Musicalização e educação musical

Músicos, Cristiane Campos


"Toda criança é sensível à música - a todo tipo de música."
- Maurice Ravel, em "Esboço bibliográfico", 1928.


"A vida sem a música é simplesmente um erro, uma tarefa cansativa, um exílio."
- Friedrich Nietzsche, em "Cartas a Peter Gast", Nice, 15 de janeiro de 1888.


"Eu fico
Com a pureza da resposta das crianças
É a vida, é bonita e é bonita
Viver, e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz"
- Gonzaguinha, da canção "O que é, o que é?". 

Musica, Leonid Afremov


"— A vida é uma ópera e uma grande ópera. O tenor e o barítono lutam pelo soprano, em presença do baixo e dos comprimários, quando não são o soprano e o contralto que lutam pelo tenor, em presença do mesmo baixo e dos mesmos comprimários. Há coros numerosos, muitos bailados, e a orquestração é excelente..."
- Machado de Assis, em "'Dom Casmurro' - Capítulo IX: A Ópera".


MUSICALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL
A musicalização é um processo de construção do conhecimento musical, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, estimulando e contribuindo para a formação global do indivíduo. A música como forma de expressão e linguagem, deve interagir com outras formas artísticas, como pintura, escultura, teatro e dança. A educação musical deve ser inter e multidisciplinar, assim como as técnicas pedagógicas, adaptadas a cada realidade, pois estamos na era da globalização e da multimídia, sem, contudo esquecermos do conteúdo humano e social da música. (segundo Leila Yuri Sugahara)

“ A música é Beleza; uma Beleza especial: o esplendor das proporções harmoniosas que regem o universo.”
- Edgar Willems, em "Educação Musical".


Educação musical no século XX
Sonata, Emanuel Mattini
Diversas experiências em Educação Musical aconteceram em diferentes partes do mundo, principalmente no século XX. A preocupação com a Educação Musical, juntamente com o nacionalismo do início do século XX, marcou uma forte tendência mundial. Diversos educadores propuseram métodos e estratégias para a Educação Musical. Entre eles, destacam-se:
:: Émile Jaques-Dalcroze(1865-1950) - Suíço, realizou seus estudos em Paris e no Conservatório de Genebra. No período em que lecionou Harmonia no Conservatório de Genebra (1892-1910), ele desenvolveu o sistema que ficou conhecido como Dalcroze Eurhythmics de treinamento musical que tinha por objetivo criar, através do ritmo, uma corrente de comunicação rápida e regular e constante entre o cérebro e o corpo, transformando o sentido rítmico numa experiência corporal, física. Músico e compositor fluente, sua obra inclui algumas óperas, dois concertos para violino, três quartetos de cordas, peças para piano e muitas canções. Escreveu também livros pedagógicos.
:: Zoltán Kodály, (1882-1967) - Húngaro, nascido em Kecskemét, realizou seus estudos em Budapest. Seu trabalho de pesquisa, iniciado em 1905 juntamente com o compositor e pesquisador Béla Bartók, reuniu e popularizou a música folclórica da Hungria, que tinha sido esquecida durante muitos séculos pelas camadas mais cultas da população. Como compositor, Kodály faz citações ou imita as formas, harmonias, ritmos e melodias da música folclórica húngara. Entre suas composições mais apreciadas estão os Psalmus Hungaricus (1923), para tenor, coro e orquestra; a ópera Háry János (1926); Dances of Galánta (1933), para orquestra; e a Missa Brevis (1945). A partir de 1945 ele desenvolveu um sistema de educação musical para as escolas públicas da Hungria, que enfatiza as canções do folclore nacional.
:: Carl Orff, (1895-1982) - Alemão, nascido em Munich, onde realizou seus estudos de música e regência. Muito ligado ao teatro, à literatura e à educação, fundou em 1924, junto com a dançarina Dorothea Günther, a Günther School - escola onde se ensinava música, dança e ginástica para crianças. Sua obra Schulwerk (Music for Children, 1930-33, revisada em 1950-54) começa com padrões rítmicos simples e progride até complexas e sonoras peças para conjuntos de xilofones, glockenspiels e outros instrumentos de percussão. Entre seus trabalhos mais conhecidos como compositor estão Carmina burana (1937), a ópera Die Kluge (The Clever Woman, 1943) e a peça musicada Antigonae (1949).
:: Edgar Willems, (1890-1978) - Belga, criou o método Willems, produziu um rico material didático para o desenvolvimento do ouvido musical, aplicado em diversos países. Descobrindo a interligação existente entre a música e o ser humano, ele relacionou o triplo aspecto do homem [fisiológico, afetivo e mental] com os elementos característicos da música [o ritmo, a melodia e a harmonia]. Sua metodologia propõe uma educação musical ativa e criadora, seguindo as etapas do desenvolvimento psicológico da criança. Atualmente o Método Willems é conhecido e reconhecido pela França, Suíça, Itália, Espanha, Noruega, Portugal, Brasil e países da América Latina, dentre outros. Graças ao trabalho desenvolvido pela educadora e musicista Carmen Mettig Rocha, a capital baiana é hoje o principal centro de divulgação do Método Willems no Brasil.
:: Heitor Villa-Lobos(1887-1959) no Brasil. O canto orfeônico era um elemento educativo destinado a despertar o bom gosto musical, [...] concorrendo para o levantamento do nível intelectual do povo e desenvolvimento do interesse pelos feitos artísticos nacionais. Era o instrumento de educação cívica, moral e artística. O canto orfeônico nas escolas tinha como principal finalidade colaborar com os educadores para obter-se a disciplina espontânea dos alunos, despertando, ao mesmo tempo, na mocidade um são interesse pelas artes em geral. (Vasco Mariz, em "Villa-Lobos: o homem e a obra". Francisco Alves Editora, Rio de Janeiro, 2005, p.144-145). 
Músicos, Lucrecia Santos
:: Shinichi Suzuki, (1898-1998 ) - Japonês, criou o método Suzuki para o ensino do violino. Nascido em Nagoya, filho de um luthier, estudou violino no Japão e na Alemanha. Em 1946, ele lançou o Movimento de Educação para o Talento no Japão: a sua premissa é que todo indivíduo possui talentos que podem ser desenvolvidos pela educação. O método Suzuzi se baseia na sua observação do modo rápido e natural como as crianças pequenas aprendem a língua materna. Sua primeira escola, fundada em 1950 em Nagano, viu surgirem em curto prazo vários violinistas famosos.

No âmbito internacional, os Educadores Musicais amparam-se nas resoluções e discussões da ISME - International Society for Musical Education. No Brasil, a ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical cumpre a função de ser um foro aglutinador de experiências e debates.
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Saiba mais em: 
MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. Canto orfeônico: Villa-Lobos e as representações sociais do trabalho na era Vargas. TEIAS: Rio de Janeiro, ano 9, nº 18, pp. 78-90, julho/dezembro 2008. Disponível no link. (acessado em 01.03.2015).
:: VIEIRA, Illana Catarina de Passos. A importância da musicalização na educação infantil. in: Editora Realize. Disponível no link. (acessado em 28.02.2015).
:: Música Plena - aprendizado musical online. Disponível no link. (acessado em 22.02.2015).
:: Metodologia no Ensino da Música.[Mateus Regis]. Disponível no link. (acessado em 18.02.2015).
:: Métodos Ativos da Educação Musical – Conteúdo. Disponíveis em:  Módulo 19 no link; - Módulo 25 no link; - Módulo 26 no link. (acessado em 28.02.2015).



"Quando ouço música, a minha imaginação compraz-se muitas vezes com o pensamento de que a vida de todos os homens e a minha própria vida não são mais do que sonhos de um espírito eterno, bons e maus sonhos, de que cada morte é o despertar."
- Arthur Schopenhauer, em "Dores do Mundo - Capítulo referente à arte".



"O povo é, no fundo, a origem de todas as coisas belas e nobres, inclusive da boa música! [...] Tenho uma grande fé nas crianças. Acho que delas tudo se pode esperar. Por isso é tão essencial educá-las. É preciso dar-lhes uma educação primária de senso ético, como iniciação para uma futura vida artística. [...] A minha receita é o canto orfeônico. Mas o meu canto orfeônico deveria, na realidade, chamar-se educação social pela música. Um povo que sabe cantar está a um passo da felicidade; é preciso ensinar o mundo inteiro a cantar."
- Villa-Lobos em "Villa-Lobos por ele mesmo/ pensamentos". In: RIBEIRO, J. C. (Org.). O pensamento vivo de Villa-Lobos. São Paulo: Martin Claret, 1987. p.13.



CONSTRUINDO PONTES MUSICAIS
Educação musical nas escolas, através da música brasileira. No Brasil, a música é uma das mais importantes manifestações da arte e da cultura nacional.

MÚSICA ERUDITA BRASILEIRA
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MÚSICA TRADICIONAL BRASILEIRA
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CHORO
:: O choro e os seus chorões. Acesse AQUI!

SAMBA
Samba: samba de roda - samba de terreiro - partido alto - samba-enredo - samba paulista.
Flautista, Candido Portinari, 1957
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:: Brasil: o universo do carnaval. Acesse AQUI!

MPB - RAÍZES
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BOSSA NOVA
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FREVO
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NATIVISTA
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MÚSICA CAIPIRA
[...]

MOVIMENTOS
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A ERA DO RÁDIO
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A ERA DOS FESTIVAIS
[...]

DOCUMENTÁRIOS 
:: Música brasileira: documentários para assistir e estudar. Acesse AQUI!


"A música tem tanta relação com a formação do caráter, que é necessário ensiná-la
às crianças."
- Aristóteles (filósofo grego, 384-332 a.C).


"A música nos retira dos nossos pequenos mundos e nos faz viajar por mundos maravilhosos. Isso desperta em nós as potências eróticas dos nossos ouvidos. Os ouvidos passam a fazer amor com a música em inumeráveis posições..."
Rubem Alves, em "Na companhia de Rubem Alves: livro de anotações para mulheres". Editora Best Seller ltda, 2010. 


Músicos Música - Kandisnky

VII - No descomeço era o verbo
No descomeço era o verbo.
Só depois é que veio o delírio do verbo.
O delírio do verbo estava no começo, lá, onde a criança diz:
eu escuto a cor dos passarinhos.
A criança não sabe que o verbo escutar não
Funciona para cor, mas para som.
Então se a criança muda a função de um verbo, ele delira.
E pois.
Em poesia que é voz de poeta,
que é a voz
De fazer nascimentos -
O verbo tem que pegar delírio.
- Manoel de Barros, no poema "Uma didática da invenção - 'VII'",  do "O livro das ignorãças". 2ª ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1994, p. 17.


Música, Yelena Rubin

"A única música ou o único minimalismo musical ligado à poesia é o do ritornelo, porque é a música do território da infância. Que tem um ritmo aparente, um simulacro de ritmo. São as canções de ninar, certos poemas de Lorca, os poemas de animais de Roethke, e tantos outros exemplos." 
- Artuto Carrera, em  Escrito con un nictógrafo". Buenos Aires: Interzona Editora, 2005, p. 41. 



"Levou tempo para que eu compreendesse que o que convence não é a “letra” do que falamos; é a “música” que se ouve nos interstícios de nossa fala. A razão só entende a letra. Mas a alma só ouve a música. O segredo da comunicação é a poesia. Porque poesia é precisamente isso: o uso das palavras para produzir música. Pianista usa piano, violeiro usa viola, flautista usa flauta – o poeta usa a palavra."
- Rubem Alves, em "Ostra feliz não faz pérola". São Paulo: Planeta do Brasil, 2008, 97.



BIBLIOGRAFIA SOBRE MUSICALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL 
[Bibliografia e estudos sobre musicalização, sensibilização e educação musical; estudos da prática de ensino musical nas escolas; música na educação especial].
ADEODATO, Ademir. Ué, mas eles não vão aprender a tocar? Analisando representações sociais sobre o ensino de música na escola regular e suas contribuições para a inclusão de Crianças em vulnerabilidade social. (Dissertação Mestrado em Música). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2012.
ADEODATO, Ademir; LIMA, A. J. S.. A interdisciplinaridade e suas contribuições na formação inicial do licenciando em música. Revista a tempo, v. 1, p. 24-34, 2011.
ADEODATO, Ademir; LIMA, A. J. S.; SANTOS, Yedo Coelho dos. Fomentando as práticas musicais no Programa Escola Aberta: uma proposta de intervenção em oficinas de música. In: Elda Alvarenga. (Org.). A experiência formativa do Programa escola Aberta no Espírito Santo. 1ª ed.,Vitória: COOPEMULT CONSULTORIA, 2010, v. 1, p. 51-59.
ALMEIDA, Poliana Carvalho de. A Educação Musical nas Escolas Públicas: mapeando a realidade de Salvador. In: XV Encontro Anual da ABEM, 2006, João Pessoa. Anais do XV Encontro Anual da ABEM. João Pessoa, 2006. p. 54-62.
Amor e música, Alfred Gockel
ALMEIDA, Poliana Carvalho de. Educação Musical na Escola Pública: um estudo sobre a situação do ensino da música nas escolas da rede municipal de Salvador. (Dissertação Mestrado em Música). Universidade Federal da Bahia, UFBA, 2007.
ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo. O ensino de música como resgate de identidade social. (Mestrado em Educação). Universidade Estácio de Sá, UNESA, 2012.
ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo. Música, a alma do povo. 1ª ed., Marília: Poiesis Editora, 2013. v. 4. 281p.
ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo; MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Educação musical e legislação: reflexões acerca do veto à formação específica na Lei 11.769/2008. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 17, p. 51-72, 2011.
ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo; MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Análise retórica do debate acerca da obrigatoriedade do ensino de música no Brasil. Educação e Cultura Contemporânea, v. 9, p. 177-205, 2012.
ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo. O ensino de música como resgate de identidade social. In: Anais do II SIMPOM 2012. Rio de Janeiro, 2012. v. 2. p. 335-345.
ALVARENGA, Claudia Helena AzevedoMAZZOTTI, Tarso Bonilha. Educação Musical - Argumentos acerca do poder transformador da música. In: Anais do I Seminário de Estudos Éticos e Retóricos em Educação. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013. Rio de Janeiro, 2013. p. 294-307.
ALVARENGA, Claudia Helena AzevedoMAZZOTTI, Tarso Bonilha. Entre o músico e o professor - Quem é o professor de música?. In: Anais do II Encontro Nacional de Formação Docente em Artes e III Encontro Regional sobre Formação de Professores para o Ensino da Arte: Professor de Arte, Condições / Condicionamentos / Condicionantes. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013. p. 675-686.
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ALVARES, Thelma Beatriz Sydenstricker. Musicoterapia: Uma Alternativa para Psicóticos. Jornal Brasileiro de Psiquiatria (UFRJ. Impresso), Rio de Janeiro, v. 49, n.10, p. 509-513, 1991.
ALVARES, Thelma Beatriz Sydenstricker. Relato de uma experiência de música com pacientes psiquiátricos: superando preconceitos. Revista Interfaces (UFRJ), v. 15, p. 88-94, 2009.
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ALVES, Rubem. A música da natureza. Campinas/SP: Papirus Editora, 2004.
ALVES, Rubem. Ensinar, cantar, aprender. [Rubem Alves, em parceria com Marcílio Menezes]. Campinas/SP: Papirus Editora, 2008.
ALVES, Rubem. Concerto para corpo e alma. Campinas/SP: Papirus Editora, 1998.
ALVES, Rubem. A educação dos sentidos. Campinas/SP: Editora Verus, 2005.
ALVIN, J.. Musica para el niño disminuído. Buenos Aires: Ricordi Editora, 1966.
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ARAÚJO, Nilson da Silva. Educação Musical no contexto de ONGs: Investigando um projeto Gaúcho. (Mestrado em Especialização em Música: Ensino e Expressão). Universidade Feevale, FEEVALE, 2010.
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ARAÚJO, Rosane Cardoso de.. Música e motivação: algumas perspectivas teóricas. Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical - APEM, v. 134, p. 23-30, 2010.
ARAÚJO, Rosane Cardoso de.. O ensino da música nas séries iniciais das escolas municipais de Curitiba. (Dissertação Mestrado em Educação). Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, 2001.
ARAÚJO, Rosane Cardoso de.. Pesquisas em cognição e música no Brasil: algumas possibilidades discursivas. Música em Contexto (UnB), v. 4, p. 23-40, 2010.
ARAÚJO, Rosane Cardoso de; ADDESSI, A. R.. Um estudo sobre a improvisação musical de crianças num contexto musical interativo/reflexivo. Música em Contexto (UnB), v. 2/2013, p. 1-11, 2013.
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ARROYO, Margarete (Org.). Jovens e músicas: um guia bibliográfico. 1ª ed., São Paulo: Editora UNESP, 2013. v. 1. 118p.
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ARROYO, Margarete. Adolescentes e música popular: qual modelo de escola abrigaria essa relação de conhecimento e autoconhecimento? . In: XIV Encontro Anual da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical, 2005, Belo Horizonte. Anais do XIV Encontro Anual da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical., 2005. p. 1-7.
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Música, Noelia
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A mulher e a música, Hildegarde Handsaeme
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ASNIS, Valéria Peres; CORTEGOSO, A. L.. Impacto da Educação Musical em Indivíduos com Síndrome de Williams. In: IV Semana de Educação Musical UNESP VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM, 2012, São Paulo. IV Semana de Educação Musical Ia-Unesp / Viii Encontro Regional Sudeste Da ABEM 2012 ANAIS, 2012. p. 1028-1040.
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ZAGONEL, Bernadete; LUZ, S.. Música em ação. [Livro do professor]. Vol. 4. 1ª ed., Curitiba: LUDO, 2012. v. 1. 118p.
ZAGONEL, Bernadete; MOURA, I. C.; BOSCARDIM, M. T. T.. Musicalizando crianças. 3ª ed., Curitiba: IBPEX, 2011. v. 1. 171p.
ZAGONEL, Bernadete; MOURA, I. C.; BOSCARDIM, M. T. T.. Musicalizando Crianças. São Paulo: Ática, 1990. 100p.
ZEMKE, Lorna. The Kodály Concept, its history, philosophy and development. Mark Foster Music Company, 1974. 



BIBLIOGRAFIA GERAL SOBRE MÚSICA BRASILEIRA
ANDRADE, Mário de. Aspectos da música Brasileira. São Paulo: Martins, 1975.~
ANDRADE, Mário de. Música do Brasil. Curitiba: Editora Guaira Ltda, 1941.
ANDRADE, Mário de. Ensaio Sobre a música Brasileira. São Paulo: Martins, 1962.
ANDRADE, Mário de. Música de Feitiçaria no Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1984.
ANDRADE, Mário de. Música, Doce Música. São Paulo: Martins/MEC, 1976.
ANDRADE, Mário de. O Banquete. São Paulo: Duas Cidades, 1989. 
ANDRADE, Mário de. Modinhas Imperiais. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1964.
ARAÚJO, Mozart de: A Modinha e o Lundú no século XVIII. São Paulo, Ricordi, 1963.
KIEFFER, Bruno. A Modinha e o Lundú - duas raízes da música popular brasileira. 2ª ed., Porto Alegre, Editora Movimento, 1986.
MELLO, Guilherme. A música no Brasil: desde os tempos coloniais até o primeiro decênio da República. 2ª ed.,  Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1947. 
NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. 2ª ed., Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2005. 
SQUEFF, Enio; WISNIK, José Miguel. O nacional e o popular na cultura brasileira: música. São Paulo: Brasiliense, 1982. 
TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo, Editora 34, 1998, 368p.
TINHORÃO, José Ramos. Os sons negros no Brasil: cantos, danças, folguedos, origens. São Paulo: Art, 1988. 138p. 
WISNIK, José Miguel: O coro dos contrários: A música em torno da semana de 22. São Paulo: Livraria Duas cidades, 2ª ed., 1983. 


BIBLIOGRAFIA GERAL SOBRE MÚSICA
GROUT, Donald; PALISCA, Claude. História da música ocidental. Lisboa: Gradiva, 1995. 
WANDERLEY, Ruy Carlos Bizarro. História da Música Sacra. São Paulo: Redijo Gráfica e Editora Ltda. 2ª ed., 1977.



Goldberg Variations, Virginia Naughton

BACH: VARIAÇÕES GOLDBERG
[Um poema de Jorge de Sena]

A música é só música, eu sei. Não há
outros termos em que falar dela a não ser que
ela mesma seja menos que si mesma. Mas
o caso é que falar de música em tais termos
é como descrever um quadro em cores e formas e volumes, sem
mostrá-lo ou sem sequer havê-lo visto uma única vez.
Vejamo-lo, bem si, calados, vendo. E se a música
for música, ouçamo-la e mais nada. No entanto,
nenhum silêncio recolhido nos persiste além
de alguns minutos. E não dura na memória com
silêncio. Ou se dura, esse silêncio cala
a própria música que adora. Porque a música
não é silêncio mas silêncio que
anuncia ou prenuncia o som e o ritmo.
Se os sons, porém, não são de devaneio,
e sim a inteligência que no abstracto busca
ad infinitum combinações possíveis bem que ilimitadas;
se tudo se organiza como a variada imagem
de uma ideia despojada de sentido;
se tudo soa como a própria liberdade dos acasos lógicos
que os grupos, e os grandes números, e as proporções
conhecem necessários; se tudo repercute como
em cânones cada vez mais complexos que não desenvolvem 
um raciocínio mas o transformam de um si mesmo em si;
se tudo se acumula menos como som que como pedras
esculpidas em volutas brancas e douradas cujos
recantos de sombra são um trompe-l’œil
para que elas mais sejam em paredes curvas ;
se uma alegria é força de viver e de inventar e de
bater nas teclas em cascatas de ordem;
e se tudo existiu na música para que tal triunfo
e dele descende tudo o que de arquitectura
possa existir em notas sem sentido – COMO
não proclamar que essa grandeza imensa
não se comove com íntimos segredos (mesmo implica
que não haja segredo em nada que se faça
a não ser o espanto de fazer-se aquilo),
é como que uma cúpula de som dentro da qual
possamos ter consciência de que o homem é, por vezes,
maior do que si mesmo. E que nada no mundo,
ainda que volte ao tema inicial, repete
o que foi proposto como tema para
se transformar no tempo que contém. Quando, no fim,
aquele tema torna não é para encerrar
num círculo fechado uma odisseia em teclas,
mas para colocar-nos ante a lucidez
de que não há regresso após tanta invenção.
Nem a música, nem nós, somos os mesmos já.
Não porque o tempo passe ou porque a cúpula se erga,
para sempre, entre nós e nós próprios. Não. Mas sim porque
o virtual de um pensamento, se tornou ali
uma evidência: se tornou concreto.
Um concreto de coisas exteriores – e o espanto é esse –
igual ao que de abstracto têm as interiores que o sejam.
Será que alguma vez, senão aqui,
aconteceu tamanha suspensão da realidade a ponto
de real e virtual serem idênticos, e de nós
não sermos mais o quem ouve, mas quem é? A ponto de
nós termos sido música somente.
- Jorge de Sena, (9 de Janeiro de 1966), em "Arte da Música". 1968; 2ª ed., 1974.

Musica, Ana

"Acho que a criança é mais poeta porque ignora as receitas.
Ignora as prescrições. Essas ignorâncias subtraem as crianças
dos regulamentos, do sério."
Manoel de Barros.


SITES E BLOG'S CONTENDO CONTEÚDO SOBRE EDUCAÇÃO MUSICAL
Associação
:: ISME - International Society for Musical Education.
:: ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical.
:: APEM - Associação Portuguesa de Educação Musical.
Núcleos
:: Núcleo de Educação Musical da Universidade do Estado de Santa Catarina.
:: Grupo Educação Musical e Cotidiano - UFRGS.
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Escolas e institutos
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:: Claves - cursos de música.
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Projetos
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:: Revista Electrónica de LEEME (Lista Europea Electrónica de Música en la Educación).
Música, Lena Karpinsky
Outros
:: A música e suas metodologias.
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:: Claudia Helena Alvarenga.
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:: Magia da música [Nuno Bastos].
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:: Musicaliza Brasil [André de Souza].
:: Musicalização para bebês
:: Musicalizando Criança [Alessandra Martins].
:: Música Sacra e Adoração [artigos sobre musicalização e educação musical].
:: Portal EduMusical.
:: Praticas em educação musical.
:: Projeto Musical.
:: Professora Ermelinda Azevedo Paz Zanini.
:: Professor Mateus Regis
:: Rededuc - Coluna Musicalizando [Leila Sugahara].
:: Uma arte chamada Música [Sara Rios].
Autores e/Métodos de Educação Musical
:: Carl Orff.
:: Carl Orffs Pädagogik.
:: Orff-Zentrum München, Staatsinstitut für Forschung und Dokumentation
:: Carl Orff Canada - Music for children[site de professores canadenses].
:: Fédération internationale Willems (Edgar Willems). [site em vários idiomas].
:: Organization of American Kodály Educators
:: Swiss website of Willems Music Education Teachers. [fr-en].
::Timothy Caldwell. [metodologia Dalcroze].

REDE 
:: CVEM - Comunidade Virtual de Educação Musical


"A música não exprime nunca o fenômeno, mas unicamente a essência íntima de todo o fenômeno, numa palavra a própria vontade. Portanto não exprime uma alegria especial ou definida, certas tristezas, certa dor, o medo, os transportes, o prazer, a serenidade do espírito; exprime-lhes a essência abstrata e a geral, fora de qualquer motivo ou circunstância. E todavia nessa quinta essência abstrata, sabemos compreendê-la perfeitamente."
- Arthur Schopenhauer, em "Dores do Mundo - Capítulo referente à arte".


Música, Aída Emart
Sites sobre Música
:: Concertino - Porta de Pesquisa da Música Clássica
:: Oliver – História da Música



REDES SOCIAIS
:: Musicalização infantil.


"Quão pouco é preciso para ser feliz! O som de uma gaita. - Sem música a vida seria um erro."
- Nietzsche, em "Crepúsculo dos ídolos".


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“Já se percebeu que a música faz livre o espírito? dá asas ao pensamento? que alguém se torna mais filósofo, quanto mais se torna músico?"
- Nietzsche, em "O Caso Wagner - um problema para músicos". [tradução, notas e prefácio de Paulo César de Souza]. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.  


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Como citar:
FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção e organização). Musicalização e educação Musical. Templo Cultural Delfos, Março/2015. Disponível no link. (acessado em .../.../...).
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2 comentários:

  1. _ Encantada com os cuidados em reter a maior quantidade possível de indicações da BOA MÚSICA para que possamos nos nutrir dela como componente da nossa harmonia, alegria e equilíbrio ! Parabéns !!!

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  2. Excelente trabalho . Pesquisa cuidadosa .Pra guardar do 'lado esquerdo do peito'.

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