COMPARTILHE NAS SUAS REDES

Cora Coralina - venho do século passado e trago comigo todas as idades

Cora Coralina - foto Acervo Museu Casa de Cora Coralina



Ofertas de Aninha
(Aos moços)


Eu sou aquela mulher 
a quem o tempo 
muito ensinou. 
Ensinou a amar a vida. 
Não desistir da luta. 
Recomeçar na derrota. 
Renunciar a palavras e pensamentos negativos. 
Acreditar nos valores humanos. 
Ser otimista. 

Creio numa força imanente 
que vai ligando a família humana 
numa corrente luminosa 
de fraternidade universal. 
Creio na solidariedade humana. 
Creio na superação dos erros 
e angústias do presente. 

Acredito nos moços. 
Exalto sua confiança, 
generosidade e idealismo. 
Creio nos milagres da ciência 
e na descoberta de uma profilaxia 
futura dos erros e violências do presente.

Aprendi que mais vale lutar 
Do que recolher dinheiro fácil. 
Antes acreditar do que duvidar.
- Cora Coralina, no livro "Vintém de cobre: meias confissões de Aninha". 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p.145.


Cora Coralina - foto: Acervo ©Museu Casa de Cora Coralina
(Global Editora)
Cora Coralina
, pseudônimo de 
Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (Cidade de Goiás GO, 20 de agosto de 1889 - Goiânia GO, 10 de abril de 1985). Poeta e contista. Passa a infância e adolescência na Cidade de Góias. Pertencente a uma família de origens aristocráticas, é educada em casa por uma mestre-escola, cursando apenas os quatro primeiros anos primários. Apesar da pouca escolaridade, aos 14 anos começa a publicar contos e poemas em periódicos da cidade, valendo-se do pseudônimo Cora Coralina, que adota devido à repressão familiar. Na mesma época frequenta o "Clube Literário Goiano". Durante uma das reuniões conhece o advogado Cantídio Tolentido de Figueiredo Bretas, com quem, em 1911, foge para o interior paulista (os dois só se casariam oficialmente em 1926). Durante os anos que vive com o companheiro, continua escrevendo, porém não publica sua produção. No entanto, contribui com artigos para jornais das regiões de Avaré e Jaboticabal. Com a morte do marido, em 1934, passa a morar na capital paulista e, para sustentar a si e aos filhos, torna-se vendedora de livros na editora de José Olympio (1902 - 1990). Na década de 40 volta para a cidade de origem, tornando-se doceira, profissão que a sustentou até o fim da vida. Em 1965, aos 76 anos, decide publicar pela primeira vez seus escritos (Poemas dos Becos de Goiás e estórias mais) pela mesma editora José Olympio. Em 1983 recebe o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal de Goiás (UFG), e no mesmo ano torna-se a primeira mulher a vencer o prêmio Juca Pato com o livro Vintém de Cobre - Meias Confissões de Aninha.

Cora Coralina - foto: Acervo ©Museu Casa de Cora Coralina
(Global Editora)
Comentário Crítico
O cerne da prosa e da poesia de Cora Coralina reside na memória autobiográfica. Em seus textos, a escritora aborda cenas da infância em sua cidade natal, sobretudo aquelas que se passam no espaço doméstico - como no poema "Antiguidades": "Quando eu era menina/ bem pequena,/ em nossa casa,/se fazia um bolo,/ assado na panela/ com um texto de borralho em cima". O título do poema, aliás, já antecipa que sua matéria será o passado, assim como o título de outros poemas da autora ("Velho sobrado";"O passado...";"Velho"). Pode-se afirmar então que, no caso de Cora Coralina, obra e biografia são elementos indissociáveis, e a figura pública da escritora amalgama-se à da senhora doceira que rememora o passado de menina. Mesmo em suas obras infanto-juvenis, como o Tesouro da Casa Velha, em que são narradas histórias de tom imemorial, envolvendo fantasmas e tesouros escondidos, os contornos biográficos estão presentes: os fantasmas são parentes de Cora, e os tesouros estão escondidos na casa de sua família.
Nesse sentido, a cidade de Goiás - e seu glorioso passado colonial - possui lugar relevante em sua obra, uma vez que Cora associa de forma tenaz a cidade natal e biografia. Por vezes, ao meditar em versos sobre o sobrado familiar (ligado intrinsecamente à história da cidade), o eu lírico parece configurar certa nostalgia das formas de vida do Brasil colônia ("Homens sem pressa,/talvez cansados,/descem com leva/madeirões pesados,/lavrados por escravos/(...)Passantes cautelosos/desviam-se com prudência./Que importa a eles o sobrado?").
Embora não tenha participado ativamente do movimento modernista, a linguagem simples e coloquial e o registro do dado local de Cora Coralina possuem afinidades com a estética surgida com o movimento, evidenciando assim a sincronismo da autora com seu tempo.
____
Fonte: Enciclopédia de Literatura Brasileira/Itaú Cultural


"A estrada da vida é uma reta marcada de encruzilhadas.
Caminhos certos e errados, encontros e desencontros
do começo ao fim.
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
- Cora Coralina, em trecho do poema "Exaltação a Aninha (o professor)", do livro "Vintém de cobre: meias confissões de Aninha". 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p.151.


Cora Coralina - foto: Acervo ©Museu Casa de Cora Coralina
(Global Editora)

CRONOLOGIA VIDA E OBRA DE CORA CORALINA
1889 - Nasce Ana Lins do Guimarães Peixoto Bretas (Cora Coralina), na cidade de Goiás, em 20 de agosto. Filha de Jacinta Luíza do Couto Brandão Peixoto e do Desembargador Francisco de Paula Lins do Guimarães.
1900 - Impedida de frequentar regularmente a escola, descobre a literatura lendo os almanaques encontrados em sua casa e começa a escrever seus primeiros versos.
Cora Coralina - foto: Acervo ©Museu Casa de Cora Coralina
(Global Editora)
1905 - Passa a frequentar os saraus literários realizados na residência de um advogado da cidade, em que, sem revelar o nome do autor, lê publicamente seus poemas.
1907 - Tem pela primeira vez seus poemas publicados no jornal O Paiz. Trabalha como redatora do jornal A Rosa.
1910 - Publica seus primeiros poemas no jornal O Paiz e pela primeira vez utiliza pseudônimo Cora Coralina, que adota em toda sua carreira literária. Publica o seu primeiro conto "Tragédia na Roça" no Anuário Histórico Geográfico e Descritivo do Estado de Goiás .
1911 - Grávida, sai da cidade com Cantídio Tolentino de Figueiredo Brêtas, que havia sido designado delegado de polícia da Vila de Goiás nesse ano.
1912 - Instalam-se na cidade de Jaboticabal, interior de São Paulo.
1914 - Colabora no Jornal O Democrata, em que seu marido trabalha como redator. Em seus artigos faz reivindicações em favor dos pobres e idosos da cidade. Defende a criação da Escola de Agronomia de Jaboticabal.
1921 - Publica no jornal O Estado de S. Paulo o artigo "Idéias e Comemorações", elogiado pelo escritor Monteiro Lobato (1882 - 1948).
1923 - O casal adquire uma chácara onde a poeta passa a cultivar e comercializar flores. Colabora no jornal A Informação Goiana.
1925 - Viaja com o marido para São Paulo e oficializam o casamento. Em lua-de-mel, vão para o Rio de Janeiro.
1926 - Muda-se com a família para São Paulo.
1932 - Apóia a Revolução Constitucionalista e colabora no jornal O Estado de S. Paulo.
Cora Coralina - foto: ©Acervo Museu Casa de
 Cora Coralina (Global Editora)
1934 - Morre seu marido e para sustentar a família abre uma pensão.
1936 - Conhece o editor José Olympio (1902 - 1990) e passa a vender os livros da sua editora.
1937 - Muda-se para Penápolis, São Paulo, onde abre uma casa de retalhos e colabora no jornal O Penapolense.
1940 - Instala-se em Andradina, São Paulo, e inaugura uma casa de tecidos. Adquire uma chácara na vila Alfredo de Castilho e se torna lavradora. Pouco tempo depois adquire dois novos sítios, no primeiro passa a produzir algodão e o segundo destina ao aluguel para o descanso das boiadas que, vindas de Mato Grosso, vão para o Matadouro de Araçatuba. Colabora no periódico O Jornal da Região.
1954 - Vende seus bens de São Paulo para seu filho e retorna para a vila de Goiás, onde produz doces.
1959 - Conhece o advogado Tarquínio de Oliveira, que a estimula a publicar seus poemas por uma editora paulista, então aprende datilografia e passa a limpo suas poesias.
1959 - Em companhia de Tarquínio de Oliveira encontra-se com o escritor Antônio Olavo Pereira (1913), irmão de José Olympio e administrador de sua editora em São Paulo.
1976 - É homenageada pelo Grêmio Lítero-Musical Carlos Gomes, sediado em Goiânia.
1979 - Recebe carta do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987) enaltecendo-a como uma das grandes poetas nacionais. Os dois poetas passam a se corresponder freqüentemente.
1980 - No Rio de Janeiro, é homenageada como uma das dez mulheres do ano nas letras nacionais. Drummond publica um artigo elogiando seus poemas no Caderno B do Jornal do Brasil.
1981 - Como tributo a seu trabalho literário recebe o Troféu Jaburu, doado pelo Conselho de Cultura do Estado de Goiás.
1982 - É reverenciada, em São Paulo, no 1º Festival Mulheres nas Artes. E participa do recital em sua homenagem promovido pela Fundação Ação Social do Palácio do Governo de Goiás.
Cora Coralina - foto: ©Acervo Museu Casa de
 Cora Coralina
1983 - Recebe o título de doutora honoris causa conferido pela Universidade Federal de Goiás. É homenageada pelo Senado, em solenidade promovida pela Fundação Pedroso Horta, pela Secretaria de Cultura do Governo de Goiás e pela Fundação Cultural. É agraciada com a Comenda da Ordem do Mérito do Trabalho, conferida pelo presidente da República, João Baptista Figueiredo (1919 - 1999), por seus méritos na promoção da cultura goiana.
1984 - Torna-se membro da Academia Goiana de Letras. Recebe o grande prêmio de crítica da Associação Paulista de Crítica de Arte - APCA e o Troféu Juca Pato da União Brasileira de Escritores - UBE reconhecida como Símbolo Brasileiro do Ano Internacional da Mulher Trabalhadora pela FAO.
1985 - Morre no dia 10 de abril, em Goiânia, e é enterrada na cidade de Goiás, onde é fundada a Casa de Cora Coralina, instituição que zela pela preservação de sua memória.



"Na minha alma, hoje, também corre um rio, um longo e silencioso rio de lágrimas que meus olhos fiaram uma a uma e que há de ir subindo, subindo sempre, até afogar e submergir na tua profundez sombria a intensidade da minha dor!..."
- Cora Coralina, em trecho do poema "Rio Vermelho", do livro "Villa Boa de Goyaz. São Paulo: Global Editora, 2001, p. 103.


OBRAS PUBLICADAS DE CORA CORALINA
Poemas de Cora Coralina
Poesia
:: Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1965.
:: Meu Livro de Cordel. Livraria e Editora Cultura Goiana, 1976, 93p.
:: Vintém de Cobre: Meias Confissões de Aninha. (prosa e verso).. Goiânia: UFG Editora, 1983, 195p.; 5ª ed.[fotos Rosary Esteves, capa Marcos Santos Nunes e ilustrações Susy Simon]. São Paulo: Global Editora, 1995.
:: Vila Boa de Goyáz. [Seleção e edição Cecília Reggiane Lopes]. São Paulo: Global Editora, 2001.
:: Melhores poemas de Cora Coralina. [Seleção Darcy França Denófrio]. São Paulo: Global Editora, 2004, 325p.


Contos
:: Estórias da Casa Velha da Ponte. São Paulo: Global, 1985, 112p.
:: O tesouro da Casa Velha. São Paulo: Global, 1996, 144p.


Infanto-juvenil
:: Os Meninos Verdes[ilustrações Cláudia Scatamacchia]. São Paulo: Global, 1986, 24p..
Casa Velha da Ponte
:: A Moeda de Ouro que um Pato Engoliu. [ilustrações Alcy]. São Paulo: Global, 1999, 16p.
:: O Prato Azul-Pombinho. [ilustrações Lúcia Hiratsuka]. São Paulo: Global, 2002, 46p.
:: Poema do milho verde. [ilustrações Lélis]. São Paulo: Global, 2007, 32p.
:: As cocadas. (conto).. [ilustrações Alê Abreu]. São Paulo: Global, 2007, 28p.
:: A Menina, o cofrinho e a Vovó. [ilustrações Cláudia Scatamacchia]. São Paulo: Global, ? 24p.
:: Contas de dividir e trinta e seis Bolos. [ilustrações Cláudia Scatamacchia]. São Paulo: Global, ?, 48p.
** Fonte: Global Editora - Infantil  (coleções)


Culinária
:: Doceira e poeta. [ilustrações Cláudia Scatamacchia]. São Paulo: Global Editora, 2009, 114p.


Biografia
:: Cora Coragem, Cora Poesia. [Autora: Vivência Brêtas Tahan]. São Paulo: Global Editora, 1989, 240p.



Cora Coralina: poesia  LP (vinil) Comep/Edições Paulinas, 1989.
LP  - Cora Coralina Poesia
:: Cora Coralina - Poesia. (LP vinil).. [poemas declamados pela autora, pela filha Vicência Brêtas Tahan e pelo ator Hilton Viana; com trilha sonora de Eduardo Assad]. São Paulo: Comep/Edições Paulinas, 1989; reedição em "CD" - Edições Paulinas, disponível no site.


"Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos."
- Cora Coralina, na 'contracapa' LP Cora Coralina - poesia. Comep/Paulinas, 1989.


Antologias [participação]
BRASIL, Assis (Org.). A Poesia Goiana no Século XX: antologia. Goiânia: Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira; Rio de Janeiro: Imago Editora, 1997, 302p.



“Quando escrevo, escrevo por um impulso interior que me vem do insondável que cada um de nós trás consigo. Mas uma coisa eu digo a você: ontem nós falamos nas pessoas que ainda estão voltadas para o passado. [...] E eu digo a você: não há ninguém que não faça sua volta ao passado ao escrever. Nós todos fazemos. Nós todos pertencemos ao passado. Todos nós. Queira ou não queira. É de uma forma instintiva. Nós todos estamos ligados muito mais aos nossos avós do que aos nossos pais.”
- Cora Coralina, em "Cora Política Coralina". Jornal de Brasília, Brasília, 7 outubro de 1984. 


Das pedras
Ajuntei todas as pedras
Cora Coralina fazendo seus doces - foto: Acervo ©Museu Casa de 
Cora Coralina (Global Editora)
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi.
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi.

Uma estrada,
um leito,
uma casa,
um companheiro.
Tudo de pedra.

Entre pedras
cresceu a minha poesia.
Minha vida...
Quebrando pedras
e plantando flores

Entre pedras que me esmagavam
levantei a pedra rude
dos meus versos.
- Cora Coralina, em "Meu livro de cordel". 8ª ed., São Paulo: Global Editora, 1998, p 13.


CORA CORALINA - RECONHECIMENTO – HOMENAGENS, COMENDAS E PRÊMIOS
Cora Coralina - foto: ©Acervo Museu Casa de
 Cora Coralina (Global Editora)
1962 - Cidadã Andradinense – Andradina-SP.
1970 - Membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, Goiânia-GO.
1973 – Premio de Contribuição à cultura goiana – Literatura – UBE. Goiânia-GO.
1976 - Intelectual do Ano - Grêmio Litero Teatral Carlos Gomes, Goiânia-GO.
1977 - Membro da Arcádia Goiana de Cultura, Goiânia-GO.
1977 - Medalha Ana Néri – Sociedade Brasileira de Educação e Integração – São Paulo-SP.
1978 - Comenda do Mérito Anhanguera – Governo do Estado de Goiás, Goiânia-GO.
1978 - Medalha do Sesquicentenário da Fundação de Jaboticabal – Jaboticabal-SP.
1980 - Dez Mulheres do Ano, Conselho Nacional de Mulheres do Brasil, Rio de Janeiro-RJ.
1981 - Recebe o Troféu Jaburu, doado pelo Conselho de Cultura do Estado de Goiás, pelo seu trabalho literário.
____ . Medalha Veiga Valle, Organização Vilaboense de Artes e Tradições, Cidade de Goiás-GO.
____ . Expressão da Cultura, Academia Goiana de Letras e Fundação Projeto Rondon, Goiânia-GO.
1982 - Prêmio Fernando Chinaglia – UBE – Rio de Janeiro.
____ . Sócio Honorário da Casa do Poeta Brasileiro, Santos-SP.
____ . Medalha Tiradentes, Governo do Estado de Goiás, Goiânia-GO.
____ . Medalha Antônio Joaquim de Moura Andrade, Câmara Municipal de Andradina, Andradina-SP e Serviço Social do Comércio, São Paulo-SP.
Cora Coralina - foto: ©Acervo Museu Casa de
 Cora Coralina (Global Editora)
1983 - Recebe o título de doutora honoris causa, conferido pela Universidade Federal de Goiás.
____ . Mulher do Ano, Grêmio Litero Teatral Carlos Gomes, Goiânia-GO.
____ . É agraciada com a Comenda da Ordem do Mérito do Trabalho, conferida pelo presidente da República, João Baptista Figueiredo (1919 - 1999), por seus méritos na promoção da cultura goiana.
1984 - Recebe o Troféu Juca Pato, da União Brasileira de Escritores (UBE) e Folha de São Paulo, São Paulo.
____ . É reconhecida como Símbolo Brasileiro do Ano Internacional da Mulher Trabalhadora pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).
____ . Cidadã Jaboticabalense, Jaboticabal-SP.
____ . Cidadã Goianiense, Goiânia-GO.
____ . Grande Prêmio da Crítica – Associação Paulista de Críticos de Arte, São Paulo-SP.
____ . Membro da Academia Goiana de Letras, Goiânia-GO.
1985 - Personalidade do Ano - Literatura, Rotary Club de São Paulo, São Paulo-SP.



“O grande livro que sempre me valeu e que aconselho aos jovens, um dicionário. Ele é o pai, é tio, é avô, é amigo e é um mestre. Ensina, ajuda, corrige, melhora, protege. Dá origem da gramática e o antigo das palavras. A pronúncia correta, a vulgar e a gíria. Incorporou ao vocabulário todos os galicismos, antes condenados. Absolveu o erro e ressalvou o uso. Assimilou a afirmação de um grande escritor: é o povo que faz a língua. Outro escritor: a língua é viva e móvel. Os gramáticos a querem estática, solene, rígida. Só o povo a faz renovada e corrente sem por isso escrever mal.”
- Cora Coralina, em trecho do poema "Voltei", do livro "Vintém de cobre: meias confissões de Aninha". 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p. 127.


Cora Coralina,  por ©Lezio Junior
CORA CORALINA E A SEMANA DE 22
“Eu só me libertei da dificuldade poética depois do modernismo de 22, mas não acompanhei o movimento. Não sei como – não posso explicar como - me achei dentro daquela mudança. Em primeiro lugar, poesia para mim é comunicação; em segundo lugar é invenção, porque só o gênio cria. Hoje nós temos que achar a poesia na realidade da vida e a vida toda é poesia.
Porque onde há vida, há poesia. Poesia para mim é um ato visceral. É um impulso que vem de dentro e se eu não obedecê-lo me sinto angustiada. (...) Todo o poeta é meu preferido. Gosto dos poetas de 22. Mas para mim o fundamental é a poesia que busque inspiração na realidade. Não suporto os poetas do imaginário que fazem sua arte do caracol das palavras.”
- Cora Coralina, em Revista Análise, 1984, p. 10-11.



A MÁQUINA DE ESCREVER
A máquina de escrever de Cora Coralina - foto: (...)
“Querida amiga D. Cora Coralina, (...) A máquina de escrever é sua por direito de conquista. Não agradeça, portanto. Comprei essa Hermes Baby há alguns anos na convicção de que me serviria a escrever poemas. Tempo consumido em escritos econômicos, negócios, administração. Vejo que ela tinha um destino certo. E o realiza agora. (...) Certamente, um dia, será célebre nas obras de Cora Coralina e com maior beleza e valor. Não me agradeça. A máquina queira um dono côo a senhora. Teria fugido de mim mais cedo ou mais tarde. (...) Ela já era sua. Perdoe que não a tenha encontrado mais cedo.”
- Tarquínio J. B. de Oliveira – escritor, S. Paulo, 15 julho 60.


Ressalva
Este livro foi escrito 
por uma mulher 
que no tarde da Vida 
recria e poetiza sua própria 
Vida. 

Este livro 
foi escrito por uma mulher 
que fez a escalada da 
Montanha da Vida 
removendo pedras 
e plantando flores. 

Este livro: 
Versos... Não. 
Poesia... Não. 

Um modo diferente de contar velhas estórias.
- Cora Coralina, em "Poema dos becos de Goiás e estórias mais". Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1965.


A poeta e contista Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, a Cora Coralina,
entre os frequentadores do Gabinete Literário Goiano
foto: Acervo ©Museu Casa de Cora Coralina



CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE E A PROJEÇÃO NACIONAL DE CORA CORALINA
A repercussão nacional veio com a publicação da segunda edição de Poemas dos Becos de Goiás, em 1978, pela Editora da Universidade Federal de Goiás. Um dos exemplares foi encaminhado ao poeta Carlos Drummond de Andrade, que, não possuindo referências sobre a poeta, enviou uma carta* à universidade:

Cora Coralina - foto: ©Acervo Museu
 Casa de Cora Coralina 
“Cora Coralina. 
Não tenho o seu endereço, lanço estas palavras ao vento, na esperança de que ele as deposite em suas mãos. Admiro e amo você como alguém que vive em estado de graça com a poesia. Seu livro é um encanto, seu verso é água corrente, seu lirismo tem a força e a delicadeza das coisas naturais. Ah, você me dá saudades de Minas, tão irmã do teu Goiás! Dá alegria na gente saber que existe bem no coração do Brasil um ser chamado Cora Coralina. 
Todo o carinho, toda a admiração do seu.”
- Carlos Drummond de Andrade, Rio de Janeiro, 14 de julho de 1979. [publicado "Villa Boa de Goyaz", de Cora Coralina. São Paulo: Global editora, 2001].


Aninha, respondeu:
“Carlos Drummond de Andrade. Meu amigo, meu Mestre. 
Com alguma demora no recebimento de sua mensagem e maior da minha parte, vai aqui na pobreza deste papel de que só vale o branco, meu agradecimento àquele que de longe e do alto atentou para a pequena escriba, sem lauréis e sem louros, sem referências a mencionar. Sua palavra, espontânea e amiga, fraterna veio como uma vertente de água cristalina e azul para a sede
de quem fez longa e dura caminhada ao longo da vida. Abençoado seja o homem culto que entrega ao vento palavras novas que tão bem ressoam no coração de quem tão pouco as tem ouvido. Despojada de prêmios e de láureas caminha na vida como o trabalhador que bem fez rude tarefa, sozinho, sem estímulos e no fim contempla tranqüilo e ainda confiante a
tulha vazia. Meu Mestre. Meu Irmão. Que mais acrescentar? Eu sou aquela menina despenteada e descalça da Ponte da Lapa. Eu sou Aninha.”
- Cora Coralina. cidade de Goiás, 2 de setembro de 1979.


Essa carta foi à chancela para sua projeção nacional, consolidada com a Crônica “Cora Coralina, de Goiás”, publicada no Jornal do Brasil, transcrita na integra:
“Cora Coralina, de Goiás. Este nome não inventei, existe mesmo, é de uma mulher que vive em Goiás: Cora Coralina. Cora Coralina, tão gostoso pronunciar esse nome, que começa aberto em rosa e depois desliza pelas entranhas do mar, surdinando música de sereias antigas e de Dona Janaina moderna. Cora Coralina, para mim a pessoa mais importante de Goiás. Mais que o Governador, as excelências parlamentares, os homens ricos e influentes do Estado. Entretanto, uma velhinha sem posses, rica apenas de sua poesia, de sua invenção, e identificada com a vida como é, por exemplo, uma estrada. Na estrada que é Cora Coralina passam o Brasil velho e o atual, passam as crianças e os miseráveis de hoje.
Crônica "Cora Coralina, de Goiás - Drummond - JB.
O verso é simples, mas abrange a realidade vária. Escutemos: “Vive dentro de mim/uma cabocla velha/de mau olhado,/acocorada ao pé do borralho, olhando pra o fogo”. “Vive dentro de mim/a lavadeira do Rio Vermelho. Seu cheiro gostoso d’água e sabão”. “Vive dentro de mim/a mulher cozinheira. Pimenta e cebola. Quitute bem-feito”. “Vive dentro de mim/a mulher proletária./Bem linguaruda,/ desabusada, sem preconceitos”. “Vive dentro de mim/a mulher da vida./Minha irmãzinha.../tão desprezada,/tão murmurada...” Todas as vidas. E Cora Coralina as celebra todas com o mesmo sentimento de quem abençoa a vida. Ela se coloca junto aos humildes, defende-os com espontânea opção, exalta-os, venera-os. Sua consciência humanitária não é menor do que sua consciência da natureza. Tanto escreve o Ode às Muletas como a Oração do Milho. No primeiro texto, foi a experiência pessoal que a levou a meditar na beleza intrínseca desse objeto (“Leves e verticais. Jamais sofisticadas./Seguras nos seus calços/de borracha escura. Nenhum enfeite ou sortilégio”). No segundo poema, o dom de aproximar e transfigurar as coisas atribui ao milho estas palavras: “Sou o canto festivo dos galos na glória do dia que amanhece./Sou o cocho abastecido donde rumina o gado./Sou a pobreza vegetal agradecida a Vós, Senhor”. Assim é Cora Coralina: um ser geral, “coração inumerável”, oferecido a estes seres que são outros tantos motivos de sua poesia: o menor abandonado, o pequeno delinqüente, o presidiário, a mulher-da-vida. Voltando-se para o cenário goiano, tem poemas sobre a enxada, o pouso de boiadas, o trem de gado, os becos e sobrados, o prato azul-pombinho, último restante de majestoso aparelho de 92 peças, orgulho extinto da família. Este prato faz jus a referência especial, tamanha a sua ligação com os usos brasileiros tradicionais, como o rito da devolução: “Às vezes, ia de empréstimo/ à casa da boa Tia Nhorita./E era certo no centro da mesa/de aniversário, com sua montanha/de empadas bem tostadas/No dia seguinte, voltava,/conduzido por um portador/que era sempre o Abdenago, preto de valor,/de alta e mútua Confiança./Voltava com muito-obrigados/e, melhor cheinho/de doces e salgados./Tornava a relíquia para o relicário...”
Cora Coralina - foto: Rosary Esteves
Acervo ©Museu Casa de Cora Coralina
Relicário é também o sortido depósito de memórias de Cora Coralina. Remontando à infância não a ornamenta com flores falsas: “Éramos quatro as filhas de minha mãe./Entre elas ocupei sempre o pior lugar”. Lembra-se de ter sido “triste, nervosa e feia./Amarela, de rosto empalamado./De pernas moles, caindo à toa”. Perdera o pai muito novinha. Seus brinquedos eram coquilhos de palmeira, caquinhos de louça, bonecas de pano. Não era compreendida.
Tinha medo de falar. Lembra com amargura essas carências, esquecendo-se de que a tristeza infantil não lhe impediu, antes lhe terá reparado a percepção solidária das dores humanas, que o seu verso consegue exprimir tão vivamente em forma antes artesanal do que acadêmica. Assim é Cora Coralina, repito: mulher extraordinária, diamante goiano cintilado na solidão e que pode ser contemplado em sua pureza no livro Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais. Não estou fazendo comercial de editora, em época de festas. A obra foi publicada pela Universidade Federal de Goiás. Se há livros comovedores, este é um deles.
Cora Coralina, pouco conhecida dos meios literários fora de sua terra, passou recentemente pelo Rio de Janeiro, onde foi homenageada pelo Conselho Nacional de Mulheres do Brasil, como uma das 10 mulheres que se destacaram durante o ano. Eu gostaria que a homenagem fosse também dos homens. Já é tempo de nos conhecermos uns aos outros sem estabelecer critérios discriminativos ou simplesmente classificatórios. Cora Coralina, um admirável brasileiro. Ela mesmo se define: “Mulher sertaneja, livre, turbulenta, cultivadamente rude. Inserida na gleba. Mulher terra. Nos meus reservatórios secretos um vago sentido de analfabetismo”. Opõe à morte “aleluias festivas e os sinos alegres da Ressurreição. Doceira fui e gosto de ter sido. Mulher operária”. Cora Coralina: gosto muito deste nome, que me invoca, me bouleversa, me hipnotiza, como no verso de Bandeira.”
- Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, Caderno B, 27.12.1980. [publicado no livro "Vintém de Cobre: Meias Confissões de Aninha". 6ª ed., Global Editora, 1997, p.21-22.

Ambos passaram a se corresponder nos anos seguintes. E Drummond, continuou promovendo a obra de Cora Coralina.


Carta de Drummond
Rio de Janeiro, 7 de outubro, 1983

"Minha querida amiga Cora Coralina: 
Seu "Vintém de Cobre" é, para mim, moeda de ouro, e de um ouro que não sofre as oscilações do mercado. É poesia das mais diretas e comunicativas que já tenho lido e amado. Que riqueza de experiência humana, que sensibilidade especial e que lirismo identificado com as fontes da vida! Aninha hoje não nos pertence. É patrimônio de nós todos, que nascemos no Brasil e amamos a poesia 
( ...).
O beijo e o carinho do seu
Drummond."
- Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro, 7 de outubro, 1983. [publicado no livro "Vintém de Cobre: Meias Confissões de Aninha". 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p.23. 


“Faz tempo, queria contar para sua ternura,
essas coisas miúdas que nós entendemos.
Ah! Meu amigo e confrade...
As rolinhas... as últimas, fogo-pagou, cantaram a cantiga
da despedida no telhado negro da Velha Casa.
Cantaram em nostalgia toda uma certa manhã passada.
Olhei. Eram cinco, as derradeiras.
Levantaram vôo e se foram para sempre.”
- Cora Coralina, em trecho do poema "Meu amigo (in memoriam)", do livro "Vintém de cobre: meias confissões de Aninha". 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p.187.


CORA CORALINA E JORGE AMADO - ENTRE ENCONTROS E CORRESPONDÊNCIAS
O primeiro contato se efetivou através de um bilhete de Jorge Amado e de uma carta de Cora em resposta:
Quero crer que Cora Brêtas, de Goiânia, e Cora Coralina de Jesus, [confundindo-a com a escritora Leodegária de Jesus] de Goyaz Velho, sejam a mesma pessoa. É certo ou estou em erro? Mande-me dizer.
- Jorge Amado


Resposta de Cora:
Visita de Jorge Amado a Cora Coralina (1977) 
foto: Acervo ©Museu Casa de Cora Coralina
Jorge Amado. Em hora aprazível tem chegado a Goiás suas mensagens, Zélia presente e eu os agradeço de cór. Cora Coralina de Jesus, do Coração de Jesus, de Jesus Maria e José, de São Paulo e de São Pedro, do Menino Jesus de Praga ou não, de todos os santos milagrosos. (...) e Amado filho muito nobre de Pirangi, da boa terra de São Jorge. (...) Para o endereço apenas Cora Coralina que a cidade é mesmo uma coisinha e eu não tenho xará. (...) Vai esta com um volume de meus escritinhos. É o que posso oferecer, e o faço com singeleza e algum acanhamento. Você que é escritor, revestido, condecorado e urbano, passe os olhos e releve. (...) Jorge meu irmão rico, saibam você e a Zélia de que tem nesta Cidade de Goiás uma contadeira de verdades e mentiras que os quer bem de todo o coração.
- Cora Coralina

Após esse contato, Cora Coralina e Jorge Amado, passaram a se corresponder. Essa correspondência é inédita, algumas foram publicadas recentemente em “A economia simbólica dos Acervos Literários: Itinerários de Cora Coralina, Hilda Hilst e Ana Cristina César". (Tese de Doutorado) Brasília: UnB, jun. 2011, de Clóvis Carvalho Britto.


O poeta e a poesia
Não é o poeta que cria a poesia.
E sim, a poesia que condiciona o poeta.

Poeta é a sensibilidade acima do vulgar.
Poeta é o operário, o artífice da palavra.
E com ela compõe a ourivesaria de um verso.

Poeta, não somente o que escreve.
É aquele que sente a poesia,
se extasia sensível ao achado
de uma rima, à autenticidade de um verso.

Poeta é ser ambicioso, insatisfeito,
procurando no jogo das palavras,
no imprevisto texto, atingir a perfeição inalcançável.

O autêntico sabe que jamais
chegará ao prêmio Nobel.
O medíocre se acredita sempre perto dele.

Alguns vêm a mim.
Querem a palavra, o incentivo, à apreciação.
Que dizer a um jovem ansioso na sede precoce de lançar um livro...
Tão pobre ainda a sua bagagem cultural,
tão restrito seu vocabulário,
enxugando lágrimas que não chorou,
dores que não sentiu,
sofrimentos imaginários que não experimentou.

Falam exaltados de fome e saudades, tão desgastadas
de tantos já passados.
Primário nos rudimentos de sua escrita
e aquela pressa moça de subir. 
Alcançar estatura de poeta, publicar um livro,

Oriento para a leitura, reescrever,
processar seus dados concretos.
Não fechar o caminho, não negar possibilidades.
É a linguagem deles, seus sonhos.
A escola não os ajudou, inculpados, eles.

Todos nós temos a dupla personalidade.
O id e o ego.
Um representa a sua vida física, material completa
Pode ser brilhante, enriquecida de valores que ajudam a ser feliz,
pode ser angustiada e vacilante, incerta, insatisfeita.
Mesmo possuindo o que deseja, nada satisfazendo.
O id representa sua vida interior paralela, ambivalente,
exercendo seu comando em descargas nervosas,
no eterno conflito entre a razão e o impulso incontrolado. 
Dupla vida inter e extra, personalidade se contrapondo.
Pode ser trivial e dependente, podemos fazê-la rica e cheia de nobreza,
nos valendo da força incomensurável do pensamento positivo
emanado da vida interior que é o nosso mundo,
invisível a todos, sensível ao nosso ego.

Há sempre uma hora maldita na vida de um homem.
Pode levá-lo ao crime e às paredes sombrias de uma cela escura.
Um curto circuito nas suas baterias carregadas,
uma descarga nas linhas de transmissão potencial.
Daí, fatos aberrantes que surpreendem.

Conclusões demolidoras de um passado brilhante.
- Cora Coralina, em "Vintém de cobre: meias confissões de Aninha". 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p.191-192.


Cora Coralina  à doceira -  foto: Acervo ©Museu Casa de Cora Coralina

CORA CORALINA, A DOCEIRA DA CASA VELHA DA PONTE DO RIO VERMELHO DE GOYAZ VELHO
Cora Coralina  fazendo seus doces - 
foto: Acervo © Museu
 Casa de Cora Coralina
Doceira de profissão e poeta por vocação, Cora Carolina tinha as mãos precisas para o verbo e para o açúcar. Apesar de se considerar mais cozinheira do que escritora dominava as duas artes, mesmo só tendo publicado seu primeiro livro aos 75 anos.

"Minhas mãos doceiras...
Jamais ociosas.
Fecundas. Imensas e ocupadas.
Mãos laboriosas.
Abertas sempre para dar,
ajudar, unir e abençoar.

Mãos de semeador...
Afeitas à sementeira do trabalho.
Minhas mãos são raízes
procurando terra.
Semeando sempre."
- Cora Coralina, em trecho do poema "Estas mãos", do livro "Meu livro de cordel". São Paulo: Global Editora, 1998.

Fogão da Casa Velha da Ponte - foto: © Acervo
 Museu Casa de Cora Coralina (Global Editora)


Sendo eu mais doméstica do
que intelectual,
Não escrevo jamais de forma
consciente e raciocinada, e sim
impelida por um impulso incontrolável.
Sendo assim, tenho a
consciência de ser autêntica.
[...]
Sou mais doceira e cozinheira
do que escritora, sendo a culinária
a mais nobre de todas as Artes:
objetiva, concreta, jamais abstrata
a que está ligada à vida e
à saúde humana.”
- Cora Coralina, em trecho do poema "Cora Coralina, quem é você?. do livro "Meu livro de cordel". São Paulo: Global Editora, 1998.


"Da janela da casa velha
todo dia, de manhã, tomo a bênção do rio:
- "Rio Vermelho, meu avozinho, 
Dá sua bença pra mim..."
- Cora Coralina, em trecho do poema "Rio Vermelho". do livro "Poemas dos becos de Goiás e estórias mais". Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora,  1965.



"Eu brincava, rodava, virava roda,
e o antigo mandrião se enchia
e vento balão.
Aninha cantava, desentoada, desafinada,
boba que era.
Meu mandrião, vento balão,
roda pião, vintém na mão."
- Cora Coralina, em trecho do poema "Variação". do livro "Meu livro de cordel", São Paulo: Global Editora, 1998. 


A MEMÓRIA
Ilustração Fabiana Salomão, em "Cora, coração Coralina"
 (texto Lúcia Fidalgo). Editora Paulus, 2012.
Da memória de Cora menina:
“Eu devia ter nesse tempo dez anos. Era menina prestimosa e trabalhadeira, à moda do tempo. Tinha ajudado a fazer aquela cocada. Tinha areado o tacho de cobre e ralado o coco.  Acompanhei, rente à fornalha, todo o serviço, desde a escumação da calda até a apuração do ponto. Vi quando foi batida e estendida na tábua, vi quando foi cortada em losangos. Saiu uma cocada morena, de ponto brando, atravessada de paus de canela cheirosa. O coco era gordo, carnudo e leitoso, o doce ficou excelente. Minha prima me deu duas cocadas e guardou tudo mais numa terrina grande, funda e de tampa pesada. Botou no alto da prateleira."
- Cora Coralina, em "Cora, coração Coralina". [texto Lúcia Fidalgo e ilustração Fabiana Salomão].. (coleção brasileirinhos). Editora Paulus, 2012.


Cora Coralina reescreve Goiás, promovendo uma arqueologia do passado através das imagens que construiu. Seu ato de registrar, através da escrita, cenários e personagens historicamente silenciados, constituiu em uma forma de perenização e resistência.

Lembranças de Aninha
(colhe dos velhos plantadores...)
Colhe dos velhos plantadores que sabem com jeito e experiência
debulhar as espigas do passado e dar vida aos cereais da vivência.
Quanta informação antiga, quanta sabedoria inaproveitada...
O passado não volta, nem os mortos deixam suas covas
para contar estórias aos vivos.
Ninguém me alertou o entendimento. Meu avô, tia Nhorita, tia Nhá-Bá, 
Tio Jacinto, Dindinha, a grande mágica Dindinha.
Alguns estranhos diziam: Dona Dindinha.
Passei pelas minas e não soube minerar, 
daí a cascalheira das minhas frustrações.
- Cora Coralina, em  "Vintém de cobre: meias confissões de Aninha". 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p.167.


"Alguém deve rever, escrever e assinar os autos do Passado
antes que o Tempo passe tudo a raso.
É o que procuro fazer, para a geração nova, sempre
atenta e enlevada nas estórias, lendas, tradições, sociologia
e folclore de nossa terra.
Para a gente moça, pois, escrevi este livro de estórias.
Sei que serei lida e entendida."
- Cora Coralina, "Ao leitor" - epígrafe do livro "Poemas dos becos de Goiás e estórias mais". Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora,  1965.




GOYAZ VELHO
Cidade Goias Velho - foto: (...)
“Sai desta cidade em 25 de novembro de 1911 e voltei em 22 de março de 1956. Deixei filhos, nora, genros, netos e bisnetos. A força da terra, das raízes que me chamavam eram mais fortes e sobrepôs a todos esses afetos familiares. Quando eu voltei, não tinha intenção de permanecer, tinha a intenção de matar saudades velhas e carregar saudades novas.”
- Cora Coralina, no Especial Literatura, TVE, 1985.


Minha cidade
Goiás, minha cidade... 
Eu sou aquela amorosa 
de tuas ruas estreitas, 
curtas, 
indecisas, 
entrando, 
saindo 
uma das outras. 
Cora Coralina na Casa Velha da Ponte 
foto: ©Acervo Museu Casa de
 Cora Coralina (Global Editora)
Eu sou aquela menina feia da ponte da Lapa. 
Eu sou Aninha. 

Eu sou aquela mulher 
que ficou velha, 
esquecida, 
nos teus larguinhos e nos teus becos tristes, 
contando estórias, 
fazendo adivinhação. 
Cantando teu passado. 
Cantando teu futuro. 
Eu vivo nas tuas igrejas 
e sobrados 
e telhados 
e paredes. 

Eu sou aquele teu velho muro 
verde de avencas 
onde se debruça 
um antigo jasmineiro, 
cheiroso 
na ruinha pobre e suja. 
Eu sou estas casas 
encostadas 
cochichando umas com as outras. 
Eu sou a ramada 
dessas árvores, 
sem nome e sem valia, 
sem flores e sem frutos, 
de que gostam 
a gente cansada e os pássaros vadios. 

Eu sou o caule 
dessas trepadeiras sem classe, 
nascidas na frincha das pedras: 
Bravias. 
Renitentes. 
Indomáveis. 
Cortadas. 
Cora Coralina  - foto: Acervo © Museu Casa de Cora
Coralina 
(Global Editora)
Maltratadas. 
Pisadas. 
E renascendo. 

Eu sou a dureza desses morros, 
revestidos, 
enflorados, 
lascados a machado, 
lanhados, lacerados. 
Queimados pelo fogo. 
Pastados. 
Calcinados 
e renascidos. 
Minha vida, 
meus sentidos, 
minha estética, 
todas as virações 
de minha sensibilidade de mulher, 
têm, aqui, suas raízes. 

Eu sou a menina feia 
da ponte da Lapa. 
Eu sou Aninha.
- Cora Coralina, em "Poema dos becos de Goiás e estórias mais". Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1965.




O RETORNO
Na verdade, Cora regressou, sem o intuito de permanecer. Dois foram os motivos de seu retorno: lutar pela compra de sua casa natal; e iniciar uma espécie de “pesquisa de campo”, uma coleta de dados que orientariam a elaboração dos poemas de seu livro tão almejado. Este segundo fato, pouco divulgado, é fundamental para compreendermos o processo criativo de Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais. Não por acaso o jornal Cidade de Goiás, publicou em 8 de abril de 1956 a seguinte nota: “Em visita a esta cidade encontra-se entre nós a Sra. D. Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretãs (...). Inteligência viva e palestra fluente, Cora Coralina esta colhendo dados para trabalho seu sobre".


Cora Coralina - foto: (...)
“Sim, foi naquele meio, afastada de tudo o que me prendia, sozinha, longe da vida de meus filhos (porque uma mãe quando mora com os filhos vive a vida de todo o mundo, menos a dela). Quando eu senti uma necessidade imprecisa, obscura de me por de longe, eu tinha qualquer coisa que me forçava a isso. Em Goiás, vamos dizer assim, abriram-se as portas do pensamento e escrevi o primeiro livro publicado.”
- Cora Coralina, em: ARAÚJO, Celso. "Os pensamentos de Cora". Jornal de Brasília, Brasília, 1977.


“Nós temos dentro de nós um porãozinho. Ele abre e fecha automaticamente. E as coisas caíram dentro do meu porão. E o porão se fechou. E ficou fechado durante quarenta e cinco anos. O tempo todo que eu estive fora da minha cidade. E eu senti a necessidade de abrir esse porão voltando. Lá não. Tinha que voltar para abrir o porão. Aqui é que o meu porão tinha que ser aberto soltando as coisas de
dentro. Soltando o passado de dentro.”
- Cora Coralina, em 'entrevista' na Casa Velha da Ponte, 1985.



“Mergulhar na obra de Cora, Aninha, a Mulher Guerreira, a Rapsoda, a Cigarra Cantadeira e Formiga Diligente (...) é uma lírica, telúrica e emocionante aventura: é um evocar de dados, lembranças, referências às nossas raízes e, acima de tudo, esplêndida imagem de uma vida forte e sabiamente vivida e muito bem expressa na sua palavra poética.”
- Marietta Telles Machado.


POEMAS ESCOLHIDOS DE CORA CORALINA
Cora Coralina -  foto: ©Acervo Museu
Casa Cora Coralina
Aninha e suas pedras 
Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.

Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha 
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.

Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas 
e não entraves seu uso
aos que têm sede. 
- Cora Coralina, em "Vintém de cobre: meias confissões de Aninha". 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p. 139.



Assim eu vejo a vida
A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver.
- Cora Coralina, [O poema acima, inédito em livro], foi publicado pelo jornal "Folha de São Paulo" — caderno "Folha Ilustrada", edição de 4/7/2001.


Conclusões de Aninha
Estavam ali parados. Marido e mulher.
Esperavam o carro. E foi que veio aquela da roça
tímida, humilde, sofrida.

Contou que o fogo, lá longe, tinha queimado seu rancho,
e tudo que tinha dentro.
Estava ali no comércio pedindo um auxílio para levantar
novo rancho e comprar suas pobrezinhas.

O homem ouviu. Abriu a carteira tirou uma cédula,
entregou sem palavra.
A mulher ouviu. Perguntou, indagou, especulou, aconselhou,
se comoveu e disse que Nossa Senhora havia de ajudar
E não abriu a bolsa.
Qual dos dois ajudou mais?

Donde se infere que o homem ajuda sem participar
e a mulher participa sem ajudar.

Da mesma forma aquela sentença:
"A quem te pedir um peixe, dá uma vara de pescar."
Pensando bem, não só a vara de pescar, também a linhada,
o anzol, a chumbada, a isca, apontar um poço piscoso
e ensinar a paciência do pescador.
Você faria isso, Leitor?
Antes que tudo isso se fizesse
o desvalido não morreria de fome?
Conclusão:
Na prática, a teoria é outra.
Cora Coralina, em "Vintém de cobre: meias confissões de Aninha", 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p. 160.




Cora Coralina - foto: (...)
Mascarados
Saiu o Semeador a semear
Semeou o dia todo
e a noite o apanhou ainda
com as mãos cheias de sementes.
Ele semeava tranqüilo
sem pensar na colheita
porque muito tinha colhido
do que outros semearam.
Jovem, seja você esse semeador
Semeia com otimismo
Semeia com idealismo
as sementes vivas
da Paz e da Justiça.
- Cora Coralina, no Caderno "Folha Ilustrada", São Paulo: Folha de São Paulo, edição de 04/07/2001.



Meias impressões de Aninha
(mãe)
Renovadora e reveladora do mundo 
A humanidade se renova no teu ventre. 
Cria teus filhos, 
não os entregue à creche. 
Creche é fria, impessoal. 
Nunca será um lar 
para teu filho. 
Ele, pequenino, precisa de ti. 
Não o desligues da tua força maternal. 

Que pretendes mulher? 
Independência, igualdade de condições... 
Emprego fora do lar? 
És superior àqueles 
que procuras imitar. 
Tens o dom divino 
de ser mãe 
Em ti está presente a humanidade. 
Mulher, não te deixes castrar. 
Serás um animal somente de prazer 
e ás vezes nem mais isso. 
Frígida, bloqueada, teu orgulho te faz calar. 
Tumultuada, fingindo ser o que não és. 
Roendo o teu osso negro da amargura. 
Cora Coralina, do livro "Vintém de cobre: meias confissões de Aninha". 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p. 171.



Meu destino
Nas palmas de tuas mãos
Cora Coralina - foto: ©Acervo Museu Casa de
 Cora Coralina (Global Editora)
leio as linhas da minha vida.
Linhas cruzadas, sinuosas,
interferindo no teu destino.

Não te procurei, não me procurastes –
íamos sozinhos por estradas diferentes.
Indiferentes, cruzamos.

Passavas com o fardo da vida...
Corri ao teu encontro.
Sorri. Falamos.
Esse dia foi marcado
com a pedra branca
da cabeça de um peixe.

E, desde então, caminhamos
juntos pela vida...
- Cora Coralina, em "Meu livro de cordel", São Paulo: Global Editora, 1998. 




Pedras
Os morros cantam para meus sentidos
a música dos vegetais
que se movem ao vento.

As pedras imóveis me enviam
uma benção ancestral.
Debaixo da minha janela
se estende a pedra-mãe.

Que mãos calejadas
e imensas mãos sofridas de escravos
a teriam posto ali,
para sempre?

Pedras sagradas da minha cidade,
nossa íntima comunicação.
Lavada pelas chuvas,
queimada pelo sol,
bela laje velhíssima e morena.

Eu a desejaria sobre meu túmulo
e no silêncio da morte,
você, uma pedra viva, e eu,
teríamos uma fala
do começo das eras.
- Cora Coralina, em "Villa Boa de Goiaz", São Paulo: Global Editora, 2001, p. 93. 



Cora Coralina - foto: (...)
O chamado das Pedras
A estrada está deserta.
Vou caminhando sozinha.
Ninguém me espera no caminho.
Ninguém acende a luz.
A velha candeia de azeite
de lá muito se apagou.

Tudo deserto.
A longa caminhada.
A longa noite escura.
Ninguém me estende a mão.
E as mãos atiram pedras.
Sozinha...

Errada a estrada.
No frio, no escuro, no abandono.
Tateio em volta e procuro a luz.
Meus olhos estão fechados.
Meus olhos estão cegos.
Vêm do passado.

Num bramido de dor.
Num espasmo de agonia
Ouço um vagido de criança.
É meu filho que acaba de nascer.

Sozinha...
Na estrada deserta,
Sempre a procurar
o perdido tempo que ficou pra trás.

Do perdido tempo.
Do passado tempo
escuto a voz das pedras:

Volta...Volta...Volta...
E os morros abriam para mim
Imensos braços vegetais.

E os sinos das igrejas
Que ouvia na distância
Diziam: Vem... Vem... Vem...

E as rolinhas fogo-pagou
Das velhas cumeeiras:
Porque não voltou...
Porque não voltou...
E a água do rio que corria
Chamava...chamava...

Vestida de cabelos brancos
Voltei sozinha à velha casa deserta.
- Cora Coralina, em "Meu livro de cordel", São Paulo: Global Editora, 1998. 




Cora Coralina - foto: (...)
Meu Epitáfio
Morta... serei árvore 
Serei tronco, serei fronde 
E minhas raízes 
Enlaçadas às pedras de meu berço 
são as cordas que brotam de uma lira. 

Enfeitei de folhas verdes 
A pedra de meu túmulo 
num simbolismo 
de vida vegetal. 

Não morre aquele 
que deixou na terra 
a melodia de seu cântico 
na música de seus versos. 
- Cora Coralina, em "Meu livro de cordel". São Paulo: Global Editora, 1998. 




Todas as vidas
Vive dentro de mim 
uma cabocla velha 
de mau-olhado, 
acocorada ao pé do borralho, 
olhando para o fogo. 
Benze quebranto. 
Bota feitiço... 
Ogum. Orixá. 
Macumba, terreiro. 
Ogã, pai-de-santo...

Vive dentro de mim 

a lavadeira do Rio Vermelho. 
Seu cheiro gostoso 
d’água e sabão. 
Rodilha de pano. 
Trouxa de roupa, 
pedra de anil. 
Sua coroa verde de são-caetano.

Vive dentro de mim 

a mulher cozinheira. 
Pimenta e cebola. 
Quitute bem feito. 
Panela de barro. 
Taipa de lenha. 
Cozinha antiga 
toda pretinha. 
Bem cacheada de picumã. 
Cora Coralina - foto:  (...)
Pedra pontuda. 
Cumbuco de coco. 
Pisando alho-sal.

Vive dentro de mim 

a mulher do povo. 
Bem proletária. 
Bem linguaruda, 
desabusada, sem preconceitos, 
de casca-grossa, 
de chinelinha, 
e filharada.

Vive dentro de mim 

a mulher roceira. 
- Enxerto de terra, 
meio casmurra. 
Trabalhadeira. 
Madrugadeira. 
Analfabeta. 
De pé no chão. 
Bem parideira. 
Bem criadeira. 
Seus doze filhos, 
Seus vinte netos.

Vive dentro de mim 

a mulher da vida. 
Minha irmãzinha... 
tão desprezada, 
tão murmurada... 
Fingindo ser alegre seu triste fado.

Todas as vidas dentro de mim: 

Na minha vida - 
a vida mera das obscuras. 
- Cora Coralina, em "Poema dos becos de Goiás e estórias mais". Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1965.


Ode às muletas
Muletas novas, prateadas e reluzentes. 
Apoio singelo e poderoso 
de quem perdeu a integridade 
de uma ossatura intacta, 
invicta em anos de andanças domésticas. 
Muletas de quem delas careceu 
depois de ter vencido longo 
tempo e de ter dado voltas ao mundo 
sem deixar a sua casa. 
Máquina de Costura de Cora Coralina -
 foto: Leila Kiyomoura - USP

Andarilha que fui 
de boas tíbias e justo fêmur, 
jamais reumáticos. 
Um dia o inesperado trambolhão, 
escada abaixo. 
Como sempre, as vizinhas 
prestativas, maravilhosas correm. 
Um vizinho possante 
me levanta em braços 
de gigante. 
Uma ambulância. 
Goiânia. Parentes à espera. 
Filhos que chegam de longe. 

A Clínica. 
Por sinal que Santa Paula. 
Médicos ortopedistas, 
dos anos de meus netos. 
Gente moça. Enfermeiras, atendentes. 
Colegas fraturados. 
Jovens e velhos, indistintamente. 
Viveiro. Cultura de acidentados, 
as estradas asfaltadas, 
as ruas alegres da cidade, 
as casas. 
Desastrados meios de locomoção. 
A ânsia incontida da velocidade. 
A pressa da chegada - a mesa de operação. 

A sala de cirurgia inapelavelmente branca. 
A mesa estreita operatória. 
Até o dia muito breve 
da cirurgia eletrônica. 

Agora: o soro, o oxigênio. 
Picadas leves. 
O branco invade o submundo sensitivo. 
Cora Coralina - foto: ©Rosary Esteves

O bloqueio nervoso. 
Nada mais. A omissão total. 
O inconsciente, o inerte. 
Atentos o anestesista, 
o cardiologista. 
Médicos amigos presentes 
formam a corrente magnética, 
vibratória, propiciatória. 

O cirurgião, absoluto, corta. 
Pinça, acerta, ajeita, aparafusa 
plaquetas metálicas, 
irmanando ossos fraturados. 
Depois... a volta triunfal 
à Vida. 
Vida! Como és bela na ânsia 
do retorno. Flores! Amigas. 

A cadeira de rodas no pátio, ao sol. 
A troca de cumprimentos. 
Cordialidade entre quebrados. 
A alta. 

A casa humana, hospitaleira, 
carinhosa e fraterna. 
Abençoada casa de sobrinhos 
superamigos. 
Cheia de meninos, 
daqueles do Evangelho 
que se achegavam a Jesus. 
Carinhosos no me trazerem 
o copo d’água, a almofada. 

As muletas fora de alcance. 
Sutis no abrir e fechar portas. 
Acender e apagar botões de luz. 
Meus queridos meninos 
do tempo de Jesus. 
(Para vocês esta pequenina estrofe de carinho e gratidão.) 

Muletas utilíssimas!... 
Pudesse a velha musa 
vos cantar melhor!... 
Eu as venero em humilde gratidão. 
Leves e verticais. Jamais sofisticadas. 
Seguras nos seus calços 
de borracha escura. 
Nenhum enfeite ou sortilégio. 
Fidelíssimas na sua magnânima 
utilidade de ajudar a novos passos. 
Um dia as porei de parte, 
reverente e agradecida. 

Seja de uma grande bênção 
aquele que as criou 
em hora sagrada. Inspiração do alto. 

Vieram vindo devagarinho. Transformações 
várias através dos séculos. 
Foi bastão primeiro do indigente, 
desvalido, encanecido, peregrino 
em distantes romarias. 
Varapau do serrano em agrestes serranias. 
Bordão de frade penitente, mendicante. 
Menestrel em tempos idos 
tateando incertos passos. 
Rapsodos descantando 
romanças e baladas 
pelos burgos, castelos, castelanias. 
Cajado patriarcal de pastores, 
santos e profetas. 
Vara simbólica de autoridades 
em remotas eras. 

Subiu a dignidade eclesiástica 
e foi o báculo episcopal. 

Entrou no convívio social. 
Bengala moderna, urbana, requinte 
e complemento da juventude. 
Estética e estilística dos moços. 

Bengalão respeitável dos velhos, 
encastoado em prata e ouro, 
iniciais gravadas, 
acrescentava algo ao ancião - respeito, veneração 
aos seus passos tardos. 

Bengala de estoque... 
arma traiçoeira do malandro 
e do sicário. 
Bengalas de junco, de prata, 
de marfim e de unicórnio... 
encastoados em ouro e pedras finas. 

Subiu e galgou. Uso e desuso. 
Modificada, acertada à necessidade humana 
reaparece, amparo e proteção. 
Transformação técnica, 
- muletas ortopédicas. 

Do primitivo bordão 
à sua excelsa utilidade 
Cora Coralina e a atriz Bruna Lombardi 
foto: ©Acervo Museu Casa de
 Cora Coralina (Global Editora)
e ao seu préstimo constante 
e inexcedível, 
eu as canto numa ode de imensa gratidão. 

Bengala branca sem igual! 
Quem não as viu um dia 
sobrelevando a multidão 
e deixou de atender ao seu sinal!... 

Alçada pelo cego, ela faz 
parar o trânsito 
e atravessa incólume 
ruas e avenidas das cidades 
grandes num consenso 
dignificante da beleza universal, 
estabelecido pelos povos 
civilizados na Convenção Internacional 
de Proteção e Direito dos Cegos 
de todo o mundo. 
Mais do que as muletas 
que nos dão apoio, 
eu me curvo reverente ante 
a bengala branca do cego 
que é a própria luz de seus olhos mortos 
em meio à multidão 
vidente. 
- Cora Coralina, em "Poema dos becos de Goiás e estórias mais". Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1965.



Lua-luar
Escuto leve batida.
Levanto descalça, abro a janela
devagarinho.
Alguém bateu?
É a lua-luar que quer entrar.

Entra lua poesia
antes dos astronautas:
Gagarin da terra azul,
Apolo XI que primeiro passeou solo lunar.

Lua que comanda os mares,
a fúria dos vagalhões
que vem morrer na praia.
O banzeiro das pororocas.

Lua dos namorados,
das intrigas de amor,
dos encontros clandestinos.
Lua-luar que entra e sai.

Lua nova, incompleta no seu meio arco.
Lua crescente, velha enorme, fecunda.
Lua de todos os povos
de todos os quadrantes.

Lua que enfurece o mar e em chumbo,
acovarda barcos pesqueiros.
O barqueiro se recolhe.

O pescado volta às redes.
O jangadeiro trava amarras.
Gaivotas fogem dos rochedos.

Lua cúmplice.
Lésbica lua nascente,
andrógina — lua-luar.
Lua dos becos tristes
das esquinas buliçosas.
Luar dos velhos.
Das velhas plantas sentenciadas.
Do sopro morto
dos bordões, rimas, violinos.

Lua que manda
na semeadura dos campos,
na germinação das sementes,
na abundância das colheitas.

Lua boa.
Lua ruim.
Lua de chuva.
Lua de sol.

Lua das gestações do amor.
Do acaso, do passatempo
Irresistível,
responsável, irresponsável.

Lua grande. Lua genésica
que marca a fertilidade da fêmea
e traz o macho para a semeadura.
O fruto aceito —
mal aceito: repudiado, abandonado,
A semente morta
lançada no esgoto.
A semente viva palpitante

deixada em porta alheia.
- Cora Coralina, em "Meu livro de cordel". São Paulo: Global Editora, 1998. 



Mulher da vida
[Contribuição para o Ano Internacional da Mulher, 1975]
Mulher da Vida, 
Minha irmã. 

Cora Coralina - foto: (...)
De todos os tempos. 
De todos os povos. 
De todas as latitudes. 
Ela vem do fundo imemorial das idades 
e carrega a carga pesada 
dos mais torpes sinônimos, 
apelidos e apodos: 
Mulher da zona, 
Mulher da rua, 
Mulher perdida, 
Mulher à-toa. 

Mulher da Vida, 
Minha irmã. 

Pisadas, espezinhadas, ameaçadas. 
Desprotegidas e exploradas. 
Ignoradas da Lei, da Justiça e do Direito. 

Necessárias fisiologicamente. 
Indestrutíveis. 

Sobreviventes. 
Possuídas e infamadas sempre 
por aqueles que um dia 
as lançaram na vida. 
Marcadas. Contaminadas. 
Escorchadas. Discriminadas. 

Nenhum direito lhes assiste. 
Nenhum estatuto ou norma as protege. 
Sobrevivem como erva cativa 
dos caminhos, 
pisadas, maltratadas e renascidas. 

Flor sombria, sementeira espinhal 
gerada nos viveiros da miséria, 
da pobreza e do abandono, 
enraizada em todos os quadrantes 
da Terra. 

Um dia, numa cidade longínqua, essa 
mulher corria perseguida pelos homens 
que a tinham maculado. Aflita, ouvindo 
o tropel dos perseguidores e o sibilo 
das pedras, 
ela encontrou-se com a Justiça. 
A Justiça estendeu sua destra poderosa 
e lançou o repto milenar: 
“Aquele que estiver sem pecado 
atire a primeira pedra”. 

As pedras caíram 
e os cobradores deram as costas. 

O Justo falou então a palavra 
de equidade: 
“Ninguém te condenou, mulher... nem 
eu te condeno”. 

A Justiça pesou a falta pelo peso 
do sacrifício e este excedeu àquela. 
Vilipendiada, esmagada. 
Possuída e enxovalhada, 
ela é a muralha que há milênios 
detém as urgências brutais do homem 
para que na sociedade 
possam coexistir a inocência, 
a castidade e a virtude. 

Na fragilidade de sua carne maculada 
esbarra a exigência impiedosa do macho. 

Sem cobertura de leis 
e sem proteção legal, 
ela atravessa a vida ultrajada 
e imprescindível, pisoteada, explorada, 
nem a sociedade a dispensa 
nem lhe reconhece direitos 
nem lhe dá proteção. 
E quem já alcançou o ideal dessa mulher, 
que um homem a tome pela mão, 
a levante, e diga: minha companheira. 

Mulher da Vida, 
Minha irmã. 

Cora Coralina - foto: (...)
No fim dos tempos. 
No dia da Grande Justiça 
do Grande Juiz. 
Serás remida e lavada 
de toda condenação. 

E o juiz da Grande Justiça 
a vestirá de branco 
em novo batismo de purificação. 
Limpará as máculas de sua vida 
humilhada e sacrificada 
para que a Família Humana 
possa subsistir sempre, 
estrutura sólida e indestrutível 
da sociedade, 
de todos os povos, 
de todos os tempos. 
Mulher da Vida, 
Minha irmã. 

Declarou-lhes Jesus: "Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no Reino de Deus”. 
Evangelho de São Mateus 21, 31. 
- Cora Coralina, em "Poema dos becos de Goiás e estórias mais". Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1965.


O triângulo da vida
Minha bisavó não falava errado, falava no antigo,
ficou agarrada às raizes e desusos da linguagem
e eu assimilei o seu modo de falar.
Ela jamais pronunciou "metro", sempre "covado" ou "vara"
Nunca disse "travessa" e sim "terrina", rasa ou funda que fosse,
nunca dizia "bem vestido", falava — "janota" e "fama" era "galarim".
Sobraram na fala goiana algumas expressões africanas, como Inhô, Inhá,
Inhora, Sus Cristo. Muito longe a currutela dos negros
que seus descedentes vão corrigindo através de gerações.

Nada tão real como o apóstrofe do gênesis:
"Tu és pó e ao pó retornarás".
O homem foi feito do barro da terra.
Sim, ele foi feito de todos os elementos que formam a Terra,
que contêm vida e de onde, na desintegração da morte, volta
para todo Universal. E a vida não sendo senão resultante
do meio magnético que compõe o Cosmos.
Um dia, o curto circuito e a sensação de esmorecimento e decadência,
a quebra do ritmo vital,
a paralisação total.
O meio físico é todo magnético
e somos acionados por esta corrente fluídica e contínua.
O que se dá à semente, aquilo que vulgarmente se diz o coração
e que a genética determina germe vital, onde se concentra a força magnética
que em contato com o magnetismo da terra, água e ar,
faz o milagre da germinação, a súmula da própria vida acionada
pelo poder criador que é a presença invisível de Deus.
Tudo o que somos usuários vem da terra e volta para a terra.
Terra, água e ar. O triângulo da vida.
- Cora Coralina, em "Vintém de cobre: meias confissões de Aninha". 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p. 83.



Sou raiz
Sou raiz, e vou caminhando
sobre as minhas raízes tribais.
Velhas jardineiras do passado ...
Condutores e cobradores, vós me levastes de mistura
com os pequenos e iletrados, pobres e remendados ...
Destes-me o nível dos humildes em tantas lições de vida.
Passante das estradas rodageiras, boiadeiros e comissários,
aqui fala a velha rapsoda.
Escuto na distância o sonido augusto do berrante que marca
o compasso das manadas que vão pelas estradas.
O mugido, o berro, o chamado da querência, a aguada,
o barreiro salitrado, a solta, o curral, a porteira,
a tronqueira, o cocho, o moirão, a salga, o ferro de marcar,
rubro, esbraseado. A castração impiedosa.
Eu sou a gleba e nada mais pretendo ser.
Mulher primária, roceira, operária, afeita à cozinha,
ao curral, ao coalho, ao barreleiro, ao tacho.
Seguro sempre nas mãos cansadas a velha candeia
de azeite veletudinária e vitalícia do passado.
Viajei nas velhas e valentes jardineiras
do interior roceiro, suas estradas de terra,
lameiros e atoleiros, seus heróicos e anônimos condutores
e cobradores, práticos, sabidos daqueles motores desgastados,
molas e lataria rangentes.
Santos milagreiros eram eles. Onde estarão?
Viajei de par com os humildes que tanto me ensinaram.
Viajantes das velhas jardineiras, meus vizinhos
das estradas viaje iras ...
Meus trabalhadores: Manoel Rosa, José Dias, Paulo, Manoel,
João, Mato Grosso, plantadores e enxadeiros, meus vizinhos sitiantes,
onde andarão eles?
Andradina, Castilho, Jaboticabal, comissários e boiadeiros, tangerinos,
esta página é toda de vocês.
Fala de longe a velha rapsoda.
- Cora Coralina, em "Vintém de Cobre: meias confissões de Aninha". 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p. 111.


Recados de Aninha - I
Meu jovem, a vida é boa, e você cantando o cântico
da mocidade pode fazê-la melhor. E o melhor da vida é o trabalho.
No trabalho está a poesia e o ideal, assim possa sentir o poeta.
Só o trabalhador sabe do mistério de uma semente germinando na terra.
Só o cavador pode ver a cor verde se tornar azul.

Ele, na flor, já viu o fruto e no fruto prevê a semente.
E sabe que uma cana de milho, uma braçada de folhas e palhas
na terra é vida que se renova.
Que sabe você, jovem poeta, da fala das sementes?
Um poeta parnasiano do passado, conversava com as estrelas,
foi coisa linda no tempo.

Converse, você, poeta destes tempos novos,
converse com as sementes e as folhas caídas
que pisa distraído.
Você vai sobre rodas e caminha sobre vidas que o asfalto recobriu.
Quem fala essa mensagem é uma mulher muito antiga
que entende a fala e a vida de um monte de lixo
que vê da janela da Casa Velha da Ponte, lá do outro lado do rio,
nos reinos da minha cidade.

A vida é boa. Saber viver é a grande sabedoria.
Saber viver é dar maior dignidade ao trabalho.
Fazer bem feito tudo que houver de ser feito.
Seja bordar um painel em fios de seda ou lavar
uma panela coscorenta. Todo trabalho é digno de ser bem feito.

Coisa sagrada o trabalho do homem.
A dignidade de um profissional.
A seriedade de um operário, sua competência.
Respeito maior o trabalho obscuro do braçal,
identificado com a terra, com a semente, com a chuva,
com o paiol, com o rego d’água.
Coisa mais nobre a porteira do sítio,
o batente da casa, o banco rústico, a mesa coberta
com uma toalha de tear. A taipa doméstica, rebrilhante
e acesa. Coisa mais urgente? A presença do homem na casa.
Homem culto da cidade,
num encontro com o da roça com sua enxada ao ombro,
ceda a ele sua preferência. Ele tem obrigação que você desconhece.
Você veste e se alimenta da semente que ele aninha na terra.
Você é um cidadão, ele é um lavrador.
- Cora Coralina, em "Vintém de cobre: meias confissões de Aninha". 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p. 152-153.


Velho
Estás morto, estás velho, estás cansado!
Como um suco de lágrimas pungidas
Ei-las, as rugas, as indefinidas
Noites do ser vencido e fatigado.
volve-te o crepúsculo gelado
Que vai soturno amortalhando as vidas
Ante o repouso em músicas gemidas
No fundo coração dilacerado.
A cabeça pendida de fadiga,
Sentes a morte taciturna e amiga,
Que os teus nervosos círculos governa.
Estás velho estás morto! Ó dor, delírio,
Alma despedaçada de martírio
Ó desespero da desgraça eterna.
- Cora Coralina, em "Melhores poemas de Cora Coralina". 2ª ed., São Paulo: Global, 2004, p. 40.


Cora Coralina - foto: (...)


FORTUNA CRÍTICA DE CORA CORALINA
[Estudos acadêmicos: teses, dissertações, monografias, ensaios, artigos, livros e artigos jornalísticos]
A vitória de Cora. Revista Análise, Goiânia, n.° 6, maio 1894. p. 10-12. 188.
ABREU, Lívia Dias de. Cora Coralina – A consagração do Juca Pato. Jornal de Araguari, Araguari, 4 jul. 1984. p. 9.
AFLAG. Anuário da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás. Goiânia, 1970.
ALENCASTRO, Jane de. Memórias de Aninha. In: SIQUEIRA, Ebe Maria de Lima; CAMARGO, Goiandira Ortiz de; MAMEDE, Maria Goreth. (Orgs.). Leitura: teorias e práticas. Goiânia: Editora Vieira, 2003.
AMERICANO BUENO, V. Viaje al reino de Cora Coralina. Revista Literaria y Cultural El Urogallo, Formas del Ministério: la mujer em la cultura brasileña. Jul/ago, 1985. p. 110-111.
ANDRADE, Carlos Drummond. Cora Coralina, de Goiás. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 31 dez.1979.
ANJOS, José Humberto Rodrigues dos. Entre becos e memórias: o modernismo em Cora Coralina. (Dissertação Mestrado em Estudos da Linguagem). Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão, UFG, 2013.
Cora Coralina, por  ©(...)
ANJOS, José Humberto Rodrigues dos. Entre becos e memórias: Cora Coralina e a tradição poética modernista em Goiás. (Monografia Graduação em Letras Português/Inglês). Universidade Estadual de Goiás, UEG, 2009.
ANJOS, José Humberto Rodrigues dos; CARDOSO, João Batista. Entre becos de Goiás e Vila Rica: olhares, memórias e o modernismo em Cora Coralina.. Hispanista (Edição em Português), v. 1, p. 15-31, 2012.
ARAÚJO, Celso. Os pensamentos de Cora. Jornal de Brasília, Brasília, 1977.
ARAÚJO, Márcia Melo; MORAES, André Cezar. Cora Coralina: memória e representação do eu na construção da consciência social. Letrônica, v. 3, n. 1, p. 345 - 354, julho 2010. Disponível no link(acessado em 3.12.2011).
AVANCINI, Atílio José. A Goiás de Cora Coralina como fonte de inspiração. Jornal da USP, São Paulo, , v. 621, p. 10 - 11, 11 nov. 2002.
AZEVEDO, Francisco Ferreira dos Santos(Org). Anuário histórico, geographico e descriptivo do estado de Goyaz para 1910. Edição fac-similes. Brasília:Sphan/8ª DR, l987.
BARBOSA. Maria José Somerlate. [University of Iowa – USA]. A via-láctea da palavra: Adélia Prado e Cora Coralina. In: DUARTE C. L.; EDUCARDO de A. D; BEZERRA, K. da C. (Orgs.) Gêneros e representações na literatura Brasileira. 2002. Pós-graduação (Letras/Estudos Literários), - UFMG, Belo Horizonte, 2002. (Col.Mulher & Literatura,2).
BITTAR, Maria José Goulart. As três faces de Eva na Cidade de Goiás. Goiânia: Kelps, 2002.
BOTASSI, Miriam. Cora Coralina conta um pouco da sua história. Mulherio, jul. 1983. p. 9.
BRASIL, Assis. A poesia goiana no século XX: antologia. Rio de Janeiro: Imago Ed.; Goiânia: Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira, 1997.
BRITTO, Clovis Carvalho. A estética dos becos em Cora Coralina ou "Um modo diferente de contar velhas estórias". Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, nº 42, p. 113-127, 2013. Disponível no link. (acessado em 17.5.2014).
BRITTO, Clovis Carvalho. Cora Coralina, coração do Brasil: estratégias de produção da crença em um acervo literário. In: V Simpósio Internacional de História Cultura e Identidades, 2011, Goiânia. Anais Eletrônicos do V Simpósio Internacional de História. Goiânia, 2011. v. 1. p. 1-20.
BRITTO, Clovis Carvalho. Protagonismo das margens: (Re)leituras da lírica de Cora Coralina. In: II Encontro Nacional do GT Teoria do Texto Poético da ANPOLL, 2011, Goiás. Anais Eletrônicos do II Encontro Nacional do GT Teoria do Texto Poético da ANPOLL, 2011. v. 1. p. 1-10.
BRITTO, Clovis Carvalho. A estética dos becos em Cora Coralina ou 'um modo diferente de contar velhas estórias. In: III Congresso Internacional de História: História e Diversidade Cultural, 2012, Jataí. Anais do III Congresso Internacional de História. Jataí, 2012. v. 1. p. 1-10.
BRITTO, Clovis Carvalho. Cora Coralina: o protagonismo das margens. In: XIV Seminário e V Seminário Internacional Mulher e Literatura, 2011, Brasília. Site do XIV Seminário Nacional e V Seminário Internacional Mulher e Literatura. Brasília: Universidade de Brasília, 2011. v. 1. p. 1-10.
BRITTO, Clovis Carvalho. Por uma sociologia dos acervos literários: A experiência dos papéis de circunstância no Museu-Casa de Cora Coralina em Goiás-GO. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Salvador. Anais Eletrônicos do XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Salvador, 2013. p. 1-22.
BRITTO, Clovis Carvalho. "Dar que falar às bocas de Goiás": estratégias e repercussões de Cora Coralina no campo literário brasileiro. (Dossiê: Pierre Bourdieu e a Literatura). Estudos de Sociologia (São Paulo), v. 14, p. 339-357, 2009. 
BRITTO, Clovis Carvalho. Cidade dos Becos: sociabilidade urbana em Goiás através da poética de Cora Coralina. In: 13º Encontro de Ciências Sociais Norte e Nordeste, 2007, Maceió. Anais do 13º Encontro de Ciências Sociais Norte e Nordeste (Cd-rom). Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2007. v. 1. p. 1-15.
BRITTO, Clovis Carvalho. "Pela minha voz cantam todos os pássaros do mundo": Cora Coralina e o inventário dos obscuros nos becos de Goiás. In: VIII Simpósio de Letras: Lingua (gem) e Literatura - Tributo a Clarice Lispector - Universidade Federal de Goiás, 2007, Catalão. Anais do VIII Simpósio de Letras: Lingua (gem) e Literatura [CD-Rom]. Catalão: Universidade Federal de Goiás, 2007. v. 1. p. 1-9.
BRITTO, Clovis Carvalho. Um teto todo seu: o itinerário poético-Intelectual de Cora Coralina. In: XII Seminário Nacional e III Seminário Internacional Mulher e Literatura do GT Mulher e Literatura da ANPOLL, 2007, Ilhéus. Anais Eletrônicos do XII Seminário Nacional e III Seminário Internacional Mulher e Literatura do GT Mulher e Literatura da ANPOLL [CD-Rom]. Ilhéus: UESC, 2007. v. 1. p. 1-12.
BRITTO, Clovis Carvalho. "Dar que falar às bocas de Goiás": estratégias e repercussões do projeto criador de Cora Coralina no campo literário brasileiro. In: XI Congresso Internacional da ABRALIC, 2008, São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da ABRALIC: Tessituras, Interações, Convergências. São Paulo: USP, 2008. v. 1. p. 1-10.
BRITTO, Clovis Carvalho. “Sou Paranaíba pra cá”: literatura e sociedade em Cora Coralina. (Dissertação Mestrado em Sociologia). Universidade Federal de Goiás, UFG, 2006. 
BRITTO, Clovis Carvalho.Um teto todo seu: aspectos do itinerário poético-intelectual de Cora Coralina. Caderno Espaço Feminino (UFU), v. 24, p. 185-205, 2011.
BRITTO, Clovis Carvalho. A economia simbólica dos Acervos Literários: Itinerários de Cora Coralina, Hilda Hilst e Ana Cristina César. (Tese Doutorado em Sociologia). Universidade de Brasília, UnB, jun. 2011.
BRITTO, Clovis Carvalho. A economia simbólica dos acervos literários: itinerários de Cora Coralina, Hilda Hilst e Ana Cristina César. Sociedade e Estado (UnB. Impresso), v. 26, p. 425-426, 2011.
BRITTO, Clovis Carvalho. La escuela de los viejos tiempos, tiempos de las viejas maestras: la educación, la historia y la sociedad en Cora Coralina. Hispanista (Edición Española), v. 12, p. 354, 2011.
BRITTO, Clovis Carvalho. Das cantigas do beco: cidade e sociedade na poesia de Cora Coralina. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 10, n.º 1, 2007.
BRITTO, Clovis Carvalho. Escritora e escritura: o itinerário poético-Intelectual de Cora Coralina. Anais Eletrônicos do XII Seminário Nacional e III Seminário Internacional Mulher e Literatura do GT Mulher e Literatura da ANPOLL. Ilhéus: UESC, 2007.
BRITTO, Clovis Carvalho. Das cantigas do beco: cidade e sociedade na poesia de Cora Coralina. Sociedade e Cultura, v. 10, p. 115-129, 2007.
BRITTO, Clovis Carvalho. Cidade dos Becos: sociabilidade urbana em Goiás através da poética de Cora Coralina. Urbanidades (Online), v. 5, p. 1-14, 2008. 
BRITTO, Clovis Carvalho. Lembranças de Mulher: literatura, história e sociedade em Cora Coralina. OPSIS (UFG), v. 7, p. 297-313, 2007.
BRITTO, Clovis Carvalho. "Pela minha voz cantam todos os pássaros do mundo": Cora Coralina e o inventário dos obscuros nos becos de Goiás. Hispanista (Ed. Portuguesa), v. 8, p. 238, 2007.
BRITTO, Clovis Carvalho. Identidade feminina e memória dos becos na poética de Cora Coralina. Plurais (Anápolis), v. 2, p. 73-90, 2005.
BRITTO, Clovis Carvalho. 'Amo e canto com ternura todo o errado da minha terra': literatura e sociedade em Cora Coralina. In: Clovis Carvalho Britto; Robson dos Santos. (Org.). Escrita e sociedade: estudos de sociologia da literatura. 3ed.Goiânia: Editora da Universidade Católica de Goiás, 2008, v. 1, p. 129-153.
BRITTO, Clovis Carvalho; CURADO, Maria Eugênia. A ironia como projeto: movimentos da narrativa de Cora Coralina no campo literário brasileiro. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, nº. 34. Brasília, julho-dezembro de 2009, pp. 95-116. Disponível no link. (acessado em 3.12.2011).
BRITTO, Clovis Carvalho; SEDA, Rita Elisa. Cora Coralina - Raízes de Aninha1ª ed., São Paulo: Editora Idéias e Letras, 2011, 472p.
BUENO, Vera Americano. Cora Coralina, quem é você?. Correio do livro da UNB. Brasília, Universidade de Brasília, n.° 5, ago/set, 2002.
CAMARGO, Flávio Pereira. Cora Coralina e a tradição poética moderna e modernista. IX Congresso Internacional da ABRALIC, Porto Alegre - RS, 2004. Disponível no link(acessado em 3.12.2011).
CAMARGO, Flávio Pereira. Cora Coralina e a tradição moderna e modernista. Letras & Letras (UFU. Impresso), v. 21, p. 109-122, 2005.
CAMARGO, Goiandira de Fátima Ortiz de. Poesia e memória em Cora Coralina. Signótica. Goiânia, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras, v. 14, p. 75-85, 2003.
CORA Contemporânea Coralina. Jornal de Brasília, Brasília, 3 out. 1984.
CORA Coralina – Especial Literatura, n.° 14, TVE, 29/1/1985.
CORA Coralina confessa que viveu. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 7 ago. 1971. p. 19. Suplemento Literário.
CORA Coralina, aos 92 anos: eu sou a própria terra. Correio Brasiliense, Brasília, 20 dez. 1981.
CORALINA, Cora. Depoimento. Revista Goiana de Artes. Goiânia: Ed. Da UFG, v. 2, n. 2, p. 139-177, 1981.
CORA Coralina. Jornal Cidade de Goiás, Goiás, n.º 633, 8 abr. 1956.
CORA na frente apesar de tudo. Folha de Goyaz, Goiânia, 4 abr. 1984.
CORA Política Coralina. Jornal de Brasília, Brasília, 7 out. 1984.
CORNETTE, Renan Pires; YOKOZAWA, Solange Fiúza. Cora Coralina e Carlos Drummond de Andrade: confluências poéticas. In: Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG – CONPEEX. Goiânia: Anais eletrônicos do XIII Seminário de Iniciação Científica [CDROM], 2005.
Cora Coralina, por  ©(...)
CORNETTE, Renan Pires. Cora Coralina e Carlos Drummond de Andrade: confluências poéticas. Melhores Trabalhos de Iniciação Científica. Goiânia: Ed. da UFG, 2006, v., p. 277-296.
CURADO, Bento Araújo Jayme Fleury Curado. Sopro em brasas dormentes: inventário das precursoras da literatura em Goiás. (Dissertação Mestrado em Literatura). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, UFG, 2003.
DELGADO, Andréa Ferreira. A invenção de Cora Coralina na batalha das memórias. (Tese Doutorado em História). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2003.
DELGADO, Andréa Ferreira. Cora Coralina: a construção da mulher-monumento. Caderno Espaço Feminino (UFU), v. 19, p. 387-416, 2008.
DELGADO, Andréa Ferreira. A rede de memórias e a invenção de Cora Coralina. In: SCHIMIDT, Benito B.. (Org.). O biogrráfico - Perspectivas Interdisciplinares. Santa Cruz do Sul: EDUNISC - Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul, 2000, v. , p. 131-178.
DELGADO, Andréa Ferreira. Cora Coralina: a poética do sabor. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), Florianópolis, v. 4, n.n. 1, p. 59-83, 2002.
DELGADO, Andréa Ferreira. Cora Coralina e a invenção de siEducação, Subjetividade e Poder, Porto Alegre, v. 6, nº 6, p. 42-54, 1999.
DELGADO, Andréa Ferreira. Memória autobiográfica e memória coletiva: Cora Coralina na sala de aula. In: III Encontro Perspectivas do Ensino de História, 1999, Curitiba. III Encontro: Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1998. p. 632-642.
DELGADO, Andréa Ferreira. Goiás: a invenção da cidade “Patrimônio da Humanidade”. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, jan./jun. 2005. p. 113-143. Disponível no link(acessado em 5.12.2011).
DELGADO, Andréa Ferreira. Memória, trabalho e identidade: as doceiras da cidade de Goiás. Cadernos Pagu, Campinas-SP, n.° 13, 1999. p. 293-325.
DENÓFRIO, Darcy França (Org). Cora Coralina - Coleção Melhores Poemas.São Paulo: Global Editora, 2004.
DENÓFRIO, Darcy França (org.) Lavra dos Goyases III – Leodegária de Jesus. Goiânia: Cânone Editorial, 2001.
DENÓFRIO, Darcy França; CAMARGO, Goiandira Ortiz de. (Org). Cora Coralina: celebração da volta. Goiânia: Cânone Editorial, 2006.
DIAS, Paula Pinho. Sociedade, cognição e discurso: desvendando Cora Coralina. (Dissertação Mestrado em Língua Portuguesa). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, 2008.
DIAS, Paula Pinho. O canto da cidade: ethos e autorepresentação poética na obra de Cora Coralina. In: II CIAD - UFSCAR, 2009, São Carlos-SP. II Colóquio Internacional de Análise do Discurso - UFSCAR/SP, 2009.
DINAH pede a preservação das relíquias da Cidade de Goiás. O Popular, Goiânia, 17 nov. 1971. p. 1.
EIS uma goiana. José, Brasília, 13 a 19 ago. 1977.
ÉLIS, Bernardo. Goiás de Cora Coralina. O Popular, Goiânia, 19 abr. 1980.
ÉLIS, Bernardo. Invocação a Cora Coralina. Folha de Goyaz, Goiânia, 20 abr. 1980. p. 21.
ESMERALDO, Moema de Souza. A representação do espaço e a cidade na poesia de Cora Coralina e José Décio Filho. (Dissertação Mestrado em Estudos da Linguagem). Universidade Federal de Goiás, UFG, 2014.
ESMERALDO, Moema de Souza. A representação da cidade na poesia de Cora Coralina e José Décio Filho. In: CONALI - Congresso Nacional de Literatura, 2012, João Pessoa. Eu - Cem anos de poesia. João Pessoa: Ideia, 2012. v. I. p. 33-281.
ESMERALDO, Moema de Souza. A representação das cidades na poesia do modernismo goiano de José Décio Filho e Cora Coralina. (Trabalho de conclusão do curso de Especialização em Literatura Brasileira). Universidade de Brasília, UnB, 2008.
EXPOSIÇÃO Cora Coralina: coração do Brasil. (Em comemoração aos 120 anos Cora Coralina) curadoria: Júlia Peregrino; texto: Kátia da Costa Bezerra; cenografia: Daniela Thomas e Felipe Tassara. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, RJ - de 11/Jan. a 13/Mar.2009; e Museu da Língua Portuguesa, São Paulo, SP, de 29/Set. a 13/Dez.2009. Catálogo de exposição no Museu da Língua Portuguesa. São Paulo: Museu da Língua Portuguesa, 2009, 80p.
FELÍCIO, Brasigóis. A mulher goiana que venceu o rolo compressor Rio-São Paulo. O Popular, Goiânia, Caderno 2., 3 maio 1984. p. 1. 
FELÍCIO, Brasigóis. Cora Coralina dos becos de Goiás e dos caminhos do mundo. O Popular, Goiânia, 2.° Caderno, 23 dez.1974. p. 11.
FIDALGO, Lúcia. Cora, coração Coralina. (coleção brasileirinhos).. [ilustrações Fabiana Salomão]. Campinas/SP: Editora Paulus, 2012, 16p.
FONSECA, Vicente. Depoimentos de Cora Coralina. Fase de prospecção do Filme Cora Doce Coralina, Cidade de Goiás, 1982.
FRAGA, Rosidelma Pereira; SILVA, Pãmela da; FERREIRA, James; ALVES, Joaquelane; LOUREIRO, Adryanna. Polifonia, interlocução e intertextualidade nos poemas "Minha infância" de Cora Coralina e "Infância" do angolano Ernesto Lara Filho. Revista África e Africanidades, ano 3, nº 10, agosto. 2010. Disponível no link(acessado em 5.12.2011).
FRANCISCO, Severino. Sou a voz da terra. Sou tronco, raiz, sou folha. Revista Interior, nov./dez. 1982.
FREITAS, Consuelo Brito de. Una lectura comparada de las poéticas de Rosalia de Castro y Cora Coralina. Fragmentos de Cultura, Goiânia, Editora da UCG, v. 13, n. 13, maio/jun. 2003. p. 699-712.
FREITAS. Consuelo Brito de. El discurso poético y las condiciones de su producción: uma lectura comparada de la poesia de Rosalia de Castro y Cora Coralina. (Tese Doutorado em Literatura Comparada). Departamento de Filologia Românica Eslava e Lingüística Geral, Universidad Complutense de Madrid, Espanha, 2004.
GOMES, Melissa Carvalho. No rastro de Cora: da literatura ao desenvolvimento local, identidade e cultura com açúcar e literatura. (Dissertação Mestrado em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2004.
GOMES, Melissa Carvalho. O beco: liturgia na obra de Cora Coralina. In: DENÓFRIO, Darcy França; CAMARGO, Goiandira Ortiz de. Cora Coralina: celebração da volta. Goiânia: Cânone Editorial, 2006.
GONÇALVES, Maria José. Cora Coralina. Cidade de Santos. Santos, 17 out. 1982.
GRATÃO, Lúcia Helena Batista. Por Entre Becos & Versos - A Poética da Cidade Vi(vi)da de Cora Coralina. In: Eduardo Marandola Júnior; Lúcia Helena Batista Gratão. (Org.). Geografia e Literatura: ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação. Londrina: EDUEL, 2010, v. 1, p. 297-328.
GRIBL, Heitor. Em busca pelo sagrado na obra de Cora Coralina. UNICAMP - IEL, 2001. 
GUEDES, Denise Moreira. Vintém de Cobre: Meias confissões de Aninha: a poética da experiência em Cora Coralina. (Dissertação Mestrado em Letras). Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CESJF, 2014.
GUIMARÃES, Juruena Di. Uma escritora e dois livros. O Popular, Goiânia, 10 set. 1960.
GUIMARÃES, Solange Aparecida. Aspectos do universo poético de Cora Coralina. (Dissertação Mestrado em Literatura). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás. 2000.
HOMENAGEM. Sessão de homenagem a Cora Coralina, na passagem dos cento e vinte e dois anos de seu aniversário. Câmara Federal, 22.08.2011. 
JOACHIM, Sebastien. Universalidade da região em Cora Coralina. Revista Vintém de Cobre, Cidade de Goiás, n.° 1, p. 13-25, 1999.
JORGE, Miguel. Conversa com Cora Coralina. Folha de Goiás, Goiânia, 1968, p. 189.
JUBÉ, A. G. Ramos. Literatura em Goiás. Folha de Goyaz, Goiânia, 24 jun. 1956. p. 2.
KHALIL, Lucas Martins Gama. A construção identitária em Cora Coralina: Relações entre o sujeito e as "coisas da sua terra". Horizonte Científico (Uberlândia), v. 5, p. 1-24, 2011.
KHALIL, Lucas Martins Gama. O universal e a heterogeneidade no poema "Todas as Vidas", de Cora Coralina. A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes, v. 1, p. 171-186, 2010.
KHALIL, Lucas Martins Gama. Atravessamentos biográficos na obra de Cora Coralina: Autoria e Alteridade. Horizonte Científico (Uberlândia), v. 3, p. nº 1, 2009.
KHALIL, Lucas Martins Gama; FERNADES, Cleudemar Alves. Espaço Discursivo e Construções Identitárias em Cora Coralina. In: SARGENTINI, Vanice; PIOVEZANI, Carlos; CURCINO, Luzmara. (Org.). Discurso, Semiologia e História. São Carlos: Claraluz, 2011, v. , p. 249-268.
KHALIL, Lucas Martins Gama. A natureza paratópica da Literatura: uma reflexão sobre a polemização autobiográfica em Cora Coralina. In: FERNANDES, Cleudemar Alves; NAVARRO, Pedro. (Org.). Discurso e Sujeito: reflexões teóricas e dispositivos de análise. 1ed.Curitiba: Appris, 2011, v. , p. 279-290.
LACERDA, Regina. Discurso de recepção a Cora Coralina. Revista da Academia Goiana de Letras, Goiânia, n. ° 8, ago. 1986. p. 115-120.
LIMA, Omar da Silva. Cora Coralina e vozes emersas. (Dissertação Mestrado em Literatura). Instituto de Letras, Universidade de Brasília, UnB, 2004.
LIMA, Omar da Silva. Cora Coralina & Vozes Emersas. 1ª ed., Guarapari - ES: Ex Libris, 2007. v. 1. 102p.
LIMA, Omar da Silva. "A vida mera das obscuras" e Cora Coralina. In: Palvra e Poder: representações literárias, 2011, Brasília. XIV Seminário Nacional Mulher e Literatura/V Seminário Internacional Mulher e Literatura, 2011. v. 1. p. 1-10.
LIMA, Sueli Gomes de. Práticas de subjetivação e construções identitárias em Cora Coralina. (Dissertação Mestrado em Lingüística). Instituto de Letras e Lingüística, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2008.
LIMA, Sueli Gomes de. A imagem da sexualidade na poesia de Cora Coralina. In: III SINALEL, 2013, Catalão. Caderno de Resumos e Programação III SINALEL, 2013. v. 1. p. 176-177.
LIMA, Sueli Gomes de. Práticas de subjetivação e construções identitárias em Cora Coralina. In: VIII Simpósio de Letras:Lingua(gem) e Literatura - Tributo a Clarice Lispector, 2007, Catalão. VIII Simpósio de Letras: Lingua(gem) e Literatura - Tributo a Clarice Lispector. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2007. v. 1. p. 66-67.
LITERATURA em Goiás. Folha de Goyaz, Goiânia, 24 jun. 1956. p. 1.
LOBO, José. (J. Lupus) Autores goianos. Revista Oeste, Goiânia, n. ° 4, maio 1934. p. 30.
LOBO, Luiza. Uma seresteira do verso e da prosa. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 12 jan. 2002. Caderno Idéias, p. 3.
LUZ, Salustiano Ferreira da. A poesia de Cora Coralina: enfoques psicopedagógicos e leitura. (Dissertação Mestrado em Psicopedagogia). Faculdade de Ciências Sociais e Humanísticas, Universidade de Havana, Cuba, 1999.
MACHADO, Lacy Guaraciaba. O medo em Cora Coralina. Medo, Goiânia, Editora da UCG, v. 11, 1997. p. 83-97.
MACHADO, Marietta Telles. Cora Coralina no 1.° Festival Nacional de Mulheres nas Artes. Diário da Manhã, Goiânia, DM Cultura, 26 set. 1982. p. 1. 
MARQUES, Oswaldino. Cora Coralina – Professora da existência. Correio Brasiliense, Brasília, 26 jun. 1970.
MARQUES, Oswaldino. Falando de Cora Coralina. Folha de Goyaz, Goiânia, 21 fev. 1971.
Cora Coralina, por ©Alessandra Botelho
MELLO, Maristela Barenco Correa. Da morte do ‘general’ à busca ‘rizomática’: o ato de escrever como possibilidade de emancipação – ‘agenciamentos’ entre Cora Coralina, Gilles Deleuze e Félix Guattari. (Dissertação Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2005.
MELO, Maria Ivone Souza. Rastros do vintém perdido: uma história de leitura na poesia de Cora Coralina. (Dissertação Mestrado Estudos de Linguagens), Salvador: UNEB, jul. 2011. 
MELO, Maria Ivone Souza. Rastros de leitores: traçando a história da leitura em Cora Coralina. Anais do SETA (UNICAMP), v. 4, p. 735/997/718-743, 2010.
MELO, Maria Ivone Souza. "Moinho do tempo": todas as vidas em Cora Coralina. Letrônica, v. 4, p. 151 /7655/6292-159, 2011.
MELO, Maria Ivone Souza. Moinho do tempo: todas as vidas em Cora Coralina. Letrônica, Porto Alegre-RS, p. 152 - 159, 27 abr. 2011.
MELO, Maria Ivone Souza. Rastros de Leitores: traçando a história da leitura em Cora Coralina. In: XV Seminário de Teses em Andamento, 2009, Campinas - SP. Anais do Seta. Campinas - SP: UNICAMP, 2009. v. 4. p. 735-743.
MIGUEL, Heloísa Marques. A poesia de Cora Coralina: um modo diferente de contar velhas estórias. (Dissertação Mestrado em Literatura). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, UFG, 2003.
MORAES, Vladimir Fleury. Cora Coralina na Sala de Aula: em busca das interpretações possíveis. (Trabalho de conclusão do curso de Especialização em Língua Portuguesa). Universidade Federal de Goiás, UFG, 1996.
MORAIS, Mara Rúbia de Souza Rodrigues. Aninha e outras vozes: a heterogeneidade discursiva em Vintém de Cobre: meias confissões de Aninha de Cora Coralina. (Dissertação Mestrado em Lingüística). Instituto de Letras e Lingüística, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2006.
MORAIS, Mara Rúbia de Souza Rodrigues. Cora Coralina e a revanche dos excluídos: negociações com a alteridade discursiva nos fios da memória. Hispanista (Edição em Português), v. 1, p. 1-20, 2011.
MORAIS, Mara Rúbia de Souza Rodrigues. A narrativa do eu entre os nós complexos a que o sujeito pede acesso: funcionamento discursivo e a construção de identidades em Cora Coralinarução. In: Clovis Carvalho Britto, Maria Eugênia Curado, Marlene Vellasco. (Org.). Moinho do Tempo: estudos sobre Cora Coralina. 1ª ed., Goiânia: Kelps, 2009, v. 1, p. 91-107.
MORAIS, Mara Rúbia de Souza Rodrigues. A letra que mata e faz nascer: um estudo sobre a função-autor em Vintém de Cobre, de Cora Coralina. In: Cleudemar Alves Fernandes; João Bôsco Cabral dos Santos. (Org.). Percursos da Análise do Discurso no Brasil. 1ª ed., São Carlos: Claraluz, 2007, v. , p. 133-150.
MORAIS, Menezes de. 93 anos: doceira e poetisa, com muito orgulho. Jornal de Brasília, Brasília, 15 dez. 1981.
NUNES, Cassiano. Monteiro Lobato escreve a Cora Coralina. O Estado de São Paulo, São Paulo, 1.° fev. 1997.
OLIVEIRA, Adriana Sacramento de. Corpos que se alimentam: a constituição do feminino em Cora Coralina, Maria Lúcia Dal Farra e Laura Esquivel. Revista Intercâmbio dos Congressos Internacionais de Humanidades (UnB), v. 1, p. 1-10, 2007.
OLIVEIRA, Adriana Sacramento de. Literatura e Culinária com Rachel de Queiroz e Cora Coralina. In: Lúcia Osana Zolin; Carlos Magno Gomes. (Org.). Deslocamento da Escritora Brasileira. Maringá: EDUEM - Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2011, v. , p. 85-100.
OLIVEIRA, Adriana Sacramento de. Corpos que se alimentam: A constituição do feminino em Cora Coralina, Maria Lúcia Dal Farra e Laura Esquivel. In: Elga Pérez Laborde, João Vianney Cavalcanti Nuto. (Org.). Em Torno à Integração: Estudos Transdisciplinares. 1ed.Brasília: TEL/UnB, 2008, v. 1, p. 36-42.
OLIVEIRA, Adriana Sacramento de. Corpos que se alimentam: Fronteiras inscritas em Cora Coralina, Maria Lúcia Dal Farra e Laura Esquivel. In: II Fórum Identidades e Alteridades: práticas e discursos em múltiplos espaços, 2008, Itabaiana. Anais do II Fórum Identidades e Alteridades: práticas e discursos em múltiplos espaços. Aracaju: Editora UFS, 2008. v. 1. p. 1-11.
OLIVEIRA, Adriana Sacramento de. A Culinária de Sentidos: Corpo e Memória na Literatura Contemporânea. (Tese Doutorado em Literatura). Universidade de Brasília, UnB, 2009.
OLIVEIRA, Márcia Batista de. Cora Coralina e a cartografia da memória. (Dissertação Mestrado em Letras). Centro de Letras e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Londrina, UEL, 2006.
PALOMARES, Eliana Regina. A narrativa de Cora Coralina em similitude com o conto popular. (Dissertação Mestrado em Comunicação e Letras). Faculdade de Filosofia, Letras e Educação, Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP, 2000.
PALOMARES, Eliana Regina. As Raízes do Conto em Cora Coralina. 1ª ed., São Bernardo do Campo -SP: Todas as Musas, 2013. v. 100. 145p.
PALOMARES, Eliana Regina. Cora Coralina, uma identidade com o conto popular. Cadernos de Cultura & Educação, Mauá-SP, v. 8, p. 23-25, 2001.
PALOMARES, Eliana Regina. O memorável na contística de Cora Coralina: Correio Oficial de Goiás . Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online), v. 2, p. 100-108, 2010. Disponível no link(acessado em 4.12.2011).
PEREIRA, Aline Brustello. A Construção da Identidade de Trabalho na Produção Literária Poética de Cora Coralina. Horizonte Científico (Uberlândia), v. 1, p. 1-24, 2007.
PEREIRA, Aline Brustello. A Construção da Identidade de Trabalho na Produção Literária Poética de Cora Coralina. In: XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Linguistica, 2008, Uberlândia. Linguagem e Cultura: Intersecções, 2008.
PEREIRA, Iêda Maria Vilas Bôas. Cora (Coral) Coralina: um ser por essência metafórico. (Dissertação Mestrado em Literatura). Universidade de Brasília, UnB, 2009.
PEREIRA, Iêda Maria Vilas Bôas. Tessituras eróticas na obra de Cora Coralina: Encontros e Confrontos entre Eros e Tânatos. HISPANISTA - Fundada en abril de 2000, artigo 356. Disponível no link(acessado em 9.12.2011).
PEREIRA, Iêda Maria Vilas Bôas. O erotismo em Cora Coralina. Revista Intercâmbio dos Congressos Internacionais de Humanidades (UnB), v. 1, p. 1-13, 2009.
PEREIRA, Perciliana Chaves. O universo simbólico coralineano: as hierofanias da natureza. (Dissertação Mestrado em Ciências da Religião). Departamento de Filosofia e Teologia, Universidade Católica de Goiás, PUC Goiás, 2004.
PIMENTEL, Roberto. Cora Coralina III. Folha de Goyaz, Goiânia, 20 abr. 1980b, p. 21.
PIMENTEL, Roberto. Cora Coralina II. Folha de Goyaz, Goiânia, 13 abr. 1980a, p. 21.
PINHEIRO, Ângela de Alencar Araripe. Walter Benjamin e Cora Coralina: uma incursão à narrativa. Revista de Ciências Sociais, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, v. 27, n.° 112, 1996. p. 24-37.
PINHEIRO, Péricles da Silva. Livros em desfile: Poemas. O Estado de São Paulo, São Paulo, 29 jun. 1965. p. 2.
PINHEIRO, Suely Reis. Biografia, culinária e literatura: a história do cotidiano com o tempero de Cora Coralina. Gênero (Niterói), v. 2;3, p. 69-79, 2003.
PINHEIRO, Suely Reis. O mundo cromático e polifônico na obra de Cora Coralina. Hispanista (Edición Española), v. X, p. 249, 2009.
PINHEIRO, Suely Reis. Cora Coralina: vozes e cores no interiorano goiano. Da Mulher às mulheres: dialogando sobre literatura, gênero e identidades. 1ª ed., Maceió: Edufal, 2006, v. 1, p. 272-277.
PINHEIRO, Suely Reis. O mundo cromático e polifônico na obra de Cora Coralina. In: Darcy França Denófrio; Goiandira Ortiz Camargo. (Org.). Cora Coralina: celebração da volta. Goiânia: Cânone editorial, 2006, v. 1, p. 137-151.
PINHEIRO, Suely Reis. O social e o político confluem na paisagem interiorana da estética de Cora Coralina. In: Maria Conceição Monteiro; Tereza Marques de Oliveira Lima. (Org.). Entre o estético e o político: a mulher nas literaturas clássicas e vernáculas. 1ª ed., Florianópolis: Editora Mulheres, 2005, v. 1, p. 289-298.
PINHEIRO, Suely Reis. Cora Coralina: a casa como guardiã dos espaços da alma. In: Maria Conceição Monteiro; Tereza Marques de Oliveira Lima. (Org.). Figurações do feminino nas manifestações literárias. Rio de Janeiro: Editora Caetés, 2005, v. 1, p. 253-267.
PINHEIRO, Suely Reis. A palavra ecoa pelos becos da vida: Cora Coralina, imagens, cheiros e cores na resistência social à exclusão. In: Izabel Brandão; Zahidé L. Muzart. (Org.). Refazendo nós: ensaios sobre mulher e literatura. 1ª ed., Florianópolis: Editora Mulheres, 2003, v. 1, p. 225-242.
PRUDENTE, Daniela do Valle de Carvalho. Uma viagem cultural ao Museu Casa de Cora Coralina. (Monografia Graduação em Turismo). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, 2006.
QUEIROZ, Rachel de. Vila Boa de Goiás. Folha de Goyaz, Goiânia, 1972.
QUERMES, Claudia Elena de Oliveira. Meias confissões, meias transgressões: marcas de gênero na poesia de Cora Coralina. (Dissertação Mestrado em Literatura). Universidade de Brasília, UnB, 2005.
Cora Coralina, por  ©(...)
RABELO, Flávia de Brito. (Re) Inventando o turismo na Cidade de Goiás sob o olhar de Cora Coralina. (Dissertação Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural). Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Universidade Católica de Goiás, PUC Goiás, 2006.
RAMON, Saturnino Pesqueiro. Cora Coralina: a metafísica do contato com o cotidiano. Revista Goiana de Artes, Goiânia, v. 4, n. 2, 1983.
RAMON, Saturnino Pesqueiro. Cora Coralina: o mito de Aninha. Goiânia: Editora UFG; Ed. da UCG, 2003.
RAMOS, Léo Borges. A inteligência não tem idade: as poesias de Cora Coralina escandalizam Goiás há mais de 70 anos. Cinco de Março, Goiânia, 1976.
RAMOS, Marilúcia Mendes. A afirmação do gênero conto no século XX e a temática das cidades: representações de Villa Boa de Goyaz por Cora Coralina. Signótica, v. 1, p. 17-42, 2006.

RAMOS, Marilúcia Mendes. Representações da Cidade de Goiás na contística de Cora Coralina: sopros de vida na cidade de pedra. In: Darcy França Denófrio ; Goiandira Ortiza de Camargo. (Org.). Cora Coralina: celebração da volta.. 1ed.Goiânia: Cânone Editorial, 2006, v., p. 103-12
REIS, Claudia Barbosa. Cora Coralina e sua casa silenciosa. Revista UFG (Impresso), v. 11, p. 120, 2011.
REVISTA da Academia Goiana de Letras. Goiânia, n.° 5, jun. 1975.
RIBEIRO, Tilza Maria Antunes. Memória e lirismo das pedras e perdas na poesia de Cora Coralina. (Dissertação Mestrado em Literatura). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, 2005.
SALLES. Mariana de Almeida. Cora Coralina: uma análise biográfica. (Monografia Graduação em Antropologia) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, 2004.
SANTANA, Josias. CroniquetaA Rosa”. Cidade de Goiás, n.° 33, 24 set. 1908.
SACRAMENTO, Adriana Rodrigues. Corpos que se alimentam: a constituição do feminino em Cora Coralina, Maria Lúcia Dal Farra e Laura Esquivel. X Congresso Internacional de Humanidades, Universidade de Brasília. Brasília/DF - 17, 18 e 19. Out/2007, publicado na Revista Intercâmbio dos Congressos de Humanidades. Disponível no link(acessado em 2.12.2011).
SACRAMENTO, Adriana Rodrigues. A culinária de sentidos: Corpo e Memória na Literatura Contemporânea. (Tese Doutorado em Literatura). Universidade Federal de Brasilia - UnB, 2009. 
SCHMALTZ, Yêda. Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretãs ou simplesmente, Cora Coralina. Diário da Manhã. Goiânia, DM Cultura, 17 jan.1982, p. 28. 
SEIXAS, Wendell; FERREIRA, Sônia. O posseiro vive num beco. O popular.
SILVA, Henrique. A grande escritora. A Informação Goyana, Rio de Janeiro, v. V, n. ° 2, set. 1921. p. 14.
SILVA, Henrique. Cora Coralina. A Informação Goyana, Rio de Janeiro, v. II, n. ° 7, 15 fev. 1919. p. 3.
SILVA JUNIOR, Eli Braz da. Velha Goias, Velha Cadeia: as vozes que se podem ouvir. (Dissertação Mestrado em historia). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC Goiás, 2009.
SILVA JUNIOR, Eli Braz da.  Cora Coralina: a voz que se pode ouvir. Mosaico (Goiânia), v. 3, p. 67-71, 2010.
SILVA, Miliana Mariano da. A transfiguração da experiência em Vintém de Cobre de Cora Coralina. (Trabalho de conclusão do curso de especialização em Letras - Leitura e Ensino). Universidade Federal de Goiás, UFG, 2007.
SILVA, Olívia Aparecida. Labirintos da memória: o pulsar de vida na poética de Cora Coralina. (Tese Doutorado em Literatura). Instituto de Letras, Universidade de Brasília, UnB, 2005.
SILVA, Olívia Aparecida. Labirintos da memória na poética de Cora Coralina. In: IV ENPROL e o III COLLEC, 2006, Brasilia. IV ENPROL e o III COLEC. Brasilia: Universidade de Brasilia. v. 1., 2006.
SIQUEIRA, Ebe Maria de Lima. Imagens da leitura na obra poética de Cora Coralina. In: VIII Encontro de Letras: Falares, dizeres> Homenagem a Mário Quintana, 2006, Cidade de Goiás. Caderno de resumos, 2006. v. 1. p. 5-6.
SIQUEIRA, Ebe Maria de Lima. O museu revisitado ou a Casa da Poeta. Revista Doce de Letras, Goiânia, v. 1, p. 51-57, 1998.
SOUSA, Ana Cristina de Deus e. Entre Monumentos e Documentos:Cidade de Goiás, Cora Coralina e o Dossiê de Tombamento. (Dissertação Mestrado em História). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC Goiás, 2009.
SOUZA, Fabíola Ribeiro. Olhares da criatividade sobre a vida de Cora Coralina. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, v. 18, p. 185-194, 2013.
SOUZA FILHO, Eduardo Henrique de. Canteiro de Saudades: evocações e memórias. Goiânia: Poligráfica, 1987.
TAHAN, Ana Maria. Aventureira e libertária. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 12 jan. 2002. Caderno Idéias, p. 2.
TAHAN, Vicência Brêtas. Cora Coragem Cora Poesia. São Paulo: Editora Global, 1989.
Cora Coralina, por ©Novaes
TEIXEIRA, Cristiane Pires. Constrution d’une identité Feminine: Vintém de Cobre – meias confissões de Aninha de Cora Coralina. (Dissertação Mestrado em Estudos Portugueses, Brasileiros e Luso-Africanos). Departamento de Estudos Ibéricos e Latino-Americanos, Universidade de Paris III Sorbonne-Nouvelle, 2005.
TELES, Gilberto Mendonça. A poesia em Goiás. Goiânia: Imprensa Universitária, 1964.
TELES, Gilberto Mendonça. O conto brasileiro em Goiás. Goiânia: Departamento Estadual de Cultura, 1969.
TELES, José Mendonça. No santuário de Cora Coralina. 2ª ed., Goiânia: Kelps, 2001.
ULHOA, Raquel. Cora Coralina: nos originais abandonados, um tesouro que pode se perder. Diário da Manhã, Goiânia, 29 set. 1981. 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Doutor Honoris Causa – Cora Coralina. Série n. 2. Láureas da UFG. Goiânia: Unigraf, 1983.
VALLADARES, Luis Fernando. Doutor Honoris Causa – Cora Coralina. Série n. 2. Láureas da UFG. Goiânia: Unigraf, 1983.
VELLASCO, Marlene Gomes de. A poética da reminiscência: estudos sobre Cora Coralina. (Dissertação Mestrado em Literatura). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, UFG, 1990.
VELLASCO, Marlene Gomes de. As múltiplas faces do tempo em Cora Coralina. Goiás Cultura, Conselho Estadual de Cultura, Goiânia, n. ° 6, 2002.
VELLASCO, Marlene Gomes de. Reconstrução poética da memória. In: Seminário Internacional Mulher e Literatura, 2007, Ilhéus. Trabalhos Completos do Seminário Internacional Mulher e Literatura - CD-ROOM (No Prelo). Ilhéus: Editora da UESC, 2007. v. 1. p. 1-9. Disponível no link(acessado em 4.12.2011).
VELLASCO, Marlene Gomes de. Histórias de Mulher. Revista Vintém de Cobre, Cidade de Goiás, n. ° 1, 1999. p. 27-35.
VELLASCO, Marlene Gomes de. O Eu multiplicado em Cora Coralina. Temporis(ação) (UEG), v. 1, p. 35-48, 1998.
VERAS, Dalila Teles. A velha rapsoda. Folha de São Paulo. São Paulo, 10 jun. 1984.
Cora Coralina, por ©Lezio Junior
VERAS, Dalila Teles. Cora Coralina: senhora de todas as vidas. União Brasileira dos Escritores – Prêmio: O intelectual do Ano: Troféu Juca Pato. São Paulo, 20 jun. 1984.
YOKOZAWA, Solange Fiúza Cardoso. Atualizações do Ubi Sunt em Cora Coralina. Linguagem. Estudos e Pesquisas (UFG), v. 10, p. 255-269, 2007.
YOKOZAWA, Solange Fiúza Cardoso. A reinvenção poética da memória em Cora Coralina. In: XVII Encontro Nacional da ANPOLL, 2002, Gramado. Programação e Resumos do XVII Encontro Nacional da Anpoll: A Pós-Graduação em Letras e Linguística no Brasil: Memórias e Projeções, 2002. v. 1. p. 358-359.
YOKOZAWA, Solange Fiúza Cardoso. Confissões de Aninha e memória dos becos: a reinvenção poética da memória em Cora Coralina. Anais do Terceiro Encontro de Professores de Letras do Brasil Central. Brasília, Universidade de Brasília, out. 2002.
YOKOZAWA, Solange Fiuza Cardoso. Estórias da velha rapsoda da Casa da Ponte. Porto Alegre, n. 39, p.195-212, jan./jun. 2006. 



Oração do milho, de Cora Coralina, recitado por Lauro Moreira.


“[...] sua obra não conta apenas o que lhe aconteceu em outros tempos, mas também o processo pelo qual o seu passado se transformou em seu presente, construindo seu próprio tempo nas injunções da existência, permitindo ao leitor compartilhar de uma maneira ou de outra, no exercício de sua própria experiência dos objetos cortantes, e a tensão em que ela se mantém é a do próprio pensamento que se vigia contra os riscos da embotadura.”
- Marlene Gomes Vellasco, pesquisadora goiana, 1999.


Bernardo Neto, Lima Duarte e Cora Coralina - foto: Eduardo França,
TV Globo - Som Brasil - 
©Acervo Memória TV Globo


DOCUMENTÁRIO
Filme: Cora Coralina: O Chamado das Pedras
Sinopse: Documentário que narra a vida e a obra da poeta goiana Cora Coralina, através da colagem de trechos selecionados de seus poemas e inserções de depoimentos assim com a exploração fotogênica da paisagem natural - Serra Dourada - da paisagem urbana - a Goiás do passado - da visitação aos álbuns fotográficos das famílias goianas, do Museu das Bandeiras, do Museu Conde dos Arcos, do Museu Casa de Cora, e de antigas fazendas do município de Goiás. Um Goiás denso de ancestralidades, o Goiás de Cora.
Direção/Roteiro: Waldir Pina de Barros
Gênero/formato: Documentário, 35 mm.
Ano/País: 2008 - Brasil
Duração: 22 min – Cor: Colorido



VÍDEO/DOCUMENTÁRIOS SOBRE CORA CORALINA

Cora Coralina, TV Integração canal 11.
com depoimentos da poeta Cora Coralina.




Cora Coralina, programa de "Lá pra cá", TVBrasil - parte I


Cora Coralina, programa de "Lá pra cá", TVBrasil - parte II


Documentário Mulheres Brasileiras, TV Cultura


Não conte pra ninguém
Eu sou a velha
mais bonita de Goiás.
Namoro a lua.
Namoro as estrelas.
Me dou bem
com o rio Vermelho.
Tenho segredo
com os morros
que não é de adivinhá.
Cora Coralina, por LPC

Sou do beco do Mingu,
sou do larguinho
do Rintintim.

Tenho um amor
que me espera
na rua da Machorra,
outro no Campo da Forca.
Gosto dessa rua
desde o tempo do bioco
e do batuque.

Já andei no Chupa Osso.
Saí lá no Zé Mole.
Procuro enterro de ouro.
Vou subir o Canta Galo
com dez roteiros na mão.

Se você quiser, moço,
vem comigo:
vamos caçar esse ouro,
vamos fazer água — loucos
no Poço da Carioca,
sair debaixo das pontes,
dar que falar
às bocas de Goiás.

Já bebi água de rio
na concha da minha mão.
Fui velha quando era moça.
Tenho a idade de meus versos.
Acho que assim fica bem.
Sou velha namoradeira.
Lancei a rede na lua,
ando catando estrelas.
- Cora Coralina, em "Meu livro de cordel". São Paulo: Global Editora, 1998.


Manuscrito de Cora Coralina - original inédito em que a escritora faz um inventário afetivo de cenas da cidade de Goiás,
escrevendo poemas sobre imagens da época - 
©Acervo particular de Vicência Brêtas Tahan


SOBRE GUIMARÃES ROSA, ESCREVEU:
"O melhor roteiro é sempre ler e assimilar o que lê. Ler para aprender, procurar vencer. A maior dificuldade de todos escritores se limita a duas palavras: escrever bem. Então o roteiro é esse. Procurar ler para aprender. Ninguém escreve bem sem ler muito e procurar assimilar o máximo. Assimilar não é imitar. (...) Eu sou uma grande leitora de
Guimarães Rosa e uma grande admiradora dele, muito antes dele ser aceito. A literatura dele não é uma literatura fácil, principalmente nos dois maiores livros dele, Corpo de Baile e Grande Sertão: Veredas (...) Agora há os imitadores de Guimarães Rosa, mas imitar é uma coisa e assimilar é outra. Então eu digo, a gente deve ler, reler, transler. Ser dono dele. Não precisa abrir o livro no começo. Abre ao acaso e só fecha quando cansou, quando já não tem mais tempo. Ponha sempre perto de sua cama ao alcance de suas mãos, ao alcance de seu tempo."
- Cora Coralina, In: "Cora contemporânea Coralina", Jornal de Brasília, Brasília, 3 out. 1984.


Traço de união
Irmanadas na poesia
nos encontramos:
Quem vem vindo.
Quem vai indo.
Na roda-viva da vida
girando se esbaldando
Cora Coralina - foto: ©Acervo Museu Casa de
 Cora Coralina

no encalço de uma rima
fugidia.

Pegar no laço do pensamento
a rima feliz e plantar com amor
na divisa extrema do verso...
A chamada rima de ouro
que tem forma de chave de ouro.
E, dizer que há poetas consagrados
que têm delas um chaveiro!

Com os dedos pegamos a luz
Começou o seu tempo.
Meu tempo se acaba.
O esplendor de uma aurora.
O poente que se apaga.

Fui na vida o que estás agora.
Tu serás o que sou.
Nosso traço de união.
És o passado dos velhos.
Eu, o futuro dos moços.
- Cora Coralina, em "Meu livro de cordel". São Paulo: Global Editora, 1998. 

antiga Casa Velha da Ponte, atual Museu Casa Cora Coralina.
foto: ©Acervo Museu Casa de Cora Coralina (Global Editora)

MUSEU CASA DE CORA CORALINA
O Museu
A Associação Casa de Cora Coralina, é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com o objetivo imediato de lutar pela preservação da vida e da obra de Cora Coralina. O museu foi inaugurado em 1989 e nos estatutos aprovados constam como finalidades: “projetar, executar, colaborar e incentivar atividades culturais, artísticas, educacionais e filantrópicas visando, sobretudo, à valorização da identidade sociocultural do povo goiano, bem como preservar a memória e divulgar a obra de Cora Coralina”.
O Acervo
Casa Velha da Ponte, atual Museu Casa Cora Coralina
foto: ©Acervo Museu Casa de Cora Coralina (Global Editora)
A constituição do acervo da Casa de Cora Coralina é um projeto de organização e acumulação de vários dos tempos da vida da poeta, formando um arquivo geral de objetos, imagens e discursos preservados para evocar Cora e promover sua imortalização. No museu há diversos tipos de materiais, todos organizados, e de fácil acesso aos turistas, com o intuito de preservar a memória da poeta em simbiose com a comunidade de Goiás. Há desde peças de roupas, até fotos, utensílios domésticos, livros, móveis e cartas, no interior da casa; além do jardim nos fundos, e da bica de água potável.
Serviço
Endereço: Rua Dom Cândido, 20 Centro CEP 76.600-000 Cidade de Goiás – Goiás Tel.: (62) 3371-1990
Site/blog oficial: Museu Casa de Cora Coralina



Busto "Cora Coralina", margem esquerda do Rio Vermelho, Goiás Velho/GO
 foto: ©
Antonio Carias Frascoli

"Na estrada que é Cora Coralina passam o Brasil velho e o atual,
passam as crianças e os miseráveis de hoje.
O verso é simples, mas abrange a realidade vária."
- Carlos Drummond de Andrade


EDITORA 



"Sou espiga e o grão que retornam à terra.
Minha pena (esferográfica) é a enxada que vai cavando,
é o arado milenário que sulca.
Meus versos têm relances de enxada, gume de foice
e o peso do machado.
Cheiro de currais e gosto de terra."
- Cora Coralina, trecho do poema "A gleba me transfigura", do livro "Vintém de cobre: meias confissões de Aninha". 6ª ed., Global Editora, 1996, p.109.


Cora Coralina (Aninha)
- foto: (...)
REFERÊNCIAS E OUTRAS FONTES DE PESQUISA

© Direitos reservados ao autor/e ou ao seus herdeiros

© Pesquisa, seleção  edição e organização: Elfi Kürten Fenske


=== === ===
Trabalhos sobre o autor:
Caso, você tenha algum trabalho não citado e queira que ele seja incluído - exemplo: livro, tese, dissertação, ensaio, artigo - envie os dados para o nosso "e-mail de contato", para que possamos incluir as referências do seu trabalho nesta pagina. 


Como citar:
FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção, edição e organização). Cora Coralina - venho do século passado e trago comigo todas as idades. Templo Cultural Delfos, novembro/2011. Disponível no link. (acessado em .../.../...).
____
Página atualizada em 17.5.2014.



Direitos Reservados © 2022 Templo Cultural Delfos

19 comentários:

  1. Amei! O blog reúne muito material interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra,
      ficamos contentes em saber que gostastes.
      Abraços, volte sempre!

      Excluir
  2. Cora Coralina, nos emociona com tua imensa poesia. Grandiosa, intensa, verdadeira, absolutamente cronista em seus escritos. A Admiro bastante!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janjan,
      Cora é maravilhosa, não poderíamos deixá-la de fora deste Blog/Site.
      Espero que tenhas gostado da postagem.
      Volte sempre, abraços.

      Excluir
  3. Estou ainda sem respiração... vou me recobrar... e então usufruir de toda a leitura acima. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Foi prazeroso ler todo o material exposto e assistir aos vídeos. Obrigado por proporcionar ao visitante desta página mais conhecimentos sobre a vida e a obra de Cora Coralina, uma poetisa que, a cada dia, tem conquistado o meu coração. Parabéns pela importante iniciativa. Certamente voltarei a aprofundar algumas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro,
      Obrigada, fico feliz em saber que gostastes e que o post lhe foi útil!
      Volte sempre, há sempre novidades.
      Abraços

      Excluir
  5. Estou maravilhada com todo este material, é de primeira qualidade. Com certeza Cora Coralina é uma poetisa sem igual, e me orgulho muito de ser goiana, assim como ela. GRANDE CORA CORALINA.
    Abraços e parabéns pelo material,
    Dalvinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dalvinha,
      que bom que gostastes. Cora Coralina é encantadora, não poderíamos deixar de homenageá-la.
      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  6. SEU POST FOI UMA LUZ PARA MIM .ESTOU DESENVOLVENDO UM TRABALHO NA MINHA ESCOLA E VC VAI ME AJUDAR IMENSAMENTE. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  7. Excelente! Esclarecedor! Bonito de ver, bonito de ler!

    ResponderExcluir
  8. Amo este site, amo vcs! Gratidão pela disponibilidade do trabalho, que tanto tem me auxiliado nas minhas pesquisas. Realizo um pequeno trabalho chamado Conto&Encontros, onde procuro divulgar nossos autores.

    ResponderExcluir
  9. Já é minha segunda visita aqui, foi amor a primeira vista. Estou apaixonada por Cora Coralina. Que mulher! Que grande legado ela nos deixou. Parabéns pelo lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Quanto material interessante. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  11. Sempre brincando com as palavras...Admirável.

    ResponderExcluir
  12. Inteligência , perseverança e coragem....

    ResponderExcluir
  13. Bom dia!
    Há tempos conheço o trabalho da doceira da Casa Velha da Ponte do Rio Vermelho. É impossível não se apaixonar por tudo que escreveu Cora Coralina, que na sua grande humildade dizia: "sou mais doceira e cozinheira do que escritora" ("Cora Coralina, quem é você?', Meu Livro de Cordel, Global, 2014, p. 81). Sou estudante de Letras na UFSC e estou concluindo uma pesquisa sobre a doceira-poetisa. Cada vez mais emocionante e apaixonante adentrar o universo coralineano. Sugiro a todos suas leituras.

    ResponderExcluir
  14. Uau! Nunca encontrei um material tão completo sobre a grande Cora! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita. Deixe seu comentário!

COMPARTILHE NAS SUAS REDES