrônomo do século 20
O pensamento do maior astrônomo do século 20.


"Para mim, é muito melhor compreender o universo como ele realmente é do que persistir no engano, por mais satisfatório e tranquilizador que possa parecer."
- Carl Sagan, em "O mundo assombrado pelos demônios". [tradução Rosaura Eichenberg]. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.


A ENTREVISTA
Carl Sagan deu esta entrevista em 27 de maio de 1996, a Charlie Rose, na TV pública americana PBS. É das mais tocantes e interessantes entrevistas de um cientista.

Carl Sagan -  última entrevista (legendado)


BREVE BIOGRAFIA
Carl Edward Sagan foi um cientista e astrônomo dos Estados Unidos da América. Nasceu em Nova Iorque a 9 de novembro de 1934, tendo falecido a 20 de dezembro de 1996 em Seattle. Obteve o título de doutor pela Universidade de Chicago. Dedicou-se à pesquisa e à divulgação da astronomia, como também ao estudo da chamada exobiologia. Foi um excelente divulgador da ciência (considerado por muitos o maior divulgador da ciência que o mundo já conheceu).

Morreu aos 62 anos, de pneumonia, no Centro de Pesquisas do Câncro Fred Hutchinson, depois de uma batalha de dois anos com uma rara e grave doença na medula óssea. A Ciência perdeu um grande defensor, divulgador e incentivador dela na atualidade.


Carl Sagan o maior astrônomo do século 20
Carl Sagan teve um papel significativo no programa espacial americano desde o seu início. Foi consultor e conselheiro da NASA desde os anos 50, trabalhou com os astronautas do Projeto Apollo antes de suas idas à Lua, e chefiou os projetos da Mariner e Viking, pioneiras na exploração do sistema solar que permitiram obter importantes informações sobre Vénus e Marte. Participou também das missões Voyager e da sonda Galileu. Foi decisivo na explicação do efeito estufa em Vénus e na descoberta das altas temperaturas do planeta, na explicação das mudanças sazonais da atmosfera de Marte e na descoberta das moléculas orgânicas em Titã, satélite de Saturno.

Foi autor de mais de 600 publicações científicas, e também autor de mais de 20 livros de ciência e ficção científica. Foi durante a vida um grande defensor do ceticismo e do uso do método científico, promoveu a procura de sinais de vida extraterrestre através do projeto SETI e instituiu o envio de mensagens a bordo de sondas espaciais, destinadas a informar possíveis civilizações extraterrestres sobre a existência humana.

Carl Sagan é reconhecido pelos seus livros de divulgação científica e pela premiada série de televisão dos anos 80: Cosmos - Uma Viagem Pessoal, que ele mesmo narrou e co-escreveu. O livro Cosmos foi publicado para complementar a série. Sagan escreveu o romance Contacto, que serviu de base para um filme com o mesmo nome (1997). Em 1978, ganhou o prêmio Pulitzer de literatura geral de não-ficção pelo seu livro Os dragões do Éden.

Para conheceres um pouco mais sobre este extraordinário homem, podes visitar o portal dedicado a ele, no seguinte endereço: The Carl Sagan Portal. (inglês).
:: Fonte: Explicatorium (acessado em 1.5.2016).



© Direitos reservados aos seus herdeiros
____
Página atualizada em 22.6.2016.



Licença de uso: O conteúdo deste site, vedado ao seu uso comercial, poderá ser reproduzido desde que citada a fonte, excetuando os casos especificados em contrário. 
Direitos Reservados © 2016 Templo Cultural Delfos

Um comentário:

Agradecemos a visita. Deixe seu comentário!