COMPARTILHE NAS SUAS REDES

Hilda Hilst - múltipla e singular

Hilda Hilst

© Pesquisa, seleção, edição e organização: Elfi Kürten Fenske



"A vida foi isso de sentir o corpo, contorno, vísceras, respirar, ver, mas nunca compreender. Por isso é que me recusava muitas vezes. queria o fio lá de cima, o tenso que o OUTRO segura, o OUTRO, entendes?"
- Hilda Hilst, in "a obscena senhora D".



Testamento Lírico
Se quiserem saber se pedi muito
Ou se nada pedi, nesta minha vida,
Saiba, senhor, que sempre me perdi
Na criança que fui, tão confundida.
À noite ouvia vozes e regressos.
A noite me falava sempre sempre
Do possível de fábulas. De fadas.
O mundo na varanda. Céu aberto.
Hilda, em 1933, aos 3 anos de idade
Castanheiras douradas. Meu espanto
Diante das muitas falas, das risadas.
Eu era uma criança delirante.
Nem soube defender-me das palavras.
Nem soube dizer das aflições, da mágoa
De não saber dizer coisas amantes.
O que vivia em mim, sempre calava.

E não sou mais que a infância. Nem pretendo
Ser outra, comedida. Ah, se soubésseis!
Ter escolhido um mundo, este em que vivo,
Ter rituais e gestos e lembranças.
Viver secretamente. Em sigilo
Permanecer aquela, esquiva e dócil.
Querer deixar um testamento lírico
E escutar (apesar) entre as paredes
Um ruído inquietante de sorrisos
Uma boca de plumas, murmurante.

Nem sempre há de falar-vos um poeta.
E ainda que minha voz não seja ouvida
Um dentre vós, resguardará (por certo)
A criança que foi. Tão confundida.
- Hilda Hilst

Hilda Hilst nasceu na cidade de Jaú, interior do Estado de São Paulo, no dia 21 de abril de 1930, filha única do fazendeiro, jornalista, poeta e ensaísta Apolônio de Almeida Prado Hilst e de Bedecilda Vaz Cardoso. Com pouco tempo de vida, seus pais se separaram, o que motivou sua mudança, com a mãe, para a cidade de Santos (SP). Seu pai, que sofria de esquizofrenia, foi internado num sanatório em Campinas (SP), tendo nessa época 35 anos de idade. Até sua morte passou longos períodos em sanatórios para doentes mentais.

Foi para o colégio interno, Santa Marcelina, na cidade de São Paulo, em 1937, onde estudou por oito anos. No ano de 1945 matricula-se no curso clássico da Escola Mackenzie, também naquela cidade. Morava, nessa época, num apartamento na Alameda Santos, com uma governanta de nome Marta.

Em 1946, pela primeira vez, visitou o pai em sua fazenda em sua cidade natal, Jaú.   Em apenas três dias, no pouco tempo que passou com ele, perturbou-se com sua loucura. Em "Carta ao Pai" diz a biografada:

Hilda Hilst  
"Só três noites de amor, só três noites de amor", implorava o pai, sim, o pai, ele nunca fizera uma coisa como essa, sim, era Jaú, interior de São Paulo, um dia qualquer de 1946, sim, a filha deslumbrante, tremendo em seus 16 anos, sim, o pai a confundia com a mãe, a mão dele fechada sobre a dela, sim, o pai a confundia com a mãe, a confundia, sim?..."

Aconselhada pela mãe, em 1948 inicia seus estudos de Direito na Faculdade do Largo do São Francisco. A partir de então levaria uma vida boêmia que se prolongou até 1963. Moça de rara beleza, Hilda comportava-se de maneira muito avançada, escandalizando a alta sociedade paulista. Despertou paixões em empresários, poetas (inclusive Vinicius de Moraes) e artistas em geral.

Em 1949 é escolhida para saudar, entre os alunos de Direito, a escritora Lygia Fagundes Telles, por ocasião do lançamento de seu livro de contos "O Cacto Vermelho".

Hilda lança, nos dois anos seguintes, seus primeiros livros: "Presságio" (1950), e "Balada de Alzira" (1951).

Conclui o curso de Direito em 1952. Três anos depois publica "Balada do Festival".

No ano de 1957 viaja pela Europa por sete meses (junho a dezembro). Namora com o ator americano Dean Martin e, fazendo-se passar por jornalista, assedia, sem sucesso, Marlon Brando, outro galã de Hollywood.

Em 1959 publica o livro de poesia "Roteiro do silêncio" e "Trovas de muito amor para um amado senhor". José Antônio de Almeida Prado, primo da escritora, inspira-se em poemas desse último livro e compõe a "Canção para soprano e piano". Em outras oportunidades voltou a basear-se em textos de Hilda para compor alguns de seus trabalhos mais significativos. Os compositores Adoniran Barbosa ("Quando te achei") e Gilberto Mendes ("Trovas"), entre outros, também se inspiraram em textos da autora.

"Ode fragmentária" é lançado em 1961. Seu livro "Trovas de muito amor para um amado senhor" é reeditado por Massao Ohno.

É agraciada com o Prêmio Pen Club de São Paulo pelo livro "Sete cantos do poeta para o anjo", em 1962. Passa a morar na Fazenda São José, a 11 quilômetros de Campinas (SP), de propriedade de sua mãe. Abre mão da intensa vida de convívio social para se dedicar exclusivamente à literatura. Tal mudança foi influenciada pela leitura de "Carta a El Greco", do escritor grego Nikos Kazantzakis. Entre outras teses, defende o escritor a necessidade do isolamento do mundo para tornar possível o conhecimento do ser humano.

Muda-se para a Casa do Sol, construída na fazenda, onde passa a viver com o escultor Dante Casarini, em 1966. Morre seu pai.

Em 1967 redige "A possessa" e "O rato no muro", iniciando uma série de oito peças teatrais que escreveria até 1969. Lança "Poesia (1959 / 1967)".

Por imposição da mãe, internada no mesmo sanatório em Campinas onde estivera seu pai, casa-se com Dante Casarini, em 1968. Escreve as peças "O visitante", "Auto da barca de Camiri", "O novo sistema" e "As aves da noite". "O visitante" e "O rato no muro" são encenadas no Teatro Anchieta, em São Paulo, para exame dos alunos da Escola de Arte Dramática, sob direção de Terezinha Aguiar.

Hilda Hilst
Em 1969 escreve "O verdugo" e "A morte do patriarca". A primeira recebe o Prêmio Anchieta. A montagem de "O rato no muro", sob a direção de Terezinha Aguiar, é apresentada no Festival de Teatro de Manizales, na Colômbia.

"Fluxo-Floema", sua primeira obra em prosa, é lançada em 1970. A peça "O novo sistema" é encenada em São Paulo, no Teatro Veredas, pelos Grupo Experimental Mauá (Gema), sob a direção de Terezinha Aguiar. Baseando-se nos experimentos do pesquisador sueco Friedrich Juergenson relatados no livro "Telefone para o além", Hilda Hilst iria se dedicar, ao longo desta década que se iniciava, à gravação, através de ondas radiofônicas, de vozes que, assegurava, seriam de pessoas mortas. No mesmo período anunciou a visita de discos voadores à sua fazenda. "O verdugo" é editado em livro, e é, até hoje, a única que não é inédita. Morre sua mãe, Bedecilda.

Em 1972 o Grupo de Teatro Núcleo, da Universidade Estadual de Londrina, sobre a direção de Nitis Jacon A. Moreira, encena a peça "O verdugo". Essa mesma peça é encenada no Teatro Oficina, em São Paulo, sob a direção de Rofran Fernandes, no ano seguinte, época em que foi lançado seu novo livro "Qadós".

"Júbilo, memória, noviciado da paixão" é lançado em 1974.

No ano de 1977 é publicado o livro "Ficções", que recebe o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), como "Melhor Livro do Ano".

Três anos depois, 1980, saem os livros "Poesia (1959/1979)", "Da morte. Odes mínimas", e "Tu não te moves de ti". Recebe da APCA o prêmio pelo conjunto da obra. Estréia a montagem de "As aves da noite" no Teatro Ruth Escobar, com direção de Antônio do Valle. Divorcia-se de Dante Casarini, mas o ex-marido continua morando na Casa do Sol.

Passa a fazer parte do Programa do Artista Residente da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 1982. Lança "A obscena senhora D". No ano seguinte publica "Cantares de perda e predileção", que recebe os prêmios Jabuti (da Câmara Brasileira do Livro) e Cassiano Ricardo (do Clube de Poesia de São Paulo).

Em 1984 saem os "Poemas malditos, gozosos e devotos". Dois anos depois, em 1986, publica os livros "Sobre a tua grande face" e "Com meus olhos de cão e outras novelas". 1989 marca o lançamento de "Amavisse".

Com "O caderno rosa de Lori Lamby", livro que consagra a nova fase  iniciada em "A obscena senhora D", a escritora anuncia o "adeus à literatura séria" (1990). Justifica essa medida radical como uma tentativa de vender mais e assim conquistar o reconhecimento do público. A obra provoca "espanto e indignação" em seus amigos e na crítica. O editor Caio Graco Prado se recusa a publicá-la e o artista plástico Wesley Duke Lee a considera "um lixo". Lança "Contos d'escárnio/Textos grotescos e Alcoólicos".

Hilda Hilst
O quarto livro dessa fase que, para muito, como dissemos, causou "espanto e indignação", "Cartas de um sedutor" é lançado em 1991. O livro "O caderno rosa de Lori Lamby" é traduzido para o italiano. Estréia, em São Paulo, a peça "Maria matamoros", adaptação do texto "Matamoros" que se encontra no livro "Tu não te moves de ti".

Em 1992 lança a antologia poética "Do desejo" e "Bufólicas", na verdade uma brincadeira quase infantil da autora, por muitos visto como uma paródia. Passa a colaborar com o Correio Popular, jornal diário de Campinas (SP), escrevendo crônicas semanais; o trabalho se estenderia até 1995.

No ano seguinte publica "Rútilo nada", num livro que também continha "A obscena senhora D" e "Qadós". "Rútilo nada" recebe o Prêmio Jabuti na categoria "Contos".

Em 1994, "Contos d'escárnio & Textos Grotescos" é traduzido para o francês.

No ano seguinte sai o volume "Cantares do sem nome e de partidas". O Centro de Documentação Alexandre Eulálio, da UNICAMP, adquire seu arquivo pessoal. A escritora sofre isquemia cerebral.

Em 1997, lança "Estar sendo. Ter sido". Seus poemas são lidos em Quebec, Canadá, juntamente com textos de Safo, Gabriela Mistral e Marguerite Yourcenar, entre outras autoras, no recital Le féminin du feu, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher.

A edição bilíngüe (português-francês) do livro "Da morte. Odes mínimas" é publicada em 1998. Publica também "Cascos & Carícias: crônicas reunidas (1992-1995)", volume de textos que saíram no jornal "Correio Popular". Volta a se dedicar a questões sobrenaturais: afirma acreditar no contato dos mortos com a Terra através de mensagens enviadas via fax.  Reafirma o desejo de construir em suas terras um centro de estudos da imortalidade.

Em 1999, lança a antologia poética "Do amor". Sob a coordenação do escritor Yuri V. Santos entra no ar seu site oficial Casa do Sol.

"O caderno rosa de Lori Lamby" é levado ao palco sob direção de Bete Coelho e tendo no papel principal a atriz Iara Jamra.

Hilda Hilst, em 1999.
Em 2000, lança "Teatro reunido" (volume 1)". Estréia, em Brasília, a adaptação teatral de "Cartas de um sedutor". Estréia, na Casa de Cultura Laura Alvin, no Rio de Janeiro, o espetáculo "HH informe-se", reunião e adaptação teatral de textos da autora. Inauguração, em dezembro, da "Exposição Hilda Hilst - 70 anos", evento criado pela arquiteta Gisela Magalhães no SESC Pompéia, em São Paulo.

Em 2001, estréia, no Rio de Janeiro, a adaptação teatral de "Cartas de um sedutor". A Editora Globo passa a ser responsável por toda sua obra publicada.

Agraciada, em 2002, com o Prêmio Moinho Santista - 47ª edição, categoria poesia.

Agraciada, em 2003, pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), na área de literatura, com o Grande Prêmio da Crítica pela reedição de suas "Obras completas".

Hilda Hilst faleceu no dia 04 de fevereiro de 2004, na cidade de Campinas (SP).
Fonte: Releituras – Hilda Hilst



"Não pactuo com as gentes, com o mundo, não há um sol de ouro lá fora, procuro a caminhada sem fim, te procuro, vômito, Menino-Porco, ando galopando desde sempre búfalo zebu girafa, de repente despenco sobre as quatro patas e me afundo nos capins resfolegando, sou um grande animal, úmido, lúcido, te procuro ainda, agora não articulo, também não sou mudo, uns urros, uns finos fortes escapam da garganta, agora eu búfalo mergulho, uns escuros."
- Hilda Hilst, in “A obscena senhora D”, Editora Globo, 2001, p. 25.

  
Hilda Hilst

CRONOLOGIA DA AUTORA
1930 – 21 de abril, – Hilda Hilst nasce em Jaú, interior do estado de São Paulo, às 23h45, numa casa da Rua Saldanha Marinho. Filha de Bedecilda Vaz Cardoso, imigrante portuguesa, e de Apolônio de Almeida Prado Hilst, fazendeiro de café, escritor e poeta.
1932 - Bedecilda separa-se de Apolônio, mudando-se com Hilda e Ruy Vaz Cardoso (filho do primeiro casamento) para Santos, SP. É o início da Revolução Constitucionalista, e durante a viagem, ao passarem por Campinas, a Estação Ferroviária Mogiana está sendo bombardeada. Em Santos, instalam-se na Av. Vicente de Carvalho, nº 32.
Hilda Hilst aos 8 anos (Acervo IHH)
1934 – Hilda recebe pela primeira vez, em Santos, a visita do pai.
1935 - Cursa o jardim da infância no Instituto Brás Cubas, cidade de Santos. Em Jaú, Apolônio é diagnosticado esquizofrênico paranóico.
1937 - Ingressa como aluna interna do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo, onde cursará o primário e o ginasial, com desempenho considerado brilhante. Neste ano a mãe lhe revela a doença de Apolônio. A intensidade dessa revelação e os poucos encontros que terá com o pai acentuam sua imagística da figura paterna, que se configura um dos principais componentes de sua obra literária.
1944 - Ao concluir o ginasial, passa a morar na residência de Ana Ivanovna, situada à Rua Alemanha, Jardim Europa, São Paulo.
1945 - Começa o curso secundário, que na época incluía o Clássico e o Científico, no Instituto Presbiteriano Mackenzie, onde permanece até a conclusão do curso. Neste ano conhece a futura arquiteta Gisela Magalhães, sua amiga pessoal até a atualidade.
1946 - Segundo encontro com o pai, quando o visita na Fazenda Olhos D’água, no município de Itapuí, próximo a Jaú. Muda-se com sua governanta para uma casa situada à Rua Teixeira de Souza.
1948 - Entra na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo.
1949 – Numa homenagem a Cecília Meirelles, no Salão de Chá da Casa Mappin (ainda situada na Praça do Patriarca, em São Paulo), conhece a escritora Lígia Fagundes Telles, com quem mantém profunda amizade até hoje.
1950 - Publica seu primeiro livro de poesia Presságio, chamando a atenção da crítica especializada por já apresentar marcas de uma poética pessoal.
1951 - Publica seu segundo livro de poesia Balada de Alzira. É nomeada curadora do pai.
1952 – Recebe o diploma de bacharelado em Direito.
1953 – Trabalha no Escritório de Advocacia do Dr. Abelardo de Souza, em São Paulo.
1954 - Demite-se do escritório, abandonando a carreira por absoluta incompatibilidade com a profissão, optando pela Literatura. Viaja à Argentina e Chile, com a amiga Théa Müller Carioba. Muda-se para o apartamento da mãe, no Parque Dom Pedro II, São Paulo.
1955 - Publica Balada do festival (poesia).
1957 – Viagem à Europa, com as amigas Regina Morganti, Marina de Vincenzi e Dorotéa Merenholz, permanecendo seis meses em Paris. Ainda na França, conhece Nice e Biarritz. Vai para Itália (Roma) e Grécia (Atenas e Creta). Voltando ao Brasil, muda-se para apartamento na Alameda Santos no 2.384, São Paulo.
1959 – Publica Roteiro do silêncio (poesia).
1960 – Publica Trovas de muito amor para um amado senhor (poesia). Viaja para New York e Paris. Muda-se para casa no bairro de Sumaré, São Paulo. Adoniran Barbosa, inspirando nas poesias da autora, compõe as músicas Quando te achei e Quando tu passas por mim.
1961 – Publica Ode fragmentária (poesia). O músico Gilberto Mendes compõe a peça Trova I, inspirada no primeiro poema de Trovas de muito amor para um amado senhor.
1962 - Recebe o Prêmio Pen Clube de São Paulo, com a publicação de Sete cantos do poeta para o anjo. Conhece o físico nuclear Mário Schemberg no Clube dos Artistas (ou Clubinho), localizado à Rua 7 de Abril, freqüentado por intelectuais e artistas. O poeta português Carlos Maria de Araújo, seu amigo pessoal, presenteia Hilda com o livro Lettres a El Greco, de Nikos Kazantizakis. O livro se transforma num divisor de águas na vida da escritora, sendo um dos principais motivadores de sua futura mudança de São Paulo.
1963 - Conhece o escultor Dante Casarini.
Hilda Hilst
1964 – Hospeda em sua residência Mário Schemberg que, por suas ligações com a esquerda, era perseguido pela Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS). O músico e compositor José Antônio Rezende de Almeida Prado, seu primo, inspirado nas poesias de Trovas de muito amor para um amado senhor, compõe A minha voz é nobre (canção para soprano e piano).
1965 - Em companhia de Dante Casarini, muda-se para a sede da Fazenda São José, de propriedade de sua mãe, em Campinas, SP. Inicia construção de sua casa, próxima à sede.
1966 – 24 de setembro, – Morte do pai. Na época Hilda já se transferira para a nova residência, que denominou “Casa do Sol” e onde vive até hoje. A casa será freqüentada por artistas das várias áreas, transformando-se num centro de fomento cultural das décadas de 70 e 80.
 1967 - Começa a escrever suas peças teatrais. Neste ano concluirá A empresa (A possessa) e O rato no muro. Publica Poesia 1959/1967.
1968 – 10 de setembro, - Casa-se com Dante Casarini. Nesse ano escreve as peças O visitante, Auto da barca de Camiri, O novo sistema e inicia As aves da noite. Conhece os escritores Caio Fernando Abreu, que passa a morar na Casa do Sol, e Jose Luís Mora Fuentes. Na praia de Massaguaçu, próximo a Caraguatatuba no litoral paulista, inicia a construção da casa, que chama de “Casa da Lua” e concluirá no ano seguinte, na qual passará algumas temporadas. As peças O visitante e O rato no muro são encenadas no Teatro Anchieta, São Paulo, para exame dos alunos da Escola de Arte Dramática (EAD-USP).
 1969 – Finaliza, na Casa da Lua, As aves da noite e escreve O verdugo e A morte do patriarca, concluindo sua dramaturgia que, com exceção de O verdugo, permanece inédita em livro até o ano 2000. Escreve Ode descontínua e remota para flauta e oboé (poesia), posteriormente publicada como parte do livro Júbilo, memória, noviciado da paixão. Inicia sua ficção com o texto “O unicórnio”. Recebe o Prêmio Anchieta de Teatro com a peça O verdugo. Caio Fernando Abreu muda-se para o Rio de Janeiro. Jose Luís Mora Fuentes muda-se para a Casa do Sol. José Antônio Rezende de Almeida Prado, inspirando-se nos poemas da autora Pequenos Funerais Cantantes ao poeta Carlos Maria de Araújo, incluídos posteriormente em Poesia (1959/1979), compõe Pequenos Funerais Cantantes (cantata para coral, solistas e orquestra), recebendo o Primeiro Prêmio do 1o Festival de Música da Guanabara. O rato no muro participa do Festival de Manizales, na Colômbia.
1970 - Publica seu primeiro livro de ficção Fluxo-Floema. Os críticos literários Leo Gilson Ribeiro, Anatol Rosenfeld e Nelly Novaes Coelho são os primeiros a reconhecer a importância dessa prosa inovadora. Publicação de O Verdugo. É encenada no Teatro Vereda, em São Paulo, a peça O novo sistema.
1971 – 31 de maio, - Falecimento de sua mãe.
1972 - Estréia de O verdugo, na Universidade Estadual de Londrina (PR).
Hilda Hilst
1973 - Lança seu segundo livro de ficção, Qadós. A leitura de Telefone para o além, livro do pesquisador sueco Friederich Jurgenson, leva-a à singular experimentação que estenderá pelos próximos 7 anos, na qual, por meio de um gravador, registra vozes de origem inexplicável pela ciência. Comunica a pesquisa aos físicos César Lattes e Newton Bernardes, seus amigos. Escuta deste último: “Isso, sendo verdade, teríamos que sentar na calçada e repensar toda a física”. O verdugo estréia no Teatro Oficina, em São Paulo.
1974 - Publicação de Júbilo, memória, noviciado da paixão (poesia).
1976 - Conhece a artista plástica Olga Bilenky.
1977 – Ganha o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), Melhor Livro do Ano, com Ficções. Olga Bilenky muda-se para a Casa do Sol.
1980 - Primeira edição de Da morte. Odes mínimas (poesia). Publica também Poesia (1959/1979) e Tu não te moves de ti (ficção). Estréia de As aves da noite no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo.
1981 - Ganha o Grande Prêmio da Crítica para o conjunto da obra, da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).
1982 - Participa do “Programa do Artista Residente”, subsidiado pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Ministra a aula inaugural com o físico Mário Schemberg e o médico José Aristodemo Pinotti. Lança A obscena senhora D, novela que inicia nova fase de sua ficção. Estréia de As aves da noite no Teatro do Senac, Rio de Janeiro.
1983 - Publica Cantares de perda e predileção (poesia).
1984 - Lança Poemas malditos, gozosos e devotos (poesia). Recebe o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, por Cantares de perda e predileção. Nova montagem de O rato no muro, no Teatro do Sesc-Cascavel (PR).
1985 – 25 de abril, - Divorcia-se de Dante Casarini, que continuará morando na Casa do Sol até 1991, e com o qual mantém profunda amizade até os dias de hoje. Neste ano ganha o Prêmio Cassiano Ricardo, do Clube de Poesia de São Paulo, com o livro Cantares de perda e predileção.
1986 – Publicação de Sobre tua grande face (poesia) e Com os meus olhos de cão e outras novelas (ficção).
1989 – Lança Amavisse (poesia).
1990 – Publica Alcoólicas (poesia) e os dois primeiros títulos da sua trilogia erótica, O caderno rosa de Lori Lamby, que a princípio escandaliza a maior parte da crítica, e Contos d’escárnio/Textos grotescos, igualmente perturbador para boa parte de seus leitores.
Hilda Hilst
 1991 – Lança Cartas de um sedutor, encerrando sua trilogia erótica. Apesar de a trilogia representar menos de um décimo da sua obra, Hilda passa a ser erroneamente considerada, por parte da crítica, como escritora essencialmente erótica. Conhece o escritor e crítico literário Edson Costa Duarte, que logo se mudaria para a Casa do Sol. Estréia, no Teatro Brasileiro de Comédia em São Paulo, da peça Matamoros, adaptação teatral do texto do mesmo nome, do livro Tu não te moves de ti.
1992 - Publica Bufólicas (poesias satíricas) e Do desejo (poesias). Aceita o convite de Wilson Marini, editor no “Caderno C” do jornal Correio Popular (Campinas, SP), e inicia sua atuação como cronista. Tradução para o italiano de O caderno rosa de Lori Lamby.
1993 - Lança Rútilo Nada (ficção), com o qual ganhará no ano seguinte o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. Estréia na Casa da Gávea, Rio de Janeiro, a adaptação teatral de A obscena senhora D.
1994 – Tradução para o francês de Contos d’escárnio/Textos grotescos.
1995 - Seu arquivo pessoal é comprado pelo Centro de Documentação “Alexandre Eulálio”, do Instituto de Estudos da Linguagem (UNICAMP). Desliga-se do jornal Correio Popular e encerra suas atividades como cronista. Fim do “Programa do Artista Residente”. Lança Cantares do Sem Nome e de partidas (poesia). Estréia no Teatro Projeto Equilíbrio, em São Paulo, a adaptação teatral de Cartas de um sedutor.
1996 - O maestro José Antônio Rezende de Almeida Prado, inspirado em Cantares do sem nome e de partidas, compõe Cantares do sem nome e de partidas (para soprano e corda), recebendo o Primeiro Prêmio do 9o Concurso Internacional Francesc Civil, em Girona, Espanha.
1997 – Publicação, em francês, do volume contendo A obscena senhora D e a novela Com os meus olhos de cão. Publica Estar sendo. Ter sido (ficção) e anuncia seu afastamento do trabalho literário.
1998 – Lançamento de Cascos e carícias: crônicas reunidas (1992/1995) e reedição de Da morte. Odes mínimas.
1999 – Publica Do Amor (poemas escolhidos). Estréia em São Paulo, no Núcleo Experimental de Teatro, a adaptação de O caderno rosa de Lori Lamby. Inaugura página na Internet, idealizada pelo amigo Yuri Vieira Santos, escritor e webdesigner.
2000 – Lança Teatro reunido (volume I). Reedição de Estar sendo. Ter sido e Cascos e Carícias. Estréia na Casa de Cultura Laura Alvim, Rio de Janeiro, o espetáculo HH Informe-se, reunião de trechos de ficção da escritora. Em Brasília, no Espaço Cultural Renato Russo, é encenada a adaptação teatral de Cartas de um sedutor. Inauguração, em dezembro, do evento criado pela arquiteta Gisela Magalhães “Exposição Hilda Hilst 70 anos”, no Sesc Pompéia, em São Paulo.
Hilda Hilst
2001 – Estréia no Teatro Sérgio Porto, Rio de Janeiro, a adaptação teatral de Cartas de um sedutor. A Editora Globo passa a ser responsável por toda sua obra publicada até o momento, respeitando-se os prazos de contratos ainda vigentes com outras editoras.
2002 – Recebe, da Fundação Bunge, o Prêmio Moinho Santista pelo conjunto de sua obra poética. Ganha, da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), o Grande Prêmio da Crítica pela reedição de sua obra pela Editora Globo. Em setembro, no Teatro Noel Rosa (UERJ), a diretora Ana Kfouri, à frente da Companhia Teatral do Movimento (CTM), estréia o espetáculo Fluxo, baseado no livro Fluxo-Poema.
2003 – A Editora Campo das Letras, da cidade do Porto, adquire os direitos de publicação em Portugal de Cartas de um sedutor.
2004 – Internada no Hospital das Clínicas da Unicamp no dia 1 de janeiro de 2004 devido a uma queda e conseqüente fratura de fêmur, Hilda Hilst vem a falecer no dia 4 de fevereiro, às 4 horas da madrugada, em decorrência de uma infecção generalizada. É sepultada na tarde desse mesmo dia, no Cemitério das Aléias, em Campinas.


Caio Fernando Abreu, Lygia Fagundes Telles, Robby Cardoso (Professor) e Hilda Hilst

O escritor e seus múltiplos vem vos dizer adeus.
Tentou na palavra o extremo-tudo
E esboçou-se santo, prostituto e corifeu. A infância
Foi velada: obscura na teia da poesia e da loucura.
A juventude apenas uma lauda de lascívia, de frêmito
Tempo-Nada na página.
Depois, transgressor metalescente de percursos
Colou-se à compaixão, abismos e à sua própria sombra.
Poupem-no o desperdício de explicar o ato de brincar.
A dádiva de antes (a obra) excedeu-se no luxo.
O Caderno Rosa é apenas resíduo de um "Potlatch".
E hoje, repetindo Bataille:
"Sinto-me livre para fracassar".
- Hilda Hilst, in "'Amavisse' - contra-capa".



OBRA DE HILDA HILST

Poesia
Hilda Hilst, por Jotta Pinheiro
:: PresságioHilda Hilst. [ilustrações de Darci Penteado]. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1950.
:: Balada de AlziraHilda Hilst. [ilustrações de Clóvis Graciano]. São PauloEdições Alarico, 1951.
:: Balada do festivalHilda Hilst. Rio de Janeiro: Jornal de Letras, 1955.
:: Roteiro do silêncioHilda Hilst. Rio de Janeiro: Anhambi, 1959.
:: Trovas de muito amor para um amado senhorHilda Hilst. São Paulo: Anhambi, 1960.
:: Ode fragmentáriaHilda Hilst. [capa de Fernando Lemos]. São Paulo: Anhambi, 1961.
:: Sete cantos do poeta para o anjoHilda Hilst. [ilustrações de Wesley Duke Lee]. São Paulo: Massao Ohno, 1962.
:: Poesia - 1959 - 1967. Hilda Hilst. São Paulo: Editora Sal, 1967.
:: Júbilo memória noviciado da paixãoHilda Hilst. [capa e ilustrações de Anésia Pacheco Chaves]. São Paulo: Massao Ohno, 1974.
:: Da morte. Odes mínimasHilda Hilst. [ilustrações de Hilda Hilst]. São Paulo: Massao Ohno/Roswitha Kempf, 1980 | Reeditado em edição bilíngüe: Da morte. Odes mínimas/De la mort. Odes minimes. {*ver traduções}.
:: Poesia - 1959-1979Hilda Hilst. [capa de Canton Jr; ilustração de Bastico]. São Paulo: Editora Quíron; INL, 1980.
:: Cantares de perda e predileçãoHilda Hilst. [capa de Olga Bilenky]. São Paulo: Massao Ohno/M. Lydia Pires e Albuquerque, 1983.
:: Poemas malditos gozosos e devotosHilda Hilst. [capa de Tomie Otake]. São Paulo: Massao Ohno; Ismael Guarnelli, 1984.
:: Sobre a tua grande faceHilda Hilst. [capa de Kazuo Wakabayashi]. São Paulo: Massao Ohno, 1986.
:: AmavisseHilda Hilst. [capa de Cid de Oliveira]. São Paulo: Massao Ohno, 1989.
:: AlcoólicasHilda Hilst. [xilogravura da capa de Antônio Pádua Rodrigues; ilustrações de Ubirajara Ribeiro]. São Paulo: Maison de vins, 1990.
Hilda Hilst, por William Medeiros
:: BufólicasHilda Hilst. [capa e desenhos de Jaguar]. São Paulo: Massao Ohno, 1992.
:: Do desejoHilda Hilst. [capa de João Baptista da Costa Aguiar]. CampinasPontes, 1992.
:: Cantares do Sem-Nome e de partidasHilda Hilst. [capa de Arcangelo Ianelli]. São Paulo: Massao Ohno, 1995.
:: Do AmorHilda Hilst.[capa de Arcangelo Ianelli]. São Paulo: Edith Arnhold; Massao  Ohno Editor, 1999.
:: Júbilo, Memória, Noviciado da PaixãoHilda Hilst. [capa de inc. design editorial]. São Paulo: Editora Globo, 2001.
:: BufólicasHilda Hilst. [capa de inc. design editorial]. São Paulo: Editora Globo, 2002.
:: CantaresHilda Hilst. [capa de inc. design editorial]. São Paulo: Editora Globo, 2002.
:: ExercíciosHilda Hilst. [capa de inc. design editorial]. São Paulo: Editora Globo, 2002.
:: Da morte. Odes mínimasHilda Hilst. [capa de inc. design editorial]. São Paulo: Editora Globo, 2003.
:: BaladasHilda Hilst. [capa de inc. design editorial]. São Paulo: Editora Globo, 2003.
:: Do DesejoHilda Hilst. [capa de inc. design editorial]. São Paulo: Editora Globo, 2004.
:: Poemas Malditos, Gozosos e DevotosHilda Hilst. [capa de inc. design editorial]. São Paulo: Editora Globo, 2005.


Prosa (conto, romance, prosa poética)
:: FluxofloemaHilda Hilst. São Paulo: Perspectiva, 1970.
:: QadósHilda Hilst. [capa de Maria Bonomi]. São Paulo: Edart, 1973.
:: FicçõesHilda Hilst. [capa de Mora Fuentes]. São Paulo: Quíron, 1977.
:: Tu não te moves de tiHilda Hilst. [capa de Mora Fuentes]. São Paulo: Cultura, 1980.
:: A obscena senhora DHilda Hilst. [capa de Mora Fuentes]. São Paulo: Massao Ohno, 1982.
:: Com os meus olhos de cão e outras novelasHilda Hilst. [capa de Maria Regina Pilla; desenho da capa de Hilda Hilst]. São Paulo: Brasilense, 1986.
:: Caderno rosa de Lori LambyHilda Hilst. [ilustrações de Millôr Fernandes]. São Paulo: Massao Ohno, 1990; 2ª ed., São Paulo: Massao Ohno, 1990.
:: Contos d’escárnio. Textos grotescosHilda Hilst. [capa de Pinky Wainer]. São Paulo: Siciliano, 1990; 2ª ed., São PauloSiciliano, 1992.
Hilda Hilst, ilustração de Manuel Depetris
:: Cartas de um sedutorHilda Hilst. [capa de Pinky Wainer]. São Paulo: Paulicéia, 1991.
:: Rútilo NadaHilda Hilst.[capa de Mora Fuentes e Olga Bilenky]. Campinas: Pontes, 1993.
:: Estar sendo.Ter sidoHilda Hilst. [capa de Cláudia Lammoglia; foto da capa de Catherine A. Krulik; ilustrações de Marcos Gabriel]. São Paulo: Nankin, 1997; 2ª ed., 2000.
:: A obscena senhora DHilda Hilst.[capa de inc. design editorial]. São Paulo: Editora Globo, 2001.
:: Cartas de um sedutorHilda Hilst. [capa de inc. design editorial]. São Paulo: Editora Globo, 2002.
:: KadoshHilda Hilst. [capa de inc. design editorial]. São Paulo: Editora Globo, 2002.
:: Contos de escárnio/Textos grotescosHilda Hilst. [capa de inc. design editorial]. São Paulo: Editora Globo, 2002.
:: Fluxo-FloemaHilda Hilst. [capa de inc. design editorial]. São Paulo: Editora Globo, 2003.
::  RútilosHilda Hilst. [capa de inc. design editorial]. São Paulo: Editora Globo, 2003.
:: Tu não te moves de tiHilda Hilst. [capa de inc. design editorial]. São Paulo: Editora Globo, 2004.
:: O caderno rosa de Lori LambyHilda Hilst. [capa de inc. design editorial]. São Paulo: Editora Globo, 2005.
:: Com os meus olhos de cãoHilda Hilst. [capa de inc. design editorial]. São Paulo: Editora Globo, 2006.
:: Estar sendo. Ter sidoHilda Hilst. [capa de inc. design editorial]. São Paulo: Editora Globo, 2006.
:: Com os meus olhos de cãoHilda Hilst. [capa de inc design editorial]. São Paulo: Editora Globo, 2006.
:: Cascos e caríciasHilda Hilst. [capa de inc. design editorial]. São Paulo: Editora Globo, 2007.


Crônica
:: Cascos e carícias: crônicas reunidas – 1992 - 1995. Hilda Hilst. [capa de Cláudia Lammoglia; foto da capa de J. Toledo]. São Paulo: Nankin, 1998; 2ª ed., 2000.

Em parceria
:: Renina Katz: serigrafias.  Poema de Hilda Hilst - SP: Cesar, 1970.


Entrevistas
:: Fico besta quando me entendemHilda Hilst. São Paulo: Biblioteca Azul, 2013. {coletânea de entrevistas com Hilda Hilst}.

"Finalmente estão lendo meu trabalho. Até o começo dos anos 90 diziam que eu era uma tábua etrusca, totalmente incompreensível."
- Hilda Hilst


Teatro
:: O verdugoHilda Hilst. 1969. {Prêmio Anchieta - Conselho Estadual de Cultura, 1970}.
:: Teatro reunidoHilda Hilst. vol. 1. [capa de Olga Bilenky]. São Paulo: Nankin Editorial, 2000. {reúne: 'A possessa' e 'O rato no muro' (1967); 'O visitante', 'Auto da barca de Camiri', 'O novo sistema' e 'As aves da noite' (1968); e 'A morte do patriarca' (1969)}. 


Hilda Hilst, Carriero
Antologias (participação)
:: Agüenta coração. In: Flávio Moreira da Costa - Onze em campo e um bando de primeira - Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998, pp. 39-40.
:: Canto Terceiro, XI. (Balada do Festival). In: Milton de Godoy Campos - Antologia poética da Geração de 45 - São Paulo: Clube da poesia, 1966, pp.114-115.
:: Rútilo nada. In: Renata Pallotini - Anthologie de la poésie brésilienne - Paris: Chandeigne, 1988, pp.373-381m, tradução de Isabel Meyrelles.
:: Gestalt. In: Ítalo Moriconi - Os cem melhores contos brasileiros do século - Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, pp. 332-333.
:: “Do desejo”. (fragmentos), "Alcoólicas" (fragmentos). In: Ítalo Moriconi - Os cem melhores poemas brasileiros do século - Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, pp.289-290, 293-295.
:: Do desejo (poema XLIX). In: José Neumanne Pinto - Os cem melhores poetas brasileiros do século - São Paulo, 2001. pp. 230.
:: Poeti brasiliani contemporanei. Prefácio e seleção de Silvio Castro. Veneza - Centro Internazionale della Gráfica di Venezia, 1997, pp.64-75.

:: Antologia da poesia erótica brasileira. [organização Eliane Robert Moraes; ilustrações Arthur Luiz Piza]. São Paulo: Ateliê Editorial, 2015. {autores presentes: Alexandrina da Silva Couto dos Santos, Francisca Júlia, Gilka Machado, Ana Cristina César, Hilda Hilst, Gregório de Matos, Gonçalves Dias, Carlos Drummond de Andrade, Roberto Piva e Arnaldo Antunes, Francisco Moniz Barreto, Múcio Teixeira, Moysés Seyson e outros; além de poemas anônimos | São cerca de 350 poemas escritos nos últimos quatro séculos}.



Traduções
Alemão
Briefe eines Verführers. (Cartas de um Sedutor, fragmento.). [Tradução de Mechthild Blumberg]. In "Stint. Zeitschrift für Literatur", n° 27, ano 15, Bremen, outubro 2001, pp.28-30.
Funkelndes Nichts. (Rútilo Nada). [tradução de Mechthild Blumberg]. In "Stint. Zeitschrift für Literatur", n° 29, ano 15, Bremen, agosto 2001, pp.54-66.
Vom Tod. Minimale Oden. (Da Morte. Odes Mínimas.). (Odes I, IV, V, VI, VIII, XII, XIX e poemas I e III de "Á tua frente. Em vaidade"). [tradução de Curt Meyer-Clason]. In Modernismo Brasileiro und die brasilianische Lyrik der Gegenwart. Berlin, 1997.


Espanhol
Hilda Hilst
Rútilo Nada. In Revista literária De Azur, Columbia University Station, New York, verano 1994. [Tradução para o espanhol de Liza Sabater], pp 49-59.


Frances
L’obscène madame D suivi de le chien. [Tradução de Maryvonne Lapouge-Pettorelli]. Paris, Gallimard, 1997.
Contes sarcastiques – fragments érotiques. [Tradução de Maryvonne Lapouge-Pettorelli]. Paris, Gallimard, 1994.
Agda (fragmento). Brasileiras. [Organização de Clélia Pisa & Maryvonne-Lapouge Petorelli]. Paris, França, 1977.
Sobre a Tua Grande Face. [Tradução de Michel Riaudel]. Revista Pleine Marge, 2o semestre de 1997, Paris.
Da morte. Odes mínimas/ De la mort. Odes minimes. Edição bilingüe. [Tradução de Álvaro Faleiros]. Ilustrações de Hilda Hilst. São Paulo, Nankin Editorial/Montreal-Noroît, 1998.


Inglês
Glittering Nothing. In FERREIRA-PINTO, Cristina (Edited, with an Introduction and Notes). Tradução de David Willian. Foster Urban Voices – Contemporary Short Stories from Brazil. New York, University Press of America. Inc., 1999. pp. 20-32.
Two Poems. [Tradução de Eloah F. Giacomelli]. InThe Antigonish Review, no 20. St. Francis Xavier University, Nova Scotia, Canadá, 1975. p 61.


Italiano
Il quaderno rosa di Lori Lamby. [Tradução de Adelina Aletti]. Milano, Sonzogno, 1992.


Desenho inédito [técnica nankin sobre papel], de Hilda Hilst


"Poeta da estirpe dos visionários e dos incendiados pela paixão do viver, do amar e do saber, Hilda Hilst é um dos arautos do novo, em meio ao caos destes tempos de mutação."
- Nelly Novaes Coelho, in "Dicionário crítico de escritoras brasileiras".

Hilda Hilst

PRÊMIOS
Prêmio PEN Clube de São Paulo, com “Sete cantos do poeta para o anjo”, 1962.
Prêmio Anchieta de Teatro, com “O verdugo    , 1969.
 Melhor Livro do Ano – Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), com “Ficções”, 1977.
Grande Prêmio da Crítica para o conjunto da obra – Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), 1981.
Prêmio Jabuti (Câmara Brasileira do Livro), com “Cantares de perda e predileção”, 1984.
Prêmio Cassiano Ricardo (Clube de Poesia de São Paulo), com “Cantares de perda e predileção”, 1985.
Prêmio Jabuti (Câmara Brasileira do Livro), com “Rútilo Nada”, 1994.
Prêmio Moinho Santista Poesia (Fundação Bunge), 2002.
Grande Prêmio da Crítica para Reedição das Obras Completas (Editora Globo) – Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), 2002.


Não falemos.
E que as vontades primeiras
permaneçam
gigantescas e disformes
sem caminho nenhum
para o mundo dos homens.
- Hilda Hilst, in "Balada do Festival", 1955.



Hilda Hilst, foto: Régis

POEMAS ESCOLHIDOS DE HILDA HILST

 em gravação do princípio dos anos 1990. (clique no link)



Aflição de ser eu e não ser outra.
Aflição de não ser, amor, aquela
Que muitas filhas te deu, casou donzela
 E à noite se prepara e se adivinha

Objeto de amor, atenta e bela.
Aflição de não ser a grande ilha
Que te retém e não te desespera.
(A noite como fera se avizinha).

Aflição de ser água em meio à terra
E ter a face conturbada e móvel.
E a um só tempo múltipla e imóvel.

Não saber se se ausenta ou se te espera.
Aflição de te amar, se te comove.
E sendo água, amor, querer ser terra.
- Hilda Hilst, in "Do Amor".


Desenho de Hilda Hilst
Não há silêncio bastante
Não há silêncio bastante
Para o meu silêncio.
Nas prisões e nos conventos
Nas igrejas e na noite
Não há silêncio bastante
Para o meu silêncio.

Os amantes no quarto.
Os ratos no muro.
A menina
Nos longos corredores do colégio.
Todos os cães perdidos
Pelos quais tenho sofrido:
O meu silêncio é maior
Que toda solidão
E que todo o silêncio.
- Hilda Hilst, in "Poesia: 1959-1979/Hilda Hilst". São Paulo: Quíron, 1980.



Prelúdios-intensos para os desmemoriados do amor
(trecho selecionado)
I
Toma-me. A tua boca de linho sobre a minha boca
Austera. Toma-me AGORA, ANTES
Antes que a carnadura se desfaça em sangue, antes
Da morte, amor, da minha morte, toma-me
Crava a tua mão, respira meu sopro, deglute
Em cadência minha escura agonia.

Tempo do corpo este tempo, da fome
Do de dentro. Corpo se conhecendo, lento,
Um sol de diamante alimentando o ventre,
O leite da tua carne, a minha
Fugidia.
E sobre nós este tempo futuro urdindo
Urdindo a grande teia. Sobre nós a vida
A vida se derramando. Cíclica. Escorrendo.

Te descobres vivo sob um jogo novo.
Te ordenas. E eu deliquescida: amor, amor,
Antes do muro, antes da terra, devo
Devo gritar a minha palavra, uma encantada
Ilharga
Na cálida textura de um rochedo. Devo gritar
Digo para mim mesma. Mas ao teu lado me estendo
Imensa. De púrpura. De prata. De delicadeza.

II
Tateio. A fronte. O braço. O ombro.
O fundo sortilégio da omoplata.
Matéria-menina a tua fronte e eu
Madurez, ausência nos teus claros
Guardados.

Ai, ai de mim. Enquanto caminhas
Em lúcida altivez, eu já sou o passado.
Esta fronte que é minha, prodigiosa
De núpcias e caminho
É tão diversa da tua fronte descuidada.

Tateio. E a um só tempo vivo
E vou morrendo. Entre terra e água
Meu existir anfíbio. Passeia
Sobre mim, amor, e colhe o que me resta:
Noturno girassol. Rama secreta.
(...)
- Hilda Hilst [Júbilo memória noviciado da paixão (1974)], in "Poesia: 1959-1979/ Hilda Hilst". São Paulo: Quíron; Brasília: INL, 1980.



Hilda Hilst
Honra-me com teus nadas
Honra-me com teus nadas.
Traduz me passo
De maneira que eu nunca me perceba.
Confunde estas linhas que te escrevo
Como se um brejeiro escoliasta
Resolvesse
Brincar a morte de seu próprio texto.
Dá-me pobreza e fealdade e medo.
E desterro de todas as respostas
Que dariam luz
A meu eterno entendimento cego.
Dá-me tristes joelhos.
Para que eu possa fincá-los num mínimo de terra
E ali permanecer o teu mais esquecido prisioneiro.
Dá-me mudez. E andar desordenado. Nenhum cão.
Tu sabes que amo os animais
Por isso me sentiria aliviado. E de ti, Sem Nome
Não desejo alívio. Apenas estreitez e fardo.
Talvez assim te encantes de tão farta nudez.
Talvez assim me ames: desnudo até o osso
Igual a um morto.
- Hilda Hilst, in “Sobre a tua grande face”, 1986.



Quisera dar nomes
Quisera dar nomes, muitos, a isso de mim
Chagoso, triste, informe. Uns resíduos da tarde
Algumas aves, e asas buscando tua cara de fuligem.
De áspide.
Quisera dar o nome de Roxura, porque a ânsia
Tem parecimento com esse desmesurado de mim
Que te procura. Mas também não é isso
Este meu neblinar contínuo que te busca.
Ando em grandes vaguezas, açoitando os ares
Relinchando sombras, carreando o nada.
Os que me vêem me gritam: como tem passado
A aldeã de sua alteza? E há chacotas e risos.
Mas vem vindo de ti um entremuro de sons e de cicios
Um labiar de sabores, um sem nome de passos
Como se águas pequenas desaguassem
Num pomar de abios. Como se eu mesma
Flutuasse, cativa, ofélica, sobre a tua Grande Face.
- Hilda Hilst, in Sobre a tua grande face, 1986.



Da noite
(trecho selecionado)
III
Vem dos vales a voz. Do poço.
Dos penhascos. Vem funda e fria
Amolecida e terna, anêmonas que vi:
Corfu. No mar Egeu. Em Creta.
Vem revestida às vezes de aspereza
Vem com brilhos de dor e madrepérola
Mas ressoa cruel e abjeta
Se me proponho ouvir. Vem do Nada.
Dos vínculos desfeitos. Vem do Nada.
Dos vínculos desfeitos. Vem dos ressentimentos.
E sibilante e lisa
Se faz paixão, serpente, e nos habita.

IV
Dirás que sonho o dementado sonho de um poeta
Se digo que me vi em outras vidas
Entre claustros, pássaros, de marfim uns barcos?
Dirás que sonho uma rainha persa
Se digo que me vi dolente e inaudita
Entre amoras negras, nêsperas, sempre-vivas?
Mas não. Alguém gritava: acorda, acorda Vida.
E se te digo que estavas a meu lado
E eloqüente e amante e de palavras ávido
Dirás que menti? Mas não. Alguém gritava:
Palavras... apenas sons e areia. Acorda.
Acorda Vida.

V
Águas. Onde só os tigres mitigam a sua sede.
Também eu em ti, feroz, encantoada
Atravessei as cercaduras raras
E me fiz máscara, mulher e conjetura.
Águas que não bebi. Crespusculares. Cavas.
Códigos que decifrei e onde me vi mil vezes
Inconexa, parca. Ah, toma-me de novo
Antiqüíssima, nova. Como se fosses o tigre
A beber daquelas águas.

VI
O que é a carne? O que é esse Isso
Que recobre o osso
Este novelo liso e convulso
Esta desordem de prazer e atrito
Este caos de dor dobre o pastoso.
A carne. Não sei este Isso.

O que é o osso? Este viço luzente
Desejoso de envoltório e terra.
Luzidio rosto.
Ossos. Carne. Dois Issos sem nome
- Hilda Hilst, in “Do Desejo”, 1992.


Vida da minha alma
(trecho selecionado)
I
Vida da minha alma:
Recaminhei casas e paisagens
Buscando-me a mim, minha tua cara.
Recaminhei os escombros da tarde
Folhas enegrecidas, gomos, cascas
Papéis de terra e tinta sob as árvores
Nichos onde nos confessamos, praças

Revi os cães. Não os mesmos. Outros
De igual destino, loucos, tristes,
Nós dois, meu ódio-amor, atravessando
Cinzas e paredões, o percurso da vida.

Busquei a luz e o amor. Humana, atenta
Como quem busca a boca nos confins da sede.
Recaminhei as nossas construções, tijolos
Pás, a areia dos dias

E tudo que encontrei te digo agora:
Um outro alguém sem cara. Tosco. Cego.
O arquiteto dessas armadilhas.
- Hilda Hilst, in "Cantares de perda e predileção", 1983.


Como se te perdesse, assim te quero
Como se te perdesse, assim te quero
Como se não te visse (favas douradas
Sob um amarelo) assim te apreendo brusco
 Inamovível, e te respiro inteiro

Um arco-íris de ar em águas profundas.

Como se tudo o mais me permitisses,
A mim me fotografo nuns portões de ferro
Ocres, altos, e eu mesma diluída e mínima
No dissoluto de toda despedida.

Como se te perdesse nos trens, nas estações
Ou contornando um círculo de águas
Removente ave, assim te somo a mim:
De redes e de anseios inundada.
- Hilda Hilst, in "Do Amor".


Ode descontínua e remota para flauta e oboé.
De Ariana para Dionísio.
(trecho selecionado)
I
É bom que seja assim, Dionisio, que não venhas.
Voz e vento apenas
Das coisas do lá fora

E sozinha supor
Que se estivesses dentro

Essa voz importante e esse vento
Das ramagens de fora

Eu jamais ouviria. Atento
Meu ouvido escutaria
O sumo do teu canto. Que não venhas, Dionísio.
Porque é melhor sonhar tua rudeza
E sorver reconquista a cada noite
Pensando: amanhã sim, virá.
E o tempo de amanhã será riqueza:
A cada noite, eu Ariana, preparando
Aroma e corpo. E o verso a cada noite
Se fazendo de tua sábia ausência.

II
Porque tu sabes que é de poesia
Minha vida secreta. Tu sabes, Dionísio,
Que a teu lado te amando,
Antes de ser mulher sou inteira poeta.
E que o teu corpo existe porque o meu
Sempre existiu cantando. Meu corpo, Dionísio,
É que move o grande corpo teu

Ainda que tu me vejas extrema e suplicante
Quando amanhece e me dizes adeus.

III
A minha Casa é guardiã do meu corpo
E protetora de todas minhas ardências.
E transmuta em palavra
Paixão e veemência

E minha boca se faz fonte de prata
Ainda que eu grite à Casa que só existo
Para sorver a água da tua boca.

A minha Casa, Dionísio, te lamenta
E manda que eu te pergunte assim de frente:
À uma mulher que canta ensolarada
E que é sonora, múltipla, argonauta
Por que recusas amor e permanência?

IV
Porque te amo
Deverias ao menos te deter
Um instante

Como as pessoas fazem
Quando vêem a petúnia
Ou a chuva de granizo.

Porque te amo
Deveria a teus olhos parecer
Uma outra Ariana

Não essa que te louva

A cada verso
Mas outra

Reverso de sua própria placidez
Escudo e crueldade a cada gesto.

Porque te amo, Dionísio,
é que me faço assim tão simultânea
Madura, adolescente

E por isso talvez
Te aborreças de mim.
(...)
- Hilda Hilst, [Júbilo memória noviciado da paixão (1974)], in "Poesia: 1959-1979/ Hilda Hilst". São Paulo: Quíron; Brasília: INL, 1980.



Que canto há de cantar o que perdura
(trecho selecionado)
II
Que canto há de cantar o que perdura?
A sombra, o sonho, o labirinto, o caos
A vertigem de ser, a asa, o grito.
Que mitos, meu amor, entre os lençóis:
O que tu pensas gozo é tão finito
E o que pensas amor é muito mais.
Como cobrir-te de pássaros e plumas
E ao mesmo tempo te dizer adeus
Porque imperfeito és carne e perecível

E o que eu desejo é luz e imaterial.

Que canto há de cantar o indefinível?
O toque sem tocar, o olhar sem ver
A alma, amor, entrelaçada dos indescritíveis.
Como te amar, sem nunca merecer?
- Hilda Hilst, in "Da noite", 1992.



Desejei te mostrar minha forma humana
Desejei te mostrar minha forma humana
Afastada de todo da velhice. Por isso
É que te chamo a ti desde criança
E adolescente e mulher, também contigo
Em chamamento convivi. E tive corpo e cara preciosos
E brisas crespas numa voz tão rara
Que se tivesses vindo àquele tempo
Me verias a mim num corrido de horas
Um demoroso estar de muitos noivos.
E de todos, Soturno, nenhum foi tão coalescente

Tão colado à minha carne, como tu foste, ausente.
Dirás demasiado. Mas fosca e acanhada, hoje,
Peço-te com o luzir dos ossos
Com a fragilidade de uma espuma n’água
Que me visites antes do adeus da minha palavra.
- Hilda Hilst, in Sobre a tua grande face, 1986.



Hoje te canto
Hoje te canto e depois no pó que hei de ser
Te cantarei de novo. E tantas vidas terei
Quantas me darás para o meu outra vez amanhecer
Tentando te buscar. Porque vives de mim, Sem Nome,
Sutilíssimo amado, relincho do infinito, e vivo
Porque sei de ti a tua fome, tua noite de ferrugem
Teu pasto que é o meu verso orvalhado de tintas
E de um verde negro teu casco e os areais
Onde me pisas fundo. Hoje te canto
E depois emudeço se te alcanço. E juntos
Vamos tingir o espaço. De luzes. De sangue.
De escarlate.
- Hilda Hilst, in "Sobre a tua grande face", 1986.


O poeta inventa viagem, retorno
E morre de saudade
II
Meu medo, meu temor, é se disseres:
Teu verso é raro, mas inoportuno.
Como se um punhado de cerejas
A ti te fosse dado
Logo depois de haveres engolido
Um punhado maior de framboesas.

E dirias que sim, que tu me lembras.
Mas que a lembrança das coisas, das amigas
É cotidiana em ti. Que não te enganas,
Que o amor do poeta é coisa vã.

Continuarias: há o trabalho, a casa
E fidalguias
Que serão para sempre preservadas.
Se és poeta, entendes. Casa é ilha.
E o teu amor é sempre travessia.
Meu medo, meu terror, será maior
Se eu a mim mesma me disser:
Preparo-me em silêncio. Em desamor.
E hoje mesmo começo a envelhecer.
- Hilda Hilst



"Atada a múltiplas cordas
Vou caminhando tuas costas.
Palmas feridas, vou contornando
Pontas de gelo, luzes de espinho
E degredo, tuas omoplatas.
Busco tua boca de veios
Adentro-me nas emboscadas
Vazia te busco os meios.
Te fechas, teia de sombras
Meu Deus, te guardas.
A quem te procura, calas.
A mim que pergunto, escondes
Tua casa e tuas estradas.
Depois trituras. Corpo de amantes
E amadas.
E buscas
A quem nunca te procura".
- Hilda Hilst, in “Poemas Malditos, Gozosos e Devotos”, 1984.

Manuscrito Sobre a tua grande face '8', Hilda Hilst, publicado: in “Do Desejo”, Editora Globo, 2004.


Hilda Hilst


Manuscrito Sobre a tua grande face '9',  Hilda Hilst - publicado: in “Do Desejo”, Editora Globo, 2004.

De montanhas e barcas nada sei.
Mas sei a trajetória de uma altura
E certa fundura de águas
E há de me levar a ti uma das duas.
De ares e asas não percebo nada.
Mas atravesso abismos e um vazio de avessos
Para tocar a luz do teu começo.
Das pedras só conheço as ágatas.
Ams arranco do xisto as esmeraldas
Se me disseres que é o verde a dádiva
Que responde as perguntas da Ilusão.
E posso me ferir no gelo das espadas
Se me quiseres banhada de vermelho.

Em minhas muitas vidas hei de te perseguir.
Em sucessivas mortes hei de chamar este teu ser sem nome
Ainda que por fadiga ou plenitude, destruas o poeta
Destruindo o Homem.
- Hilda Hilst, in "Sobre a tua grande face", 1986.



Poemas aos homens do nosso tempo
XII
Vou indo, caudalosa
Recortando de mim
Inúmeras palavras.
Vou indo, recortando
Alguns textos antigos
Onde a faca finíssima
Sublinhava
Hilda Hilst e Lygia Fagundes Telles
As legendas políticas
E um punhal incisivo
Apunhalava
Um corpo amolecido
O olho aberto, uma bota
Pontiaguda
entrando no teu peito.
Os meus olhos te olhavam
Como de certo o Cristo
Te olhou, piedade
Compaixão infinita
Ah, meu amigo
Que límpida paixão
Que divina vontade
Fervor feito de lava
Fogo sobre a tua fronte
Tanto amor
E não te deram nada.
Deram-te sim
Ferocidade, grito
E sobre o corpo
Chagas
E mãos enormes, garras
Te levando o rosto
E inúmeras palavras
Tão inúteis na noite.
Diziam que adolescência
Moldou a tua ideia
Que eras como um menino
De encantada imprudência
Loucura caminhares
Na trilha da floresta
Sem luminosa armadura.
Mas eu, poeta, vou indo
Caudalosa
Recortando as palavras
Tão inúteis
E os meus olhos de treva
Vão te olhando
E te guardo no peito
Intenso, aberto
Colado a mim
Homem-Amor
Inteiro permanência
No todo despedaçado
Do poeta.
- Hilda Hilst, in "Poemas aos homens do nosso tempo", 1974.



Do amor contente e muito descontente
9
Tenho pedido a todos que descansem
De tudo o que cansa e mortifica:
O amor, a fome, o átomo, o câncer.
Tudo vem a tempo no seu tempo.
Tenho pedido às crianças mais sossego
Menos riso e muita compreensão para o brinquedo
O navio não é trem, o gato não é guizo.

Quero sentar-me e ler nesta noite calada.
A primeira vez que li Franz Kafka
Eu era uma menina. (A família chorava).
Quero sentar-me e ler mas o amigo me diz:
O mundo não comporta tanta gente infeliz.

Ah, como cansa querer ser marginal
Todos os dias.
Descansem anjos meus. Tudo vem tempo
No seu tempo. Também é bom ser simples.
É bom ter nada. Dormir sem desejar,
Não ser poeta. Ser mãe. Se não puder ser pai.
Tenho pedido a todos que descansem
De tudo o que cansa e mortifica.
Mas o homem não cansa.
- Hilda Hilst


Hilda Hilst, em seu escritório na Casa do Sol

FORTUNA CRÍTICA DE HILDA HILST

ABREU, Caio Fernando. A festa erótica de Hilda Hilst. In: Revista A-Z, São Paulo, n. 126, 1990.
ABREU, Caio Fernando. Deus pode ser um flamejante sorvete de cereja – Hilda Hilst. In: Revista Leia, São Paulo, jan. 1987.
ABREU, Caio Fernando. Um pouco acima do insensato mundo In: Revista Leia, São Paulo, fev. 1986.
ABREU, Caio Fernando. Estrela de Aldebarã. In: Isto É - Artes e espetáculos, ed., nº 1792, 11.2.2004.
ALBUQUERQUE, Gabriel. Deus, Amor, Morte e as atitudes líricas na poesia de Hilda Hilst. Manaus: Editora Valer, 2012.
ALBUQUERQUE, Gabriel. Os nomes de Deus. In: Suplemento Literário de Minas Gerais. nº. 70, abril, 2001. p. 25-28.
Hilda Hilst, aos 27 anos, no apartamento
da Alameda Santos, em São Paulo
ALBUQUERQUE, Gabriel Arcanjo Santos. Deus, amor, morte e as atitudes líricas na poesia de Hilda Hilst. (Tese Doutorado em Literatura Brasileira) Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2002.  
ALMEIDA, Geruza Zelnys de. A (meta)física poética em Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Literatura e Crítica Literária). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil, 2005. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021).
ALMEIDA, Geruza Zelnys de. A Experiência do Nome na Poesia de Hilda Hilst. TriceVersa - Revista de estudos ítalo-luso-brasileiros, v. 2, p. 128-137, 2009. Disponível no link.  (acessado 8.5.2013).
ALMEIDA, Geruza Zelnys de. A geometria do pensar na poesia de Hilda Hilst. Terra Roxa e Outras Terras, v. 11, p. 91-102, 2007. Disponível no link. (acessado 8.5.2013).
ALMEIDA, Geruza Zelnys de. As configurações do ensaio na poesia de Hilda Hilst. Kalíope (PUCSP), v. 2, p. 33-48, 2006.
ALMEIDA, Geruza Zelnys de. Corpo e memória no porco de Hilda Hilst. Vivencia (UFRN), v. 36, p. 41-50, 2011.
ALMEIDA, Geruza Zelnys de. Entre ditos, não ditos e malditos: o inominável na poesia de Hilda Hilst. Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro), v. 12, p. 1-15, 2009.
ALMEIDA, Geruza Zelnys de.; LEITE, Cristiane Fernandes. Erotismo e religião: cópula e comunhão na poesia de Hilda Hilst e Adélia Prado. In: FERRAZ, S; MAGALHÃES, A; CONCEIÇÃO, D; BRANDÃO, E; TENÓRIO; W.. (Org.). Deuses em poéticas: Estudos de literatura e teologia. 1ª ed., Belém / PA: EDUEPA e EDUEPB, 2009, v. 1, p. 125-142. Disponível no link. (acessado 8.5.2013).
ALMEIDA, Sherry Morgana Justino de. Do drama estático de Fernando Pessoa à prosa êxtase de Hilda Hilst: uma escritura teatral. (Tese Doutorado em Letras). Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, 2013.
ALMEIDA, Sherry Morgana Justino de. O Poeta Inocente & a Obscena Senhora: A Visão de Deus em Alberto Caeiro e Hilda Hilst. In: Ermelinda Ferreira. (Org.). Na véspera de não partir nunca:70 anos sem Fernando Pessoa. 1ed.Recife: Editora universitária/UFPE, 2005, v. , p. 291-315.
ALMEIDA, Sherry Morgana Justino de; BIONE, Carlos Eduardo. Hilda Hilst & Caio Fernando Abreu: Vertigem e Redenção. Ao pé da letra, Recife, v. 4, n.1, p. 37-40, 2002.
ALVES, Mariana Garcia de Castro. Hilda Hilst - Respiros: Uma experiência de divulgação. (Dissertação Mestrado em Divulgação Científica e Cultural). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil, 2012. Disponível no link. (acessado 9.5.2013).
ALVES, Mariana Garcia de Castro. Hilda Hilst Respiros: uma experiência de divulgação - A senhora D. In: Edicc, 2012, Campinas. Revista do Edicc (Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura), 2012. v. 1. p. 156-164.
ALVES, Mariana Garcia de Castro. O jogo do Oco: reflexões iniciais para divulgação da obra de Hilda Hilst em exposições. In: XV SETA - Seminário de Teses em Andamento (IEL/UNICAMP), 2009, Campinas. Anais do SETA. Campinas: Unicamp, 2009. v. 4. p. 769-778.
AMARAL, Luciane Noronha do. O sagrado como busca em poemas malditos gozosos e devotos, de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2008.
AMORIM, Bernardo Nascimento de. A recepção da obra de Hilda Hilst. In: Elaine Cristina Cintra; Enivalda Nunes Freitas e Souza. (Org.). Roteiro poético de Hilda Hilst. Uberlândia: EDUFU, 2009, v. , p. 301-319.
AMORIM, Bernardo Nascimento de. Amor, ódio e Hilda Hilst. Dez faces, Belo Horizonte, p. 24 - 25, 1 dez. 2006.
AMORIM, Bernardo Nascimento de. HH e YHWH: Hilda Hilst e o deus javista. Forma breve (Universidade de Aveiro), v. 5, p. 333-340, 2007.
AMORIM, Bernardo Nascimento de. O saber e o sentir: uma leitura de "Do desejo", de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Estudos Literários). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2004. Disponível no link. (acessado 10.5.2013).
AMORIM, Bernardo Nascimento de. O saber e o sentir: uma leitura de "Do desejo", de Hilda Hilst. Em Tese (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 9, p. 51-57, 2005. Disponível no link. (acessado 10.5.2013).
AMORIM, Bernardo Nascimento de. Um poema de Hilda Hilst. Revista do Centro de Estudos Portugueses (UFMG), Belo Horizonte, v. 24, n.33, p. 209-222, 2004.
AMORIM, Fabiana Brandão Silva. Desejo e emancipação feminina: a inscrição do erotismo na poesia de Hilda Hilst e de Teresa Calderón. (Dissertação Mestrado em Estudos Literários). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, 2002. 118.
ANDRADE, Ludmilla Zago. O vermelho da vida na escrita de Hilda Hilst. (Tese Doutorado em Estudos Literários). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2011. Disponível no link. (acessado 8.5.2013).
ANDRADE, Sonia da Silva Purceno de. Ensaio de Leitura: "O Obsceno Objeto de Desejo de HH". In: Alcir Pécora. (Org.). Por Que Ler Hilda Hilst. 1ª ed., São Paulo: Globo, 2010, v. , p. -.
ANDRÉ, Willian. Kierkegaard. Camus. Hilst: no labirinto da angústia. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil, 2012.
ANDRÉ, Willian. O oco que é angústia: o vazio e a escritura na prosa de Hilda Hilst. In: III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2011, Maringá, PR. III CONALI - Anais - Volume 2, 2011. p. 824-835.
ANDRÉ, Willian. Uma senhora 'pervertida': o humor da crônica contemporânea em Hilda Hilst. In: VI ERIC - Encontro Regional de Iniciação Científica, 2010, Mandaguari. Anais do VI ERIC, 2010. p. 2-10.
ANSELMO, Simone Lisboa S. A poesia na prisão: reflexão sobre uma experiência com mulheres encarceradas no Desterro. (Dissertação Mestrado em Literatura). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2006. 165 p.
ARAÚJO, Rosanne Bezerra de. Niilismo heróico em Samuel Beckett e Hilda Hilst: fim e recomeço da narrativa. (Tese Doutorado em Letras). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil, 2009. Disponível no link. (acessado 10.5.2013).
ARAÚJO, Rosanne Bezerra de. Niilismo Heróico em Samuel Beckett e Hilda Hilst: fim e recomeço da narrativa. 1ª ed.,  Natal: EDUFRN, 2012. 250p.
ARAÚJO, Rosanne Bezerra de. O Fluxo Niilista na Narrativa de Hilda Hilst. Vivencia (UFRN), v. 1, p. 97-111, 2006.
ARCO E FLEXA, Jairo. Muita agonia. In: Veja, São Paulo, 7 jan. 1981.
ARÊAS, Vilma; WALDMAN, Berta. Hilda Hilst - o excesso em dois registros. In: Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 7 out. 1989.
AZEVEDO FILHO, Deneval Siqueira de. Holocausto das Fadas: a trilogia obscena e o carmelo bufólico de Hilda Hilst. São Paulo: Annablume, 2003.
AZEVEDO FILHO, Deneval Siqueira de.. Holocausto das fadas: a trilogia obscena e o Carmelo Bufolico de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Teoria e História Literária). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1996.
BARBOSA, Sílvia Michelle de Avelar Bastos. Paraísos do gozo: o corpo e a persistência do desejo na poética de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Letras). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil, 2010. Disponível no link. (acessado 10.5.2013).
BARROS, André Luiz. Obscena senhora. In: Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 19 set. 1995. 
BASTOS, Beatriz Cabral. Hilda Hilst: Dois Poemas, Duas Versões. In: Tradução em Revista (Online), v. 6, p. 1-19, 2009.
BASTOS, Beatriz Cabral. Um corpo a corpo com a poesia: traduzindo Hilda Hilst e Adília Lopes. (Dissertação de Mestrado em Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2010. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021).
BATISTA, Ana Beatriz Ferreira. Onde andará Hilda Hilst?, (Dissertação Mestrado em Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2011. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021).
BEZERRA, Anna Giovanna Rocha. A poética da provocação: o Divino erótico em Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Literatura e Interculturalidade). Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil, 2011. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021).
BEZERRA, Anna Giovanna Rocha. Contatos Proibidos de Primeiro Grau: o incesto em Cartas de um Sedutor de Hilda Hilst. In: I Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura, v. 1, p. 1-8, 2009.
BEZERRA, Anna Giovanna Rocha. Hilda Hilst, Lya Luft e Márcia Denser: três vozes femininas sobre o tabu do incesto na literatura contemporânea. 1º CIELLI Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, v. 1, p. 1-8, 2010.
BIONE, Carlos Eduardo. A Escrita Crônica de Hilda Hilst. (Dissertação de Mestrado em Teoria Literária). UFPE, 2007. Disponível no link. (acessado 9.5.2013).
Hilda Hilst, na Casa do Sol, 1974
BLUMBERG, Mechthild. Hilda Hilst: paixão e perversão no texto feminino. D.O. Leitura. Publicação cultural da Imprensa Oficial do Estado - São Paulo, ano 21, número 5, p. p.45-51, maio de 2003.
BLUMBERG, Mechthild. Spiritualität, Leidenschaft und obszöne Provokation Zur Dialektik zwischen Metaphysik und Körperlichkeit in Prosa und Lyrik der brasilianischen Autorin Hilda Hilst. Berlin: Peter Lang, 2004.
BOJUNGA, Cláudio. Quatro conversas com o mistério Hilda Hilst.
In: Jornal da Tarde. São Paulo, 24 jun. 1972. 
BORGES, Fabíola Graciele Abadia. Sobre o feminino: uma investigação psicanalítica com vislumbre mítico-clínico e a partir da literatura de Hilst. (Dissertação Mestrado em Psicologia). Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil, 2012. Disponível no link.  (acessado 10.5.2013).
BORGES, Gisele do Rocio. A via transcendente percorrida na escrita de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Literatura Brasileira). Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, 2008. Disponível no link. (acessado 8.5.2013).
CADERNOS DE LITERATURA BRASILEIRA. Hilda Hilst. Instituto Moreira Salles - São Paulo - SP: Instituto Moreira Salles, Outubro de 1999.
CANDIDO, Antonio. Literatura e cultura de 1900 a 1945. In: Literatura e Sociedade. São Paulo: T.A. Queiroz, 2000. p. 128.
CARDOSO, Ronnie Francisco Pereira. Na falha da gramática a carne: a pornografia em Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Estudos Literários). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil, 2007. Disponível no link. (acessado 10.5.2013).
CARNEIRO, Alan Silvio Ribeiro. Kadosh e o Sagrado de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Teoria e História Literária). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil, 2009.
CARNEIRO, Alan Silvio Ribeiro. Uma carta de Hilda Hilst a um jovem poeta brasileiro. Contexto (UFES), v. 18, p. 11-44, 2010.
CARTACAMPINAS. Livro ‘A intensa, extremada, delirante Hilda Hilst ‘ é lançado em Campinas. In: Carta Campinas, 27 agosto/2018. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021).
CARVALHO, Luiz Claudio da Costa. A mulher no vão da escada: reflexões sobre A obscena senhora D., de Hilda Hilst. In: Helena Parente Cunha. (Org.). Desafiando o Cânone. 1ª ed., Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999, v. 1, p. 109-124.
CARVALHO, Luiz Claudio da Costa. Pensando a margem: um diálogo com Hilda Hislt e Caio Fernando Abreu. (Tese Doutorado em Letras). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2004.
CASTELLO, José. Hilda Hilst: a maldição de Potlatch. In: Inventário das sombras. Rio de Janeiro: Record, 1999, p. 91-108.
CAVALCANTI, Jardel Dias. Hilda Hilst delirante, de Ana Lucia Vasconcelos. In: Digestivo Cultural, 16.10.2021. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021).
CAVALCANTI, Jose Antonio. Caos e criação em Matamoros, de Hilda Hilst. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ), v. 20, p. 1-21, 2010.
CAVALCANTI, Jose Antonio. Deslimites da prosa ficcional em Hilda Hilst: uma leitura de "Fluxo", Estar sendo. Ter sido, Tu não te moves de ti e A obscena senhora D. (Tese Doutorado em Letras). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil, 2010. Disponível no link. (acessado 8.5.2013).
CHIARA, Ana Cristina de Rezende. Leituras malvadas. (Tese de Doutorado em Letras). PUC-Rio, 1996.
CINTRA, Elaine Cristina. A poética do desejo em Hilda Hilst. In: Cintra, E.C.; Souza, E.N.F.E. (Org.). A escrita literária: teorias, histórias e poéticas. Homenagem a Hilda Hilst. 1ª ed., Uberlândia-MG: Editora da Universidade Federal de Uberlândia- EDUFU, 2009, v. 2, p. 43-168.
COELHO, Nelly Novaes. A poesia obscura/luminosa de Hilda Hilst: A metamorfose de nossa época; Fluxo-floema e Qadós: a busca e a espera. in: _____. A literatura feminina no Brasil contemporâneo. São Paulo: Siciliano, 1993. pp. 79–101, 210-221.
COELHO, Nelly Novaes. Da poesia. Cadernos de Literatura Brasileira. São Paulo: Instituto Moreira Salles, n. 8, p. 66-79, out. 1999.
COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico de escritoras brasileiras. São Paulo: Escrituras Editora, 2002, p. 264-267.
COLI JUNIOR, Jorge Sidney. Em homenagem a Hilda Hilst. Literatura e Sociedade (USP), São Paulo, v. 8, p. 257-260, 2005.
COLI, Jorge.  Lori Lamby resgata paraíso perdido da sexualidade. In: Folha de São Paulo. São Paulo, 6 de abril de 1991.
COLI, Jorge. À espera do reconhecimento na ingrata posteridade?. In: Folha de São Paulo. São Paulo, 5 de fevereiro de 2004, p.E2.
COSTA, Vera Maria de Queiroz. Hilda Hilst e a arquitetura de escombros. Ipotesi (UFJF), Editora UFJF - Juiz de Fora, v. 8, n.1/2, p. 67-78, 2004.
COSTA, Vera Maria de Queiroz. Hilda HIlst: Três Leituras. 1ª. ed., Florianópolis: Mulheres, 2000. v. 1. 74p.
COUTINHO, Alexandre Santos Ribeiro. Estudos do corpo. 1ª ed., Rio de Janeiro: 7Letras, 2011. v. 1.000. 56p.
COUTINHO, Alexandre Santos Ribeiro. O extremo do possível em rútilo nada: uma síntese concêntrica em Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Letras e Lingüística). Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil, 2012.
COUTINHO, Alexandre Santos Ribeiro. O terceiro corpo manifesto: estética e política na ficção de Hilda Hilst. verbo21 - Cultura e Literatura, v. 2011, p. 1-9, 2011.
COUTINHO, Araripe. Hilda Hilst. Delícias e fúria. In: O Capital. Ano 1, nº 0, julho de 1991, p. 8-9.
CUNHA, Rubens da. A escrita hemorrágica de Hilda Hilst. Estação Literária, v. 9, p. 122-138, 2012.
DADALTO, Weverson. Muros de Linguagem em Rútilo Nada, de Hilda Hilst. Contexto (UFES), v. 18, p. 131-155, 2010. 
D'ANGELO, Biagio . Trobar nou. Esperienze poetiche in alcune voci di donne del 900 (Hilda Hilst, Anne Sexton, Marina Cvetaeva). Rassegna iberistica, v. 93, p. 3-18, 2011.
D'ANGELO, Helô. Por que a escritora Hilda Hilst não fez sucesso em vida?. In: Azima, 10 de julho de 2018. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021). 
DELFINI, Aline Tobal. Entre o sagrado e o profano: A poesia de Hilda Hilst em Poemas malditos, gozosos e devotos. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil, 2009. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021).
Hils Hilst
DIAS, Juarez Guimarães. O fluxo metanarrativo de Hilda Hilst em "Fluxo-floema". (Dissertação Mestrado em Letras). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil, 2005.
DIAS, Juarez Guimarães. O fluxo metanarrativo de Hilda Hilst em "Fluxo-floema". 1ª ed.,  São Paulo: Annablume, 2010. v. 1. 126p.
DIAS, Thaise Maria. Agonia da carne: mística e erotismo em a obscena senhora d, de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Letras: Estudos Literários). Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, 2012. Disponível no link. (acessado 8.5.2013).
DINIZ, Cristiano. "Paris era bom quando eu @ #!$...": uma seleção de entrevistas e depoimentos de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Teoria e História Literária). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil, 2012.
DINIZ, Cristiano. ; DESTRI, Luisa. Cronologia. In: Alcir Pécora. (Org.). Por que ler Hilda Hilst. 1ª ed., São Paulo: Globo, 2010, v., p. 56-62.
DINIZ, Cristiano.; DESTRI, Luisa. Um retrato do artista. In: Alcir Pécora. (Org.). Por que ler Hilda Hilst. 1ª ed., São Paulo: Globo, 2010, v., p. 31-55.
DOSSIÊ Hilda Hilst. Revista Contexto nº 18 - 2010/2. Disponível no link. (acessado 9.5.2013).
DUARTE, Andrea Fricke. H H Da dispersão à suspensão. (Dissertação Mestrado em Psicologia Social e Institucional). niversidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil, 2011.
DUARTE, Andrea Fricke.; SOUSA, E. L. A.. Humor e suspensão: oscilação entre o peso e a leveza em Hilda Hilst. Psicanálise & Barroco em Revista, v. 9, p. 1-10, 2011.
DUARTE, Edson Sousa Costa. A poesia amorosa de Hilda Hilst. In: HILST, Hilda. Do amor. São Paulo: Edith Arnhold / Massao Ohno, 1999. p. 89-95.
DUARTE, Edson Sousa Costa. Hilda Hilst: Economias estéticas. (Tese de Doutorado em Teoria Literária). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2006, 171 p.
ELIAS NETTO, Cecílio. Gente: Hilda Hilst. In: Correio Popular. Campinas-SP, 7 de fevereiro de 1993.
ENTREVISTA. Hilda Hilst. In: Revista E. Ano 9, no 6 Dezembro de 2002. São Paulo: Sescsp, p. 12-14.
FARIA, Idelma Ribeiro de. Hilda Hilst. In: CAMPOS, Milton de Godoy. Antologia poética da Geração de 45: 1a. série. São Paulo: Clube de Poesia, 1966. p. 114-115.
FERREIRA, Jaciane Martins. O sujeito e suas confissões em O Caderno Rosa de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Estudos Lingüísticos). Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil, 2010.
FONSECA, Gladson Paulo Milhomens. O caderno rosa de Lori Lamby - Impressões sobre desmasculinização literária em Hilda Hilst.. Site de Literatura, Novidades Literárias, p. 1 - 5, 19 fev. 2008.
FONSECA, Olívia de Melo. A metamorfose erótico-amorosa na lírica de Hilda Hilst: o caminho para a libertação artística e feminina. (Dissertação Mestrado em Cognição e Linguagem). Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil, 2011.
FRANÇA, Giovane de Azevedo. A caligrafia do gozo em "Estar sendo, ter sido", de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil, 2003.
FUMANERI, Maria Luísa Carneiro. Vencer a morte: uma leitura crítica de Da Morte. Odes mínimas, de Hilda Hilst. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 5, p. 502-519, 2011.
GALVÃO, Walnice Nogueira. Mulheres e poetas. DO Leitura.  São Paulo, v. 23, n. 1, p. 23-33, 1. sem. 2005
GHAZZAOUI, Fátima. O passo, a carne e a posse. Ensaio sobre Da morte. odes mínimas, de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada). Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2003, 148p.
GOUVEA, Leila. Entrevista Hilda Hilst: “Ser poeta é difícil em qualquer lugar”. D.O. Leitura. Publicação cultural da Imprensa Oficial do Estado - São Paulo, ano 21, número 05, p. 52- 58, maio de 2003.
GRAIEB, Carlos. Fase pornográfica é sucesso na França. In: HILST, Hilda. Cantares do sem nome e de partidas. São Paulo: Massao Ohno, 1995.
GRANDO, Cristiane (Org.). O Caderno Rosa de Hilda Hilst. 1ª. ed., Campinas: CEDAE-IEL-UNICAMP, 2005. v. 1. 32p.
GRANDO, Cristiane. A Obscena Senhora Morte: processos criativos da poesia e prosa de Hilda Hilst. (Tese Doutorado em Letras). Universidade de São Paulo, USP, Brasil, 2003.
GRANDO, Cristiane. A poesia de Hilda Hilst: em busca de estruturas complexas . D.O. Leitura. Publicação cultural da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, p. 38-43, 2003.
GRANDO, Cristiane. Amavisse de Hilda Hilst: edição genética e crítica. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade de São Paulo, USP, Brasil, 1998.
GRANDO, Cristiane. Genética e Tradução: a poética de Hilda Hilst. Manuscrítica 10: Revista de Crítica Genética, p. 141-153, 2002.
GRANDO, Cristiane. Hilda Hilst: la muerte y su doble . camarote: espacio de literatura + arte. N o 6, p. 44-47, 2005.
GRANDO, Cristiane. Leitura genética do poema 'Se tivesse madeira e ilusões', de Hilda Hilst. Manuscrítica - Revista de Crítica Genética, São Paulo, v. 7, p. 91-110, 1998.
GRANDO, Cristiane; LOBOS, L.. Hilda Hilst. Soy la mujer que anda conmigo. Poesía y crítica literaria brasileña. . La siega: literatura, arte, cultura. Número 5. Universidad de Barcelona-España, Barcelona, p. 1-10, 2005.
GUALBERTO, Ana Cláudia Félix. Contos d'escárnio - textos grotescos: loucura e relações de gênero em Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil, 2003.
GUALBERTO, Ana Cláudia Félix. Corpo e escrita: processos de subjetivação em Aristófanes e Hilda Hilst. In: Cristiani Bereta da Silva; Glaucia de Oliveira Assis; Rosana C. Kamita. (Org.). Novos olhares, muitos lugares. Florianópolis: Editora Mulheres, 2007, v., p. 111-125.
Hilda, na Casa do Sol, 1977.
(Foto: J. L. Mora Fuentes)
GUALBERTO, Ana Cláudia Félix. Do desejo: o humano e o divino na poesia de Hilda Hilst. Cadernos Literários (FURG), Editora da FURG - PGL, v. 11, p. 15-24, 2005.
GUALBERTO, Ana Cláudia Félix. Hilda Hilst e Guiomar de Grammont: metaficção e enunciação do sujeito. In: Maria Conceição Monteiro; Tereza Marques de Oliveira Lima. (Org.). Entre o estético e o político: a mulher nas literaturas clássicas e vernáculas. Florianópolis: Editora Mulheres, 2006, v., p. 311-320.
GUALBERTO, Ana Cláudia Félix. Processos de subjetivação na prosa ficcional de Hilda Hilst: uma escrita de nós. (Tese Doutorado em Literatura Brasileira). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, 2008. Disponível no link. (acessado 8.5.2013).
GUIMARÃES, Cinara Leite. A Obscena Senhora D, de Hilda Hilst, e as relações entre Eros, Tânatos e Logos. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil, 2007.
GUIMARÃES, Maria Severina Batista. O canto imantado: um estudo da poesia lírica de Adélia Prado, Dora Ferreira da Silva e Hilda Hilst. (Tese Doutorado em Letras e Lingüística). Universidade Federal Goias, UFGO, 2006, 295 p.
HILDA Hilst ganha prêmio da APCA. In: Correio Popular. Campinas, 11 de dezembro de 2002.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. O fruto proibido. Folha da Manhã, São Paulo, 2 set. 1952
HOMENA, Sonia Maria Coquillard Ayre. A língua obscena da senhora Hilst. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói/RJ, 1995. 108 p.
LEÃO, Rodrigo Emmanuel Araújo. Hilda Hilst: submissão e emancipação da mulher em obras escritas por uma mulher. Tropeiros da Borborema, v. 1, p. 75-82, 2009.
LEFEVRE, Diogo. Os "Três Cantos de Hilda Hilst" de Almeida Prado: Breve Análise. In: VII SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música - EMAC - UFG, 2007, Goiânia-GO. Anais do VII SEMPEM. Goiânia-GO: Gráfica e Editora Vieira, 2007. v. Ano I. p. 104-111.
LEFEVRE, Diogo. Poesia e Composição na Canção: Estuto analítico dos "Três Cantos de Hilda Hilst" de Almeida Prado e de canções do álbum "Poesia Paulista" de Achille Picchi, Eduardo Guimarães Álvares e José Augusto Mannis; Composição Comentada da canção "A Casa do Tempo". (Dissertação Mestrado em Música). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil, 2008.
LEITE NETO, Alcino. À flor da pele. A escritora Hilda Hilst troca a literatura séria pelo riso demolidor do erotismo. In: Isto É Senhor. São Paulo, 4 de julho de 1990, p. 64-66.
LIMA, Carlos Eduardo Bione Sidronio de. A escrita crônica de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife, 2007. 130 p.
LOPES, Annelys Rosa Oikawa. Entre Eros e o Senhor - Sexo e religião em Qadós, de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil, 1997.
LOSNAK, Marcos. A carne da alma. In: Folha de Londrina, 31.10.2018. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021).  
MACHADO, Clara Maria Silveira Netto de Almeida. A escritura delirante em Hilda Hilst. (Tese Doutorado em Comunicação e Semiótica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, São Paulo, 1993. 202 p.
MACHADO, Clara Silveira Netto de Almeida; DUARTE, Edson Costa. A vida: uma aventura obscena de tão lúcida. In: HILST, Hilda. Estar sendo. Ter sido. São Paulo: Nankin, 1997. p. 119-124.
MAFRA, Ines da Silva. Paixões e máscaras (uma interpretacão de três narrativas de Hilda Hilst). (Dissertação Mestrado em Literatura). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 1993. 161 p.
MAFRA, Suzana da Silva. Quando se morre duas vezes - Lázaro por Hilda, J.Queiroz e Saramago. (Dissertação Mestrado em Literatura). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2005. 93 p. Disponível no link. (acessado 8.5.2013).
MASCARO, Sônia de Amorim. Hilda Hilst. Uma conversa emocionada. Sobre a vida, a morte, o amor e o ato de escrever. Jornal da Tarde, São Paulo, 21 jun. 1986.
MARASCIULO, Marília. Hilda Hilst: 7 fatos essenciais para conhecer a autora. In: Revista Cult, 28 de julho de 2018. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021).  
MATA, Anderson Luis Nunes da. O silêncio das crianças: representação da infância na narrativa brasileira contemporânea. (Dissertação de Mestrado em Literatura). UNB, 2006.
MEDEIROS, Delma. A delirante Senhora H.. In: Correio, 13.7.2018. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021).
MEDINA, Cremilda de Araújo. Hilda Hilst. In: ___. A posse da terra: escritor brasileiro hoje. Pref. Antônio Soares Amora. Lisboa: Impr. Nacional: Casa da Moeda; São Paulo: Secretaria da Cultura do Estado, 1985. p. 237-248.
MEDINA, Fabiana Grazioli. No limiar dos sentidos, a expressão do inefável - o lírico e o grotesco. (Dissertação Mestrado em Literatura e Crítica Literária). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil, 2005.
MEIRA, Eliane Ângela de Almeida. As transgressões em Kadosh de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Letras e Lingüística). Universidade Federal de Goiás, UFGO, Goiânia, 2007. 100 p.
MELO, Amanda Barros de. (Des) construindo nossa movência: uma análise de Tu não te moves de ti de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Literatura e Cultura). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil, 2010.
MENDES, Camila Scalfoni. À espera: consideração em torno da morte. "Odes mínimas", de Hilda HIlst. Contexto (Vitória), v. I, p. 129-136, 2007.
MIRANDA, Sueli de Melo. Frente a ruivez da vida: letra e transmissão na poesia de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Letras Estudos Literários Literatura Brasileira). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil, 2002.
Hilda Hilst e Lygia Fagundes Telles
MORAES, Eliane Robert.  A prosa degenerada: um livro obsceno e inclassificável de Hilda Hilst. Folha de São Paulo. São Paulo, 10 mai. 2003. Jornal de resenhas, p. 5.
MORAES, Eliane Robert. Da medida estilhaçada. Cadernos de Literatura Brasileira. São Paulo: Instituto Moreira Salles, n. 8, p. 114-126, out. 1999.
MORAIS, Aline Pires de. Fiandeira de versos: imaginário e construção poética em Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil, 2009. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021).
MORAIS, João Batista Martins de. Transtextualidade e erotismo na trilogia de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife, 2007. 115 p.
MOUTINHO, Marcelo. Hilda Hilst ao telefone. In: Rascunhos, 21.4.2021. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021).
OLIVEIRA, Fernanda Volkerling de. Hilda Hilst: até a última letra. (Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo), Universidade Federal de Santa Catarina, 2011. Disponível no link. (acessado 8.5.2013).
OLIVEIRA, Maria Edith Maroca de Avelar Rivelli. A Escrita dialógica em 'Contos D'escárnio' de Hilda Hilst. Revista Acervos Literários, v. 1, p. 1-10, 2001.
OLIVEIRA, Rodrigo Santos de. Almanaque de miudezas: defesa poética nas crônicas de Hilda Hilst. Darandina Revista Eletrônica - Pós UFJF, v. 2, p. 1-10, 2009.
OLIVEIRA, Rodrigo Santos de. Cantos da morte em Henriqueta Lisboa e Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Estudos Literários). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2010. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021).
OLIVEIRA, Rodrigo Santos de. Defesa poética nas crônicas de Hilda Hilst. Afuera. Estudios de Crítica Cultural (En línea), v. 7, p. 1-10, 2009.
OLIVEIRA, Rodrigo Santos de. Máscaras mortuárias em Hilda Hilst. Revista Criação & Crítica, v. 05, p. 1/1-15, 2010.
PALLOTTINI, Renata. Do teatro. In: HILST, Hilda. Teatro reunido. São Paulo: Nankin, 2000. v. 1. p. 165-181.
PÉCORA, Alcir (org). Por que ler Hilda Hilst. São Paulo: Globo, 2010.
PÉCORA, Alcir. A moral pornográfica. Suplemento Literário de Minas Gerais. Belo Horizonte, n. 70, p. 16-19, abr. 2001.
PÉCORA, Alcir. Nota do organizador. In: HILST, Hilda. A obscena senhora D. São Paulo: Globo, 2001. p. 11-14.
PÉCORA, Alcir. Nota do organizador. In: HILST, Hilda. Bufólicas. São Paulo: Globo, 2002. p. 7-10.
PÉCORA, Alcir. Nota do organizador. In: HILST, Hilda. Cantares. São Paulo: Globo, 2002. p. 7-10.
PÉCORA, Alcir. Nota do organizador. In: HILST, Hilda. Cartas de um sedutor. São Paulo: Globo, 2002. p. 7-10.
PÉCORA, Alcir. Nota do organizador. In: HILST, Hilda. Da morte. Odes mínimas. São Paulo: Globo, 2003. p. 7-10.
PÉCORA, Alcir. Nota do organizador. In: HILST, Hilda. Exercícios. São Paulo: Globo, 2002. p. 7-10.
PÉCORA, Alcir. Nota do organizador. In: HILST, Hilda. Júbilo, memória, noviciado da paixão. São Paulo: Globo, 2001. p. 11-13.
PÉCORA, Alcir. Nota do organizador. In: HILST, Hilda. Kadosh. São Paulo: Globo, 2002. p. 11-14.
PEREIRA, Ana Paula de Oliveira. A Escritura Desejante de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Literatura e Crítica Literária). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, 2006. Disponível no link. (acessado 8.5.2013).
PEREIRA, Bernadetth Maria. Lembranças vivas de Hilda Hilst registradas no caderno de campo da alma e do coração. Revista Ciência da Educação, São Paulo-SP, p. 98 - 106, 22 fev. 2012.
PRADO, Luiz André do. Lori Lamby, o ato político de Hilda Hilst. In: O Estado de São Paulo. Caderno 2, 14 de junho de 1990, p. 4.
Fernanda Montenegro, Jacqueline Laurence
 e Hilda Hilst na Casa do Sol. 
RAMOS, Danielle Stephane. Nos arredores da Casa do Sol: o espaço no imaginário hilstiano. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil, 2012. Disponível no link. (acessado 8.5.2013).
RAMOS, Danielle Stephane. Subjetividade e topos: a imensidão interior em imagens do espaço exterior na poesia de Hilda Hilst. In: GAMA-KHALIL, Marisa Martins; CARDOSO, Juscelén Moraes; REZENDE, Rosana Gondim. (Org.). O Espaço (en)cena. 1ª ed., São Carlos: Clara Luz, 2008, v., p. 205-216.
RAMOS, Danielle Stephane.; SOUZA, E. N. F. E.. O Espaço na obra de Hilda Hilst. Horizonte Científico (Uberlândia), v. 1, p. 1-21, 2009.
REGUERA, Nilze Maria de Azeredo. "Lázaro", de Hilda Hilst: o narrar nos meandros da tradição. Revista de Letras Norte@mentos, v. 7, p. 12-22, 2011.
REGUERA, Nilze Maria de Azeredo. A performance do narrador em Clarice Lispector e em Hilda Hilst: o narrar que (se) frustra. Revista de Letras (São Paulo), v. 47, p. 185-208, 2007.
REGUERA, Nilze Maria de Azeredo. Hilda Hilst e a (im)possibilidade de (se) dizer. Itinerarios (UNESP. Araraquara), v. 32, p. 27-43, 2011.
REGUERA, Nilze Maria de Azeredo. Hilda Hilst e o seu pendulear em Fluxo-floema. (Tese Doutorado em Letras). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil, 2011.
REZENDE, Luciana Barreto Machado.  Transcendência e transfiguração na prosa poética de Hilda Hilst: a presença bíblica e dantesca em "Lázaro" e "Rútilo Nada". (Dissertação Mestrado em Literatura). Universidade de Brasília, UnB, 2008. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021).
REZENDE, Luciana Barreto Machado. Entre os passos da paixão e o inferno de Dante: transcendência e transfiguração em Rútilo "Nada", de Hilda Hilst. Ângulo (FATEA. Impresso), v. 117, p. 93-99, 2009.
RIBEIRO, Leo Gilson. Apresentação. In: HILST, Hilda. Ficções. São Paulo: Quíron, 1977. (Coleção jogral, 6). p. VII-XII.
RIBEIRO, Leo Gilson. Da ficção. Cadernos de Literatura Brasileira. São Paulo: Instituto Moreira Salles, n. 8, p. 80-96, out. 1999.
RIBEIRO, Leo Gilson. Hilda Hilst. In: Revista da Goodyear, jul./ ago./ set. 1989.
RIBEIRO, Leo Gilson. Luminosa despedida. In: Jornal da Tarde. Caderno de Sábado, São Paulo, 4 de março de 1989, p. 3.
RIBEIRO, Léo Gilson. Os versos de Hilda Hilst, integrando a nossa realidade. Jornal da Tarde, São Paulo, 14 fev. 1980c..
RIBEIRO, R. R. ; CAMARGO, Goiandira de Fatima Ortiz de. Canto compassado: os cantares de amigo e os Cantares de Hilda Hilst. Via litterae, v. 2, p. 249-264, 2010.
RODRIGUES, Ivon Rabêlo. Entre o escuro e a rutilância: as armadilhas de Eros e Tanatos em duas narrativas de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Literatura e Interculturalidade). Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil, 2010.
RODRIGUES, Tatiana Franca. A impossível linguagem: uma leitura sobre as vozes dissidentes na escritura de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Estudos Literários). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2007. 104 p.
ROSENFELD, Anatol. Hilda Hilst: poeta, narradora, dramaturga. In: HILST, Hilda. Fluxo-floema. São Paulo: Perspectiva, 1970. p. 10-17.
Hilda Hilst
SANTANA, Patricia Maria dos Santos. O erotismo profano de Hilda Hilst e a erótica animalesca de Olga Savary: veredas na desconstrução do imaginário feminino. (Dissertação Mestrado em Letras e Ciências Humanas). UNIGRANRIO, 2011. Disponível no link. (acessado 8.5.2013).
SANTOS, Leandra Alves dos. Hilda Hilst: amor, angústia e morte - passagens grotescas de uma arte desarmônica. (Dissertação Mestrado em Estudos Literários). Universidade Est. Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2006. 113 p.
SANTOS, Marcos Lemos Ferreira dos. Orfeu emparedado: Hilda Hilst e a perversão dos gêneros. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade de São Paulo, USP, Brasil, 2011.
SANTOS, Maria Helena Meirelles. Sob o olhar de Clarice Lispector e Hilda Hilst: transgressão e ruptura em Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres e A obscena senhora D. (Dissertação Mestrado em Estudos de Literatura). Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil, 2012.
SHCOLNIK, Fernanda. Hilda Hilst: uma aventura obscena de tão lúcida. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2009. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021).
SILVA, Eder Rodrigues da.. O teatro performático de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Estudos Literários Área Dramaturgia/Letras). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2010. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021).
SILVA, Eder Rodrigues da. O teatro performático de Hilda Hilst. Revista da Academia Mineira de Letras, v. LI, p. 161-167, 2009.
SILVA, Eder Rodrigues da. Uma leitura performática da peça O rato no muro de Hilda Hilst. Contexto (UFES), v. 18, p. 93-114, 2010.
SILVA, Francisco Norberto Moreira da. Corpo, tempo e envelhecimento: o discurso tridimensional de Hilda Hilst no livro "A Obscena Senhora D". (Dissertação Mestrado em Gerontologia). Universidade Católica de Brasília, UCB-DF, 2010. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021).
SILVA, Francisco Norberto Moreira da.; FALEIROS, Vicente de Paula.. A sexualidade do ser idoso por meio do corpo tempo e envelhecimento no discurso de Hilda Hilst. Acta de Ciências e Saúde, v. 1, p. 51-64, 2010.
SILVA, Joelma Rodrigues da.. Os risos na espiral: percursos literários hilstianos. (Tese Doutorado em Letras). Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, 2009. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021).
SILVA, Joelma Rodrigues da. A obscena senhora D: o processo dialógico do sublime e do grotesco em Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004.
SILVA, Leandro Soares da. Arte e sagrado: relações de imanência e sua presença na prosa contemporânea de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural). Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil, 2008.
SILVA, Leandro Soares da. Esperando Deus: a prosa de Hilda Hilst e os silêncios da divindade. In: MAGALHÃES, José Sueli de; RIBEIRO, Ivan Marcos; FERNANDES, Jakeline. (Org.). Literatura e Intersecções Culturais. Uberlândia: Edufu, 2008, v. , p. -.
SILVA, Leandro Soares da. Esperando Deus: Hilda Hilst e os silêncios da divindade. Cadernos de Literatura e Diversidade, v. 1, p. 67-87, 2008.
SILVA, Livia Carolina Alves da. Concepções do sujeito-lírico em cantares de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil, 2009. Disponível no link. (acessado 8.5.2013).
SILVA, Livia Carolina Alves da. Concepções do sujeito-lírico em cantares de Hilda Hilst. Disponível no link. (acessado 8.5.2013).
SILVA, Livia Carolina Alves da. Hilda Hilst: Literatura e Morte. In: Elaine Cristina Cintra; Enivalda Nunes Freitas e Souza. (Org.). A escrita literária: teorias, histórias e poéticas. Tema: Homenagem à Hilda Hilst. Uberlândia: EDUFU, 2008, v., p. -.
SILVA, Livia Carolina Alves da.; MOURA, K. P.. Hilda Hilst e a metáfora da morte. In: Enivalda Nunes Freitas e Souza; Eduardo José Tollendal; Luiz Carlos Travaglia. (Org.). Literatura-Caminhos e descaminhos em perspectiva. Uberlândia: EDUFU, 2006, v., p. 1-7.
SILVA, Livia Carolina Alves da; SOUZA, Enivalda Nunes Freitas e.. Hilda Hilst e a metáfora da morte. Horizonte Científico, v. 1, p. 1-20, 2006.
SILVA, Nívia Maria Santos. A desfesa da poesia ou o elogio do poeta, o caráter soteriológico da poesia na concepção hilstiana. (Dissertação Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural). Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil, 2009.
SILVA, Reginaldo Oliveira. Entre austeridade e putaria das grossas: o grotesco como metafísica pornéia, em Hilda Hilst. Investigações (UFPE. Impresso), v. 25, p. 163-191, 2012.
SILVA, Reginaldo Oliveira. Uma superfície de gelo ancorada no riso: recepção e fluxo do grotesco, em Hilda Hilst. (Tese Doutorado em Letras). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil, 2008.
SODRÉ, Paulo Roberto. Hilda Hilst e as Bufólicas. Revista Letras (Curitiba), v. 78, p. 47-58, 2009.
SOPRAN, Fátima Leonor. Vozes que se cruzam em a obscena senhora d, de Hilda Hilst:uma análise dialógica. Revista da Faculdade de Direito - Fundação Armando Álvares Penteado (Cessou em 2007. Cont. ISSN 2175-2230 Revista Juris da Faculdade de Direito), v. 5, p. 43-49, 2011.
SOUZA, Ana Santana. Imagens líquidas na poesia amorosa de Hilda Hilst. In: : Bertulino José de Souza; Hélder Cavalcante Câmara. (Org.). Imaginário Novos desafios, novas epistemologias. 1ª ed., Coimbra: CIEDA /Pantone 4, 2012, v. 1, p. 169-186.
SOUZA, Enivalda Nunes Freitas e. (org). Roteiro poético de Hilda Hilst - A Escrita. Uberlândia: EDUFU, 2009.
SOUZA, Enivalda Nunes Freitas e. A genealogia do amor em Hilda Hilst. Texto Poético, v. 6, p. 1-12, 2009.
SOUZA, Enivalda Nunes Freitas e. Narciso e seu reino de sombra em Cantares, de Hilda Hilst. Letras de Hoje, v. 44, p. 65-74, 2009.
SOUZA, Goimar Dantas de. O sagrado e o profano nas poéticas de Hilda Hilst e Adélia Prado. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil, 2005. Disponível no link. (acessado 8.5.2013).
SOUZA, Mailza Rodrigues Toledo e. Do corpo ao texto: a mulher inscrita/escrita na poesia de Hilda Hilst e Ana Paula Tavares. (Tese Doutorado em Letras). Universidade de São Paulo, USP, Brasil, 2009.
SOUZA, Mailza Rodrigues Toledo e. Entre o sagrado e o profano: o erotismo religioso e a emancipação feminina na poesia de Hilda Hilst. Revista Educação e Linguagens, v. 1, p. ago-dez-187, 2012. Disponível no link. (acessado 8.5.2013).
SOUZA, Mailza Rodrigues Toledo e. Fotografias Do Amor: erotismo e emancipação na poesia de Hilda Hilst. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online), v. 1, p. 114-134, 2012.
SOUZA, Mailza Rodrigues Toledo e. Pornoerotismo ou arte pornoerótica? A escritura obscena de Hilda Hilst. CARANDÁ -Revista do Curso de Letras do Câmpus do Pantanal UFMS Corumbá, MS,, v. 3, p. 189-199, 2011.
SOUZA, Raquel Cristina de Souza e. A (des) construção irônica da pornografia na trilogia obscena de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil, 2008.
SOUZA, Raquel Cristina de Souza e. A dificuldade de ser: o corpo envelhecido em Agda , de Hilda Hilst. Revista todas as letras (MACKENZIE. Online), v. 1, p. 20-26, 2008.
SOUZA, Raquel Cristina de Souza e. A ficção brasileira contemporânea e o mercado editorial: o caso Hilda Hilst. Revista Philologus, v. Único, p. 44-56, 2007.
SOUZA, Raquel Cristina de Souza e. O visitante revisitado: exercícios autotextuais em Hilda Hilst.. Diadorim (Rio de Janeiro), v. 2, p. 97-111, 2008.
SOUZA, Sérgio Barbosa de. Semiótica do discurso trágico em Hilda Hilst. (Tese Doutorado em Linguistica e Lingua Portuguesa). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil, 2009.
SPADA SILVA, Frederico. O limiar da carne: amor e erotismo na poesia de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Letras: Estudos Literários). Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil, 2011.
SUMIYA, Cleia da Rocha. Hilda Hilst e a recepção da crítica literária brasileira. In: XX CELLIP, 2011, londrina. Resumo das comunicações aprovadas (Literatura), 2011. v. Único. p. 1-11.
SUMIYA, Cleia da Rocha. Hilda Hilst: Uma escrita em decomposição. In: III - CONALI, 2011, Maringá. Anais do III CONALI, 2011. v. 2. p. 754-766.
Hilda Hilst
TEIXEIRO, Alva Martínez. A Obra Literária de Hilda Hilst e a Categoria do Obsceno (Entre a Convenção e a Transgressão: o Erótico-Pornográfico, o Social e o Espiritual). Universidade da Coruña, 2010. Disponível no link. (acessada em 8.5.2013). Recebeu o Prêmio Extraordinário de Doutoramento da Universidade da Coruña para o período 2009-2011 - com Menção Doutor Europeu, defendida em 2010 na Universidade da Coruña.
TEIXEIRO, Alva Martínez. O herói incómodo: utopia e pessimismo no teatro de Hilda Hilst. Coruña: Biblioteca-arquivo teatral Francisco Pillado Mayor, 2009.
TISCOSKI, Luciana Bittencourt. O espírito da coisa: narrativas do potlatch de Hilda Hilst. (Tese Doutorado em Literatura). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2015. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021).
TISCOSKI, Luciana Bittencourt. Os irmãos de Hilda Hilst - Transtextualidade e Experiência Interior. (Dissertação Mestrado em Literatura). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, 2011. Disponível no link. (acessado 8.5.2013).
TISCOSKI, Luciana Bittencourt. Hilda Hilst e sua recriação mítica na Maldição de Potlatch. Verbo de Minas: Letras (impresso), v. 11, p. 155-166, 2011.
TISCOSKI, Luciana Bittencourt. O Lázaro anacrônico de Hilda Hilst. In: Congresso Internacional Fluxos Literários: ética e estética, 2012, Florianópolis. Fluxos Literários: Ética e Estética, 2012. p.  480-493.
TISCOSKI, Luciana Bittencourt. O porco/corpo e o unicórnio: narrativa entre escatologias de Hilda Hilst. In: I Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Literatura da UFSC, 2011, Florianópolis. Anais do I seminário dos alunos do PGL, 2011. p. 100-114.
TODESCHINI, Maria Thereza. O mito em jogo - um estudo do romance A Obscena Senhora D, de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Literatura). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1989. 120 p.
TOLLENDAL, Eduardo José. Breve leitura de Hilda Hilst: sobre crítica, poesia e política. In: Elaine Cristina Cintra; Enivalda Nunes Freitas e Souza. (Org.). Roteiro Poético de Hilda Hilst. 2ª ed., Uberlândia: EDUFU, 2009, v. 1, p. 159-174.
VALENÇA, Jurandy. Hilda Hilst: 90 anos da mulher da casa do sol. {depoimento}. In: Revista Continente, 1.4.2020. Disponível no link. (acessado em 23.7.2021).
VASCONCELOS, Ana Lúcia. A intensa, extremada, delirante Hilda Hilst. [ilustrações Egas Francisco]. Campinas/SP: edição da autora, 2018. {A obra foi realizada com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC/2015}.
VASCONCELOS, Ana Lúcia. Hilda Hilst: a poesia arrumada no caos. In: Folha de São Paulo. Ilustrada, 19 de julho de 1977, p. 21.
VAZ, Ana Silvéria. Hilda Hilst e Bufólicas: dessacralização de discursos. (Dissertação de Mestrado em Linguística). UFU, 2005.
VAZ, Ana Silvéria. Hilda Hilst e Bufólicas: dessacralização de discursos. (Dissertação Mestrado em Mestrado em Lingüística). Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil, 2005.
VIEIRA, Blenda Ramos Vieira. As profanações de Hilda Hilst em Tu não te moves de ti. (Dissertação de Mestrado em Teoria Literária). Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2012. Disponível no link. (acessado 8.5.2013).
VINCENZO, Elza Cunha de. O teatro de Hilda Hilst. In: ______. Um teatro da mulher: dramaturgia feminina no palco brasileiro contemporâneo. São Paulo: Perspectiva / EDUSP, 1992. (Estudos, 127). p. 33-80.
YONAMINE, Marco Antonio. O arabesco das pulsões: as configurações da sexualidade em a Obscena Senhora D de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada). Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 1991, 237p.
ZAGO, Carlos Eduardo dos Santos. Assombros e Escombros da Modernidade no Teatro de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil, 2012.
ZANIRATO, Tatiana Franca Rodrigues. A compreensão é uma grande porca acinzentada Uma leitura sobre a busca da linguagem em A obscena senhora D, de Hilda Hilst.. Brasiliana - Journal of Brasilian Studies, v. 1, p. 84-102, 2012.
ZANIRATO, Tatiana Franca Rodrigues. A impossível linguagem: uma leitura sobre as vozes dissidentes na escritura de Hilda Hilst. (Dissertação Mestrado em Letras: Estudos Literários). Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil, 2007.
ZANIRATO, Tatiana Franca Rodrigues. Corolário das Perdas: Um Teatro Para Tempos Alegres (Repressão e resistências nas peças de Hilda Hilst). (Tese Doutorado em Letras: Estudos Literários). Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil, 2012.
ZENI, Breno, Hilda Hilst. In: Cult , São Paulo, nº: 12, p.7-13, Julho/1998.

Da esq. para dir., a escritora Lygia Fagundes Telles, Max Feffer, secretário de cultura,  as escritoras Hilda Hilst e Olga Savary (...)


Cantares do sem-nome e de partidas
V
O Nunca Mais não é verdade.
Há ilusões e assomos, há repentes
De perpetuar a Duração.
O Nunca Mais é só meia-verdade:
Como se visses a ave entre a folhagem
E ao mesmo tampo não
(E antevisses
Contentamento e morte na paisagem).

O Nunca Mais é de planícies e fendas.
É de abismos e arroios.
É de perpetuidade no que pensas efêmero
E breve e pequenino
No que sentes eterno.

Nem é corvo ou poema o Nunca Mais.
- Hilda Hilst


Hilda Hilst de Pierro na companhia de Dener

DOCUMENTÁRIOS E AUDIOVISUAIS

ALMEIDA; BARBIN; RAZUK. Eu lambo, tu lambes, Lori Lamby. Mackenzie-SP, 2005.
CHIQUETTI; TROYA; RIOS. Hilda Hilst para virgens. PUC-Campinas, 2001
DEPOIMENTO da escritora Hilda Hilst. Setor de audiovisual do Instituto de Estudos da Linguagem IEL-UNICAMP. Campinas, 1991.
GRANDO & LOBO. Hilda Hilst: Casa do Sol Viva. Brasil, 2006. 26min.
HILDA Humana Hilst. Programa Memória Expressa. Departamento de Comunicação CCO-
UNICAMP, Campinas, 2003.
LAMBERT, Leandra & GWAZ, Alexandre. A Obscena Senhora Silêncio. Rio de Janeiro, 2010. 15min.
POETA Hilda Hilst investiga o fenômeno das vozes eletrônicas. Programa Fantástico, 18 de mar. de 1979. 10min.

Hilda Hilst


"E se houvesse alguém parecido comigo, eu o colocaria ao meu lado, e quem sabe depois viria mais alguém, e outros e muitos, e ficasse um apenas, a atirar o seu bolo de vômito e terra sobre nós, isso seria o ideal porque poderíamos organizar uma bela partida de beisebol, beisebol sim, beisebol é mais vida, a bola a gente agarra, a gente abraça, a gente encosta no peito. Beisebol sim. Incrível. Eu não imaginava conseguir dizer tanto. Incrível. Eu sempre me penso fechado, sobre mim uma lâmina de pura resistência, uma lâmina coesa, fosca, uma lâmina sobre os meus costados, chegando até a cabeça, em forma de viseira, se colocando depois sobre o meu rosto, e eu carrego esta lâmina e ando um pouco agachado, assim como esses velhos que têm sempre um feixe de lenha sobre os ombros, e olhem que eu sou bem alto, e assim mesmo me seu agachado. (...) Penso: vocês não serão culpados do meu grande ato?"
- Hilda Hilst - "Osmo, in Fluxo-Floema".


Manuscrito I trecho de Amavisse, com anotações da autora

Amavisse
I
Carrega-me contigo, Pássaro-Poesia
Quando cruzares o Amanhã, a luz, o impossível
Porque de barro e palha tem sido esta viagem
Que faço a sós comigo. Isenta de traçado
Ou de complicada geografia, sem nenhuma bagagem
Hei de levar apenas a vertigem e a fé:
Para teu corpo de luz, dois fardos breves.
Deixarei palavras e cantigas. E movediças
Embaçadas vias de Ilusão.
Não cantei cotidianos. Só cantei a ti
Pássaro-Poesia
E a paisagem-limite: o fosso, o extremo
A convulsão do Homem.

Carrega-me contigo.
No Amanhã.
- Hilda Hilst

Hilda Hilst

FUNDO HILDA HILST – CEDAE – IEL – UNICAMP

ACERVO HILDA HILST
Centro de Documentação Alexandre Eulálio (CEDAE) é responsável pelo acervo de Hilda Hilst na Unicamp.

Em 1995 a evidente importância da escritora motivou que o Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulálio, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) comprasse parte do seu arquivo pessoal. Em setembro de 2003 a Unicamp compra a segunda parte do arquivo pessoal de Hilda Hilst, aberto a estudiosos e afins.

Sua obra, reeditada pela Editora Globo, mereceu também tradução em vários países (entre eles Itália, França, Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Argentina), despertando cada vez mais a atenção dos críticos estrangeiros. Hilda viveu na Casa do Sol até seu falecimento.
:: Site oficial: Cedae-IEL/Unicamp



Cantares de perda e predileção
I
Vida da minha alma:
Recaminhei casas e paisagens
Buscando-me a mim, minha tua cara.
Recaminhei os escombros da tarde
Folhas enegrecidas, gomos, cascas
Papéis de terra e tinta sob as árvores
Nichos onde nos confessamos, praças

Revi os cães. Não os mesmos. Outros
De igual destino, loucos, tristes,
Nós dois, meu ódio-amor, atravessando
Cinzas e paredões, o percurso da vida.

Busquei a luz e o amor. Humana, atenta
Como quem busca a boca nos confins da sede.
Recaminhei as nossas construções, tijolos
Pás, a areia dos dias

E tudo que encontrei te digo agora:
Um outro alguém sem cara. Tosco. Cego.
O arquiteto dessas armadilhas.
- Hilda Hilst


Hilda Hilst manuscrito em um diário

Manuscrito de Hilda Hilst

1973. Fevereiro. 25. Domingo.

Fiquei sem luz,
li com as velas
e pensei
pensei.
Por que, Hilda, você
é toda pungente?
Trágica? Impulsiva?
Sem disciplina?
E o que há com o 
teu corpo?


INSTITUTO HILDA HILST – CENTRO DE ESTUDOS CASA DO SOL

A Casa do Sol
Casa do Sol - Instituto Hilda Hilst
Histórico: Atual sede do Instituto Hilda Hilst, a Casa do Sol foi construída pela autora em 1966 em terras da antiga Fazenda São José, propriedade de sua mãe. É uma residência diferenciada, estilo colonial mineiro despojado, com pátio interno central, tendo aproximadamente 700m2 de área construída.

Rodeando a construção, uma área ajardinada de quase 12.000m2, com grande variedade de árvores, entre elas a figueira centenária que era a preferida da escritora. Atrás da Casa existem canis que abrigam 40 cães recolhidos em vida pela autora. Esses cães estão sendo mantidos também através do instituto.

A herdeira da Casa do Sol, a artista plástica Olga Bilenky, que mora no local há cerca de 20 anos, preserva o imóvel como estava quando Hilda vivia. A atmosfera, os objetos que a escritora mais gostava (como uma mandala), fotografias dos amigos e os muitos cães que ela recolhia das ruas continuam intocados. 

Nas décadas de 70 e 80 a Casa do Sol foi frequentada por grandes nomes da intelectualidade brasileira, tais como o Maestro Jose Antônio de Almeida Prado, os escritores Lygia Fagundes Telles, Caio Fernando Abreu, a poeta Olga Savary, os críticos Léo Gilson Ribeiro, Nelly Novaes Coelho, os físicos Mario Schenberg, César Lattes e Newton Bernardes, o diretor de teatro Rofran Fernandes, a pintora e gravurista Maria Bonomi entre outros grandes nomes de todas as artes.

Foi nesse ambiente que a escritora deu forma à maior parte de sua obra, que compreende 41 livros, entre crônicas, prosa e poesia, que desde 2001 vem sendo reeditada pela Editora Globo. Sua produção literária é formada em parte por temas polêmicos como lesbianismo, homossexualidade e pedofilia. Hilda, no entanto, dizia que seu trabalho sempre buscou, essencialmente, retratar a difícil relação entre Deus e o homem. Esse material foi comprado pelo Centro de Documentação Alexandre Eulálio, do Instituto de Estudos de Linguagem (IEL) da Unicamp e está aberto a pesquisadores. 

O Instituto Hilda Hilst tem como missão preservar a Casa do Sol tombada pelo patrimônio histórico em 2011, sede do instituto, tanto em sua estrutura física, como em seu espírito de servir de porto seguro para a produção cultural inovadora e democrática. Fundado em 2005, o IHH vem paulatinamente se estabelecendo como centro produtor e difusor de cultura na cidade de Campinas, São Paulo. 

O IHH desenvolve diversos projetos culturais que fortalecem sua missão institucional de preservar a recém tombada Casa do Sol, tornando-a um eixo gestor e dinamizador de realizações culturais, além de democratizar o acesso a obra de Hilda Hilst. Conheça os projetos acessando o site IHH

Localização: Rua João Caetano Monteiro, s/n, Quadra B, Chácara Casa do Sol. Parque Xangrilá - Campinas, SP. CEP 13098-605.
Site Oficial: Instituto Hilda Hilst (acessado em 23.7.2021).


Hilda Hilst, Casa do Sol - foto: Pio Figueira, em 20.4.2000.


Trajetória poética do ser
passeio
1
Não haverá um equívoco em tudo isso?
O que será em verdade transparência
Se a matéria que vê, é opacidade?
Nesta manhã sou e não sou minha paisagem
Terra e claridade se confundem
E o que me vê
Não sabe de si mesmo a sua imagem.

E me sabendo quilha castigada de partidas
Não quis meu canto em leveza e brando
Mas para o vosso ouvido o verso breve
Persistirá cantando.
Leve, é o que diz a boca diminuta e douta.

Serão leves as límpidas paredes
Onde descansareis vosso caminho?
Terra, tua leveza em minha mão.
Um aroma te suspende e vens a mim
Numas manhãs à procura de águas.
E ainda revestida de vaidades, te sei.
Eu mesma, sendo argila escolhida
Revesti de sombra a minha verdade.
- Hilda Hilst


Hilda Hilst, na Casa do Sol, em 1.9.2003 - foto: Cedoc/RAC

OUTRAS FONTES E REFERÊNCIAS DE PESQUISA
:: Imagens e fotos nesse post: Fundo Hilda Hilst - Cedae/IEL Unicamp; Instituto Hilda Hilst e internet, muitas sem referências de autoria, caso você saiba autoria nos envie as referências indicando o autor e a foto. 


Hilda Hilst

Amavisse
XVIII
Será que apreendo a morte
Perdendo-me a cada dia
No patamar sem fim do sentimento?
Ou quem sabe apreendo a vida
Escurecendo anárquica na tarde
Ou se pudesse
Tomar para o meu peito a vastidão
O caminho dos ventos
O descomedimento da cantiga.

Será que apreendo a sorte
Entrelaçando a cinza do morrer
Ao sêmen da tua vida?
- Hilda Hilst, in "Amavisse".



© Direitos reservados ao autor/e ou ao seus herdeiros

© Pesquisa, seleção, edição e organização: Elfi Kürten Fenske


=== === ===
Trabalhos sobre o autor:
Caso, você tenha algum trabalho não citado e queira que ele seja incluído - exemplo: livro, tese, dissertação, ensaio, artigo - envie os dados para o nosso "e-mail de contato", para que possamos incluir as referências do seu trabalho nesta pagina. 

COMO CITAR:
FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção, edição e organização). Hilda Hilst - múltipla e singular. Templo Cultural Delfos, julho/2021. Disponível no link. (acessado em .../.../...).
____
** Página atualizada em 3.9.2021.
*** Postagem original de maio/2013.



Licença de uso: O conteúdo deste site, vedado ao seu uso comercial, poderá ser reproduzido desde que citada a fonte, excetuando os casos especificados em contrário. 
Direitos Reservados © 2021 Templo Cultural Delfos

8 comentários:

  1. Excelente material, o melhor sobre HH! Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. A postagem é bem completa, com muitas imagens interessantes e a seleção de textos é excelente. Muitas informações detalhadas sobre a autora, além dos poemas fantásticos escolhidos para abrilhantar ainda mais o post. Parabéns, não só por esse post, mas pelo blog todo.
    Guilherme Vilela

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela publicação. Nos anos 90 minha irmã deparou-se com uma caixa fechada de Ficções numa obscura banca de revistas da praia do Cassino (RS). O livro parecia, para mim, ter vindo do além. Nunca tinha lido nada como aquilo e achava estranho que ninguém próximo conhecesse a escritora.

    ResponderExcluir
  4. Há tempos ouvi um CD produzido por Zeca Baleiro com poemas de HH, por ele musicados e cantados em vozes femininas (Maria Bethania et altri). Não li referências.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. Sou portuguesa e, nesta noite de natal, tive o prazer de procurar o mais possível esta poeta absolutamente fabulosa. Estou grata por toda a informação. A sua mãe era portuguesa..... uma curiosidade, é certo. Beleza e inteligência e, ainda, alguma infelicidade. Digamos que, uma mulher irresistível. Faleceu ainda "jovem" para este século. Mas ela precisava. Já era tempo de descansar o Pensamento. Sou Isabel de Sá e estou a escrever através desta conta de Graça Martins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graca na Internet tem muito material sobre a Hilda sem contar a obra dela publicada pela Companhia das Letras e livros sobre ela o meu inclusive! Veja resposta abaixo com meu WhatsApp !

      Excluir
  6. Achei essa matéria sobre a Hilda maravilhosa, ainda que saiba tudo sobre ela já que fui sua amiga desde 1968 e sobre quem escrevi um livro! Mas essa síntese está boa demais! En tempo meu livro se chama A intensa, extremada, delirante Hilda Hilst ! Quem quiser detalhes fala comigo no WhatsApp 19 97141-0638.

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita. Deixe seu comentário!

COMPARTILHE NAS SUAS REDES