COMPARTILHE NAS SUAS REDES

Áurea Martins - o diamante negro da música brasileira

 
Áurea Martins - foto ©Sergio Caddah


Pesquisa, seleção, edição e organização: ©Elfi Kürten Fenske


"Em qualquer país que preze sua cultura, Áurea Martins seria incensada. No Brasil, terra de indigência e cascatas culturais, Áurea Martins não aparece nas rádios nem na televisão. É como se privássemos o povo brasileiro de beber em fonte límpida. Cantar é, já disse e repito, o Maior Espetáculo da Alma. E nossa própria alma nunca se redimirá sem a voz sagrada de Áurea. Ela faz parte, e talvez seja a última representante, de uma tradição inesgotavelmente rica, e é também pedagógica, porque uma porção de gente que se acha cantora tem muito que aprender com a Áurea Martins.

É incrível que uma artista assim diamantífera, única, jóia da Coroa de Ouro formada por cantoras como Ângela Maria, as Irmãs Baptistas, Dalva de Oliveira, Elizeth Cardoso, Elis Regina, Aracy de Almeida, Clementina de Jesus  permaneça em ostracismo cruel.

Áurea Martins é o elo vivo de uma história, de uma Legenda Cultural nossa – uma Legenda Áurea!"
- Aldir Blanc, no encarte do álbum "Depontacabeça" de Áurea Martins. (Selo Biscoito Fino, 2010) 


Esboço biobibliográfico de Áurea Martins


Áldima Pereira dos Santos, nascida em 13 de junho de 1940, no bairro carioca de Campo Grande, zona rural da cidade do Rio de Janeiro, conhecida artisticamente como Áurea Martins. Iniciou sua carreira profissional como cantora no início da década de 1960, no programa “Tribunal de Melodias”, de Mário Lago e Paulo Gracindo, na Rádio Nacional, no Rio de Janeiro. 

Áurea Martins - trajetória musical  1960-1990


Áurea Martins, por José Maria Camilotto Rocha 
(texto da trajetória 1960-1990, extraído do blog. Áurea Martins, 2009)

"
ÁUREA MARTINS brotou e floresceu duma cepa de músicos (sua avó tocava banjo) radicada em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Suas primeiras apresentações em público dão-se como integrante do coral do Ginásio Estadual “Raja Gabaglia”. No final da adolescência, passa a frequentar os clubes da jazz do subúrbio e a atuar como lady crooner do conjunto dos tios em bailes da periferia. Na primeira metade dos anos 60, começa a ser atraída para o centro da cidade. Numa renovação do cast da Rádio Nacional, é incluída entre os novos integrantes do elenco da emissora, ao lado de Alaíde Costa, Peri Ribeiro e Elis Regina (1945-1982), sob o incentivo de Paulo Gracindo (1911-1995). Registra-se então sua voz em disco pela primeira vez, numa faixa do LP 'Alvorada dos Novos', produzido por Altamiro Carrilho para a Copacabana.

Em 1969, vence a quarta edição do programa anual A Grande Chance, criado e apresentado por Flávio Cavalcanti (1923-1986) para a Rede Tupi de Televisão. O certame, com final realizado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, teve entre os membros do júri os maestros Erlon Chaves (1933-1974), Guerra Peixe (1914-1993) e Linfolfo Gaia (1021-1987); o pianista Bené Nunes (1920-1997); a cantora e compositora Maysa (1936-1977); a atriz, cantora e diretora Bibi Ferreira; e o jornalista e escritor Austragésilo de Ataíde (1898-1993). Pelo primeiro lugar, conquistado com a nota máxima de todos os jurados, Áurea recebe como prêmio uma viagem a Portugal e um contrato para gravação de discos na RCA Victor. Na esteira do sucesso pela vitória do concurso, foi contratada para se apresentar na boate “Drink”, da cantora e empresária Helena de Lima, em Copacabana. Em 1970, faz sua estreia em São Paulo, num show no Teatro Gazeta com o pianista e compositor Ribamar (1919-1987), parceiro de Dolores Duran (1930-1959) na canção 'Pela rua', interpretada por ela na final de A Grande Chance. Após registrar dois compactos, produzidos por Rildo Hora e com arranjos de Guerra Peixe, lança em 1972 seu primeiro LP. No disco – também produzido por Rildo, com arranjos do pianista Luís Eça (1936-1992) e a participação do poeta Paulo Mendes Campos (1922-1991) –, Áurea é acompanhada pelo Tamba Trio mais o violonista Luís Cláudio Ramos. (Seu talento sempre foi muito bem reconhecido, sim. Mas, para complementar os incertos cachês de cantora da noite, Áurea achou melhor arranjar um trabalho diurno que lhe garantisse um salário fixo – e nisto teve sorte como quê! De carteira assinada, entrou para o serviço público como inspetora de classe no Colégio Estadual “André Maurois”, no Leblon, então sob a direção de D. Henriette Amado. [Dentre os jovens sob a sua inspeção, ela se lembra especialmente de Evandro Mesquita.] Quando os alunos se organizaram para promover um festival escolar da canção, um deles falou: “A inspetora canta.” E assim, Áurea voltou a cantar num colégio. Agora, porém, não mais como integrante de coral; mas como solista. A partir daí, várias foram as vezes em que D. Henriette a convocou à sala da diretoria [que, aliás, não tinha porta] para que cantasse para ela, em pleno expediente [People, de Jule Styne & Bob Merril, era uma das preferidas da valente educadora experimental]. Mas o sonho da brava senhora foi drasticamente interrompido numa manhã de agosto de 1971. Ao ver D. Henriette ser retirada do estabelecimento pelos militares, Áurea saiu junto e não voltou sequer para dar baixa na carteira.)

No Dancing Brasil, na Avenida Rio Branco, Áurea Martins tem a oportunidade de trabalhar em 1972 com o cultuado “Fats” Elpídio, que ela, já de menina, conhecera através de suas gravações como pianista da legendária boate “Vogue”. O saxofonista Paulo Moura, que presenciara seu êxito na noite do Municipal, e o pianista Wagner Tiso levam-na dali até Atenas, para com eles se apresentar sob os auspícios embaixada brasileira na Grécia. Ao voltar, é contratada pela boate “Number One”, em Ipanema. Ali, ao lado de Djavan, faz revezamento com Alcione, tendo no acompanhamento o pianista Édson Frederico. A amizade com Emílio Santiago começa na boate “706”, no Leblon, ainda na primeira metade dos anos 70, onde Áurea estreia acompanhada pelo pianista Cristovão Bastos. No final daquela década, quando a música fina da noite boêmia da Zona Sul começa a migrar para as margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, Áurea vai junto: “O Teclado”, onde atua pela primeira vez ao lado do pianista Zé-Maria Rocha, revezando com Johnny Alf; “Chiko’s Bar”, com Luís Carlos Vinhas (1940-2001); “Antonino” e, já nos anos 90, os shows do “Au Bar”, divididos com Marisa Gata Mansa (1938-2003) e Zezé Gonzaga (1926-2008). Seu destino seguinte é a nova Lapa, onde inaugura o “Carioca da Gema” (de cujo elenco participou por sete anos) e faz diversas atuações no “Rio Scenarium”.

(Foi num salão de beleza, entretanto, que conheceu Elizeth Cardoso. Áurea e a Enluarada tornaram-se amigas. A partir de então, tornou-se frequente o fato de a Divina deixar o recesso do Olimpo à noite para, metamorfoseada em simples cliente de boate, ir ouvir Áurea cantar. Conta Hermínio Bello de Carvalho que, certa vez, enquanto Áurea dava seu recado numa festa particular na qual se sucediam diversas canjas, Jamelão confidenciou ao seu ouvido: “Essa aí sabe das coisas...”)"

Áurea Martins - trajetória musical a partir da década de 1990...

No final da década de 1990, com a revitalização da Lapa, Áurea teve que se reinventar artisticamente, trocou o piano das noites da zona sul e foi convidada a adentrar um novo mundo, do choro e do samba. Em 2000, o produtor Lefê Almeida a convidou para integrar o elenco de cantores do Café Musical
 do Carioca da Gema, na Lapa (Rio de Janeiro), onde permaneceu durante os primeiros sete anos desde sua inauguração em 2000. 

Em 9 de novembro de 1997, Áurea Martins participou do concerto (espetáculo) “Cantoras Negras Brasileiras”, realizado no Memorial da América Latina, durante o ‘Encontro da Cultura Brasileira’ em São Paulo (SP).  Dele participaram 21 intérpretes, entre as quais Carmen Costa, Mart'nália, Áurea Martins, Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Elza Soares, Leci Brandão, Sandra de Sá, Margareth Menezes, Alaíde Costa, Daúde, Mariúza, Adiel, Simone Moreno, grupo 4 vozes, sob Direção musical de Alfredo Galhões. Realizado pela Fundação Cultural Palmares e pelo Ministério da Cultura com apoio do grupo Quilomhoje. Registrado em CD “Cantoras / Negras / Brasileiras” (Selo Pau Brasil, 1998). 

Em outubro de 1998, Áurea Martins ao lado de Carmen Costa, Dona Ivone Lara e Leci Brandão participou do show “Damas negras do samba”, dentro da Série “Seis e meia”, direção Othoniel Serra, produção Myriam Souza, no Teatro João Caetano (Rio de Janeiro).

No ano de 2002, ao lado de Deli Alves, Virginia Menezes, Angela Suarez, apresentou o show "Cantoras da noite", com roteiro e direção de Zé Maria Rocha; e participação de Antonio Carlos,  no Vinicius Piano Bar, em Ipanema, Rio de Janeiro. Ainda em 2002, apresentou-se ao lado do grupo Choro na Feira (Ignez Perdigão no cavaco, Marcelo Bernardes sax e clarinete, Bilinho Teixeira no violão de sete cordas, Matias Correa no baixo acústico, Clarice Magalhães no pandeiro e Franklin da flauta, na flauta) no Bar-Antiquário Rio-Scenarium, na Rua do Lavradio, centro do Rio de Janeiro. 

Em 2003, lançou, o CD no qual contou com a participação especial de Nelson Sargento. No disco, produzido por Dalva Lazaroni e direção musical de João de Aquino, foram incluídas "Viagem" (João de Aquino e Paulo César Pinheiro), "Morro Velho" (Milton Nascimento), "Peito vazio" (Cartola e Elton Medeiros), "Céu e mar", "Guacyra" e "João Velentão" (Dorival Caymmi). 

Neste mesmo ano, ao lado de Nelson Sargento, Xangô da Mangueira, Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Dalmo Castelo, Wilson Moreira, Délcio Carvalho, Nei Lopes e Eliane Faria, foi um dos convidados de Vó Maria para o show de lançamento do disco "Maxixe não é samba", de Vó Maria, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. 

Em 2004, ao lado do cantor Alfredo Del Peña, apresentou-se no auditório da Rádio Nacional. No ano de 2005, com Amelia Rabello, fez show em homenagem à Elizeth Cardoso no Centro Cultural Carioca, no Rio de Janeiro.

Em 2007, integrando a Orquestra Lunar ao lado da cantora e instrumentistas Vica Barcellos (voz), Katia Preta (trombone), Monica Ávila (saxofone e flauta), Sueli Faria (saxofone e flauta), Sheila Zagury (teclado), Manoela Marinho (cavaquinho e violão), Luciana Requião (baixo), Georgia Câmara (bateria) e Samantha Rennó (percussão) gravou, pelo Selo Rádio MEC, o CD homônimo do grupo, disco no qual foram incluídas "Minha missão" (Dona Ivone Lara e Bruno Castro), "No rastro" (Daniela Spielmann e Délcio Carvalho), "Samba da zona" (Joyce), "Voz de mulher" (Sueli Costa), "Corta-jaca" (Chiquinha Gonzaga) e "Grávida" (Marina Lima e Arnaldo Antunes), entre outras. Nesse mesmo ano o grupo fez show de lançamento do disco no quiosque Drink Café, no Parque dos Patins, na Lagoa, no Rio de Janeiro. 

Em 2008, lançou, pela Biscoito Fino, o CD 'Até Sangrar', produzido por Hermínio Bello de Carvalho e pelo pianista Zé-Maria Camilotto Rocha. O disco incluiu 14 faixas que já faziam parte do repertório da cantora, dentre elas "Ilusão á toa" (Jonhy Alf), "Nada por mim/ Baralho da vida" (Herbert Vianna e Paula Toller/ Ulisses de Oliveira), "Não sou de reclamar/ Há um deus/ Até o amargo fim/ Ocultei" (Lupicinio Rodrigues/ Lupicinio Rodrigues/ Newton Teixeira e David Nasser/ Ary Barroso), "Até quem sabe" (João Donato e Lysias Enio de Oliveira), "Moeda Quebrada" (Luiz Reis e Ary Vidal), "Edredon Vermelho/ Molambo" (Herivelto Martins/ Jaime Florence e Augusto Mesquita), "Janelas Abertas" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), "Noturno em tempo de samba" (Custódio Mesquita e Evaldo Rui), "Sem Mais Adeus" (Francis Hime e Vinicius de Moraes), "Vida de Bailarina" (Chocolate e Américo Seixas), "Migalhas" (Lupicinio Rodrigues e Felisberto Martins),"Valsa Dueto" (Vinicius de Moraes e Carlos Lyra), "Um Favor/ Volta" (Lupicínio Rodrigues) e "Embarcação (Francis Hime e Chico Buarque). O disco lhe rendeu o "Prêmio da Música Brasileira" como "Melhor Cantora" na categoria MPB (2009).

Em 2010, participou do projeto "De conversa em conversa", no bar Santo Scenarium, na Lapa (RJ),  realizado pelo jornalista Amaury Santos; neste espetáculo cantou sucessos de sua carreira. Nesse mesmo ano, apresentou-se no "Projeto Samba & Outras Coisas", realizado no Teatro SESI, no Rio de Janeiro; o repertório incluiu canções como "Um favor e volta" de Lupicínio Rodrigues, "Edredon vermelho" de Herivelto Martins, "Embarcação" de Chico Buarque e Francis Hime, dentre outras. Foi a grande homenageada do "2º Seminário A mulher na Música", promovido pelo SindMusi. Evento em que foi exibido o curta-metragem "Áurea", de Zeca Ferreira, antes do show de encerramento, realizado no Lapinha, no Rio de Janeiro, no qual se apresentou acompanhada do Grupo Terra Trio e convidados. 

Ainda em 2010,  lançou, pela Biscoito Fino o CD "Depontacabeça", celebrando seus 70 anos de idade e 50 de carreira. Com produção de Hermínio Bello de Carvalho e Lucas Porto, o disco contou com encarte escrito por Aldir Blanc e incluiu sete faixas inéditas dentre as 14 canções de Hermínio Bello de Carvalho com outros compositores.

Em 2011, foi homenageada pelo Jornal Capital Cultural com o prêmio "Melhor Show de 2010", pelo show em homenagem a Elizeth Cardoso realizado no Cordão do Bola Preta, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano se apresentou no primeiro “Festival de Choro e Samba de Paraty”, ao lado de artistas como Paulinho da Viola, Luiz Melodia, Daniela Spielmann, Henrique Cazes, Joel do Nascimento e Zé da Velha e Silvério Pontes. O homenageado da primeira edição do festival foi o músico, compositor e arranjador Paulo Moura.

Apresentou-se na Sala Funarte Sidney Miller, no Rio de Janeiro, em show que fez parte da série “Som em 4 Tempos”, realizada às quintas e sextas-feiras dos meses de novembro de 2011 à fevereiro de 2012, da qual também participaram artistas como Elton Medeiros, Henrique Cazes, Cristina Buarque, Hamilton de Holanda, entre outros. Participou do projeto “Encontro de mulher dá samba”, realizado no Parada da Lapa, no Rio de Janeiro, recebendo como convidadas as cantoras Ana Costa e Elisa Addor. 

Em fevereiro de 2012, o Canal Brasil exibiu o especial “Iluminante”, trazendo um panorama da sua vida musical, narração de Fernanda Montenegro e participações especiais. Em julho do mesmo ano, a Biscoito Fino, lança o DVD/CD “Iluminante”, no qual Áurea apresenta um repertório de músicas como “Bala com bala” (João Bosco e Aldir Blanc), “Janelas abertas” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “Ilusão à toa” (Johnny Alf), “Pensando em ti” (Herivelto Martins e David Nasser), “Nada por mim” (Herbert Vianna e Paula Toller), entre outras. A gravação do DVD em estúdio, realizada pela Biscoito Fino em parceria com o canal Brasil, contou com a participação de Chico Buarque na faixa “Maninha” (Chico Buarque) e narração de Fernanda Montenegro. O show de lançamento foi realizado no Teatro Rival, no Rio de Janeiro; O mesmo show foi apresentado no Imperator - Centro cultural João Nogueira, no Rio de Janeiro, e contou com as participações de Fatima Guedes e Vidal Assis.

Entre abril e junho de 2012 - Áurea Martins participa do espetáculo "Em Cantos do Rio – uma Rapsódia Carioca" {O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira – desde os anos 20 até o século XXI} | Direção e apresentação: Haroldo Costa | Participações especiais: Áurea Martins, Alex Ribeiro, Pagodeiros da Cidade Nova, Terra Trio, João Carlos de Assis Brasil. Camerata de Violões, Claudete Soares, Marcos Sacramento e Márcio Gomes.

Ainda em 2012, Áurea Martins ao lado do pianista Zé Maria Rocha apresentam a série “Rio Antigo”, realizada na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro. O show, intitulado “Música, memória e nossa Cidade”, dedicado ao Rio de Janeiro, teve como músico convidado o violonista Domingos Teixeira e contou com a direção musical do próprio Zé Maria.

Entre 2014 e 2017, Áurea Martins e Alaíde Costa apresentaram o espetáculo "Elizethíssima - uma sincera homenagem a Elizeth Cardoso", com participação de 
Hermínio Bello de Carvalho e Vidal Assis (interpretando Cyro Monteiro), projeto idealizado e produzido por Hermínio Bello de Carvalho.

Em 7 de abril (2015) Áurea participa da série “A Canção Brasileira”, comandado por Haroldo Costa, Teatro Sesi, na cidade do Rio de Janeiro. 

Em 11 de junho (2015), Áurea Martins celebra 75 anos e mais de 45 anos de carreira com convidados, no Teatro Rival Petrobrás, no Rio; Em 20 de junho, participa do lançamento do Sambabook de Dona Ivone Lara, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. 

Em setembro (2015), Áurea participa ao lado de Dona Ivone Lara e Nilze Carvalho do show "Matrizes do samba carioca", no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. 

Em 8 de março (2017), Áurea Martins deixou a sua história registrada para posteridade, em gravação no Museu da Imagem e do Som - MIS. Os entrevistadores foram: o compositor e pesquisador Hermínio Bello de Carvalho, o músico e biógrafo da cantora, José Maria Rocha, o músico Lucas Porto e o mestre do samba Nelson Sargento, com quem ela tem uma forte relação | Projeto “Depoimentos para a posteridade”, do Museu da Imagem e do Som (MIS/RJ).

Em 16 de março (2017), Aurea Martins ao lado do pianista, compositor e arranjador Cristovão Bastos apresentam show "A voz", no Quintas BNDES - Espaço Cultural BNDES, na cidade do Rio de Janeiro. O show é registrado pela TV Brasil e exibido no programa "Cena Musical" da emissora.

Em novembro (2017), Áurea é laureada com o Prêmio "Grão de Música", troféu Elifas Andreato, pela interpretação da música "Bola no bola" (Vidal Assis e Hermínio Belo de Carvalho). O "Prêmio Grão de Música", tem direção artística e coordenação geral da cantora e compositora paraibana Socorro Lira. O evento de premiação da 4ª edição aconteceu no dia 25/11, na Sala Olido, em São Paulo (SP). Premiação: cada artista recebe um troféu confeccionado com bronze e a inclusão de uma faixa em uma coletânea com canções dos vencedores em CD, também disponibilizado nas plataformas digitais. Áurea Martins, Estela Ceregatti e Calé Alencar encerraram com show a noite de premiação. 

Em dezembro (2017), lançou a sua biografia "Áurea Martins: a invisibilidade visível". escrita por Lucia Neves, com capa de Gringo Cardia sobre foto de Percio Campos. O lançamento aconteceu na livraria Folha Seca, na cidade do Rio de Janeiro, em 18/12, com autógrafos e apresentações musicais. O livro também foi lançado durante o ano de 2018, em outras cidades, São Paulo, Recife, Valença, entre outras.

Entre os inúmeros shows, apresentações e espetáculos que Áurea Martins participou ao longo do ano de 2018, destaco alguns:

Em 3 de fevereiro (2018), Áurea Martins ao lado do compositor, arranjador e pianista Cristovão Bastos se apresenta em show durante 35ª edição da Oficina de Música de Curitiba, no Teatro do Paiol,  Curitiba (PR).

Em março (2018), Ela participa do "Show Sueli Costa convida Fernanda Cunha e Áurea Martins", dia 9/3 no auditório Radamés Gnattali, na Casa do Choro e em 16/3 no Centro de Referencia da Música Carioca 'Arthur da Távola', todos na cidade do Rio de Janeiro.

Em abril (2018) é convidada especial do show "Nelson Sargento coMvida", realizado no Centro de Artes UFF, em Niterói.

Em 1 de maio (2018), participa do show de lançamento do CD "Dalva de Oliveira - 100 anos. Ao vivo", no Teatro Riachuelo, na cidade do Rio de Janeiro.

Em 17 de maio (2018), Áurea Martins e Socorro Lira apresentam show 'A Canção Brasileira', no auditório Radamés Ganttali, da Casa do Choro, no Rio de Janeiro.

Em 13 de junho (2018), em comemoração ao seu aniversário, ela apresenta show "Áurea Martins - Especial 78 anos com amigos", na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro. 

Em 6 de julho (2018), apresenta o show 'Divina dama' e sessão de autógrafos lançando a sua biografia Áurea Martins: a invisibilidade visível", com participação especial de Socorro Lira e da autora da biografia Lúcia Neves, no Sesc São Caetano, em São Paulo.

Em 12 de julho, participa do show "João Senise canta Sinatra - convidada Áurea Martins", no Teatro Rival Petrobras - Rio de Janeiro.

No 27 de julho (2018), participa do show de lançamento do álbum "Sueli Costa convida Fernanda Cunha & Áurea Martins", na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro.

Em 3 de agosto (2018), Faz show "Áurea Martins e Trio", na Caixa Cultural de Brasília.

Em 15 de agosto (2018), Áurea participa da cerimônia de entrega da premiação do 29º Prêmio da Música Brasileira - ano Luiz Melodia, onde ao lado de Xênia França interpretam 'Juventude transviada' (Luiz Melodia), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

Em 8 de novembro (2018), realiza o show Áurea Martins - até sangrar,  com Terra Trio e convidados, no Teatro Rival Petrobras, no Rio de Janeiro.

Em 27 de novembro (2018), Áurea participa do show "Tributo Wilson Moreira - lançamento do CD 'Tá com Medo, Tabaréu?'", no Teatro Rival Petrobras, no Rio de Janeiro. O evento é registrado pela TV Brasil e exibido no programa "Todas as Bossas", da emissora.

Em 28 de novembro (2018), Áurea Martins, Leny Andrade, Gilson Peranzzetta, Zé Luiz Mazziotti e João Senise, realizaram show "homenageando Cartola, Tito Madi e Nelson Cavaquinho", em Quartas Brasileiras, no Imperator Centro Cultural João Nogueira - Rio de Janeiro. 

Em 5 de dezembro (2018), Áurea Martins ao lado de Gilson Peranzzetta e João Senise apresentaram o espetáculo "Encontro de Tom Jobim & Frank Sinatra", no Teatro da UFF, em Niterói. 
   
Em 13 de dezembro (2018), aconteceu o show "Áurea Martins, Hermínio Bello de Carvalho e Vidal Assis". O espetáculo contou com concepção de Hermínio Bello de Carvalho e Luiz Boal e direção musical de Vidal Assis, no Sesc Vila Mariana - São Paulo.

Ainda em dezembro (2018), Áurea Martins é a solista convidada do concerto "Moacir Santos - grandes sucessos da Rádio Nacional", com a  Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) da Universidade Federal Fluminense (UFF), os concertos aconteceram nos dias, 15/12 no CineArte UFF, em  Niterói e 16/12 na Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro. Gravado pela TV Brasil e exibido no Programa "Partituras" da emissora.

O ano de 2019, é mais um ano de uma agenda intensa de apresentações, shows e espetáculos, dois quais destaco alguns:

Em 17 de janeiro (2019) Áurea Martins e Ana Costa apresentam show "O Samba e a Canção - Um tributo a Jamelão", no Teatro Rival Petrobras - Rio de Janeiro. 

Em 23 de janeiro (2019), Áurea Martins ao lado dos cantores Márcio Lott, João Senise, Sanny Alves e do pianista, compositor e arranjador Gilson Peranzzetta, apresentam show em homenagem a "Tito Madi", na Sala Baden Powell - Casa da Bossa - Rio de Janeiro. 

Em 14 de fevereiro (2019), participa do lançamento do cd "Chama o síndico", uma homenagem a Tim Maia, do cantor João Senise, no Teatro Rival Petrobras - Rio de Janeiro. 

Em 16 de março 2019, Áurea Martins homenageia Elizeth Cardoso em show no Centro de Música Carioca Artur da Távola - Rio de Janeiro.
 
Em 7 de junho (2019), Áurea Martins ao lado das cantoras Leny Andrade, Alaíde Costa e do pianista, arranjador e compositor Gilson Peranzzetta, apresentam espetáculo "Três damas e um maestro: a nobreza da canção brasileira", no Teatro Rival Petrobrás - Rio de Janeiro.

Em 14 de setembro (2019), participa do lançamento do cd "Chama o síndico", uma homenagem a Tim Maia, do cantor João Senise, na Sala Paulo Moura, no Centro de Música Carioca Artur da Távola - Rio de Janeiro

Em 18, 19 e 20 de setembro (2019), Áurea Martins participa do lançamento do disco 'Espelho' de Cristovão Bastos e Maury Buchala, pelo selo Sesc. Os shows aconteceram no Sesc 24 de Maio - São Paulo.

Em 17 de julho (2019), Áurea Martins participa do show "Uma tarde para Dolores Duran e família", projeto idealizado e apresentado por Rodrigo Faour, Centro Cultural João Nogueira, Rio de Janeiro.

Em 25 de julho (2019), Áurea Martins e Ana Costa apresentam show "O Samba e a Canção - Um tributo a Jamelão", no Teatro Municipal de Niterói.

Em 21 de agosto (2019), Áurea Martins homenageia Elizeth Cardoso em show, com participação especial de Cristovão Bastos e Vidal Assis, no auditório Radamés Ganttali, na Casa do Choro - Rio de Janeiro.

2020 um ano atípico, logo no início, o mundo foi acometido por uma pandemia, o Brasil parou depois do carnaval. A pandemia ficou conhecida como covid 19 ou coronavírus, trouxe mudanças brutais, tudo mudou rapidamente, encontros presenciais foram substituídos pelos virtuais, todos tiveram que se adaptar. Áurea Martins já chegando nos seus 80 anos e trazendo no curriculo mais mais de 60 anos de carreira, foi logo se adaptando aos novos formatos e tempos, aliás, nenhuma surpresa, foi assim ao longo da vida dessa nobre senhora das canções das noites cariocas. 

Em janeiro e fevereiro de 2020, Áurea Martins e Ana Costa apresentam o espetáculo "O Samba e a Canção - uma homenagem a Jamelão". Os shows aconteceram, dia 29/1 no projeto 'Quartas Brasileiras', do Imperator - Centro Cultural João Nogueira e 29/2 em 'Quintas BNDES', no Espaço Cultural BNDES, ambos no Rio de Janeiro. 

Em fevereiro (2020), no carnaval, Áurea Martins é homenageada pelo Bloco "Corre Atrás", na Orla do Leblon. 

Em junho (2020), na véspera do seu aniversário de 80 anos, lançou o single “Iluminado sentimento” (Ronaldo Bastos e Valzinho), produzido por Vidal Assis e Leonel Pereda, pelo selo Dubas Music. O single contou com participação especial de Cristovão Bastos ao piano. 

Em 2021, numa parceria com João Senise, lançou o álbum "Quase 50 - Áurea Martins encontra João Senise", pelo selo Fina Flor.

Ainda dentro das comemorações de seu aniversário de 80 anos (2020), Áurea foi homenageada por vários artistas em transmissões online ao vivo – realizadas no período de quarentena devido à pandemia do covid-19 – dentre os quais: Moyseis Marques, Teresa Cristina, Vidal Assis e Alcides Sodré que apresentou uma série de lives diárias, durante o mês de junho, intituladas “Tempos Áureos”

Em 12 de agosto (2020), Áurea Martins faz showlive, dentro da programação #EmCasaComSesc. Áurea Martins (voz) e Lucas Porto (violão). A live é parte das comemorações dos 80 anos da cantora, trazendo um apanhado do repertório de mais de 50 anos de carreira, com canções de Lupicínio Rodrigues, Dolores Duran, Délcio Carvalho, Dona Ivone Lara, Johnny Alf, Hermínio Bello de Carvalho, Moacyr Luz e Cartola. O show teve transmissões pelo instagram @sescaovivo e no canal do youtube do SescSP.  

Em 13 de setembro (2020), é lançado o Projeto 80 homenagens Áureas - serão 80 episódios, um por semana, com transmissão aos domingos no canal oficial de Áurea Martins, em cada #episódio um novo homenageado. O projeto tem idealização e roteiro de Paulo Cunha Bambu, a arte gráfica é de Felício Torres e o logotipo de Elder Rocha, apresentação de Alcides Sodré e Michelle Agra, conta com vários colaboradores, entre eles: Rodrigo Nogueira, Leonardo Lichote e Tiago Prata, além da equipe de Áurea Martins, que são: Flávio Loureiro, Alexandra Carmo e Caterine Vilardo, também responsáveis pela edição dos episódios. Todos os episódios ficam disponíveis no canal oficial de Áurea Martins,   

Em novembro (2020), lança nas plataforma digitais, junto com Cristovão Bastos, o 1º single 'Neste mesmo lugar' (Armando Cavalcante e Klecius Caldas), produção independente, com distribuição pela Tratore. O single é parte do álbum "Amizade" de Áurea Martins e Cristovão Bastos, que por conta do covid 19 só será lançado em 2021. O projeto contou com uma bem sucedida campanha de financiamento coletivo e tem produção executiva de Flávio Loureiro.  

Ainda em novembro, dia 27 (2020), Áurea Martins e Cristovão Bastos apresentam o show "Amizade" ao vivo em 'Lives pela arte', com transmissões nos canais (youtube) do Blue Note Rio e Blue Note SP. O projeto é uma idealização e produção de Regina Oureiro.

Em 16 de novembro (2021), a cantora Áurea Martins foi a entrevistada do mês, da série Depoimentos Cariocas, criada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, órgão da Secretaria de Governo e Integridade da prefeitura carioca, para registrar memórias e vivências de personalidades que nasceram ou moram na capital. Com 81 anos de idade, a cantora fala de seus mais de 60 anos de carreira ao coordenador de Promoção Cultural do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Malta, com participação da presidente da instituição, a historiadora Rosa Maria Araujo. O depoimento contou com convidados como a cantora e compositora Zélia Duncan, o poeta e produtor Hermínio Bello de Carvalho e o pianista Zé Maria Rocha.

Em, 8 de março de 2022, Dia Internacional da Mulher, Áurea lança o disco "Senhora das Folhas", pelo selo Biscoito Fino, com patrocínio da Natura musical. O álbum é uma homenagem às curandeiras, rezadeiras e benzedeiras, personagens do universo feminino sagrado, guardiãs da sabedoria popular, da fé e da tradição. Ao longo das 11 faixas, Áurea Martins abre as portas de seu universo de cura para poemas e rezas. Violões, tambores, violoncelos, flautas, guitarras, violas caipiras, cavaquinhos e percussões desaguam em rios e florestas. Áurea acredita na cura pelo amor e pela música. Em 50 anos de carreira, é a primeira vez que Áurea visita um repertório que joga luz em seu passado, sua raça, sua identidade e suas memórias.

Áurea para além dos discos autorais, tem participação especial em uma longa discografia da música brasileira, ela gravou canções em mais 50 álbuns, entre 1963 e 2020, discos de diversos artistas, como: Rildo Hora, Délcio Carvalho, Paulo César Fetal, Alcione, Wilson das Neves, João Callado, Fernando Temporão, Heitor dos Prazeres Filho, Márcio Lott, Leandro Fregonesi, Ivor Lancellotti, Moyseis Marques, Dona Ivone Lara, João Senise, Vidal Assis, Zélia Duncan, Ana Costa, Cristovão Bastos e Maury Buchala, os songbooks de Tom Jobim (v. 5) e Chico Buarque (v.8), produzidos por Almir Chediak, entre muitos outros. 


Nos subtítulos abaixo você conhecerá um pouco mais sobre trajetória artística de Áurea Martins, o diamante negro da música brasileira:
  • Discografia de Áurea Martins - DVD, CDs e LP's.
  • Áurea Martins - Singles e EPs
  • Áurea Martins - álbuns coletivos - grupos e parcerias
  • Participações especiais em álbuns de diversos artistas
  • Filmografia de Áurea Martins - cinema e televisão
  • Áurea Martins: programas - apresentações - entrevistas: audiovisual - rádio e televisão
  • Áurea Martins - Participação especial em Programas especiais dedicados a diversos artistas da cena musical brasileira 
  • Biografia e outros livros sobre Áurea Martins
  • Fortuna crítica e fontes biobibliográficas sobre Áurea Martins
  • Áurea Martins - shows, apresentações, espetáculos e eventos
  • Canais oficiais da cantora Áurea Martins - redes sociais e contatos
  • Leia também
-----------
* Imagens no texto: (1) Áurea Martins. foto ©Walter Firmo / trajetória musical 1960-1990; (2 e 3) Áurea Martins - foto ©Sergio Caddah/ trajetória musical a partir da década de 1990...; 
(4) Áurea Martins - foto ©Sergio Caddah/ Nos subtítulos abaixo você conhecerá um pouco mais sobre trajetória artística...

“Cada ser humano carrega consigo uma longa história. Por isso, digo sempre: cada ser humano é um livro ambulante. Uns mais interessantes, outros menos, mas todos com histórias para contar. Uma pessoa que como eu, saiu de um subúrbio da Zona Oeste (Campo Grande, no Rio), já tem um curta metragem feito pelo Zeca Ferreira, que narra em 15 minutos e um pouquinho a vida de uma cantora da noite. Não tenho o mínimo preconceito de ser chamada de crooner. Todo cantor que se apresenta como crooner enriquece sua vida musical, que a falta de espaço na mídia nunca deixaria mostrar. Sou grata as noites cariocas, a todos os músicos e cantores, casas noturnas que seja lá como foi, me fizeram ganhar o pão de cada dia”
- Áurea Martins, em manifestação no seu perfil no facebook.


Áurea Martins - foto: ©Márcio Oliveira

Discografia de Áurea Martins

DVD
DVD "Iluminante" • Áurea Martins  •  Selo Biscoito Fino • 2012
Álbuns
Disco "Senhora das Folhas" • Áurea Martins  • CD • Selo Biscoito Fino • 2022
Disco "Iluminante" • Áurea Martins  • CD • Selo Biscoito Fino • 2012
Disco "Depontacabeça" • Áurea Martins • CD • Selo Biscoito Fino • 2010
Disco "Até sangrar" • Áurea Martins • CD • Selo Biscoito Fino • 2008 
Disco "Áurea Martins"  Áurea Martins • CD • Selo Dlazaroni  2003
Disco "O amor em paz" • Áurea Martins • LP • Selo RCA Camden • 1972
Singles e EPs
"Neste mesmo lugar"  • Áurea Martins e Cristovão Bastos   Digital single  Selo Independente / Distribuição Tratore (2020) | do Álbum "Amizade" {em produção}
"Iluminado sentimento" • Áurea Martins •  Digital single • Selo Dubas Musica • 2020 
"Fernando Brant 70 anos" • Digital single (4ºvd) • Selo Dubas Musica • 2016
Áurea Martins • CPC • selo RCA Victor • 1970
Áurea Martins • CPC • selo RCA Victor • 1969
Álbuns coletivos - parceria - grupo
Disco "Quase 50 - Áurea Martins encontra João Senise" • João Senise e Áurea Martins • CD • Selo Fina Flor • 2021
Disco "Olhando o céu, viu uma estrela" • Áurea Martins e Gonzaga Leal • CD • Selo Independente • 2019 
Disco "Sueli Costa convida Fernanda Cunha & Áurea Martins. Ao vivo" • Sueli Costa • CD • Selo Independente • 2018 
Disco "Orquestra Lunar" • Orquestra Lunar • CD • Selo Rádio MEC •  2007
Álbuns - participações especiais em discografia de diversos artistas
Áurea para além dos discos autorais, tem participação especial em uma longa discografia da música brasileira, ela gravou canções em mais 50 álbuns, entre 1963 e 2020, discos de diversos artistas, como: Rildo Hora, Délcio Carvalho, Paulo César Fetal, Alcione, Wilson das Neves, João Callado, Fernando Temporão, Heitor dos Prazeres Filho, Márcio Lott, Leandro Fregonesi, Ivor Lancellotti, Moyseis Marques, Dona Ivone Lara, João Senise, Vidal Assis, Zélia Duncan, Ana Costa, Cristovão Bastos e Maury Buchala, os songbooks de Tom Jobim (v. 5) e Chico Buarque (v.8), produzidos por Almir Chediak, entre muitos outros. (Ver no sub-título abaixo em: "Participações especiais em álbuns de diversos artistas").

"Senhores: estou falando de Áurea Martins, essa negona de cara enfezada ou de sorriso estonteante, conforme o momento assim o exigir, estou falando de uma das grandes cantoras brasileiras, que não ganha primeiras páginas nos segundos cadernos culturais, mas que cumpre sua trajetória se espelhando naqueles duas magníficas senhoras, que hoje pressinto iluminarem seus passos."
- Hermínio Bello de Carvalho, no artigo "Áurea Martins, por Hermínio Bello de Carvalho". in: O Estado de S. Paulo, 28 de junho de 2010. 

***

Áurea Martins - foto ©Marcelo Castello Branco

Álbuns musicais de Áurea Martins 

DVD "Iluminante" •  Áurea Martins •  Selo Biscoito Fino  2012

50 anos de carreira da cantora Áurea Martins - Lançado em julho 2012, o especial “Iluminante”, apresenta um panorama de sua trajetória com narração de Fernanda Montenegro e participação especial de Chico Buarque 
e Terra Trio, sob a direção de Hermínio Bello de Carvalho.

Músicas/faixas:
1. Bola no bola (Vidal Assis e Hermínio Bello de Carvalho)
2. Me diz, ó Deus (Moacyr Luz e Hermínio Bello de Carvalho)
3. Cobras e lagartos (Sueli Costa e Hermínio Bello de Carvalho)
4. Zoeira (Moacyr Luz e Hermínio Bello de Carvalho)
5. Acho que é você (Paulo Valdez e Hermínio Bello de Carvalho)
6. Sete dias (Moacyr Luz e Hermínio Bello de Carvalho)
7. 'Pot-pourri'
- Quando o amor acaba (Moacyr Luz e Hermínio Bello de Carvalho)
- Só o amor Constrói (Moacyr Luz e Hermínio Bello de Carvalho)
8. Era o fim (Fernando Temporão e Hermínio Bello de Carvalho)
9. Penúltimo desejo (Vidal Assis e Hermínio Bello de Carvalho)
10. Via crucis (Vidal Assis, Lucas Porto e Hermínio Bello de Carvalho) | Participação: Vidal Assis
11. 'Pot-pourri'
- Ilusão à toa (Johnny Alf)
- Pensando em ti (Herivelto Martins e David Nasser)
- Nada por mim (Herbert Vianna e Paula Toller)
- Baralho da vida (Ulisses de Oliveira) | Participação: Terra Trio
12. Janelas abertas (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
13. Pela rua (J. Ribamar e Dolores Duran)
14. Bala com bala (Aldir Blanc e João Bosco)
15. Maninha (Chico Buarque) | Participação: Chico Buarque
-'Extras'-
16. Embarcação (Francis Hime e Chico Buarque) | Participação: Domingos Teixeira
17. 'Pot-pourri'
- Pressentimento (Elton Medeiros e Hermínio Bello de Carvalho) 
- Mas quem disse que eu te esqueço (Dona Ivone Lara e Hermínio Bello de Carvalho)
Ficha técnica -
Roteiro e direção geralHermínio Bello de Carvalho e Gustavo Genzsburger
Direção musical e arranjosLucas Porto
Voz/vocalÁurea Martins
ViolãoLucas Porto
Piano e acordeonGabriel Gezti
ContrabaixoPedro Aune
BandolimLuis Barcellos
SoprosDenize Rodrigues 
BateriaCassius Theperson
PercussãoAnderson Vilmar
Narração: Fernanda Montenegro
Participação especialChico Buarque, Domingos Teixeira, Vidal Assis, Fernanda Montenegro e Terra Trio {Fernando Costa, Zé Maria Rocha e Ricardo Costa}.
ProduçãoLuiz Boal e Gabriel dos Santos Ferreira
Biscoito Fino: {Direção geral: Kati Almeida Braga; Direção artística: Olivia Hime; Direção executiva: José Celso Guida; Gerência de produção: Martinho Filho; Coordenação de produção: Marcela Maia e Diego Lara}.
Canal Brasil: {...}
DVD produzido pela Biscoito Fino em parceria com o Canal Brasil e a produtora Olhar Brasileiro.
* Gravado nos Estúdios da 24P, em abril de 2011. 
**Apresentado no especial Canal Brasil, em fevereiro de 2012.

"Áurea Martins tem aquela voz que já não existe mais. Voz densa, uterina, insidiosa e doce. As jovens cantoras de hoje são anasaladas, agudas; são gatas, gatinhas, ou então frenéticas. Não existem mais silêncios, suores e lágrimas. Onde ficou o cantar com densidade das moças de hoje?"
- Fernanda Montenegro, na apresentação do DVD "Iluminante" (Selo Biscoito Fino, 2012)

****

Capa do CD "Senhora das Folhas". Áurea Martins. Selo Biscoito Fino (2022)

Disco "Senhora das Folhas" •  Áurea Martins •  CD • Selo Biscoito Fino  2022


"Fiz esse disco com as rezadeiras, essas matriarcas. Sem elas o Brasil não sobrevive. São uma força da natureza" - Áurea Martins (O Tempo, 8.3.2022).

Músicas/faixas:
1.  O ramo (Socorro Lira) / Incelença da chuva {vinheta} * (Domínio público) 
2. Prece do Ó (Domínio público / prece recolhida por Cassiano Ricardo - adaptada por Dércio Marques) / Ausência (Guilherme Fernandez Garcia, Xaquin Lopez Fariña, Santiago Cribeiro Galego, Anxo Lois Garcia Pintos, Isaac Palacin Losada e José Enrique Comesaña Pedreira)
3. A rezadeira (Projota) / Relampiano {citação}.. (Lenine e Paulinho Moska) | Participação especial: Moyseis Marques
4. Sem folhas não tem orixás (Domínio público) / Salve as folhas {citação}.. (Gerônimo e Ildazio Marques) 
5. Folha miúda / Menino do Samburá (Roque Ferreira)
6. Ponto das Caboclas (Camila Costa)
7.  Araruna (Marlui Miranda e Nahiri Asurini) / Poema Vô Madeira (Julie Dorrico#) | Participação especial: André Gabeh
8. Senhora Santana {Bendito de origem medieval}.. (Domínio público) / Incelença de Nossa Senhora {vinheta} *.. (Domínio público)
9. Me curar de mim (Flaira Ferro)
10. Na paz de Deus (Arlindo Cruz, Beto Sem Braço e Sombrinha) | Participação: Rezadeira Vó Joaquina§ 
11. Banho de manjericão (João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro) - Faixa Bônus 
----------
- Ficha técnica -
Idealização do projeto e direção artística: Renata Grecco
Direção e produção musical: Lui Coimbra 
Arranjos: Lui Coimbra (fx's. 1 a 8); Fred Ferreira (fx. 9); Alfredo Del Penho (fx. 10 e 11)
Músicos: Áurea Martins (voz - fx. 1 a 11) | Lui Coimbra (violão - fx. 1, 4, 5; violoncelo - fx. 1, 2, 3, 6, 8; violões - fx. 2, 3, 7, 8; baixo - fx. 2, 4, 6) - contrabaixo fx. 3, 5; harmonio indiano - fx. 2; bateria - fx. 3, 4, 5, 6; samplers - fx. 2, 3, 4, 6, 7; teclado - fx.3, 4, 6, 7; charango - fx. 5; harmonio - fx. 5 - violão de aço - fx. 6) | Fred Ferreira (viola de 10 cordas - fx. 1; guitarras - fx. 3, 4, 6; bandola venezuelana - fx. 4; guitarra - fx. 8, 9; viola - fx. 8; viola caipira - fx. 9; viola da gamba - fx. 9; vocal - fx. 9)  | Eduardo Neves (flautim - fx. 2; flautas - fx. 5) | Marcos Suzano (percussão - fx. 2, 3, 8; caixa - fx. 5; congas - fx. 5; triangulo - fx. 5; pandeiros - fx. 5, 6; moringa - fx. 8) | Paulo Dias (tambores - fxs. 4, 10, 11; percussão - fx. 4, 10, 11) | Thiago da Serrinha (tambores - fx. 4, 11; percussão - fx. 4, 10, 11; cavaquinho - fx. 10; bandolim - fx. 11) | Whatson Cardoso - (clarinete - fx. 3) | Pedro Mibielli (violinos - fx. 3) | Alfredo Del Penho (violão 7 cordas - fx. 10; violão - fx. 10, 11) | André Gabeh (vocal - fx. 4) | Participação especial (voz): Moyseis Marques (fx. 3); André Gabeh (fx. 7) | Reza: Rezadeira Vó Joaquina (fx. 10) - §fonograma cedido pelo neto PC Silva | *Vinheta/vozes: Cantadeiras do Souza {Raimunda, Djanira, Aracy, Marli, Marlene e Ercy / do Povoado do Souza - Jequitibá - MG} - (vinhetas - fx. 1 e fx. 8) - * Fonogramas gentilmente cedidos por Sérgio Bairon | Coro: André Gabeh, Lívia Nestróvski, João Gabriel Grecco Coimbra e Lui Coimbra (coro - fx. 9) | Coro e palmas: Alice Passos, André Gabeh, Eliza Addor, Mariana Baltar, João Cavalcanti, Vidal Assis, Pedro Miranda, João Gabriel Grecco Coimbra e Lui Coimbra (coro - fx. 10, 11 e palmas - fx. 11)
* Registro da Incelência de Chuva (fx. 1) e da Incelência Senhora Santana (fx. 8) - realizado por Sérgio Bairon (Líder do CEDIPP - Centro de Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada - ECA - USP - BR e Pesquisador do Diversitas/USP) 
# Julie Dorrico pertence ao povo Macuxi. É Doutora em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).
Gravado nos estúdios: 
- Estúdio Lontra por João Ferraz
- Kuaré Estúdio por Lui Coimbra
- Estúdio Colmeia por Fred Ferreira
- Sambatown Estúdio por Marcos Suzano
- Estúdio Boemia/Floresta por Bruno Flores
Mixado: Lui Coimbra / Kuaré Estúdio
Masterizado: Lucas Ariel / Estúdio Biscoito Fino
Projeto gráfico capa e contracapa: Rafael Abrahamian Greco
Projeto gráfico encarte, bolacha e arte final: Nário Nascimento
Foto (capa) Sérgio Caddah
Fotos encarte: Dan Coelho
Figurinos foto encarte: Ronaldo Fraga
Produção de arte foto encarte: André Gabeh e Renata Grecco
Maquiagem foto encarte: Valéria Rodrigues
Comunicação: Miriam Roia e Vivi Drumond / Somar Comunicação Integrada
Fonoaudióloga: Luciana Oliveira/Lume Voz / de Áurea Martins
Produção: Aquarela Carioca Produção de Arte
- direção: Renata Grecco
- relações institucionais e produção executiva: Cibele Lopes
Realização: Biscoito Fino
- direção geral: Kati Almeida Braga
- direção artística: Olivia Hime
- direção executiva: Jorge Lopes
- gerente de A&R: Rafael Freira
- gerente de marketing: Marcela Maia
Patrocínio: Natura Musical
Lançamento: 8 de março de 2022 
Contato para shows: aureasenhoradasfolhas@gmail.com
* Disponível nas plataformas digitais no link. / Youtube tema (acessado em 8.3.2022)


***

Capa do CD "Iluminante". Áurea Martins. Selo Biscoito Fino (2012)


Disco "Iluminante" •  Áurea Martins •  CD • Selo Biscoito Fino  2012

Músicas/faixas:
1. Bola no bola (Vidal Assis e Hermínio Bello de Carvalho)
2. Me diz, ó Deus (Moacyr Luz e Hermínio Bello de Carvalho)
3. Cobras e lagartos (Sueli Costa e Hermínio Bello de Carvalho)
4. Zoeira (Moacyr Luz e Hermínio Bello de Carvalho)
5. Acho que é você (Paulo Valdez e Hermínio Bello de Carvalho)
6. 'Pot-pourri'
Quando o amor acaba (Moacyr Luz e Hermínio Bello de Carvalho)
- Só o amor Constrói (Moacyr Luz e Hermínio Bello de Carvalho)
7. Era o fim (Fernando Temporão e Hermínio Bello de Carvalho)
8. Penúltimo desejo (Vidal Assis e Hermínio Bello de Carvalho)
9. Via crucis (Vidal Assis, Lucas Porto e Hermínio Bello de Carvalho) | Participação: Vidal Assis
10. 'Pot-pourri'
- Ilusão à toa (Johnny Alf)
- Pensando em ti (Herivelto Martins e David Nasser)
11. 'Pot-pourri'
- Nada por mim (Herbert Vianna e Paula Toller) | Participação: Terra Trio
- Baralho da vida (Ulysses de Oliveira) | Participação: Terra Trio
12. Janelas abertas (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
13. Embarcação (Francis Hime e Chico Buarque) | Participação: Domingos Teixeira
14. Maninha (Chico Buarque) | Participação: Chico Buarque
Ficha técnica -
Roteiro e direção geral: Hermínio Bello de Carvalho e Gustavo Genzsburger
Voz/vocal: Áurea Martins
Violão: Lucas Porto
Piano e acordeon: Gabriel Gezti
Contrabaixo: Pedro Aune
Bandolim: Luis Barcellos
Sopros: Denize Rodrigues 
Bateria: Cassius Theperson
Percussão: Anderson Vilmar
Participação especial: Chico Buarque, Domingos Teixeira , Terra Trio e Vidal Assis
Direção musical e arranjosLucas Porto
Produção: Luiz Boal e Gabriel dos Santos Ferreira
Selo/formato/ano: Biscoito Fino (CD, 2012)
Disponível no online no Canal da Biscoito Fino


***


Capa do CD "Depontacabeca". Áurea Martins. Biscoito Fino (2010)

Disco "Depontacabeça" • Áurea Martins • CD • Selo Biscoito Fino • 2010 

O álbum celebra os  70 anos de idade e 50 de carreira de Áurea Martins e nele faz um tributo a Hermínio Bello de Carvalho.

Músicas/faixas:
1. Me diz, ó Deus (Moacyr Luz e Hermínio Bello de Carvalho)
3. Sete dias (Moacyr Luz e Hermínio Bello de Carvalho)
4. Acho que é você (Paulo Valdez e Hermínio Bello de Carvalho)
5. Bola no bola (Vidal Assis e Hermínio Bello de Carvalho)
6. Isso é que é viver (Pixinguinha e Hermínio Bello de Carvalho)
7. Era o fim (Fernando Temporão e Hermínio Bello de Carvalho)
8. 'Pot-pourri'
- Quando o amor acaba (Moacyr Luz e Hermínio Bello de Carvalho)
- Só o amor constrói (Moacyr Luz e Hermínio Bello de Carvalho)
9. Zoeira (Moacyr Luz e Hermínio Bello de Carvalho)
10. Cobras e lagartos (Sueli Costa e Hermínio Bello de Carvalho)
11. Desapreço (Cláudio Jorge e Hermínio Bello de Carvalho)
12. Via crucis (Vidal Assis, Lucas Porto e Hermínio Bello de Carvalho)
13. Penúltimo desejo (Vidal Assis e Hermínio Bello de Carvalho)
14. 'Pot-pourri'
- Pressentimento (Elton Medeiros e Hermínio Bello de Carvalho)
- Mas quem disse que eu te esqueço (Dona Ivone Lara e Hermínio Bello de Carvalho)
2. Judiarias (Vital Lima e Hermínio Bello de Carvalho)
- Ficha técnica -
Produção: Hermínio Bello de Carvalho e Lucas Porto
ArranjosLucas Porto
Músicos [...]
Texto do encarte: Aldir Blanc
Fotos: Sandra Santos
Selo/formato/ano: Biscoito Fino (CD, 2010)
* Disponível no online no Canal da Biscoito Fino


***

Capa do CD "Até Sangrar". Áurea Martins. Biscoito Fino (2008)

Disco "Até sangrar"  Áurea Martins  CD  Selo Biscoito Fino • 2008 

Músicas/faixas:
1. Ilusão á toa (Johnny Alf)
2. 'Pot-pourri'
- Nada por mim (Herbert Vianna e Paula Toller)
- Baralho da vida (Ulysses de Oliveira)
3. 'Pot-pourri'
- Não sou de reclamar (Lupicínio Rodrigues)
- Há um Deus (Lupicínio Rodrigues)
- Até o amargo fim (Newton Teixeira e David Nasser)
- Ocultei (Ary Barroso)
4. Até quem sabe (João Donato e Lysias Ênio) | Participação: João Donato
5. Moeda quebrada (Luiz Reis e Haroldo Barbosa) | Participação: João de Aquino
6. 'Pot-pourri'
- Edredon vermelho (Herivelto Martins)
- Molambo (Jaime Florence "Meira" e Augusto Mesquita)
7. Janelas abertas (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
8. Noturno em tempo de samba (Custódio Mesquita e Evaldo Ruy)
9. Sem mais adeus (Francis Hime e Vinicius de Moraes)
10. Vida de bailarina (Chocolate e Américo Seixas) | Participação: Alcione
11. Migalhas (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins)  
12. Valsa dueto (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes) | Participação: Emílio Santiago
13. 'Pot-pourri'
- Um favor (Lupicínio Rodrigues)
- Volta (Lupicínio Rodrigues)
14. Embarcação (Francis Hime e Chico Buarque) | Participação: Francis Hime
Ficha técnica -
Direção artística (concepção): Hermínio Bello de Carvalho e Zé-Maria Rocha
Produção: Martinho Filho e Fernando Temporão
ArranjosAlberto Chimelli (fxs. 6, 10), Cristovão Bastos (fxs. 8, 14), Francis Hime (fx. 9), João de Aquino (fx. 5), João Donato (fx. 4), Terra Trio (fx. 1, 2, 3, 11, 13) e Zé-Maria Rocha (fxs. 7, 12)
Voz: Áurea Martins, Alcione (fx. 10), Emílio Santiago (fx. 12), Francis Hime (fx. 14), João de Aquino (fx. 5)João Donato (fx. 4)
PianoAlberto Chimelli (fxs. 6, 10)Cristovão Bastos (fxs. 8, 14), Francis Hime (fx. 9) e João Donato (fx. 4) e Zé-Maria Rocha (fxs. 1, 2, 3, 7, 11 e 12)
ViolãoBilinho Teixeira (fxs. 3, 11, 14), João de Aquino (fx. 5)
GuitarraBilinho Teixeira (fxs. 6, 11)
ContrabaixoFernando Costa (fxs. 1, 2, 3, 7, 11, 13) e Jorge Hélder (fxs. 4, 5, 6, 8, 10, 14)
BateriaJoão Cortez (fxs. 4, 5, 6, 8, 14) e Ricardo Costa (fxs. 1, 2, 3, 7, 10, 11, 13)   
BongôRicardo Costa (fx. 1)
GaitaGabriel Grossi (fxs. 1, 2)
Sax soprano:  Daniela Spielmann (fx. 3)
TromboneKátia Preta (fx. 6)
Participação especiais: João Donato, Alcione, Francis Hime e Emílio Santiago
Selo/formato/ano: Biscoito Fino (CD, 2008); Reedição comemorativa (CD, 2018).
#'Terra Trio' é formado por Fernando Costa, Zé Maria Rocha e Ricardo Costa 
** Áurea Martins recebeu o "Prêmio da Música Brasileira" como "Melhor Cantora" na categoria MPB (2009)
*Álbum disponível nas plataformas digitais. Youtube aqui!

***

Capa do CD "Áurea Martins". Áurea Martins. Selo Dlazaroni (2003)

Disco "Áurea Martins"  Áurea Martins • CD • Selo Dlazaroni  2003

25 anos de carreira.

Músicas/faixas
1. Cidade vazia (Baden Powell e Luis Fernando Freire)
2. Céu e mar (Johnny Alf)
3. Tarde (Milton Nascimento e Márcio Borges)
4. Pra nós (João de Aquino e Dalva Lazzaroni)
5. Peito vazio (Cartola e Elton Medeiros)
6. Guacira (Hekel Tavares e Joracy Camargo)
7. João Valentão (Dorival Caymmi)
8. Homenagem ao mestre Cartola (Nelson Sargento) | Participação especial: Nelson Sargento
9. Liberdade (Dona Ivone Lara e Delcio Carvalho)
10. Viagem (João de Aquino e Paulo César Pinheiro)
11. Morro velho (Milton Nascimento)
12. A voz rouca da crooner (Ivor Lancellotti e Márcio Proença)
Ficha técnica -
Produção, direção musical e arranjos: João de Aquino
Voz: Áurea Martins
Violão: João de Aquino
Piano e teclados: João Carlos Coutinho
Contrabaixo: Flávio Pereira
Metais: Paulinho Trompete
Bateria: Neguinho
Vocal: Elízio de Búzios, Aline Malu Garcez, Janny Alves, João de Aquino
Participação especial: Nelson Sargento
Produção e realização: Dalva Lazaroni
Assistente: Eliana Múrcia
Masterização: Raul Marçal
Mixagem: Julinho e João de Aquino
Fotos: Guga Malgar
Projeto gráfico: Pablo Machado
Selo/formato/ano: Dlazarone (CD, 2003)
* Gravado no Estúdio Casa do Som

***

Capa do LP "O amor em paz". Áurea Martins. Selo RCA Camden (1972)

Disco "O amor em paz" • Áurea Martins  LP  Selo RCA Camden  1972

Músicas/faixas:
1. Fim de noite (Chico Feitosa e Ronaldo Bôscoli) | Participação: Paulo Mendes Campos
2. Apelo (Baden Powell e Vinicius de Moraes)
3. Pra você (Silvio César)
4. Canção que nasceu do amor (Rildo Hora e Clóvis Mello) | Participação: Paulo Mendes Campos
5. O amor em paz (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
6. Ternura antiga (Dolores Duran e Ribamar)
7. Sem mais adeus (Francis Hime e Vinicius de Moraes)
8. Pra dizer adeus (Edu Lobo e Torquato Neto)
9. O que tinha de ser (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) | Participação: Paulo Mendes Campos
10. Preciso aprender a ser só (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle)
11. Ilusão à toa (Johnny Alf)
12. Duas contas (Garoto {Aníbal Augusto Sardinha})
13. Insensatez (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
14. Atrás da porta (Chico Buarque e Francis Hime)
Ficha técnica -
Direção artísticaRildo Hora
ArranjosLuiz Eça
Voz: Áurea Martins
Violão: Luiz Claudio Ramos
e Tamba Trio [Luiz Eça (piano, vocal), Bebeto Castilho (contrabaixo, sax, flauta e vocal) e Hélcio Milito (bateria e percussão e vocal)]
Participação especial: Paulo Mendes Campos - recitando poemas
Produção e coordenação geral: Eliseth Duarte
Selo/formato/ano: RCA Camden (LP, 1972)
* você pode ouvir no youtube


****

Áurea Martins - foto ©Sergio Caddah

Áurea Martins - Singles e EPs 


Áurea Martins e Cristovão Bastos  "Neste mesmo lugar"  Digital single  Selo Independente / Distribuição Tratore (2020) | do Álbum "Amizade" {em produção}*

1. Neste mesmo lugar (Armando Cavalcante e Klecius Caldas)
- Ficha técnica - 
Voz: Áurea Martins
Piano, arranjo e direção musical: Cristovão Bastos 
Produção executiva: Flávio Loureiro
Engenheiro de som - gravação, mixagem e masterização: João Ferraz
Direção de arte e capa do single: Caterine Vilardo
Fotos (capa): ©️Caddah (Áurea Martins) e ©️Marcos Vinicius Trojan (Cristovão Bastos) 
-Clipe
Concepção, direção e imagens: Caterine Vilardo e Pablo Savalla 
Edição: Pablo Savalla 
*Gravado em março de 2020, no Estúdio Lontra Music - Rio de Janeiro (RJ)


***

Áurea Martins  "Iluminado sentimento"  Áurea Martins   Digital single • Selo Dubas Musica  2020  

1. Iluminado sentimento (Valzinho e Ronaldo Bastos) 
-Ficha técnica-
Voz: Áurea Martins
Participação: Cristovão Bastos (piano)
Produção: Vidal Assis e Leonel Pereda
** Áurea Martins - 80 anos!


***

Áurea Martins  "Fernando Brant 70 anos" • Digital single (4ºvd)  Selo Dubas Musica  2016 

Áurea Martins - Canções e momentos (Milton Nascimento e Fernando Brant) | 4º vídeo da série homenagens aos 70 anos do compositor Fernando Brant.


***

Áurea Martins • CPC  selo RCA Victor  1970

1. O empinador (Rildo Hora)
2. Tu vais voltar (Ribamar e Romeo Nunes)
-Ficha técnica-
Produção: Rildo Hora
Arranjos: Guerra Peixe

***

Áurea Martins  CPC • selo RCA Victor  1969

1. A palavra que ficou (João Mello e Márcio Proença)
2. Não foi pra ficar só (Tito Madi e Mário Telles)
-Ficha técnica-
Produção: Rildo Hora
Arranjos: Guerra Peixe

****


Áurea Martins - foto ©Nina Quintana


Áurea Martins * álbuns coletivos - grupos e parcerias


Disco "Quase 50 - Áurea Martins encontra João Senise" • João Senise e Áurea Martins •
 CD • Selo Fina Flor • 2021

Disco "Quase 50 - Áurea Martins encontra João Senise" • João Senise e Áurea Martins • CD • Selo Fina Flor • 2021


Músicas/faixas:
1. Água de beber (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes)
2. Sinhá (João Bosco e Chico Buarque)
3. Tocando em frente (Almir Sater e Renato Teixeira)
4. Sucedeu assim (Antonio Carlos Jobim e Marino Pinto)
5. A rã (João Donato e Caetano Veloso)
6. Gesto final (Johnny Alf)
7. No rancho fundo (Ary Barroso e Lamartine Babo)
8. Obsession (Dori Caymmi, Gilson Peranzzetta e Tracy Mann)
9. Just friends (John Klenner e Sam M. Lewis)
10. Eu sei que vou te amar (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes)
11. Bodas de ouro (Ivone Lara e Paulo César Pinheiro)
12. A vizinha do lado (Dorival Caymmi)
13. Alma no olhar (Gilson Peranzzetta e Nelson Wellington)
- Ficha técnica -
Direção musical, arranjos e piano: Gilson Peranzzetta
Voz: Aurea Martins
Voz: João Senise
Bateria: Ricardo Costa
Baixo acústico: Zeca Assumpção
Produção: Eliana Laurie Peranzzetta
* Disponível em todas plataformas. segue o link Spotify.

***


Capa CD "Olhando o céu, viu uma estrela". Áurea Martins e Gonzaga Leal . Selo Independente (2019) 

Disco "Olhando o céu, viu uma estrela" • Áurea Martins e Gonzaga Leal • CD • Selo Independente • 2019 

Músicas/faixas:
1. Hino ao amor {Hymne a l'amour} (Edith Piaf e Marguerite Monnot, 1950/ vrs. Odair Marsano, 1956) | Instrumental 
2. É o que eu sei (texto Socorro Lira) | Participação (depoimento): Cida Moreira
3. Oh! meu imenso amor (Roberto Carlos e Erasmo Carlos) | Áurea Martins e Gonzaga Leal
4. Linda flor {Ai ioiô}. (Henrique Vogeler, Luis Peixoto e Marques Porto)  | Áurea Martins
5. A Bahia te espera (Herivelto Martins e Chianca de Garcia)  | Áurea Martins
6. Olhos verdes (Vicente Paiva) | Áurea Martins e Gonzaga Leal
7. Estrela do mar (Marino Pinto e Paulo Soledade) | Gonzaga Leal / Participação: Isadora Melo
8. Que será (Marino Pinto e Mário Rossi) | Participação: Isadora Melo 
9. Kalu (Humberto Teixeira) Gonzaga Leal
10. Bom dia (Herivelto Martins e Aldo Cabral)  | Áurea Martins / Participação: Marília Barbosa
11. Atiraste uma pedra (Herivelto Martins e David Nasser) Gonzaga Leal / Participação: Tonfil e André Brasileiro 
12. A camisola do dia (Herivelto Martins e David Nasser)  Gonzaga Leal
13. Cabelos brancos (Herivelto Martins e Marino Pinto)  Gonzaga Leal
14. Neste mesmo lugar (Klécius Caldas e Armando Cavalcanti) | Áurea Martins / Participação:  Marília Barbosa
15. Tudo acabado (J. Piedade e Osvaldo Martins)  Gonzaga Leal / Participação: Maestro Spok
16. Segredo (Herivelto Martins e Marino Pinto)  | Áurea Martins
17. Palhaço (Herivelto Martins e David Nasser) | Participação: Cida Moreira
18. Estão voltando as flores (Paulo Soledade)  Gonzaga Leal / Participação:  Marília Barbosa
19. 'Pot-pourri'
- Ave Maria (Vicente Paiva/Jayme Redondo) | Participação: Roque Neto e Maestro Spok
- Valsa da despedida (trecho depoimento de Dalva de Oliveira #2) 
20. Segredo (Herivelto Martins e Marino Pinto) | Áurea Martins / Participação: Isadora Melo
Ficha técnica -
Direção musical e regência: Caca Barreto e Cláudio Moura
Arranjos: Caca Barreto 
Voz: Áurea Martins 
Voz: Gonzaga Leal
PianoMaurício Cézar  
Contrabaixo acústicoCaca Barreto 
Violão acústico: Cláudio Moura 
Violão acústico Ítalo Sales
Viola caipira e violão acústicoRenato Bandeira
Viola caipira: Aristide Rosa  
Acordeon Júlio César Mendes
ViolonceloFabiano Menezes
Bandolim e cavaquinhoRafael Marques 
ClarineteAlexandre Rodrigues 
Percussão: George Rocha 
PercussãoTomás Melo 
Participações especiaisCida Moreira (voz), Isadora Melo (voz), Marília Barbosa (voz recitada), André Brasileiro (voz recitada), Roque Neto (flugelhorn), Maestro Spok (sax soprano, voz) e Tonfil (voz).
Texto: Socorro Lira
 (#2) As ‘fala’ da Dalva, comentando sobre a carreira e a vida, são de gravações que fazem parte do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS-Rio de Janeiro), depoimento dado por ela, em 1970, aos jornalistas Antonio Crisóstomo e Ricardo Cravo Albin.

***

Capa do CD "Sueli Costa convida Fernanda Cunha & Áurea Martins. Ao Vivo". 
Sueli Costa. Selo Independente (2018) 

Disco "Sueli Costa convida Fernanda Cunha & Áurea Martins. Ao vivo" • Sueli Costa • CD • Selo Independente • 2018 

Músicas/faixas:
1. Vida de artista (Sueli Costa e Abel Silva) | Interprete: Sueli Costa
2. Música, música (Sueli Costa e Abel Silva) | Interpretes: Sueli Costa, Fernanda Cunha e Áurea Martins
3. Canção brasileira (Sueli Costa e Abel Silva) | Interprete: Fernanda Cunha
4. Minha arte (Sueli Costa e Ana Terra) | Interprete: Áurea Martins
5. Face a face (Sueli Costa e Cacaso) | Interpretes: Sueli Costa e Fernanda Cunha
6. Cobras e lagartos (Sueli Costa e Hermínio Bello de Carvalho) | Interprete: Áurea Martins
7. Amor, amor (Sueli Costa e Cacaso) | Interprete: Fernanda Cunha
8. Medo de amar nº 2 (Sueli Costa e Tite Lemos) | Interprete: Sueli Costa
9. Altos e baixos (Sueli Costa – Aldir Blanc) | Interprete: Áurea Martins
10. Jura secreta (Sueli Costa e Abel Silva) | Interpretes: Sueli Costa, Fernanda Cunha e Áurea Martins
 - Ficha técnica -
Produção e repertório: Fernanda Cunha
Voz/vocal: Fernanda Cunha e Áurea Martins
Piano: Sueli Costa
Violão: Zé Carlos
Contrabaixo: Berval Moraes
Bateria: Helbe Machado 
* Gravado no Centro de Referencia da Música Carioca 'Arthur da Távola' - na Tijuca . Rio de Janeiro, em 16 de março de 2018 - e -  Auditório Radamés Gnattali - Casa do Choro. Centro, Rio de Janeiro, 9 de março de 2018.
**Lançamento do álbum ocorreu em 27 de julho de 2018,  na Sala Municipal Baden Powell. Comemorando 50 anos de carreira e 75 anos de Sueli Costa.
 

***

Capa do CD "Orquestra Lunar". Orquestra Lunar. Selo Rádio MEC (2007)

Disco "Orquestra Lunar" • Orquestra Lunar*  • CD • Selo Rádio MEC •  2007


Músicas/faixas:
1. Divina missão (Dona Ivone Lara e Bruno Castro) | Participação: Dona Ivone Lara
2. Samba da zona (Joyce Moreno)
3. No rastro (Daniela Spielmann e Delcio Carvalho) | Participação: Daniela Spielmann
4. Sol carioca (Vera de Andrade) | Participação: Vera de Andrade
5. Voz de mulher (Sueli Costa e Abel Silva)
6. Garrafas ao mar (Fátima Guedes) | Participação: Cristina Bhering
7. Sete neguinhos (Monica Avila)
8. Quem sou eu pra perdoar (Carolina Cardoso de Menezes e Armando O. Fernandes) | Participação: Ana Costa
9. Samba com dengo (Ângela Suarez e Paulo César Pinheiro) | Participação: Ângela Suarez 
10. Marco (Rosa Passos e Sérgio Natureza) | Participação: Daniela Rennó
11. Das plantas (Delia Fischer e Thiago Picchi) | Participação: Delia Fischer
12. Grávida (Arnaldo Antunes e Marina Lima)
13. Água de cachoeira (Jovelina Pérola Negra, Labre e Carlito Cavalcanti)
14. Gaúcho {corta-jaca}. (Chiquinha Gonzaga)
-Ficha técnica-
Orquestra LunarÁurea Martins (voz), Vica Barcellos (voz), Katia Preta (trombone), Monica Ávila (saxofone e flauta), Sueli Faria (saxofone e flauta), Sheila Zagury (teclado), Manoela Marinho (cavaquinho e violão), Luciana Requião (baixo), Georgia Câmara (bateria) e Samantha Rennó (percussão).
Participações especiais: Ana Costa, Ângela Suarez, Cristina Bhering, Daniela Rennó, Daniela Spielmann, Delia Fischer, Dona Ivone Lara e Vera de Andrade.
Distribuição: Rob Digital.

****


Áurea Martins - foto ©(...)


Participações especiais em álbuns de diversos artistas

:: Single "Silêncio" (Vinicius Castro, Zé Motta e Vicente Nucci). Single. Selo Independente/Tratore (2023) | Participação especial: Áurea Martins e Czech National Symphony Orchestra | Canção: 'Silêncio' (Vinicius Castro e Vicente Nucci)
:: Álbum "A música de Paulo André e Ruy Barata" (Diversos artistas). CD. Selo Biscoito Fino (2023) | Participação especial: Áurea Martins | Canção fx. 5: 'Bela fatal' (Paulo André, Ruy Barata e Antônio Adolfo)
 :: Álbum "Wilson Baptista - Eu sou assim" (Wilson Baptista / Diversos artistas). CD. Selo Sesc (2023) | Participação especial: Áurea Martins | Canção fx. 3 / disco II: 'Sou um barco' (Wilson Baptista e Alberto Rego)
::  Clipe "A Força que vem da Raiz" (Grupo Arruda e Áurea Martins). Clipe. Selo Independente (2023) | Participação especial: Áurea Martins | Canção: 'A força que vem da raiz' (Roque Ferreira)
:: Álbum "Cataventos" (Hermínio Bello de Carvalho). CD. Selo Sesc (2023) | Participação especial: Áurea Martins | Canção fx. 13: 'Trapaças da sorte' (Kiko Horta e Hermínio Bello de Carvalho)
:: Álbum "Senzala e Favela" (Wilson das Neves). CD. Selo FundiSom (2023) | Participação especial: Áurea Martins | Canção fx. 3: 'Embarcação' (Wilson das Neves e Paulo César Pinheiro) / Canção fx. 15: 'Luz de candeeiro' (Wilson das Neves e Paulo César Pinheiro)
:: Álbum "Sambasá - Ao Vivo" (Roberta Sá). CD. Selo DeckDisc (2023) | Participação especial: Áurea Martins | Canção - fx. 12: 'Nos braços da batucada' (Arlindo Cruz, Junior Dom e Babi)
:: Álbum "Canções Urbanas" (Mauro Marcondes). CD. Selo Independente (2023) | Participação especial: Áurea Martins | Canção fx. 4: 'Era uma vez um anjo' (Jose Jorge Miquinioty e Mauro Marcondes Rodrigues)
:: Álbum "Aquele abraço, Gilberto Gil, vol. III" (Moisés Navarro). EP. Selo Alves Madeira (2022) | Participação especial: Áurea Martins | Canção fx. 3: 'Fechado pra balanço' (Gilberto Gil)
:: Álbum "Caminho para o Samba" (Marcos Sacramento). CD. Selo Independente (2022) |  Participação especial: Áurea Martins | Canção fx. 9: 'Amor #3' (Marcos Sacramento e Tiago Torres da Silva).
:: Álbum "Marcelo Menezes" (Marcelo Menezes). CD. Selo Independente (2022) | Participação especial: Áurea Martins | Canção fx. 9: 'Cidade vencida' (Délcio Carvalho e Marcelo Menezes).
:: Álbum "Brasil ao natural - Vozes da esperança 2" (Diversos artistas). CD. Selo Instituto Economia ao Natural (2022) | Participação especial: Áurea Martins | Canção fx. 5: 'Muito por fazer' (Guego Favetti)
:: Álbum "Poéticas" (Jorge Salomão). CD. Selo Selo Sesc  (2021) | Participação especial: Áurea Martins | Canção fx. 5: 'Só quero cantar' (Jorge Salomão e Nico Rezende)
:: Álbum "Radar de samba & pagode, vol. 1" (Diversos artistas). CD. Selo Radar Records (2021) | Participação especial: Áurea Martins | Canção fx 9: 'Adeus ao senhor da razão' (Bruno de Castro Souza e D. Yvonne Lara).
:: Álbum "Mar de Gente" (Gabi Buarque). CD digital. Selo Independente (2020) | Participação especial: Áurea Martins (voz) e Cristovão Bastos (piano), na faixa.10: 'Concha' (Gabi Buarque e Angélica Duarte); Participação: Áurea Martins, Mariana Baltar, Nina Wirtti, Silvia Duffrayer e Thaís Macedo, na faixa.13: 'Mar de gente' (Gabi Buarque).
:: Álbum "Tio Gê – O samba paulista de Geraldo Filme" (Diversos interpretes). CD duplo. Selo Sesc (2020)/ distribuição: Tratore.Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Cravo vermelho' (Geraldo Filme). Informações: SescSP | e Segs.
:: Single "Mente com Mente". (daBossa Sessions). Digital single. Selo Estúdio Deckdisc (2020) |  Participação especialÁurea Martins (voz) e Danilo Cutrim (voz) | Canção: 'Mente com mente' (Danilo Cutrim e Jean Charnaux) | Jean Charnaux (violão), Jorge Helder (baixo), Jurim Moreira (bateria), Sheila Zagury (piano). 
:: Álbum  "Espelho" (Cristovão Bastos e Maury Buchala). CD. Selo Sesc (2019) | Participação especialÁurea Martins | Canções: 'Rede branca' (Cristovão Bastos e Paulo César Pinheiro); e 'Voz de samba' (Cristovão Bastos e Roberto Dídio).
:: Álbum "Eu sou mulher, eu sou feliz". (Zélia Duncan e Ana Costa). CD. Selo Biscoito Fino (2019) Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Brilham ao escurecer' (Ana Costa e Zélia Duncan).
:: Álbum "29° Premio Da Musica Brasileira - Ano Luiz Melodia" (Diversos Interpretes). DVD / CDSelo Biscoito Fino (2019) | Participação especialÁurea Martins e Xênia França | Canção - fx. 6'Juventude transviada' (Luiz Melodia)
:: Álbum  “Chama o Síndico” . uma homenagem a Tim Maia. (João Senise). CD. Selo Fina Flor (2018) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Um dia de domingo' (Michael Sullivan e Paulo Massadas).
:: Álbum "Canto de Aruanda". (Thiago Pach). CD. Selo Independente (2018) | Participação especialÁurea Martins | Canção'Podem avisar' (Thiago pach e Wladimir Pinheiro). 
:: Álbum "Dalva de Oliveira - 100 anos . ao vivo". (Diversos interpretes). CD duplo. Selo Biscoito Fino (2018) | Participação especial: Áurea Martins* | Canção - fx. 7'Bom dia' (Herivelto Martins e Aldo Cabral) *CD 2.
:: Álbum "Rio Alegre - parcerias com Délcio Carvalho". {tributo Délcio Carvalho}. (Joca Perpignan). CD. Selo Biscoito Fino (2018) | Participação especialÁurea Martins | Canção fx. 8'Passou o tempo' (Délcio Carvalho e Joca Perpignan).
:: Álbum "Amigos e parceiros - Músicas de Marco Pinheiro e Chico Alves". (Diversos interpretes, Marco Pinheiro e Chico Alves). CD. Selo Independente (2018) | Participação especialÁurea Martins | Canção'Cantos da cidade' (Marco Pinheiro e Chico Alves).
:: Álbum "Prêmio Grão de Música V - 2017". (Diversos interpretes). CD. Selo Independente (2017) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Bola no bola' (Vidal Assis e Hermínio Bello de Carvalho).
:: Álbum "O samba vai durar". (Bernardo Diniz e Ronaldo Gonçalves). CD. Selo Independente (2017) | Participação especialÁurea Martins (voz) e Fernando Leitzke (piano) | Canção: 'Ouro e marfim' {p/ Áurea Martins}. (Bernardo Diniz e Ronaldo Gonçalves).
:: Álbum "Roni e as Figurinhas". (Roni Valk/Participações especiais) | Selo Independente) (2017) | Participação especialÁurea Martins | Canção'Cuxixo, o urso' (Roni Valk). 
:: Álbum "Retratos". (Vidal Assis). CD. Selo Independente (2016) | Vidal Assis / Participação especial: Áurea Martins | Canção'Queira Deus' ( Hermínio Bello de Carvalho e Vidal Assis).
Álbum "Amigos e parceiros" (Chico Alves e Marco Pinheiro). CD. Selo Independente/ Daniel Scisinio (2016) | Participação especial: Áurea Martins | Canção fx 2: 'Cantos da cidade' (Chico Alves e Marco Pinheiro).
:: Álbum "Celebrando Sinatra Ao Vivo". (João Senise). CD. Selo Fina Flor (2016) | Participação especialÁurea Martins e Mauro SeniseCanções: Dindi (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira) / Insensatez (Vinícius de Moraes e Tom Jobim).
:: Álbum "Influência do Jazz". (João Senise). CD. Selo Fina Flor (2016) | Participação especialÁurea Martins | Canção'Samba de verão' / 'So nice' (Marcos Valle, Norman Gimbel e Paulo Sérgio Valle) 
:: Álbum "Isso é que é viver - Hermínio, 80 anos". {tributo Hermínio Bello de Carvalho}. (Diversos interpretes). CD. Selo Biscoito Fino (2015) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Isso é que é viver' (Pixinguinha e Hermínio Bello de Carvalho)
:: Álbum "O samba é o meu guia". (Marina Gomes). CD. Selo Independente (2015) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Nos braços de Deus' (Marina Gomes e Fábio Martins).
:: Álbum "Sambabook - Dona Ivone Lara". {tributo Dona Ivone Lara}. (Diversos interpretes). CD duplo/ DVD. Selo Musickeria e Universal Music (2015) | Participação especialÁurea Martins* | Canções: 'Alvorecer' (Délcio Carvalho e Dona Ivone Lara)'Sonho meu'** (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho). **participam todos os convidados*CD 2.
:: Álbum "Emilianamente". {tributo Emílio Santiago}.. (Guto Marques). CD. Selo Independente (2015) | Participação especialÁurea Martins | Canção'Reciclar' (Cláudio Cartier e Guto Marques).
:: Álbum "Alcione Ao vivo em Grandes encontros". (Alcione). DVD/CD. Selo Biscoito Fino (2015) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Pela rua' (Dolores Duran e J. Ribamar).
:: Álbum "A melhores marchinhas do carnaval 2014". (Diversos interpretes). CD. Selo Bolacha Discos (2014) | Participação especial: Áurea Martins | Canção: 'Bloco da solidão' (Jair Amorim e Evaldo Gouveia); Participação especialÁurea Martins e Coro da Banda Fundição | Pot-pourri: 'Marlene, meu bem' (Mário Lago) - 'Eva' (Haroldo Lobo e Milton de Oliveira) e 'Marcha do sapinho' (Humberto Teixeira e Norte Victor).
:: Álbum "Samba Dubas". (Diversos interpretes) | Selo Dubas Musica (2014) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Escudo(Ivor Lancellotti e Wanderley Monteiro).
:: Álbum "Imagem". (Humberto de Morais). CD. Selo Independente (2014) | Participação especial: Áurea Martins (voz) | Canções: 'Até breve' - e - 'Confissão' (Humberto de Morais)
:: Álbum "Se me chamar, ô sorte". (Wilson das Neves). CD. Selo MP,B Discos e Universal Music (2013) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Ao nosso amor maior' (Wilson das Neves e Luiz Carlos da Vila).
:: Álbum "10 anos de Lapa". (Casuarina). CD/DVD. Selo Warner Music (2013) | Participação especialÁurea Martins e Nilze Carvalho | Canção: 'Segredo' (Herivelto Martins e Marino Pinto).
:: Álbum "Primeira nota". (João Callado e Fernando Temporão). CD. Selo Biscoito Fino (2012) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Sorri' (Fernando Temporão e João Callado).
:: Álbum "Baú da Dona Ivone". (Dona Ivone Lara e participações especiais). CD. Selo Independente (2012) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Adeus ao senhor da razão' (Ivone Lara e Bruno Castro)
:: Álbum "A vida vale a pena" (Daniela Spielmann e Gerson Pomp). CD. Selo Independente (2012) | Participação especial: Áurea Martins | Canções - fx. 3: 'A vida vale a pena' / fx: 5: 'A receita do tio' / fx. 10: 'Quem te viu' (Daniela Spielmann e Gerson Pomp)
:: Álbum "Pra desengomar". (Moyseis Marques). CD. Selo Biscoito Fino (2012) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Como o cravo quer a rosa'* (Moyseis Marques). {*Música é um tributo a Áurea Martins}.
:: Álbum "Duas faces - Jam Session". (Alcione). CD/DVD. Selo Biscoito Fino (2011) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Pela rua' (Dolores Duran e J. Ribamar).
:: Álbum "Em boas e mais companhias". (Ivor Lancellotti). CD. Selo Dubas Música (2011) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Escudo' (Ivor Lancellotti e Wanderley Monteiro).
:: Álbum "Folias do Lago: com Cordão do Boitatá e convidados". {Homenagem Mário Lago}. CD. Selo Independente (2011) | Participação especialÁurea Martins e Cordão do BoitatáCançãoMeu Rio, meu vício (Braguinha e Mário Lago).
:: Álbum "Johnny Alf por Seus Amigos" (Diversos interpretes) | Selo Lua Discos (2010) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Ensaio para a ilusão' (Johnny Alf)
:: Álbum "Délcio Carvalho - inédito e eterno: acústico". (Diversos interpretes). CD. Selo Rádio MEC (2007) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Teu amor chegou na hora' (Délcio Carvalho)
:: Álbum "Mário Lago - Homem do século XX". (Diversos interpretes, Mário Lago). 3 CD's/DVD/Livro. Selo Independente (2006) | Participação especialÁurea Martins* | Canção: 'É tão gostoso seu moço' (Chocolate e Mário Lago) *CD 1.
:: Álbum "Leandro Fregonesi - Festa das manhãs" (Leandro Fregonesi). CD. Selo Independente (2006) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Flor sem xaxim' (Leandro Fregonesi)
:: Álbum "João Callado". (João Callado). CD. Selo Biscoito Fino (2005) | Participação especialÁurea Martins | Canção'Vício e paixão' (João Callado e Ivor Lancellotti).
:: Álbum "EmCantos Geraes". (Márcio Lott). CD. Selo Rádio MEC (2005) | Participação especialÁurea Martins | Canção'Meu silêncio' (Cláudio Nucci e Luiz Fernando Gonçalves).
:: Álbum "Outros ventos". (Antonio de Paula). CD. Selo Independente (2003) | Áurea Martins - participação especial. informações: DicionárioMPB.
:: Álbum "Ofício: brasileiro". (Paulo César Feital). CD. Selo Rádio MEC (2002) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Cor preta' (Jota Maranhão e Paulo César Feital).
:: Álbum "A lua e o conhaque". (Délcio Carvalho). CD. Selo CPC-UMES (2000) | Participação especialÁurea Martins | Canção'Melancolia' (Luiz Moura e Délcio Carvalho).
:: Álbum "Natal brasileiro". (Diversos interpretes). CD. Selo Independente (2000) | Participação especialÁurea Martins | Canções:'Oração de natal' - 'Natal brasileiro' e Três magos do oriente' (João de Aquino e Dalva Lazzaroni);  e  Participação especialJoão de Aquino, Dalva Lazzaroni, Áurea Martins e Zezé Gonzaga | Canção: 'Bendita mesa' (João de Aquino e Dalva Lazzaroni).
:: Álbum "Songbook - Chico Buarque - Vol. 8"(Diversos interpretes/part. especiais).  CD. Selo Lumiar Discos (1999) |  Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Atrás da porta' (Chico Buarque e Francis Hime).
:: Álbum "Cantoras / Negras / Brasileiras". (Diversas interpretes). CD. Selo Pau Brasil (1998) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Morro Velho' (Milton Nascimento).
:: Álbum "Quem somos nós?". (Heitor dos Prazeres Filho). CD. Selo Independente (1997) |  Participação especialÁurea Martins | Canções'Consideração' (Cartola e Heitor dos Prazeres) - e 'Chora chorinho' (Heitor dos Prazeres Filho e Waldir da Fonseca).
:: Álbum "Kiko Furtado & cia. do som". (Kiko Furtado). CD. Selo Independente (1997) |  Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Fevereiro' (Deco).
:: Álbum "Songbook - Antônio Carlos Jobim - Vol. 5". (Diversos interpretes/part. especiais). CD. Selo Lumiar Discos (1996) | Áurea Martins | 'Se é por falta de adeus' (Dolores Duran e Tom Jobim).
:: Álbum "Bordões". (João de Aquino). CD. Selo Top Voice (1996) |  Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Barraco' (João de Aquino e Nei Lopes).
:: Álbum "Cantoria" {tributo Hermínio Bello de Carvalho}. (Diversos interpretes). CD. Selo Saci (1995) | Participação especialÁurea Martins e Zé Luiz Mazziotti |  | Canção'Noites cariocas' (Jacob do Bandolim e Hermínio Bello de Carvalho).
:: Álbum "José Messias e essas pessoas" {tributo José Messias}. (Diversos interpretes). CD. Selo Independente (1995) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Ao Deus dará' (José Messias e Herivelto Martins). Participação: Jorge Simas.
:: Álbum "Um noite no 706". (Eduardo e seu Conjunto / Fernando e seu Conjunto). LP. Selo Philips (1977) | Participação especialÁurea Martins | Canções'Ajoelha' (Batelão e Silvio), 'Partido rico' (João Nogueira e Paulo César Pinheiro), 'Te segura' (Wilson Moreira e Nei Lopes) e 'Recordação de um batuqueiro' (Xangô da Mangueira e J. Gomes);  Participação especialÁurea Martins e Sally Baldwin | Canção'Vai levando' (Chico Buarque e Caetano Veloso).
:: Álbum "Parada nacional do sucesso - vol. 2". (Diversos interpretes). LP. Selo Som Livre (1975) | Participação especialÁurea Martins e Conjunto Garra Brasileira | Canção'Fala viola' (Eloir Silva e Francisco Inácio).
:: Álbum "Sambas que marcaram - vol. 2". (Diversos interpretes). LP. Selo Soma (1975)Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Meu sapato já furou' (Elton Medeiros e Mauro Duarte).
:: Álbum "Na boca do povo". (Diversos artistas). LP. Selo Som Livre (1974) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Minha festa' (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito).
:: Álbum "Super garra brasileira". (Conjunto Garra Brasileira). LP. Selo Som Livre (1974) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Fala viola' (Eloir Silva e Francisco Inácio).
:: Álbum "Super paradão nacional - consagração popular". (Diversos interpretes). LP. Selo Som Livre (1974) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Minha festa' (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito).
:: Álbum "A vez e a hora de Rildo Hora". (Rildo Hora). LP/CD. Selo RCA Victor (1971) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Tantas ruas namorei' (Rildo Hora).
:: Álbum"Dom Salvador". V Festival Internacional da Canção . CPC. RCA Victor {LC-6645-B}.  (1970) |  Luiz Antonio / Participação especial: Áurea Martins | Canção: Abolição 1860-1980 (Dom Salvador e Arnoldo Medeiros) | classificado em 5º lugar no festival.  
:: Álbum "Alvorada dos novos". (Diversos interpretes). LP. Selo Som / Copacabana (1963) | Participação especialÁurea Martins | Canção: 'Noite triste' (Evaldo Gouveia e Almeida Rego). Produção: Altamiro Carrilho; texto: Sérgio Bittencourt.

"Sua fé na música é inabalável. Sua voz e simplicidade chegam a ser comoventes."
- Luís Pimentel, in: Áurea Martins e a Carioca da Gema.

****

Áurea Martins - foto ©Greg Salibian/Folhapress

Filmografia de Áurea Martins - cinema e televisão


"Áurea" . direção: Zeca Ferreira . curta-metragem . (16 min., cor, 2009) 
Sinopse: Áurea mistura documentário e ficção para contar a história de Áurea Martins, cantora carioca. 
Ficha técnica -  Elenco: Áurea Martins, Deli Alves, Leila Rocha, Lu Simões, Ney Sant´Anna, Virgínia Menezes e Zé Maria; Direção: Zeca Ferreira; Fotografia: Pedro Urano; Roteiro: Zeca Ferreira; Edição: Bruno Fernandes; Direção de arte: Aurora dos Campos; Montagem: Luelane Correa; Interpretação musical: Mario Gil; Co-produção: Maria Holanda, Marta Paiva, Zeca Ferreira | Doc-ficção, Cor, HDcam, 16min, 2009, RJ *O curta-metragem “Áurea”, vencedor de 25 prêmios e exibido em mais de 50 festivais em diversos países | Disponível online no Portal Curtas. | e no canal do diretor no Vimeo

'A dama da noite: Áurea Martins' - direção: Luciana Requião . curta-metragem . (18min.,2017?)
Pesquisa e roteiro: Luciana Requião

"Do meu lado" - direção: Tarcísio Lara Puiati . curta-metragem . (14 min., cor, 2014)
Sinopse: As vidas de duas vizinhas, uma umbandista e uma protestante, começam a se cruzar quando uma infiltração abre um buraco na parede que divide suas casas | - Ficha técnica - Elenco: Áurea Martins e Maria Salvadora; Direção: Tarcísio Lara Puiati; Roteiro: Fábio de Luca; Direção assistente e Montagem: João Felipe Freitas; Pesquisa e consultoria: Carlos Henrique Campos; Produção: Caju Cinema e Imagem-Tempo; Patrocínio: Riofilme.
*Disponível online no canal Imagem-Tempo youtube

"Nelson Sargento: memória do samba". direção: Flávio Cândido (78 min., cor, 2012)
Roteiro: João Carino e Flávio Cândido; Arranjos: Paulão Sete Cordas; Elenco/participações especiais: Nelson Sargento, Sérgio Cabral, Áurea Martins, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Hermínio Bello de Carvalho, Elton Medeiros, Velha Guarda da Mangueira, Luiz Melodia, Diogo Nogueira, Silvério Pontes.

"Orlamundo" - um filme de Orlando Morais | direção: Alexandre Bouchet (88 min., cor, 2019)
Sinopse: Orlamundo é a história de uma viagem, de talentos vindos de longe para trocar suas sensibilidades no tempo de um encontro, entre céu e areia, em um dos mais belos cenários do planeta, os Lençóis Maranhenses. Uma odisseia musical que nos faz ouvir a natureza brasileira, respirar, mergulhar, voar e vibrar aos sons inéditos, frutos da paixão de Orlando Morais e de músicos vindos dos quatro cantos do planeta. Um momento suspenso em um cenário de sonho. Um sonho do qual acordamos encantados | - Ficha técnica - Elenco: Amen Viana, Antônia Morais, Áurea Martins, Caetano Veloso, Guo Gan, Huong Thanh, Jairo Reis, Jean Lamoot, Kasse Mady, Kuku, Marcus Biancardini, Monarco, Moussa Koita, Velha Guarda da Portela, Sérgio Procópio; Direção: Alexandre Bouchet; Roteiro: Orlando Morais; Direção de fotografia: Márcio Darocha, Tiago Lage; Cenografia: Jérémie lippmann, Basile Dell; Montagem: Marie Drouet; Direção musical e mixagem das músicas: Jean Lamoot; Desenho de som: Leo Alcantara; Produtora: Primeiro Segundo |  Prêmio de Melhor Documentário no Los Angeles Independent Film Festival Awards (LAIFAA). 
:: Informações: Jangada. e PernambucoTem. (acessado em 15.10.2020).

"13 Canções para falar de Samba" | Episódio 6: "Linda flor" | Série TV - documentário musical | direção: Pedro Arantes (26 min., cor, 2019)
Sinopse: Nos anos 1970, período em que a maior parte das formas de expressão estava censurada pela ditadura, a música constituía território privilegiado | Ficha técnica - Narração: Teresa Cristina; Elenco: Áurea Martins, Leci Brandão, Sérgio Cabral, Rubem Confete, Ellen de Lima, Zuza Homem de Mello, Alberto Ikeda, Nei Lopes, Cláudia Matos, Bruna Queiroz Prado, Salloma Salomão, Carlos Sandroni, Tia Surica, Luiz Tatit; Direção: Pedro Arantes; Roteiro: Pedro Arantes e Guilherme Freitas | Exibido em: 30 de setembro de 2020; Canal: Cine Brasil TV. Informações: IMDB / CineBrasil / OGlobo.


****

Áurea Martins - foto ©Ariel Cavotti

Áurea Martins: programas - apresentações - entrevistas: audiovisual - rádio e televisão 


AOVIVOENTREAMIGOSÁurea Martins apresenta seus maiores sucessos | Programa "Ao vivo entre amigos" recebe uma das damas da canção brasileira: Áurea Martins | Músicos: Áurea Martins (voz), Pedro Aune (baixo acústico), Lucas Porto (violão e arranjos) e Itamar Assiere (piano) | Apresentação: João Carino | estúdios da EBC/TV Brasil. Disponível online no Canal TV Brasil no youtube. (acessado em 12.10.2020).
BATE-PAPOThiago Pach & Aurea Martins - Um bate-papo sobre amor e preconceito. in: Canal Thiago Pach no youtube. Disponível no link. (acessado em 12.10.2020).  
CENAMUSICALÁurea Martins apresenta o show "A voz" no Cena Musical | O Cena Musica traz o reencontro entre Áurea Martins e o pianista e compositor Cristovão Bastos no espetáculo "A Voz"  no Espaço Cultural BNDES, no dia 16 de março de 2017, em 'Quintas no BNDES'. Disponível nos canais: Cristovão Bastos Oficial e TV Brasil. (acessado em 12.10.2020).
CONVERSA COM BIAL. Com imagens raras, 'Conversa' reúne amigos de Elizeth Cardoso para celebrar seu centenário. Pedro Bial recebe Áurea Martins, Haroldo Costa e Hermínio Bello de Carvalho. in: Conversa com Bial/TV Globo, 3.9.2020. Informações no link -e- Vídeo disponível no link. (acessado em 15.10.2020).
CONVERSA COM BIAL. Áurea Martins fala sobre sua carreira e fãs célebres. Cantora afirma não ter estrutura para fazer sucesso e revela ser tímida. Exibido em 26 jun 2018. Disponível no link(acessado em 11.12.2020).
ESCALA BRASILEIRA. Áurea Martins. in: Programa Escala Brasileira, apresentação Alcebiades Muniz - Rádio Senado, 25.4.2019. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020). 
FARIA, Nelson. Um Café Lá em Casa com Áurea Martins e Nelson Faria. in: canal Um Café Lá em Casa. Disponível no Link. Disponível online no link. (acessado em 12.10.2020).
HORA DO RANGOÁurea Martins e Cristovão Bastos. in: Programa Hora do Rango - apresentação: Colibri/ Rádio Brasil Atual. Disponível no link. (acessado em 14.10.2020).
ITAÚ CULTURALÁurea Martins - Série +70 | Entrevista realizada para a série +70, do Álbum Itaú Cultural / Site de música do instituto, em setembro de 2016, em São Paulo/SP. Disponível no link. (acessado em 12.10.2020). 
LÁ DÓ SI LARPrograma com Áurea Martins e Vidal Assis | Vozes: Maíra Freitas, Vidal Assis e Áurea Martins; Violão: Vidal Assis; Teclado: Maíra Freitas; Arranjos: Maíra Freitas e Julio Alecrim; Concepção: Julio Alecrim, Maíra Freitas e Mario Rocha; Direção e edição: Mario Rocha; Captação e mixagem: Julio Alecrim; Fotografia: Seblen Mantovani; Câmeras: Erica Magni, Mario Rocha e Seblen Mantovani; Cenário: Natália Lana; Identidade Visual: Bernardo Leite e Raissa Laban. Saiba mais do Lá Dó Si Lar. Vídeo disponível no link. (acessado em 14.10.2020). 
MUSICOGRAMAAs vozes negras de Carmen Costa e Áurea Martins. in:  Musicograma/TV Brasil. Disponível no link. (acessado em 12.10.2020).
O SOM DO VINIL. "Áurea Martins - o amor em paz". Dona de uma das mais belas histórias de amor pela música, a eterna Áurea Martins passa a limpo os mais de 50 anos de carreira. In: O Som do Vinil/Episódio 306/13ª temporada; Direção: Charles Gavin e Gabriela Gastal; Apresentação: Charles Gavin; Exibido: 6/4/2020, no Canal Brasil. {*13ª temporada do Som Do Vinil, só com mulheres} | #T13/E306 - assista aqui um trecho do programa | Aos assinantes do Globoplay. episódio disponível no canal
PARTITURAShomenageia o maestro Moacir Santos | Solistas convidados: Áurea Martins e Marcos Sacramentos | Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense (UFF) - regência do maestro Tobias Volkmann. in: Programa Partituras/TV Brasil. Gravado em 16 de dezembro 2018, Sala Cecília Meireles. Disponível online no canal TV Brasil no youtube. (acessado em 12.10.2020).
RÁDIO BATUTA. Áurea Martins é amor. [Programa: Samba-canção; Seleção: Luiz Fernando Vianna; Edição: Filipe Di Castro]. in: Rádio Batuta/IMS, 13 de junho 2020. Disponível no link. (acessado em 17.10.2020)
REFRÃOÁurea Martins conversa com Dary Jr.,. Programa Refrão/TV Justiça. Disponível no link. (acessado em 13.10.2020).
SESCSP. Áurea Martins no "EmCasaComSesc" | Áurea Martins (voz), Lucas Porto (violão). Disponível online no canal do Sesc São Paulo. (acessado em 12.10.2020).
SR.BRASILVidal Assis e Áurea Martins. in: Sr..Brasil/TV Cultura, 7 de outubro 2019. Disponível online no link. (acessado em 11.10.2020).
TVBRASIL. Emílio Santiago, Diogo Nogueira e Áurea Martins - Samba na Gamboa. [O Samba na Gamboa canta paixões e dores de amor que embalam casais noite adentro. Sempre com a letra na ponta da língua e a emoção à flor da pele, Emílio Santiago e Áurea Martins, dois dos mais legítimos intérpretes brasileiros, conversam com Diogo Nogueira sobre suas carreiras e a relação com o samba]. in: Canal TV Brasil, EBC. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020).
VERSIANI, Gabriel. Áurea Martins, patrimônio da música brasileira. in: CTXT - portal contexto, 19.3.2021. Disponível no link. (acessado em 19.3.2021).

****

Áurea Martins - foto ©Marcelo Castello Branco

Áurea Martins - Participação especial em Programas especiais dedicados a diversos artistas da cena musical brasileira 

Todas as Bossas – Homenagem a Socorro Lira | Poesia refinada de Socorro Lira chega ao Todas as Bossas | Show Ana Costa, Dorina e Lu Oliveira - "Na Lira da Canção - Entre Versos de Socorro Lira" | Direção musical e arranjos: Luiz Flavio Alcofra | Músicos: Ana Costa (voz), Dorina (voz), Lu Oliveira (voz), Luiz Flávio Alcofra (violão), Josimar Carneiro  (violão 7 cordas), Leo de Freitas (piano) e Andre Boxexa (percussão) | Participações especiais: Áurea Martins, Mariana Baltar e Socorro Lira | Projeto e produção: Maury Cattermol; Direção de arte: Mariana Baltar || Programa "Todas as Bossas - TV Brasil" | Apresentação: Bia Aparecida; Direção: Waldecir de Oliveira; Coordenação de produção: Enio Puello; Produção executiva: Socorro Cardoso e Vicente Figueira; Produção artística: Cissa Ramalho; Assistente de produção: Almir Duborel | Exibido em 13 de setembro (2019), às 23h. | Gravado Sala Paulo Moura - Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, em 4 de maio de 2019?. Disponível no link. (acessado em 11.10.2020).

Todas as Bossas – Homenagem a Wilson MoreiraShow Tributo Wilson Moreira - lançamento do CD “Tá com Medo, Tabaréu?” | Direção Musica e arranjos: Paulão 7 Cordas |  Artistas convidados: Fabiana Cozza, Áurea Martins, Didu Nogueira, Darcy Maravilha, Ana Costa, Susana Dal Poz, Makley Matos, Fernando Bento, Agenor de Oliveira, Tânia Machado e Marquinho de Oswaldo Cruz | Especial programa Todas as Bossa/ TV Brasil | Gravado no Teatro Rival - Rio de Janeiro (RJ), em 27 novembro 2018. Disponível no link. (acessado em 11.10.2020).

Todas as Bossas – Especial Nelson Sargento | Todas as Bossas celebra os 94 anos deste sambista da mais alta patente |  Participação: além da presença do próprio sambista homenageado, interpretam suas canções grandes nomes do samba e da MPB, como Wilson Moreira, Monarco, Áurea Martins, Noca da Portela, Vidal Assis, Alice Sales, Didu Nogueira, Paulinho do Cavaco, Tantinho da Mangueira, Jack Rocha, Agenor de Oliveira, Makley Matos, Jongo da Serrinha, Dudu Oliveira e Ronaldo do Bandolim.   |  Programa Todas as Bossas/ TV Brasil - Dirigido por Waldecir de Oliveira. Disponível no link. (acessado em 12.10.2020).

29° Prêmio da Música Brasileira | Ano Luiz Melodia. Show completo. in: Canal Biscoito Fino s/data. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020)


"Áurea Martins é um dos segredos mais bem guardados da música brasileira. Quem ainda não a descobriu não imagina o que está perdendo: uma cantora elegante, sensual, de timbre rouco e quente, afinação absurda, interpretação sem exageros. Ampara-se num farto repertório, em que se destacam o samba-canção e o jazz."
- Álvaro Costa e Silva, in. Ilustrada/Folha de S. Paulo, 17.12.2017.{Biografia recém-lançada tira cantora Áurea Martins da invisibilidade}.
****

Áurea Martins - foto ©Marcelo Castello Branco

Biografia e outros livros sobre Áurea Martins

"Áurea Martins: a invisibilidade visível". de Lucia Neves. Edições Folha Seca, 2017


Sinopse: Nela, é analisada a construção original de uma carreira onde se fundem, numa só profissional, a crooner, a cantora da noite e a cantora. Essa simultaneidade se renova a cada momento de sua passagem pela história musical brasileira.

A invisibilidade visível de Áurea Martins foi o elemento que norteou Lúcia Neves no seu propósito pessoal de desvendar os meandros da trajetória da cantora. Ela mescla a história pessoal da Áurea com as profundas mudanças na sociedade brasileira contemporânea e, daí, na maneira de fazer música no país. Além disso, a autora chama a atenção para aspectos do dia a dia da cantora que contribuem para uma melhor decifração de sua "invisibilidade visível": a sua inter-relação pedagógica com os mais jovens; a atualização constante da sua própria produção artística, assim como da sua maneira de cantar; a simplicidade do seu cotidiano; sua militância diária contra discriminações sociais e culturais e a ousadia de, transformando=se em outra, tornar-se uma atriz premiada, sem perder o essencial de sua identidade.
Livro: NEVES, Lúcia. "Áurea Martins: a invisibilidade visível". [Capa de Gringo Cardia sobre foto de Percio Campos]. Rio de Janeiro: Edições Folha Seca, 2017. | Lançamento 18/12, na livraria Folha Seca - centro, Rio de Janeiro/RJ.

***

"Solistas dissonantes: história (oral) de cantoras negras". de Ricardo Santhiago. [prefácio Cida Moreira; posfácio: Heloísa de Araújo D. Valente]. São Paulo: Letra e Voz, 2009.

Sinopse: Em Solistas Dissonantes: História (oral) de cantoras negras, Ricardo Santhiago apresenta histórias orais de treze cantoras negras brasileiras: Adyel Silva, Alaíde Costa, Arícia Mess, Áurea Martins, Eliana Pittman, Graça Cunha, Ivete Souza, Izzy Gordon, Leila Maria, Misty, Rosa Marya Colin, Virgínia Rosa e Zezé Motta. Elas mostram como instituíram e consolidaram, na soma de conquistas individuais, uma nova história (oral) na música popular feita no Brasil. Emocionantes, intensas e reveladoras, suas histórias (orais) são solos surpreendentes em um encantador arranjo vocal.


****

Áurea Martins - foto ©Marcelo Castello Branco

Fortuna crítica e fontes biobibliográficas sobre Áurea Martins

ABREU, Antonio. A dona da festa. Com 40 anos de carreira, a cantora Áurea Martins, diva da noite carioca, lança seu primeiro CD. in: A Tribuna BIS, 12 de agosto de 2003. 
AE, Agência Estado. Áurea Martins é tema de filme e prepara 4º álbum.  in: O Estado de S. Paulo, 29 de junho de 2010. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020).
AGCRJ. Depoimentos Cariocas Áurea Martins. In: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 16.11.2021. Disponível no link (acessado em 14.2.2022).
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2010; 3ª ed. EAS Editora, 2014. 
ARAGÃO, Helena. Áurea Martins dá a volta ao mundo em 80 anos. E 80 lives. in: O Globo, 13 de junho 2020. Disponível no link. (acessado em 10.12.2020)
ARMAZEMCULTURAL. Áurea Martins celebra 80 anos e promete novo disco. Especial relembrou grandes momentos da carreira da artista. [apresentação Tiago Alves]. in: Armazém Cultural/Rádio MEC - Radios EBC. Disponível no link. (acessado em 17.10.2020).
A TARDEVeja a lista de premiados no Prêmio da Música Brasileira 2009. in: A Tarde, 2.7.2009. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020).
ÁUREA Martins. A cor do Brasil. 'Colunista convidada'. in: Revista O Globo, 18.11.2012.
ÁUREA Martins. A dama da noite (blog Áurea Martins, imprensa 2009). Disponível no link. (acessado em 17.10.2020).
BARBOSA, Daniel. Áurea Martins se consolida com lançamento de DVD. in: O Tempo, 2.9.2012. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020)  
BIAR, Julio César. Áurea Martins, uma senhora cantora. in: Rio e Cultura, 28.8.2012. Disponível no link; e - ARadiodaMinhaCabeca. Disponível no link. (acessado em 11.10.2020).
BARBOSA, Daniel. Áurea Martins se consolida com lançamento de DVD. in: O Tempo, 2 de setembro de 2012. Disponível no link. (acessado em 11.10.2020).
BARROS, Carlos. Retratos da Bahia. - Áurea Marins e o álbum "Senhora das Folhas". In: coluna 'Retratos da Bahia' /programa Multicultura, da Rádio Educadora FM Bahia (107.5), novo episódio Podcast - Spotify 14.3.2022. Disponível no link. (acessado em 15.3.2022). 
BHEVENTOS. Lançamento: Áurea Martins em Senhora das Folhas. In: BH Eventos, 8.3.2022. Disponível no link. (acessado em 8.3.2022)
BOMFIM, Emanuel. Com mais de 50 anos de carreira, Áurea Martins faz seu primeiro show solo em SP. in: O Estado de S. Paulo, 26 de janeiro de 2013. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020).
CABRAL, Sérgio. Elisete Cardoso - uma vida. Rio de Janeiro: Lumiar, 1994.
CALADO, Carlos. Áurea Martins: mais reconhecida, cantora carioca emociona no primeiro DVD. in: Música de Alma Negra, 31 de outubro de 2012 | resenha originalmente publicada no "Guia Folha - Livros, Discos, Filmes", em 27.10.2012. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020). 
CARVALHO, Hermínio Bello de.. Depontacabeça - Áurea Martins. in: Acervo HBC, 2010. Disponível no link. (acessado em 12.10.2020). 
CARVALHO. Hermínio Bello de.. Áurea Martins, por Hermínio Bello de Carvalho. in: O Estado de S. Paulo, 28 de junho de 2010. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020) 
CHACUR, Fabian. Gonzaga Leal e Áurea Martins homenageiam Dalva de Oliveira. in: mondopop.net, 7 de fevereiro de 2020. Disponível no link (acessado em 12.10.2020).  
COELHO, Cleodon. Olhando o céu, viu uma estrela. (Disco de Áurea Martins e Gonzaga Leal faz uma justa homenagem a Dalva de Oliveira). in: Revista Continente, ed., 228 - 4 de dezembro de 2019. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020). 
CORREIODAMANHÃ. Tributo a Jamelão no Projeto Quartas Brasileiras. in: Jornal Correio da Manhã, 22 Janeiro 2020. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020)
CORREIODOPOVO. Áurea Martins lança De Ponta Cabeça. in: Correio do Povo, 9 de março de 2011. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020).
COSTA, Bernardo. Áurea Martins e a grande família da Zona Oeste [reportagem]. in: Coisas da Música, 23 de janeiro de 2016. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020) 
COSTA, Bernardo. A cantora Áurea Martins volta a Campo Grande em show gratuito. in: Extra/Globo, 20 de outubro de 2012. Disponível no link. (acessado em 11.10.2020). 
COSTA E SILVA, Alvaro. Biografia recém-lançada tira cantora Áurea Martins da invisibilidade. in: Ilustríssima/Folha de S. Paulo, 17.12.2017. Disponível no link. (acessado em 11.10.2020).
DAMACENO, Janaína. Histórias que ressoam em nós: uma resenha. in: Senac-SP, Iara – Revista de Moda, Cultura e Arte - São Paulo – V.3 n°2 dez. 2010. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020)
DICIONÁRIOMPBÁurea Martins (dados biográficos). in: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, s/data. Disponível no link. (acessado em 9.10.2020).
ENTRECULTURA. entrevista a cantora Áurea Martins. in: Entrecultura, 22 7.2018. Disponível no link. (acessado em 13.10.2020)
ESTÚDIO FÁurea Martins. Programa, nº 347, bloco 1, 2 e 3 - Estúdio F. in: Funarte. Disponível no link. (acessado em 12.10.2020).
FERREIRA, Cesar. Vozes femininas em tributo a Jamelão. in: Jornal Correio da Manhã, 24 Janeiro 2020. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020).
FERREIRA, Mauro. Áurea Martins atinge o céu com 'Senhora das folhas', álbum em que professa as crenças e fés do Brasil. In: G1/ Globo, 30.3.2022. Disponível no link. (acessado em 31.3.2022).
FERREIRA, Mauro. Biografia de Áurea Martins refaz percurso da cantora rumo à visibilidade fora da noite. in: G1/Globo, 21.1.2018. Disponível no link. (acessado em 12.10.2020). 
FERREIRA, Mauro. Dalva de Oliveira reluz em disco que amaina as paixões da estrela dos anos 1950. in: G1/Globo, 19.10.2019. Disponível no link. (acessado em 12.10.2020).
FERREIRA, Mauro. Censurado samba para Pixinguinha chega ao disco com Áurea Martins e Cristovão. in: G1/Globo, 18.2.2018. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020).
FERREIRA, Mauro. Áurea Martins festeja 80 anos com 'Iluminado sentimento'. In: G1/Globo, 4.6.2020. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020).
FONSECA, Juarez. "Senhora das Folhas" é uma prova de que nunca é tarde para (re)começar. In: Zero Hora, 17.3.2022. Disponível no link. (acessado em 31.3.2022).
GANDRA, Alana. Depoimentos Cariocas: cantora Áurea Martins é a entrevistada do mês
Série lançada este ano entrevista personalidades cariocas. In: Agência Brasil, 15.11.2021. Disponível no link. (acessado em 14.2.2022).
GAVIN, Charles. O Som do Vinil traça um panorama inédito da música brasileira pela ótica das mulheres. in: Reino Literário BR, julho de 2019. Disponível no link. (acessado em 17.10.2020)
GOMES,. A iluminante Áurea Martins. (prof. Gomes). in: Facetas Culturais, 20 de junho 2020. Disponível no link. (acessado em 11.10.2020).
IMMuBÁurea Martins (dados discográficos). in: Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), s/data. Disponível no link. (acessado em 7.10.2020).  
JORNALDAPARAÍBAGrande voz aos 72 anos. in: Jornal da Paraíba, caderno de cultura, 28.8.2012. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020).
LOPES, Claudê. Aurea Martins ‘Senhoras das Folhas’, cantora celebra sua ancestralidade mais funda. In: To na Mídia, 8.3.2022. Disponível no link. (acessado em 8.3.2022).
LOPES, Nei. Afro-Brasil Reluzente: 100 personalidade notáveis do século XX.  Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019. 
MATEUS, Bruno. Áurea Martins louva rezadeiras e as raízes do Brasil em novo álbum. In: O Tempo, 8.3.2022. Disponível no link. (acessado em 8.3.2022).
NEVES, Lucia. Áurea Martins: a invisibilidade visível. Rio de Janeiro: Edições Folha Seca, 2017.
NUNES, Affonso. Diva, Áurea Martins chega aos 80 e vai lançar álbum.  in: Na Caixa de Cd/Negrxs50mais, 27 de junho de 2020. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020).
NUZZI, Vitor. Vozes de todo o país se unem para cantar o samba paulista e negro de Geraldo Filme. in: Rede Brasil Atual, 7.3.2020. Disponível no link. (acessado em 10.12.2020).
PAVAN, Alexandre. Timoneiro: perfil biográfico de Hermínio Bello de Carvalho. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006.  
PENIDO, Cris. Áurea, o Diamante Negro da Lapa. in: Bar Carioca da Gema, 7 de novembro 2019. Disponível no link. (acessado em 16.10.2020)
PENNAFORT, Roberta. Áurea Martins, uma dama da noite carioca. in: O Estado de S. Paulo, 29 de junho de 2010. Disponível no link. (acessado em 11.10.2020).
PERFEITO, Vera. Áurea Martins festeja seus 80 anos até 2021. in: ABI, 24.9.2020. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020).
PIMENTEL, Luís. Áurea Martins é carioca da gema. in: Bar Carioca da Gema, 23 de março de 2011. Disponível no link. (acessado em 14.10.2020).
POCONET. Áurea Martins dá voz aos cantos de curandeiras no álbum Senhora das folhas. in: PocoNet, 10.12.2020. Disponível no link. (acessado em 13.12.2020).
REQUIÃO, Luciana. Cantora, Crooner e Cantora da noite: a trajetória profissional e de vida de Áurea Martins [Resenha: NEVES, Lúcia. Áurea Martins: a invisibilidade visível. Rio de Janeiro: Folha Seca, 2017]. Música Popular em Revista, Campinas, ano 5, v. 2, p. 243-249, jan.-jun. 2018. Disponível no link. (acessado em 13.10.2020).
REZENDE, André. Cantora Áurea Martins. in: Revista Raça, 30 de outubro 2016. Disponível no link (acessado em 11.10.2020).
RIBEIRO JÚNIOR, FLorisvaldo. [resenha] Solistas Dissonantes: história (oral) de cantoras negras. Ricardo Santhiago São Paulo: Letra e Voz, 2009. In: Caderno Espaço Feminino/ núcleo de estudos de gênero, EDUFU, v. 23 n. 1/2, 2010. Disponível no link. (acessado em 15.10.2020)
RUY, Marcos Aurélio. A iluminada voz de Áurea Martins. in: Vermelho, 5 de outubro 2012. Disponível no link. (acessado em 11.10.2020). 
SANTANA, Thobias de.. Cantora das tradições e da atualidade, Áurea Martins completa 82 anos. In: Parana Educativa FM 97.1, 13. 6.2022. Disponível no link. (acessado em 13.6.2022).
SANTHIAGO, Ricardo. Solistas dissonantes: história (oral) de cantoras negras. [prefácio Cida Moreira; posfácio: Heloísa de Araújo D. Valente]. São Paulo: Letra e Voz, 2009.
SOUZA, Tarik de.. Vozes femininas continuam a afinar o tom da MPB. {Ithamara, Cida Moreira, Áurea Martins e a noviça Elizah apostam no refinamento}. in: Jornal do Brasil, 24 de setembro de 2003.
SOUZA, Tárik de.. Gonzaga Leal e Áurea Martins celebram a estrela Dalva de Oliveira. in: IMMuB, 19 de outubro 2019. Disponível no link. (acessado em 17.10.2020)
VIANNA, Luiz Fernando. Áurea Martins lança 1º DVD após os 70 anos. in: O Globo, 14.8.2012. Disponível no link. (acessado em 11.10.2020).
VIDIGAL, Raphael. Uma luz sobre Áurea Martins. in: O Tempo, 10.2.2018. Disponível no link. (acessado em 16.10.2020).


****

Áurea Martins - foto ©Renata Samarco

Áurea Martins - shows, apresentações, espetáculos e eventos 

[Observação: as fotos ilustrativas ao longo desse subtítulo estão creditados na própria foto e no final dele] 


2022

16 de junho 2022 - Áurea Martins - lançamento do disco "Senhora das Folhas" | - ficha técnica - Áurea Martins (voz); Luiz Coimbra (arranjos, direção musical, violoncelo, violões e voz); Fred Ferreira (viola e guitarras); Marcos Suzano (pandeiro); Pedro Aune (contrabaixo); André Gabeh (vocais) | direção artística:  Renata Grecco | produção: Aquarela Carioca | 19h | Entrada franca | Centro de Música Carioca Artur da Távola (Rua do Bonfim, 824) - Tijuca, Rio de Janeiro/RJ

26 de maio 2022 - Vozes Negras: Áurea Martins - cantora convidada | 20h | Teatro Prudential - Rio de Janeiro/RJ

22 de maio 2022 - Áurea Martins - lançamento do disco "Senhora das Folhas" | - ficha técnica - Áurea Martins (voz); Luiz Coimbra (arranjos, direção musical, violoncelo, violões e voz); Fred Ferreira (viola, guitarras e voz); Marcos Suzano (pandeiro); Pedro Aune (contrabaixo); André Gabeh (vocais) | direção artística: Renata Grecco | produção: Aquarela Carioca | 19h | Entrada franca | Arena Carioca Dicró (rua Flora Lôbo, 184 - Penha Circular), Rio de Janeiro/RJ

14 de maio 2022 - Áurea Martins - lançamento do disco "Senhora das Folhas" | - ficha técnica - Áurea Martins (voz); Luiz Coimbra (arranjos, direção musical, violoncelo, violões e voz); Fred Ferreira (viola, guitarras e voz); Marcos Suzano (pandeiro); Pedro Aune (contrabaixo); André Gabeh (vocais) | direção artística: Renata Grecco | produção: Aquarela Carioca | 19h | Entrada franca | Arena Fernando Torres (rua Bernardino de Andrade, 200 - Madureira) / Parque Madureira Mestre Monarco, Rio de Janeiro/RJ

7 e 8 de maio 2022 - Áurea Martins - lançamento do disco "Senhora das Folhas" | - ficha técnica - Áurea Martins (voz); Luiz Coimbra (arranjos, direção musical, violoncelo, violões e voz); Fred Ferreira (viola, guitarras e voz); Marcos Suzano (pandeiro); Pedro Aune (contrabaixo); André Gabeh (vocais) | direção artística: Renata Grecco | produção: Aquarela Carioca | Horas: 7/5, 21h e 8/5, 18h | Sesc Pompeia - São Paulo/SP

5 de abril 2022 - Áurea Martins - lançamento do disco "Senhora das Folhas" Canções homenageiam as rezadeiras, curandeiras e benzedeiras | - ficha técnica - Áurea Martins (voz) Luiz Coimbra (arranjos, direção musical, violoncelo, violões, rabeca e charango andino); Fred Ferreira (violas e guitarras); Marcos Suzano (pandeiro e percussões); Pedro Aune (contrabaixo acústico e tuba) | participações especiais: Moyseis Marques e André Gabeh | Renata Grecco (direção artística) | patrocínio: Natura Musical | produção: Aquarela Carioca | realização: Biscoito Fino | 20h | Teatro Prudential - Glória, Rio de Janeiro

15 de janeiro 2022 - Áurea Martins encontra João Senise | lançamento do CD 'Quase 50' | - ficha técnica - Gilson Peranzzetta (piano, arranjos e direção musical); Áurea Martins (voz); João Senise (voz); Alexandre Cavallo (contrabaixo); Ricardo Costa (bateria); Convidado - Mauro Senise (sopros) | No roteiro canções de Johnny Alf, Tom Jobim, Dorival Caymmi, João Donato, Ary Barroso, Gilson Peranzzetta, Dona Ivone Lara, João Bosco, Renato Teixeira | 17h | Centro da Música Carioca Artur da Távola - Rio de Janeiro RJ | Informações: A Nova Democracia.

2021

10 de dezembro 2021 Encontro Cultural: Alaíde Costa e Áurea Martins com Fabio Torres, Celso de Almeida e Paulo PaulelliTeatro Municipal de Sorocaba | Encontro Cultural - 14ª temporada de Música Brasileira de Sorocaba | Repertório1. Céu e mar – Johnny Alf (instrumental); 2. Eu e a brisa – Johnny Alf ; 3. Estranha saudade – Cristovão Bastos/ Herminio Bello de Carvalho; 4. Voz de mulher – Sueli Costa/Abel Silva; 5. Medo de amar  – Vinicius de Moraes; 6. Absinto – Fatima Guedes; 7. Cadê a razão – Paulinho da Viola (instrumental); 8. Sinhá – João Bosco/Chico Buarque; 9. Gesto final – Johnny Alf; 10. Bodas de ouro – Dona Ivone Lara/ Paulo Cesar Pinheiro; 11. Samba com dengo – Angela Suarez/Paulo Cesar Pinheiro; 12. Samba em prelúdio – Vinicius de Moraes; 13. Chega de saudade – Vinicius de Moraes/Tom Jobim; 14. Bis - Eu e a brisa – Johnny Alf; | - ficha técnica - Alaíde Costa (voz), Áurea Martins (voz), Fabio Torres (piano), Paulo Paulelli (contrabaixo) e Celso de Almeida (bateria) | Audição disponível no canal do youtube da MDA International (acessado em 14.2.2022).

3 de julho 2021 - Live/show: Renato Braz e convidados: Áurea Martins, Alaíde Costa, Cristovão Bastos, Jurim Moreira e Antônio Braz | Restaurante Prainha do Julião - Ilhabela /São Paulo | Show disponível online

13 de junho 2021 - Show Áurea Martins 81 anos com Trio Júlio (Maycon, Marlon e Magno Júlio). | Convidado: Elízio de Búzios | Direção: @teatro.rival.refit; Direção musical: Trio Júlio; Roteiro: Áurea Martins e Paulo Cunha; Apresentação: Alcides Sodré e Michelle Agra; Produção: Flávio Loureiro e Fernanda Santos | Teatro Rival Refit "Abrindo Portas" - transmissão ao vivo via youtube (onde está disponível).

2020

Em tempos de pandemia - lives e shows virtuais


80 anos Áurea Martins | Projeto 80 homenagens Áureas
| Episódios semanais (domingo) - cada episódio um novo homenageado | Idealização e roteiro: Paulo Cunha Bambu | Mestres de cerimônia: Alcides Sodré e Michelle Agra | Colaboradores: Rodrigo Nogueira, Leonardo Lichote, Tiago Prata | Ilustração: Felício Torres; Logotipo: Elder Rocha | Edição de vídeo: Caterine Vilardo | Equipe (Áurea Martins): Flávio Loureiro, Alexandra Carmo e Caterine Vilardo | Transmissão e episódios disponíveis no canal oficial youtube.com/AAureaMartins / Início: 13/9/2020 ...

18 de dezembro 2020 - Afinando a prosa - Daniela Aragão entrevista Áurea Martins | Instagram @danielaparagao

27 de novembro 2020 - Áurea Martins e Cristovão Bastos  apresentam o show "Amizade", no 'Em Casa #comigo' do Blue Note Rio, dentro do projeto "Lives pela Arte" | Transmissão ao vivo  no youtube Bluenotesp e Bluenoterio | Idealização e produção: Regina Oureiro.

5 de novembro 2020 - Sururu na Roda convida Áurea Martins #live | Transmissão Instagram @sururunaroda . {Sururu na Roda: Ana Costa, Fabiano Salex, Silvio Carvalho e Alceu Maia}.

26 de outubro 2020 - Aline Paes convida Áurea Martins em "OQVCOUV?" | Instagram @alinepaesmusica

26 de outubro 2020 - Sandra de Sá entrevista para #JanelaUBC - tema  #MúsicaPretaImporta | Transmissão Instagram @ubcmusica

22 de outubro 2020 - Áurea Martins no 'A live mar'/ conversa com Gabi Buarque | Instagram @gabibuarquecantora

3 de outubro 2020 - Áurea Martins no Circuito #PGMemCasa | Prêmio Grão de Música | Transmissão online premiograodemusica.com.br

3 de setembro 2020 - Áurea Martins, Haroldo Costa e Hermínio Bello de Carvalho em Conversa com Bial - Homenagem a Elizeth Cardoso | Conversa com Bial/TV Globo e Globo play. 

28 de agosto 2020 - Áurea Martins na Live "Vou te contar" / Alice Passos entrevista Áurea Martins Instagram @alicepassoscantora | Rio de Janeiro, RJ.  Disponível no link. (acessado em 13.12.2020).

12 de agosto 2020 - Áurea Martins showlive #EmCasaComSesc | Direção musical, arranjos e violão: Lucas Porto; Produção: Flávio Loureiro; Realização: Sesc São Paulo | O show teve transmissões pelo instagram @sescaovivo e no canal do youtube.com/sescsp onde está disponível AQUI

8 de agosto 2020 - Áurea Martins no Festival de Inverno online - Petrópolis e Nova Friburgo, RJ (5 a 9/8) | transmissão @festivaldeinvernoonline | Direção: Luís Filipe de Lima; Produção: Dellarte

24 de julho 2020 - Ilessi entrevista Amelia Rabello e Áurea Martins - tema: centenário Elizeth Cardoso | Facebook: @ilessicantora e @lumevoz . disponível no link. (acessado em 10.12.2020).

16 de julho 2020 - Áurea Martins conversa com Rodrigo Faour/ Live 16 - Elizeth Cardoso - 100 anos! | Instagram: @rodrigo.faour | Disponível no canal Rodrigo Faour oficial do youTube.

16 de julho 2020 - Elizeth 100 anos - quatro horas de bate-papo e música para homenagear a Divina / Vários convidados: Alfredo Del-Penho, Alice Passos, Ana Costa, Áurea Martins, Bruna Moraes, Dorina, Fabiana Cozza, Joyce Moreno, Leila Pinheiro, Mariana Baltar, Moacyr Luz, Nilze Carvalho, Nina Wirtti, Paula Santoro, Simone, Verônica Ferriani, Vidal Assis, Virgínia Rosa, Zé Luiz Mazziotti e Zé Renato | Idealização e produção: Marcus Fernando | Live/ Instagram: @teatro.rival.refit

14 de julho 2020 - Indiana Nomma convida Áurea Martins #live | Instagram: @indiananomma

13 de julho 2020 - Áurea Martins - bate-papo "100 anos de Elizeth Cardoso" | Live no "Som da Agulha" | Instagram @somdaagulha .

25 de junho 2020 - Áurea Martins Virginia Rosa - bate-papo | Live Teatro Rival Refit em casa | Instagram @teatro.rival.refit .

20 de junho 2020 - Áurea Martins 80 anos #live 2 - convidados: Família Áurea, Ana Costa, Vidal Assis, Alcides Sodré, entre outros | Live de Aniversário | Instagram: @aaureamartins

14 de junho 2020 - Áurea Martins no 'Papo Joia' / Moyseis Marques convida Áurea Martins para um bate-papo musical | Áurea 80 anos! | Instagram: @moyseismarques 

13 de Junho 2020 - Áurea Martins 80 anos | Transmissão do show “Áurea Martins homenageia Elizeth Cardoso” - gravado em 16 de março de 2019 | Centro de Música Carioca - Artur da Távola | {exibição na página facebook do Centro Carioca de Música}. Disponível no link. (acessado 12.12.2020).

13 de junho 2020 - 80 anos Áurea Martins | Live de aniversário | Instagram: @aaureamartins

11 de Junho 2020 - Existe racismo na música brasileira? / um debate em homenagem aos 80 anos de Áurea Martins | UNIFESP - Arquivo de Quarentena | Transmissão zoom/canal facebook UNIFESP. Disponível no link. (acessado 12.12.2020)

17 de junho 2020 - Áurea Martins no 'Cria de Casa' - bate-papo com Leonardo Lichote | Live Teatro Rival Refit em casa | Instagram @leolichote

1 a 30 de junho 2020 - Áureos tempos - 80 anos de Áurea Martins - homenagem | Transmitido no instagram @alcidessodre_canta

17 de maio 2020 - Áurea Martins - Ao vivo no Fórum Onze e meia | Boteco da Revista Fórum | youtube.com/forumrevista | Rio de Janeiro, RJ. Disponível no Link.  (acessado em 13.12.2020)

16 de maio 2020 - Trio Sambadona - convidada: Áurea Martins | Instagram @triosambadona | Rio de Janeiro, RJ.

16 de maio 2020 - Sarau D´Alice - convidados: André Grabóis, Áurea Martins, Renato Frazão e Ana Costa | Instagram @alicepassoscantora | Rio de Janeiro, RJ.  

13 de abril 2020 - Tarcicio convida Áurea Martins - bate-papo no Dia da mulher sambista | Instagram: @tarcisiomottapsol


***

13 e 14 de março 2020
- Shows de lançamento do álbum duplo "Tio Gê – O samba paulista de Geraldo Filme" (Selo Sesc, 2020). Participação especial: Cleide Queiroz (atriz) e as cantoras convidadas: 13/3: Alaíde Costa, Amanda Maria, Ellen Oléria e Graça Cunha - 14/3: Áurea Martins, Fabiana Cozza, Luciah Helena e Virgínia Rosa; Direção geral: Ogair Júnior; Músicos: Ogair Júnior (piano), Robertinho Carvalho (arranjos e contrabaixo), Dino Barioni (violão e cavaco), Ramon Montagner (percussão e bateria) | Sesc Belenzinho - São Paulo, SP.

5 de março 2020 - Show "Sarah homenageia uma das grandes artistas do samba, Beth Carvalho" | Participação especial: Áurea Martins | Músicos: Kayo Calado (violão), Vitor Hugo (cavaquinho), Flávio Patrício (sax e flauta), Jorge Gomes (bateria e pandeiro), Álvaro Barcelos (surdo) e Cláudio Brito (percussão); Direção musical: Claudio Brito; Pesquisa e seleção de repertório: Paulo Cunha; Produção: Flávio Loureiro | Teatro Rival Petrobras - Centro, Cinelândia - Rio de Janeiro, RJ.

24 de fevereiro 2020 Carnaval 2020: Áurea Martins é homenageada pelo Bloco "Corre Atrás", na Orla do Leblon - Rio de Janeiro, RJ . Informações: O Globo.

6 de fevereiro 2020Áurea Martins e Ana Costa - Show "O Samba e a Canção - uma homenagem a Jamelão" | Músicos: Itamar Assiere (piano, arranjos e direção musical), Diego Zangado (bateria) e Ivan Machado (contrabaixo) | Produção: Bianca Calcagni e Flavio Loureiro; Fotos: Marcelo Castello Branco | Quintas BNDES | Espaço Cultural BNDES - centro - Rio de Janeiro, RJ. Informações: BNDES.

29 de janeiro 2020 - Áurea Martins e Ana Costa - Show "O Samba e a Canção - uma homenagem a Jamelão" | Músicos: Itamar Assiere (arranjos, direção musical e teclados), Ivan Machado (contrabaixo) e Diego Zangado (bateria) | Participação especial: Alcione | Produção: Bianca Calcagni e Flavio Loureiro | Projeto Quartas Brasileiras  | Imperator - Centro Cultural João Nogueira - Rio de Janeiro, RJ.

25 de janeiro 2020 - Leny Andrade e o Quarteto do Rio | Convidados: Gilson Peranzzetta (direção musical), Áurea Martins, João Donato e Roberto Menescal | Teatro Rival Petrobras - Centro - Rio de Janeiro, RJ.

***

2019

6 e 7 de dezembro 2019Áurea Martins (voz) e Cristovão Bastos (piano e arranjos) | Participação especial: Márcia Tauil | Feitiço Mineiro - Brasília, DF. Informações: Correio Braziliense.

25 de novembro 2019 - Áurea Martins (voz) e Cristovão Bastos (piano e arranjos) | Produção: Flávio Loureiro | Sesc Carmo - São Paulo, SP.

22 de novembro 2019 - Show 'Violão Orixá – Homenagem ao Mestre João de Aquino' | Participação dos cantores: Monarco, Áurea Martins, Biro, Marcelle Motta e Esguleba | Sala Nelson Pereira dos Santos - Niterói, RJ.

21 de novembro 2019 - Áurea Martins homenageia Elizeth Cardoso | Músicos: Áurea Martins (voz), Fernando Leitzke (piano), Lucas Porto (violão) | Participação especial: Cristovão Bastos (piano) e Vidal Assis (voz) | Produção: Flávio Loureiro |  Auditório Radamés Ganttali - Casa do Choro - Rio de Janeiro, RJ.

17 de novembro 2019 - Show Áurea Martins | Músicos: Áurea Martins (voz),  Lucas Porto (vilão), Fernando Leitzke (piano) | Festival Sesc de Cultura Negra ÀWA | Sesc Santa Rita - Paraty, RJ.

12 de novembro 2019 - Juliana Maia - Show “No interior” {comemora 10 anos de carreira} | Participação: Áurea Martins | Teatro Rival Petrobras - Centro - Rio de Janeiro, RJ.

2 de novembro 2019 - Show Áurea Martins e Cris Pereira | Festival Yalodê | Museu Nacional da República - Brasília, DF.

1 de novembro 2019 - Painel carreira musical: Áurea Martins, Cris Pereira e Lidia Dallet | Festival Yalodê | Museu Nacional da República - Brasília, DF.

26 de outubro 2019 Show 'Vozes do Bem - Uma homenagem à Áurea Martins' | Músicos: Fhernanda Fernandes (violão), Áurea Martins (voz), Virgínia Menezes (voz), Marcela Santoro (voz)... |  Teatro Hebraica - Rio de Janeiro, RJ.

5 de outubro 2019 - Áurea Martins convida Gilson Peranzzetta e João Senise | Casa de Artes Paquetá - Paquetá, Rio de Janeiro, RJ.

3 de outubro 2019 Show "Samba Jazz, de raiz". Cláudio Jorge 70 anos | Participações / convidados: Áurea Martins, Bia Aparecida, Dorina, Mart'nália, Gabriel Versiani, Augusto Martins, Agrião, Moyséis Marques, Marcelinho Moreira e Zé Renato | Músicos: Cláudio Jorge (violão e voz), Ivan Machado (baixo elétrico), Zé Luiz Maia (baixo acústico), Camilo Mariano (bateria), Dirceu Leite (sopros), Kiko Horta (acordeon) | Teatro Rival Petrobras - Centro, Cinelândia - Rio de Janeiro, RJ.

28 de setembro 2019 - Show "Renato Braz canta Tim Maia" | Participações especiais: Aurea Martins (voz), Antonio Braz (teclados) e Cristovão Bastos (piano) | Músicos: Renato Braz (voz e percussão), Ivan Alves (bateria), Rodrigo Oliveira (contrabaixo) | Teatro Rival Petrobras - Rio de Janeiro, RJ.

26 de setembro 2019 - Andrea Dutra & Domingos Teixeira - show "Agora esse mundo é meu - canções de Fátima Guedes" | Participações especiais: Áurea Martins, Arranco de Varsóvia e Letícia Brito (poesia) | Direção de cena: Germana Guilherme; Produção: Fabíola Higino e Marcelo Cabanas | Teatro Rival Petrobras - Cinelândia, centro - Rio de Janeiro, RJ.

18, 19 e 20 de setembro 2019 - Cristovão Bastos e Maury Buchala lançam disco 'Espelho' (Selo Sesc). Participação especial - cantores (voz): Renato Braz, Áurea Martins, Mariana Baltar e Mônica Salmaso | Músicos: Cristovão Bastos (piano, arranjos, direção musical), Maury Buchala (piano, arranjos, direção musical), Jurim Moreira (bateria), João Lyra (violões), Bruno Aguilar (baixo), Dirceu Leite (sax, flauta), Hugo Pilger (violoncelo), Ricardo Amado, Andreia Carizzi (violino) e Marco Catto (viola) | Sesc 24 de Maio - São Paulo, SP.

13 de setembro 2019 - João Senise - lança do disco "Chama o síndico", uma homenagem a Tim Maia | Músicos: João Senise (voz), Gilson Peranzzetta (piano, arranjos e direção musical), Leny Andrade voz), Áurea Martins (voz), Adriano Giffoni (baixo elétrico), João Cortez (bateria) e Mingo Araujo (bateria) | Sala Paulo Moura - Centro de Música Carioca Artur da Távola - Rio de Janeiro, RJ.

10 de setembro 2019 - Show "Jequitibá do Samba & Alice Passos convidam Áurea Martins -  Tributo a Paulo César Pinheiro - 70 anos" | Músicos: Alice Passos (voz), Áurea Martins (voz), Jequitibá do Samba: Anderson Balbueno (percussão e voz), Bidu Campeche (percussão), Iuri Bittar (violão 6 cordas e voz), Jeferson Scott (percussão e voz), Julião Pinheiro (violão 7 cordas e voz) e Ronaldo Gonçalves (cavaquinho e voz) | Teatro SESC Ginástico - Centro, Rio de Janeiro, RJ.

8 de Setembro 2019 - Aurea Martins - show | Brunch na Piscina - Mara Palace Hotel - Vassouras, RJ.

21 de agosto 2019 - Áurea Martins homenageia Elizeth Cardoso | Músicos: Áurea Martins (voz), Fernando Leitzke (piano), Lucas Porto (violão) | Participação especial: Cristovão Bastos (piano) e Vidal Assis (voz) | Produção: Flávio Loureiro | Auditório Radamés Ganttali - Casa do Choro - Rio de Janeiro, RJ.

15 de agosto 2019 - Luis Pié e Vidal Assis - Show "Nos chamam Ébano" | Convidados: Áurea Martins e Altay Veloso | Teatro Municipal de Niterói - Niterói, RJ.

9 de agosto 2019 - Show Elízio de Búzios | Participação: Áurea Martins | Beco das Garrafas, Copacabana - Rio de Janeiro, RJ.

1 de agosto 2019 - Amanda Bravo - Show "Sambalanço a Bossa de Durval Ferreira e Olandivo" | Participação: Áurea Martins, Leny Andrade, Gilson Peranzzetta, Victor Biglione, Dóris Monteiro, Osmar Milito, Maurício Einhorn e Quarteto do Rio | Teatro Rival Petrobras - Rio de Janeiro, RJ.

27 de julho 2019 - Áurea Martins convida Alaíde Costa, Verônica Ferriani e Virgínia Rosa e o pianista Iuri Salvagnini | Produção: Flávio Loureiro | Casa de Francisca - São Paulo, SP.

26 de julho 2019 - Virgínia Rosa canta Vanzolini no show 'Sorrisos' | convidados: Áurea Martins, Elle Oléria e Toninho Ferragutti | Direção Musical: Ogair Junior; Direção geral: Fernando Cardoso | Teatro Paulo Autran - Sesc Pinheiros - São Paulo, SP.

25 de julho 2019 - Ana Costa e Áurea Martins - show "O samba e a canção - um tributo a Jamelão" | Músicos: Ana Costa (voz), Áurea Martins (voz), Diego Zangado (bateria), João Braga (piano) e Zé Luiz Maia (contrabaixo); Produção: Zambo Produções; Produção executiva: Flávio Loureiro (Áurea) | Teatro Municipal de Niterói, RJ.

17 de julho 2019 - Show "Uma tarde para Dolores Duran e família" | Idealização, roteiro e apresentação: Rodrigo Faour; Direção musical e arranjos: Heberth Souza; Arranjos adicionais: Gabriel Gonzaga; Músicos: Evelyne Garcia (teclados e acordeon), Rodrigo Serra (bateria), Tássio Ramos (baixo), Dudu Oliveira (sax tenor e flauta) e a participação de Mirabeaux (guitarra) | Participações especiais: Áurea Martins, Dóris Monteiro, Lana Bittencourt, Ellen de Lima, Luciene Franco, João Roberto Kelly, Leny Andrade, Gilson Peranzzetta, Chico Chico, Júlio Estrela, Ana Costa, Zezé Motta, Ney Matogrosso, Denise Duran e Izzy Gordon; atores-cantores: Gottsha, Cláudio Lins, Soraya Ravenle, Frenéticas: Dhu Moraes e Sandra Pêra; depoimentos: Eloá Dias e Maria Fernanda | Iluminação: Katia Barreto; Som: Auro Torres; Roadie: Batata; Fotos: Marcelo Castelo Branco; Produção: Flávio Loureiro e Rodrigo Faour  | Imperator - Centro Cultural João Nogueira - Méier, Rio de Janeiro, RJ. Informações: rodrigofaour/ #Show disponível no canal de rodrigofaour.

11 de julho 2019 - Show Aurea Martins* e convidados - rumo aos 80 anos! | Músicos: Áurea Martins (voz), Fernando Costa (teclado), Cesão (baixo) e Ricardo Costa (bateria) | Convidados: João Senise, Vidal Assis, Elízio de Búzios e Ana Costa | Produção: Flávio Loureiro | Carioca da Gema - Lapa, Rio de Janeiro, RJ. {*Áurea Martins, a cantora que inaugurou a casa de música da Lapa nos anos 90}.

24 de junho 2019 - Show "A Cuíca do Laurindo" | convidada especial: Áurea Martins | Teatro Carlos Gomes - Praça Tiradentes, Rio de Janeiro, RJ.

7 de junho 2019 - Show Três damas e um maestro: a nobreza da canção brasileira – Leny Andrade, Alaíde Costa, Áurea Martins (vozes) e Gilson Peranzzetta (piano) | Teatro Rival Petrobrás - Rio de Janeiro, RJ.

18 de maio 2019 - Viva Johnny Alf! com Áurea Martins | Músicos: Áurea Martins (voz) e o Trio Fernando costa (piano), Ricardo costa (bateria) e Cesão (contrabaixo) | Participações especiais: [...] | Produção: Flávio Loureiro | Bottle's Bar - Beco das Garrafas, Copacabana - Rio de Janeiro, RJ.

4 de maio 2019 - João Senise - Tributo a Tim Maia com Gilson Peranzzetta e Mauro Senise | Participação: Áurea Martins, Leny Andrade, Adriano Giffoni e Ricardo Costa | Blue Note Rio - Rio de Janeiro, RJ.

18 de abril 2019 - Ana Costa e Áurea Martins - show "O samba e a canção - um tributo a Jamelão" | Músicos: Ana Costa (voz), Áurea Martins (voz), Itamar Assiere (direção musical e arranjos) Ivan Machado (contrabaixo) e Diego Zangado (bateria) |  Produção: Flavio Loureiro |  Blue Note Rio - Rio de Janeiro, RJ.

13 de abril 2019 - Áurea Martins - Dia da mulher Sambista | Cinelândia, Rio de Janeiro (RJ)

30 de março 2019 - Fhernanda Fernandes show "Os Paulos" | Participação especial: Áurea Martins; Músicos: Pedro Braga (direção musical, arranjos, guitarra e violão, Alex Rocha (contrabaixo), Lucas Cipriano (piano) e Helbe Machado (bateria); Produção executiva: Luly Linhare | Sala Paulo Moura - Centro de Música Carioca Artur da Távola - Rio de Janeiro, RJ.

22 de março 2019 - Fhernanda Fernandes e Áurea Martins |  Grand Prix Piano Bar do Hotel Novo Mundo - Rio de Janeiro, RJ.

16 de março 2019 - Áurea Martins homenageia Elizeth Cardoso | Músicos: Áurea Martins (voz), Lucas Porto (violão), Fernando Leitzke (piano) | Centro de Música Carioca Artur da Távola - Rio de Janeiro, RJ.

14 de fevereiro 2019 - João Senise - lançamento do cd "Chama o síndico", uma homenagem a Tim Maia | Músicos: João Senise (voz), Gilson Peranzzetta (piano, arranjos e direção musical), Áurea Martins (voz), Moyseis Marques (voz), Mauro Senise (sax e flauta), Rildo Hora (gaita), Adriano Giffoni (baixo elétrico), Ricardo Costa (bateria), Mingo Araújo (percussão), Jota Moraes (vibrafone) e Pascoal Meirelles (percussão) | Teatro Rival Petrobras - Rio de Janeiro, RJ.

2 de fevereiro 2019 - Show "Encontro de Tom Jobim e Frank Sinatra: Aurea Martins (voz), João Senise (voz) e Gilson Peranzzetta (piano, arranjos e direção musical)" | Produção: Fhernanda Fernandes | Grand Piano Bar do Hotel Novo Mundo - Praia do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ.

24 de janeiro 2019Projeto Som da Preta convida a Orquestra Lunar - Baile show | Spaço Fractal - Lapa, Rio de Janeiro, RJ |{Orquestra Lunar: Sheila Zagury, Georgia Camara, Flávia Torga, Manoela Marinho, Monica Avila, Katia Preta Nascimento, Andrea Dutra, Sueli Faria, Luciana Requião e Áurea Martins}.

23 de janeiro 2019 - Show em homenagem a Tito Madi com Gilson Peranzzetta (piano, direção musical e arranjos) e os cantores Áurea Martins, Márcio Lott, João Senise e Sanny Alves | com exibição do documentário "Tito Madi - tempo de amar", de José Maria Bezerril, produção de Luiz Carlos de Souza | Sala Baden Powell - Casa da Bossa - Rio de Janeiro, RJ.

17 de janeiro 2019 Áurea Martins e Ana Costa - Show "O Samba e a Canção - Um tributo a Jamelão" | Músicos: Itamar Assiere (direção musical, arranjos e piano), Ivan Machado (contrabaixo) e Diego Zangado (bateria) | Teatro Rival Petrobras - Rio de Janeiro, RJ.

11 de janeiro 2019 - Show "Mudando de conversa: Aurea Martins, Hermínio Bello de Carvalho e Vidal Assis" | Produção: Fhernanda Fernandes | Grand Piano Bar do Hotel Novo Mundo - Praia do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ. 

13 de janeiro 2019 - João Senise 30 anos - show de aniversário | Aurea Martins, Indiana Nomma, Didier Fernan, Gilson Peranzzetta, João Cortez, Mauro Senise, Pascoal Meirelles, Ricardo Costa, Rildo Hora e Zeca Assumpção | Sala Municipal Baden Powell - Casa da Bossa - Copacabana, Rio de Janeiro, RJ.

9 de janeiro 2019 - Áurea Martins canta Johnny Alf  | Festival de Inverno do Beco das Garrafas | Beco das Garrafas, Copacabana - Rio de Janeiro, RJ.

***

2018

16 de dezembro 2018
- Concerto "Moacir Santos - grandes sucessos da Rádio Nacional" | Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) da Universidade Federal Fluminense (UFF) | Solistas convidados: Áurea Martins e Marcos Sacramentos; Regência do maestro Tobias Volkmann | Sala Cecília Meireles - Centro, Rio de Janeiro, RJ.

15 de dezembro 2018 - Concerto "Moacir Santos - grandes sucessos da Rádio Nacional" | Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) da Universidade Federal Fluminense (UFF) | Solistas convidados: Áurea Martins e Marcos Sacramentos; Regência do maestro Tobias Volkmann |  CineArte UFF - Niterói, RJ. 

13 de dezembro 2018 - Show Áurea Martins, Hermínio Bello de Carvalho e Vidal Assis | Concepção: Hermínio Bello de Carvalho e Luiz Boal; Direção musical: Vidal Assis; Produção: Olhar Brasileiro | Sesc Vila Mariana - São Paulo, SP.

5 de dezembro 2018 - Áurea Martins, Gilson Peranzzetta e João Senise - espetáculo "Encontro de Tom Jobim & Frank Sinatra" | Músicos: Áurea Martins (voz), João Senise (voz), Gilson Peranzzetta (direção musical, arranjos e piano), Adriano Giffoni (contrabaixo acústico), João Cortez (bateria) | Produção: Eliana Peranzzetta | Teatro da UFF - Niterói, RJ. informações: Centros de Artes UFF. | ATribuna.

1 de dezembro 2018 - Terreiro de Crioulo - homenageada Áurea Martins | 3ª FliSamba | Realização: Renascença Clube | Renascença Clube - Andaraí, Rio de Janeiro, RJ.

28 de novembro 2018 - Áurea Martins, Leny Andrade, Gilson Peranzzetta, Zé Luiz Mazziotti e João Senise - Show "homenageando Cartola, Tito Madi e Nelson Cavaquinho"Produção: Fernanda Santos e Flávio Loureiro; Assessoria de comunicação: Sheila Gomes | Quartas Brasileiras |  Imperator Centro Cultural João Nogueira - Rio de Janeiro, RJ.

27 novembro 2018 - Show Tributo Wilson Moreira - lançamento do CD “Tá com Medo, Tabaréu?” | Direção musical e arranjos: Paulão 7 Cordas | Participações especiais: Fabiana Cozza, Áurea Martins, Ana Costa, Didu Nogueira, Makley Matos, Marquinho de Oswaldo Cruz, Paulão 7 Cordas, Tânia Machado, Agenor de Oliveira, Darcy Maravilha, Fernando Bento e Susana Dal Poz | Especial programa Todas as Bossas/ TV Brasil | Teatro Rival - Rio de Janeiro, RJ. {Todas as Bossas – Homenagem a Wilson Moreira. TV BRASIL}. Disponível no link. (acessado em 11.10.2020).

16 de novembro 2018 - Show Áurea Martins + Lançamento da biografia "Áurea Martins: a invisibilidade visível", escrita por Lúcia Neves (Edições Folha Seca, 2017) | Festival de Arte e Literatura de Conservatória | Teatro Sonora - Conservatória - Valença, RJ.

14 de novembro 2018 - Show Trio Julio | Participação: Áurea Martins | Músicos: Tomaz Retz (flauta), Edgar Araújo (bateria), João Rafael (contrabaixo), Rafael Chaves (percussão) e Áurea Martins (voz) | Auditório Radamés Ganttali - Casa do Choro - Rio de Janeiro, RJ.

8 de novembro 2018 - Áurea Martins - até sangrarcom Terra Trio: Fernando Costa (baixo), Ricardo Costa (bateria), Zé Maria Rocha (piano); convidados:  Hermínio Bello de Carvalho, Domingos Teixeira, Daniela Spielmann, Cátia Katia Preta Nascimento, Vidal Assis, Lucas Porto; Produção: Flavio Loureiro | Teatro Rival Petrobras - Rio de Janeiro, RJ.

31 de outubro 2018 - Áurea Martins e Pedro Miranda - Samba na PUC | Realização: Vice-Reitoria Comunitário - Coord. de atividades comunitárias e culturais; Produção: NLZ Produções | Anfiteatro Junito Brandão - Bosque da PUC-Rio - Rio de Janeiro, RJ.

20 de outubro 2018 - Show Áurea Martins, Zé Luiz Mazziotti e Tico de Moraes | Varanda Musical - Lago Norte, Brasília, DF. 

18 de outubro 2018 - Show Áurea Martins e Tico de Moraes | Convidado: Alexander Raichenok (sax); Músicos: Áurea Martins (voz) Tico de Moraes (voz e guitarra) e Filipe Togawa (piano) | C'est si bon Creperie & Bistro - 213 norte, Brasília, DF.

17 de outubro 2018 - Show Áurea Martins e Tico de Moraes | Convidado: Alexander Raichenok (sax); Músicos: Áurea Martins (voz) Tico de Moraes (voz e guitarra 7 cordas) e Filipe Togawa (piano) | Espaço Cultural do Choro - Brasília, DF.

7 de outubro 2018 - Áurea Martins e Vidal Assis no programa Sr. Brasil/ TV Cultura de São Paulo - São Paulo, SP. {Áurea participa dos blocos 4 2 5}.

28 de setembro 2018 - Orquestra Tabajara convida Áurea Martins | Teatro Rival Petrobras - Rio de Janeiro, RJ.

12 de setembro 2018 - Show "Uma noite na Modern Sound -  Áurea Martins, Márcio Lott, Antonio Carlos e Quarteto Swingueira 4 [Quarteto, composto por: Fernando Merlino (piano e arranjos), José Luiz Maia (baixo acústico), Tino Jr. (sax) e Ricardo Costa (bateria)]" | Sala Municipal Baden Powell - Rio de Janeiro, RJ.

6 de setembro 2018 - Daniela Spielmann lança o álbum “Afinidades” | Músicos: Daniela Spielmann (sax e flauta), Xande Figueiredo (bateria), Domingos Teixeira (violão) e Rodrigo Villa (contrabaixo) | Participações especiais: Aurea Martins, Sheila Zagury, Silvério Pontes, Alexandre Romanazzi, e Beto Cazes, além dos bailarinos João Carlos Ramos e Aline Moreira | Casa do Choro - Rio de Janeiro, RJ.

15 de agosto 2018 - 29º Prêmio da Música Brasileira - ano Luiz Melodia | Durante a cerimônia de entrega da premiação, Áurea Martins e Xênia França interpretam 'Juventude transviada' (Luiz Melodia) | Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, RJ.

3 de agosto 2018 - Show Áurea Martins e Trio | Músicos: Áurea Martins (Voz), Fernando Costa (piano), César de Souza Dias (contrabaixo) e Ricardo Costa (bateria) | Homenageados da edição: Áurea Martins e João Bosco | 3º Cerrado Jazz Festival (3 a 5/8/2018) | Caixa Cultural - Brasília, DF.

27 de julho 2018 - Show lançamento do álbum "Sueli Costa convida Fernanda Cunha & Áurea Martins". Comemorando 50 anos de carreira e 75 anos de Sueli Costa | Músicos: Sueli Costa (piano), Áurea Martins (voz), Fernanda Cunha (voz), Zé Carlos (violão), Berval Moraes (contrabaixo) e Helbe Machado (bateria) | 19h. | Sala Baden Powell - Rio de Janeiro, RJ.

20 de julho 2018 - Áurea Martins lança a sua biografia "Áurea Martins: a invisibilidade visível", escrita por Lúcia Neves (Edições Folha Seca, 2017) | Passa Disco - Recife, PE.

12 de julho 2018 - João Senise canta Sinatra - convidada Áurea Martins | Participação especial: Gilson Peranzzetta (piano), Mauro Senise (sax e flauta), Zeca Assumpção (contrabaixo) e Ricardo Costa (bateria) | Teatro Rival Petrobras - Rio de Janeiro, RJ.

6 de julho 2018 - Show 'Divina dama' - Áurea Martins - show + lançamento da biografia "Áurea Martins: a invisibilidade visível" / Sessão de autógrafo com a biógrafa Lúcia Neves e Áurea Martins | Participação especial: Socorro Lira; Músicos: Áurea Martins (voz), Iuri Salvagnini (piano) e Socorro Lira (violão e voz) | Produção: Liraprocult; Realização: Sesc | Sesc São Caetano - São Paulo, SP.

26 de junho 2018 - Áurea Martins e Elymar Santos no Conversa com Bial/ TV Globo - Rio de Janeiro, RJ.

20 de junho 2018 - "Show Laércio de Freitas 77 anos e convidados" | Participação especial dos amigos: João Donato, Áurea Martins, Arismar do Espírito Santo, Ricardo Silveira, Ronaldo do Bandolim, Robertinho Silva, Luiz Alves e Ricardo | Sala Municipal Baden Powell – Casa da Bossa - Rio de Janeiro, RJ.

13 de junho 2018 - Áurea Martins - Especial 78 anos com amigos | Músicos: Áurea Martins (voz), Fernando Costa (piano), Cezão (contrabaixo) e Ricardo Cota (bateria) | Participação especial: Luisa Lacerda, Ana Costa, Cristovão Bastos, Gilson Peranzzetta, Guto Marques, João Senise, Márcio Gomes, Beatriz Rabello, Lucas Porto, Alice Passos, Augusto Martins, Aurea Martins, Daniela Spielmann, Nina Wirtti, Orlando Moraes, Mazé Sant'Anna, Elízio Búzios, Vidal Assis, Zé Maria Rocha, entre outros | Sala Baden Powell (Rio de Janeiro, RJ.

20 de maio 2018 - Jequitibá do Sampa recebe a cantora Áurea Martins | Espaço Catete - Catete, Rio de Janeiro, RJ.

18 de maio 2018 - 60 anos da Bossa Nova - Áurea Martins canta Johnny Alf  | Produção: Flávio Loureiro | Bottle's Bar - Beco das Garrafas, Copacabana - Rio de Janeiro, RJ.

17 de maio 2018  - Socorro Lira e Áurea Martins - Show 'A Canção Brasileira' | Participação: Lucas Porto (violão)  | Auditório Radamés Ganttali - Casa do Choro - Rio de Janeiro, RJ.

1 de maio 2018 - Show de lançamento do CD* "Dalva de Oliveira - 100 anos. Ao vivo" | convidados: Angela Maria, Áurea Martins, Agnaldo Timóteo, Ayrton Montarroyos, Claudette Soares, Dóris Monteiro, Eliana Pittman, Ellen de Lima, Julia Vargas, Leny Andrade, Luciene Franco, Márcio Gomes, Rosa Marya Colin e Simone Mazzer | Teatro Riachuelo - Centro, Rio de Janeiro, RJ.. {*O disco duplo “Dalva de Oliveira – 100 Anos Ao Vivo” (Biscoito Fino), fruto do espetáculo musical que homenageou o centenário da cantora, em 2017. Com idealização e produção de Thiago Marques Luiz, o show reuniu um elenco de artistas de várias gerações e estilos musicais, em duas noites (em São Paulo, no Teatro J. Safra, e no Imperator, no Rio de Janeiro)}.

27 de abril 2018Orquestra Lunar com as cantoras Áurea Martins e Andrea Dutra | Trapiche da Gamboa - Centro - Rio de Janeiro, RJ.

24 de Abril 2018 - Programa 'UNA' com Miguel Rabello Luisa Lacerda, Vidal Assis, Lucas Bueno e Luiz Pié. Convidada da edição: Áurea Martins | Gravação do Programa UNA Música Brasileira do Centro de Música Carioca | Roteiro e direção: Bele Marinho e Junior de Morais | Centro da Música Carioca Arthur da Távola - Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.
 
21 e 22 de abril 2018 - Show "Nelson Sargento coMvida". Participação especial: Áurea Martins e Edil Pacheco  | Músicos: Nelson Sargento (voz) e o grupo Sindicato do Samba: Robertinho Silva (percussão), Foguete (percussão), Zé Neto (violão) e Natan Gomes (teclados); Direção artística: Nelson Sargento; Produção: Conexão Social Produções | Centro de Artes UFF - Niterói, RJ. #* Show disponível no link. (acessado em 15.10.2020) .

28 de março 2018 - Show do grupo É Preta (Marina Iris, Marcelle Mota, Maria Menezes, Nina Rosa e Simone Costa) | Participação especial: Áurea Martins e Dorina | Teatro Municipal Carlos Gomes, Praça Tiradentes, Centro - Rio de Janeiro, RJ.

16 de março 2018 - Show Sueli Costa convida Fernanda Cunha e Áurea Martins | Músicos: Sueli Costa (piano), Áurea Martins (voz), Fernanda Cunha (voz), Zé Carlos (violão), Berval Moraes (contrabaixo) e Helbe Machado (bateria) | Centro de Referencia da Música Carioca 'Arthur da Távola' - na Tijuca . Rio de Janeiro, RJ. 

10 de março 2018 -  Orquestra Lunar com as cantoras Áurea Martins e Andrea Dutra - show celebrando o dia internacional da mulher | "Semana Especial das Mulheres" no Trapiche da Gamboa - Centro - Rio de Janeiro, RJ.

9 de março 2018 - Show Sueli Costa convida Fernanda Cunha e Áurea Martins | Músicos: Sueli Costa (piano), Áurea Martins (voz), Fernanda Cunha (voz), Zé Carlos (violão), Berval Moraes (contrabaixo) e Helbe Machado (bateria) | Auditório Radamés Gnattali - Casa do Choro. Centro, Rio de Janeiro, RJ. 

8 de março 2018 -  Orquestra Lunar com as cantoras Áurea Martins e Andrea Dutra - show celebrando o dia internacional da mulher |  Blue Note Rio - Rio de Janeiro, RJ.

3 de fevereiro 2018 - Show Cristovão Bastos (piano) e  Áurea Martins (voz) - 35ª Edição da Oficina de Música de Curitiba - Teatro do Paiol - Curitiba, PR. {foto: Cido Marques© galeria de fotos disponíveis em Fundação Cultural de Curitiba).

12 de janeiro 2018 - João Senise e Convidados | Músicos: Gilson Peranzzetta (direção musical, arranjos e piano), Zeca Assumpção (baixo) e João Cortez (bateria) | Convidados: Áurea Martins, Indiana Nomma, Mauro Senise, Nelson Faria, Pascoal Meirelles, Ricardo Costa, Rildo Hora e Sueli Costa | Produção: Eliane Peranzzetta | Bottle's Bar - Beco das Garrafas, Copacabana - Rio de Janeiro, RJ.

9 de janeiro 2018 - 60 anos da Bossa Nova - Áurea Martins canta Johnny Alf  e lança sua biografia “Áurea Martins: A Invisibilidade Visível”, escrita por Lucia Neves (Editora Folha Seca, 2017) | Produção: Flávio Loureiro | Bottle's Bar - Beco das Garrafas, Copacabana - Rio de Janeiro, RJ.

***

2017

18 de dezembro 2017
- Áurea Martins ao lado de Lúcia Neves lança a biografia "Áurea Martins: a invisibilidade visível", de Lúcia Neves (Edições Folha Seca, 2017), com Sarau Musical | Folha Seca - rua do Ouvidor, Centro - Rio de Janeiro, RJ.

25 de novembro 2017 - MostraPGM com Calé Alencar (CE), Estela Ceregatti (MT) e Aurea Martins (RJ) | Cerimônia de entrega do Prêmio Grão de Música 2017 | Sala Olido - Centro Cultural Olido - Centro, São Paulo, SP. Compcto do encerramento disponível AQUI!

20 de novembro 2017 - Áurea Martins e Dudu Nobre - show | Programação cultural do aniversário de 444 anos de Niterói | Praça da Cantareira - São Domingos, Niterói, RJ.

8 de novembro 2017 - Áurea Martins - show comemorativo  10 anos de lançamento do seu primeiro e elogiadíssimo CD "Até Sangrar" (Biscoito Fino) |  Músicos: Áurea Martins (voz) e o grupo Terra Trio - Zé Maria Rocha (piano), Fernando Costa (contrabaixo e Ricardo Costa (bateria) | Convidados especiais: ? | Teatro Rival - Cinelândia, Centro – Rio de Janeiro, RJ. Informações: Teatro Rival.

29 de outubro 2017 - Orquestra Lunar toca clássicos da música brasileira  - Domingueira da Lunar |{Orquestra Lunar: Aurea Martins (voz), Andrea Dutra (voz),  Manoela Marinho (violão e cavaco), Sheila Zagury (piano e teclados), Luciana Requião (baixo), Katia Preta (trombone), Monica Ávila (sax alto e flauta), Sueli Faria (sax barítono e flauta), Flavia Torga (percussão) e Georgia Camara (bateria)} | Armazém Cultural - Santa Tereza - Rio de Janeiro, RJ. 

11 de outubro 2017 - Cadombaile recebe Áurea Martins no Trapiche - edição especial | Candombaile, formado por: Fernando Leitzke (piano), Eduardo Neves (sax e flauta), Rui Alvim (sax e clarinete), Aquiles Moraes (trompete), João Rafael Souza (baixo acústico), Fabricio Reis (percussão) e Marcus Thadeu (bateria) | Trapiche da Gamboa - Gamboa, Rio de Janeiro, RJ.

24 de setembro 2017 Show "A volta da Orquestra Lunar" |{Orquestra Lunar: Aurea Martins (voz), Andrea Dutra (voz), Manoela Marinho (violão e cavaco), Sheila Zagury (piano e teclados), Luciana Requião (baixo), Katia Preta (trombone), Monica Ávila (sax alto e flauta), Sueli Faria (sax barítono e flauta), Flavia Torga (percussão) e Georgia Camara (bateria)} | Convidados especiais: Elizio de Búzios e Daniela Spielmann | Sala Municipal Baden Powell - Rio de Janeiro, RJ. 

17 de setembro 2017 -  Áurea Martins e Alaíde Costa - espetáculo "Elizethíssima - uma sincera homenagem a Elizeth Cardoso"  - Quartas Brasileiras | Participações: Hermínio Bello de Carvalho e Vidal Assis Idealização e produção: Hermínio Bello de Carvalho; Músicos: Lucas Porto (violão, direção musical e arranjos), Kiko Horta (piano e acordeon), Marcus Thadeu (percussão) e Pedro Aune (baixo acústico) | Produção: Flávio Loureiro | Imperator - Centro Cultural João Nogueira - Méier, Rio de Janeiro, RJ.

10 de setembro 2017 - Orquestra Lunar show 'Domingueira da Lunar' |{Orquestra Lunar: Aurea Martins (voz), Andrea Dutra (voz),  Manoela Marinho (violão e cavaco), Sheila Zagury (piano e teclados), Luciana Requião (baixo), Katia Preta (trombone), Monica Ávila (sax alto e flauta), Sueli Faria (sax barítono e flauta), Flavia Torga (percussão) e Georgia Camara (bateria)} | Armazém Cultural - Santa Tereza - Rio de Janeiro, RJ. 

6 de setembro 2017 - Show Marcus Lima - participação especial Áurea Martins | Carioca da Gema - Lapa, Rio de Janeiro, RJ.

25 de agosto 2017 - Áurea Martins é a convidada do Ao Vivo entre Amigos | Músicos: Pedro Aune (baixo acústico), Lucas Porto (violão e arranjos) e Itamar Assiere (piano) | Música e entrevista sob o comando do produtor musical João Carino | TV Brasil / Rádio MEC EBC. Áudio disponível no link. (acessado 12. 12.2020)

24 de agosto 2017 - Show "100 anos Dalva de Oliveira" | convidados: Amelinha, Angela Maria, Áurea Martins, Agnaldo Timóteo, Ataulfo Alves Jr., Dóris Monteiro, Eliana Pittman, Ellen de Lima, Julia Vargas, Leny Andrade, Luciene Franco, Márcio Gomes, Rosa Marya Colin, Simone Mazzer, Zé Renato, Gottsha, João Cavalcanti | Idealização e produção: Thiago Luiz Marques: Direção musical e arranjos: Dudu Viana; Roteiro: Ricardo Cravo Albin | CD duplo e será lançado pela Biscoito Fino | Imperator - Centro Cultural João Nogueira - Méier, Rio de Janeiro, RJ.

20 de agosto 2017 - Show Meu caro amigo Chico Buarque | Convidam para este show: Amanda Bravo, Andrea Ernert Dias, Antonio Guerra, Áurea Martins, Cecília Rangel, Chico Faria, Danny Reis, Deborah Levy, Didier Fernan, Dôdo Ferreira, Edu Krieger, Fabio Nin, Felipe Radicetti, Folia de 3, Guilherme Hermolin, João Cantiber, Lu Oliveira, Lucas Bueno, Lúcia Menezes, Lúcio Sanfilippo, Márcio Thadeu, Marianna Leporace, Martha Moreno, Mauricio Detoni, Memeca Moschkovich, Mulheres de Chico, Mulheres de Hollanda, Nenem Krieger, Ninah Jo, Quarteto do Rio, Quarteto em Cy, Otavio Garcia, Rafael Lima, Sandra De Paoli, Sheila Zagury, Simone Lial, Solange Pellegrini e Vocalise | Produção: Zênitha Produções | 2ª edição do projeto | Sala Baden Powell - Rio de Janeiro, RJ. 

18 de agosto 2017 - Leandro Fregonesi - show "Artesãos do samba" | Convidados: Paulo César Feital, Áurea Martins e Hermínio Bello de Carvalho | Praça Tiradentes - Rio de Janeiro, RJ.

12 de agosto 2017 - Show Áurea Martins (voz) e Lucas Porto (violão) | Casas de Arte de Paquetá - Paquetá - Rio de Janeiro, RJ.

3 de agosto 2017 - Ronaldinho Gonçalves e Bene Dinis - lançam o CD "O samba vai durar" | Participações especiais: Áurea Martins, Marcos Sacramento, Bebê Kramer e Fernando Leitzke | Casa do Choro - Centro, Rio de Janeiro, RJ.

28 de julho 2017 - Áurea Martins e Alaíde Costa - espetáculo "Elizethíssima - uma sincera homenagem a Elizeth Cardoso" |  Participações: Hermínio Bello de Carvalho e Vidal Assis | Roteiro musical: Hermínio Bello de Carvalho e Zé Maria Rocha; Músicos: Lucas Porto (violão, direção musical e arranjos), Kiko Horta (piano e acordeon), Marcus Thadeu (percussão) e Pedro Aune (baixo acústico) |  Produção: Flávio Loureiro; Fotos: Sérgio Caddah | Teatro Rival Petrobras, Centro - Rio de Janeiro, RJ.

7 de julho 2017 - Show em homenagem a 'Dalva de Oliveira - Olhando o céu viu uma estrela' com Gonzaga Leal e Áurea Martins | Participação Especial: Maestro Spok e Isadora Melo | Direção musical e regência: Caca Barreto e Cláudio Moura; Arranjos: Caca Barreto; Músicos: Áurea Martins (voz), Gonzaga Leal (voz), Caca Barreto (contrabaixo acústico), Cláudio Moura (violão), Maurício Cézar (teclados e acordeon), Aristide Rosa (viola nordestina), Rafael Marques (bandolim e cavaquinho), Alexandre Rodrigues (flauta, sax e clarinete), George Rocha (percussão) e Tomás Melo (percussão) | Teatro Arraial Ariano Suassuna - Recife, PE.

11 de junho 2017 - Áurea Martins show comemoração 77 anos | Participação especial: Marcos Sacramento, Cristovão Bastos, Gilson Peranzzetta, Zé Maria Rocha, Fernando Costa, João Senise, Elízio de Búzios, Dorina, Zé Luiz Mazziotti, Daniela Spielmann | Músicos: Lucas Porto (Direção musica, arranjos e violão), Kiko Horta (acordeon), Marcus Thadeu (bateria) e Pedro Aune (baixo) | Produção: Flávio Loureiro; Fotos: Mariza Lima | Sala Baden Powell - Rio de Janeiro, RJ.

2 de junho 2017 - Cantora Cris Pereira apresenta a turnê "Folião de Raça" |  Participação especial: Áurea Martins e Ilessi | Músicos: músicos Lucas de Campos (violão e direção musical), José Cabrera (piano), Rodrigo Salgado (baixo) e Leander Motta (bateria e percussão) | Teatro Popular Oscar Niemeyer  - Niterói, RJ. Informações: Prefeitura Niterói.

1 de junho 2017 - Cantora Cris Pereira apresenta a turnê "Folião de Raça" | Participação especial: Áurea Martins | Músicos: músicos Lucas de Campos (violão e direção musical), José Cabrera (piano), Rodrigo Salgado (baixo) e Leander Motta (bateria e percussão)  | Auditório Radamés Ganttali - Casa do Choro - Rio de Janeiro, RJ.

31 de maio 2017 - Cantora Cris Pereira apresenta a turnê "Folião de Raça" | Participação especial: Áurea Martins | Músicos: músicos Lucas de Campos (violão e direção musical), José Cabrera (piano), Rodrigo Salgado (baixo) e Leander Motta (bateria e percussão) | Centro da Música Carioca Artur da Távola - Rio de Janeiro, RJ.

24 de maio 2017 - Show "Mauricio Einhorn - 80 anos de gaita" | Convidados especiais: João Donato, Áurea Martins, Jane Duboc, Rildo Hora, Marcio Lott, Idriss Boudrioua, Felipe Poiie Red Sulivan | Sala Baden Powell - Rio de Janeiro, RJ.

21 de maio 2017 - Espetáculo "Tributo à Dick Farney" . Zé Luiz Mazziotti - participação especial Áurea Martins; arranjos e piano: Itamar Assiere e trio de músico | Sala Baden Powell - Rio de Janeiro, RJ.

30 de abril 2017Dé Lucas e o samba na batura, convidam: Áurea Martins, Cláudio Jorge e Sérgio PererêCasa de Bamba, de Dé Lucas - Quintal da Divina Luz, Belo Horizonte, MG.

23 de abril 2017 - Show Cristovão Bastos (piano), Nailor Proveta (clarinete/saxofone) - Homenagem a Pixinguinha | Participação especial: Áurea Martins (voz) | IMS - Instituto Moreira Salles - Rio de Janeiro, RJ.

16 de março 2017Show "A voz"* Áurea Martins (voz) e Cristovão Bastos (piano), no "Quintas no BNDES" | Espaço Cultural BNDES - Rio de Janeiro, RJ. *Show disponível no link.  + Informações: GetYuppy

8 de março 2017 - Áurea Martins deixa a sua história para a posteridade | Áurea Martins - "Depoimentos para a posteridade" / Museu da Imagem e do Som (MIS) | Participaram da entrevista: o compositor e pesquisador Hermínio Bello de Carvalho, o músico e biógrafo da cantora, José Maria Rocha, além do músico Lucas Porto e do mestre do samba Nelson Sargento | MIS Rio, Centro - Rio de Janeiro, RJ.

29 de janeiro 2017 - Show "O Tom do Beco" / Tom Jobim: 90 anos | Cantoras: Aurea Martins, Célia Vaz, Thaís Motta, Tainã, Irinéa Maria Ribeiro, Marcio Lott, Carlos Veras, Morana Silveira; Músicos: Luiz Otávio (piano), Rodrigo Villa (baixo) e André Froes (bateria) | Coordenação geral: Amanda Bravo; Direção musical: Irinéa Maria Ribeiro | Teatro Glaucio Gill - Centro - Rio de Janeiro, RJ {* Áurea Martins e acompanhado de Cristovão Bastos (piano)}.

27 de janeiro 2017 - Show "O Tom do Beco" / Tom Jobim: 90 anos | Cantoras: Cris Delanno, Amanda Bravo, Leila Maria, Fernanda Sant’Anna, Patricia Mellodi, Flavia Dantas, Dilma Oliveira e Áurea Martins | Músicos: Téo Lima & Bossa Rio: Téo Lima (bateria), Marcelo Martins (sax tenor), Diogo Gomes (trompete), Marco Brito (teclados), Humberto Mirabelli (guitarra) e Pedro Moraez (contrabaixo) | Coordenação geral: Amanda Bravo; Direção musical: Irinéa Maria Ribeiro | Teatro Glaucio Gill - Centro - Rio de Janeiro, RJ.

12 de janeiro 2017 - Vidal Assis show lançamento do “Álbum de Retratos” | Participação especial: Áurea Martins; Direção musical: Lucas Porto; Direção de voz: Marcelo Rodolfo Teatro Serrador - Centro - Rio de Janeiro, RJ.

***

2016

11 de novembro 2016 - Gafieira do Bebe (Kramer). convidada especial: Áurea Martins | Produção: Nano Ribeiro | Festival Villa-Lobos | Gafieira Estudantina / Beco das Garrafas - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ.

10 de novembro 2016 - Renata Jambeiro, Áurea Martins, Nilze Carvalho e Fernando Cesar (violão 7 cordas de aço) | Comemorando centenário do samba | Teatro Ary Barroso - Sesc Estação 504 Sul - Brasília, DF. 

7 de outubro 2016 - Samba Bom convida Áurea Martins - roda de samba no Trapiche | Grupo 'Samba Bom': Pedro Paulo Malta (voz e tamborim), Luís Filipe de Lima (violão de sete cordas), Tiago Prata (cavaquinho), Alexandre Maionese (flauta, tamborim e voz), Beto Cazes e Fábio Cazes (percussão) | Trapiche Gamboa - Centro - Rio de Janeiro, RJ.

24 de setembro 2016 - Show Áurea Martins | Músicos: Áurea Martins (voz), Lucas Porto (direção musical, arranjos e violão), Kiko Hora (acordeon) e Pedro Aune (baixo); Produção: Flávio Loureiro | Ocupação Cartola | Sala Itaú Cultural - São Paulo, SP. 

23 de agosto 2016 - Moyseis Marques, convidada Áurea Martins | Festival Semente da Música Brasileira | Bar Semente - Lapa - Rio de Janeiro, RJ.

19 de agosto 2016 - Áurea Martins, Luiza Dionízio e Nilze Carvalho - Show "Damas do Samba" | Músicos: Sarah SI (vocal); PC Castilho (sopros); André Lara (cavaquinho); Hudson Santos (violão); Netinho Albuquerque e Luiz Augusto (percussão) e Diego Zangado (bateria) | Programação especial de Olimpíadas - Jogos Rio 2016 | Teatro Glauce Rocha - Centro - Rio de Janeiro, RJ. Informações Funarte.

14 ? de agosto 2016 - Show "Damas do Samba na Roda" - Nilze Carvalho, Áurea Martins, Ana Costa e Luiza Dionizio | Homenagem aos 100 anos do samba | Festival SESC de Inverno 2016 - Sesc Quitandinha - Petrópolis, RJ.

23 de julho 2016 - Áurea Martins canta Johnny Alf  | Músicos: Terra Trio: Fernando Costa (baixo), Ricardo Costa (bateria), Zé Maria Rocha (piano) | Troféu Beco das Garrafas - Bar Beco das Garrafas - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ.

14, 15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24 de julho 2016 - Show "Hermínio Bello de Carvalho, aos 80: Uma Rosa para o Poeta" | Convidados: Marina Íris, Marcos Sacramento, Áurea Martins, Alaíde Costa, Joyce Moreno, Zé Renato, Gabi Buarque e Vidal Assis | Produção: Olhar Brasileiro/ Luiz Boal; Produção executiva: Sonia Machado; Coordenação editorial: Ana Claudia Souza; Cenário e figurino: Ney Madeira e Dani Vidal | Centro Cultural dos Correios - Rio de Janeiro, RJ | {As divas do poeta: Alaíde Costa e Áurea Martins participam do show nos dias 16 e 17/7}. Informações: Riotur.

30 de junho e 1 e 2 de julho 2016 - Áurea Martins, Luiza Dionizio e Marina Íris - espetáculo "Voz negra em três gerações" | Idealização: Kesia Estácio; Direção musical: Edu Krieger; Arranjos: Marcelos Caldi; Músicos: Áurea Martins (voz), Luiza Dionizio (voz), Marina Íris (voz), Edu Krieger (violão 7 cordas), Alexandre Caldi (flauta), PC Castilho (flauta), Marcelo Caldi (acordeon), Kiko Horta (contrabaixo), Carlos Cesar Motta (bateria e percussão) | Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola - Rio de Janeiro, RJ.

28 de junho 2016 - Voz negra em três gerações - Aurea Martins, Luiza Dionizio e Marina Iris /Palestra arte-educativa "Africanidade brasileira e sua influência na música popular" | Escola de Música Villa-Lobos - Centro, Rio de Janeiro, RJ. Informações: Prefeitura do Rio.

23 de junho 2016 - Áurea Martins e Marcos Sacramento - show  "A noite do meu bem" | Teatro Fashion Mall - São Conrado - Rio de Janeiro, RJ.

17 e 18 de junho 2016 - Show  Áurea Martins (voz) e Cristovão Bastos (piano), comemorando 76 anos da cantora Áurea Martins e os 70 do pianista e compositor Cristovão Bastos em 2016 | Projeto 'Saraus Cariocas' | Auditório Radamés Ganttali - Casa do Choro - Rio de Janeiro, RJ. 

7, 14, 21 e 28 de junho 2016 - Áurea Martins em série de shows no Rio Scenarium comemorando seus 76 anos |  Músicos: Áurea Martins (voz), Lucas Porto (violão, arranjos), Pedro Aune (contrabaixo), Marcus Thadeu (bateria) e Kiko Horta (acordeon) | Participação Especial: Hermínio Bello de Carvalho, Marcos Sacramento, Ana Costa e outros |{7/convidado homenagem a Hermínio Bello de Carvalho - 14/ comemora 76 anos, convidado Vidal Assis - 21/ convidada Ana Costa - 28/ convidado Marcos Sacramento} | Terça de Bamba |  Rio Scenarium, na Lapa - Rio de Janeiro, RJ.

26 de maio 2016 - Espetáculo “Lupicínio Rodrigues Revisitado” - Áurea Martins (voz) e Zé Maria Rocha (piano) | Idealização, roteiro e arranjos: Zé Maria Rocha | Projeto 'Tardes Musicais' | Sala Baden Powell - Rio de Janeiro, RJ. Informações: Revista in foco / RotaCult

30 de abril 2016Show dos 'The Ipanemas', com participação especial da cantora Áurea Martins  | The Ipanemas: Wilson das Neves (vocal, percussão), Jorge Helder (baixo), Ivan Conti 'Mamão' (bateria), Vittor Santos (trombone), Zé Carlos (violão), Thiago Gim (percussão) |  Jurerê Jazz 2016 / Floria Jazz - Florianópolis, SC. 

17 de abril 2016 - Espetáculo “Lupicínio Rodrigues Revisitado” - Áurea Martins (voz) e Zé Maria Rocha (piano) | Idealização, roteiro e arranjos: Zé Maria Rocha | Projeto Noite Culturais | Sala Baden Powell - Rio de Janeiro, RJ. Informações: NotiBras / Palco, teatro, cinema.

15  a 24 de março 2016 - Áurea Martins - shows em homenagem ao dia internacional da Mulher no Circuito das Artes nos CEUS | Datas-locais: 15/3 - CEU Sapopemba; 16/3 -CEU Perus; 17/3 - CEU Campo Limpo;  18/3 - CEU Casa Blanca; 19/3 - CEU Feitiço da Vila; 22/3 - CEU São Mateus; 23/3 - CEU Jaguaré; 24/3 - CEU Parque Anhanguera. | São Paulo, SP. fonte: SME/Prefeitura Municipal.SP

11 de março 2016 - Show da cantora Áurea Martins celebra o Dia Internacional da Mulher | Músicos: Áurea Martins (voz), Fernando Costa (piano), Cezão (contrabaixo) e Ricardo Costa (bateria) | SESC Engenho de Dentro - Rio de Janeiro, RJ. 

8 de março 2016 - Show da cantora Áurea Martins celebra o Dia Internacional da Mulher | Músicos: Áurea Martins (voz), Fernando Costa (piano), Cezão (contrabaixo) e Ricardo Costa (bateria) | SESC Madureira - Rio de Janeiro, RJ. Informações: Estado RJ.

25 de fevereiro 2016 - Áurea Martins e Zé Maria Rocha - show 'Quando a noite me entende' | Participação especial: Guto Marques | Teatro Café Pequeno - Leblon - Rio de Janeiro, RJ.

15 de janeiro 2016 - Áurea Martins, Domingos Teixeira e Zé Maria Rocha - show "Música, Memória e Nossa Cidade" {show dedicado à cidade do Rio de Janeiro} | Zé Maria Rocha (idealização, roteiro, direção musical e piano), Domingos Teixeira (violão), Áurea Martins (voz)  | Produção: As3 Produções Artísticas | Centro da Música Carioca Artur da Távola - Tijuca, Rio de Janeiro, RJ. 

14 de janeiro 2016 - Áurea Martins, Domingos Teixeira e Zé Maria Rocha - show "Música, Memória e Nossa Cidade" {show dedicado à cidade do Rio de Janeiro} | Zé Maria Rocha (idealização, roteiro, direção musical e piano), Domingos Teixeira (violão), Áurea Martins (voz)  | Produção: As3 Produções Artísticas | Centro de Arte Calouste Gulbenkian - Centro, Rio de Janeiro, RJ.

12 de janeiro 2016 - Áurea Martins, Domingos Teixeira e Zé Maria Rocha - show "Música, Memória e Nossa Cidade" {show dedicado à cidade do Rio de Janeiro} | Zé Maria Rocha (idealização, roteiro, direção musical e piano), Domingos Teixeira (violão), Áurea Martins (voz) | Produção: As3 Produções Artísticas | Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá - Praça Seca, Rio de Janeiro, RJ. 

7 a 9 de janeiro 2016 - Série de shows 'Afro Imortais' -  The Ipanemas, com participação especial da cantora Áurea Martins  |  The Ipanemas: Wilson das Neves (vocal, percussão), Jorge Helder (baixo), Ivan Conti 'Mamão' (bateria), Vittor Santos (trombone), Zé Carlos (violão), Thiago Gim (percussão) |  Caixa Cultural de Recife - Recife, PE.

***

2015

30 de novembro 2015
 
- Alaíde Costa – 80 anos – convidados especiais  Áurea Martins, João Senise, Carlos Navas e Hermínio Bello de Carvalho | Músicos: Gilson Peranzzetta (direção musical, arranjos e piano), Zeca Assumpção (baixo) e João Cortez (bateria) | Teatro Rival Petrobras - Rio de Janeiro, RJ.

25, 26 e 27 de setembro 2015 - Show 'Matrizes do Samba Carioca' com Dona Ivone Lara, Áurea Martins e Nilze Carvalho | Músicos: Dona Ivone Lara (voz), Áurea Martins (voz), Nilze Carvalho (voz), Diego Zangado (bateria), Silvio Carvalho (percussão), Fabiano Salek (percussão), PC Castilho (sopros), Hudson Santos (violão), André Lara (cavaquinho) e Sarah (voz).  Sesc Vila Mariana - São Paulo, SP.

10, 11, 12 e 13 de setembro 2015 - Áurea Martins e Guto Marques - Bossas e canções | Rubens Bastos (piano) | Vinicius Show Bar - Ipanema - Rio de Janeiro, RJ.

16 de julho 2015 - Áurea Martins - uma noite para Elizeth Cardoso | Músicos: Áurea Martins - voz, Lucas Porto (violão), Kiko Horta (acordeon), Marcus Thadeu (bateria) e Pedro Aune (baixo) | Rio Scenarium - Lapa - Rio de Janeiro RJ.

20 de junho 2015 - Dona Ivone Lara show de lançamento Sambabook | Convidados: Áurea Martins, Arlindo Cruz, Aline Calixto, Beth Carvalho, Bruno de Castro, Lu Carvalho, Luiza Dionísio e Mariene de Castro | Auditório Ibirapuera - São Paulo, SP.

11 de junho 2015 - Áurea Martins celebra 75 anos e mais de 45 anos de carreira com convidados: Alfredo Del Penho, Pedro Miranda, Nina Wirtti, Grazi Wirtti, Alice Passos, Mariana Bernardes, Vidal Assis, Pedro Paulo Malta, João Senise, Daniela Spielmann, Marina Gomes e José Tobias | Teatro Rival Petrobrás - Rio de Janeiro, RJ. Informações: O Globo

30 de maio 2015 - Paris Show apresenta Áurea Martins | Direção artística: Chamon | Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa - Praia do Flamengo - Rio de Janeiro, RJ.

15 de abril 2015 Áurea Martins e Alaíde Costa - espetáculo "Elizethíssima - uma sincera homenagem a Elizeth Cardoso" | Participações: Hermínio Bello de Carvalho e Vidal Assis Idealização e produção: Hermínio Bello de Carvalho; Músicos: Lucas Porto (violão, direção musical e arranjos), Kiko Horta (piano e acordeon), Marcus Thadeu (percussão) e Pedro Aune (baixo acústico) | Imperator - Centro Cultural João Nogueira - Méier, Rio de Janeiro RJ.

7 de abril 2015 - Áurea Martins show na série “A Canção Brasileira”/ comandado por Haroldo Costa |  Teatro Sesi - Centro, Rio de Janeiro RJ.

6, 7 e 8 de março 2015 - Alaíde Costa e Áurea Martins - espetáculo "Elizethíssima - uma sincera homenagem a Elizeth Cardoso" Participações: Hermínio Bello de Carvalho e Vidal Assis | Idealização e produção: Hermínio Bello de Carvalho; Músicos: Lucas Porto (violão, direção musical e arranjos), Kiko Horta (piano e acordeon), Marcus Thadeu (percussão) e Pedro Aune (baixo acústico) | Produção: As3 Produções - Flávio Loureiro; Produção local: Alvaro Collaço Produções. |  Caixa Cultural - Curitiba, PR. 

***

2014

17 de novembro 2014?
Rio Ritmos - Áurea Martins | Músicos: Áurea Martins (voz), Lucas Porto (violão, arranjos e direção musical), Luis Barcellos (bandolim), Denize Rodrigues (sopros), Gabriel Geszti (piano e acordeon), Cassius Theperson (bateria), Pedro Aune (contrabaixo) e Paulino Dias (percussão) | Premiada pelo Fundo de Apoio à Música - 2012, da Secretaria Municipal de Cultura, e eleita como Melhor Cantora no Prêmio da Música Brasileira de 2009, Aurea Martins, com sua voz cheia de personalidade, apresenta o show "Iluminante" | Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola - Rio de Janeiro, RJ.

6 de dezembro 2014 - Áurea Martins no show "A dama negra das canções" - homenageando os grandes compositores negros da MPB | Áurea Martins (voz) e Lucas Porto (violão e arranjos); Produção: Flavio Loureiro | SESC Engenho de Dentro - Rio de Janeiro, RJ.

29 de novembro 2014 - Áurea Martins no show "A dama negra das canções" - homenageando os grandes compositores negros da MPB | Áurea Martins (voz) e Lucas Porto (violão e arranjos); Produção: Flavio Loureiro | SESC Três Rios - Três Rios, RJ.

25 de novembro 2014 - Show Marcio Proença - Retato Cantado, lançamento CD e DVD | Participação especial: Áurea Martins, Adriana Ninsk, Leny Andrade, Danilo Caymmi e Marcus Lima; Violinistas convidados: João Camarero, Charlles da Costa, Ricardo Gilly | Teatro Municipal de Niterói - Niterói, RJ.

22 de novembro 2014 - Áurea Martins no show "A dama negra das canções" - homenageando os grandes compositores negros da MPB | Áurea Martins (voz) e Lucas Porto (violão e arranjos); Produção: Flavio Loureiro | SESC Quitandinha - Café Concerto - Petrópolis, RJ.

21 de novembro 2014 - Áurea Martins no show "A dama negra das canções" - homenageando os grandes compositores negros da MPB | Áurea Martins (voz) e Lucas Porto (violão e arranjos); Produção: Flavio Loureiro | SESC Nova Iguaçu - Nova Iguaçu, RJ.

13, 14 e 15 de novembro 2014 - Show 'Mulheres - um canto de resistência' | Participação: Áurea Martins, Bibi Frerreira, Fabiana Cozza, Mônica Salmaso, Cida Moreira, Léa FreireAnnie Murath (Chile), Mariam Tamari (Palestina),  Lucrecia Basaldúa (Uruguai), Melina Kyrkiris (Argentina), Coro Luther King, Ensemble Cello in Concert; Antonio Zambrini (Itália), Francis Hime, Teco Cardoso e Arismar do Espírito Santo | Participação especial: Bibi Ferreira; Solista (violoncello): Hagit Bar-Sella (Israel) Narração: Clarisse Abujmara; Direção artística: Maria Martinho Lutero Galati; Direção de cena: Naum Alves de Souza | Auditório do Ibirapuera - São Paulo, SP.

9 de novembro 2014 - Áurea Martins no show "A dama negra das canções" - homenageando os grandes compositores negros da MPB| Áurea Martins (voz) e Lucas Porto (violão e arranjos); Produção: Flavio Loureiro | SESC Tijuca - Rio de Janeiro, RJ.

5 de novembro 2014 - Áurea Martins no show "A dama negra das canções" - homenageando os grandes compositores negros da MPB | Áurea Martins (voz) e Lucas Porto (violão e arranjos); Produção: Flavio Loureiro | SESC Madureira - Rio de Janeiro, RJ.

3 de setembro 2014 - Áurea Martins e Alaíde Costa - espetáculo "Elizethíssima - uma sincera homenagem a Elizeth Cardoso" | Participações: Hermínio Bello de Carvalho e Vidal Assis | Idealização e produção: Hermínio Bello de Carvalho;  Roteiro musical: Hermínio Bello de Carvalho e Zé Maria Rocha; Direção: Duda Maia; Direção musical e arranjos: Lucas Porto; Músicos: Lucas Porto (violão), Kiko Horta (piano e acordeon), Marcus Thadeu (percussão) e Pedro Aune (baixo acústico)Produção: Flávio Loureiro; Fotos: Sérgio Caddah | Teatro Rival - Rio de Janeiro, RJ.

19 e 20 de julho 2014 - Show Nelson Sargento: 90 anos de samba | Participação especial: Leci Brandão, Áurea Martins e Arismar do Espírito Santo | SESC Pompéia - São Paulo, SP.

16 de julho 2014 - Áurea Martins e Alaíde Costa - espetáculo "Elizethíssima - uma sincera homenagem a Elizeth Cardoso" | Participações: Hermínio Bello de Carvalho e Vidal Assis | Idealização e produção: Hermínio Bello de Carvalho;  Roteiro musical: Hermínio Bello de Carvalho e Zé Maria Rocha; Direção: Duda Maia;  Direção musical e arranjos: Lucas Porto; Músicos: Lucas Porto (violão), Kiko Horta (piano e acordeon), Marcus Thadeu (percussão) e Pedro Aune (baixo acústico)Produção: Flávio Loureiro; Fotos: Sérgio Caddah | Teatro Rival - Rio de Janeiro, RJ.

20 de junho 2014 Áurea Martins - Show da cantora carioca | Áurea Martins (voz) e Lucas Porto (violão e arranjos), Luis Felipe de Lima (..) | Projeto 'Jovens Veteranos' - Teatro da Caixa - Brasília, DF. Informações: Divirta-se mais. 

14 de junho 2014 - Áurea Martins e Alaíde Costa - espetáculo 'Elizethíssima' - uma Sincera homenagem à Elizeth Cardoso |  Participações: Vidal Assis | Arena Carioca Fernando Torres - Madureira - Rio de Janeiro, RJ.

13 de junho 2014  - Áurea Martins e Alaíde Costa - espetáculo 'Elizethíssima' - uma Sincera homenagem à Elizeth Cardoso |  Participações: Vidal Assis | Lona Cultural João Bosco - Vista Alegre - Rio de Janeiro, RJ.

29, 30 e 31 de maio; e 1 de junho 2014 - Áurea Martins e Alaíde Costa - espetáculo 'Elizethíssima' - uma sincera homenagem à Elizeth Cardoso Participações: Hermínio Bello de Carvalho e Vidal Assis | Idealização e produção: Hermínio Bello de Carvalho; Roteiro musical: Hermínio Bello de Carvalho e Zé Maria Rocha; Direção: Duda Maia; Direção musical e arranjos: Lucas Porto; Músicos: Lucas Porto (violão), Kiko Horta (piano e acordeon), Marcus Thadeu (percussão) e Pedro Aune (baixo acústico); Iluminação: Renato Machado; Cenografia: Clívia Cohen; Figurino: Denise Vargar e Diana Estevez; Produção: Flávio Loureiro; Gestão de produção: Eveli Ficher; Fotos: Sérgio Caddah; Realização de projeto: As3 Produções  | Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, RJ. Informações G1/Globo.

12 de abril 2014 - Show "Renato Braz e Alaíde Costa Convidam Áurea Martins e Alice Passos" [quatro vozes e as habilidades de Braz no violão e na percussão] | Auditório Ibirapuera - São Paulo, SP. Informações: ItaúCultural

7 de março 2014 - Teresa Cristina e Áurea Martins - Show "Um tributo à Divina, Elizeth Cardoso" | Direção: Marcio Debellian | Imperator – Centro Cultural João Nogueira - Méier, Rio de Janeiro, RJ.

22 de fevereiro 2014 - Show Renato Braz | Participação especial Áurea Martins;  e os músicos Bré Rosário e Gerson Trincha Oikawa | Prainha do Julião -  Ilha Bela, SP.

***

2013

20 de novembro 2013
- Show Fabiana Cozza | Participação especial: Áurea Martins  | SESC Pinheiros - São Paulo, SP.

 ? novembro 2013 - Marcelo Menezes e Áurea Martins - Semana da Consciência Negra | Mogi das Cruzes, SP.

17 de novembro 2013 - Show "Tantas Palavras, homenagem a Emílio Santiago: Mulheres cantam Emílio: Aurea Martins, Daúde, Margareth Menezes, Paula Lima, Fabiana Cozza, Flavia Santana e Leni Andrade | durante a cerimônia de entrega da décima primeira edição do "Troféu Raça Negra" (Afrobras - Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural) | Diretor musical: Altay Veloso | Auditório Simon Bolivar - Memorial da América Latina - São Paulo, SP.

10 de outubro 2013 - Teresa Cristina canta Elizeth Cardoso | Convidada especial: Áurea Martins |  na abertura da Exposição "Elizeth Cardoso, a Divina" | Direção: Marcio Debellian; Curador: Miguel José | Imperator – Centro Cultural João Nogueira - Méier, Rio de Janeiro, RJ.

25 de junho 2013 - Áurea Martins - show celebrando os seus 73 anos. Participação especial: Wilson das Neve, Alfredo Del-Penho, Pedro Paulo Malta e Moyseis Marques | Rio Scenarium, na Lapa - Rio de Janeiro, RJ.

? junho 2013Áurea Martins - show celebrando os seus 73 anos | Participação especial: Leila Pinheiro e Hermínio Bello de Carvalho | Sala Baden Powell - Rio de Janeiro, RJ.

2 e 3 de fevereiro 2013 - Áurea Martins apresenta repertório do DVD ‘Iluminante’ | Participação especial: Leila Pinheiro e Hermínio Bello de Carvalho| Músicos: Lucas Porto (violão e arranjos), Gabriel Gezti (piano e acordeon), Pedro Aune (contrabaixo), Luis Barcellos (bandolim), Denize Rodrigues (sopros), Cassius Theperson (bateria) e Anderson Vilmar (percussão)  | Teatro Paulo Autran - SESC Pinheiros, São Paulo, SP.

25 de janeiro 2013Espetáculo "Em Cantos do Rio – Uma Rapsódia Carioca" {O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira – desde os anos 20 até o século XXI} | Direção e apresentação: Haroldo Costa | Participações especiais: Áurea Martins, Alex Ribeiro, Pagodeiros da Cidade Nova, Terra Trio, João Carlos de Assis Brasil. Camerata de Violões, Claudete Soares, Marcos Sacramento e Márcio Gomes | Praça Tiradentes - Rio de Janeiro, RJ. Informação: Prefeitura do Rio.


***

2012

30 de novembro 2012
- Áurea Martins - Show 'Iluminante' |  Sesc Nova Iguaçu - Nova Iguaçu, RJ. Informação: Baixada Fácil.

29 de novembro 2012 - Áurea Martins, Domingos Teixeira e Zé Maria Rocha - show "Música, Memória e Nossa Cidade" {show dedicado à cidade do Rio de Janeiro} | Zé Maria Rocha (idealização, roteiro, direção musical e piano), Domingos Teixeira (violão), Áurea Martins (voz) | Encerramento da Série Musical Ibeu 2012 | Centro Cultural Ibeu - Copacabana, Rio de Janeiro, RJ. Informações: Centro Cultural Ibeu

10 de novembro 2012 - Áurea Martins - show "Iluminante" | Músicos: Áurea Martins (voz), Lucas Porto (violão, arranjos e direção musical), Luis Barcellos (bandolim), Denize Rodrigues (sopros), Gabriel Geszti (piano e acordeon), Cassius Theperson (bateria), Pedro Aune (contrabaixo) e Paulino Dias (percussão) | Sala Baden Powell - Rio de Janeiro, RJ.

31 de outubro 2012 - Show Zé Menezes Quarteto e Áurea Martins | Teatro Odylo Costa Filho – UERJ, Rio de Janeiro, RJ.

21 de outubro 2012 - Áurea Martins, Domingos Teixeira e Zé Maria Rocha - show "Música, Memória e Nossa Cidade" {show dedicado à cidade do Rio de Janeiro} | Zé Maria Rocha (idealização, roteiro, direção musical e piano), Áurea Martins (voz) e Domingos Teixeira (violão) | Sala Baden Powell - Rio de Janeiro, RJ. 

14 de agosto 2012 - Áurea Martins - show de lançamento do CD e DVD "Iluminante" | Músicos: Áurea Martins (voz), Lucas Porto (violão, arranjos e direção musical), Luis Barcellos (bandolim), Denize Rodrigues (sopros), Gabriel Geszti (piano e acordeon), Cassius Theperson (bateria), Pedro Aune (contrabaixo) e Paulino Dias (percussão) | Participações: Fatima Guedes e Vidal Assis |  Teatro Rival - Rio de Janeiro, RJ.

junho 2012 - Show de Gabi Buarque | Participação: Áurea Martins | Músicos: Gabi Buarque (voz), Mig Martins (violão) | Livraria Arlequim - centro, Rio de Janeiro, RJ.

23 de maio 2012 - Espetáculo "Em Cantos do Rio – Uma Rapsódia Carioca" {O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira – desde os anos 20 até o século XXI} | Direção e apresentação: Haroldo Costa | Participações especiais: Áurea Martins, Alex Ribeiro, Pagodeiros da Cidade Nova, Terra Trio, João Carlos de Assis Brasil. Camerata de Violões, Claudete Soares, Marcos Sacramento e Márcio Gomes | Lona Cultural Municipal, em Guadalupe - Rio de Janeiro , RJ.

18 de maio 2012 - Áurea Martins e Zé Maria Rocha - show "Música, Memória e Nossa Cidade" | Idealização, roteiro, direção musical e piano: Zé Maria Rocha e Áurea Martins (voz) | Sesc Nova Friburgo - Nova Friburgo, RJ. 

11 de abril 2012 - Espetáculo "Em Cantos do Rio – Uma Rapsódia Carioca" | Direção e apresentação: Haroldo Costa | Participações especiais: Áurea Martins, Alex Ribeiro, Pagodeiros da Cidade Nova, Terra Trio, João Carlos de Assis Brasil. Camerata de Violões, Claudete Soares, Marcos Sacramento e Márcio Gomes | Lona Cultural Renato Russo - Ilha do Governador - Rio de Janeiro, RJ.

20 de março 2012 - Moyseis Marques - Show "Pra desengomar" | Músicos: Moyseis Marques (voz e violão), Cassius Theperson (bateria), Chris Mourão (percuteria), Julio Florindo (baixo), Rafael Mallmith (violão), Dudu Oliveira (sopros) Participação especial: Áurea Martins | Teatro Rival - Rio de Janeiro, RJ.

***

2011

4 de novembro 2011 - Show de Áurea Martins | Eixo curadorial: Música, Memória e Nossa cidade - Som em 4 Tempos | Série 'Seis e Meia' da Sala Funarte Sidney Miller - Rio de Janeiro, RJ. Informações: Overmundo.

***

2010

7 de dezembro 2010
- Show lançamento do álbum "Áurea Martins depontacabeça" de Áurea Martins. Canções de Hermínio Belle de Carvalho c/diversos parceiros; Arranjos Lucas Porto |  Modern Sound - Copacabana, Rio de Janeiro, RJ.

12 de novembro 2010 - Show Áurea Martins (voz) e Zé Maria Rocha (piano e arranjos) | Teatro Sesi - Centro, Rio de Janeiro, RJ. 

15 de junho 2010 - Áurea Martins e Quarteto Terra Trio - 70 Anos de Áurea Martins | Convidados especiais: Orquestra Lunar | Rio Scenarium - Lapa - Rio de Janeiro, RJ. 

***

2009

31 de julho, 1 e 2 de agosto 2009 - Áurea Martins show de lançamento do CD "Até Sangrar" | Participação especial: Emílio Santiago | Músicos: Bilinho Teixeira (violão), Fernando Costa (piano), Kátia Preta Nascimento (trombone) e Ricardo Costa (bateria e percussão) | Teatro da Caixa - Curitiba, PR. 

***

2006

2 e 3 de dezembro 2006 - Show Elton Medeiros e Aurea Martins |  Produção: Alexandre Raine | Sesc Pompéia - São Paulo, SP. informações: ilustrada/Folha de S. Paulo.

4 e 5 de agosto 2006 - Show Elton Medeiros e Aurea Martins | Especial de 35 anos do Teatro Paiol | Produção: Alexandre Raine | Teatro Paiol - Curitiba, PR. Informações: Tribuna/PR.

***

2005

Em 2005  - Áurea Martins, Amelia Rabello e Regional Carioca - show em homenagem à Elizeth Cardoso | Centro Cultural Carioca - CCC, Rio de Janeiro, RJ.

20 de agosto 2005 - Grupo Choro na Feira convida Áurea Martins - apresentação "Choro com samba" | Grupo Choro na Feira: Ignez Perdigão (cavaquinho), Marcelo Bernardes (sax e clarineta), Franklin da Flauta, Bilinho Teixeira (violão), Clarice Magalhães (percussão) e Matias Correa (contrabaixo acústico) | Espaço Botequim do Clube da Barra - Rio de Janeiro, RJ.

***

2004

27 novembro 2004 -  Show Áurea Martins, Nelson Sargento, Arismar do Espírito Santo, Chiko Queiroga & Antonio Rogério - Projeto Pixinguinha | Direção: Regina Bertola |  Palco do Ginásio da UFMT - Cuiabá, MT. Informações:  Sefaz/MT.

19 de novembro 2004 - Show Áurea Martins, Nelson Sargento, Arismar do Espírito Santo, Chiko Queiroga & Antonio Rogério - Projeto Pixinguinha | Direção: Regina Bertola | Teatro Goiânia - Goiânia, GO.

***

2003

22 de setembro 2003 - Show de lançamento do CD "Maxixe não é samba",.  de Vó Maria (selo ICCA, 2003) | Convidados: Beth Carvalho, Xangô da Mangueira, Nelson Sargento, Moacyr Luz, Áurea Martins, Galotti,  Délcio Carvalho, Dalmo Castelo, Diogo Nogueira, Eliane Faria, Wilson Moreira, Nei Lopes, Dorina, Tânia Malheiros e Ernesto Pires | Sala Cecília Meireles - Rio de Janeiro, RJ. Informação Vó Maria. / vídeo do show aqui{CD "Maxixe não é samba",.  de Vó Maria | Produção artística: Marília Trindade Barbosa; arranjos e direção musical: João de Aquino}.

***

1999

28 de julho 1999 - Boteco do Cabral, com Baden Powell, Áurea Martins e Zezé Gonzaga em homenagem a Elizeth Cardoso | Sesc Pinheiros - Hall de Convivência, São Paulo, SP. Informações: Ilustrada Folha de São Paulo.

---------
Imagens (shows, apresentações, espetáculos):  
(1) 2020.2 Áurea Martins - foto ©Sergio Caddah;  (2) 2020.1Áurea Martins - foto ©Sergio Caddah; (3) 2019 - Áurea Martins - foto ©Sergio Caddah;  (4) 2018Áurea Martins - foto ©Marcelo Castello Branco;  (52017 - Áurea Martins - foto ©Mariza Lima;  (62016 - Áurea Martins - foto ©Sergio Caddah; (72015 - Áurea Martins - foto ©Marcelo Castello Branco;  (82014 - Áurea Martins - foto ©Marcelo Castello Branco;   (92013 - Áurea Martins - foto ©Marcelo Castello Branco; (102012/ Áurea Martins - ©Luiza Filippo (112010 - Áurea Martins - foto ©Mariza Lima; 

****

Canais oficiais da cantora Áurea Martins - redes sociais e contatos

:: Áurea Martins - site oficial

:: Áurea Martins - canal oficial no youtube

:: Áurea Martins no instagram

:: Áurea Martins no facebook

:: Áurea Martins no spotify

:: Áurea Martins no deezer

:: Áurea Martins no Apple Music

***

♫♪ Para shows e apresentações🎙
As3 Produções Artísticas Ltda
Produção executiva: Flavio Loureiro
E-mail: aaureamartins@gmail.com e flaviolpcd@gmail.com
Tel.: (21) 99778-0003
--------
Imagem ilustrativa: Áurea Martins - foto ©Mariza Lima (2015)/ Canais oficiais da cantora Áurea Martins - redes sociais e contatos.



© Pesquisa, seleção, edição e organização: Elfi Kürten Fenske
© Direitos reservados a autora/e ou seus herdeiros
=== === ===

Trabalhos sobre a autora:
Caso, você tenha algum trabalho não citado e queira que ele seja incluído - exemplo: discos, álbuns, livros, tese, dissertação, ensaio, artigo ou outros - envie os dados para o nosso "e-mail", para que possamos incluir as referências do seu trabalho nesta pagina. 
COMO CITAR:
FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção, edição e organização). Áurea Martins - o diamante negro da música brasileira. in: Templo Cultural Delfos, outubro/2023. Disponível no link. (acessado em …/…/…).
-----------
* Postagem atualizada em: 13.10.2023
** Postagem original DEZEMBRO/2020.


Direitos Reservados © 2022 Templo Cultural Delfos

6 comentários:

  1. Faltou só um vídeo nessa extennnnnnsa matéria!

    ResponderExcluir
  2. Sim , faltou algo fundamental - ouvi- la. Vou buscá-la no YouTube. O trabalho de arqueologia foi maravilhoso. Constrangida de nunca tê-la conhecido.

    ResponderExcluir
  3. Linda! Sambas maravilhosos! Extremamente elegante@

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita. Deixe seu comentário!

COMPARTILHE NAS SUAS REDES